Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Volume dos captadores

+7
INGVARR
Anisio Fraga
allexcosta
Danuco
Thales_Sr
Muzak
Cid
11 participantes

Ir para baixo

Volume dos captadores Empty Volume dos captadores

Mensagem por Cid Seg Jan 11, 2010 4:54 pm

EU acho que ja li isso em algum lugar mas na busca nao achei.

1 - Os pickups J/J sao iguais ou tem o proprio da ponte e o outro proprio pro braco?

2 - QUal a relacao de volume dos captadores? Ou seja, os 2 captadores a 100% eles devem ter o mesmo volume ou nao? HOje eu tava percebendo que o volume do pickup de um dos meus baixos é bem mais alto do que o da ponte. Isso ta certo?
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos captadores Empty Re: Volume dos captadores

Mensagem por Muzak Seg Jan 11, 2010 5:16 pm

1- São diferentes. Normalmente os captadores da ponte são um pouquinho maiores que os do braço, para compensar a distância entre as cordas, além de possuírem impedância um pouco maior também.

2- O ideal seria tentar equalizar o ganho de ambos, mas lembre-se de que eles realçam faixas de frequências diferentes (graves no braço e agudas na ponte), o que pode dar a impressão de possuírem ganhos diferentes, dependendo do seu set de amplificação. De qualquer forma, se a diferença for muito gritante, dê uma sacada nas distâncias entre os captadores e as cordas e tente readequá-las. Isto também faz uma p*** diferença na saída do sinal.

Muzak
Banido

Mensagens : 55
Localização : Em um elevador.

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos captadores Empty Re: Volume dos captadores

Mensagem por Thales_Sr Seg Jan 11, 2010 5:24 pm

2 - QUal a relacao de volume dos captadores? Ou seja, os 2 captadores a 100% eles devem ter o mesmo volume ou nao? HOje eu tava percebendo que o volume do pickup de um dos meus baixos é bem mais alto do que o da ponte. Isso ta certo?

Não tem regra... Lembre que ao alterar a altura de um dos captadores, você (obviamente) vai alterar o timbre quando o baixo estiver com os dois caps abertos.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos captadores Empty Re: Volume dos captadores

Mensagem por Cid Seg Jan 11, 2010 5:27 pm

A distancia pelo que percebo está padrão, minha dúvida é, sera que eles vieram trocados de fabrica? Ja que pela resposta do Muzak sao pickups diferentes...

A diferenca de volumes é bem consideravel excetuando a diferenca de captacao de frequencias...
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos captadores Empty Re: Volume dos captadores

Mensagem por Danuco Seg Jan 18, 2010 9:05 pm

Cid, em determinados baixos nem tem como vir trocado, pois os captadores tem tamanhos diferentes! Pode medir com uma regua... Normalmente o captador da ponte tem alguns milimetros a mais. Se nao for maior, é igual. Nunca menor.

Volume de captador tem tudo a ver com a altura do mesmo. Experimente descer um pouco o captador do braço, e/ou subir o da ponte. O som vai mudar muito! É só ir testando até conseguir o timbre que voce deseja!
O mesmo vale para a diferença de volume entre as cordas. Pode-se ajustar o captador de forma que somente a parte de cima (próxima da última corda) fique mais proxima ou mais distante da corda (ou a parte de baixo).
Danuco
Danuco
Membro

Mensagens : 558
Localização : Rio de Janeiro

http://www.broitenta.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos captadores Empty Re: Volume dos captadores

Mensagem por allexcosta Seg Jan 18, 2010 9:16 pm

Na maioria dos baixos nao ha diferenca de tamanho, mas a resistencia geralmente e diferente. Usando um multimetro, descubra qual tem resistencia maior, esse e o da ponte.

Se nao estiverem invertidos uma regulagem basica de altura resolvera o problema. Em geral o captador da ponte fica bem mais alto que o do braco.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos captadores Empty Re: Volume dos captadores

Mensagem por Danuco Seg Jan 18, 2010 9:31 pm

Nao me ligo muito em volumes dos captadores separados... o importante pra mim é o conjunto dos dois, pois uso sempre os dois captadores no máximo. Então adequo a altura dos captadores com o timbre que desejo.

Ja passei por uma experiencia de achar o baixo sem agudo. Foi só alterar a altura dos caps (o Alex que me lembrou deste detalhe Smile) que os agudos apareceram!
Danuco
Danuco
Membro

Mensagens : 558
Localização : Rio de Janeiro

http://www.broitenta.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos captadores Empty Re: Volume dos captadores

Mensagem por Anisio Fraga Sex Mar 12, 2010 11:50 pm

..........
Anisio Fraga
Anisio Fraga
Membro

Mensagens : 45
Localização : Criciuma - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos captadores Empty Re: Volume dos captadores

Mensagem por INGVARR Dom Set 02, 2018 6:45 pm

Caras,

Eu arrumei un Squier Affinity P. Bass. Em considerações gerais, comparando, por exemplo com um Yamaha BB Que possuo há alguns anos, é um instrumento realmente inferior. Brincando, hoje com o novo contrabaixo, percebi uma diferença de ganho nos volumes dos captadores. Ou seja: o captador do braço parecia, quando isolado, ser mais alto que o da ponte. Com ambos os captadores ativos, eu percebi perda de volume. Para tirar a dúvida utilizei o medidor de decibéis. Conclusão: Utilizando o captador do braço isoladamente eu tenho 3 dB a mais que se utilizar os dois juntos. É normal isto? Além, uma coisa que percebi em relação ao captador da ponte foi um chiado infernal. Baixando completamente O volume da ponte, o chiado some. Assim, se eu utilizar ambos os captadores além de perder 3 dB, eu ainda ganho de presente um chiado insuportável. Suas considerações, por favor, cavalheiros.
INGVARR
INGVARR
Membro

Mensagens : 55
Localização : Ponta Grossa/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos captadores Empty Re: Volume dos captadores

Mensagem por allexcosta Dom Set 02, 2018 6:58 pm

^ É normal.

Baixe o captador do braço o máximo que geralmente melhora o timbre geral do contrabaixo, apesar de uma discreta perda de volume.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos captadores Empty Re: Volume dos captadores

Mensagem por INGVARR Dom Set 02, 2018 9:43 pm

3dB não são grande coisa, mas incomoda minha mania por perfeição e simetria. E quanto ao chiado que o captador da ponte faz? Normal?
INGVARR
INGVARR
Membro

Mensagens : 55
Localização : Ponta Grossa/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos captadores Empty Re: Volume dos captadores

Mensagem por patriciofernandes Seg Set 03, 2018 2:28 am

provavalmente problemas na ligação do negativo do captador
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos captadores Empty Re: Volume dos captadores

Mensagem por Guga Ramone Seg Set 03, 2018 1:38 pm

O BB não tem captação PJ? A captação P possui duas bobinas, uma cancelando o ruído da outra. O da ponte só tem uma bobina e vai gerar "hum" quando utilizado solo ou em conjunto com o P. Nada de errado aqui.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos captadores Empty Re: Volume dos captadores

Mensagem por allexcosta Seg Set 03, 2018 1:46 pm

INGVARR escreveu:3dB não são grande coisa, mas incomoda minha mania por perfeição e simetria. E quanto ao chiado que o captador da ponte faz? Normal?

Single coil solado tem algum ruído.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos captadores Empty Re: Volume dos captadores

Mensagem por patriciofernandes Seg Set 03, 2018 1:59 pm

Os Quater Pound são stack? porque o meu SJB não faz ruído quando trabalha sozinho
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos captadores Empty Re: Volume dos captadores

Mensagem por allexcosta Seg Set 03, 2018 2:11 pm

patriciofernandes escreveu:Os Quater Pound são stack? porque o meu SJB não faz ruído quando trabalha sozinho

Acho que são SC.

Muitas vezes você só percebe o ruído em estúdio. Os Fralin que eu tinha no DJ5 eram assim.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos captadores Empty Re: Volume dos captadores

Mensagem por rafacar Seg Set 03, 2018 2:13 pm

Tudo dentro da absoluta normalidade com esse baixo aí. Configuração PJ o P é mais alto mesmo. Chiado no J também é normal, pode ser reduzido com uma blindagem bem feita. Ou ainda substituição por alguma captação top. Tem ainda alguns captadores que são feitas para não ter chiado, como EMG (mas vai precisar bateria), ou Bartolini (mas vai ter pouco ganho), ou Fender Noiseless (mas muita gente reclama do timbre), ganha-se de um lado, perde-se de outro.
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos captadores Empty Re: Volume dos captadores

Mensagem por allexcosta Seg Set 03, 2018 2:23 pm

^ Exato.

Mesmo se for JJ, o captador do braço terá mais ganho. Um bom captador J noiseless é o DiMarzio Ultrajazz.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos captadores Empty Re: Volume dos captadores

Mensagem por INGVARR Seg Set 03, 2018 2:54 pm

Senhores, meus maiores agradecimentos pelos esclarecimentos. O Yamaha ao qual me referi é um BB714bs. Então estou bem servido em termos de graves. E eu encuquei tanto com esta perda de volume que fiz teste de decibéis no Yamaha. Jogando tudo para o braço há ganho de volume TAMBÉM.

Ainda, aquele chiado no Precision ao qual me referi ontem simplesmente desapareceu, hoje. O que me fez concluir que a ligação elétrica da minha casa, em dias de chuva, é um perigo. Ontem chovia quando fiz o teste de decibéis no Squier. Hoje, com tempo limpo, zero chiado.
INGVARR
INGVARR
Membro

Mensagens : 55
Localização : Ponta Grossa/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos captadores Empty Re: Volume dos captadores

Mensagem por allexcosta Seg Set 03, 2018 3:12 pm

INGVARR escreveu:Ainda, aquele chiado no Precision ao qual me referi ontem simplesmente desapareceu, hoje. O que me fez concluir que a ligação elétrica da minha casa, em dias de chuva, é um perigo. Ontem chovia quando fiz o teste de decibéis no Squier. Hoje, com tempo limpo, zero chiado.

Vou explicar:

O FCBR possui convênio com os magos xamânicos do Lago Toba, os mesmos que extraem ímãs para os captadores Fender. Quando você posta um problema aqui no fórum, imediatamente eles iniciam práticas rituais milenares que muitas vezes proporcionam solução imediata para o problema.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos captadores Empty Re: Volume dos captadores

Mensagem por patriciofernandes Ter Set 04, 2018 2:25 am

allexcosta escreveu:

Vou explicar:

O FCBR possui convênio com os magos xamânicos do Lago Toba, os mesmos que extraem ímãs para os captadores Fender. Quando você posta um problema aqui no fórum, imediatamente eles iniciam práticas rituais milenares que muitas vezes proporcionam solução imediata para o problema.

é igual a sua internet quando dá problema, e você chama o técnico: ao fazer a ligação e a operadora diz que o técnico vai fazer a visita, os duendes das montanhas mágicas de tangamandapio criados pelas camponesas cegas do Ceará começam a manutenção. a chegada do técnico é mera formalidade, visto que ao chegar na residência, já voltou tudo ao normal
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos captadores Empty Re: Volume dos captadores

Mensagem por fheliojr Qua Set 05, 2018 7:30 pm

patriciofernandes escreveu:
allexcosta escreveu:

Vou explicar:

O FCBR possui convênio com os magos xamânicos do Lago Toba, os mesmos que extraem ímãs para os captadores Fender. Quando você posta um problema aqui no fórum, imediatamente eles iniciam práticas rituais milenares que muitas vezes proporcionam solução imediata para o problema.

é igual a sua internet quando dá problema, e você chama o técnico: ao fazer a ligação e a operadora diz que o técnico vai fazer a visita, os duendes das montanhas mágicas de tangamandapio criados pelas camponesas cegas do Ceará começam a manutenção. a chegada do técnico é mera formalidade, visto que ao chegar na residência, já voltou tudo ao normal

^Não é pq sou do Ceará, não, mas este fenômeno metafísico já ocorreu comigo algumas vezes.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos captadores Empty Re: Volume dos captadores

Mensagem por allexcosta Qua Set 05, 2018 8:51 pm

fheliojr escreveu:Não é pq sou do Ceará, não, mas este fenômeno metafísico já ocorreu comigo algumas vezes.

Isso é uma evidência fortíssima de que Fender é Fender e Lago Toba é Lago Toba.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos captadores Empty Re: Volume dos captadores

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos