Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Degraus para Aprender

+4
Edão
Kalingth
allexcosta
LDCDYCB
8 participantes

Ir para baixo

Degraus para Aprender  Empty Degraus para Aprender

Mensagem por LDCDYCB Dom Out 05, 2014 11:47 am

Pessoal qual seria a sequencia correta para alguém que esta aprendendo a tocar ?

EX : fazer primeiro exercícios de pizzicato, aprender escalas ,....

Por favor não percam seu tempo com xingamentos. OBG.

study study study study study study study study
LDCDYCB
LDCDYCB
Membro

Mensagens : 15
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Degraus para Aprender  Empty Re: Degraus para Aprender

Mensagem por allexcosta Dom Out 05, 2014 12:10 pm

O livro "Contrabaixo para leigos" segue uma sequência razoável.

Não permitimos palavrões no fórum, por favor mande o link com os xingamentos para que devidas providências sejam tomadas. Obrigado.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Degraus para Aprender  Empty Re: Degraus para Aprender

Mensagem por Kalingth Dom Out 05, 2014 1:11 pm

Como o Allex disse, esse livro é ótimo(pelo que eu ouvi falar). Mas, quando comecei, pesquisava tudo sozinho...

Eu comecei aprendendo pizzicato e reforçando a técnica, depois fui para escalas e tentei entender o conceito. Depois formação de acordes, intervalos e descobri um livro chamado Teoria Musical do grande mestre Bohumil Med.

Para você que está iniciando, uma boa forma de aprender seria dedicando 30% do tempo que estuda música para teoria e 70% para prática. Ps: Aprenda a usar metrônomo. É de grande utilidade.
Kalingth
Kalingth
Membro

Mensagens : 88
Localização : Petrópolis, Rj

Ir para o topo Ir para baixo

Degraus para Aprender  Empty Re: Degraus para Aprender

Mensagem por Edão Dom Out 05, 2014 1:32 pm

O Fernando Dada deu uma dica interessante no tópico dele sobre teoria musical: "5 minutinhos de exercícios de mecânica e técnica, 10 minutinhos aprendendo algo novo e o resto tocando coisas que curte. Aí no final revise o que mexeu de novo por 5 minutos e ta ok. Aí vai equilibrando isso e misturando assuntos."

Eu diria uns 15 a 20 minutos pra "mecânica", incluindo exercícios de digitação com a mão esquerda e velocidade pra mão direita, o mesmo tempo pra estudar a digitação de escalas. 30 minutos pra aprender alguma coisa e mais uns 20' ou mais tocando livremente.
Músicos profissionais tocam até 16h por dia em períodos de desenvolvimento de técnica.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1967
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Degraus para Aprender  Empty Re: Degraus para Aprender

Mensagem por pluís Dom Out 05, 2014 2:01 pm

Tente primeiro conhecer o braço do instrumento. Não se preocupe em apressar os assuntos. Não queira misturar vários assuntos,senão acaba não rendendo quase nada de nenhum deles.

Um livro que recomendaria sobre esse início seria; Digitações para o Baixo Elétrico do Sérgio Melazzo. É simples,mas para os primeiros degraus é de conteúdo importante.
Primeiro passo interessante acho que é esse: conhecer o braço do instrumento (além de postura das mãos direita e esquerda).
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

ras gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Degraus para Aprender  Empty Re: Degraus para Aprender

Mensagem por Edão Dom Out 05, 2014 3:44 pm

Estudar música concomitante a aprender a tocar um instrumento é fundamental.
Podes procurar um bom professor ou ser um autodidata "devorando" a literatura disponível sobre o assunto.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1967
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Degraus para Aprender  Empty Re: Degraus para Aprender

Mensagem por Kalingth Dom Out 05, 2014 7:51 pm

pluís escreveu:Tente primeiro conhecer o braço do instrumento. Não se preocupe em apressar os assuntos. Não queira misturar vários assuntos,senão acaba não rendendo quase nada de nenhum deles.

Um livro que recomendaria sobre esse início seria; Digitações para o Baixo Elétrico do Sérgio Melazzo. É simples,mas para os primeiros degraus é de conteúdo importante.
Primeiro passo interessante acho que é esse: conhecer o braço do instrumento (além de postura das mãos direita e esquerda).

É uma boa dica. Nunca tentar colocar a carroça antes dos bois.

Edão escreveu:Estudar música concomitante a aprender a tocar um instrumento é fundamental.
Podes procurar um bom professor ou ser um autodidata "devorando" a literatura disponível sobre o assunto.

Na minha opinião, autodidata ou com professor você tem que devorar livros. Complementam o que você aprende. Enriquece mais(minha opinião...).
Kalingth
Kalingth
Membro

Mensagens : 88
Localização : Petrópolis, Rj

Ir para o topo Ir para baixo

Degraus para Aprender  Empty Re: Degraus para Aprender

Mensagem por Edão Dom Out 05, 2014 11:01 pm

^ Podes crer. Livros nunca são demais. Digo isso mais naquela fase de aprendizagem musical básica, pois bem sabemos que a musicalidade é muito mais relacionada à prática do que à didática.
Mas, existem níveis e níveis de aprendizagem musical que podem estar associados a utilização de literatura ou não.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1967
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Degraus para Aprender  Empty Re: Degraus para Aprender

Mensagem por LuizFelipe.Jolo Seg Out 06, 2014 10:11 pm

o livro é top, eu comprei e chegou semana passada, vou começar a devorar ele, e tem muitos desenhos que não apenas tiram as dúvidas mas mata elas. Smile a ainda tem CD.
LuizFelipe.Jolo
LuizFelipe.Jolo
Membro

Mensagens : 40
Localização : Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Degraus para Aprender  Empty Re: Degraus para Aprender

Mensagem por refuse / resist Ter Out 07, 2014 7:14 pm

Bacana as dicas! To tentando pegar o "contrabaixo para leigos" em alguma livraria física, mas tá difícil de encontrar...
refuse / resist
refuse / resist
Membro

Mensagens : 561
Localização : Velho Continente

Ir para o topo Ir para baixo

Degraus para Aprender  Empty Re: Degraus para Aprender

Mensagem por Convidado Qua Out 08, 2014 10:26 am

Quando comecei a tocar, não tinha condições de pagar para fazer aulas. Ainda assim, acredito que é o melhor caminho. A evolução é muito mais rápida.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Degraus para Aprender  Empty Re: Degraus para Aprender

Mensagem por Kalingth Qua Out 08, 2014 3:45 pm

Henri-Q escreveu:Quando comecei a tocar, não tinha condições de pagar para fazer aulas. Ainda assim, acredito que é o melhor caminho. A evolução é muito mais rápida.

Henri disse tudo. Eu também não tinha bufunfa para isso e demorei um tempão para aprender as paradas...
Acredito que a iniciativa do Raphael Du Valle seja interessante...
Kalingth
Kalingth
Membro

Mensagens : 88
Localização : Petrópolis, Rj

Ir para o topo Ir para baixo

Degraus para Aprender  Empty Re: Degraus para Aprender

Mensagem por refuse / resist Sáb Out 11, 2014 12:27 am

Acabei encomendando na Cultura, vai demorar pelo menos uma semana pra chegar...
refuse / resist
refuse / resist
Membro

Mensagens : 561
Localização : Velho Continente

Ir para o topo Ir para baixo

Degraus para Aprender  Empty Re: Degraus para Aprender

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos