Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

+16
DiegoBueno
Lucas S Nepomuceno
Breno_Barnabe
CSergio
Dennis Messa
Zubrycky
Uchoa
fheliojr
SirGalahad
WHead
rafael.buzzi.andrade
Jãozeiro
manorawe
lucian.cupin
allexcosta
Eddie Oliveira
20 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por Eddie Oliveira Qua Set 13, 2023 9:57 am

Possuo um baixo de 4 cordas, mas troco a afinação dele com muita frequência (mais de um projeto, banda etc) eu sei que isso é péssimo, por isso quero um segundo baixo. Já faz um tempo que procuro algum modelo de 5 cordas, porém os valores não me animam tanto, além de ter a dúvida se vale a pena. Pesquisando alguns modelos, eu estava pensando se talvez não fosse melhor comprar um 4 cordas mesmo e deixar o antigo para tocar na outra afinação.

Pela experiência e conhecimento de vocês, o que vale mais a pena? Um baixo novo de 5 cordas? Um 5 cordas usado? ou comprar um 4 cordas e usar o antigo na outra afinação?

OBS: A outra afinação é drop B, só pra tocar metal. Nem utilizaria tanto as 5 cordas. Consigo desembolsar até 2.000, mas quero manter na faixa dos 1500.
Eddie Oliveira
Eddie Oliveira
Membro

Mensagens : 4
Localização : SAO PAULO

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por allexcosta Qua Set 13, 2023 10:27 am

Olá...

Pra mim é bem melhor levar um baixo só pra ensaios e gigs, portanto 5 cordas faz mais sentido.
Porém há peculiaridades nas afinações alternativas que as tornam diferentes de tocar a mesma coisa num baixo com mais cordas, como digitação, caráter das notas em cordas soltas, etc...

Se sua situação é separada, tipo uma gig exige uma afinação e outra exige outra ou algo assim e você é um cara mais de 4 cordas, talvez ter dois baixos seja o melhor ou mais prático.

É difícil dar opinião em algo pessoal assim.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por lucian.cupin Qua Set 13, 2023 10:35 am

depende, tu usa afinação diferente no mesmo projeto? que ai vai ter que carregar dois baixos toda vez se manter 4 cordas
carregar um baixo sempre é melhor que dois né, ai um 5 cordas resolve o problema

eu também passei por isso, tenho um de 5 e dois de 4 cordas
o que me pega que pra manter o instrumento legal, encordamento e tudo mais sempre dou preferencia no 5 cordas, ta tudo muito caro
e no fim os de 4 ficam parados

lucian.cupin
lucian.cupin
Membro

Mensagens : 334
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por manorawe Qua Set 13, 2023 12:09 pm

Toco muito Audioslave, stone temple pilots, Pear jam, alice in chains e de quebra sistem of a down nas horas vagas.
Antigamente levava 2 baixos mas agora tem 5 afinações diferentes então comprei uma tarraxa Drop D e um pedal drop. Mesmo ainda tendo que dropar corda E na mão em algumas ocasiões, essas ferramentas ajudam bastante nas apresentações.

A tarraxa bem regulada é 100%, ja o pedal digitech meio tom a baixo vai bem, passou disso vc percebe alteração no timbre, mas nada que não desapareça quando tocando junto com a banda.

Como eu ja descartei a opção de baixo 5 cordas, essas foram as opções que encontrei.
manorawe
manorawe
Membro

Mensagens : 397
Localização : Votorantim

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por allexcosta Qua Set 13, 2023 2:07 pm

manorawe escreveu:agora tem 5 afinações diferentes

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. 200w

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

rafael.buzzi.andrade, brunoaguiarbass, Bananoise e joemesquita gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por manorawe Qua Set 13, 2023 2:20 pm

allexcosta escreveu:
manorawe escreveu:agora tem 5 afinações diferentes

[img]https://i.giphy.com/mediaFcuiZUneg1YRAu1lH2/200w.gifimg]
Bem isso kkkkkk
manorawe
manorawe
Membro

Mensagens : 397
Localização : Votorantim

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por Jãozeiro Qui Set 14, 2023 4:20 am

Eddie Oliveira escreveu:Pela experiência e conhecimento de vocês, o que vale mais a pena? Um baixo novo de 5 cordas? Um 5 cordas usado? ou comprar um 4 cordas e usar o antigo na outra afinação?

OBS: A outra afinação é drop B, só pra tocar metal. Nem utilizaria tanto as 5 cordas. Consigo desembolsar até 2.000, mas quero manter na faixa dos 1500.

Se a afinação usada é drop B em um 4c, mudar pra um 5c vai confundir e dificultar toda a digitação desses riff de metal. Eu compraria outro 4c e vida resolvida.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Eddie Oliveira e manorawe gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qui Set 14, 2023 8:38 am

manorawe escreveu:
allexcosta escreveu:
manorawe escreveu:agora tem 5 afinações diferentes

[img]https://i.giphy.com/mediaFcuiZUneg1YRAu1lH2/200w.gifimg]
Bem isso kkkkkk
Eu achava que gostava de me incomodar até ler esse posto... Shocked Shocked Shocked

Se fossem situações completamente separadas (ou que raramente se encontrassem) eu acho que manteria dois baixos de 4 cordas.
Agora se eu precisasse mudar afinação constantemente e um hipshot detuner não resolvesse...
Eu acho que refaria as digitações pra poder usar um baixo só Laughing Laughing

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

brunoaguiarbass e manorawe gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por WHead Qui Set 14, 2023 10:52 am

manorawe escreveu:agora tem 5 afinações diferentes

Shocked

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2741
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por SirGalahad Qui Set 14, 2023 12:42 pm

Recomendo um baixo de 5 cordas, apesar de não ser o meu estilo preferido para tocar, sempre toquei metal/rock nessa pegada mais moderna, na qual costumam ter várias afinações diferentes. Como eu sempre tirei de ouvido, nunca fez diferença a afinação da música.

Precisa ser algo muito específico para não conseguir tocar usando a afinação padrão em um baixo de 5 cordas, isso acontece mais com a guitarra por causa dos acordes.

Agora tem o lance de não gostar do som do sizão... eu particularmente não gosto, mas opto pela praticidade e versatilidade.

SirGalahad
Membro

Mensagens : 100
Localização : Sorocaba, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por Jãozeiro Qui Set 14, 2023 2:03 pm

SirGalahad escreveu:Precisa ser algo muito específico para não conseguir tocar usando a afinação padrão em um baixo de 5 cordas, isso acontece mais com a guitarra por causa dos acordes.

Na afinação padrão tanto faz o número de cordas. Mas quando se faz drop muda tudo. Dropar uma corda se faz essencialmente pra tirar proveito dela solta. 

Um exemplo que nem é metal com afinação subterrânea, mas ilustra bem é essa música abaixo. O riff (que começa aos 0:27): dá pra tocar com um 5c, claro, mas é meio "contramão". Fica muito mais cômodo com um 4c com a corda Mizona dropada pra D (ainda mais que o riff se repete várias vezes na música).

O som do D grave numa corda solta também muda.

Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

João Paulo Pombo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por manorawe Qui Set 14, 2023 5:32 pm

WHead escreveu:
manorawe escreveu:agora tem 5 afinações diferentes

Shocked
Acha loucura, segue afinações usadas pelo guitarrista do Soundgardem:
Entendo quase nada de contrabaixo e menos ainda de guitarra, isso é "normal" para guitarrista?

DADGBE
CGDGBE
EEBBBB
CGCGGE
CFCGBE
DGDGBE
DGDGBC
EEEEEE
BADGBE

manorawe
manorawe
Membro

Mensagens : 397
Localização : Votorantim

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por lucian.cupin Qui Set 14, 2023 5:52 pm

isso é "normal" para guitarrista?
e as do my bloody valentine

EBEEBE
EABGGE
EBEG#BE
DADDAD
D#A#D#D#A#D#
F#C#F#BBG#
FCFA#A#G
f# f# f# f# c# f#
D# F C F G C
G# G# D# A# A# D#
lucian.cupin
lucian.cupin
Membro

Mensagens : 334
Localização : Florianópolis

manorawe gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por allexcosta Qui Set 14, 2023 6:23 pm

manorawe escreveu:segue afinações usadas pelo guitarrista do Soundgardem:

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Angry

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Bananoise e manorawe gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por fheliojr Qui Set 14, 2023 7:54 pm

Por praticidade, eu usaria um de 5 cordas, mesmo que isso dificultasse, eventualmente, alguma digitação ou não me desse exatamente o som ("timbre") da nota que eu estivesse procurando.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por WHead Qui Set 14, 2023 8:53 pm

allexcosta escreveu:
manorawe escreveu:segue afinações usadas pelo guitarrista do Soundgardem:

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Angry

point

Desculpe-me, não quis parecer rude. 
Só me impressionei mesmo com tantas esforço dedicado para emular tantas nuances de timbres..  
Parabéns por essa capacidade - e paciência.
Abraço.

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2741
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por Uchoa Qui Set 14, 2023 10:37 pm

2 baixos com diferentes afinações de 4 cordas. up
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por Jãozeiro Sex Set 15, 2023 4:42 am

fheliojr escreveu:Por praticidade, eu usaria um de 5 cordas, mesmo que isso dificultasse, eventualmente, alguma digitação ou não me desse exatamente o som ("timbre") da nota que eu estivesse procurando.

fheliojr, pior que não é preguiça ou frescura. Dificulta muito a digitação, muitas vezes é inviável. 

Fosse o contrário, guitarristas de rock/metal usariam tudo guitarra 7c ao invés de ficar dropando a 6c. Não é por falta de técnica ou coisa parecida que eles dropam, mas sim por ser o modo viável de tocar aquele tipo de coisa. 

Novamente: o grande lance do drop é tirar proveito da corda solta. E muitas coisas com corda solta são difíceis ou impossíveis de tocar com corda não solta. E não é coisa de roqueiro, nem é coisa nova. Capricho Árabe, de Francisco Tárrega (final do século XIX), ele mete um drop D na Mizona. Não seria mais fácil ele usar um violão 7 cordas que tem um D grave? Não...seria impossível...

Comprar um 5c pra esse tipo de coisa é dor de cabeça. Se baixo/guitarra/violão fossem como um piano essa discussão nem existiria. Mas não são.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por SirGalahad Sex Set 15, 2023 11:48 am

Jãozeiro escreveu:
SirGalahad escreveu:Precisa ser algo muito específico para não conseguir tocar usando a afinação padrão em um baixo de 5 cordas, isso acontece mais com a guitarra por causa dos acordes.

Na afinação padrão tanto faz o número de cordas. Mas quando se faz drop muda tudo. Dropar uma corda se faz essencialmente pra tirar proveito dela solta. 

Um exemplo que nem é metal com afinação subterrânea, mas ilustra bem é essa música abaixo. O riff (que começa aos 0:27): dá pra tocar com um 5c, claro, mas é meio "contramão". Fica muito mais cômodo com um 4c com a corda Mizona dropada pra D (ainda mais que o riff se repete várias vezes na música).

O som do D grave numa corda solta também muda.


Por coincidência, eu tocava essa música e algumas outras do Velvet Revolver, nunca tive problema em tocar com 5c, tem uma diferença de sonoridade, mas pra mim OK. Já na guita, realmente não teria como tocar sem fazer o drop.

Uma outra sugestão são esses pedais que mudam a afinação, eu não entendo muito e nunca usei, mas já toquei com vários guitarristas que usam.

SirGalahad
Membro

Mensagens : 100
Localização : Sorocaba, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por allexcosta Sex Set 15, 2023 11:51 am

Ainda acho mais prático tocar numa banda normal.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Juninho_Bass, Carlos Diego, Bananoise e CGDalapossa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por WHead Sex Set 15, 2023 11:53 am

manorawe escreveu:
WHead escreveu:
manorawe escreveu:agora tem 5 afinações diferentes

Shocked
Acha loucura, segue afinações usadas pelo guitarrista do Soundgardem:
Entendo quase nada de contrabaixo e menos ainda de guitarra, isso é "normal" para guitarrista?

DADGBE
CGDGBE
EEBBBB
CGCGGE
CFCGBE
DGDGBE
DGDGBC
EEEEEE
BADGBE


lucian.cupin escreveu:
isso é "normal" para guitarrista?
e as do my bloody valentine

EBEEBE
EABGGE
EBEG#BE
DADDAD
D#A#D#D#A#D#
F#C#F#BBG#
FCFA#A#G
f# f# f# f# c# f#
D# F C F G C
G# G# D# A# A# D#

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Image245

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2741
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Bananoise e manorawe gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por WHead Sex Set 15, 2023 11:54 am

allexcosta escreveu:Ainda acho mais prático tocar numa banda normal.

point

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2741
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por Jãozeiro Sex Set 15, 2023 6:37 pm

allexcosta escreveu:Ainda acho mais prático tocar numa banda normal.

Pois é. 

Anos atrás recusei entrar em duas bandas de rock em que era exigida afinação meio tom abaixo. Quem exigia era o vocalista, porque meio tom abaixo aliviava pra ele poder dar os gritinhos agudos dos vocalistas de rock (e originalmente alguns rock são nessa afinação, vide Guns 'n' roses).

Aí, drop D na Mizona virava drop Db. Regulagem ia pro saco, dependendo tinha que mudar de encordoamento por causa da "molenguice" que ficava a corda. Enfim, uma zona.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por allexcosta Sex Set 15, 2023 8:18 pm

Jãozeiro escreveu:Anos atrás recusei entrar em duas bandas de rock em que era exigida afinação meio tom abaixo. Quem exigia era o vocalista, porque meio tom abaixo aliviava pra ele poder dar os gritinhos agudos dos vocalistas de rock (e originalmente alguns rock são nessa afinação, vide Guns 'n' roses).

Toda banda que toquei na vida cantor jamais teria coragem de pedir pra abaixar tom de músicas normais do estilo da banda, salvo música de mulher.

Talvez fosse possível acontecer se a gig fosse o nome do cantor, mas em banda isso não colava não.

Se o cara é cantor de rock tem que cantar músicas normais de rock.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por fheliojr Sex Set 15, 2023 10:09 pm

Jãozeiro escreveu:
fheliojr escreveu:Por praticidade, eu usaria um de 5 cordas, mesmo que isso dificultasse, eventualmente, alguma digitação ou não me desse exatamente o som ("timbre") da nota que eu estivesse procurando.

fheliojr, pior que não é preguiça ou frescura. Dificulta muito a digitação, muitas vezes é inviável

Fosse o contrário, guitarristas de rock/metal usariam tudo guitarra 7c ao invés de ficar dropando a 6c. Não é por falta de técnica ou coisa parecida que eles dropam, mas sim por ser o modo viável de tocar aquele tipo de coisa. 

Novamente: o grande lance do drop é tirar proveito da corda solta. E muitas coisas com corda solta são difíceis ou impossíveis de tocar com corda não solta. E não é coisa de roqueiro, nem é coisa nova. Capricho Árabe, de Francisco Tárrega (final do século XIX), ele mete um drop D na Mizona. Não seria mais fácil ele usar um violão 7 cordas que tem um D grave? Não...seria impossível...

Comprar um 5c pra esse tipo de coisa é dor de cabeça. Se baixo/guitarra/violão fossem como um piano essa discussão nem existiria. Mas não são.

Compreendo, Jãozeiro.
Eddie, desconsidere meu comentário anterior.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por Zubrycky Dom Set 17, 2023 8:22 am

WHead escreveu:
manorawe escreveu:
WHead escreveu:
manorawe escreveu:agora tem 5 afinações diferentes

Shocked
Acha loucura, segue afinações usadas pelo guitarrista do Soundgardem:
Entendo quase nada de contrabaixo e menos ainda de guitarra, isso é "normal" para guitarrista?

DADGBE
CGDGBE
EEBBBB
CGCGGE
CFCGBE
DGDGBE
DGDGBC
EEEEEE
BADGBE


lucian.cupin escreveu:
isso é "normal" para guitarrista?
e as do my bloody valentine

EBEEBE
EABGGE
EBEG#BE
DADDAD
D#A#D#D#A#D#
F#C#F#BBG#
FCFA#A#G
f# f# f# f# c# f#
D# F C F G C
G# G# D# A# A# D#

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Image245

Nas músicas do The Smiths, tanto o baixo como a guitarra são afinados um tom acima (F#).
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18988
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por Dennis Messa Seg Set 18, 2023 8:08 pm

Evito por tudo carregar dois baixos por aí.

Se posso mudar a digitação em um baixo de 5c, eu faço sem pestanejar. Ainda mais no seu caso.

Só carrego dois instrumentos quando a afinação é determinante para a execução da música, como por exemplo a By The Way do RHCP, em que vc não realiza nem em uma afinação normal nem com um baixo de 5c.
Dennis Messa
Dennis Messa
Membro

Mensagens : 151
Localização : Novo Hamburgo, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por Jãozeiro Ter Set 19, 2023 4:00 am

^ Você levaria dois baixos exclusivamente por causa da By The Way mas não levaria dois baixos pra tocar um repertório inteiro de metal em que tudo é drop B?  Não tá estranha essa lógica? scratch

Ainda mais que dropando a mizona pra D num baixo 5c toca-se By The Way tranquilamente. Nunca vi ninguém trocando de baixo pra tocar essa música.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por Dennis Messa Ter Set 19, 2023 7:17 am

Puxa-vida... achei estranha a tua interpretação.

1. Se um repertório inteiro está numa afinação só, o cara não precisa levar dois baixos para o ensaio. Levando em conta que essa conversa partiu de uma interpretação do Allex e não foi de fato uma dúvida do autor do tópico.

2. Se vc precisa mudar a afinação do instrumento durante a gig então vc precisa de dois instrumentos, ou de um xtender, que custa o valor que o cara quer desembolsar em um novo.
Dennis Messa
Dennis Messa
Membro

Mensagens : 151
Localização : Novo Hamburgo, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por Zubrycky Ter Set 19, 2023 8:31 am

Se for para usar mais de uma afinação num mesmo show, prefiro levar mais de um instrumento ou, em último caso, finalmente comprar um 5 cordas.

Falando apenas por mim mesmo e sem julgar ninguém (E também falando por experiência própria), ficar afinando o instrumento entre uma música e outra por causa de questões de repertório é algo que, no meu caso, quebra completamente o fluxo do show e me faz parecer um amador.  facepalm

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18988
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por CSergio Ter Set 19, 2023 11:45 am

Zubrycky escreveu:Se for para usar mais de uma afinação num mesmo show, prefiro ¹ levar mais de um instrumento ou, em último caso, finalmente ² comprar um 5 cordas.

Falando apenas por mim mesmo e sem julgar ninguém

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Tumblr_ovscnmAMZx1s9a9yjo1_500

Eu apoio.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por WHead Qua Set 20, 2023 7:12 pm



Rolling Eyes

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2741
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por lucian.cupin Qua Set 20, 2023 9:05 pm

WHead escreveu:

Rolling Eyes

personagem, tipo o vinheteiro
lucian.cupin
lucian.cupin
Membro

Mensagens : 334
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por Breno_Barnabe Sex Set 22, 2023 4:29 pm

Eddie Oliveira escreveu:OBS: A outra afinação é drop B, só pra tocar metal. Nem utilizaria tanto as 5 cordas. Consigo desembolsar até 2.000, mas quero manter na faixa dos 1500.
Só pra confirmar: qdo vc fala Drop B, baixa a afinaçao de todas as cordas , a E vira um B, é isso?

Por que for isso, acho um 5c mais jogo, você readaptaria pra essas musicas em Drop B e teria as outras cordas na afinaçao pradrão ali...
Nao to dizendo que é facil, eu mesmo deixei de usar 5c por que 99% do que toco nao precisava e tava muito acostumado com 4x, entao no maximo um Drop Eb ou D na mizona, sempre com pedal de afinacao pra ser mais rapido e combinando com a banda "vocalista, fala uns 30 segundos de qq coisa ai, tipo redes sociais da banda" e bora.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por manorawe Seg Set 25, 2023 8:17 am

Breno_Barnabe escreveu:
Eddie Oliveira escreveu:OBS: A outra afinação é drop B, só pra tocar metal. Nem utilizaria tanto as 5 cordas. Consigo desembolsar até 2.000, mas quero manter na faixa dos 1500.
Só pra confirmar: qdo vc fala Drop B, baixa a afinaçao de todas as cordas , a E vira um B, é isso?

Por que for isso, acho um 5c mais jogo, você readaptaria pra essas musicas em Drop B e teria as outras cordas na afinaçao pradrão ali...
Nao to dizendo que é facil, eu mesmo deixei de usar 5c por que 99% do que toco nao precisava e tava muito acostumado com 4x, então no máximo um Drop Eb ou D na mizona, sempre com pedal de afinação pra ser mais rápido e combinando com a banda "vocalista, fala uns 30 segundos de qq coisa ai, tipo redes sociais da banda" e bora.

Acredito que seja a corda E dropada em B. Toco 1 musica com essa afinação também. Pra quem tem curiosidade, segue link dessa bela canção. Baixo dela é muito evidente na musica, assim como a maioria das musicas do audioslave.




manorawe
manorawe
Membro

Mensagens : 397
Localização : Votorantim

João Paulo Pombo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por Lucas S Nepomuceno Qui Out 19, 2023 12:08 pm

Aproveitando este tópico para pedir alguns conselhos.

Alguém já testou a configuração BEAD jazz bass 4 cordas?

Estou considerando adquirir um novo instrumento para utilizar essa afinação. Será que preciso fazer alguma modificação no nut (pestana) ou na ponte do baixo? E, há algum risco de danificar o braço do instrumento devido à tensão com essa afinação? Além disso, a corda B em um jazz bass de 4 cordas proporciona um bom desempenho? Qual o calibre ou tipo de cordas vocês me aconselhariam para essa configuração?

Eu já tive baixos de cinco cordas no passado, mas nunca me adaptei bem a eles. Entre escolher um baixo de cinco cordas ou um jazz bass com afinação BEAD, minha preferência vai para o de 4 cordas, principalmente por questões ergonômicas e estética.

Lucas S Nepomuceno
Membro

Mensagens : 34
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por allexcosta Qui Out 19, 2023 12:32 pm

Lucas S Nepomuceno escreveu:Alguém já testou a configuração BEAD jazz bass 4 cordas?

É bem comum.

Lucas S Nepomuceno escreveu:Será que preciso fazer alguma modificação no nut (pestana) ou na ponte do baixo?

No nut é aconselhável. Na ponte normalmente não há necessidade, há não ser que exista uma ranhura onde cada corda encaixa perfeitamente e você queira manter isso, havendo necessidade de algum alargamento.

Lucas S Nepomuceno escreveu:E, há algum risco de danificar o braço do instrumento devido à tensão com essa afinação?

A tensão é parecida. Não há com o que se preocupar, mas tem que regular o baixo.

Lucas S Nepomuceno escreveu:Além disso, a corda B em um jazz bass de 4 cordas proporciona um bom desempenho?

Depende de vários fatores, assim como nos baixos de 5 ou 6 cordas. Cordas B graves em 34" é um arranjo comum na indústria.

Lucas S Nepomuceno escreveu:Qual o calibre ou tipo de cordas vocês me aconselhariam para essa configuração?

Assim como na outra configuração, é bem pessoal. Eu iria de 65, 85, 105 e 130.

Lucas S Nepomuceno escreveu:Eu já tive baixos de cinco cordas no passado, mas nunca me adaptei bem a eles. Entre escolher um baixo de cinco cordas ou um jazz bass com afinação BEAD, minha preferência vai para o de 4 cordas, principalmente por questões ergonômicas e estética.

É isso mesmo. A gente busca o que é melhor pra gente. Mas não pode esquecer que são instrumentos diferentes, pois você não terá as notas da corda G ali à mão, então não é uma simples escolha entre coisas iguais.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Lucas S Nepomuceno gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por Lucas S Nepomuceno Qui Out 19, 2023 4:39 pm

Alex, muito obrigado pela resposta! Você foi de grande ajuda.
Vou fazer o experimento e retorno quando ficar pronto!
Obrigado novamente!

Lucas S Nepomuceno
Membro

Mensagens : 34
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por DiegoBueno Sex Out 20, 2023 9:55 am

Estou tocando numa banda de grunge, e ocorreu o "inverso" da maioria dos relatos. Como a vocalista é uma mulher com voz não tão grave, algumas do Nirvana eles subiram o tom pra afinação standart.

Estou usando um unico 5c pra tocar todas as musicas. Apenas duas musicas foram colocadas em sequencia (Even Flow e Killing In The Name), que sãos as duas unicas  musicas que faço Drop D na Mizona, apenas por questão de digitação/conforto. Outras como Outshined (Soundgarden) e Would e Man In The Box (Alice In Chains) faço com afinação standart usando bastante a Sizona.

Em guitarras tbm tenho o costume de dropar apenas a Mizona, mas sempre tive uma guita de backup com cordas mais "pesadas" pra usar o drop, pq dependendo do calivbre das cordas o drop fica xôxo, cordas bem molengas, não soam com firmeza. Já no baixo, até o momento, não senti necessidade de ter outro instrumento. Talvez pq eu ja tenha iniciado com 5c, então estou tirando as musicas com o que tenho em mãos já adaptada a digitação pra 5C, por isso Even e Killing foram as unicas que dropei a Mizona, pra poder usa-la solta e ter maior facilidade na digitação. E só.


Última edição por DiegoBueno em Sex Out 20, 2023 10:05 am, editado 3 vez(es)
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 229
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por heenrique_bass Sex Out 20, 2023 11:51 am

Lucas S Nepomuceno escreveu:Aproveitando este tópico para pedir alguns conselhos.

Alguém já testou a configuração BEAD jazz bass 4 cordas?

Eu usei em uma turnê que fiz no fim do ano passado, gostei bastante, pois a afinação comum que deixo nos meus baixos são C F A# D#, então baixei meio tom e eu tava em BEAD.

Lucas S Nepomuceno escreveu:
Estou considerando adquirir um novo instrumento para utilizar essa afinação. Será que preciso fazer alguma modificação no nut (pestana) ou na ponte do baixo? E, há algum risco de danificar o braço do instrumento devido à tensão com essa afinação?
Levei no luthier pra regular, e pra abrir mais os espaçamentos no nut. E a questão da tensão, é de boa, provavelmente terá que mexer um pouco no tensor, coisa de regulagem normal.

Tem esse site que você pode ver como ficaria a tensão com a afinação e o tamanho do encordoamento que você quer usar, se baseando na Tensão total que um baixo afinado em EADG tem.

Site: https://tension.stringjoy.com/

Lucas S Nepomuceno escreveu:Além disso, a corda B em um jazz bass de 4 cordas proporciona um bom desempenho?
Um dos baixos que usei essa afinação foi o Yamaha bb424, que é captação precision + jazz, soa bem.

Lucas S Nepomuceno escreveu:Qual o calibre ou tipo de cordas vocês me aconselhariam para essa configuração?
Eu uso encordoamento 065 - 130, mas vai da sua mão. Tem algumas marcas que fazem esses encordoamentos específicos pra 4 cordas, pra você não precisar comprar um jogo de 5c e descartar a G, dentre elas a Ernie Ball, Rotosound, La bella (porém é raro achar), DR strings, e uma nacional que fazem mas não tem jogo pronto pra vender é a Solez, eles fazem encordoamento sob encomenda, você pode pedir por email, caso queira, posso te passar e você entra em contato.
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por Artur Vini Dom Nov 05, 2023 3:46 am

Eddie Oliveira escreveu:Possuo um baixo de 4 cordas, mas troco a afinação dele com muita frequência (mais de um projeto, banda etc) eu sei que isso é péssimo, por isso quero um segundo baixo. Já faz um tempo que procuro algum modelo de 5 cordas, porém os valores não me animam tanto, além de ter a dúvida se vale a pena. Pesquisando alguns modelos, eu estava pensando se talvez não fosse melhor comprar um 4 cordas mesmo e deixar o antigo para tocar na outra afinação.

Pela experiência e conhecimento de vocês, o que vale mais a pena? Um baixo novo de 5 cordas? Um 5 cordas usado? ou comprar um 4 cordas e usar o antigo na outra afinação?

OBS: A outra afinação é drop B, só pra tocar metal. Nem utilizaria tanto as 5 cordas. Consigo desembolsar até 2.000, mas quero manter na faixa dos 1500.

Amigo, vai por mim. Troca de instrumento musical. Ou nem toca mais nenhum. Quando começa assim, a tendência é piorar.
Artur Vini
Artur Vini
Membro

Mensagens : 92
Localização : Sao Caetano do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por fheliojr Seg Nov 06, 2023 11:39 pm

^ scratch scratch

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por Cantão Ter Nov 07, 2023 7:44 am

Artur Vini escreveu:
Amigo, vai por mim. Troca de instrumento musical. Ou nem toca mais nenhum. Quando começa assim, a tendência é piorar.
Acredito que esse comentário seja zoeira né Vini ? Afinal o FCBR não existiria a mais de 15 anos se ficássemos desincentivando colegas por aqui , correto meu brother ? Neutral

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21768
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por CSergio Ter Nov 07, 2023 12:07 pm

Hoje em dia, se fosse responder para a minha cabeça "qual baixo escolher?", eu diria para pegar na mão, testar e escolher aquele que mais gostasse, seja de 4 ou 5 cordas.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Cantão gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por allexcosta Ter Nov 07, 2023 3:17 pm

CSergio escreveu:Hoje em dia, se fosse responder para a minha cabeça "qual baixo escolher?", eu diria para pegar na mão, testar e escolher aquele que mais gostasse, seja de 4 ou 5 cordas.

Isso é tipo o lema do FCBR desde Junho de 2008.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

fheliojr e CSergio gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por DiegoBueno Qua Nov 08, 2023 11:13 am

Artur Vini escreveu:

Amigo, vai por mim. Troca de instrumento musical. Ou nem toca mais nenhum. Quando começa assim, a tendência é piorar.

Não creio que "parar" seja uma opção viável. Eu mesmo comprei um Giannini na intenção de "brincar" em casa apenas, porém atualmente estou em uma banda de Grunge que tem um repertorio bem variado, e meu baixo que é 5C tem atendido muitissimo bem, de modo que dropo a Mizona em apenas 2 musicas por questões de conforto + preguiça da minha parte, sendo que eu poderia muito bem transpor a digitação pra Sizona ao inves de dropar a Mizona.

Ademais, comecei minha trajetória na musica aos 11 anos de idade sendo baterista, aos 13 comprei minha primeira guitarra, minha primeira batera só consegui comprar quando ja tinha 25 anos (e nesse meio tempo ia intercalando os trampos como guitarrista e baterista), "aprendi" a tocar teclado, e ano passado decidi comprar um contrabaixo, atualmente toco bateria num power trio de Classic Rock e contrabaixo em uma banda de Grunge.

Melhor eu parar de tocar então? A tendencia é piorar? Se for pra "piorar" desse jeito quero que piore muito mais, que apareça pelo menos mais duas bandas onde eu possa tocar guitarra em uma e teclado na outra.

Sou autodidata, nunca fiz aula de nada, podem dizer que sou um musico mediocre, que "toco de tudo um pouco mas não toco nada direito", podem dizer que não tenho foco, mas "ki çi fueda",  me agrega conhecimento e me faz evoluir como musico e, principalmente, me faz feliz.

Se eu fosse resumir o que penso de sua atitude/opinião em uma unica palavra, diria que é LAMENTÁVEL (pra dizer o minimo sem ser deselegante).
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 229
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

kattastroff gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por CSergio Qua Nov 08, 2023 11:53 am

allexcosta escreveu:

Isso é tipo o lema do FCBR desde Junho de 2008.

DiegoBueno escreveu: e, principalmente, me faz feliz.

up
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por João Paulo Pombo Dom Fev 11, 2024 5:51 pm

Rapaziada, eu toco em uma banda que usamos a afinação 1 tom abaixo, e padronizamos todos os sons em 1 tom abaixo.
Armei uma cilada para mim e comprei um 5c e agora eu não sei o que fazer aqui: Dropo ele inteiro? Se eu fizer isso a corda B vai ficar inviável, (vai competir com a baleia que só da pra captar o som com sonar)
Mudo a digitação de todas as 40 e poucas músicas do repertório e jogo fora o restante da minha vida social estudando o repertório tudo de novo? Detalhe que tem umas músicas que eu tocava com drop C porque eu toco com o E afinado em D, além de toda dinâmica da corda solta em um drop.
É muito "paia" dropar quatro cordas e não mexer na B? (nem testei isso, e provavelmente vai ser completamente anti-lógico")

Alguém aqui já passou por algo parecido?
João Paulo Pombo
João Paulo Pombo
Membro

Mensagens : 6
Localização : Júpiter

allexcosta gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg Fev 12, 2024 8:38 am

A razão de você usar 5 cordas foi pra ganhar 2 tons e meio mais graves ou facilitar a digitação de algumas linhas?

Se foi pelo ganho dos graves, você acabou ficando com apenas 3 notas extras (B, C e C#).

Se foi pela digitação, talvez valha á pena abaixar o B para A, mais por questão de consistência em casas mais avançadas do que usar propriamente o A.
Mas aí acho que vai ser necessário uma corda específica pra isso.

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

João Paulo Pombo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por João Paulo Pombo Seg Fev 12, 2024 9:32 am

Eu comprei esse baixo por que queria tocar uns Aerosmith que usa muito a Bzona, e sem pensar na afinação, eu comprei por impulso.
Também acho que vai melhorar a dinâmica ao vivo por não precisar dropar o Ezão (não que isso fosse um problema para mim, só era quando eu esquecia de voltar para o D devolta kkkk).

Vou experimentar tocar com B afinado em A para ver se não fica muito brega, se virar uma "buzina de navio", com tensão de berimbau, vou mudar a digitação mesmo, e provavelmente em alguns casos como um drop c , o resultado sonoro não será o esperado com um 5c.
Vlw Rafael pela atenção!
João Paulo Pombo
João Paulo Pombo
Membro

Mensagens : 6
Localização : Júpiter

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação. Empty Re: Baixo de 5 ou 4 cordas. Segundo instrumento, mudança de afinação.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos