Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

+143
jorge.ibs
Anchieta
BigBoy
Fernando Zadá
z0h
Bananoise
peter.forc
SilverKnob
Ivanov_br
Ricardo Saldanha
Cantão
Laysson
gloliveira
JUCIE SANTOS
Venancio Silva
Bruno da Rosa
mato
gmv bass
Jãozeiro
Pavor
Ricardo LaVey
WHead
Christian
Daniel Augusto
flexmagaiver
Orla Bass
leonardo.buggy
sidiburiti
Tibaldi
Kobhau
PauloBass
pluís
Bastiao
mblacerda
rodlburigo
patriciofernandes
Alfs
monteirofn
joabi
deixados
Luciano Dantas
jcsk8
Dogwood
heenrique_bass
PH Benchmarker
bonatti_bass
Fabrício M. Gadelha
japaubatuba
Riff Raff
Diegobass
Claudio Mengarda
michael.duarte
Fabao_Henrique
cardozo
thom_m
mikhailpizza
GRRS
SILVIAO
requeijaum
Ronyldo D`Santos Luthier
Hugo Corrêa
Bruno kta
henri carvalho
bodhan
elson.arcos
bass32
gpraxedes
Nelson Bass
dibass
Cauê Duarte
Baixeiro
Rostan Souza
pedrohenrique.astronauta
Vtrpira
Bira Magalhães
ZédeLepelin
Marlim
jefersonjjk
Jonatan Lima
Paulo Lopes
felipebarba
Luiz87
Guga Ramone
santana
Felipe José Dias
elzebad
Thiago Wilker
GusVCD
ifernandes
carlosadriano
Thiago Almeida
Panini
Juninho Sampaio
Rico
Derrevisdod
Gilmar de Bessa Belarmino
ReegiJR
joceir bernardo raupp
Johnny Bezerra
Diogo Lima Barreto
arturbmallmann
Renan Pollo
VictorLuigi
fheliojr
Breno_Barnabe
gsfteodoro
chiberia
Guilé
Deivesbass
MaikonBass
Ricardo
HenriqueBessa
afonsodecampos
NeyBass
GeTorres
Fábio Parenti Silveira
Tutu
CG
lucas.vieira2
HSN
Uchoa
Carlosrzz
LipeBass15
Emanoel Chequetto
allexcosta
Coder
korg
Detoba
eusouojunior
Felipencs
bass-will
Murilo_
Mike_
Tytoos
Willian Casagrande
109eh
RBORCARI
MauKnop
Andre Azulao
Zéff
emachado
Eliseumohr
Mauricio Luiz Bertola
147 participantes

Página 12 de 19 Anterior  1 ... 7 ... 11, 12, 13 ... 15 ... 19  Seguinte

Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Out 14, 2017 3:10 pm

bonatti_bass escreveu:Grande Bertola, uma dúvida minha: já fez ou sabe como soaria um Jazz Bass com braço de precision (mais taruguento)? Ou você acha que isso influenciaria muito pouco no som?

Obrigado!
Tenho um aqui em casa pronto com essa configuração.
Muda nada...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por PH Benchmarker Sáb Out 14, 2017 3:28 pm

Prof. Bertola, pergunta rápida: Acabei de trocar as cordas do meu Tagima Millenium 6 pelas D'Addario que sempre uso, porém notei que ao tocar a corda G na casa 12 e em seguida deslizar para a casa 14 G>A o volume aumenta, teria algo a ver com trastes? Abraços.
PH Benchmarker
PH Benchmarker
Membro

Mensagens : 202
Localização : Duque de Caxias

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Out 14, 2017 5:58 pm

PH Benchmarker escreveu:Prof. Bertola, pergunta rápida: Acabei de trocar as cordas do meu Tagima Millenium 6 pelas D'Addario que sempre uso, porém notei que ao tocar a corda G na casa 12 e em seguida deslizar para a casa 14 G>A o volume aumenta, teria algo a ver com trastes? Abraços.
Em princípio não.
Mas pode ser que haja um desnível entre trastes e isso só pode ser resolvido por um luthier competente que conheça a técnica de "rebatimento" de trastes
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por PH Benchmarker Sáb Out 14, 2017 6:12 pm

Obrigado, quando levar pra regular vou passar esse detalhe pro meu luthier.
PH Benchmarker
PH Benchmarker
Membro

Mensagens : 202
Localização : Duque de Caxias

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Guga Ramone Ter Out 17, 2017 1:02 pm

^ Pode ser que esse aumento de volume se de pela frequência de ressonância da caixa ou mesmo da sala. Percebo o mesmo efeito em algumas notas ao longo do braço de diferentes instrumentos, em diferentes amps e em diferentes locais onde eu toco. Pode ser o seu caso, PH Benchmarker
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Out 17, 2017 3:01 pm

Guga Ramone escreveu:^ Pode ser que esse aumento de volume se de pela frequência de ressonância da caixa ou mesmo da sala. Percebo o mesmo efeito em algumas notas ao longo do braço de diferentes instrumentos, em diferentes amps e em diferentes locais onde eu toco. Pode ser o seu caso, PH Benchmarker
Bem observado...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por PH Benchmarker Qua Out 18, 2017 5:41 pm

^ Vou avaliar isso pessoal, valeu!
PH Benchmarker
PH Benchmarker
Membro

Mensagens : 202
Localização : Duque de Caxias

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por bonatti_bass Sex Out 20, 2017 3:38 pm

Bertola, o que acha dessa torção, tem conserto ou já era? Se tem, é algo tranquilo de um luthier fazer?

É um rickenbacker 4003 com braço acoplado.

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Baixo-rickenbacker-1989-orquidea-negra-D_NQ_NP_980743-MLB25919983730_082017-F

Valeu mestre!

bonatti_bass
Membro

Mensagens : 66
Localização : Joinville - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por heenrique_bass Sex Out 20, 2017 4:25 pm

bonatti_bass escreveu:Bertola, o que acha dessa torção, tem conserto ou já era? Se tem, é algo tranquilo de um luthier fazer?

É um rickenbacker 4003 com braço acoplado.



Valeu mestre!

Off topic: ja toquei nesse RK ai (infelizmente, desplugado), é aqui da cidade onde moro.
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por bonatti_bass Sex Out 20, 2017 5:04 pm

heenrique_bass escreveu:
bonatti_bass escreveu:Bertola, o que acha dessa torção, tem conserto ou já era? Se tem, é algo tranquilo de um luthier fazer?

É um rickenbacker 4003 com braço acoplado.



Valeu mestre!

Off topic: ja toquei nesse RK ai (infelizmente, desplugado), é aqui da cidade onde moro.

Opa, o que achou da tocabilidade? Muito grande a torção?

Vi que o cara tá vendendo há uma cara, tô querendo pegar um ano que vem, mas a maioria a galera tá metendo a faca sem dó. Esse tá com um preço razoável (se der de consertar).

Vi um fireglo 4003 por 12.500,00 reais no ML. Tem bicho também que bota pra vender por um preço absurdo só esperando alguém morder a isca.


bonatti_bass
Membro

Mensagens : 66
Localização : Joinville - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por heenrique_bass Sex Out 20, 2017 5:08 pm

bom, peguei com cordas dr strings coloridas, não lembro se era verde ou amarela, não atrapalhou na tocabilidade. Mas agora com essas cordas ai, já não sei lhe dizer
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Out 20, 2017 6:13 pm

bonatti_bass
Me parece uma torção pequena, resolvível com ajuste do tensor duplo.
Procure um luthier experiente em baixos de 2 tensores.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por heenrique_bass Sáb Out 21, 2017 9:54 pm

Mas esse baixo, se eu não me engano, tem apenas um tensor
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Out 21, 2017 10:01 pm

heenrique_bass escreveu:Mas esse baixo, se eu não me engano, tem apenas um tensor
Rickenbaker com 1 tensor!!!???
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por heenrique_bass Sáb Out 21, 2017 10:15 pm

agora fiquei na dúvida, se é o 4003, deve ser duplo. Sei que o 4001 antigo é um apenas
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Out 21, 2017 11:35 pm

heenrique_bass escreveu:agora fiquei na dúvida, se é o 4003, deve ser duplo. Sei que o 4001 antigo é um apenas
https://www.youtube.com/watch?v=32y3_vTIQLk&t=24s
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por fheliojr Dom Out 29, 2017 9:54 pm

heenrique_bass escreveu:Mas esse baixo, se eu não me engano, tem apenas um tensor

Então é falso.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por afonsodecampos Ter Nov 28, 2017 4:44 pm

Maurício, encontrei no Mercado Livre um Kit da eletrônica do Pbass, me parecem muito bem construído e com componentes bons. O que me deixou curioso foi a utilização de um treble bleed. Já li alguma coisa a respeito de seu uso em guitarras com captadores single coils mas nunca tinha visto no contrabaixo.

Qual a vantagem ou característica maior no uso de um kit desse em relação aos demais?

P-bass Prewired Cts Treble Bleed Pio
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Nov 28, 2017 6:44 pm

Afonso,
Que eu saiba, nenhuma...
Eu não pagaria esse absurdo por um kit desses...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Instalando Captadores Jazz Bass

Mensagem por Dogwood Ter Dez 12, 2017 9:10 pm

Olá galera beleza? Comprei o par de captadores Fender Jazz Bass Custom'60 2101. Eu mesmo iria instalar, no entanto, ele veio com uma borracha numa chapa (acho que é) de cobre com um fio [para aterramento?]. No diagrama que veio não ensina a fazer a ligação da chapa com a borracha... Como faço isso?

grato!

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 63FP8r8
Dogwood
Dogwood
Membro

Mensagens : 59
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Dez 12, 2017 11:41 pm

A borracha fica embaixo do captador. Não tem que ligar borracha em chapa. No máximo um fio terra na chapa (vindo da carcaça do pot de volume), nada mais.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Dogwood Qua Dez 13, 2017 12:01 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:A borracha fica embaixo do captador. Não tem que ligar borracha em chapa. No máximo um fio terra na chapa (vindo da carcaça do pot de volume), nada mais.

Nossa valeu!!! Então vou ligar esse fio aí da chapa na carcaça do pot do volume.

Muito obrigado mais uma vez!!!! Laughing Laughing Laughing
Dogwood
Dogwood
Membro

Mensagens : 59
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Dogwood Sex Dez 15, 2017 12:54 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:A borracha fica embaixo do captador. Não tem que ligar borracha em chapa. No máximo um fio terra na chapa (vindo da carcaça do pot de volume), nada mais.

Surgiu mais uma dúvida... Posso unir num mesmo ponto de solda no pot de volume o terra da chapa com o terra (acho que é terra o fio preto) do captador?
Dogwood
Dogwood
Membro

Mensagens : 59
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Dez 15, 2017 6:59 am

Dogwood escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:A borracha fica embaixo do captador. Não tem que ligar borracha em chapa. No máximo um fio terra na chapa (vindo da carcaça do pot de volume), nada mais.

Surgiu mais uma dúvida... Posso unir num mesmo ponto de solda no pot de volume o terra da chapa com o terra (acho que é terra o fio preto) do captador?
O terra do captador vai para a carcaça do potenciômetro.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Convidado Seg Dez 18, 2017 12:01 pm

Olá Mauricio Bertola, tudo bem ? Desculpe o texto longo, pois eu gosto dar um contexto a coisa sempre que possível. rs

A minha duvida é em relação a regulagem básica, tenho um baixo de 4Cordas e toco com a afinação 1 tom abaixo (D) 100% do tempo.  Há muito tempo atras eu tinha achado uma regulagem que servia perfeitamente, mas hoje trocando cordas e etc e esse tempo frio de Bsb não ajudando eu não consigo mais achar uma regulagem satisfatória (Satisfatória seria uma ação mais baixa).

O meu problema : "Eu estou no limite do tensor" eu girei ele totalmente no sentido "horário", se eu girar mais eu corro o risco de retirar a Bala do tensor. Ainda sim não consigo ter uma ação legal usando essa afinação. Como eu posso resolver esse problema?  Por onde eu devo começar ?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Dez 18, 2017 2:45 pm

demetrius.dotons escreveu:Olá Mauricio Bertola, tudo bem ? Desculpe o texto longo, pois eu gosto dar um contexto a coisa sempre que possível. rs

A minha duvida é em relação a regulagem básica, tenho um baixo de 4Cordas e toco com a afinação 1 tom abaixo (D) 100% do tempo.  Há muito tempo atras eu tinha achado uma regulagem que servia perfeitamente, mas hoje trocando cordas e etc e esse tempo frio de Bsb não ajudando eu não consigo mais achar uma regulagem satisfatória (Satisfatória seria uma ação mais baixa).

O meu problema : "Eu estou no limite do tensor" eu girei ele totalmente no sentido "horário", se eu girar mais eu corro o risco de retirar a Bala do tensor. Ainda sim não consigo ter uma ação legal usando essa afinação. Como eu posso resolver esse problema?  Por onde eu devo começar ?
Usando cordas mais espessas...
Agora, se vc "abaixa o tom", abaixa também a tensão. Se o faz, a corda vibra mais, por conseguinte a ação tem que aumentar...
Só não entendi porque vc girou o tensor no sentido horário, que, geralmente é para tornar o braço convexo (para tensões mais altas). Se você está fazendo isso, creio que está errando (embora eu não conheça seu instrumento...).
Outrossim, o clima interfere muito na "movimentação" do braço, e Brasília é um local de extremos...
Qualquer dúvida, procure seu luthier
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Jan 02, 2018 11:13 am

Bertola e demais amigos,

Lembro de ja ter lido sobre esse assunto mas não consegui localizar o tópico.

Meu Snake foi reformado em 2013/14.
O braço foi reenvernizado, mas o vernz ficou "pegajoso", aquela sensação de estar grudando.
Qual a maneira mais efetiva de limpar isso? Conforme fui tocando, foi ficando escuro de sujeira, etc... mas além de limpar, queria que o verniz deixa-se de ficar grudento...
Desde já agradeço.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5322
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jan 02, 2018 11:36 am

Breno_Barnabe escreveu:Bertola e demais amigos,

Lembro de ja ter lido sobre esse assunto mas não consegui localizar o tópico.

Meu Snake foi reformado em 2013/14.
O braço foi reenvernizado, mas o vernz ficou "pegajoso", aquela sensação de estar grudando.
Qual a maneira mais efetiva de limpar isso? Conforme fui tocando, foi ficando escuro de sujeira, etc... mas além de limpar, queria que o verniz deixa-se de ficar grudento...
Desde já agradeço.
Breno,
Aqui o problema me parece de qualidade do verniz empregado e sua alteração face o clima e o manuseio.
Para deixa limpo o braço o acabamento teria que ser inteiramente refeito, usando-se PU bi-componente aplicado à pistola e várias demãos com respectivo polimento.
Outrossim, o uso de verniz, tanto nitrocelulose, quanto poliuretano faz com que alguns músicos observem esse fenômeno de "pegajosidade" nos braços. Qual seria a solução? Retirar inteiramente o verniz, aplicar apenas seladora e cera de carnaúba; porém, esse tipo de acabamento também suja...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por jcsk8 Ter Jan 02, 2018 9:55 pm

Olá. Maurício, já li várias vezes, inclusive do Sr. que a espessura do braço é determinante para o som. Na sua experiência, se eu afinar um pouco o braço de um jazz bass daria pra prever alguma alteração no som? E o quesito estabilidade do braço poderia ser comprometido ou o tensor estando legal não há esse problema?
Penso em turar coisa pouca, em torno de 1 ou 1,5 mm de espessura. Ele tem o formato C.

Obrigado.
jcsk8
jcsk8
Membro

Mensagens : 111
Localização : Breu Branco -PA

https://www.youtube.com/jcsk8

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jan 02, 2018 9:58 pm

jcsk8 escreveu:Olá. Maurício, já li várias vezes, inclusive do Sr. que a espessura do braço é determinante para o som. Na sua experiência, se eu afinar um pouco o braço de um jazz bass daria pra prever alguma alteração no som? E o quesito estabilidade do braço poderia ser comprometido ou o tensor estando legal não há esse problema?
Penso em turar coisa pouca, em torno de 1 ou 1,5 mm de espessura. Ele tem o formato C.

Obrigado.
Sim, o timbre será alterado. Isso é fato.
A estabilidade do braço também, dependendo da sua forma de construção.
O braço de Jazz Bass, de uma forma geral, já é bem fino, e, dada sua forma de construção, ele poderá ser comprometido sim.
Não recomendo que você faça isso para um braço de Jazz Bass.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por jcsk8 Ter Jan 02, 2018 10:55 pm

Obrigado.
jcsk8
jcsk8
Membro

Mensagens : 111
Localização : Breu Branco -PA

https://www.youtube.com/jcsk8

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Guga Ramone Qua Jan 03, 2018 1:40 am

Breno_Barnabe escreveu:O braço foi reenvernizado, mas o vernz ficou "pegajoso", aquela sensação de estar grudando.
Qual a maneira mais efetiva de limpar isso?

Experimenta só fosquear o verniz. Eu faço isso usando o lado verde de uma esponja de lavar louça.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jan 03, 2018 7:22 am

Guga Ramone escreveu:
Breno_Barnabe escreveu:O braço foi reenvernizado, mas o vernz ficou "pegajoso", aquela sensação de estar grudando.
Qual a maneira mais efetiva de limpar isso?

Experimenta só fosquear o verniz. Eu faço isso usando o lado verde de uma esponja de lavar louça.
Bombril é melhor...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Breno_Barnabe Qua Jan 03, 2018 9:02 am

Vou dar uma limpada antes e tentar isso.. se não ficar pegajoso já tá otimo.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5322
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jan 03, 2018 9:14 am

Breno_Barnabe escreveu:Vou dar uma limpada antes e tentar isso.. se não ficar pegajoso já tá otimo.
Breno, o bombril vai modificar a superfície do verniz, mas não vai retirar as manchas.
Para isso, só o re acabamento total.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Luciano Dantas Qua Jan 03, 2018 10:49 am

Olá, estou com um EGB 5000 Ativo. Quando chegou aqui em casa estava com um monte de fios soltos. Tentei soldá-los na "tentativa e erro". Consegui fazer o som voltar mas está "sem força" (baixinho) e com um chiado infernal.

Alguma dica, esquema ou foto do circuito?
Luciano Dantas
Luciano Dantas
Membro

Mensagens : 7
Localização : Picuí - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jan 03, 2018 12:28 pm

Luciano Dantas escreveu:Olá, estou com um EGB 5000 Ativo. Quando chegou aqui em casa estava com um monte de fios soltos. Tentei soldá-los na "tentativa e erro". Consegui fazer o som voltar mas está "sem força" (baixinho) e com um chiado infernal.

Alguma dica, esquema ou foto do circuito?
Eu não tenho o esquema desse circuito não...
Sorry.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por gsfteodoro Sáb Jan 13, 2018 11:31 pm

Fala Bertola!

Consegue me dar uma luz sobre isso?


gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5418
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por deixados Dom Jan 14, 2018 10:42 pm

Não conhecia esse tópico. Bacana!

@Bertola, tenho um Yamaha TRBX 174, queria trocar os knobs dele por aqueles que têm as marcações, acho que de acrílico.

Não encontrei nada na internet a respeito do diâmetro dos knobs do meu baixo, saberia me dizer qual seria?
Tipo esses:
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 S-l500
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jan 14, 2018 10:48 pm

gsfteodoro
Complicado...
Você terá que verificar todo o circuito do piezo de novo, e não estou descartando defeito...
deixados
O diâmetro é ligeiramente menor que esse que vc "postou" a foto, assemelha-se à knobs metálicos de telecaster.
IMHO se colocar esses aí vai ficar legal.
Abçs
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por deixados Seg Jan 15, 2018 9:02 pm

Obrigado, @Bertola!
Pretendo mesmo instalar esses knobs, dá outro visual pro instrumento.
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por gsfteodoro Ter Jan 16, 2018 10:23 am

Dando um feedback....

Eu li em um fórum lá de fora (não me recordo qual) de colocar grafite nas roscas dos carrinhos que ajudariam a aterrar a ponte.
tirei cada rosca e taquei grafite. Está silencioso e funcionando maravilhosamente. Primeira vez que tive contato com esse tipo de captação, hehehehe

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5418
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jan 16, 2018 10:26 am

gsfteodoro escreveu:Dando um feedback....

Eu li em um fórum lá de fora (não me recordo qual) de colocar grafite nas roscas dos carrinhos que ajudariam a aterrar a ponte.
tirei cada rosca e taquei grafite. Está silencioso e funcionando maravilhosamente. Primeira vez que tive contato com esse tipo de captação, hehehehe
Boa!
Eu não sabia disso não...
up
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jan 18, 2018 8:50 am

Fala, Bertola!
Cara, meu Greco PB tá trastejando só na D, mais ou menos da 2ª até a 6ª casa. Não sei se é tensor, porque senão estaria por igual, correto? Vou mandá-lo ao lutier no começo da semana que vem, mas já estou um pouco apreensivo com isso...
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jan 18, 2018 10:44 am

Willian Casagrande escreveu:Fala, Bertola!
Cara, meu Greco PB tá trastejando só na D, mais ou menos da 2ª até a 6ª casa. Não sei se é tensor, porque senão estaria por igual, correto? Vou mandá-lo ao lutier no começo da semana que vem, mas já estou um pouco apreensivo com isso...
Normal William...
Estamos no verão, e o calor fez o braço se movimentar...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jan 18, 2018 10:49 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Normal William...
Estamos no verão, e o calor fez o braço se movimentar...

Ah, que bom. Vou dar uma olhada melhor nele em casa, mas já vou ter que trocar as cordas e o jack, que tá velho, então vai ter que ir pro luthier mesmo.
Valeu!
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jan 18, 2018 11:19 am

Willian Casagrande escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Normal William...
Estamos no verão, e o calor fez o braço se movimentar...

Ah, que bom. Vou dar uma olhada melhor nele em casa, mas já vou ter que trocar as cordas e o jack, que tá velho, então vai ter que ir pro luthier mesmo.
Valeu!
Coloca umas "flatwound" nele...
Very Happy
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jan 18, 2018 11:33 am

Hahaha já me disseram isso umas 200x, que ficaria bom e tal. Mas, para os sons que toco, tem que ter um som mais "brilhoso". Se eu tivesse outro PB, faria questão de colocar.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jan 18, 2018 11:44 am

Willian Casagrande escreveu:Hahaha já me disseram isso umas 200x, que ficaria bom e tal. Mas, para os sons que toco, tem que ter um som mais "brilhoso". Se eu tivesse outro PB, faria questão de colocar.
Então compre um Bertola's P-Bass...
hide
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Jan 18, 2018 11:46 am

Eu também tenho esse "receio" de colocar Flat ou Half nos meus baixos... mesmo gostando de um som não tao brilhoso, fechar o tone ja ajuda, rs.
Mas um dia vou tomar coragem.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5322
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 12 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 12 de 19 Anterior  1 ... 7 ... 11, 12, 13 ... 15 ... 19  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos