Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

+19
gsfteodoro
Stormbringer
Eduardo Moraes
José Carlos
SILVIAO
Pedroswaldo
basslave
eltonpereira22
Nando Vasques
gobatto
Hil
malka_aff
NETOULTRA
Thales_Sr
ct.colela
Renato
Gomba
allexcosta
FDL
23 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por FDL Qui Jul 15, 2010 4:55 pm

Daew pessoal,

To com uma dúvida aqui com relação à falantes para caixa de contra-baixo. Li em um tópico aew pra baixo sobre uns falantes Selenium e me lembrei que tenho um sub-woofer guardado, montado com um BRAVOX PREMIUM de 12 polegadas (igual esse daqui).
Minha pergunta é; eu poderia usar esse falante numa caixa de contra-baixo? Como será que ficaria o som?

Minha idéia é a de montar uma caixa com esse falante e usar em conjunto com o falante da minha Meteoro RX-100 num cabeçote de 300w. Isso é possível ou eu to falando besteira??

Só peço que peguem leve aew pq eu não entendo lhufas de elétrica/eletrônica e, por mais que isso possa ser básico, p/ mim é uma coisa de outro mundo! farao

[]'s
FDL
FDL
Membro

Mensagens : 61
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por allexcosta Qui Jul 15, 2010 5:18 pm

Não, não serve...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por Gomba Qui Jul 15, 2010 9:01 pm

Definitivamente não.

Ele fala frequencias diferentes das predominantes no baixo. Vai deixar muito a desejar em termos sonoros.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por FDL Qui Jul 15, 2010 11:53 pm

Valeu pelas respostas!!

Puxa, é uma pena... acho que vou vender aquele sub... alguém aí quer comprar?!?! Tenho também um módulo pyramid e dois 6x9 sony... Laughing

Abraços
FDL
FDL
Membro

Mensagens : 61
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por Gomba Sex Jul 16, 2010 11:38 am

^

Mercado Livre, meu filho.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por Renato Sex Jul 16, 2010 12:09 pm

FDL escreveu:Valeu pelas respostas!!

Puxa, é uma pena... acho que vou vender aquele sub... alguém aí quer comprar?!?! Tenho também um módulo pyramid e dois 6x9 sony... Laughing

Abraços
Anuncia nos Classificados do Fórum, pode ser que alguém lá se interesse.

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6238
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por FDL Sex Jul 16, 2010 1:44 pm

Eu só tinha "anunciado" essa tralharada em tom de brincadeira!!! Eu conheço os classificados e já uso há muito tempo o Mercado Livre...

Mesmo assim, vlw pela ajuda.
FDL
FDL
Membro

Mensagens : 61
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por Gomba Sex Jul 16, 2010 1:52 pm

up
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por ct.colela Dom Ago 01, 2010 3:37 am

Entao tenho um opiniao diferente a respeito
eu morava no interior e um dia desses fui fazer um som em uma festa de amigos
foi eu, baixo um carinha com um violao e um batera que fez o som com vassorinha
como fui uma coisa maneira mais sussa levei meu cabeçote e um par de caixas que eu tinha( nao levei meus trambolhos) ,,,nesse par de caixas tinha um autofante de 12 polegadas da marca pionner em cada caixa,,,,,primeira impressao logico que nao tive um som de baixo definido mas tive um grave e um sub grave aveludado muito bom foi um dos sons mais aveludados que toquei,,,nas altas claro nao pintou nada mas nas baixas foi incrivel
notei que esse tipo de auto falante para ter um rendimento sonoro digamos proveitoso a ponto de alcançar um volume de um alto falante normal acho que teria que usar varias unidades
faz tempo que estou estudando uma forma de usar este tipo de autofalante
por um tempo tinha desistido do projeto porque so encontrava subs automotivos com cones plasticos cheio de enfeites sempre com uma deformaçao estetica para se parecer com um enfeite sonoro e nao com um autofalante ,,,,,agora descobri um modelo americano no mercado livre que esta me deixando com um gas danado
o sub é bem parecido com um autofalante normal cone de papel é uma marca que nao é famosa
minha ideia é usar falantes de forma hibrida tipo uma caixa com 2x10+drive com falantes eminence onde eu teria as notas na cara (definiçao)e uma caixa com dois subs de 15 polegadas automotivo
para ter o corpo aveludado dos subs
faz tempo que estou com esse gas
outra coisa existe uma caixa da ampeg que usava falantes semelhantes aos subs automotivos
eu vi em uma bassplayer das antigas
e tem uma caixa da gk que usa
ela é destinada aos baixos acusticos (claro que sao falantes preparados para responder frequencias mais abertas coisa que nao acontece com subs automotivos)
a principio vou comprar uma unidade de 15 polegadas para testes
logo logo posto um resultado com inforçoes sobre essa experiencia
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3398
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por Thales_Sr Dom Ago 01, 2010 8:03 am

Funcionar, no sentido de sair som, funciona. Mas é como você mesmo viu... Não soa tão bem. É mais prático usar os falantes para PA ou alguma linha para instrumentos.

MAS música não é ciência exata: Algumas soluções teoricamente ruins podem acabar funcionando bem (o lemmy não mete o baixo dele em amplificadores de guitarra?).

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por allexcosta Dom Ago 01, 2010 9:59 am

Funcionar funciona até com um 3x1 da CCE, e o timbre nem fica tão ruim assim. O problema é manter o caráter com bastante pressão sonora.

Subwoofers de carro são desenhados pra atingir frequências sub-sônicas (abaixo de 40hz) com um SPL relativamente baixo, assim como sistemas de Home-Theater. Subwoofers de PA e caixas de baixo não atingem frequências tão baixas, mas mandam MUITO mais SPL acima de 40hz, justamente o que é necessário para DJ's ou bandas.

Querer reinventar a roda hoje em dia em áudio é meio perda de tempo, tudo isso já foi tentado 40 anos atrás, e através desses testes se chegou ao conhecimento que temos hoje, mas se alguém quer fazer de novo, "be my guest".

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por ct.colela Dom Ago 01, 2010 12:41 pm

Concordo com o que voce Allex e Thales Falaram
os autofalantes automotivos nao foram projetados para o uso de instrumentos
entao para se obter uma pressao sonora seria nescessario o uso de quantidade
tipo uma 8x10 por ex claro que em spl ela seria comparada a uma 4x10 mais em reproduçao de baixas frequencias o tal sub aveludado ela seria imbativel
sobre o fato de usar falantes de PA eu nao gosto muito nao o som fica duro aspero a vantagem de se usar falantes de PA é que sao bem mais potentes ,mas para trabalhar em baixo volume eles nao timbram tanto quanto a linha de instrumentos musicais
um exemplo disso é meu sistema atual ,,eu uso 4x10 e 2x15 sao falantes eletro voice (EV) em baixo volume sao duros asperos agora em alto volume sao iguinorantes ja toquei com varios tipos de caixas todas elas timbram melhor que meu sistema so que em volume todas perderam no quesito spl
um sitema de spl eu tenho agora estou a procura de um sistema macio para baixo volume estou tentado montar esse sistema a muito tempo,,,na pior das ipoteses é o meu carro ganhar subs novos kkkkkkkkkkkkkk
abraços a todos
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3398
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por Gomba Dom Ago 01, 2010 1:08 pm

Eu aprendi a tocar num CCE 3 em 1...


Mas por exemplo, botar um par de falantes automotivos de 12" pra dar mais subs e uma 4x10 com tw em cima, pra definir, até que não iria ser um set de todo ruim não, né? notme
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por allexcosta Dom Ago 01, 2010 1:16 pm

Gomba escreveu:Mas por exemplo, botar um par de falantes automotivos de 12" pra dar mais subs e uma 4x10 com tw em cima, pra definir, até que não iria ser um set de todo ruim não, né? notme

Cara, não é assim não...
2x12" de carro ia simplesmente sumir junto de uma 4x10 de baixo.
Isso que vocês estão falando aí é pura ilusão. Pra reproduzir frequências subsônicas é preciso ter MUITA, mas MUITA potência. Qualquer coisa abaixo de 40hz só vai embolar o som numa situação ao vivo.

Ilusão, pura ilusão...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por NETOULTRA Dom Ago 01, 2010 1:22 pm

Posso até está falando besteira, mas tenho um SUB no meu carro, e assim ele treme o carro todo quando o porta malas está fechado, quando abro o porta mala do carro o som some. Conclusão se vc deseja tocar dentro de um porta mala de um carro pode ser que sirva. What a Face Agora sério, acho que o SUB de carro precisa de um ambiente fechado para se propagar.

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por allexcosta Dom Ago 01, 2010 1:26 pm

NETOULTRA escreveu:Posso até está falando besteira, mas tenho um SUB no meu carro, e assim ele treme o carro todo quando o porta malas está fechado, quando abro o porta mala do carro o som some. Conclusão se vc deseja tocar dentro de um porta mala de um carro pode ser que sirva. What a Face Agora sério, acho que o SUB de carro precisa de um ambiente fechado para se propagar.

Leve 50 subs desse que você tem no carro pra um show normal e ligue pra ver uma coisa... Você nem vai saber que estão ligados...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por Gomba Dom Ago 01, 2010 1:28 pm

É... faz sentido o que o allex falou...
Cê vem em rave party.. são dezenas de subs de 18" com uma potencia absurda cada um pra conseguir fazer tremer as coisas de verdade...
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por NETOULTRA Dom Ago 01, 2010 1:32 pm

Por exemplo, o SUB do carro é 12" "275 rms"e um amp de 300 w para o sub. Em casa tenho um home da sony com sub de 8" e 125 rms e te falo uma coisa sem medo, o sub do home fala muiito, treme o Ap todo, já recebi até reclamação dos vizinhos Twisted Evil .

Isso tb tem a ver com impedância? scratch

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por allexcosta Dom Ago 01, 2010 1:33 pm

Gomba escreveu:É... faz sentido o que o allex falou...
Cê vem em rave party.. são dezenas de subs de 18" com uma potencia absurda cada um pra conseguir fazer tremer as coisas de verdade...

Um trio Elétrico carrega 40 caixas de 2x15" (graves), 22 caixas de 2x12" (médio-graves) e cerca de 100KW de amps pra você poder escutar o bumbo e o baixo no meio da rua...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por Gomba Dom Ago 01, 2010 1:35 pm

100kw... e pensar que meu Stanerzinho tem 30w e já irrita aos meus vizinhos... #tenso
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por allexcosta Dom Ago 01, 2010 1:40 pm

A quem interessar possa. Lista de equipamento do Trio Maderada:

Trio Maderada (João Américo Sonorização)
Console
Crest Audio X-Eight 40 × 8 × 2 canais
Periféricos
2 processadores BSS FDS-318
2 processadores BSS FDS-355 Omnidrive
Processador XTA DP-226
6 equalizadores Klark-Teknik DN-360
2 Quad Auto Gate Klark-Teknik DN-514
2 Quad Auto Compressor/ Limiter Klark-Teknik DN-504
Processador de efeitos Yamaha SPX-900
Processador de efeitos Yamaha SPX-990
Microfones
2 Shure SM-58 sem fio
3 Shure Beta 58
7 Shure SM-58
8 Shure SM-57
4 Sennheiser MD421
Direct box
5 BSS
4 Whirlwind
Caixas acústicas frente/ fundo e laterais
40 caixas de graves JAS 215-GT com dois alto-falantes 15" Selenium cada
24 caixas de médios-graves JAS 212-MT com dois alto-falantes de 12" Selenium cada
32 cornetas com driver Selenium D-4400
32 caixas de graves JAS 215-G com dois alto-falantes de 15" Selenium cada
16 caixas de médios-graves, médios e agudos JAS 212-M com dois alto-falantes de 12" Selenium, 1 driver Selenium, corneta tipo 2343 e quatro tweeters Selenium cada
Monitores
10 caixas JAS 212-S com dois alto-falantes de 12" Selenium, driver e dois tweeters Selenium cada
Caixa JAS 215-C com dois alto-falantes de 15", driver e dois tweeters Selenium
Amplificadores de potência
19 Ciclotron TIP 5000
11 Ciclotron TIP 3000
11 Ciclotron TIP 1200
8 Crest Audio 7301
Outros
12 garras LP para microfones
11 pedestais para microfones
Transformador de AC de 5000 watts


Última edição por allexcosta em Dom Ago 01, 2010 1:42 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por NETOULTRA Dom Ago 01, 2010 1:42 pm

affraid

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por Gomba Dom Ago 01, 2010 1:54 pm

É... quanto custa o alguel disso aí?
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por allexcosta Dom Ago 01, 2010 2:05 pm

Gomba escreveu:É... quanto custa o alguel disso aí?

Contato:

http://www.cacodetelha.com.br

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por ct.colela Dom Ago 01, 2010 2:26 pm

allexcosta escreveu:

Cara, não é assim não...
2x12" de carro ia simplesmente sumir junto de uma 4x10 de baixo.
Isso que vocês estão falando aí é pura ilusão. Pra reproduzir frequências subsônicas é preciso ter MUITA, mas MUITA potência. Qualquer coisa abaixo de 40hz só vai embolar o som numa situação ao vivo.

Ilusão, pura ilusão...
Mas é essa a questao os subs automotivos sao projetados para trabalhar com pico de frequencia na faixa dos 40 a 100 hz
e nao sao feitos para serem ouvidos e sim sentidos por isso digo que seria nescessario o uso de uma caixa com falantes secos para que o o baixo pinte na area e os subs para serem sentidos
quanto ao fato de voce citar um trio eletrico e o Gomba citar um PA de uma rave ,sao situaçoes muito diferentes
esses sistemas sao montados para cobrir areas grandes com uma concentraçao enorme de pessoas onde os fatores distancia (projeçao sonora )e barreira humana fazem a diferença ,,,,eles precisam de alto indice de spl para ser projetado em longas distancias
estamos falando de um sistema de pequeno porte para um determinado ambiente,,,claro se montar um sistem desses em um palco aberto ou palco grande esse sistema seria falho ou melhor fraco,,agora um sistema desses para tocar em pequenos bares ou igrejas saloes e palcos pequenos seria perfeito
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3398
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por allexcosta Dom Ago 01, 2010 2:29 pm

Blz... Depois você conta pra gente como ficou e qual foi o custo da experiência... rock

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por ct.colela Dom Ago 01, 2010 3:07 pm

allexcosta escreveu:Blz... Depois você conta pra gente como ficou e qual foi o custo da experiência... rock
Como falei na pior das ipoteses é meu carro ganhar subs novos kkkk
abraços
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3398
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por ct.colela Dom Ago 01, 2010 9:54 pm

esse é um modelo da ampeg que usa falantes do tipo automotivo claro que nao sao subs automotivos mais sao altofalntes de suspensao mole http://www.talkbass.com/forum/showthread.php?t=384373
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3398
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por FDL Dom Ago 01, 2010 9:57 pm

ct.cotela, essa sua "experiência" me deixou muito interessado!! Não esqueça de nos manter informados, por favor!!

Abraços
FDL
FDL
Membro

Mensagens : 61
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por NETOULTRA Dom Ago 01, 2010 10:08 pm

Depois do frankenbass nao dúvido de nada...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por allexcosta Dom Ago 01, 2010 11:14 pm

ct.colela escreveu:esse é um modelo da ampeg que usa falantes do tipo automotivo claro que nao sao subs automotivos mais sao altofalntes de suspensao mole http://www.talkbass.com/forum/showthread.php?t=384373

Me pergunto porque ele estava tão empenhado em vender esse cab...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por ct.colela Dom Ago 01, 2010 11:44 pm

allexcosta escreveu:
ct.colela escreveu:esse é um modelo da ampeg que usa falantes do tipo automotivo claro que nao sao subs automotivos mais sao altofalntes de suspensao mole http://www.talkbass.com/forum/showthread.php?t=384373

Me pergunto porque ele estava tão empenhado em vender esse cab...
Allex quando voce quer vender uma coisa sua voce nao se empenha em vender ?????????????

estou procurando um sistema de pequeno porte hoje vemos amplis como o famoso ibanez ja citado infinitamente neste forum eu particularmente nunca experimentei mas acredito que todo ampli pequeno apesar de sua qualidade tenha suas limitaçoes sonoras em spl
vou montar se der certo ok se nao der certo paciencia pelo menos tentei
assim como o meu projeto frankbass ,,,, achei que poderia conseguir um som parecido fui atras e consegui ,,,assim como deu certo poderia ter dado errado
na verdade eu queria montar uma 4x12 que na minha opiniao sao os falantes ideais para contra baixo mas isso so farei se obtiver bons resultados sonoros com um de 15 se rolar vou ser o primeiro a levantar essa bandeira
eu ate andei conversando com o Zé luis da meteoro sobre o assunto
agora falando dessa ampeg do talkbass
eu vi essa caixa em uma loja da teodoro sampaio so nao testei porque a lojinha de usados nao tinha nenhuma cabeça para ligar ela
eu vi uma caixa com dois falantes de 10 polegadas da ampeg num antigo anuncio de uma bassplayer
acho que nao deram continuidade no projeto por ser nescessario o uso de muitas unidades encarecendo o produto
nao sei mas vou tentar tirar algum resultado desse tipo de auto falante
como falei so nao fiz antes porque os falantes que encontrava para venda era cheios de enfeites plasticos cones grossos, o unico auto falante que encontrei no mercado que ainda mantem o aspecto de um falante comum é um americano que nao custa caro perto dos valores de um autofalante normal (R$300)
aqui no brasil qualquer falante destinado a instrumentos nao sai por menos de R$550 reais
cara é so uma quetao de tempo postarei um parecer sobre os resultados
abraço
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3398
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por NETOULTRA Dom Ago 01, 2010 11:50 pm

Estou aguardando curioso...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por malka_aff Seg Ago 02, 2010 12:36 am

galera, os subs funcionam no carro por ser um ambiente fechado, se vc abre o porta malas, com ja foi dito, para, agora, você vai toca baixo sozinho numa salinha de 2x2x2 metros? não né, sub woofer pra baixo, só se você que paga de ter todas as frequencias no seu timbre!

e isso é um fenomeno físico, as baixas frequências têm maior amplitude em ambientes isolados, já as altas frequências, viajam maiores distâncias, por conta da energia cinética que o ar adquire nessa vibração das particulas em frequencias altas!


isso também nos explica porque um guitarrista com 70w faz mais som do que um baixista com 100w (pelo menos é assim no estudio onde ensaio)

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por Hil Seg Ago 02, 2010 2:59 am

Pessoal, pelo amor de Deus, vamos parar com os "achismos"!!

Einstein deve estar se revirando no túmulo, coitado. Não tentem reinventar a física, ela já existe, e todas as explicações para estes fenomenos são encontradas com estudos dedicados ao assunto. Procurem pelos trabalhos escritos de Richard H. Small, que encontraram todas as respostas para tais fenomenos.

Ao nosso amigo Ct. Colela: Prepare a mala de seu veiculo, pois ele esta prestes a ganhar novos alto-falantes. What a Face
Hil
Hil
Membro

Mensagens : 297
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por ct.colela Seg Ago 02, 2010 9:20 am

Hil escreveu:Pessoal, pelo amor de Deus, vamos parar com os "achismos"!!

Einstein deve estar se revirando no túmulo, coitado. Não tentem reinventar a física, ela já existe, e todas as explicações para estes fenomenos são encontradas com estudos dedicados ao assunto. Procurem pelos trabalhos escritos de Richard H. Small, que encontraram todas as respostas para tais fenomenos.

Ao nosso amigo Ct. Colela: Prepare a mala de seu veiculo, pois ele esta prestes a ganhar novos alto-falantes. What a Face

A coisa funciona assim se eu leio um livro escrito em 1940 ou 1960 onde as pesquisas feitas pelos grandes pensadores da epoca obtiveram resultados especificos ,,e pronto ta la é lei ,,,,eu nao sou assim eu vou atras de o porque nao funciona o porque nao conseguiu,,,eu nao abaixo a cabeça para novos desafios,,, se eu nao consigo fazer uma coisa eu falo para o seguinte "olha eu nao consegui fazer por causa disso e disso tentem resolver essa questao ou quebrar essa barreira "
agora se falo de uma outra maneira "olha eu nao consegui por causa disso e disso nao tentem fazer porque voces vao perder seu tempo eu nao consegui voce nao vai conseguir tambem",,Essa é a filosofia de quem ensina ,, so porque ensina acha que sabe de tudo,,, tem muito professor que acaba aprendendo ate com aluno,, esse tipo de pensamento de ensino é que trasforma o aluno em bitolado
ae ele aprende um negocinho sai que nem maritaca repetindo o que aprendeu mais no fundo nao sabe nem como funciona ,,,,,,,,,,,
essa questao me lembra uma frase antiga
Aquele que anda por linhas traçadas so chegara ate onde outro chegou
isso nao quer dizer que as novas tecnologias e materiais encontrados hoje em dia nao podem ter resultados diferentes
imagina se um tal famoso escritor tivesse publicado em uma de suas anotaçoes famosas que a lampada eletrica nao poderia ser criada
se todos as novas geraçoes que quando sao instruidas por seus professores acreditassem cegamente "olha fulano de tal falou nao é possivel construir a lampada eletrica" e todos os alunos acreditassem nisso
hoje estariamos ou a luz de velas ou teriamos um mega master iluminator lampiao
so porque um determinado ser humano nao conseguiu o que pretendia em certa epoca nao quer dizer que um de uma outra epoca nao consiga?????????
algumas leis da fisica podem ser quebradas nem todas claro
agora nao estou querendo me comparar a Einsten ou Thomas edison mas tenho uma coisa que eles tiveram e que muitos poucos ainda tem
Curiosidade e Coragem,,,,,,,, sem medo de errar
aos ceticos é sentar e esperar o mundo dar voltas
agora aos curiosos de plantao estarei dando voltas e experimentando
abraços


ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3398
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por gobatto Seg Ago 02, 2010 10:06 am

^ Acho que a questão não é nem essa. Mas assim somente com construção de caixas e falantes não desenvolvidos para esse uso específico vai ficar meio complicado chegar a um resultado satisfatório inovador.
Onde tem potencial de evolução é no desenvolvimento dos falantes em si.

De qualquer forma, boa sorte na empreitada!
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 2614
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por allexcosta Seg Ago 02, 2010 10:31 am

Há duas maneiras de se entender uma coisa:

1 - Escutando quem sabe.
2 - Por tentativas.

O Hil é profissional de áudio e já deu a opinião de quem sabe.
Nosso amigo colela claramente quer usar o método 2, nada errado com isso.

Quando uma criança pequena brinca com fogo os mais velhos avisam que queima. Tem criança que ouve, mas tem criança que só para de brincar com fogo depois de um acidente, geralmente de pouca gravidade.

Por outro lado, o que seria do mundo se não fossem os rebeldes?

E o carro do colela terá novos falantes... E assim caminha a humanidade...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por Nando Vasques Seg Ago 02, 2010 10:51 am

snax
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por ct.colela Seg Ago 02, 2010 11:09 am

allexcosta escreveu:Há duas maneiras de se entender uma coisa:

1 - Escutando quem sabe.
2 - Por tentativas.

O Hil é profissional de áudio e já deu a opinião de quem sabe.
Nosso amigo colela claramente quer usar o método 2, nada errado com isso.

Quando uma criança pequena brinca com fogo os mais velhos avisam que queima. Tem criança que ouve, mas tem criança que só para de brincar com fogo depois de um acidente, geralmente de pouca gravidade.

Por outro lado, o que seria do mundo se não fossem os rebeldes?

E o carro do colela terá novos falantes... E assim caminha a humanidade...

Nao é porque o Hil trabalha com audio é que ele sabe de tudo Allex(nao estou querendo desmerecer o Hil nao ,, so estou falando que mesmo trabalhando com audio ele tem muita coisa a aprender )
Um exemplo disso eu uso um posicionamento de microfone de bumbo tanto para gravar como usar ao vivo
que ja surprendeu muito tecnico de som das antigas que insistem em ensinar e falar que o melhor posicionamento do mic de bumbo é na boca do furo da pele
e vem com papos de fisica porque o ar faz com que as frequencias de sub se destaquem nesse posicionamento de mic
ai eu falo do meu jeito jeca tatu coloca o mic aqui e escuta o som ,,,teoria é bom mas o melhor mesmo é a pratica
os que experimentaram o meu modo mudaram a forma de trabalhar ,,
alem de ter sido vendedor e ter trabalhado com luthieria fui por anos rato de PA vivia sempre com tecnicos de som sempre reparando sobre potencias mesas perifericos ,com tudo que se aplicava em audio,,,outro caso
eu ja fui mandado embora de um lugar onde trabalhava porque quem sabia mais e ensivava os demais condenava sempre um certo tipo de problema em um instrumento
ai falei isso tem conserto
le dizia voce quer saber mais do que eu que trabalho a 24 anos fazendo isso
fato,,, fiz do meu jeito consertei e todos ficaram pasmos ,,depois disso o dono do instrumento quando chegava na oficina vinha direto me procurar
o tal profissional que trabalhava muito tempo no ramo nao satisfeito por um novato ter resolvido o que ele em 24 anos nao aprendeu a resolver
se sentiu incomodado e me mandou embora
quem trabalha ou esta envolvido com deteminada coisa mesmo que tenha mais de 40 anos de experiencia ,esta sujeito a aprender alguma coisa nova (nao vou citar nomes)
todo assunto que eu me meto a discutir nesse forum é baseado em fatos ou que presenciei ou que vivi
eu nao sou o tipo de pessoa que fala por manuais ou releitura alheia
posso ate usar como referencia mas afirmar com certeza ,,,,,,,,,nunca
agora posso falar de boca cheia muitas vezes brinquei com fogo algumas me queimei mas na maioria das vezes nao acordei mijado
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3398
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por allexcosta Seg Ago 02, 2010 11:20 am

É gente como você que faz a ciência evoluir.
Gosto bastante da linha de raciocínio, apesar de achar que, no caso específico da caixa de baixo, a caixa que você tem em mente será de pouca valia para aplicações ao vivo. O timbre em estúdio e volumes moderados deverá ser bom.
De qualquer forma, o cara que te demitiu não tem visão nenhuma. Ele deveria sim, pedir pra você ensiná-lo o seu método, mas nem todo mundo tem a humildade necessária para tal...
Parabéns pela teimosia saudável e estamos todos esperando os resultados...

claps

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por Hil Seg Ago 02, 2010 11:56 am

ct.colela escreveu:eu vou atras de o porque nao funciona o porque nao conseguiu,,,eu nao abaixo a cabeça para novos desafios
OK! Só não precisa errar novamente algo que ja foi constatado! Leia os textos de Richard Small e terá todas as respostas. study

ct.colela escreveu:so porque um determinado ser humano nao conseguiu o que pretendia em certa epoca nao quer dizer que um de uma outra epoca nao consiga?????????
Que eu saiba a gravidade, a velocidade do som, umidade relativa do ar, comprimento de onda, todos esses valores continuam os mesmos, sendo assim os resultados serão os mesmos!

ct.colela escreveu:Agora nao estou querendo me comparar a Einsten ou Thomas edison mas tenho uma coisa que eles tiveram e que muitos poucos ainda tem Curiosidade e Coragem,,,,,,,, sem medo de errar

Neste seu caso eu teria medo de jogar dinheiro fora! Eles começaram experimentos atraves de estudos baseados em calculos, ou seja coisas que nem existiam. No seu caso voce está fazendo uma aplicação de algo que ja foi criado e ninguem melhor que um dos maiores pesquisadores para saber perfeitamente as aplicações e particularidades, por isso indiquei a leitura de R. Small.

ct.colela escreveu:Nao é porque o Hil trabalha com audio é que ele sabe de tudo Allex(nao estou querendo desmerecer o Hil nao ,, so estou falando que mesmo trabalhando com audio ele tem muita coisa a aprender )
Concordo! Exatamente por isso faço diversos cursos durante o ano, ja fiz a leitura de quase todos os livros em nossa lingua, e quando estiver absorvido o assunto de maneira satisfatoria, partirei para livros em ingles e posteriormente em Alemão.
Hil
Hil
Membro

Mensagens : 297
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por Hil Seg Ago 02, 2010 12:06 pm

Colela,

Deixando essas discussões de lado, vamos tornar o assunto mais didático para enriquecer o conteúdo do fórum!

Responda:

Qual o seu verdadeiro interesse em utilizar alto-falantes do segmento automotivo em sua caixa de contrabaixo?

Já possui algum em mente para disponibilizar os parâmetros?

Qual tipo de sonofletor pretende acomodar este A. Falante?

Hil
Hil
Membro

Mensagens : 297
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por ct.colela Seg Ago 02, 2010 1:17 pm

Hil umidade do ar gravidade comprimento de onda tudo isso faz parte da ciencia sonora
o problema é que voce esta mais preocupado e falar em teoria e nao falar na pratica
é o mesmo que eu falar olha o suco de limao é muito gostoso mas vamos colocar umas gotas de suco de maracuja para ver se o gosto agrada
a vem voce e fala olha os estudiosos la de 1935 estudaram as propriedades do limao e constataram que a acides junto a o fator quimico do marcuja
causam a quebra dos oxidantes da bla bla bla bla isto esta publicado em varios livros porque suco em determinadas regioes sofre um reaçao quimica em sua posiçao atmosferica
cara posso ler isso mas vou ver para crer
eu sou mais direto eu vou la misturo e experimento
olha ficou ruim,,,ou olha ficou um sabor diferente,,, ou ficou um lixo joga o suco fora
eu vou para a pratica
ja vi muito tecnico de som chegar botando banca ,,que a frequencia de 3ks aqui ali que faz o corte dos medios disso aqui e que o mais cheio de termos tecnicos de papinho eu sei eu fiz ,,,, quando fui ver o resulatdo sonoro uma m**** fui ver o Pa que o cara operava com falantes de fase invertida nos subs,fui ver ligaçoes de perifericos nada a ver ,, e o cara cheio de manhas de querer falar bonito e mostrar que sabe ( na teoria,, porque na pratica ficou devendo)
meus comentarios nao sao de coro pessoal so estou dizendo que estudar é bom aprender sempre é bom ,,,,, mas conhecer as coisa na pratica tambem fazem voce um profissional melhor

eu sei que caixa tem litragens sei ,que muitos fatores tendem a dar errado nesse projeto
o allex citou a seguinte questao ''O timbre em estúdio e volumes moderados deverá ser bom'',isso eu ja falei la em cima eu nao quero um sistema de palco,,sistema de palco eu ja tenho,eu quero um sistema de baixo volume so com qualidade citei la em cima que um par de auto falantes de 10 polegadas mais um sub seriam na minha opiniao de agrado pessoal,outra coisa citada é fato de um sub automotivo dentro de um porta malas ter uma resposta e de portas abertas ter ter outra ,logico que teremos diferenças sonoras o fator potencia conta tambem
voce nao pode comparar uma potencia automotiva com uma potencia de uso profissional ou mesmo de uma potencia de amplificadores de instrumentos
voce ja deve ter visto por ae uma potencia de carro anunciando 3000 wats em rms quando uma potencia proficional na mesma vatagem tem no seu tamanho e peso as vezes 4x mais em tamanho (trafo) so que se voce ligar uma potencia dessas em um sistema de PA ele vai trabalhar sussa agora liga uma potencia de profissional em um carro os falantes fritam
agora eu nao vou gastar muito dinheiro no projeto se fosse a quantia de 2000 a 3000 reais eu nao seria louco ao ponto de investir para saber se o resultado seria positivo ou nao ,,estamos falando da quantia de 300 ou ate 600 reais, como ja citei acima ja tive uma experiencia agradavel com esse tipo de falante,só que o falante que citei esta mais parecido com os falantes usados em monitores de referencia,bem diferente dos subs automotivos atuais,agora encontrei um modelo de sub que se parece muito com o tipo de falante que usei na epoca e com preços convidativos
Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Subpionner

Uploaded with ImageShack.us
eu usei um par desse modelo de auto falante em caixas seladas ( se for usado em caixas dutadas ele cuspiria o cone no primeiro slap)
esse falante apesar de sub ele tem muitas caracteristicas parecidas com falantes usados e monitores de referencia
hoje ja fora de linha a muito tempo







Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Pioneertsw307400400

Uploaded with ImageShack.us
esse auto falante nao serve para fazer o meu projeto o cone é de um plastico grosso muito duro
eu tenho esse auto falante e ja fiz testes com ele mesmo sabendo que ele nao serviria
hoje a maioria dos subs automotivos tem essas formas irregulares nos cones ,muitos deles tem esse visual somente para estetica para parecerem imponentes










Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? 1252632121

Uploaded with ImageShack.us
ja esse modelo da digital desing me pareceu mais proximo do que eu procurava tanto em materiais usados como caracteristicas tecnicas
é com esse que vou tentar o projeto
(ate achei modelos de marcas nacionais com as mesma caracteristicas mais devido ao custo elevado estou optando por esses mesmo)
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3398
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por allexcosta Seg Ago 02, 2010 1:34 pm

Colela, só uma historinha pra ilustrar:

Eu tinha costume de ensaiar no estúdio de um amigo que é percussionista. Ele encontrou um combo GK Backline com o amp bom e os falantes estourados praticamente de graça (foi 40 ou 50 dólares). O combo tem 2 falantes de 10". Ele resolveu, apesar dos meus avisos, colocar dois falantes automotivos bem parecidos com os da foto que você postou. Ele argumentava que os falantes suportavam 250W cada, e que receberiam 75W do amp. Cansei de falar e deixei o assunto pra lá.

No primeiro ensaio que teve, ele estava lá todo feliz com o combo cheio de falante novo, uns falantes brilhantes, iguais aos que o colega dele tinha colocado na caminhonete (sim, são mineiros).

Ao ligar o baixo, toquei 2 notas e um dos cones pulou e descolou, já foi um...

Com 1 minuto de ensaio o outro rasgou...

Resultado, 2 falantes automotivos de 250W perdidos instantaneamente com um amp de 150W.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por ct.colela Seg Ago 02, 2010 2:00 pm

Entao allex o que eu falei la em cima eu usei um par desses falantes da pionner antigos em caixas seladas com meu cabeçote de 600 wats rms
eu notei que claro os falantes por serem automotivos eles tem limitaçoes
se eu abrisse o volume com certeza os cones seriam cuspidos para fora e eles estavam montados em caixas seladas que de uma certa forma seguram mais a excursao do cone
mas a situaçao era diferente eu toquei com um batera com vassorinhas e um cara com violao de nylon ligados numa caixa da jbl eon
som baixinho maneiro suave
esse dia eu usei um baixo factor que todo mundo sabe ter um sub grave elevado
esse dia eu tirei um som marvilhoso eveludado
nao foi um som forte aspero com pancada
no seu caso voce usou uma caixa dutada?
voce tambem ensaiou junto com uma banda com batera percussao e outros instrumentos a mais ,,para esse tipo de situaçao para voce ter uma pressao sonora acredito eu
seria nescessario de no minimo duas caixas com 8x10 (total 16 falantes) para ter uma pressao sonora equivalente a um sitema convencional de 4x10 e um de 15
o que eu estou buscando é um sistema pequeno para situaçoes pequenas
hoje estou usando um bs 150 para isso ( o staner é muito precario em eq mas para quebrar o galho foi o melhor custo beneficio no momento,apesar de eu ter mudado alguns componentes do pre em busca de um eq melhor)
eu nao vou levar par um bar pequenino ou uma festa ou evento em lugar pequeno meu set que é 4x10 e 2x15
infelizmente minha 4x10 so fala com volume alto
em baixo volume ela tem um som anazalado
e nem tenho grana disponivel no momento para gastar num ampli top de qualidade tipo um ibanez de pequeno porte
agora dois auto falantes de 10 ou de 12 normais eu tenho aqui parados (PA)
agora so falta comprar o sub que falei e experimentar
assim que possivel postarei os resultados
falarei o que funciona no projeto e o que nao funciona
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3398
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por Hil Seg Ago 02, 2010 2:52 pm

ct.colela escreveu:minha ideia é usar falantes de forma hibrida tipo uma caixa com 2x10+drive com falantes eminence onde eu teria as notas na cara (definiçao)e uma caixa com dois subs de 15 polegadas automotivo para ter o corpo aveludado dos subs
No baixo eletrico o captador do braço esta posicionado proximo ao segundo harmonico da fundamental, ou seja em um Mizão (41 Hz) é captado com enfase o segundo harmonico (82 Hz). Voce precisará de amps de alta potencia dedicados aos Subs de baixa eficiencia para reproduzir apenas uma oitava do espectro, sendo que o captador só capta com enfase a partir do segundo harmonico. Confuso?!

ct.colela escreveu:sobre o fato de usar falantes de PA eu nao gosto muito nao o som fica duro aspero a vantagem de se usar falantes de PA é que sao bem mais potentes ,mas para trabalhar em baixo volume eles nao timbram tanto quanto a linha de instrumentos musicais
um exemplo disso é meu sistema atual ,,eu uso 4x10 e 2x15 sao falantes eletro voice (EV) em baixo volume sao duros asperos agora em alto volume sao iguinorantes
Eu não usaria a palavra "potencia" e sim "eficiencia", pois os falantes do segmento profissional são mais eficientes, ou seja tem um melhor aproveitamento de potencia eletrica transformando em potencia acustica. Já os falantes automotivos chegam a ter 1000w com baixo SPL e eficiencia proximo a 0,2%, ou seja toda aquela potencia esta sendo desperdiçada em calor e outros fatores não lineares. Quanto ao timbre "duro" isso pode ser uma deficiencia da contrução da caixa e/ou aplicação inadequada do alto-falante ou na pior das hipoteses deficiencia no projeto do mesmo.

ct.colela escreveu:Mas é essa a questao os subs automotivos sao projetados para trabalhar com pico de frequencia na faixa dos 40 a 100 hz
e nao sao feitos para serem ouvidos e sim sentidos por isso digo que seria nescessario o uso de uma caixa com falantes secos para que o o baixo pinte na area e os subs para serem sentidos
Exatamente, no Brasil são projetados para trabalhar com picos horriveis (salvo raríssimas exceções), com produção totalmente baseada em marketing para fazer Bum Bum em carro de "play" (este é o publico alvo). O habitaculo de um veiculo hatch pode acrescentar até 20dB em frequencias sub-graves devido ao comprimento de onda no interior do veiculo, a grosso modo funciona como uma Band-Pass sendo uma caixa menor dentro de outra caixa maior! Isso justifica seu baixo desempenho fora do veiculo.

ct.colela escreveu:um sistema desses para tocar em pequenos bares ou igrejas saloes e palcos pequenos seria perfeito
Talvez apenas como retorno para você, colocando ele no chão e se possivel proximo a quina da parede para obter algum ganho!

ct.colela escreveu:aqui no brasil qualquer falante destinado a instrumentos nao sai por menos de R$550 reais

Não concordo com esta afirmativa!

ct.colela escreveu:o problema é que voce esta mais preocupado e falar em teoria e nao falar na pratica
Estou evitando me aprofundar para que todos possam entender o desenrolar do assunto!

ct.colela escreveu:ja vi muito tecnico de som chegar botando banca ,,que a frequencia de 3ks aqui ali que faz o corte dos medios disso aqui e que o mais cheio de termos tecnicos de papinho eu sei eu fiz ,,,, quando fui ver o resulatdo sonoro uma m**** fui ver o Pa que o cara operava com falantes de fase invertida nos subs,fui ver ligaçoes de perifericos nada a ver ,, e o cara cheio de manhas de querer falar bonito e mostrar que sabe ( na teoria,, porque na pratica ficou devendo)

Isso pra mim não é ser profissional. Ele não deveria ser classificado como Tecnico de Som e sim como "Apertador de Botão".

ct.colela escreveu:mas conhecer as coisa na pratica tambem fazem voce um profissional melhor
Sim, tanto que trabalho com isso na pratica desde 2001, ja elaborei diversos projetos e já te antecipo que não terá um desempenho satisfatório.

ct.colela escreveu:só que o falante que citei esta mais parecido com os falantes usados em monitores de referencia,bem diferente dos subs automotivos atuais
Monitores são feitos para audição direta em distancias curtíssimas a baixos/medios niveis de Pressão sonora. Experimente ligar seu baixo em um monitor Near-Field e veja o desastre tanto em timbre quando em volume!

ct.colela escreveu:hoje a maioria dos subs automotivos tem essas formas irregulares nos cones ,muitos deles tem esse visual somente para estetica para parecerem imponentes
Realmente os mais "descartaveis" possuem este desenho apenas para estetica, mas os produtos mais serios podem adotar este formato para corrigir possiveis deformaçoes do diafragma em altos niveis de excursão.

ct.colela escreveu:caixas seladas que de uma certa forma seguram mais a excursao do cone

ERRADO! Uma caixa sintonizada na mesma frequencia tanto Suspensão acustica quanto Refletora de Graves, apresentará menor excurssão na Refletora de graves devido ao duto estar em ressonancia com todo o sistema, logo o falante pouco precisa se mover naquela frequencia. Os problemas dos sistemas Refletores são frequencias abaixo da sintonia do duto, que causam desalinhamento e descontrole do cone.


Última edição por Hil em Seg Ago 02, 2010 3:38 pm, editado 2 vez(es)
Hil
Hil
Membro

Mensagens : 297
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por Hil Seg Ago 02, 2010 3:08 pm

Na pratica:

Um falante pode ser "duro" por apresentar um elevado Qms;

Pode ser "retumbante" por apresentar um elevado Qts;

Pode apresentar "picos e vales" por possuir um elevado Qes;


Entenda:

Qms é o fator que indica a eficiência do sistema mecânico. Se o valor indicado for baixo o falante é mole e não tem firmeza suficiente para segurar o movimento do cone apos um estimulo elétrico (efeito mola).

Qes é o fator que determina o compromisso elétrico. Este valor quando elevado apresenta picos e vales na resposta do falante, muito comum em alto-falantes defeituosos (erro de projeto) ou para o segmento Automotivo por questão de marketing (Graves ressoantes e retumbantes).

Qts é o fator de qualidade total do sistema. Este valor indica o compromisso geral do alto falante e o quão forte é o seu motor. Quanto menor o valor mais fiel será o alto-falante aos impulsos elétricos (transientes).

Isto já ajudará a escolher um falante adequado e reduzir o tamanho do desastre!




Hil
Hil
Membro

Mensagens : 297
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por eltonpereira22 Seg Ago 02, 2010 3:23 pm

Valeu pelas explicações Hil. Mais uma vez abrilhantando as discussoes
claps

____________________________
"Se voce pensa que a vida é fácil, a vida não é facil não. E se voce acha que ser músico é mole man, ser músico não é mole não" (Arthur Maia)
eltonpereira22
eltonpereira22
Membro

Mensagens : 630
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por basslave Seg Ago 02, 2010 3:27 pm

snax

____________________________
Youtube bloqueado? usa https que resolve up

basslave
Membro

Mensagens : 2760

Ir para o topo Ir para baixo

Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa? Empty Re: Subwoofer automotivo - Serve para montar uma caixa?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos