Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Transformar P10 ou XLR em RCA.

5 participantes

Ir para baixo

Transformar P10 ou XLR em RCA. Empty Transformar P10 ou XLR em RCA.

Mensagem por URSOBHZ Ter Fev 02, 2010 1:26 am

Olá, amigos!

Bem, aqui estou eu novamente com minhas idéias estranhas (algumas vão pra frente, outras não; algumas funcionam, outras nem tanto....)!

Como muitos sabem, meu amp é um COndor BA30, e é um bom amp para estudo, mas sem muitas possibilidades. No meu escritório eu tinha um sistema de multimidia formado por um amp Gradiente 1660 e caixas Lando. Ocorre que esse conjunto não está mais aqui, de maneira que arrumei um pequeno amp da Landscape SPA 250 (40 + 40 watts RMS @ 4ohms) e quatro caixas Philips MCD700, que tem 25watts @ 8ohms cada. Como sistema multimidia superou as minhas espectativas, além de bonito e discreto, poias as caixas são de madeira muito bem acabadas e o amp é pequeno (coube bem no espaço da antiga CPU do meu desktop)

Uma das "queixas" que eu fazia ao meu amp era impossibilidade de ligar a saida de som do PC para "tocar" junto!

Pois bem: como o som do escritório agora é mais simples que o anterior resolvi, agora a apouco, fazer algumas experiências, e liguei o baixo na entrada "mic" desse amp Landscape que, além dessa entrada mic tem outros dois pares de entradas RCA (com controle de volume independente para cada: RCA's e MIC), além de um par de saída RCA. Nos teste eu usei a saida XLR do ADI21 e a saida P10 do NE-1. Ainda não usei a saida P10 do ADI21.

E não é que funcionou? E olha, o "sonzinho" ficou bacana! As caixinhas, mesmo pequenas, responderam legal sem distorcer (claro, num volume moderado), e o som ficou mais "limpo" e com as frequencias mais definidas. O nível de ruído ficou menor também (principalmente com a XLR do ADI e o uso da chave ground lift). O próximo passo será um teste com caixas "handmade" (10" + drive) e handmade + as caixas MCD700. No "teste" de hoje usei apenas 2 dessas caixas MCD700, de maneira que o amp trabalhou em 8 ohms, entregando uma potencia menor. Vou testar ainda com as 4 caixas MCD

Bem, a minha dúvida: é possível o uso de uma das entradas RCA's no lugar de usar a entrada "mic"? Ou seja, dá para transformar uma conexão P10 ou XLR (a XLR balanceada do ADI21) em RCA? Terei problemas com impedâncias e sensibilidades? Quais as diferenças entre a entrada MIC e a RCA? E as vantagens e desvantagens de cada uma?

Sendo possível, como fazer a "transformação"?

Sei que a entrada MIC funcionou, mas a minha idéia é fazer experiências e ver o que fica melhor! A potência total é mais do que suficiente para mim (80watts), de maneira que posso esperar um pouco mais até que eu consiga um amplificador melhor, de maior qualidade e que "tenha tudo o que quero": Hartke A100 ou A70; Ashdown Five Fiteen; Roland CB100 ou algum outro equivalente. MAs até lá, quero "me segurar" com esse sisteminha aqui!

Abraços a todos!
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Transformar P10 ou XLR em RCA. Empty Re: Transformar P10 ou XLR em RCA.

Mensagem por allexcosta Ter Fev 02, 2010 1:47 am

Voce sabe que a entrada MIC e bem mais quente que a entrada LINE, correto? Um baixo em qualquer entrada MIC em teoria vai distorcer bastante.

O que voce quer fazer e normal, basta usar 2 pinos do XLR, ou seja, usa-lo desbalanceado. Um cabo P10/RCA ou XLR/RCA e tudo que voce precisa, e voce mesmo faz bem rapido.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Transformar P10 ou XLR em RCA. Empty Re: Transformar P10 ou XLR em RCA.

Mensagem por URSOBHZ Ter Fev 02, 2010 7:50 am

Olá, Allex!

Eu não sabia disso, que a entrada MIC ser mais "quente". Eu percei que o uso da XLR com o uso da função PAD, facilita o controle.

A entradas RCA's podem me dar mais opções. É testar e ver no que dá!

Vou fazer esse cabo RCA. Eu já havia pensado nisso mesmo: usar a XLR e um cabo stereo, com as divisões ao final para cada RCA.

E sobre impedâncias e sensibildiade, acha que terei problemas?

Essa experiência é para verificicar o que uma coisa simples pode proporcionar. A facilidade de já estar tudo ligado e inslado, sem ocupar espaço e bem al alcance das mãos (fica bem próximo ao computador) é o que está me animando! O teste inicial ajudou bastante, pois foi promissor!!

Como não toco "fora do quarto", isso vai me ajudar muito. Dai dá para juntar uma $$ e pegar um bom amp para baixo!

Obrigado pela resposta!

Abraços
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Transformar P10 ou XLR em RCA. Empty Re: Transformar P10 ou XLR em RCA.

Mensagem por Thales_Sr Ter Fev 02, 2010 10:43 am

Vamos dar nome aos bois...?
O nome é GAMBIARRA. Very Happy

Por que estou falando isso? Porque vamos dar idéias "a la" professor pardal, e se der m****, tome a responsabilidade toda pra você.

Ainda não entendi porque você não fica usando seu cubo mesmo. 30w são mais que suficientes pra tocar em casa...

De qualquer forma, pra saber como vai funcionar todo o sistema, só montando e vendo no que dá. Pode usar a saída XLR ou P10, vai dar no mesmo, uma vez que você vai usar o XLR desbalanceado... No mais, só é fazer o que o allex disse: Cabo P10/RCA ou XLR/RCA, e tá pronto.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Transformar P10 ou XLR em RCA. Empty Re: Transformar P10 ou XLR em RCA.

Mensagem por URSOBHZ Ter Fev 02, 2010 12:08 pm

Olá!

Bem, Thales... O termo "gambiarra" acho que se adéqua bem ao caso!

Mas vou explicar:

1) se eu ligar nesse amplificador da Landscape fica muito mais "fácil" para mim, pois posso soltar a música, exercício ou metrônomo no PC e acompanhar (estou passando meus exercícios todos para o Guitar Pro),

2) é mais fácil para gravar (ligo a saída line-out dele na line-in do PC), já mantendo o cabo RCA montado, por trás da mesa do computador: é só "plugar" e pronto,

3) menos fio e cabo trançando pra lá e pra cá (meu ADI21, o NE-1 e a BP-80 cabem no "andar debaixo" da mesa onde esse amp está), as fontes também ficariam já montadas e ligas ao estabilizador. Ligo tudo com um único botão!

4) não preciso ficar arrastando o amp de um lado para o outro,

5) achei o nível de ruído menor e

6) gostei do som que deu!!!!!

EDIT: sem falar que dessa maneira posso manter meu pequeno Condor BA30 na sala, já ligado na tomada, facilitando quando quero estudar em outro lugar sem ter que ficar carregando o amp e filtro de linha!

Abraços.
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Transformar P10 ou XLR em RCA. Empty Re: Transformar P10 ou XLR em RCA.

Mensagem por Thales_Sr Ter Fev 02, 2010 1:57 pm

URSOBHZ

Então manda brasa. Eu também usava algo assim (só que ligava o baixo direto no pc), pela facilidade.

Monta aí e diz o resultado que deu.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Transformar P10 ou XLR em RCA. Empty Re: Transformar P10 ou XLR em RCA.

Mensagem por allexcosta Ter Fev 02, 2010 2:03 pm

Demorou URSO. Pelo menos aqui, cabo XLR/RCA e a coisa mais normal do mundo. E voce nem precisa fazer ele em Y. Basta um canal mesmo.

http://www.sweetwater.com/c861--Unbalanced_Cables__RCA_to_XLR

http://www.audiogear.com/Audio-Adapters-IM.html

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Transformar P10 ou XLR em RCA. Empty Re: Transformar P10 ou XLR em RCA.

Mensagem por rafammbass Ter Fev 02, 2010 10:03 pm

Amigo, nesse seu caso, o melhor a fazer é sem dúvida usar a entrada RCA do sistema. Você pode danificar a entrada MIC, que é muito mais sensível, mas muito mesmo, já que o sinal de microfone é bem fraco.

Com tudo o que você disse, o negócio é a saída p10 do DI na entrada RCA. Aí é seguro que você não vai ter problemas, controlando o volume pra não dar uma pancada nas caixinhas.

Construir um ampli decente é muito mais fácil do que se imagina, se quiser trocar uma idéia, me mande uma MP.

Abs!
rafammbass
rafammbass
Membro

Mensagens : 829
Localização : Ottawa, Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

Transformar P10 ou XLR em RCA. Empty Re: Transformar P10 ou XLR em RCA.

Mensagem por URSOBHZ Ter Fev 02, 2010 11:59 pm

Bem, hoje testei com as 4 caixas que tenho. Resultado: não vou nem fazer as caixas DIY com woofer de 10" que eu imaginava. Ficou legal "bagarai" com essas caixas!

O amplificador é esse aqui

Transformar P10 ou XLR em RCA. Spa250_g

E as caixas são essas (4 no total)

Transformar P10 ou XLR em RCA. Cs-300

Sem querer resolvi meu "problema" de amplificação! cheers

Gambiarra eficiente, no melhor estilo MacGyver lol! ! Ficou uma coisa simples, mas BEM funcional. E essas 4 caixinhas fazem um barulho danado... fazem tremer a janela, a porta.. mas não distorcem! Pelo custo que tive ficou muito bom!!!!
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Transformar P10 ou XLR em RCA. Empty Re: Transformar P10 ou XLR em RCA.

Mensagem por Lapetina Seg Fev 08, 2010 10:29 am

URSOBHZ escreveu:
2) é mais fácil para gravar (ligo a saída line-out dele na line-in do PC), já mantendo o cabo RCA montado, por trás da mesa do computador: é só "plugar" e pronto,

Você ja pensou em microfonar o condor para gravações?

as vezes fica melhor que plugar o baixo na entrada de mic do lansdcape!

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Transformar P10 ou XLR em RCA. Empty Re: Transformar P10 ou XLR em RCA.

Mensagem por URSOBHZ Seg Fev 08, 2010 10:55 am

Olá, Lapetina!

Bem, estou usando um ADI21 e/ou um Yamaha NE1 quando ligo na conexão "mic" do amp Landscape, com o ADI apenas ligado na fonte, mas sem funcionar "efetivamente", agindo como DI apenas. O resultado está muito bom, ao meu ver (e ouvir). O Yamaha NE1 tem um nível mais baixo de ruídos que o ADI, que produz um pequeno "hum" (mas ambos são bem silenciosos, bem mais que o amp). QUando uso o NE1 quase sempre ele fica em "flat".

Sobre a conexão RCA: bem, fiz o cabo P10 > RCA, mas o nível na entrada RCA ficou muito baixo e o volume ficou insatisfatório - bem diferente de quando uso a entrada "Mic" (creio que o ADI seja insuficiênte para tal finalidade). Dai estou usando apenas a "mic".

Sobre microfonar o amp Condor, pode ser que funcione. MAs dessa forma não vou resolver um dos meus "problemas": o excesso e fios e cabos (que ficaram bem mais organizados usando esse amp da Landscape). MAs vou fazer essa experiência.

Abraços,
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Transformar P10 ou XLR em RCA. Empty Re: Transformar P10 ou XLR em RCA.

Mensagem por Lapetina Seg Fev 08, 2010 10:57 am

Beleza, depois posta ai se ficou legal o amp microfonado!

boa sorte ai
abraços!

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Transformar P10 ou XLR em RCA. Empty Re: Transformar P10 ou XLR em RCA.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos