Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200

+5
Gomba
Thales_Sr
ct.colela
Mauricio Luiz Bertola
Eliezer (Zé)
9 participantes

Ir para baixo

Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200 Empty Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200

Mensagem por Eliezer (Zé) Ter 3 Ago 2010 - 11:50

Fala galera, beleza?
Meu amp é um Staner Stage Dragon BX-200. O cabo de força dele é de 2 pinos. Ouvi dizer que para este ter um aterramento mais garantido, deveria ser um de 3 pinos. Procede a informação?
Valeria a pena fazer uma troca por um cabo de 3 pinos? Há uma outra maneira de se garantir um aterramento eficiente nele (em caso de porventura não o haver)? Usar um estabilizador (que tem cabo de 3 pinos) adiantaria de alguma coisa nesse caso?

É uma dúvida bem besta (coisa de quem pouco entende desses assuntos), mas ultimamente ando muito desconfiado da rede elétrica de alguns lugares onde a gente toca por aqui...

Tentei procurar algum tópico com algo nesse sentido, mas não encontrei pra essa primeira dúvida em especial (ou existe e por distração não vi)...

Eliezer (Zé)
Eliezer (Zé)
Membro

Mensagens : 222
Localização : Rio Grande do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200 Empty Re: Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter 3 Ago 2010 - 11:56

É uma dúvida bem besta (coisa de quem pouco entende desses assuntos), mas ultimamente ando muito desconfiado da rede elétrica de alguns lugares onde a gente toca por aqui...
Pode ficar desconfiado com a rêde de todo o Brasil, pois é bem instável e ruim.
De nada adiantará vc ter um cabo com 3 pinos se a instalação elétrica de onde vc vai tocar ou de sua casa não for corretamente aterrada. Nem tampouco adiantará nada vc usar um estabilizador de voltagem, pois a maioría simplesmente não é feita para amplificadores. Compre apenas um filtro-de-linha de boa qualidade. Nada mais....E acostume-se aos chiados e variações da rêde elétrica brasileira e reze para Jesus, Mohammed, Buda e Alan Kardeck para que seu (bom e robusto) amp não queime por isso........ Angel
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200 Empty Re: Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200

Mensagem por Eliezer (Zé) Ter 3 Ago 2010 - 12:03

heheheheh
Realmente, pelo jeito é bom estar com as orações em dia...
pense no medo que tenho (principalmente meu bolso tem hehehe) de acontecer uma bronca e o bicho queimar - ou pior, eu tomar um choque "daqueles" rsrsrsrs

Sem querer abusar, mas já abusando hehehe teria alguma indicação de uma boa marca de filtro de linha?
Eliezer (Zé)
Eliezer (Zé)
Membro

Mensagens : 222
Localização : Rio Grande do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200 Empty Re: Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200

Mensagem por ct.colela Ter 3 Ago 2010 - 12:55

Mauricio Luiz Bertola escreveu:É uma dúvida bem besta (coisa de quem pouco entende desses assuntos), mas ultimamente ando muito desconfiado da rede elétrica de alguns lugares onde a gente toca por aqui...
Pode ficar desconfiado com a rêde de todo o Brasil, pois é bem instável e ruim.
De nada adiantará vc ter um cabo com 3 pinos se a instalação elétrica de onde vc vai tocar ou de sua casa não for corretamente aterrada. Nem tampouco adiantará nada vc usar um estabilizador de voltagem, pois a maioría simplesmente não é feita para amplificadores. Compre apenas um filtro-de-linha de boa qualidade. Nada mais....E acostume-se aos chiados e variações da rêde elétrica brasileira e reze para Jesus, Mohammed, Buda e Alan Kardeck para que seu (bom e robusto) amp não queime por isso........ Angel
OOOOO Bertola assim nao vale ja respondeu tudo de uma vez agora nao tenho assunto para falar se ja respondeu tudo
faço de tuas palavras as minhas ( ha saco viu) kkkkkkk
abraços
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200 Empty Re: Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200

Mensagem por Thales_Sr Ter 3 Ago 2010 - 12:59

Esquenta com esse terceiro pino não. Além do que, a rede elétrica nos shows que você for tocar vai ser umas 3 vezes pior que a da sua casa.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200 Empty Re: Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter 3 Ago 2010 - 15:35

Ri Muito
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200 Empty Re: Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200

Mensagem por Eliezer (Zé) Ter 3 Ago 2010 - 18:10

Thales_Sr escreveu:Esquenta com esse terceiro pino não. Além do que, a rede elétrica nos shows que você for tocar vai ser umas 3 vezes pior que a da sua casa.

Laughing
hehehehehehe

3 vezes pior ainda é bondade sua rsrsrsrs
é cada gambiarra... e o que eu conheço de gente que já teve amp queimado pelas oscilações de nossa belíssima rede elétrica já me fez ficar meio desconfiado, principalmente quando eu lembro que ainda nem terminei de pagar o amp Razz

Pior que se for pensar bem,realmente não adianta ficar encucando demais com isso não, senão acabo ficando paranóico e pirado - mais ainda Very Happy

Eliezer (Zé)
Eliezer (Zé)
Membro

Mensagens : 222
Localização : Rio Grande do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200 Empty Re: Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter 3 Ago 2010 - 18:22

Quando eu morei aí em Natal/RN, a rêde era 220v. Essa voltagem é mais estável e "gasta" menos...Mas se tomar um choque...é uma porrada da pêia!!! Maluco
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200 Empty Re: Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200

Mensagem por Thales_Sr Ter 3 Ago 2010 - 18:56

é cada gambiarra... e o que eu conheço de gente que já teve amp queimado pelas oscilações de nossa belíssima rede elétrica já me fez ficar meio desconfiado, principalmente quando eu lembro que ainda nem terminei de pagar o amp Razz
Lembro bem de uns shows que eu fui fazer num festival, o guitarrista tinha uma v-amp... Funcionava perfeito em casa, mas no palco, ela se recusava a ligar de qualquer jeito.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200 Empty Re: Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200

Mensagem por Gomba Ter 3 Ago 2010 - 19:19

Eu já perdi 3h de gravação, por causa de estalos na rede elétrica #fail da casa da minha avó em magé... =(


E agora me surgiu uma dúvida... qual a chance de eu levar um choque por causa da rede onde tá plugada o amp?
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200 Empty Re: Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200

Mensagem por Trotsk Ter 3 Ago 2010 - 19:37

Eliezer (Zé) escreveu:O cabo de força dele é de 2 pinos. Ouvi dizer que para este ter um aterramento mais garantido, deveria ser um de 3 pinos. Procede a informação?
Valeria a pena fazer uma troca por um cabo de 3 pinos? Há uma outra maneira de se garantir um aterramento eficiente nele (em caso de porventura não o haver)? Usar um estabilizador (que tem cabo de 3 pinos) adiantaria de alguma coisa nesse caso?

Qual o problema que você tá sentindo? Tem certeza que o problema de aterramento é do amp e não do baixo?
Trotsk
Trotsk
Membro

Mensagens : 65
Localização : Campina Grande, PB

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200 Empty Re: Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200

Mensagem por Eliezer (Zé) Ter 3 Ago 2010 - 23:59

Trotsk escreveu:
Eliezer (Zé) escreveu:O cabo de força dele é de 2 pinos. Ouvi dizer que para este ter um aterramento mais garantido, deveria ser um de 3 pinos. Procede a informação?
Valeria a pena fazer uma troca por um cabo de 3 pinos? Há uma outra maneira de se garantir um aterramento eficiente nele (em caso de porventura não o haver)? Usar um estabilizador (que tem cabo de 3 pinos) adiantaria de alguma coisa nesse caso?

Qual o problema que você tá sentindo? Tem certeza que o problema de aterramento é do amp e não do baixo?

Cara, no amp nenhum. O baixo é que está precisando de uma bela blindagem (abri o compartimento dos pots e jack esses dias, constatei que nem tinta condutiva tiveram a decência de passar). Quando tocava era uma chiadeira infernal, e tava na dúvida se era o baixo ou o cubo, descobri que era o baixo mesmo.
A minha dúvida foi também porque como já vi alguns amps de conhecidos terem problemas para funcionar e teve um amplificador caríssimo de um amigo meu que queimou recentemente por oscilações da rede elétrica, comecei a pensar sobre essa questão de aterramento do amp, meio que para de repente "proteger" o equipamento - e, por tabela a mim mesmo hehehehe
Até porque ter um equipamento queimado ou - na pior das hipóteses - tomar choque não é muito legal rsrsrsrs
Mas é também porque não entendo muito de elétrica, perguntei por total desconhecimento e por querer entender um pouco. Não pra sair mexendo, mas pra ter uma noção...


Última edição por Eliezer (Zé) em Qua 4 Ago 2010 - 0:20, editado 2 vez(es)
Eliezer (Zé)
Eliezer (Zé)
Membro

Mensagens : 222
Localização : Rio Grande do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200 Empty Re: Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200

Mensagem por Eliezer (Zé) Qua 4 Ago 2010 - 0:08

Gomba escreveu:Eu já perdi 3h de gravação, por causa de estalos na rede elétrica #fail da casa da minha avó em magé... =(


E agora me surgiu uma dúvida... qual a chance de eu levar um choque por causa da rede onde tá plugada o amp?

Cara, nunca vi isso acontecer, mas nesses casos a única solução que por ora vejo é a de "reze para Jesus, Mohammed, Buda e Alan Kardeck ", como dito acima hehehehehe Razz Laughing
Eliezer (Zé)
Eliezer (Zé)
Membro

Mensagens : 222
Localização : Rio Grande do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200 Empty Re: Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200

Mensagem por Gomba Qua 4 Ago 2010 - 9:06

^
Ou simplesmente não grave em lugares que ainda tem fiação de pano e é impossível imaginar que a elétrica seja boa.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200 Empty Re: Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200

Mensagem por Eliezer (Zé) Qua 4 Ago 2010 - 13:32

E tem aquelas boas e velhas recomendações que a gente conhece de sempre tocar bem calçado (sola de borracha) e secar as mãos sempre quando se sua muito, mas lembrei agora de uma interessante que li faz muito tempo num fórum (não lembro mais qual) por aí: tinha um cara que recomendava, além disso tudo: usar um tapete de borracha daqueles de carro debaixo dos pés!!! E eu achava que eu era desconfiado... Razz
Não que seja uma má idéia... scratch Laughing Razz
Eliezer (Zé)
Eliezer (Zé)
Membro

Mensagens : 222
Localização : Rio Grande do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200 Empty Re: Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200

Mensagem por José Carlos Qui 12 Ago 2010 - 19:56

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Quando eu morei aí em Natal/RN, a rêde era 220v. Essa voltagem é mais estável e "gasta" menos...Mas se tomar um choque...é uma porrada da pêia!!! Maluco

Falar nisso caro Bertola, boa observação, o Staner possui uma chavezinha 110V/220V atrás, então usando em
220V é mais estável? Legal!! Aqui em casa tem uma única tomada 220V, e a rede (acho que é isso msm) é 220V
mas as tomadas são 110V porq a grande maioria dos eletrodomesticos e eletrônicos são 110V (qd não são bivolt)
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200 Empty Re: Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200

Mensagem por Gomba Qui 12 Ago 2010 - 20:17

Eliezer (Zé) escreveu:E tem aquelas boas e velhas recomendações que a gente conhece de sempre tocar bem calçado (sola de borracha) e secar as mãos sempre quando se sua muito, mas lembrei agora de uma interessante que li faz muito tempo num fórum (não lembro mais qual) por aí: tinha um cara que recomendava, além disso tudo: usar um tapete de borracha daqueles de carro debaixo dos pés!!! E eu achava que eu era desconfiado... Razz
Não que seja uma má idéia... scratch Laughing Razz


Não é mais prático usar um transmissor sem fio? Se tiver alguma fuga, o unico choque que você vai tomar é de 9v =p
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200 Empty Re: Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200

Mensagem por Renato Sex 13 Ago 2010 - 8:11

Em casa fiz o aterramento com a barra de cobre enterrada e tudo o mais. Deixei aterradas as tomadas do PC e a do amplificador, mas quando peguei o Antera sua tomada era de 2 pinos. Abri-o e instalei uma tomada de 3 pinos, que na verdade é idêntica às de fontes e monitores de computador, a qual cortei a ponta onde tem a fêmea. O fio verde, que é o do aterramento, ficou preso em um parafuso que conecta o trafo ao gabinete metálico do amp.

O zumbido desapareceu por completo, bem como aqueles choquinhos indesejáveis que tomava ao tocar descalço em alguma parte metálica e até mesmo nas cordas do baixo.

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6224
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200 Empty Re: Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200

Mensagem por NETOULTRA Sex 13 Ago 2010 - 8:25

Gomba escreveu:
Eliezer (Zé) escreveu:E tem aquelas boas e velhas recomendações que a gente conhece de sempre tocar bem calçado (sola de borracha) e secar as mãos sempre quando se sua muito, mas lembrei agora de uma interessante que li faz muito tempo num fórum (não lembro mais qual) por aí: tinha um cara que recomendava, além disso tudo: usar um tapete de borracha daqueles de carro debaixo dos pés!!! E eu achava que eu era desconfiado... Razz
Não que seja uma má idéia... scratch Laughing Razz

Não é mais prático usar um transmissor sem fio? Se tiver alguma fuga, o unico choque que você vai tomar é de 9v =p

Não consigo me acostumar com idéia de usar transmissor sem fio no contrabaixo. IMO mata um pouco som...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200 Empty Re: Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200

Mensagem por Gomba Sex 13 Ago 2010 - 8:41

NETOULTRA escreveu:Não consigo me acostumar com idéia de usar transmissor sem fio no contrabaixo. IMO mata um pouco som...

Te dizer que nunca vi diferença... Mas tem que usar um transmissor bom.
E eu nunca iria gravar com um transmissor sem fio, mas pra palco, nego nem sente a diferença...
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200 Empty Re: Uma pequena dúvida sobre aterramento do amp bx-200

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos