Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Consumo consciente e Sustentabilidade

+5
Cayo Castro
Vinícius Andrade Pinto
Tarcísio Caetano
allexcosta
Carlos Diego
9 participantes

Ir para baixo

Consumo consciente e Sustentabilidade Empty Consumo consciente e Sustentabilidade

Mensagem por Carlos Diego Sex Dez 21, 2012 9:08 am

Olá a todos,

Sempre pesquisei sobre sustentabilidade, transportes sustentáveis, meios de vida alternativos, culturas, consumismo, até a sociedade alternativa do Raul e do Paulo Coelho.

Como acabei criando uma certa amizade cibernética com o pessoal daqui, gostaria de saber se alguém daqui adota ou já tentou adotar algumas coisas, como por exemplo:

Reciclagem
Transporte Sustentável (Caminhada, Bike)
Consumo Consciente (Você compra 1 tênis e usa até acabar, fecha a torneira pra escovar os dentes, conserta objetos ao invés de trocá-los, roupa é para uso e não um complexo artigo da moda, apaga a luz ao sair do cômodo, analisa a procedência do produto, alguns exemplos apenas)
Prá quem é de SP, como você interpretou a decisão dos supermercados deixarem de fornecer sacolas plásticas?
Em resumo, você pensa em um planeta para os seus filhos e netos?

Lembrando que não estou "pregando" nada, não faço muita coisa disso, apenas estou pesquisando sobre esse assunto que me interessa bastante e quero saber dicas e relatos de quem já pensou sobre o assunto.

PS: Sustentabilidade pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras

____________________________
Clube Squier #055 / Clube do Apego #044 / Clube dos Baixistas de Peso #005
Carlos Diego
Carlos Diego
Membro

Mensagens : 491
Localização : Botucatu

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo consciente e Sustentabilidade Empty Re: Consumo consciente e Sustentabilidade

Mensagem por Carlos Diego Sex Dez 21, 2012 9:18 am

Bom, minhas experiências:

Reciclagem: esbarro na falta de apoio da cidade, pois não adianta eu separar tudo e tudo ir para o mesmo lixão, mas acho a reciclagem a melhor forma de reaproveitar tudo, gerar emprego, e termos produtos tão eficientes quanto outros que não são reciclados. No mundo das bikes tem as Eco-bikes, que a galera junta peças que as pessoas não usam mais e montam bikes e doam as crianças da cidade, isso também funcionaria com baixos, uns tem tarrachas, outros pontes, é uma outra forma de reciclagem e incentivo a música, seriam os Eco-Baixos??

Transporte Sustentável: Adoro Bicicletas, participei de Bicicletadas, acompanho as matérias, a maioria de atropelamento, infelizmente, na tv. Seria interessante as empresas terem um vestuário com chuveiro e incentivar quem usa bike, pois eu trabalho de camisa branca, e aqui não tem chuveiro, no calor do brasil complica por esse lado, mas apóio a idéia e tô tentando achar meios de entrar de cabeça nesse meio de transporte.

Sobre as sacolinhas, acho elas desnecessárias, porém como tudo envolveu muita política, acabou ficando estranho. Acho que deve haver uma reeducação da população, e não simplesmente tirar do nada.

O Consumo consciente não combina com G.A.S .... Ae é complicado, somos inundados de propagandas e produtos novos cada vez melhores, como celulares e computadores, vc compra um e 2 dias depois sai um modelo atual, é complicado. As questões de agua e energia sempre acompanho, enfim, estou tentando me corrijir aos poucos.

____________________________
Clube Squier #055 / Clube do Apego #044 / Clube dos Baixistas de Peso #005
Carlos Diego
Carlos Diego
Membro

Mensagens : 491
Localização : Botucatu

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo consciente e Sustentabilidade Empty Re: Consumo consciente e Sustentabilidade

Mensagem por allexcosta Sex Dez 21, 2012 9:30 am

Sinceramente, acho a maioria dessas coisas uma grande frescura.

Se houvesse o mínimo de vontade política não existiria carro a gasolina faz muito tempo.

Plástico destrói muito mesmo, mas vários tipos são recicláveis. Odiava levar sacola retornável ao supermercado quando estava em BH. Um dia de uma empresa dessas do ABC deve poluir mais que todo mundo em SP usando saco plástico durante um mês.

Desligar a torneira quando não se está usando é o mínimo do bom senso, mas não vou deixar de tomar um banho quente demorado se estiver cansado e com dor nas costas.

O governo precisava controlar a Amazônia, patrulhar o mar territorial, colocar crianças na escola, levar saneamento aos lugares, etc, antes de se preocupar com essas coisas.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo consciente e Sustentabilidade Empty Re: Consumo consciente e Sustentabilidade

Mensagem por Tarcísio Caetano Sex Dez 21, 2012 9:47 am

Posso estar falando uma tremenda besteira, mas sempre que me deparo com este tipo de assunto, seja em que lugar for, penso em uma coisa só: educação.

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo consciente e Sustentabilidade Empty Re: Consumo consciente e Sustentabilidade

Mensagem por Vinícius Andrade Pinto Sex Dez 21, 2012 9:59 am

allexcosta escreveu:Sinceramente, acho a maioria dessas coisas uma grande frescura.

Se houvesse o mínimo de vontade política não existiria carro a gasolina faz muito tempo.

Plástico destrói muito mesmo, mas vários tipos são recicláveis. Odiava levar sacola retornável ao supermercado quando estava em BH. Um dia de uma empresa dessas do ABC deve poluir mais que todo mundo em SP usando saco plástico durante um mês.

Desligar a torneira quando não se está usando é o mínimo do bom senso, mas não vou deixar de tomar um banho quente demorado se estiver cansado e com dor nas costas.

O governo precisava controlar a Amazônia, patrulhar o mar territorial, colocar crianças na escola, levar saneamento aos lugares, etc, antes de se preocupar com essas coisas.

Concordo 100%.

____________________________
Vinícius - Baixista da banda Dama Elétrica
Clube Fender #115 l Clube Baixistas do Rio de Janeiro #023 l Clube do Blues #39
Clube dos amantes só das 4 cordas #044 l Clube do Precision Bass # 030 l Clube SX #091
Vinícius Andrade Pinto
Vinícius Andrade Pinto
Membro

Mensagens : 198
Localização : Rio de Janeiro

http://www.damaeletrica.com

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo consciente e Sustentabilidade Empty Re: Consumo consciente e Sustentabilidade

Mensagem por Cayo Castro Sex Dez 21, 2012 10:10 am

allexcosta escreveu:Sinceramente, acho a maioria dessas coisas uma grande frescura.

Se houvesse o mínimo de vontade política não existiria carro a gasolina faz muito tempo.

Plástico destrói muito mesmo, mas vários tipos são recicláveis. Odiava levar sacola retornável ao supermercado quando estava em BH. Um dia de uma empresa dessas do ABC deve poluir mais que todo mundo em SP usando saco plástico durante um mês.

Desligar a torneira quando não se está usando é o mínimo do bom senso, mas não vou deixar de tomar um banho quente demorado se estiver cansado e com dor nas costas.

O governo precisava controlar a Amazônia, patrulhar o mar territorial, colocar crianças na escola, levar saneamento aos lugares, etc, antes de se preocupar com essas coisas.

Cayo Castro

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo consciente e Sustentabilidade Empty Re: Consumo consciente e Sustentabilidade

Mensagem por cvmoretti Sex Dez 21, 2012 10:21 am

allexcosta escreveu:Sinceramente, acho a maioria dessas coisas uma grande frescura....

concordo 100% as vezes fico imaginando a ecologia burra que fazemos... pra mim esse exemplo da sacolinha de super mercado é uma prova de que ecologia hoje é uma industria hoje.

Se hoje aqui no brasil vc for comprar um carro hibrido vc vai pagar muito mais caro que um carro a gasolina comum...
mesmo tendo o Fusion hibrido, vc só recuperaria o investimento em um carro hibrido em uns 500000km, então para que ter um carro hibrido hoje? só para falar que vc esta ajudando o meio ambiente?

isso é uma prova que dá dinheiro investir em produtos "ecológicos"
cvmoretti
cvmoretti
Membro

Mensagens : 716
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo consciente e Sustentabilidade Empty Re: Consumo consciente e Sustentabilidade

Mensagem por CG Sex Dez 21, 2012 10:57 am

allexcosta escreveu:Sinceramente, acho a maioria dessas coisas uma grande frescura.

Se houvesse o mínimo de vontade política não existiria carro a gasolina faz muito tempo.

Plástico destrói muito mesmo, mas vários tipos são recicláveis. Odiava levar sacola retornável ao supermercado quando estava em BH. Um dia de uma empresa dessas do ABC deve poluir mais que todo mundo em SP usando saco plástico durante um mês.

Desligar a torneira quando não se está usando é o mínimo do bom senso, mas não vou deixar de tomar um banho quente demorado se estiver cansado e com dor nas costas.

O governo precisava controlar a Amazônia, patrulhar o mar territorial, colocar crianças na escola, levar saneamento aos lugares, etc, antes de se preocupar com essas coisas.

(3)

A história das sacolinhas em particular eu acho absurda... Vamos levar em consideração que cada sacolinha custe para a supermercado R$0,05 e que cada compra uma pessoa use 10 sacolinhas. vamos supor que em um Hipermercado passem 5000 pessoas por dia em média. Isso gera um custo de R$75.000,00 por mes de gasto com sacolinhas fornecidas gratuitamente pelo supermercado. Vamos pegar um exemplo legal: o Hipermercado Extra possui 207 unidades espalhadas pelo Brasil, o não fornecimento de sacolinhas rende uma economia de R$15.000.000,00 por mês para eles.

Você acha que os caras estão preocupados com a ecologia e sustentabilidade?

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo consciente e Sustentabilidade Empty Re: Consumo consciente e Sustentabilidade

Mensagem por Carlos Diego Sex Dez 21, 2012 11:22 am

E a questão de consumo consciente, alguém aqui já pensou nisso algum dia, tipo, eu não preciso disso, portanto não vou comprar ... ou se tenho grana e achei bonito vou comprar, mesmo que não use?

Interessante a opinião de cada um, é mais legal postar aqui e saber a opinião de vocês do que num fórum de sustentabilidade que todo mundo pensa num mesmo sentido.

Abraço a todos!!!!

____________________________
Clube Squier #055 / Clube do Apego #044 / Clube dos Baixistas de Peso #005
Carlos Diego
Carlos Diego
Membro

Mensagens : 491
Localização : Botucatu

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo consciente e Sustentabilidade Empty Re: Consumo consciente e Sustentabilidade

Mensagem por Fernando Zadá Sex Dez 21, 2012 11:55 am

Eu levo lixo pra reciclar, procuro não consumir sem necessidade e sigo vários procedimentos para evitar desperdício mas sem ser xiita.
Acho que é mesmo uma questão de educação e ocasião.
Já tive fase radical e quando abri a escoal fiz neutralização de carbono e etc mas hoje sou mais relax.
Assim como o Allex acredito que tem horas que preciso esticar o banho ou cometer qualquer outro desperdício mas faço de forma consciente e por opção. Lixo acho punk moro em casa e vejo nas casas vizinhas montes de sacos e o meu é mirradinho quando junta pra pegar duas vezes na semana!! rssss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo consciente e Sustentabilidade Empty Re: Consumo consciente e Sustentabilidade

Mensagem por cvmoretti Sex Dez 21, 2012 12:41 pm

Concordo nesse aspecto de lixo...

Conheço famílias que para não ter trabalhos em lavar copos, só utilizam copos descartáveis... imagina o quanto de lixo uma família dessa não deve produzir...
cvmoretti
cvmoretti
Membro

Mensagens : 716
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo consciente e Sustentabilidade Empty Re: Consumo consciente e Sustentabilidade

Mensagem por Carlos Diego Sex Dez 21, 2012 12:56 pm

Fernando Zadá escreveu:Eu levo lixo pra reciclar, procuro não consumir sem necessidade e sigo vários procedimentos para evitar desperdício mas sem ser xiita.
Acho que é mesmo uma questão de educação e ocasião.
Já tive fase radical e quando abri a escoal fiz neutralização de carbono e etc mas hoje sou mais relax.
Assim como o Allex acredito que tem horas que preciso esticar o banho ou cometer qualquer outro desperdício mas faço de forma consciente e por opção. Lixo acho punk moro em casa e vejo nas casas vizinhas montes de sacos e o meu é mirradinho quando junta pra pegar duas vezes na semana!! rssss

Legal, na minha cidade não tem essa coleta seletiva, tem umas pessoas que pegam a parte que interessa e revendem, mas eles tem que ficar "fuçando" lixo por lixo.

A neutralização pelo que pesquisei aqui no google, pois não conhecia esse termo até agora, é o plantio de árvores? Como você praticava isso, alguma meta, objetivo?

To aprendendo bastante aqui .... Very Happy

____________________________
Clube Squier #055 / Clube do Apego #044 / Clube dos Baixistas de Peso #005
Carlos Diego
Carlos Diego
Membro

Mensagens : 491
Localização : Botucatu

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo consciente e Sustentabilidade Empty Re: Consumo consciente e Sustentabilidade

Mensagem por allexcosta Sex Dez 21, 2012 1:31 pm

cvmoretti escreveu:Conheço famílias que para não ter trabalhos em lavar copos, só utilizam copos descartáveis... imagina o quanto de lixo uma família dessa não deve produzir...

Já vivi assim...

Trabalhava 16 horas por dia. Dentro de casa, copos, pratos e talheres eram descartáveis.
Tinha 4 calças jeans idênticas, uns 30 pares de meias e 30 cuecas. Camisa comprava 3 por 1.99 no WalMart, usava e jogava fora.
Lavava roupa uma vês por mês. Época boa...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo consciente e Sustentabilidade Empty Re: Consumo consciente e Sustentabilidade

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Dez 22, 2012 11:29 am

Carlos Diego escreveu:

Legal, na minha cidade não tem essa coleta seletiva, tem umas pessoas que pegam a parte que interessa e revendem, mas eles tem que ficar "fuçando" lixo por lixo.

A neutralização pelo que pesquisei aqui no google, pois não conhecia esse termo até agora, é o plantio de árvores? Como você praticava isso, alguma meta, objetivo?

To aprendendo bastante aqui .... Very Happy

Mesmo quando morava em sp Perdizes separava e levava a pé no Parque da Agua Branca que tem coleta seletiva.
É só questão de hábito.

Fiz com uma ong especializada nisso e calculei o impacto ambiental da abertura e funcionamento da escola durante um ano e o quanto deveria plantar de arvores pra compensar esse impacto no meio ambiente e a ong fazia isso utilizando mão de obra local e em áreas onde é necessário.
Foi uma experiência interessante e consegui levar isso pro restaurante onde toco. Tava na moda!!! Rsssss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo consciente e Sustentabilidade Empty Re: Consumo consciente e Sustentabilidade

Mensagem por cvmoretti Dom Dez 23, 2012 3:00 am

Fernando Zadá escreveu:
Mesmo quando morava em sp Perdizes separava e levava a pé no Parque da Agua Branca que tem coleta seletiva.
É só questão de hábito.

Fiz com uma ong especializada nisso e calculei o impacto ambiental da abertura e funcionamento da escola durante um ano e o quanto deveria plantar de arvores pra compensar esse impacto no meio ambiente e a ong fazia isso utilizando mão de obra local e em áreas onde é necessário.
Foi uma experiência interessante e consegui levar isso pro restaurante onde toco. Tava na moda!!! Rsssss

Quando vc fez esse lance de neutralizar as emissões de carbono, vc utilizava isso como propaganda de alguma forma? ou vc fazia por consciência ambiental?

pergunto pois acho interessante uma época que tinha propagandas sobre créditos de carbono, empresas que neutralizavam emissões. Que na minha opinião faziam um marketing bem efetivo por ser sobre um assunto que sempre está em evidência.
cvmoretti
cvmoretti
Membro

Mensagens : 716
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo consciente e Sustentabilidade Empty Re: Consumo consciente e Sustentabilidade

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Dez 23, 2012 10:38 am

Há uma contradição de fundo aqui... Nossa sociedade é Capitalista, rege-se pelo lucro, lucro esse gerado pelo consumo.
Por conseguinte, "consumo consciente" é apenas um eufemismo para consumo. No fundo, muda pouca coisa....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo consciente e Sustentabilidade Empty Re: Consumo consciente e Sustentabilidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos