É possivel ser um Músico Profissional?

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por allexcosta em Qui Maio 21, 2015 10:36 am

CaQuinhO escreveu:Conheço esse genial argumento em outros debates

Vai ver é porque é verdadeiro. up

allexcosta
Administrador

Mensagens : 39324
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Maurício_Expressão em Qui Maio 21, 2015 10:49 am

Stormbringer escreveu:
Maurício_Expressão escreveu:...

Em resumo: a arte é pra corações solitários... Quem tem "dependentes" precisa de estabilidade.

Acredito nisso... Infelizmente. Pelo menos até o artista estar estabilizado economicamente. Afinal, mesmo no Brasil, temos artistas bem de vida.

Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 5902
Localização : Jacareí - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por CaQuinhO em Qui Maio 21, 2015 10:51 am

Sim, allex. ~Vai ver~
Até porque se uma maioria pensa dessa forma, eles não devem estar errados. Faz todo sentido!

Deixa esse papo pra outro post, não irei mais atrapalhar esse. Desculpem!


CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2012
Localização : Natal - RN

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por afonsodecampos em Qui Maio 21, 2015 11:04 am

Maurício_Expressão escreveu:...
O mesmo aconteceu com um amigo/irmão, formamos banda (três pessoas) na adolescência, sonhávamos viver de música, fazer sucesso, essas coisas. Mas todos os três casamos muito cedo e foi preciso correr atrás de algo mais concreto, que pagasse as contas. Ele foi o único que insistiu, formou outra banda, fez relativo sucesso aqui em Belém (o que não se traduziu em dinheiro), tocou e gravou fora (com gente renomada), alcançou o que queria.

Mas logo depois dos 30 viu que a gente (os outros dois) estávamos formados, com casa própria, carros, viagens, etc. Numa conversa de mesa de bar decidiu que ia correr atrás do "prejuízo". Correu e alcançou, pouco tempo depois e com muito esforço consegui se firmar no mercado de trabalho.

A diferença é que ele como músico não queria ser sidman, ensinar ou outra coisa parecida. Tinha um propósito juvenil de fazer sucesso com sua música, o que reduz drasticamente viabilidade dessa profissão, aí sim tem que contar com a sorte.

afonsodecampos
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 3858
Localização : Belém do Pará

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Kennynp em Qui Maio 21, 2015 11:46 am

Matheus Cid Bass escreveu:Olá, meus amigos...

Estou com essa dúvida. Acredito que todo Músico pensa ou já pensou em ganhar a vida com música.
(Entrar em uma banda,)...

Mas ouvi dizer que no Brasil é meio difício de acontecer... Isso é verdade? O que eu faço para viver de Música? (Estudo? Sorte? Dinheiro?tempo? investimento?)  
Tenho recursos para ser um Bom Músico, Mas tenho medo de me arrepender de todo o investimento que fiz por nada se eu me arriscar nisso e quebrar a cara depois. Sabendo que ṕoderia ter investido em outra coisa para minha vida.
Mas se existe uma forma de pelo menos ter estabilidade financeira e proficional, o que eu tenho de fazer hoje?

Obrigado, amigos...

Essa é a dúvida que assola a humanidade:

É como se perguntar ao menino que adora jogar futebol na ed. física, ou então ao adolescente que adora jogar video game, ou a menina que adora assistir filmes. Em ambos os casos, sim existe a possibilidade de ganhar a vida com isso (afinal é comum ver pessoas bem sucedidas na mídia), porém, conforme os comentários que já foram postados, muito além do talento e do esforço, vai da sorte.

Kennynp
Membro

Mensagens : 72
Localização : SC

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Marcondes_ em Qui Maio 21, 2015 3:14 pm

A pergunta me assombra um pouco, e as respostas também..

Ser músico profissional é uma coisa, se artista, é outra.. E ae, qual dos dois é o "viver de música" que estão falando?! Toda carreira profissional exige estudo, esforço, tempo, dinheiro, "Deus" "Sorte" etc etc etc.. Existem as oportunidades que nos batem a porta e aquelas que corremos atrás.. Sou considerado Desenvolvedor Sênior, e fiz os meus investimentos para tanto, mas conheço pessoas com mais diplomas e que talvez investiram e investem mais que eu, e que, ou é "fraca" ou o emprego/salário não está no nível que deveria.. e ae? Sorte? Eu aproveitei melhor as oportunidades, ou tive oportunidades melhores? Sou mais talentoso ou melhor reconhecido? E os dinossauros que ganham mais que eu, não manjam nada, trabalham pouco etc etc.. tem mais sorte que eu? Investiram mais, estudaram mais pra chegar lá?!

É td MTO relativo.. em qualquer área.. seja saúde, artes, exatas, humanas... Eu tenho amigos e familiares que "vivem de música", ou melhor, são "músicos profissionais".. estudaram, ralaram, investiram em suas carreiras, e tiveram suas oportunidades, qndo não, correram atrás.. Uma virou maestra de igreja, outro toca em casamentos e eventos, outro é instrumentista profissional contratado por bandas, outro arranjador e produtor musical, um outro tem estúdio.. e por aí vai..

Qndo comecei a mexer com HTML, e depois fiz curso de Informática, nunca imaginei que me tornaria especialista ".Net"... Achava que "Sênior" seria um título q eu receberia com 40 anos de idade, e se ficasse na mesma linguagem por no mínimo uma década.. Enfim.. fui de emprego em emprego, de oportunidade em oportunidade.. gosto do que faço, mas não quero "morrer" fazendo isso.. (aliás to estudando planos de "aposentadoria" hehehe)..

Se fizermos estatísticas, das profissões em ascendência, que possuem as melhores oportunidades em quantidade de vagas X salário.. será que, escolheríamos realmente oq somos vocacionados, oq gostamos?! Oq os números nos diriam como melhor ou pior... E, será que, tds chegariam ao mesmo patamar?!

O exemplo do jogador de futebol: tenho um amigo que jogava pra caramba.. era Zagueiro, e "não deu sorte" com olheiros.. percebeu que estava ficando velho pra "brilhar" no futebol, estudou Edu. F. e tals e hj trabalha para uma empresa de tecnologia de equipamentos para atletas.. e tá ganhando a maior grana! Talvez mais dq sonharia como jogador de futebol (excluindo a possibilidade de ganhar na loteria Messi Neymar)..

Não vou mentir que conheço músicos excepcionais que tão na... na vala... já tiveram seus altos, mas não "estabilidade"...

Voltando ao meu caso, fui dispensado do ML em janeiro por corte q teve, e tipo.. "caí pra cima" como diria o Cap. Nascimento, pois já queria sair e ir para uma oportunidade melhor (que era um fornecedor), e, cá estou!

Enfim...

Repito.. acho td mto relativo.. se gosta de música, quer "viver de música", acha que é sua vocação, vá e invista nisso.. estude, pratique.. enfim.. corra sua carreira.. se vc vai ser feliz, vai encontrar estabilidade, ser rico, famoso, etc etc etc.. é outra estória..

Ps: Quer uma dica?! Quer ganhar grana na Terra brasílis com música?! Faz um funk "criativo" e "audacioso", cante desafinado, lance no youtube... enfim.. siga o exemplo dos trocentos "MC's" que a globo leva no Esquenta! e no programa da Fátima..

Marcondes_
Membro

Mensagens : 600
Localização : Sampa/Franca-SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por RBORCARI em Qui Maio 21, 2015 3:29 pm

Povo,
cada opinião boa que se tem aqui, como é rico o viver de cada um...cada história.
claps  claps  claps  claps

eu nunca tive essa obsessão ser musico profissional, acho que me falta talento e dedicação pra isso, tenho minha "banda de garagem" que faz uns 6 shows por ano e sou muito feliz com isso...e minha patroa entende (tolera) e meus filhos adoram ver eu tocar (é porque não entendem muito ainda...rsrs)

hoje trabalho com logística para ter estabilidade na vida...

obs.: mas negar que nunca sonhei em ser um músico de "Monster of Rock / Hollywood Rock / Rock in Rio", isso já sonhei sim....rsrs

@Marcondes_ a historia dos MC's rachei de rir aqui, mas enfim é a realidade....rs

RBORCARI
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 372
Localização : Jundiaí

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por NeyBass em Qui Maio 21, 2015 3:59 pm

A verdade é: Chega um momento que todos precisam garantir o pão e o leite de cada dia, com isso muitas vezes os sonhos são deixados em segundo plano e são levados como um hobby. Parabenizo e admiro quem conseguiu transformar seu sonho em meio de vida e vive bem com isso.

Viver da própria arte, daquela coisa que vc pensa dia e noite, deve ser o máximo, imagino um jogar de futebol de um grande clube, jogar futebol é uma coisa que se faz por prazer até sem ganhar nada, imagina ganhando muito dinheiro.

Penso eu, amo meu baixo, um dia que passo sem tocar (mesmo em casa sozinho, sentado na cama) já me incomoda e sinto que está faltando algo. Imagina se eu pudesse ganhar dinheiro fazendo isso que faço por amor mesmo sem ganhar nada!!!  Na verdade nunca ganhei nada com música, alguns cachezinhos furrecos, no mais, só invisto sem esperar nada em troca.

Parabéns a galera que luta por isso, mas chega uma hora que se deve pensar na "melhor idade".

Um conselho que deixo para a garotada nova (se é que posso). Aproveita que é novo e corre atraz, luta, batalha, mas se ver que o tempo está passando e nada está adiantando, tente mudar para algo que lhe dará uma garantia de futuro, antes que seja muito tarde e não consiga mais.

NeyBass
Membro

Mensagens : 3035
Localização : MT

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Zubrycky em Qui Maio 21, 2015 4:11 pm

Vale lembrar que, via de regra, em toda profissão (Jogadores de futebol, músicos, médicos e advogados são os exemplos que me vêm à mente agora) existe uma minoria que ganha muito bem e uma maioria que ganha bem menos.


Zubrycky
Membro

Mensagens : 8568
Localização : São Paulo

http://www.youtube.com/zubrycky

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Marcondes_ em Qui Maio 21, 2015 4:19 pm

Zubrycky escreveu:Vale lembrar que, via de regra, em toda profissão (Jogadores de futebol, músicos, médicos e advogados são os exemplos que me vêm à mente agora) existe uma minoria que ganha muito bem e uma maioria que ganha bem menos.

Perfeito..

Marcondes_
Membro

Mensagens : 600
Localização : Sampa/Franca-SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Marcondes_ em Qui Maio 21, 2015 4:26 pm

allexcosta escreveu:
CaQuinhO escreveu:Conheço esse genial argumento em outros debates

Vai ver é porque é verdadeiro. up

Só tome cuidado pois pode ser a sua verdade.. e não uma verdade absoluta! Wink

Marcondes_
Membro

Mensagens : 600
Localização : Sampa/Franca-SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por carimbass em Qui Maio 21, 2015 4:57 pm

Zubrycky escreveu:Vale lembrar que, via de regra, em toda profissão (Jogadores de futebol, músicos, médicos e advogados são os exemplos que me vêm à mente agora) existe uma minoria que ganha muito bem e uma maioria que ganha bem menos.


Sim e não... Se pegarmos a média de remuneração de um médico, engenheiro, advogado, dentista será muuuiitttoo maior que a média de remuneração de músicos, atletas, atores. Claro tem médico que ganha 500 Mil por mês tem médico que ganha 7 Mil.... Mas apesar das diferentes remunerações na mesma profissão, as médias são beemmm diferentes...

carimbass
Membro

Mensagens : 1325
Localização : Ananindeua

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Qui Maio 21, 2015 5:07 pm

Eu costumo falar para meus alunos que o segredo está no equilíbrio entre o que você gosta de fazer e que te faz feliz, e a dura realidade das contas à pagar, dos gastos imprevistos com doenças sérias, dos irmãos em dificuldade, etc...
Filhos, esposa, casa própria, carro, etc... Custam caro, e um homem deve priorizar sua família, sem esquecer de sí mesmo.

Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 10156
Localização : Niterói, RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Matheus Cid Bass em Qui Maio 21, 2015 6:54 pm

Obrigado, meus amigos...

Me deram uma parcial esclarecida sobre minha pequena questão.

Analisei as opiniões de todos e decidi INVESTIR PESADO na carreira Musical, mas com realismo, com os pés no chão. Não vou colocar todas as minhas apostas nisso, mas o suficiente para tentar, para vê no que dá! Vou pensar em outras carreiras um pouco mais ´´comuns``vou estudar, além de Música, Ciências acadêmicas e outras coisas que me assegurem financeiramente e profissionalmente caso a Música não der certo!

Um abraço a todos e mais uma vez Muito Obrigado.

Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 101
Localização : Maracanaú (CE)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Vitão em Qui Maio 21, 2015 9:28 pm

É isso aí, Matheus, vá com foco e esteja preparado para o que vier. É sempre bom ter a cabeça aberta quando se é músico profissional. Um conhecido de um amigo meu enveredou por esse caminho e se arrependeu depois, segundo o relato ele se sentia "uma prostituta" tocando músicas que não gostava para ganhar dinheiro. Cada um com suas piras...

Boa sorte!

Vitão
Membro

Mensagens : 82
Localização : Saturno

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por elson.arcos em Qui Maio 21, 2015 10:12 pm

Tô com o ClaudioBass!!! Mas estude forte na música Man, independentemente de quantas outras carreiras paralelas você também se dedicará. Como alguém que vive (não como o povo da Petrobrás) só de música, garanto-lhe que a arte sempre vale a pena! É maravilhoso ser um músico que faz o que gosta e tem a consciência e certeza de que o faz de forma competente.

elson.arcos
Membro

Mensagens : 107
Localização : Boa Vista

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Matheus Cid Bass em Sex Maio 22, 2015 9:28 am

elson.arcos escreveu:Tô com o ClaudioBass!!! Mas estude forte na música Man, independentemente de quantas outras carreiras paralelas você também se dedicará. Como alguém que vive (não como o povo da Petrobrás) só de música, garanto-lhe que a arte sempre vale a pena! É maravilhoso ser um músico que faz o que gosta e tem a consciência e certeza de que o faz de forma competente.  
Obrigado, meu amigo...

Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 101
Localização : Maracanaú (CE)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Kobeh em Sex Maio 22, 2015 10:17 am

Zubrycky escreveu:Vale lembrar que, via de regra, em toda profissão (Jogadores de futebol, músicos, médicos e advogados são os exemplos que me vêm à mente agora) existe uma minoria que ganha muito bem e uma maioria que ganha bem menos.


O problema todo é o quanto essa minoria ganha menos...

Kobeh
Membro

Mensagens : 810
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Zubrycky em Sex Maio 22, 2015 2:49 pm

Kobeh escreveu:
Zubrycky escreveu:Vale lembrar que, via de regra, em toda profissão (Jogadores de futebol, músicos, médicos e advogados são os exemplos que me vêm à mente agora) existe uma minoria que ganha muito bem e uma maioria que ganha bem menos.


O problema todo é o quanto essa minoria ganha menos...

Certa vez, antes da Copa e no auge da exposição do Bom Senso, ouvi, numa rádio esportiva, uma entrevista na qual o entrevistado dizia que a grande maioria dos jogadores de futebol ganha 1 ou 2 salários mínimos, quando recebe.

Fiz uma pesquisa no Google agora e descobri esta matéria..

http://extra.globo.com/esporte/triste-realidade-no-brasil-82-dos-jogadores-de-futebol-recebem-ate-dois-salarios-minimos-6168754.html

...E também esta aqui, que prova que, infelizmente, não há situação ruim que não possa piorar.

http://placar.abril.com.br/materia/escravos-da-bola-a-historia-de-jogadores-explorados-pelo-futebol/

Zubrycky
Membro

Mensagens : 8568
Localização : São Paulo

http://www.youtube.com/zubrycky

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por carimbass em Sex Maio 22, 2015 2:59 pm

Zubrycky escreveu:
Kobeh escreveu:
Zubrycky escreveu:Vale lembrar que, via de regra, em toda profissão (Jogadores de futebol, músicos, médicos e advogados são os exemplos que me vêm à mente agora) existe uma minoria que ganha muito bem e uma maioria que ganha bem menos.


O problema todo é o quanto essa minoria ganha menos...

Certa vez, antes da Copa e no auge da exposição do Bom Senso, ouvi, numa rádio esportiva, uma entrevista na qual o entrevistado dizia que a grande maioria dos jogadores de futebol ganha 1 ou 2 salários mínimos, quando recebe.

Fiz uma pesquisa no Google agora e descobri esta matéria..

http://extra.globo.com/esporte/triste-realidade-no-brasil-82-dos-jogadores-de-futebol-recebem-ate-dois-salarios-minimos-6168754.html

...E também esta aqui, que prova que, infelizmente, não há situação ruim que não possa piorar.

http://placar.abril.com.br/materia/escravos-da-bola-a-historia-de-jogadores-explorados-pelo-futebol/

Acho que vc não entendeu, você colocou médico no "mesmo barco"que jogador de futebol, as diferenças existem mas não existem médicos ganhando menos de 2 salários mínimos por mês...

carimbass
Membro

Mensagens : 1325
Localização : Ananindeua

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Sex Maio 22, 2015 4:28 pm

Zubrycky escreveu:
Kobeh escreveu:
Zubrycky escreveu:Vale lembrar que, via de regra, em toda profissão (Jogadores de futebol, músicos, médicos e advogados são os exemplos que me vêm à mente agora) existe uma minoria que ganha muito bem e uma maioria que ganha bem menos.


O problema todo é o quanto essa minoria ganha menos...

Certa vez, antes da Copa e no auge da exposição do Bom Senso, ouvi, numa rádio esportiva, uma entrevista na qual o entrevistado dizia que a grande maioria dos jogadores de futebol ganha 1 ou 2 salários mínimos, quando recebe.

Fiz uma pesquisa no Google agora e descobri esta matéria..

http://extra.globo.com/esporte/triste-realidade-no-brasil-82-dos-jogadores-de-futebol-recebem-ate-dois-salarios-minimos-6168754.html

...E também esta aqui, que prova que, infelizmente, não há situação ruim que não possa piorar.

http://placar.abril.com.br/materia/escravos-da-bola-a-historia-de-jogadores-explorados-pelo-futebol/

Foi o que exemplifiquei acima, e que, infelizmente, também se aplica a grande parte dos músicos (profissionais)...

Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 10156
Localização : Niterói, RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Alambike em Sex Maio 22, 2015 7:42 pm

Um exemplo de que viver de música é possível é o caso do meu pai.

Ele é uma pessoa que começou a tocar bateria antes dos 20 anos e hoje está com 66 e ainda continua vivendo disso como profissão.

Vou tentar resumir:

Ele começou cedo e sempre teve influência e apoio do meu avô para tocar bateria. Porém como ele usava como diversão fazia uns freelances e estudava. Após o término do colégio (acho que com uns 17 pra 18 anos) decidiu fazer faculdade de educação física. Nessa época ele já estava com uma banda de baile que tocava todos os estilos musicais (precisa ter a mente aberta e tocar de tudo nesse caso). Ele até tentou exercer a profissão de educador físico após a faculdade, porém teve uma hora que foi preciso escolher entre ficar com a banda (apenas como músico) ou dar as aulas dele. Ele decidiu seguir carreia de músico mas com algumas ressalvas.

O dinheiro que ele ia ganhando ele foi investindo em equipamentos (caixas de PA, instrumentos musicais, iluminação, transporte - esse último começou com uma veraneio) até que teve um momento que foi possível contratar outros músicos para fazerem freelances nos locais que ele conseguia arrumar para a banda tocar (clubes, bailes, notes italianas, formaturas, etc...). Demorou mas conseguiu ficar independente. Com isso ele foi arrumando contatos e nunca deixando de investir. Chegou a ter um ônibus adaptado para transportar toda a equipe técnica, os músicos (umas 20 pessoas no total) e os equipamentos.

Aqui um vídeo da banda dele em 2005: https://www.youtube.com/watch?v=OqEyS-D5ffg

Como ele era o responsável por absolutamente tudo, estava sempre muito ocupado e eu quase não o via em casa (vivia viajando para vender bailes, e quando conseguia tinha que viajar para ir com a banda), e isso é realmente muito ruim em termos familiares. Bem, em 2012 resolveu vender tudo e montar um quinteto, pois é mais fácil de vender e o trabalho de administrar é infinitamente menor.

Ele continua com a banda dele e segue tocando quase todos os finais de semana. Viver de música é possível, mas realmente da muito trabalho e é bem sofrível.

Acho que deu certo porque em algum momento ele passou a ser o músico/empresário da banda. A respeito dos músicos que passaram pela banda dele, alguns viraram professores (tive aula com alguns deles), outros seguem nesse mesmo esquema de freelances, mudaram de profissão, outros desistiram ... Os que continuaram como músicos profissionais não estão muito bem financeiramente não, infelizmente. Tomo por base muita das vezes que as pessoas ligam pra ele pedindo emprego, se ele ainda está com a banda ou se ele saberia indicar alguma banda pras pessoas tocarem. A realidade é bem triste. Mesmo sendo empresário da própria banda em casa tinha apenas o básico para se viver. Sem video games, computador, TV a cabo, celular, bicicleta e todas essas mordomias que o capitalismo nos oferecem. A coisa boa é que cresci em um ambiente com muita música, muitos ensaios no estúdio de casa e os meus brinquedos eram o baixo, a guitarra e a bateria Smile

Bem essa é a minha contribuição.


Boa sorte e um forte abraço !

Alambike
Membro

Mensagens : 108
Localização : São Paulo - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Matheus Cid Bass em Seg Maio 25, 2015 8:07 pm

Alambike escreveu:Um exemplo de que viver de música é possível é o caso do meu pai.

Ele é uma pessoa que começou a tocar bateria antes dos 20 anos e hoje está com 66 e ainda continua vivendo disso como profissão.

Vou tentar resumir:

Ele começou cedo e sempre teve influência e apoio do meu avô para tocar bateria. Porém como ele usava como diversão fazia uns freelances e estudava. Após o término do colégio (acho que com uns 17 pra 18 anos) decidiu fazer faculdade de educação física. Nessa época ele já estava com uma banda de baile que tocava todos os estilos musicais (precisa ter  a mente aberta e tocar de tudo nesse caso). Ele até tentou exercer a profissão de educador físico após a faculdade, porém teve uma hora que foi preciso escolher entre ficar com a banda (apenas como músico) ou dar as aulas dele. Ele decidiu seguir carreia de músico mas com algumas ressalvas.

O dinheiro que ele ia ganhando ele foi investindo em equipamentos (caixas de PA, instrumentos musicais, iluminação, transporte - esse último começou com uma veraneio) até que teve um momento que foi possível contratar outros músicos para fazerem freelances nos locais que ele conseguia arrumar para a banda tocar (clubes, bailes, notes italianas, formaturas, etc...). Demorou mas conseguiu ficar independente. Com isso ele foi arrumando contatos e nunca deixando de investir. Chegou a ter um ônibus adaptado para transportar toda a equipe técnica, os músicos (umas 20 pessoas no total) e os equipamentos.

Aqui um vídeo da banda dele em 2005: https://www.youtube.com/watch?v=OqEyS-D5ffg

Como ele era o responsável por absolutamente tudo, estava sempre muito ocupado e eu quase não o via em casa (vivia viajando para vender bailes, e quando conseguia tinha que viajar para ir com a banda), e isso é realmente muito ruim em termos familiares. Bem, em 2012 resolveu vender tudo e montar um quinteto, pois é mais fácil de vender e o trabalho de administrar é infinitamente menor.

Ele continua com a banda dele e segue tocando quase todos os finais de semana. Viver de música é possível, mas realmente da muito trabalho e é bem sofrível.

Acho que deu certo porque em algum momento ele passou a ser o músico/empresário da banda. A respeito dos músicos que passaram pela banda dele, alguns viraram professores (tive aula com alguns deles), outros seguem nesse mesmo esquema de freelances, mudaram de profissão, outros desistiram ... Os que continuaram como músicos profissionais não estão muito bem financeiramente não, infelizmente. Tomo por base muita das vezes que as pessoas ligam pra ele pedindo emprego, se ele ainda está com a banda ou se ele saberia indicar alguma banda pras pessoas tocarem. A realidade é bem triste. Mesmo sendo empresário da própria banda em casa tinha apenas o básico para se viver. Sem video games, computador, TV a cabo, celular, bicicleta e todas essas mordomias que o capitalismo nos oferecem. A coisa boa é que cresci em um ambiente com muita música, muitos ensaios no estúdio de casa e os meus brinquedos eram o baixo, a guitarra e a bateria Smile

Bem essa é a minha contribuição.


Boa sorte e um forte abraço !
Muito Obrigado pela sua resposta, cara... Bem construtiva. Aliás, como todas as outras respostas também!

Continuem com seus comentários, cada opinião de vida é Válido e de extrema importância pra mim... :curti:

Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 101
Localização : Maracanaú (CE)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Claudio em Ter Maio 26, 2015 8:20 am

Alambike escreveu:Um exemplo de que viver de música é possível é o caso do meu pai.

Ele é uma pessoa que começou a tocar bateria antes dos 20 anos e hoje está com 66 e ainda continua vivendo disso como profissão.

Bacana essa história, gostei!

Claudio
Administrador

Mensagens : 14814
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.claudiocuoco.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Marcondes_ em Ter Maio 26, 2015 9:45 am

Alambike, seu pai por acaso não é o "Batista" baterista não, né?! Heheheh... creio q não mas a história é bem parecida! Aliás.. quantos eu não vi nesse mesmo esquema.. e muitos transitavam entre suas carreiras, tipo, um baixista que, hora advogava, juntava uma grana, voltava pra música (e acho que é assim até hj).. e por aí vai..

Acho que o lance mesmo, é o quão refém estamos da "corrida dos ratos". Todas as profissões possuem suas dificuldades, e não há (mtos) atalhos pra nada. Devemos é aproveitar cada oportunidade de nossas vidas! Eu, por ex, me arrependo profundamente de não ter aproveitado quando trabalhava na Av. do Café (Sampa), próx ao Jabaquara, ao lado do EM&T, de estudar lá. Cheguei a fazer a prova teste com o Nilton Wood, e eu não sei exatamente oq passou na minha cabeça, dq seriam só 6 meses, dq eu não ganharia "diplominha" de nada.. enfim.. não estudei lá, até que fui bem nos estudos por conta própria, mas hj, já tem uns 2 anos q não ponho a mão no baixo, e qndo tento por.. o som é igual quando se erra do Guitar Hero :'( ... E hj, mais maduro, tenho tantos projetos musicalmente falando.. sons na minha cabeça.. enfim.. Deus sabe onde eu estaria hj*, se seria um desenvolvedor de sistemas mesmo... enfim.. Maaaaas.. a oportunidade bate a minha porta novamente.. Existe uma escola de música do lado de casa aqui em Franca, que utiliza a metodologia do EM&T e é supervisionada pelo Celso Pixinga.. e é pra lá que eu vou! Cool

Tudo é uma questão de correr atrás dos seus sonhos e aproveitar (e até criar) as oportunidades.. só um parenteses: assisti ontem um filme mela-cueca c o George Cloney, em que ele era um profissional de uma consultoria que dava a notícia de demissão para as pessoas e oferecia um kit "desemprego" pra elas.. e ele não só "consolava" mas de alguma forma incentivava a pessoa a enxergar que aquilo na verdade era uma oportunidade (lei universal, um pé na bunda é sempre um passo à frente!).. a vdd é q ele era bem frio, mas.. J. K. Simmons dá lá um pouco de trabalho na entrevista de demissão, mas ele vira pro cara e cita q pelo currículo, certa vez ele fez curso de gastronomia, e blá blá blá.. e sem saber relembra o cara de seus sonhos etc etc etc.. e incentiva ele ir atrás desse sonho, fala o qnto aquela empresa na vdd desviou e engessou ele etc etc.. Ou seja.. não tem idade para correr atrás dos sonhos, pode talvez, ser mais difícil..

*Tenho um amigo que possui um sonho em comum comigo, de trabalhar em ministério de louvor e tals.. e ele depois de mim, fez EM&T (IG&T).. e hj já está fazendo o curso de teologia, se preparando para talvez até ir pro exterior pra fazer o seminário da Hillsong.. enfim.. tá bem encaminhado nos sonhos e ideais que tínhamos e o estudo da música é que fez ele permanecer nisso..

Matheus Cid Bass, ainda que vc não tivesse oportunidades.. se fosse seu sonho, caberia à vc escolher viver isso ou entrar na corrida dos ratos (estudar/trabalhar, casar/ter filhos e ensinar à eles que a vida é estudar/trabalhar, p casar/ter filhos e ensinar p eles q a vida..) ... mas pelo q vc diz, vc pode e terá incentivo para isso.. portanto meu amigo.. cabe à vc escolher e saber aproveitar cada oportunidade!

[]'s

Marcondes_
Membro

Mensagens : 600
Localização : Sampa/Franca-SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Zubrycky em Ter Maio 26, 2015 3:21 pm

carimbass escreveu:
Zubrycky escreveu:
Kobeh escreveu:
Zubrycky escreveu:Vale lembrar que, via de regra, em toda profissão (Jogadores de futebol, músicos, médicos e advogados são os exemplos que me vêm à mente agora) existe uma minoria que ganha muito bem e uma maioria que ganha bem menos.


O problema todo é o quanto essa minoria ganha menos...

Certa vez, antes da Copa e no auge da exposição do Bom Senso, ouvi, numa rádio esportiva, uma entrevista na qual o entrevistado dizia que a grande maioria dos jogadores de futebol ganha 1 ou 2 salários mínimos, quando recebe.

Fiz uma pesquisa no Google agora e descobri esta matéria..

http://extra.globo.com/esporte/triste-realidade-no-brasil-82-dos-jogadores-de-futebol-recebem-ate-dois-salarios-minimos-6168754.html

...E também esta aqui, que prova que, infelizmente, não há situação ruim que não possa piorar.

http://placar.abril.com.br/materia/escravos-da-bola-a-historia-de-jogadores-explorados-pelo-futebol/

Acho que vc não entendeu, você colocou médico no "mesmo barco"que jogador de futebol, as diferenças existem mas não existem médicos ganhando menos de 2 salários mínimos por mês...

Entendo o seu ponto de vista, mas, esclarecendo a questão, sim, coloquei o médico "no mesmo barco" que jogador de futebol e mantenho o que disse pois, ainda que estes dois profissionais tenham realidades profissionais e financeiras diferentes entre si, estas profissões (entre outras) têm uma minoria que ganha muitíssimo bem e uma maioria que ganha bem menos do que a citada minoria (É claro que as proporções financeiras variam de uma profissão para outra, mas mesmo assim a disparidade salarial continua a existir).

Enfim, ainda que médicos e jogadores de futebol estejam em lugares diferentes do barco eles ainda estão essencialmente no mesmo barco.

Zubrycky
Membro

Mensagens : 8568
Localização : São Paulo

http://www.youtube.com/zubrycky

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por carimbass em Ter Maio 26, 2015 3:29 pm

Zubrycky escreveu:
carimbass escreveu:
Zubrycky escreveu:
Kobeh escreveu:
Zubrycky escreveu:Vale lembrar que, via de regra, em toda profissão (Jogadores de futebol, músicos, médicos e advogados são os exemplos que me vêm à mente agora) existe uma minoria que ganha muito bem e uma maioria que ganha bem menos.


O problema todo é o quanto essa minoria ganha menos...

Certa vez, antes da Copa e no auge da exposição do Bom Senso, ouvi, numa rádio esportiva, uma entrevista na qual o entrevistado dizia que a grande maioria dos jogadores de futebol ganha 1 ou 2 salários mínimos, quando recebe.

Fiz uma pesquisa no Google agora e descobri esta matéria..

http://extra.globo.com/esporte/triste-realidade-no-brasil-82-dos-jogadores-de-futebol-recebem-ate-dois-salarios-minimos-6168754.html

...E também esta aqui, que prova que, infelizmente, não há situação ruim que não possa piorar.

http://placar.abril.com.br/materia/escravos-da-bola-a-historia-de-jogadores-explorados-pelo-futebol/

Acho que vc não entendeu, você colocou médico no "mesmo barco"que jogador de futebol, as diferenças existem mas não existem médicos ganhando menos de 2 salários mínimos por mês...

Entendo o seu ponto de vista, mas, esclarecendo a questão, sim, coloquei o médico "no mesmo barco" que jogador de futebol e mantenho o que dissepois, ainda que estes dois profissionais tenham realidades profissionais e financeiras diferentes entre si, estas profissões (entre outras) têm uma minoria que ganha muitíssimo bem e uma maioria que ganha bem menos do que a citada minoria (É claro que as proporções financeiras variam de uma profissão para outra, mas mesmo assim a disparidade salarial continua a existir).

Enfim, ainda que médicos e jogadores de futebol estejam em lugares diferentes do barco eles ainda estão essencialmente no mesmo barco.

Já vi que você não vai reconhecer, mas imagina se o título desse tópico fosse: É possível ser Médico Profissional? É possível ser Dentista Profissional? Acho que as respostas seriam um pouco diferentes não?

Outra coisa que o título do tópico deixa claro e diferencia as profissões, a palavra Profissional. Vc não pode ser um médico amador, hobbista, autodidata. As profissões ligadas a artes de maneira geral tem essa liberdade, não preciso ter formação academica para ser um exímio músico, pintor, jogador, mantenho o que disse : São Barcos bem diferentes... up

carimbass
Membro

Mensagens : 1325
Localização : Ananindeua

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Zubrycky em Ter Maio 26, 2015 3:57 pm

carimbass escreveu:
Já vi que você não vai reconhecer, mas imagina se o título desse tópico fosse: É possível ser Médico Profissional? É possível ser Dentista Profissional? Acho que as respostas seriam um pouco diferentes não?

Sim, evidentemente. Tópicos diferentes, respostas diferentes.

carimbass escreveu:
Outra coisa que o título do tópico deixa claro e diferencia as profissões, a palavra Profissional. Vc não pode ser um médico amador, hobbista, autodidata. As profissões ligadas a artes de maneira geral tem essa liberdade, não preciso ter formação academica para ser um exímio músico, pintor, jogador, mantenho o que disse : São Barcos bem diferentes... up

Sim, há casos nos quais a formação acadêmica é imprescindível para o exercício profissional e há casos em que a falta de uma formação acadêmica não é obstáculo para tal exercício.

Mesmo assim, de forma geral, em várias profissões há uma minoria que ganha muito e uma maioria que ganha bem menos. Proporções diferentes, profissões diferentes, exigências acadêmicas diferentes, mesmíssimo barco.

Zubrycky
Membro

Mensagens : 8568
Localização : São Paulo

http://www.youtube.com/zubrycky

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Marcondes_ em Ter Maio 26, 2015 4:05 pm

^

Eu entendi o q Zubrycky quis dizer.. se a pergunta fosse "Vale a pena ser Médico? Vale a pena ser Dentista?" é a mesma coisa que músico.. afinal.. vale a pena estudar medicina, tantos anos.. e daí vem os desafios: terei dinheiro para abrir um consultório? Plano de saúde? Vou pro SUS?! E por aí vai.. dentista a mesma coisa.. e qualquer profissão!

E sim, teremos os médicos e dentistas ralaram e/ou deram sorte, que fazem politicagem, que "se vendem" e faturam a maior grana.. outros que se especializam e se tornam únicos, e, por isso também vivem bem.. ao contrário de muitos que ralam por aí, dependendo do governo, costurando manolo com linha de costura, andando de busão, etc etc etc..

Pitanguy é caso excluso, Neymar é caso excluso, Celso Pixinga é caso excluso, Bill Gates é caso excluso.. enfim... teremos em todas áreas pessoas que conseguem chegar à cargos, salários, fama, patrocínios, etc etc etc.. mas são, e serão sempre casos exclusos.. capitalismo crianças! Um ganha, muitos perdem.. Muitos trabalham, poucos usufruem..

[]'s

Marcondes_
Membro

Mensagens : 600
Localização : Sampa/Franca-SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Kobeh em Ter Maio 26, 2015 4:27 pm

^ Ainda assim, o salário médio de um médico que não é um caso excluso é maior do q de muitas profissões. E saber esse salário médio q um profissional ganha, assim como anda o mercado de trabalho, pra muita gente que esta escolhendo uma profissão.
Afinal, as chances de vc estudar durantes anos pra se tornar um médico, advogado, engenheiro, ou alguma outra dessas profissões clássicas, e depois ter uma vida que tenha um mínimo de conforto e estabilidade é maior do q em outras carreiras.

Kobeh
Membro

Mensagens : 810
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Marcondes_ em Ter Maio 26, 2015 6:40 pm

Então beleza:

http://www.moneyguru.com.br/meu-bolso/os-100-maiores-salarios-medios-do-brasil/

Os maiores salários médios estão com os Diretores sejam de qual área for.. veja também que pela média atores ganham mais que médicos clínicos, mas para não falar que eu to "diminuindo" pros médicos, eu sei muito bem que quanto maior a especialização de um médico, maior a chance de duplicar e triplicar seu salário, mas até aí, vai ver o custo dessas especializações... se bem q é e será assim em cada setor/área... Isso não quer dizer que pessoas sem especialização ou formação não cheguem à bons salários, como meu ex-gerente de T.I que ganhava mais de 20k e não era bacharel formado.. trabalho como PJ e tenho amigos que não possuem as certificações que eu tenho, não são formados, mas chegam à 10k por mês pelas suas consultorias.. enquanto dezenas de outros amigos formados, certificados, que continuam se especializando e suam pra garantir 4k! Já ouvi a mesma estória no meio dos arquitetos, dos engenheiros, dos químicos.. e por aí vai!

[]'s

Marcondes_
Membro

Mensagens : 600
Localização : Sampa/Franca-SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por SILVIAO em Ter Maio 26, 2015 7:21 pm

Matheus ser músico profissional não é assim tão dificil ,eu conheci a tempos um baixista que era uma lenda na minha região,o cara trabalha como funcionário público no fórum, bem ao lado do meu serviço.Ao descobrir quem ele era, cumprimentei-o e disse a ele a minha admiração e respeito, herdado dos meus professores e amigos,ele sorriu amarelo , meio sem graça ao dizer que já não toca a muito tempo .Em outra conversa ele me disse que parou de tocar profissionalmente porque não queria se "vender",para ele música tinha valores éticos,técnicos,etc.
Nessa mesma conversa ele me aconselhou, falando da falta que a música fez na sua vida,e me orientou que uma área "segura" na música é a de Educação Musical, e do seu arrependimento de não ter prosseguido nesta área.
Em tempo , a melhor maneira de um músico se destacar financeiramente,independente de talento e esforço é a Fama,conseguir se destacar em alguma banda se tornar famoso,fora isso é uma profissão como qualquer outra.

SILVIAO
Membro

Mensagens : 2731
Localização : Limeira

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Marcondes_ em Qua Maio 27, 2015 9:20 am

Acho que em todos as profissões se deve correr atrás.. nenhum emprego é garantido, ainda mais com o atual governo. Para sua empresa efetuar cortes amanhã e vc entrar na dança não precisa de mta coisa (aconteceu comigo em janeiro).. e se vc não estiver preparado, dança! Minha gerência foi parar nas mãos de outro diretor.. simplesmente cortaram mais da metade do pessoal.. eu já estava tranquilo e sabendo dq ia rolar, a vdd é q estava há meses qrendo sair então aproveitei a chance. Recebi oq me era devido, e "caí pra cima" como diria o cap. nascimento! Mas outros ainda estão "desalocados".. e outros foram dispensados agora! E o mercado não tá legal, ainda mais em uma cidade do interior!
E do jeito que as coisas vão com o atual governo, se pá, não é absurdo duvidar de concursados hehehe...
O médico, o dentista, saem da faculdade, e pensam em abrir um consultório, e o tanto que tem que investir, até em marketing.. e se não der cliente? E se não tem a grana pra investir? Mudam os planos, se submetem às vergonhas dos hospitais e ambulatórios públicos.. e por aí vai.. vc faz administração, e abre um leque de possibilidades, mas são tantos empreguinhos de m****.. mas vc se submete pra conseguir pagar a sua especialização para um emprego melhor, e por aí vai.. de emprego em emprego, de cargo em cargo, tentando ganhar mais, pra pagar um pós mais cara que a anterior, pra que um dia "chegue" à tão sonhada estabilidade..
Na música, não é diferente.. vc estuda, se "profissionaliza", e tem q botar a cara à tapa! Quer um estúdio? Quer lecionar?! Quer ser produtor musical.. Ou.. quer ser um "artista"?!

Obs: Em todas as áreas.. existe o "dom", o "talento".. e se vc o tem, e souber aplicar.. aí amiguinho.. é outra história!

Marcondes_
Membro

Mensagens : 600
Localização : Sampa/Franca-SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Guilé em Qua Maio 27, 2015 9:25 am

Pertinente este vídeo aqui ao assunto do tópico...só não sei como postar direto, ams eis o link do vídeo no facebook:

https://www.facebook.com/166904140053496/videos/800897636654140/

Guilé
Membro

Mensagens : 5494
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Marcondes_ em Qua Maio 27, 2015 10:01 am

^ Ótimo vídeo Guilé.. e ele falou algo que, acho que entendo agora o pq meu ponto de vista parece tão pouco ortodoxo perante os comentários.. Ser "autônomo"!
Quando eu desisti de um emprego CLT para virar autônomo, minha família pirou.. os medos e inseguranças, etc etc.. Pq td oq eu teria seria um contrato (que no fim das contas nem foi assinado, e sim, quando eu saí, quase foi c uma mão na frente outra atrás) que não representava segurança alguma. Mas eu encarei, fui ganhar o dobro, depois veio a proposta PJ no interior, e por aí fui... voltei a ser CLT, e justamente quando todos tinham a falsa sensação de que agora sim eu estava "em um emprego estável" (a empresa tinha a fama de nem mandar embora), eu entrei num corte! Ha! E hj voltei a ser PJ.. enfim.. como eu sempre corri atrás, eu fiz "a segurança", "a estabilidade".. eu nunca me apeguei à esse lance de "ter um emprego seguro".. eu não confiava no emprego, e sim em mim! Se não fosse isso, estaria desempregado..


enfim..

Ps: Quando a notícia do corte veio para os fornecedores da empresa, todos queriam saber quem estava na lista, e sim, saí de lá empregado praticamente.. meio que disputado! Mas como eu falei antes, eu já tava com esquema há meses, portanto, agradeci os convites das consultorias e fui para o lugar que eu queria já ter ido antes.. Mas se der um pau no governo, e os concursados rodarem, eles vão para onde? Se amanhã ou depois sua empresa falir, ter que reduzir custos (e folha de pagamento sempre é encarada como o maior dos custos nesta hora), e vc entrar no meio... vai dançar a dança do desempregado?! Vou poder lhe perguntar "Onde está seu deus - o registro CLT - agora?" ???

Marcondes_
Membro

Mensagens : 600
Localização : Sampa/Franca-SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por malka_aff em Qua Maio 27, 2015 11:51 am

eu nao sei o que significa viver pra vocês, mas acabo de largar meu concurso publico federal com renda de 2500 por mês pra "viver" de música.

em três semanas trabalhando com música ganhei pouquíssimo dinheiro e muita realização pessoal. Estou trabalhando o dobro de horas que trabalhava antes e sem folgas.

porem nunca acordei cedo com tanta vontade como tenho feito nessas três semanas trabalhando com o que sempre sonhei. Dinheiro? o suficiente pra me alimentar e pagar minhas continhas básicas.

Antes eu tinha dinheiro que sobrava, mas vontade nenhuma de sair de casa. Viver pra mim é algo perto disso.

malka_aff
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por allexcosta em Qua Maio 27, 2015 12:11 pm

malka_aff escreveu:Viver pra mim é algo perto disso.

Excelente. Ruim é quando "viver pra você e pra aqueles que dependem de você" passa longe disso.

allexcosta
Administrador

Mensagens : 39324
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por carimbass em Qua Maio 27, 2015 1:21 pm

malka_aff escreveu:eu nao sei o que significa viver pra vocês, mas acabo de largar meu concurso publico federal com renda de 2500 por mês pra "viver" de música.

em três semanas trabalhando com música ganhei pouquíssimo dinheiro e muita realização pessoal. Estou trabalhando o dobro de horas que trabalhava antes e sem folgas.

porem nunca acordei cedo com tanta vontade como tenho feito nessas três semanas trabalhando com o que sempre sonhei. Dinheiro? o suficiente pra me alimentar e pagar minhas continhas básicas.

Antes eu tinha dinheiro que sobrava, mas vontade nenhuma de sair de casa. Viver pra mim é algo perto disso.

Se incomoda de postar sua opinião ( sincera ) daqui há 3 anos?

carimbass
Membro

Mensagens : 1325
Localização : Ananindeua

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Claudio em Qua Maio 27, 2015 1:37 pm

allexcosta escreveu:
malka_aff escreveu:Viver pra mim é algo perto disso.

Excelente. Ruim é quando "viver pra você e pra aqueles que dependem de você" passa longe disso.

Exatamente! quando você precisa trabalhar pra sustentar duas casas, o romantismo acaba. Quando chega o início do mês e começam a vir 2 condomínios, 2 contas de luz, 2 contas de gás, 2 contas de telefone, 2 contas de celular, 2 compras mensais de supermercado, plano de saúde de uma idosa de 85 anos, despesas com carro, empregada doméstica, filho e cachorro.... aí meu caro, não há saída, tem que trabalhar e ganhar o máximo de dinheiro que puder, porque essa "brincadeira" toda custa muito caro!


Claudio
Administrador

Mensagens : 14814
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.claudiocuoco.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Marcondes_ em Qua Maio 27, 2015 1:45 pm

"É possivel ser um Músico Profissional?" e.. casar? ter filhos? constituir uma família?! Fazer viagem pra Disney?! Viver o sonho americano?! Ser rico?! Ter uma vida de rei?! Arrecadar fundos para sustentar as 3 próximas gerações?! Ou então.. se sentir realizado na vida? Encontrar o seu eu interior?! Desfrutar da paz que excede à todo entendimento?! Viver de luz?! Sem usar drogas ilícitas?!


Marcondes_
Membro

Mensagens : 600
Localização : Sampa/Franca-SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Fernando Zadá em Qua Maio 27, 2015 2:16 pm

Tudo é possível agora se vai ser fácil ou viável por muito temo ai são outros quinhentos.

Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 10195

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Marcondes_ em Qua Maio 27, 2015 2:57 pm

O Matheus já deve estar estudando para concurso em Manaus à esta altura do campeonato..

Marcondes_
Membro

Mensagens : 600
Localização : Sampa/Franca-SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por carimbass em Qua Maio 27, 2015 3:08 pm

Marcondes_ escreveu:O Matheus já deve estar estudando para concurso em Manaus à esta altura do campeonato..

Será que ele é tão sábio a esse ponto?

carimbass
Membro

Mensagens : 1325
Localização : Ananindeua

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por malka_aff em Qua Maio 27, 2015 4:56 pm

carimbass escreveu:

Se incomoda de postar sua opinião ( sincera ) daqui há 3 anos?

nao, espero que daqui a 3 anos eu volte mesmo e diga a mesma coisa


malka_aff
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Qua Maio 27, 2015 5:03 pm

ClaudioBass escreveu:
allexcosta escreveu:
malka_aff escreveu:Viver pra mim é algo perto disso.

Excelente. Ruim é quando "viver pra você e pra aqueles que dependem de você" passa longe disso.

Exatamente!  quando você precisa trabalhar pra sustentar duas casas, o romantismo acaba. Quando chega o início do mês e começam a vir 2 condomínios, 2 contas de luz, 2 contas de gás, 2 contas de telefone, 2 contas de celular, 2 compras mensais de supermercado, plano de saúde de uma idosa de 85 anos, despesas com carro, empregada doméstica, filho e cachorro.... aí meu caro, não há saída, tem que trabalhar e ganhar o máximo de dinheiro que puder, porque essa "brincadeira" toda custa muito caro!


Com 1 de tudo isso já é difícil....

Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 10156
Localização : Niterói, RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Henri-Q em Qua Maio 27, 2015 5:42 pm

Claro que é possível, tudo depende de suas prioridades. A questão é que a pergunta é:

É possivel ser um Músico Profissional?

Obviamente é! Só que quando ouvimos isso, ECOA em nossa mente vários conceitos como boa remuneração, estabilidade profissional, direitos trabalhistas, etc.

Aí, COMO EM QUALQUER OUTRO OFÍCIO, depende de uma soma de fatores, dentre os quais a sorte é um deles.

Com relação a questão de mérito em função da capacidade... convivo com profissionais de gabarito subordinado a gerentes medianos... este tipo de contraste é comum a qualquer área também.

Concluindo, conheço pessoalmente gente que vive de produção musical e está bem resolvido com isso, professores de música, membro de bandas e etc.

Em suma acho que é questão de prioridades. As minhas prioridades transformam a música em hobby... um maravilhoso hobby.

Henri-Q
Membro

Mensagens : 298
Localização : Sampa City

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Matheus Cid Bass em Qui Maio 28, 2015 4:54 pm

Obrigado, meus amigos...

Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 101
Localização : Maracanaú (CE)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Matheus Cid Bass em Qui Maio 28, 2015 5:20 pm

Bem... O que eu entendo de ´´Viver de Música`` ou ´´Ser um Músico Profissional`` é o seguinte: Eu não quero carro, não quero casa de luxo, não quero ganhar a ´´seda``com isso (mas se for possível)... Eu apenas quero fazer o que eu gosto e ganhar a vida com isso o suficiente para ter qualidade de vida. O meu medo não é ter o risco de não ganhar muito, mas o risco de não ser reconhecido pelo meu trabalho, pois sei que nós Músicos não somos muito ´´visados`` ou ´´Reconhecidos`` pela sociedade. A grande maioria das pessoas querem ganhar muito dinheiro com trabalho para ter um ´´Land Rover``, uma mansão, TV de plasma, celulares que mais parecem ´´tablets`` kkk...

Mas os BRINQUEDOS que tenho em mente são muito melhores: Fender Jazz Bass,Caixa Hartke, SQUIER, Pedal Boss, rsrsrsrs

Quero apenas ganhar o suficiente para viver e acima de tudo ter meus equipamentos de qualidade.

E vcs podem achar que sou doido pro que vou dizer: Prefiro morar em um estúdio que uma casa normal... se der pra ter os dois... mas se não, prefiro o estúdio!

É isso pessoal, continuem com os comentários e me avisem se estou fazendo alguma decisão que irá me prejudicar ou que eu possa me arrepender...

ps. Não pretendo constituir família, ´´dá trabalho de mais``!

Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 101
Localização : Maracanaú (CE)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Matheus Cid Bass em Qui Maio 28, 2015 5:24 pm

malka_aff escreveu:eu nao sei o que significa viver pra vocês, mas acabo de largar meu concurso publico federal com renda de 2500 por mês pra "viver" de música.

em três semanas trabalhando com música ganhei pouquíssimo dinheiro e muita realização pessoal. Estou trabalhando o dobro de horas que trabalhava antes e sem folgas.

porem nunca acordei cedo com tanta vontade como tenho feito nessas três semanas trabalhando com o que sempre sonhei. Dinheiro? o suficiente pra me alimentar e pagar minhas continhas básicas.

Antes eu tinha dinheiro que sobrava, mas vontade nenhuma de sair de casa. Viver pra mim é algo perto disso.
Meu amigo...nesse seu comentário você me deu mais força. Muito Obrigado.

Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 101
Localização : Maracanaú (CE)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Marcondes_ em Qui Maio 28, 2015 5:25 pm

Viu malka_aff, qlqr coisa, a culpa é sua! Razz

Marcondes_
Membro

Mensagens : 600
Localização : Sampa/Franca-SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: É possivel ser um Músico Profissional?

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:55 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum