Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como você analisa a qualidade de um instrumento?

+57
Bruno A. L. Veloso
CaQuinhO
ML Studio
fschmidt
AlbertoBass
rafael_ESB
Pedro Meneguelli
Bruno Alcântara
oldkmel
heverton souza
kadesh
thorian-maskier
peter.forc
lcs.
Edu Fettermann
Fred Calhau
NeyBass
Ixra
Laysson
ct.colela
Cid
Sapão¹³
herrero
Zubrycky
enderbass
Masteles
Fernando Paes
Vazquez
Eliseumohr
André Souza
Daniel PM
vinibassplayer
CG
LuCaSbass
Aureliano
malka_aff
joabi
MatheuSouth
christianovale
Fabio Linhares
Paulo Penna
Tarcísio Caetano
siodoni
inibass
Pedroswaldo
flauius
lucochoa
Alex BHT
zanforlin
Boss2K
Jackson
Fernando Zadá
brucce
Leo Limabass
Craftsman
Rick Charles
allexcosta
61 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por malka_aff Seg 06 Ago 2012, 7:54 pm

Leio a marca no Headstock e:

Eu pego o instrumento, ponho ele no colo, olho as tarraxas, se elas estão frouxas, se os parafusos das tarraxas estão apertadinhos, se tem folgas nas tarraxas, olho se o nut não ta desalinhado a olho nu, olho se as cordas saem do nut muito altas, depois dou uma checada em cada traste, se eles estão encostando na madeira da escala bem ou se tem folgas de traste mal colocado, checo se o braço esta com a curvatura correta (pondo o dedo na 12ª casa e na 1ª), se deixarem e tiver a chave, vejo se o tensor não está emperrado. Olho a parte da junção do braço com o corpo (tróculo) se a mão vai ficar bem posicionada ali ou se vai ser ruim de atingir as casas mais agudas. Tento sentir um pouco do peso do baixo, vejo se os trastes não estão gastos precisando de retifica (tocando um slide bem lento da casa 1 até a ultima casa do braço), checo se o captador não esta preso na sua cavidade, impedindo assim uma regulagem nele, dou uma olhada se a ponte ta bem colocada, se ela permite regulagens de altura e oitavas, checo se os potenciômetros não estão com ruido. se o jack não ta precisando ser trocado. Dou uma olhada nos botões onde ficam a Correia pra ver se ta apertado. Se houver colagens no braço ou corpo, checo se estão bem niveladas, passando o dedo procurando por degraus. Vejo se a pintura foi bem feita, se não tem locais onde ela enrugou ou ficou com outros tons. Se me permitirem desmontar o baixo vejo se a elétrica é organizada, se há blindagem na parte elétrica.

Depois disso, ligo o baixo e toco algumas músicas que eu esteja tocando no momento pra comparar a pegada do baixo com o que eu tenho em casa. Tentando compensar a regulagem que estiver no baixo.

Se tudo isso estiver okey eu olho a marca de novo e penso "marca tal parece ser boa".

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por Aureliano Seg 06 Ago 2012, 7:58 pm

Aprendi há pouco tempo...

Qualidade da madeira, dos componentes, da montagem elétrica, do acabamento, se as medidas estão nos padrões dos respectivos gabaritos e manuais dos captadores e, ao final de tudo, vejo se o design é, no mínimo, agradável.
Aureliano
Aureliano
Membro

Mensagens : 418
Localização : Onde a moto levar...

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por LuCaSbass Seg 06 Ago 2012, 7:58 pm

E vc allex? Para de trollar a galera...

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por CG Seg 06 Ago 2012, 8:01 pm

Minha forma de analisar, na ordem:

-Se o som me agrada;
-Se e confortável;
-Se tem bom acabamento;

Meio estranho partindo de alguem que adquiriu um baixo de Luthier, mas enfim...

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por allexcosta Seg 06 Ago 2012, 8:06 pm

LuCaSbass escreveu:E vc allex?

Nada que não foi citado aqui ainda. Geralmente presto atenção na robustez geral do instrumento, braço, fretjob, nut e esses detalhes que nos dizem se o instrumento foi feito "nas coxas". Se tiver um tempinho eu analiso a tocabilidade, afinação, equilíbrio e o feeling geral do baixo...

Se eu for comprar tento passar uns dias com o baixo e fazer pelo menos uma gig ou brincadeira com outros músicos tocando.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54488
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por LuCaSbass Seg 06 Ago 2012, 8:11 pm

^Como saber se o braço foi bem feito? Se os trastes foram bem colocados? E se o nut foi trocado? E se as cordas tiverem velhas? E se a bateria tiver acabando? E se o amplificador for ruim?

What a Face

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por allexcosta Seg 06 Ago 2012, 8:16 pm

LuCaSbass escreveu:^Como saber se o braço foi bem feito? Se os trastes foram bem colocados? E se o nut foi trocado? E se as cordas tiverem velhas? E se a bateria tiver acabando? E se o amplificador for ruim?

Perguntei primeiro ué... Laughing

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54488
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por LuCaSbass Seg 06 Ago 2012, 8:21 pm

Besta

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por vinibassplayer Seg 06 Ago 2012, 8:28 pm

analiso o espaçamento das cordas, acabamento da pintura e da construção (emenda das madeiras, encaixe do braço no corpo), chiados e ruídos no jack e knobs, peso do instrumento, timbre(aí já é pessoal, né?!) e ergonomia (conforto e tocabilidade).

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por Daniel PM Seg 06 Ago 2012, 8:51 pm

se tem um som versátil, ergonomia, conforto, e estética tbm!!!
Daniel PM
Daniel PM
Membro

Mensagens : 181
Localização : Campina Grande PB

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por André Souza Seg 06 Ago 2012, 9:02 pm

Aperta que sai leite... Kkkkk. Esse tópico vai render!

Eu me encanto com os olhos, o som e com o instrumento em si. Tenho que gostar dos três.

Estou aprendendo muito neste espaço, tocando, no contato com outros músicos e com a M Laghus. E tive excelentes conversas com Allex, haja informação.

Acho que temos que construir nosso "vocabulário" em paralelo com as informações que podemos agregar de pessoas que conhecemos a acreditamos conhecer mais que nós. Por exemplo, Alexandre Montenegro é meu amigo. Conhece muito de música e de baixo. Sempre conversamos e trocamos informações bacanas de equipamento, técnica, timbre e outras coisas relacionadas a música. Para algumas coisas ele tem um gosto diferente do meu, eu ouço mas não tenho meu gosto baseado no que ele gosta. Ele me ajuda a formar a minha opinião. Acho que o limite da troca é o gosto pessoal.

Eu olho o baixo, seguro e sinto a pegada dele. Peso, equilíbrio, distância entre as cordas, tensão das cordas, design do corpo e o encaixe em meu corpo. Vejo os trastes e o acabamento das demais partes, inclusive a pintura. Ligo e avalio se o som me agrada. Dou o desconto da regularem ao meu gosto e das cordas novas... Só levo pra casa o que me agrada.

A questão do headstock é importante de acordo com a minha preocupação com a revenda. Se o baixo é de luthier eu já sei que salvo raras exceções a perda na venda é considerável. Só levo se for pra casar! Hoje, se for um baixo de série prefiro marcas de melhor revenda.

Aprendi muito a avaliar um instrumento com as informações que temos aqui, com Jacimário e Alexandre. Mas gosto de ouvir e formar a MINHA opinião. Não sou profissional mas sei escolher um instrumento que me atenda.



Última edição por André Souza em Seg 06 Ago 2012, 9:05 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
"Que minhas palavras sejam breves e minhas ações eternas."
André Souza
André Souza
Membro

Mensagens : 2168
Localização : Salvador; Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por Eliseumohr Seg 06 Ago 2012, 9:02 pm

O primordial é o som do baixo me agradar , visual aceitável e se tem uma boa pegada !
Sempre procuro ver se tem alguma coisa desalinhada, torta , mal colada , se ta tudo funcionando , cada peça fazendo sua funçoão sem problemas !

Nos trastes a primeira coisa que faço é passar a mão no braço da primeira casa até a última pra ver se não estão resaltados , é bem fácil de identificar quando estão mal alinhados !

Não tive a oportunidade de conhecer instrumentos TOP , mas sei muito bem distinguir algumas coisas mais grosseiras !


Eliseumohr
Eliseumohr
Membro

Mensagens : 1314
Localização : pva do leste MT

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por allexcosta Seg 06 Ago 2012, 9:03 pm

LuCaSbass escreveu:^Como saber se o braço foi bem feito?

Com o braço relativamente reto, olho a junção braço/escala. Olho também pelos lados pra ver se há algum tipo de barriga ou depressão. Para saber que há alguma torção pressiono a primeira e última corda na primeira e última casas. Se o "relief" estiver diferente é indício de torção. Forço um pouco o braço pra ver o quanto a madeira cede, principalmente se for um 5 cordas. E depois uma inspeção geral.

Se os trastes foram bem colocados?

Olhando da ponte para o nut e vice-versa tento perceber imperfeições. Examino cada traste para ver se tem o topo quadrado, o que indicaria uma retífica mal feita, passo a mão nas bordas para identificar algum traste querendo pular, bato em cada traste com alguma ferramenta de metal para ver se algum está "batendo fofo" o que indica colocação ruim e toco em todo o braço procurando trastejamento e "dead spots".

E se o nut foi trocado?

Não há problema. O que deve se observar é como o nut assenta no slot, possíveis imperfeições que podem morder a corda e a força para se tocar na primeira casa deve ser similar à que se usa para tocar as outras.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54488
Localização : Terra

hiago_ar gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por Vazquez Seg 06 Ago 2012, 9:08 pm

Em ordem de importância:

1- Ergonomia e conforto
2- Som
3- Qualidade das madeiras
4- Qualidade do hardware

____________________________
Clubes: Clube SX #120 ; Jazz Bass Clube #69 ; Clube Staner #51 .
Vazquez
Vazquez
Membro

Mensagens : 458
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por allexcosta Seg 06 Ago 2012, 9:09 pm

Vazquez escreveu:3- Qualidade das madeiras

Como você analisa a qualidade das madeiras?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54488
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por Fernando Paes Seg 06 Ago 2012, 9:12 pm

eu analiso assim:

1° som (circuito Frequências Graves, Médias e Agudas se respondem bem)
2° Acabamento
3° confortabilidade

Very Happy

____________________________
Fernando Paes Lorena
Fernando Paes
Fernando Paes
Membro

Mensagens : 361
Localização : Pato Branco-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por lucochoa Seg 06 Ago 2012, 9:23 pm

Apenas como curiosidade, esses dias estava relendo uma de minhas revistas Cover Baixo com uma entrevista com o Chris Squire. Perguntaram a ele:

Chris, sua marca registrada é o baixo Rickenbacker 4001. O que te fez escolher esse instrumento?

CS: "Honestamente, só o escolhi na época só porque gostei do visual dele. Mas acabou se tornando uma marca registrada minha realmente".
lucochoa
lucochoa
Membro

Mensagens : 112
Localização : Taquari, Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por allexcosta Seg 06 Ago 2012, 9:26 pm

^ Eu não me surpreenderia se ele nem soubesse a marca do baixo que toca...

Uma vez perguntaram ao Bernard Edwards que cordas ele usava, ao que ele respondeu:

"Não sei, vieram no baixo quando eu comprei ele 5 anos atrás."

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54488
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por lucochoa Seg 06 Ago 2012, 9:32 pm

Hahaha
lucochoa
lucochoa
Membro

Mensagens : 112
Localização : Taquari, Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por flauius Seg 06 Ago 2012, 9:34 pm

allexcosta escreveu:
"Não sei, vieram no baixo quando eu comprei ele 5 anos atrás."

Será que nem ferveu?

____________________________
Flávio FM
Oitava Abaixo (um dia fica pronto!)

flauius
Membro

Mensagens : 765
Localização : Belo Horizonte

http://8abaixo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por Masteles Seg 06 Ago 2012, 9:34 pm

Pelo som e peso!

Se estes dois quesitos me agradarem pode ser construido até de papel e com fita adesiva!

____________________________
Moacir Teles - Vocal, Contrabaixo e Gaita Diatônica - SALLADINE
Masteles
Masteles
Membro

Mensagens : 646
Localização : São Paulo

https://www.facebook.com/Arenatheband

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por CG Seg 06 Ago 2012, 9:38 pm

Masteles escreveu:Pelo som e peso!

Se estes dois quesitos me agradarem pode ser construido até de papel e com fita adesiva!

Voltastes da Deep Web? hahahahahahaahahah

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por enderbass Seg 06 Ago 2012, 10:03 pm

bom galera eu analiso assim
primeiro preço se for acima daquilo que posso comprar eu nem avalio depois verifico a pegada no braço se é macia e confortável
depois vejo as ferragens mesmo aqueles baixos de ferragens suspeitas (sem identificação do fabricante) é possivel observar se as ferragens vão dar problemas ja verifiquei baixo squier precision made in china na loja que tinha ferragens hiper vagabundas tarrachas com muito jogo e fazendo barulho na girada, percebo que muitos instrumentistas não prestam atençao nas tarrachas e na ponte, no entanto são peças fundamentais pra ter uma afinação precisa do instrumento.
Ruido se o instrumento apresentar ruido eu já nao quero, não consigo tocar instrumento com ruido mesmo que seja pequeno
Acabamento é um quesito fundamental pra vaidade do baixista, baixos com bom acabamentos brilha os olhos de qualquer pessoa isso faz bem ao instrumentista que fica todo orgulhoso.
por último a logomarca faço uma relação se vale a pena comprar um instrumento de marca desconhecida mesmo que bom mas, se um dia eu quiser vender não vou achar dono, melhor comprar um bom mas não tão bom mas que tenha preço de revenda, infelizmente a marca no brasil conta muito

enderbass
enderbass
Membro

Mensagens : 246
Localização : Goiânia, Go

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por Fabio Linhares Seg 06 Ago 2012, 10:05 pm

Tudo falácia....

O certo é tirar umas fotos, postar no forum e criar um tópico: esse baixo é bom?

Pronto
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por Eliseumohr Seg 06 Ago 2012, 10:13 pm

Kkkkkkkk point
Eliseumohr
Eliseumohr
Membro

Mensagens : 1314
Localização : pva do leste MT

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por allexcosta Seg 06 Ago 2012, 10:24 pm

Fabio Linhares escreveu:O certo é tirar umas fotos, postar no forum e criar um tópico: esse baixo é bom?

Melhor resposta.

Ouro pra você!!!!

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Medalha+de+Ouro

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54488
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por CG Seg 06 Ago 2012, 10:30 pm

Fabio Linhares escreveu:Tudo falácia....

O certo é tirar umas fotos, postar no forum e criar um tópico: esse baixo é bom?

Pronto

claps

Fatality!!!!!

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por Zubrycky Seg 06 Ago 2012, 10:33 pm

Fabio Linhares escreveu:Tudo falácia....

O certo é tirar umas fotos, postar no forum e criar um tópico: esse baixo é bom?

Pronto

Ou, melhor ainda, o certo seria criar um tópico perguntando se esse baixo em questão é melhor do que o SX... jocolor notme dancetroll

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19024
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por Fabio Linhares Seg 06 Ago 2012, 10:48 pm

De preferencia na sessao Perguntas para Alex Costa, auahuahuahaahuhu
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por Craftsman Seg 06 Ago 2012, 10:53 pm

Zubrycky escreveu:
Ou, melhor ainda, o certo seria criar um tópico perguntando se esse baixo em questão é melhor do que o SX... jocolor notme dancetroll

point
Craftsman
Craftsman
Membro

Mensagens : 2040
Localização : Rio de Janeiro

http://frateralexander.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por Daniel PM Seg 06 Ago 2012, 10:55 pm

allexcosta escreveu:
Uma vez perguntaram ao Bernard Edwards que cordas ele usava, ao que ele respondeu:

"Não sei, vieram no baixo quando eu comprei ele 5 anos atrás."

affraid Ri Muito
Daniel PM
Daniel PM
Membro

Mensagens : 181
Localização : Campina Grande PB

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por herrero Seg 06 Ago 2012, 11:46 pm

pela cegueira que dá quando quero comprar um baixo de uma certa marca ou modelo! eu fico ansioso, se eu tiver a grana compro logo online e fico falando pra mim mesmo - Preocupa não!voce vai dar sorte este vai vim perfeito!

herrero
Membro

Mensagens : 305
Localização : NYC

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por Sapão¹³ Ter 07 Ago 2012, 12:08 am

Penso como a maioria aki... O som tem que soar agradável, procuro ver estado do corpo/braço/componentes e a qualidade do material utilizado...

Por falar nisso, to até querendo trocar meu Yamaha num SX SJB75...
Ow Allex, num quer vender seu SX Stingray não???
Vai que cola kkkkkkkkkkkkkkkkk

____________________________
https://www.facebook.com/sapao13 "O cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um"
Sapão¹³
Sapão¹³
Membro

Mensagens : 354
Localização : Contagem, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por Cid Ter 07 Ago 2012, 1:09 am

Marca é importante? É, dependendo da marca pode se até comprar de olhos fechados que é certeza de o baixo ser bem construido... mas de qualquer forma é sempre bom conferir detalhes como:

Trastes, se não estão saltando, arranhando a mão em algum ponto... já peguei um baixo de marca que se eu tocasse meia hora com ele era capaz de sangrar mminha mão de tanto que o traste estava fora...

É importante ter noção de regulagem pra não ter dúvida se o braço está ok, se o tensor está funcionando bem... sempre quando vou testar um baixo com intenção de compra eu regulo ele na loja mesmo, tensor e ponte, peço uma chave e mando ver....

Tocar todas as notas em toda a extensão do braço é importante pra saber também se não há algum incômodo trastejamento em alguma casa da escala necessitando assim de um trabalho mais delicado com um luthier...

Peso pra mim é outro ponto fundamental...

O resto é gosto como timbre, madeira, top e etc...



Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por Vazquez Ter 07 Ago 2012, 1:37 am

allexcosta escreveu:
Vazquez escreveu:3- Qualidade das madeiras

Como você analisa a qualidade das madeiras?

Mesmo sabendo que a mesma madeira pode variar de qualidade, prefiro comprar um baixo feito em Ash do que um feito de Basswood, talvez eu tenha me expressado errado, o certo seria "Se a madeira é de minha preferência".

____________________________
Clubes: Clube SX #120 ; Jazz Bass Clube #69 ; Clube Staner #51 .
Vazquez
Vazquez
Membro

Mensagens : 458
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por ct.colela Ter 07 Ago 2012, 2:02 am

Primeiro eu raspo a tinta do baixo para ver se a seladora usada é de boa qualidade
depois uso um paquimetro em todo o contorno do instrumento para garantir que as medidas externas estejam precisas
Eu retiro o ultimo traste e envio para um laboratorio na carolina do norte EUA onde este traste é derretido e analizado em um microscopio atomico assim sei qual porcentagem de impurezas contidas no metal
depois desses itens checados eu raspo a madeira dentro da cavidade da eletrica dependendo do cheiro da madeira sei determinar de qual floresta ela foi extraida e isso é realmente muito importante para minha compra
As cordas eu geralmente tiro fotos bem detalhadas do enrolamento e das bolinhas e envio por email para que o fabricante me informem o ano em que foram feitas pois cordas novas tem som melhor
Não me importa preço ,cor,marca,pais de origem nem se tem som bom
o que me importa é se os itens que citei estiverem nos meus padroes de exigencia
ai sim eu compro o instrumento

____________________________
Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por Laysson Ter 07 Ago 2012, 2:17 am

Minha primeira compra, eu fui com um amigo meu que é baixista profissional e mais experiente. Pedi pra ele testar e falar se eram bons baixos ou não. E aí quando tinha umas cinco opções de modelos diferentes, escolhi o que gostei mais e que ficava adequado com o dinheiro que eu tinha.

Depois de ter acesso a internet, passei a ler e pesquisar bastante. Aqui no fórum, que é uma boa fonte de pesquisa, olho se as opiniões de quem posta normalmente batem com as minhas em se tratando de instrumentos que já conheço e com isso tenho um ponto de partida caso algum baixo me chame a atençlão.

Como não sou um testador de muitos instrumentos, eu associo o fato de ser bom com o fato de eu gostar do baixo. Vejo se é um baixo bonito, que me da vontade de comprar. Minha melhor situação de teste é ficar com o baixo por alguns dias, emprestado. Em loja por ser algo rápido e quase sempre os baixos tem péssima regulagem, não me sinto muito confortável. Nesse caso, só se tiver aguçado bastante a vontade de testar depois de ler opiniões a respeito.

Não tenho tanta perícia em analisar acabamentos, mas geralmente me chamam atenção cantos vivos e com erros grosseiros na pintura. Na primeira vez que pego o instrumento, pelo tato, procuro perceber se não há cantos muito ressaltados na escala, evitando a sensação de que o braço é quadrado. É bem melhor se as mãos deslizarem tranquilamente, sem trastes com cantos que arranham. Na tocabilidade, procuro conforto e fácil adaptação em minhas mãos. Gosto de braços finos e com espaçamento curto na região da ponte, de preferência com a pegada macia. Se a digitação for rápida e bem fácil, sem trastejamentos que impeçam a nota de soar, o braço está ótimo. Testando o baixo ligado, procuro o que ele me oferece de som. Entendo como qualidade a facilidade em chegar a um timbre que eu gosto. Isso independe de versatilidade. Soando bem tanto sozinho quanto com a banda, melhor ainda. De ferragens, não tenho muitos critérios pra observar. Geralmente verifico se as oitavas estão reguladas e se a afinação se manteve depois de um tempo. Quanto a marcas, é raro ver ferragens de marca nos instrumentos que tenho mais contato, a maioria são chinesas e não possuem logo aparente.

Em resumo, um baixo bom, é um instrumento em que toco por horas sem a menor vontade de parar.
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por Ixra Ter 07 Ago 2012, 7:54 am

Nem sou profundo conhecedor das minúcias de construção e hardware. Vou aprendendo, mas por enquanto faço assim:

1. Estética - é o primeiro quesito, o "cartão de visita" do baixo. Se achar o baixo feio, não irei me sentir bem com ele nos palcos.
.
2. Especificações técnicas: Tento ver se tem algo que eu conheça ou, se não conheço, que pelo menos eu saiba que é aceito como bom pela maioria dos músicos - pra quem não conhece muito, isso também ajuda. Por exemplo: Na descrição diz que o bass tem Captadores EMG, ponte gotoh, etc.
.
3. Peso (Kg - muito pesado ou muito leve eu descarto.), acabamento (se não tem nada do tipo "descolado" ou madeiras que parecem bolacha waffer, pintura tosca, rebarbas, folgas, material enferrujado, etc), e conforto/tocabilidade (principalmente do braço. Meus dedos são pequenos, então procuro baixos com braço mais fino e de largura vertical razoável (não sei o termo exato, mas quando disse "largura vertical do braço", me refiro ao tamanho do braço entre as corda G e E - no caso dos de 4 cordas -, desde o nut até a última casa (a de sonoridade mais aguda). Aliás, só toco os de 4 dordas, por enquanto).
.
4. Aí ligo o bichinho e vejo as opções de regulagem de timbre (knobs, chave, se tiver) e a resposta destes Knobs/chave - nada muito técnico, só uso o ouvido mesmo. Mais ou menos assim: se girei metade do botão e não alterou quase nada no som, já parto pra outro bass. Aqui também tento observar (com o ouvido) o "peso" do som que o baixo empurra e a resposta quando toco uma nota grave e uma aguda - se há muita divergência de resposta.
.
5. Mando umas linhas em pizzicato, outras em Slap, enfim... faço um som com o instrumento pra finalizar meu pequeno teste.

Enquanto não fico fera igual a alguns foristas aqui, que manjam de madeiras, hardware, etc... é assim que analiso a qualidade de um instrumento pra mim. Very Happy

____________________________
Ixra - Banda Euphúria - Osasco/SP - > www.euphuria.com.br

Ixra
Membro

Mensagens : 464
Localização : São Paulo

https:// https://www.facebook.com/israelantonini

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por Tarcísio Caetano Ter 07 Ago 2012, 8:42 am

allexcosta escreveu:
Fabio Linhares escreveu:O certo é tirar umas fotos, postar no forum e criar um tópico: esse baixo é bom?
Melhor resposta.
Ouro pra você!!!!
Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Medalha+de+Ouro
Agora é que a coisa f***u de vez... Mad
(PS: ia deixar sem a imagem, mas perderia o sentido.)

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por Masteles Ter 07 Ago 2012, 8:57 am

CG escreveu:
Masteles escreveu:Pelo som e peso!

Se estes dois quesitos me agradarem pode ser construido até de papel e com fita adesiva!

Voltastes da Deep Web? hahahahahahaahahah

SIm! Vivo estou!

____________________________
Moacir Teles - Vocal, Contrabaixo e Gaita Diatônica - SALLADINE
Masteles
Masteles
Membro

Mensagens : 646
Localização : São Paulo

https://www.facebook.com/Arenatheband

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por NeyBass Ter 07 Ago 2012, 9:01 am

Analisar a qualidade para mim é: conhecer a madeira da construção em geral, hardware, elétrica, tocabilidade, acabamento.

Agora se eu for comprar, dou aquela olhada geral no acabamento, testo o bichão pra ver se a tocabilidade e o som me agrada, se esses fatores me completarem, qual é a madeira, ou o logo que vem no head?... é o de menos. (porém isso é gosto pessoal).
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por Fred Calhau Ter 07 Ago 2012, 9:47 am

Som, som , som e som. pra mim é o que importa.
Fred Calhau
Fred Calhau
Membro

Mensagens : 102
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por zanforlin Ter 07 Ago 2012, 9:56 am

Ah, complementando... eu sempre testo o som do baixo desplugado...
zanforlin
zanforlin
Membro

Mensagens : 536
Localização : Belo Horizonte

http://www.planetagear.com.br - comunidade para músicos

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por Edu Fettermann Ter 07 Ago 2012, 10:02 am

Não manjo nada de madeira e elétrica, então minha avaliação é bem simples. Faço nesta ordem:

> Vejo se o visual do baixo me agrada. Se agradar, vou para o próximo passo;
> Toco o baixo. Se o som me agradar, próxima etapa;
> Vejo a tocabilidade e o conforto do baixo; se me entender legal com ele, último passo;
> Presto atenção no acabamento (pintura, se não há nenhuma falha grosseira visível, essas coisas).

É claro que existe exceções, mas geralmente é assim.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por CG Ter 07 Ago 2012, 10:14 am

Vazquez escreveu:

Mesmo sabendo que a mesma madeira pode variar de qualidade, prefiro comprar um baixo feito em Ash do que um feito de Basswood, talvez eu tenha me expressado errado, o certo seria "Se a madeira é de minha preferência".

Só para entender,

Você prefere um Groovin igual esse em ash:
Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 7228

do que um MusicMan igual a esse em Basswood?
Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Music-man-bongo

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por lcs. Ter 07 Ago 2012, 10:45 am

Eu não consigo analisar qualidade de instrumentos direito. Isso é extremamente subjetivo. O que posso dizer com certeza é que alguns instrumentos, com os quais me encaixo mais, parecem de qualidade. Pelo menos para mim. Sou muito leigo no assunto...

Se eu tocar, dar uma olhada na madeira, achar o som bacana e nenhuma peça ou qualquer outra coisa do instrumento se quebrar por motivo nenhum... posso dizer que acho que o som é legal! Mas não posso dizer que qualidade é uma coisa que vejo na hora. Eu sempre acabo refinando ou mudando minha opinião depois de um bom tempo tocando ele (quando digo bom tempo, falo de mais de 6 meses, no mínimo). Sou bem lesado com essas coisas What a Face

Não considero muito a aparência, sinceramente. Aparência não é sinônimo de qualidade. Se o som for legal e o instrumento for robusto, consistente, o visual é meramente secundário (apesar de serem os instrumentos bonitos para meus olhos que me chamam a atenção numa prateleira).

Não dá pra mentir que antes de eu testar um instrumento, eu sempre dou uma olhada no headstock. Mas eu andei quebrando as pernas e me livrando desse meu preconceito. Comprei uma guitarra faz algum tempo, uma Fender mexicana, e já tinha uma Squier aqui em casa. A Squier não fica em nada abaixo. Outro dia eu fui testar umas semi-acústicas. Fui de cara numa Epiphone, depois pulei pra uma Tagima, e por fim peguei uma Condor. A Epiphone foi legal, e só; a Tagima eu não gostei, achei bem fraco o som dos captadores; e a Condor matou a pau: a melhor pegada e o melhor som entre as 3! E a mais barata, ainda por cima. Acredito que com baixos seja a mesma coisa, apesar de eu não ter feito a experiência.
lcs.
lcs.
Membro

Mensagens : 359
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por NeyBass Ter 07 Ago 2012, 10:47 am

eu creio que a escolha da madeira do corpo é mais rigorosa no caso de um acabamento natural, tem umas madeiras mais bonitas outras menos, mas em termos de som acho imperceptível o resultado, ainda mais quando se está numa banda com o som de todos instrumentos juntos, em um P.A. por exemplo, acho difícil alguém ouvir e dizer: "Esse baixo é de Ash, ou, Basswood".
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por peter.forc Ter 07 Ago 2012, 11:08 am

Sem dúvida, o fórum foi muito importante para me auxiliar a melhor avaliar a qualidade do instrumento, mas, particularmente, hoje eu avalio primeiramente o conforto (não era assim antes, não...).
Se passar nesse quesito, avalio qualidade do som (para isso, sempre que possível, tento plugar o baixo em dois ou três amps distintos).
Em terceiro lugar é dar uma olhada geral na colocação das peças e ver se não tem nenhuma "lambança" mais grave.
Mas se tenho a possibilidade, levo o instrumento para um luthier conhecido fazer tb uma avaliação. Claro, isso nem sempre é possível...

Mas a marca do instrumento pode ser importante para uma triagem inicial, básica, sem dúvida. Não acho isso errado. Aliás, é comum com alguns outros bens, onde procuramos marcas nas quais confiamos como um parâmetro inicial de escolha. Marcas com as quais tivemos problemas anteriormente, tb acho isso natural, são colocadas em segundo plano. É como eu procedo.

peter.forc
peter.forc
Membro

Mensagens : 1056
Localização : Banânia

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por thorian-maskier Ter 07 Ago 2012, 11:23 am

1. Som que eu goste
2. Comforto
3. Acabamento
4. HEADSTOCK (explanarei)

Eu realmente olho para a marca do bass. Não costumo comprar de luthier pq na revenda desvaloriza muito, e como para mim tocar é apenas um hobbie eu penso na possibilidade de vender um dia o que já tenho. Mas olho a marca não medindo se é top ou não, e sim se tem valor que me agrada.

Se eu ver um Ibanez que o som me agrade, que seja confortavel e que me agrade visualmente e, na mesma faixa de preço, ver um Fender que não me agrade tanto nesses quesitos e estiverem na mesma faixa de preço, levo o Ibanez.

____________________________
"Eu tenho certeza que é!! Cara visionário, audacioso... o Hans Donner do design baixístico!" edumerino sobre o designer do MM Bongo - Clube dos Nerds, Geeks e Afins #55 - Clube Ibanez #59
Myspace Grimriot # TNB Grimriot # Facebook Grimriot # Twitter Grimriot # Reverbnation Grimriot
thorian-maskier
thorian-maskier
Membro

Mensagens : 779
Localização : Porto Alegre - RS

http://www.myspace.com/thegrimriot

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por Craftsman Ter 07 Ago 2012, 12:23 pm

Alguém ai chega a priorizar o valor de revenda ?
Craftsman
Craftsman
Membro

Mensagens : 2040
Localização : Rio de Janeiro

http://frateralexander.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como você analisa a qualidade de um instrumento? - Página 2 Empty Re: Como você analisa a qualidade de um instrumento?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos