Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

+15
Coder
Marcos Caio C. Gomes
Zubrycky
Juninho Sampaio
fheliojr
SILVIAO
HenriqueBessa
edumerino
NeyBass
SRTO
Renato Aversari
allexcosta
joabi
siodoni
John Music
19 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por John Music Sex Jul 28, 2017 10:29 am

Dia, polvo.

Quero MUITO um baixo 6 cordas, mas quero excluir a Bzona e adicionar uma corda aguda, e quero afinar as duas primeiras cordas meio tom abaixo, permitindo uma afinação EBGDAE (da corda mais aguda para a mais grave).

Deu pra sacar mais ou menos? Seria como um baixo 7 cordas, mas retirada a corda mais grave (B) e afinadas meio tom abaixo as duas cordas mais agudas (E e B, ao invés de F e C).
Seria exatamente a tessitura de um violão/guitarra uma oitava abaixo.

Aí eu começo a pensar nas possibilidades, que são 3: baixo custom, baixo 6 cordas já existente e Squier Vintage Modified Bass VI, cada um com seus prós e contras.


Baixo custom: seria o ideal pra poder colocar todas as minhas preferências, o que é muito bom. Mas...não sei se no momento atual é o melhor momento pra eu ter um instrumento "de luthier", sendo que este vai ser meu único instrumento por um tempo. Fora o tempo de espera...Não sei se estou preparado pra isso agora (veja bem, agora).

Baixo 6 cordas já existente: aqui já é mais tranquilo, seria só mudar o set de cordas. Existem opções baratas, como o Tagima Millenium Top 6 e mais além têm os modelos de entrada da linha SR da Ibanez (SR506, mais especificamente). Só não morro de amores pelo design desses baixos e pra falar a verdade tenho preferência por baixos passivos (possibilidade no baixo custom).

Squier Vintage Modified Bass VI: aqui está outra opção, um offset muito, muito interessante que até hoje não vi sendo utilizado da maneira que eu potencializo ele em mente. É uma possibilidade forte, mas não sei se vou curtir a escala de 30" (lembrando que vai ser meu único instrumento por um tempo) e tem outra coisa: espaçamento de cordas. O Ibanez têm seus 43mm de largura no nut e 83 mm no 24º traste, e parece ser um dos 6 cordas menos largos do mercado. No Bass VI o nut tem 41,91 mm de largura (uma Stratocaster tem 42 mm de nut). Então, o espaçamento entre as cordas é praticamente igual ao de uma guitarra. Não sei qual seria o comportamento do meu pizzicato com isso. Em contrapartida, também toco com palheta e Fingerstyle com frequência.


Enfim, incertezas. Todas são possibilidades. Acho que é questão de colocar a mão nas coisas, experimentar e ponderar. A única certeza é de que quero um 6 cordas EBGDAE. Rolling Eyes
É um post mais pra contar sobre essa minha ideia, embora ninguém tenha perguntado. Razz

Se quiserem falar sobre o que vocês acham, suas opiniões, se já tiveram ou pensaram em um bass com esse range. Enfim, bater um papo.
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por siodoni Sex Jul 28, 2017 1:06 pm

Eu tenho um Squier Bass VI.
É uma vibe totalmente diferente de um baixo convencional.
As cordas são bem proximas uma das outras.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por joabi Sex Jul 28, 2017 1:14 pm


Interessante a idéia. Qual o motivo de escolher essa afinação, ao invés de manter o normal do baixo, por quartas?

Bom lembrar também que o baixo soa duas oitavas abaixo do violão.

Boa sorte no projeto. up

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por John Music Sex Jul 28, 2017 1:26 pm

joabi escreveu:Interessante a idéia. Qual o motivo de escolher essa afinação, ao invés de manter o normal do baixo, por quartas?

É por questão de familiaridade com o desenho dos acordes no violão/guitarra. Afinando dessa forma eu estou em casa, totalmente à vontade. Usando afinação standard com (Com uma C e F agudas) entortaria totalmente meu raciocínio e eu teria que redesenhar na minha mente TUDO o que eu conheço há anos relativo a acordes para poder fazê-los.  

joabi escreveu:Bom lembrar também que o baixo soa duas oitavas abaixo do violão.
Boa sorte no projeto. up

O baixo é uma oitava abaixo, Joabi!
Espero que dê certo, tô empolgado! Valeu pelo voto!
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por allexcosta Sex Jul 28, 2017 1:26 pm

Se eu fosse fazer isso, compraria um 6 cordas que eu gostasse e colocaria o encordoamento apropriado, nada mais.

E qualquer baixo ativo vira passivo fácil fácil...

Não enxergo muito o dilema.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por Renato Aversari Sex Jul 28, 2017 1:37 pm

Bom, eu tenho algumas coisas a dizer.
A primeira é que acho que só o que vai te suprir é um Baixo Custom, tendo em vista que nenhum baixo fabricado foi projetado para atuar dessa forma, e por mais viável que fosse, ainda assim precisaria de modificações para trabalhar assim (mudança do capotraste, sulcos da ponte, além de um ótimo trabalho de seu luthier para evitar que o braço torça em forma de espiral).

Vale lembrar que o Baixo trabalha uma oitava abaixo de uma guitarra ou violão. Esses instrumentos apresentam essa configuração, com as duas primeiras cordas afinadas meio tom abaixo, unicamente para facilitar a formação de acordes nas primeiras casas da escala (próximo ao nut), visto que se assim não fosse, seria muito mais complicado para o músico. Essa configuração também altera a forma de digitação dos shapes, mas isso não será problema se você já tem afinidade com violão ou guitarra.

Um ponto importante é que os intervalos harmônicos de terça, comuns em qualquer acorde, não soam bem nas notas mais graves do baixo como soam bem na guitarra e no violão. O som fica muito embolado e sem definição. A coisa começa a melhorar tocando intervalos mais agudos. Os acordes cheios no começo do braço do baixo não soam bem de jeito nenhum. Só por esse motivo eu já descartaria utilizar uma configuração assim.

Outro ponto negativo que vejo é o lado financeiro. Não conheço nenhum encordoamento nessa configuração. Você teria de adaptar um jogo de 4 cordas com um jogo de guitarra (ultralight) para conseguir isso. Para mim isso é uma coisa bem inviável $$$.

Também tem o lado da captação. Não sei se um captador comum de um baixo de 6 cordas atenderia a sua necessidade. Acredito que seria necessário um captador de um baixo de 7 cordas para trabalhar bem nas faixas mais agudas.

Enfim, o que posso dizer sobre essa configuração é isso, mas só você sabe da sua real necessidade sobre isso. Se você quer realmente isso eu apostaria num Baixo Custom, e começaria a economizar um pouco mais para as cordas.
Renato Aversari
Renato Aversari
Membro

Mensagens : 378
Localização : João Pessoa - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por allexcosta Sex Jul 28, 2017 1:46 pm

Renato Aversari escreveu:A primeira é que acho que só o que vai te suprir é um Baixo Custom, tendo em vista que nenhum baixo fabricado foi projetado para atuar dessa forma, e por mais viável que fosse, ainda assim precisaria de modificações para trabalhar assim (mudança do capotraste, sulcos da ponte, além de um ótimo trabalho de seu luthier para evitar que o braço torça em forma de espiral).

Não. No máximo uma troca e regulagem simples de nut.

Renato Aversari escreveu:Vale lembrar que o Baixo trabalha uma oitava abaixo de uma guitarra ou violão. Esses instrumentos apresentam essa configuração, com as duas primeiras cordas afinadas meio tom abaixo, unicamente para facilitar a formação de acordes nas primeiras casas da escala (próximo ao nut), visto que se assim não fosse, seria muito mais complicado para o músico. Essa configuração também altera a forma de digitação dos shapes, mas isso não será problema se você já tem afinidade com violão ou guitarra.

Um ponto importante é que os intervalos harmônicos de terça, comuns em qualquer acorde, não soam bem nas notas mais graves do baixo como soam bem na guitarra e no violão. O som fica muito embolado e sem definição. A coisa começa a melhorar tocando intervalos mais agudos. Os acordes cheios no começo do braço do baixo não soam bem de jeito nenhum. Só por esse motivo eu já descartaria utilizar uma configuração assim.

Você não precisa tocar acordes num baixo com essa afinação. E a digitação das escalas é tão fácil quanto afinação padrão de 6 cordas. Não enxergo a dificuldade.

Renato Aversari escreveu:Outro ponto negativo que vejo é o lado financeiro. Não conheço nenhum encordoamento nessa configuração. Você teria de adaptar um jogo de 4 cordas com um jogo de guitarra (ultralight) para conseguir isso. Para mim isso é uma coisa bem inviável $$$.

Umas duas ou três marcas de corda oferecem cordas que serviriam.

Renato Aversari escreveu:Também tem o lado da captação. Não sei se um captador comum de um baixo de 6 cordas atenderia a sua necessidade. Acredito que seria necessário um captador de um baixo de 7 cordas para trabalhar bem nas faixas mais agudas.

Não.

Renato Aversari escreveu:Enfim, o que posso dizer sobre essa configuração é isso, mas só você sabe da sua real necessidade sobre isso. Se você quer realmente isso eu apostaria num Baixo Custom, e começaria a economizar um pouco mais para as cordas.

Qualquer baixo de 6 cordas atenderá com ajustes e modificações super simples.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por SRTO Sex Jul 28, 2017 1:51 pm

^tirando o ponto sobre cordas - deveras desconheço -, concordo com o Tio. O baixo terá que ser regulado - acho que o principal, será o nut - apenas.
SRTO
SRTO
Membro

Mensagens : 658
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por joabi Sex Jul 28, 2017 1:56 pm

Um Ibanez, de preferência com espaçamento de 16mm, seria uma boa opção para o projeto.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-876201336-baixo-ibanez-soundgear-6-cordas-_JM


Eu me enganei sobre a oitava mesmo.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por allexcosta Sex Jul 28, 2017 1:58 pm

SRTO escreveu:^tirando o ponto sobre cordas - deveras desconheço

http://kaliumstrings.com/strings

http://www.conklinguitars.com/bass_strings.html

A S.I.T. faz o que você quiser na bitola que você quiser:

http://sitstrings.com/index.php?/products/bass

joabi escreveu:Um Ibanez, de preferência com espaçamento de 16mm, seria uma boa opção para o projeto.

O que exatamente o espaçamento teria a ver?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por joabi Sex Jul 28, 2017 1:59 pm


^ Ken Smith também tem cordas de 7.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por SRTO Sex Jul 28, 2017 2:00 pm

allexcosta escreveu: A S.I.T. faz o que você quiser na bitola que você quiser...

Interessante... Já testou essa marca, Tio?
SRTO
SRTO
Membro

Mensagens : 658
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por Renato Aversari Sex Jul 28, 2017 2:02 pm

^
Pelo que vi não sai nada barato importar essas cordas. Aqui no Brasil bem que poderia ter algo do tipo.
Renato Aversari
Renato Aversari
Membro

Mensagens : 378
Localização : João Pessoa - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por joabi Sex Jul 28, 2017 2:06 pm

allexcosta escreveu:
joabi escreveu:Um Ibanez, de preferência com espaçamento de 16mm, seria uma boa opção para o projeto.

O que exatamente o espaçamento teria a ver?

Se a intenção é usar o baixo para acordes, o espaçamento menor e braço confortável ajuda.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por allexcosta Sex Jul 28, 2017 2:07 pm

Renato Aversari escreveu:Pelo que vi não sai nada barato importar essas cordas. Aqui no Brasil bem que poderia ter algo do tipo.

Sai mais barato importar que comprar numa loja do Brasil.

Corda de baixo é caro, mas você compra uma ou duas vezes por ano.

Mas também, o cara quer fazer isso aí e não ter dinheiro pra corda? Aí é o mesmo que comprar um carro e não ter grana pra gasolina e pneu.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por allexcosta Sex Jul 28, 2017 2:09 pm

joabi escreveu:
allexcosta escreveu:
joabi escreveu:Um Ibanez, de preferência com espaçamento de 16mm, seria uma boa opção para o projeto.

O que exatamente o espaçamento teria a ver?

Se a intenção é usar o baixo para acordes, o espaçamento menor e braço confortável ajuda.


Não li essa parte de que a intenção é usar para acordes.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por joabi Sex Jul 28, 2017 2:14 pm

Renato Aversari escreveu:^
Pelo que vi não sai nada barato importar essas cordas. Aqui no Brasil bem que poderia ter algo do tipo.

Na Strings by Mail tem corda D'Addario avulsa (0.020) por menos de 3 dólares. Minhas compras chegam sem tarifas:

https://www.stringsbymail.com/daddario-single-electric-bass-plain-steel-xlb020p-5501.html

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por John Music Sex Jul 28, 2017 2:15 pm

Renato Aversari escreveu:Um ponto importante é que os intervalos harmônicos de terça, comuns em qualquer acorde, não soam bem nas notas mais graves do baixo como soam bem na guitarra e no violão. O som fica muito embolado e sem definição. A coisa começa a melhorar tocando intervalos mais agudos. Os acordes cheios no começo do braço do baixo não soam bem de jeito nenhum.

Sim, isso é elementar.

Renato Aversari escreveu:Só por esse motivo eu já descartaria utilizar uma configuração assim.

Renato, eu quero um baixo de 6 cordas EBGDAE pra tocar baixo, não pra tocar violão, ou pra tocar violão/guitarra no baixo. Eu não vou tocar acordes cheios no registro grave. Novamente, isso é elementar.
A afinação standard do 6 cordas é mais baixa da afinação que eu quero, e muitos baixistas de 6 cordas standard fazem horrores de acordes. Se você disse que descarta uma corda mais aguda dizendo que não é proveitosa para acordes, poxa, então você consequentemente descarta uma afinação 6c standard, que tem menos recursos para acordes do que esta, e consequentemente descarta caras que tocam harmonia perfeitamente bem com 6 cordas, com todo o proveito possível...Então não entendi essa sua colocação.

Nenhum quesito é 100% aproveitável em toda a escala de um instrumento. Vou novamente seguir seu raciocínio: Então é descartável um baixo utilizar mais cordas do que as três cordas mais graves (Bzona, Mizona e Lá) até o 12º traste, pois não dá pra fazer acompanhamento com notas mais agudas (então as notas agudas estão lá desnecessariamente).

Resumindo: seu raciocínio diz que cordas agudas não são necessárias porque não se pode aproveitá-las no registro grave. Da mesma forma eu posso dizer que descarto as cordas graves porque não posso usá-las para solos ou melodias...Entendeu? Não faz sentido. A tessitura do baixo tem regiões mais ou menos proveitosas para uma coisa ou outra. Não dá pra pensar em 100% de uniformidade. Não dá pra fazer acordes cheios em todas as regiões do braço, isso é elementar, assim como não dá pra fazer acompanhamento em toda a extensão do braço. Isso não tira o proveito de uma corda ou de outra. Elas estão ali para ser usadas no melhor momento.


Renato Aversari escreveu:Outro ponto negativo que vejo é o lado financeiro. Não conheço nenhum encordoamento nessa configuração. Você teria de adaptar um jogo de 4 cordas com um jogo de guitarra (ultralight) para conseguir isso. Para mim isso é uma coisa bem inviável $$$.

A solução é utilizar um encordoamento tradicional de 6 cordas e comprar uma corda avulsa pra ser a primeira corda (Mizinha). A D'addario XLB025W Nickel Wound .025 tem tensão e comprimento ideais pra isso. A Bzona que sobra do encordoamento tradicional dá até pra vender.
Outra solução é comprar um encordoamento tradicional de 4 cordas, e além dessa D'addario .025 avulsa comprar também uma C aguda avulsa.  
De qualquer forma, essas cordas avulsas seriam compradas de fora do BR.

Renato Aversari escreveu:Também tem o lado da captação. Não sei se um captador comum de um baixo de 6 cordas atenderia a sua necessidade. Acredito que seria necessário um captador de um baixo de 7 cordas para trabalhar bem nas faixas mais agudas.

Na verdade essa configuração EBGDAE é uma Sexta Maior mais aguda do que a afinação standard de um baixo 4 cordas. Ou seja, em termos de tessitura e considerando baixos de 24 trastes, até o 14ª traste da corda mais aguda meu baixo é um 4 cordas...

Renato Aversari escreveu:Enfim, o que posso dizer sobre essa configuração é isso, mas só você sabe da sua real necessidade sobre isso. Se você quer realmente isso eu apostaria num Baixo Custom, e começaria a economizar um pouco mais para as cordas.

As cordas saem pouca coisa mais cara em relação a um encordoamento tradicional, Renato.
[Encordoamento de 6 cordas + 1 avulsa de fora] ou [ Encordoamento de 4 cordas + 2 avulsas de fora].
Ou tudo comprado de fora de uma vez. Razz


Última edição por John Music em Sex Jul 28, 2017 2:30 pm, editado 6 vez(es)
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por John Music Sex Jul 28, 2017 2:17 pm

Cordas não são problema, gente.
E comprar encordoamento de fora é a coisa mais comum que existe...


Última edição por John Music em Sex Jul 28, 2017 2:27 pm, editado 1 vez(es)
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por John Music Sex Jul 28, 2017 2:19 pm

A intenção com o instrumento é tocar linhas de baixo com recheios harmônicos, acordes...

Continua sendo um contrabaixo, gente. Razz
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por NeyBass Sex Jul 28, 2017 2:34 pm

^
Vc me fez surgir uma idéia. Trocar as cordas do meu baixo de 5c, colocar E A D G C
Já estou providenciando a troca.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por John Music Sex Jul 28, 2017 2:41 pm

NeyBass escreveu:^
Vc me fez surgir uma idéia. Trocar as cordas do meu baixo de 5c, colocar E A D G C
Já estou providenciando a troca.

Sim, NeyBass, tem uma galera que faz isso. Até pensei nisso, as coisas ficariam até mais fáceis.
Mas eu sempre tenho umas ideias meio fora da curva.
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por NeyBass Sex Jul 28, 2017 2:47 pm

John Music escreveu:
NeyBass escreveu:^
Vc me fez surgir uma idéia. Trocar as cordas do meu baixo de 5c, colocar E A D G C
Já estou providenciando a troca.

Sim, NeyBass, tem uma galera que faz isso. Até pensei nisso, as coisas ficariam até mais fáceis.
Mas eu sempre tenho umas ideias meio fora da curva.

Pois é John, já li bastante principalmente aqui no fórum sobre essa maneira de usar o 5c, nunca tinha feito porque só tinha um baixo 5c, aí ficava complicado pra mim, tendo só um usar assim, mas agora chegou outro sobrevivente aqui em casa e lendo seu tópico me voltou a ideia e acho que essa é a hora.

Mas sua idéia é bacana, legal desbravar novos mundos, serve de experiência para nós...o negócio é abrir a mente e aceitar as possibilidades.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por Renato Aversari Sex Jul 28, 2017 3:15 pm

John Music escreveu:
Renato Aversari escreveu:Um ponto importante é que os intervalos harmônicos de terça, comuns em qualquer acorde, não soam bem nas notas mais graves do baixo como soam bem na guitarra e no violão. O som fica muito embolado e sem definição. A coisa começa a melhorar tocando intervalos mais agudos. Os acordes cheios no começo do braço do baixo não soam bem de jeito nenhum.

Sim, isso é elementar.

Renato Aversari escreveu:Só por esse motivo eu já descartaria utilizar uma configuração assim.

Renato, eu quero um baixo de 6 cordas EBGDAE pra tocar baixo, não pra tocar violão, ou pra tocar violão/guitarra no baixo. Eu não vou tocar acordes cheios no registro grave. Novamente, isso é elementar.
A afinação standard do 6 cordas é mais baixa da afinação que eu quero, e muitos baixistas de 6 cordas standard fazem horrores de acordes. Se você disse que descarta uma corda mais aguda dizendo que não é proveitosa para acordes, poxa, então você consequentemente descarta uma afinação 6c standard, que tem menos recursos para acordes do que esta, e consequentemente descarta caras que tocam harmonia perfeitamente bem com 6 cordas, com todo o proveito possível...Então não entendi essa sua colocação.

Nenhum quesito é 100% aproveitável em toda a escala de um instrumento. Vou novamente seguir seu raciocínio: Então é descartável um baixo utilizar mais cordas do que as três cordas mais graves (Bzona, Mizona e Lá) até o 12º traste, pois não dá pra fazer acompanhamento com notas mais agudas (então as notas agudas estão lá desnecessariamente).

Resumindo: seu raciocínio diz que cordas agudas não são necessárias porque não se pode aproveitá-las no registro grave. Da mesma forma eu posso dizer que descarto as cordas graves porque não posso usá-las para solos ou melodias...Entendeu? Não faz sentido. A tessitura do baixo tem regiões mais ou menos proveitosas para uma coisa ou outra. Não dá pra pensar em 100% de uniformidade. Não dá pra fazer acordes cheios em todas as regiões do braço, isso é elementar, assim como não dá pra fazer acompanhamento em toda a extensão do braço. Isso não tira o proveito de uma corda ou de outra. Elas estão ali para ser usadas no melhor momento.


Renato Aversari escreveu:Outro ponto negativo que vejo é o lado financeiro. Não conheço nenhum encordoamento nessa configuração. Você teria de adaptar um jogo de 4 cordas com um jogo de guitarra (ultralight) para conseguir isso. Para mim isso é uma coisa bem inviável $$$.

A solução é utilizar um encordoamento tradicional de 6 cordas e comprar uma corda avulsa pra ser a primeira corda (Mizinha). A D'addario XLB025W Nickel Wound .025 tem tensão e comprimento ideais pra isso. A Bzona que sobra do encordoamento tradicional dá até pra vender.
Outra solução é comprar um encordoamento tradicional de 4 cordas, e além dessa D'addario .025 avulsa comprar também uma C aguda avulsa.  
De qualquer forma, essas cordas avulsas seriam compradas de fora do BR.

Renato Aversari escreveu:Também tem o lado da captação. Não sei se um captador comum de um baixo de 6 cordas atenderia a sua necessidade. Acredito que seria necessário um captador de um baixo de 7 cordas para trabalhar bem nas faixas mais agudas.

Na verdade essa configuração EBGDAE é uma Sexta Maior mais aguda do que a afinação standard de um baixo 4 cordas. Ou seja, em termos de tessitura e considerando baixos de 24 trastes, até o 14ª traste da corda mais aguda meu baixo é um 4 cordas...

Renato Aversari escreveu:Enfim, o que posso dizer sobre essa configuração é isso, mas só você sabe da sua real necessidade sobre isso. Se você quer realmente isso eu apostaria num Baixo Custom, e começaria a economizar um pouco mais para as cordas.

As cordas saem pouca coisa mais cara em relação a um encordoamento tradicional, Renato.
[Encordoamento de 6 cordas + 1 avulsa de fora] ou [ Encordoamento de 4 cordas + 2 avulsas de fora].
Ou tudo comprado de fora de uma vez. Razz


Não cara, você não me entendeu. Eu disse que descartaria essa configuração, mas não foi por dizer que uma corda aguda a mais não serviria para nada. Pelo contrário, acho que ela serve e muito. Só que minha cabeça funciona diferente da sua. Você está acostumado com a configuração de violão, eu estou acostumado com a configuração do baixo. Na afinação comum o baixo de 6 cordas tem BEADGC (ou CGDAEB se começar das cordas mais agudas). Se eu fosse descartar a Bzona e adicionar uma corda aguda eu adicionaria a F, mas você quer adicionar uma corda E e abaixar a C para B, deixando-o igual a configuração de um violão. O que disse é que, como não dá para tocar acordes cheios próximo ao nut, a configuração igual a de um violão não teria o seu principal aproveitamento. Num violão é possível fazer acordes cheios por toda a extensão do braço. Como no Baixo só se utiliza acordes cheios em outras regiões do braço, a configuração padrão funciona perfeitamente para executar esses acordes sem mudar muita coisa na forma de pensar, inclusive mantendo o padrão de shapes. Mas como disse, sua cabeça pensa diferente da minha. Você quer manter essa configuração para não se embananar, já que está acostumado com o violão. Eu me embananaria com ela. De forma alguma descartaria a utilidade de uma corda mais aguda ou mais grave. Descartaria, por razões pessoais de praticidade, a afinação padrão de violão e manteria a afinação padrão de baixo.
Renato Aversari
Renato Aversari
Membro

Mensagens : 378
Localização : João Pessoa - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por Renato Aversari Sex Jul 28, 2017 3:18 pm

Complementando:
No caso, se fosse adicionar uma corda aguda, meu baixo ficaria com EADGCF (ou FCGDAE, da mais aguda para a mais grave).
Renato Aversari
Renato Aversari
Membro

Mensagens : 378
Localização : João Pessoa - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por allexcosta Sex Jul 28, 2017 3:24 pm

Que mal pergunte, porque vocês estão falando disso como se fosse uma coisa atípica?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por Convidado Sex Jul 28, 2017 3:39 pm

Tenho muita vontade de ter um 7 cordas afinação padrão (possuindo dois baixos: 5 e 7)

O de 5 consegue suprir um pouco da minha necessidade harmônica, faço bastante chord melody nele,mesmo na afinação padrão. Mas as vezes sinto falta de notas mais agudas pra ter mais opções de acordes e improvisos. Fazer coisas novas.

Então, em vez de um de 6, optaria logo por um de 7 (já que é pra "inventar moda", vamos fundo nisso...). Por isso no meu top 10 do outro tópico ta lá o Conklin 7, que acho animal...

Um pedal oitavador poderia resolver em parte essa minha vontade, mas não seria a mesma coisa que um baixo de 7 cordas... Porém como por enquanto me falta até hardcase e um baixo reserva, quem sou eu para pensar nessas coisas por esses tempos kkkk....

John Music escreveu:Squier Vintage Modified Bass VI: aqui está outra opção, um offset muito, muito interessante que até hoje não vi sendo utilizado da maneira que eu potencializo ele em mente... (...)
silent  silent  silent   silent
Só minha opinião mesmo, sem querer ofender ninguém, cada um com seu gosto rs... Mas se eu fosse pra ter um ""baixo"" assim eu compraria logo uma guitarra e viraria guitarrista rsrs... Razz

Talvez eu seja mente fechada pra isso mesmo. Pois baixo pra mim tem que ter braço de baixo, aparência de baixo, ponte de baixo, espaçamento de baixo, escala (") de baixo e por aí vai...

Mas voltando, cara, tem bastante opção no mercado para fazer o que você quer. Nao entendo o bastante sobre lutheria para afirmar que teria algum problema ou não, mas pelo que Allex falou, tudo indica que não. Mas nunca é demais procurar um luthier.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por edumerino Sex Jul 28, 2017 3:50 pm

John, já conhece isso aqui?

http://www.musiciansfriend.com/bass/ibanez-sr-prestige-sr7viisc-7-string-hybrid-short-scale-bass

EDIT:

Ops, na verdade tava pensando nesse do vídeo quando pesquisei... Também uma opção meio bizarra diferentona da Ibanez

edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por John Music Sex Jul 28, 2017 6:07 pm



John Music escreveu:Squier Vintage Modified Bass VI: aqui está outra opção, um offset muito, muito interessante que até hoje não vi sendo utilizado da maneira que eu potencializo ele em mente... (...)
silent  silent  silent   silent
Só minha opinião mesmo, sem querer ofender ninguém, cada um com seu gosto rs... Mas se eu fosse pra ter um ""baixo"" assim eu compraria logo uma guitarra e viraria guitarrista rsrs... Razz

Talvez eu seja mente fechada pra isso mesmo. Pois baixo pra mim tem que ter braço de baixo, aparência de baixo, ponte de baixo, espaçamento de baixo, escala (") de baixo e por aí 
Cara, o Bass VI tem escala de baixo, corda de baixo e afinação de baixo. Ele é um baixo, sim, hehe.

Mas entendi o que vc quis dizer. É o que eu falei no começo: ainda não vi ninguém explorando o potencial desse instrumento pra valer. Aí a gente tende a criar um estereótipo guitarrístico em cima do Bass VI. Mas ele é um baixo, sim. Plugado num amp de respeito e nas mãos de um baixista de verdade, nem imagino qual seria o estrago.
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por John Music Sex Jul 28, 2017 6:11 pm

edumerino escreveu:John, já conhece isso aqui?

http://www.musiciansfriend.com/bass/ibanez-sr-prestige-sr7viisc-7-string-hybrid-short-scale-bass

EDIT:

Ops, na verdade tava pensando nesse do vídeo quando pesquisei... Também uma opção meio bizarra diferentona da Ibanez

Poxa, cara, não conhecia. É definitivamente o Bass VI da Ibanez! Shocked
E este parece mais "bass like", hehe (embora o cara esteja tocando de um jeito "guitar like", MUITO diferente do que quero fazer).

Bem interessante, hein?
Pelo o que vi rapidamente aqui, não tem ease bass no BR, e também não consta mais no lineup da Ibanez (segundo o site).

Muito legal. Aparece coisa que a gente nem conhecia.
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por HenriqueBessa Sex Jul 28, 2017 7:34 pm







HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2252
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por allexcosta Sex Jul 28, 2017 7:40 pm

Galera não entendeu ainda o que o cara quer.

É muito mais simples do que todo mundo tá fazendo parecer.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por SILVIAO Sex Jul 28, 2017 9:55 pm

Tem 2 baixos de 6 cordas nos classificados,de vibes diferentes e por um valor honesto:-)
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por fheliojr Sáb Jul 29, 2017 8:08 pm

allexcosta escreveu:...É muito mais simples do que todo mundo tá fazendo parecer.

É capaz de o Jonh ter se assustado com este tópico e preferido tocar pandeiro. Razz

SILVIAO escreveu:Tem 2 baixos de 6 cordas nos classificados,de vibes diferentes e por um valor honesto:-)

...apesar de q um deles poderia ter um valor mais "honesto", ainda.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Jul 29, 2017 9:15 pm

Essa do pandeiro foi boa.
Essa conversa de afinação me causa arrepios.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por John Music Dom Jul 30, 2017 10:02 pm

Não tem nada de arrepios, gente, kkkkk.

A coisa é bastante simples: um violão/guitarra afinado uma oitava abaixo (com seis cordas).
Novamente: é pura e simplesmente isso, um baixo de 6 cordas afinado uma oitava abaixo de um violão/guitarra.

Tô dando ma olhada em alguns baixos 6c que me interessem.
Não há de ser feita nenhuma alteração estrutural do instrumento. Talvez só algum ajuste no nut e com certeza um ajuste de tensor, imprescindível em qualquer outra troca de encordoamento.

É só isso, galera. Não se vê um 6c com essa configuração todo dia, mas é algo simples e sem segredo.


Última edição por John Music em Dom Jul 30, 2017 10:06 pm, editado 1 vez(es)
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por allexcosta Dom Jul 30, 2017 10:03 pm

John Music escreveu:é algo simples e sem segredo.

Aleluia.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por Zubrycky Dom Jul 30, 2017 11:06 pm

Me lembrei disso.



E, é claro, me lembrei disso também.

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Photo-of-jack-bruce-and-cream-jack-bruce-onstage-during-soundcheck-picture-id85053005?s=612x612

https://www.fender.com/articles/gear/12-incredible-bass-vi-performances?tag=electric

http://www2.fender.com/experience/tech-talk/the-bass-vi-bass-or-baritone-guitar/









Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19014
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por Zubrycky Dom Jul 30, 2017 11:10 pm

Me esqueci disso. 

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19014
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por edumerino Seg Jul 31, 2017 11:04 am

SIIIIMPLES siiimples não é, se não não ia estar todo mundo quebrando a cabeça Laughing
Mas deu pra pegar a ideia...

Sobre o Ibanez, tudo deles que não seja a série "standard" dos SR e BTB é difícil de achar por aqui. Não vi nenhum baixo da série Workshop (todos com conceitos bem interessantes) vindo pra cá regularmente. Pra pegar tem que ir atrás de importar e tal, da trabalho, tem que querer mesmo o bass...
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por John Music Seg Jul 31, 2017 11:28 am

edumerino escreveu:SIIIIMPLES siiimples não é, se não não ia estar todo mundo quebrando a cabeça Laughing

Não sei qual a dificuldade de entender que é um baixo de seis cordas afinado exatamente uma oitava abaixo de um violão ou uma guitarra.  
Ou um 4 cordas standard + uma corda B e uma E.
Ou um baixo 7 cordas sem a Sizona, com as duas primeiras cordas afinadas meio tom abaixo (que é exatamente a mesma afinação de um violão/guitarra afinado uma oitava abaixo).
Tudo isso é a mesma coisa...

Gente, qual é a dificuldade disso? Por favor.  Shocked
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por allexcosta Seg Jul 31, 2017 1:09 pm

edumerino escreveu:SIIIIMPLES siiimples não é, se não não ia estar todo mundo quebrando a cabeça

É sim, nego tá quebrando a cabeça porque não consegue interpretar texto.

Você compra um baixo de 6 cordas, um encordoamento, leva no luthier e busca 2 dias depois. Se isso não é simples, sei lá... Vai ver isso aqui é o retrato dessa geração millenial que complica tudo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por NeyBass Seg Jul 31, 2017 2:20 pm

allexcosta escreveu:
edumerino escreveu:SIIIIMPLES siiimples não é, se não não ia estar todo mundo quebrando a cabeça

É sim, nego tá quebrando a cabeça porque não consegue interpretar texto.

Você compra um baixo de 6 cordas, um encordoamento, leva no luthier e busca 2 dias depois. Se isso não é simples, sei lá... Vai ver isso aqui é o retrato dessa geração millenial que complica tudo.

Ou pode ser mais fácil:

Você compra um baixo de 6 cordas, um encordoamento, e faz a troca em casa mesmo...20 minutos estará pronto. Se isso não é simples, sei lá... Vai ver isso aqui é o retrato dessa geração millenial que complica tudo.

Com 10 minutos troquei as cordas do meu 5c, para E A D G C.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por Marcos Caio C. Gomes Seg Jul 31, 2017 3:05 pm

Quanto ao BASS VI. Eu me amarrava em algum dia ter um desses por ser diferentão. Daí achei numa loja mas n rolou aquela química não. Na minnha opinião, ele não tem pegada de baixo. É estranho. O espaçamento é estranho e eu não conseguia fazer o que eu queria direito.

Mas se vc tem facilidade com a configuração deveria ao menos tentar testar um. Mas eu acho o preço dele muuuuito salgado apesar de ser bem feito. Acho que estava com cordas equivalente a 0.30 (da G). Talvez isso tenha me ajudado a n curtir. Já que uso 0.45.

O timbre tbm n me agradou tanto... Sei lá... faltou grave.

Se eu fosse você eu tentaria colocar minhas mãos no bass VI. se vc n curtir eu acho que o melhor a se fazer é o que o alex falou. comprar um de 6 cordas e trocar o nut.

A fender n faz cordas específicas para o bass vi?
Marcos Caio C. Gomes
Marcos Caio C. Gomes
Membro

Mensagens : 393
Localização : Curitiba, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por allexcosta Seg Jul 31, 2017 3:10 pm

NeyBass escreveu:Ou pode ser mais fácil:

Sim, eu estava sendo caxias e considerando os sulcos do nut certinhos, regulagem profissional, etc...

Mas como você disse: coisa mais simples do mundo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por Coder Seg Jul 31, 2017 3:17 pm

Compra uma guitarra...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por Marcos Caio C. Gomes Seg Jul 31, 2017 3:19 pm

allexcosta escreveu:
NeyBass escreveu:Ou pode ser mais fácil:

Sim, eu estava sendo caxias e considerando os sulcos do nut certinhos, regulagem profissional, etc...

Mas como você disse: coisa mais simples do mundo.

Fazendo um mini off topic aqui. um amigo tem um bb404 e a E fica escapando, será q o certo seria trocar o nut? ele n vai levar em luthier n adianta (é um guitarrista q tem um baixo a 15 anos e nunca trocou as cordas. recentemente eu coloquei um jogo meu usado pra ele pq a A desfiou hahahahahaha)
Marcos Caio C. Gomes
Marcos Caio C. Gomes
Membro

Mensagens : 393
Localização : Curitiba, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Jul 31, 2017 3:34 pm

Coder escreveu:Compra uma guitarra...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por allexcosta Seg Jul 31, 2017 3:39 pm

Marcos Caio C. Gomes escreveu:Fazendo um mini off topic aqui. um amigo tem um bb404 e a E fica escapando, será q o certo seria trocar o nut? ele n vai levar em luthier n adianta (é um guitarrista q tem um baixo a 15 anos e nunca trocou as cordas. recentemente eu coloquei um jogo meu usado pra ele pq a A desfiou hahahahahaha)

Às vezes tem como resolver sem trocar o nut, mas em qualquer caso precisa de certa expertise, seja dele ou de um profissional. Se ele não sabe ou não quer resolver e não vai levar num luthier, não há como solucionar o problema.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por Marcos Caio C. Gomes Seg Jul 31, 2017 3:55 pm

allexcosta escreveu:
Marcos Caio C. Gomes escreveu:Fazendo um mini off topic aqui. um amigo tem um bb404 e a E fica escapando, será q o certo seria trocar o nut? ele n vai levar em luthier n adianta (é um guitarrista q tem um baixo a 15 anos e nunca trocou as cordas. recentemente eu coloquei um jogo meu usado pra ele pq a A desfiou hahahahahaha)

Às vezes tem como resolver sem trocar o nut, mas em qualquer caso precisa de certa expertise, seja dele ou de um profissional. Se ele não sabe ou não quer resolver e não vai levar num luthier, não há como solucionar o problema.

entendi. eu fico triste ao ver aquele bb414 laranja mal cuidado. mas é o jeito. hahahahahaha

nota: errei o modelo anteriormente. na real nem sei. nem ele sabe.
Marcos Caio C. Gomes
Marcos Caio C. Gomes
Membro

Mensagens : 393
Localização : Curitiba, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE Empty Re: Baixo de 6 cordas - afinação EBGDAE

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos