Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

+22
Jãozeiro
Bananoise
Sandro Levi
Breno_Barnabe
Yves
Zubrycky
gpraxedes
campos
Hilário Ferreira
fheliojr
Guga Ramone
Pz123
Mauricio Luiz Bertola
joabi
Christian
Stormbringer
Uchoa
JAZZigo
NeyBass
Fernando Zadá
patriciofernandes
PH Benchmarker
26 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por PH Benchmarker Seg Ago 19, 2019 11:01 pm

Boa noite meus amigos, venho aqui compartilhar minha experiência com compressor que IMHO, pode ajudar principalmente aqueles que estão iniciando no contrabaixo e no mundo dos pedais/pedaleira.

Apesar do título não vou malhar o Compressor, apenas explicar como ele pode ajudar ou atrapalhar o baixista.

Pois bem, em comparação aos demais foristas, estou com pouco tempo de baixo, 3 anos apenas. E como todo iniciante Que compra seu primeiro instrumento, queria experimentar tudo ao mesmo tempo. Sendo autodidata isso é um tiro no pé, músico fica sem foco. Então comprei meu primeiro baixo (Memphis by Tagima Tb440 4c) e já catei de cara uma Zoom B1X usada pq queria saber era de efeitos... bom baixo e pedaleira na mão hora de praticar. Me arrastei bastante pra descobrir o que me seria útil, passei a usar compressor na pedaleira logo que descobri sua função, daí foi um caminho sem volta, quando estava certo do que eu queria em meu set, vendi a zoom e montei um set de pedais, um NIG Bass Plus, um Detune Chorus e o Compressor NIG, aí o Compressor enraizou de vez, ligado o tempo todo no set, passou a fazer parte do meu som, o tempo foi passando, ouvido apurando, e comecei a senti como se meu som estivesse amarrado pelo compressor, resolvi experimentar sem ele, e logo senti meu som mais solto, natural, e decidi desfazer dele, problema resolvido certo? Errado. O fato de eu ter usado compressor desde o início, fez com que minha técnica de mão esquerda e direita ficasse atrelada ao compressor, afinal de contas ele fazia meu trabalho, deixar o som linear, coisa que o músico deve ter nos dedos, agora.. hora de correr atrás do prejuízo e colocar a técnica em dia.

Esse é um exemplo de como o Compressor pode ajudar ou atrapalhar o baixista dependendo da forma que é usado.

Abraços.
PH Benchmarker
PH Benchmarker
Membro

Mensagens : 202
Localização : Duque de Caxias

Igor Velozo Titillo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por patriciofernandes Qua Ago 21, 2019 1:15 am

PH, compartilho de sua experiência. Você praticamente descreveu minha história no instrumento desde o início. Hoje consigo uma pegada mais linear, mas não foi fácil. Descobrir que o o compressor me tirava coisas que faziam falta no meu som foi um baque. Tava até conversando com o Davi outro dia, dizendo que sentia falta do compressor, mas não sentia falta do que ele fazia com meu som.
Curioso não?
Hoje uso apenas um equalizer da Boss e nada mais, no meu baixo passivo. Nada mais. Nem vejo necessidade...
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Igor Velozo Titillo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Fernando Zadá Qua Ago 21, 2019 11:40 am

No geral efeitos demais sempre mascaram o som e a técnica como um todo sempre sai prejudicada.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por NeyBass Qua Ago 21, 2019 11:56 am

Acho que o compressor assim como os pedais de efeitos tem o momento certo para seu uso.
Tipo, slap, tapping, talvez em uma gravação para dar um nivelada no som tudo bem, mas compressor ligado o tempo todo, na minha opinião mata a dinâmica.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Igor Velozo Titillo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por PH Benchmarker Qua Ago 21, 2019 6:10 pm

https://www.contrabaixobr.com/t39066-tagima-millenium-sumindo-na-banda

Esse tópico 👆🏻, retrata o que passei com meu som porém nem imaginava que poderia ser o Compressor embora tenham sugerido avaliar ele, mas como não tinha tanto tempo, a situação foi se arrastando e esqueci até de atualizar.

O compressor comia os harmônicos, e os médios.

Deixar o Compressor de lado foi libertador pro meu som. Estou ensaiando pra uma gig de igreja junto com uma orquestra, no início ainda usava o Compressor da Boss ME20B pois já tinha vendido o NIG Compressor, e sentia o mesmo problema de som amarrado, vendi a pedaleira também, já que não estava usando. Aí pronto o Staner Bold 106 falou bonito e falou alto, coisa que me espantou pois apesar da robustez do amp, Ele é bem antigo aí sim tive certeza de que o compressor estragou meu som esse tempo todo. As sequelas ficaram... técnica prejudicada por comodismo devido ao uso de compressor.

Enviado pelo Topic'it
PH Benchmarker
PH Benchmarker
Membro

Mensagens : 202
Localização : Duque de Caxias

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por PH Benchmarker Qua Ago 21, 2019 6:12 pm

patriciofernandes escreveu:PH, compartilho de sua experiência. Você praticamente descreveu minha história no instrumento desde o início. Hoje consigo uma pegada mais linear, mas não foi fácil. Descobrir que o o compressor me tirava coisas que faziam falta no meu som foi um baque. Tava até conversando com o Davi outro dia, dizendo que sentia falta do compressor, mas não sentia falta do que ele fazia com meu som.
Curioso não?
Hoje uso apenas um equalizer da Boss e nada mais, no meu baixo passivo. Nada mais. Nem vejo necessidade...

Sim, hoje meu set é bastante reduzido, apenas um pré e um chorus e um pedal de volume.

Enviado pelo Topic'it
PH Benchmarker
PH Benchmarker
Membro

Mensagens : 202
Localização : Duque de Caxias

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por JAZZigo Qua Ago 21, 2019 7:30 pm

PH Benchmarker escreveu:Compressor NIG
Como sempre digo: melhor compressor nenhum do que um compressor ruim ou meia-boca. :hmm:
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Igor Velozo Titillo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Uchoa Qua Ago 21, 2019 7:32 pm

^Concordo com o Jazz , Nig é bem meia boca !
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por PH Benchmarker Qua Ago 21, 2019 9:30 pm

Bom, quanto a compressor, não tenho acessibilidade a compressores melhores, apenas o NIG e compressor de pedaleira, a única coisa que achei agradável aos meus ouvidos, foram o pré e o chorus, quanto ao compressor, comprei por "vício".

Mas como aqui sempre é falado, vai do gosto do músico. Vendi o NIG Compressor para um guitarrista, e o feedback dele pra mim foi: "cara, esse pedal é animal
PH Benchmarker
PH Benchmarker
Membro

Mensagens : 202
Localização : Duque de Caxias

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por PH Benchmarker Qua Ago 21, 2019 9:30 pm

Bom, quanto a compressor, não tenho acessibilidade a compressores melhores, apenas o NIG e compressor de pedaleira, a única coisa que achei agradável aos meus ouvidos, foram o pré e o chorus, quanto ao compressor, comprei por "vício".

Mas como aqui sempre é falado, vai do gosto do músico. Vendi o NIG Compressor para um guitarrista, e o feedback dele pra mim foi: "cara, esse pedal é animal
PH Benchmarker
PH Benchmarker
Membro

Mensagens : 202
Localização : Duque de Caxias

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Stormbringer Qua Ago 21, 2019 9:41 pm

PH Benchmarker escreveu:Compressor NIG
Eu ja usei muitos compressores, e como eu sempre digo, se não for usar dos compressores "top", melhor não usar


edit: PQP, respondi sem ler as respostas, nem vi que o Jazz escreveu o mesmo que eu kakakkaak
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por PH Benchmarker Qua Ago 21, 2019 9:47 pm

Stormbringer escreveu:
PH Benchmarker escreveu:Compressor NIG
Eu ja usei muitos compressores, e como eu sempre digo, se não for usar dos compressores "top", melhor não usar


Compressores top, só os Aguilar, Darkglass, ou partir pros handmade como os DMT, acho que arriscaria um DMT caso pensasse na ideia de voltar a ter compressor no set. Por enquanto não.

Enviado pelo Topic'it
PH Benchmarker
PH Benchmarker
Membro

Mensagens : 202
Localização : Duque de Caxias

Igor Velozo Titillo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Stormbringer Qua Ago 21, 2019 10:02 pm

PH Benchmarker escreveu:

Compressores top, só os Aguilar, Darkglass, ou partir pros handmade como os DMT, acho que arriscaria um DMT caso pensasse na ideia de voltar a ter compressor no set. Por enquanto não.
O Jazz tem muito mais experiencia com compressores que eu, mas eu tenho uns 2 centavos Very Happy

O da DMT é alegadamente uma copia do darkglass... Eu ja tive um DMT e ele é "decente": serve, mas assim que recuperei meu MXR, vendi. Pra mim o DMT era muito extremo, "achatador", e tinha um chiadinho minusculo de fundo, que pra mim que sou chato, não rola. Detalhe: guitarristas adoram esse compressor. Guitarristas usam compressor de forma diferente que baixistas usam, mas o assunto é longo.

Agora os da MXR são excelentes, tanto o MXR Bass Compressor quanto o MXR Studio Compressor(são virtualmente identicos, só muda a cor e o acabamento mesmo). E não são TÃO caros.

O compressor mais "lindo" que eu ja usei foi o de duas bandas de um amp Trace Elliot. O Compressor do Transit B é muito parecido, só que o valor, vixxxxxxxx...

Agora, se voce ta com grana mesmo, eu nunca experimentei, mas tenho certeza que são bons: qualquer um da FEA Labs. Mas esses são a fina flor do ópio, nada barato...

Mas o mais importante é saber o que o compressor faz, pra poder saber usar. Se teoria e tal são entediantes, aconselho gravar uma linha de baixo sem compressão, colocar em looping, passar por um compressor(ir ajustando ele) pra ver como ele atua no som. Por que usar o compressor "na doida" tambem é tragédia anunciada.

E, pra mim mais importante, compressor pra baixista é no fim da cadeia, né? Se não voce perde todos os detalhes de pedais que respondem de forma diferente à dinâmica.


TL;DR: Cara, esquece compressor até que você possa testar um decente e saber como ele funciona. Você está certo em tirar esse problema da sua pedalboard
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Christian Qui Ago 22, 2019 6:35 am

colocar experiencias com equipamentos ruins não vale pra dar aval final, se você tivesse usado um bom equipamento em que não matasse ou cortasse suas frequências pensaria diferente.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por PH Benchmarker Qui Ago 22, 2019 7:43 am

Christian escreveu:colocar experiencias com equipamentos ruins não vale pra dar aval final, se você tivesse usado um bom equipamento em que não matasse ou cortasse suas frequências pensaria diferente.

Não vejo como um aval final, sim como uma experiência de como um compressor pode atrapalhar caso não seja usado de maneira correta.. como disse uso compressor praticamente desde quando comecei a aprender a tocar, então se eu estivesse iniciado num Aguilar por exemplo o resultado acredito eu que seria o mesmo... som e técnica prejudicada, talvez o desfecho mudaria... seria um compressor de qualidade e eu conseguiria fazer um bom uso e adequar ao meu som ao invés de vender.

Enviado pelo Topic'it
PH Benchmarker
PH Benchmarker
Membro

Mensagens : 202
Localização : Duque de Caxias

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por joabi Qui Ago 22, 2019 7:53 am


Recomendo efusivamente a leitura do tópico a seguir, antes de virar qualquer botão de um compressor:

O QUE É UM COMPRESSOR E COMO USA-LO

Compressão é um assunto que parece simples, mas é um dos mais complexos dentro do áudio, pois existem vários tipos de ajustes possíveis, e que alteram o som de maneira totalmente diferente, muitas vezes de maneira oposta ao que se busca.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Ago 22, 2019 9:00 am

joabi escreveu:
Recomendo efusivamente a leitura do tópico a seguir, antes de virar qualquer botão de um compressor:

O QUE É UM COMPRESSOR E COMO USA-LO

Compressão é um assunto que parece simples, mas é um dos mais complexos dentro do áudio, pois existem vários tipos de ajustes possíveis, e que alteram o som de maneira totalmente diferente, muitas vezes de maneira oposta ao que se busca.
Esse tópico do Allex, citado pelo joabi é um dos que eu sempre volto para ler.
Sem dúvida um dos melhores do FCBR!
cheers
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Christian Qui Ago 22, 2019 11:03 am

conhecimento e bom equipamento faz uma diferença danada, uma vez que vi um baixista com um SX num gallien Kruegen tirar um som da p.... e no mesmo show chegou um cara com um Fender 5 cordas ativo tirar som de lata feio sumindo na banda, olha a diferença do baixo ativo pro passivo, o cara do Fender não tinha pressão nem médios, so grave embolado, quando tu sabe o que tem e o que quer a diferença é enorme
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Pz123 Qui Ago 22, 2019 11:21 am

Stormbringer escreveu:
PH Benchmarker escreveu:

Compressores top, só os Aguilar, Darkglass, ou partir pros handmade como os DMT, acho que arriscaria um DMT caso pensasse na ideia de voltar a ter compressor no set. Por enquanto não.
O compressor mais "lindo" que eu ja usei foi o de duas bandas de um amp Trace Elliot. O Compressor do Transit B é muito parecido, só que o valor, vixxxxxxxx...

Agora, se voce ta com grana mesmo, eu nunca experimentei, mas tenho certeza que são bons: qualquer um da FEA Labs. Mas esses são a fina flor do ópio, nada barato...

Tô com um Transit B, um FEA e um Compressore aqui.
Pra mim o Markbass é imbatível.

Se conseguir testar ele algum dia, essa história de "baixo sumindo" e "falta de harmônicos e médios" somem da tua cabeça rapidinho.. Haha

E assim..
Quem estuda em casa com compressor ligado nem deveria ter compressor, porque não sabe para o que ele serve.
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por PH Benchmarker Qui Ago 22, 2019 1:04 pm

Pz123 escreveu:

E assim..
Quem estuda em casa com compressor ligado nem deveria ter compressor, porque não sabe para o que ele serve.

Definiu boa parte do que passei e agora ter que correr atrás do prejuízo.

Enviado pelo Topic'it
PH Benchmarker
PH Benchmarker
Membro

Mensagens : 202
Localização : Duque de Caxias

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Guga Ramone Qui Ago 22, 2019 1:33 pm

Comecei a experimentar com compressor há pouco tempo. É dificil conseguir entender o que ele faz pois não é algo tão aparente no som quanto uma distorção ou modulação. É muito fácil exagerar em algum parâmetro e matar o som. E como sempre, toda regulagem feita no quarto costuma não funcionar ao vivo, tem que acertar a parada junto da banda em volume alto. Atualmente estou experimentando um Boss LMB-3 Limiter Enhancer. Bem simples e fácil de regular. Tem feito o serviço de dar uma segurada nos picos extremos e uma leve levantada no decaimento da nota. Percebi um pouco a mais de pressão com ele ligado e o som do baixo sumindo mais na mix quando desligo ele.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Stormbringer Qui Ago 22, 2019 2:46 pm

Pz123 escreveu:

Tô com um Transit B, um FEA e um Compressore aqui.
Pra mim o Markbass é imbatível.

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. 1456242728798_gestos

Eu ja usei de um camarada, eu achei excelente, mas ele da uma colorida boa né? Na minha cabeça ele é um "efeito" que por acaso tem um compressor heehhe.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por NeyBass Qui Ago 22, 2019 3:48 pm

Eu gostaria de ter essa combinação de pedais.
MXR Bass Preamp + MXR Bass Compressor

Se o baixo viesse junto seria bem vindo.

NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Stormbringer Qui Ago 22, 2019 3:57 pm

^Eu to treinando slap todo dia pra ver se atinjo essa proficiência. Mas ainda tem algo na mão esquerda que eu nao faço direito Laughing


sobre o assunto do tópico: bom, o proprio video do youtube ja comprime o audio... entao a etapa "limpa" ja tem a compressão "youtube". Mas da pra ver que, com a configuração que o maluco usou, o baixo vem um pouco mais "pra perto"

Bonus: ele usa o compressor antes do pre-amp, o que eu não gosto (pro que eu gosto de "exigir" do pre-amp, o sinal tem que chegar com a dinamica completa nele)
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por NeyBass Qui Ago 22, 2019 4:31 pm

Stormbringer escreveu:^Eu to treinando slap todo dia pra ver se atinjo essa proficiência. Mas ainda tem algo na mão esquerda que eu nao faço direito Laughing


sobre o assunto do tópico: bom, o proprio video do youtube ja comprime o audio... entao a etapa "limpa" ja tem a compressão "youtube". Mas da pra ver que, com a configuração que o maluco usou, o baixo vem um pouco mais "pra perto"

Bonus: ele usa o compressor antes do pre-amp, o que eu não gosto (pro que eu gosto de "exigir" do pre-amp, o sinal tem que chegar com a dinamica completa nele)
As vezes que tive acesso a esses pedais, usei assim também, penso que seja melhor, mas também não fiz o contrário não posso afirmar.
Sempre acreditei que vc envia o sinal pro compressor e finaliza com o preamp para corrigir frequências e volume.
Vou testar como vc usa, preamp > compressor.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por joabi Qui Ago 22, 2019 6:39 pm

Guga Ramone escreveu:...Atualmente estou experimentando um Boss LMB-3 Limiter Enhancer. Bem simples e fácil de regular. Tem feito o serviço de dar uma segurada nos picos extremos e uma leve levantada no decaimento da nota. Percebi um pouco a mais de pressão com ele ligado e o som do baixo sumindo mais na mix quando desligo ele.

Sou adepto de Limiter também. Acho que, para o baixista, e dentro de um contexto de banda (não em estúdio), é muito mais útil. Lembrando que compressores podem ser ajustados como limiter. Basta ter o ajuste RATIO acima de 8:1 que já começa a atuar como um leve limiter.

Sobre pedais, indico fortemente o EMPRESS COMPRESSOR. Fantástico e cheio de indicações visuais de como ele está atuando. Pra não ter erro!

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Pz123 Qui Ago 22, 2019 7:15 pm

Stormbringer escreveu:
Pz123 escreveu:

Tô com um Transit B, um FEA e um Compressore aqui.
Pra mim o Markbass é imbatível.

Eu ja usei de um camarada, eu achei excelente, mas ele da uma colorida boa né? Na minha cabeça ele é um "efeito" que por acaso tem um compressor heehhe.

Colore bastante.
Não acho que aquela única ECC81 que tem nele seja capaz de fazer isso, mas a compressão remete justamente à dos amps valvulados.
Acho lindo demais. Hahaha.
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por JAZZigo Qui Ago 22, 2019 10:20 pm

ˆ
Colorir ou não o timbre original do baixo não que dizer que o compressor seja melhor ou pior. Isso é mera questão de gosto. Curto os que colorem e os que são "clinicamente assépticos", desde que sejam bons. A escolha entre um e outro depende da ocasião, da banda, do baixo, da música, do amp, do meu humor e por aí vai... mas tem sempre um ligado lá no final da chain.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Uchoa Qui Ago 22, 2019 10:24 pm

+1
Para o limiter.
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por PH Benchmarker Sex Ago 23, 2019 8:59 am

Entrando nessa questão de limiter, é interessante comprimir apenas o pico de sinal? Nunca usei um limiter.

Enviado pelo Topic'it
PH Benchmarker
PH Benchmarker
Membro

Mensagens : 202
Localização : Duque de Caxias

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Stormbringer Sex Ago 23, 2019 9:05 am

PH Benchmarker escreveu:Entrando nessa questão de limiter, é interessante comprimir apenas o pico de sinal? Nunca usei um limiter.

Enviado pelo Topic'it

tem quem só use assim... não é minha vibe
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Pz123 Sex Ago 23, 2019 9:40 am

JAZZigo escreveu:ˆ
Colorir ou não o timbre original do baixo não que dizer que o compressor seja melhor ou pior. Isso é mera questão de gosto. Curto os que colorem e os que são "clinicamente assépticos", desde que sejam bons. A escolha entre um e outro depende da ocasião, da banda, do baixo, da música, do amp, do meu humor e por aí vai... mas tem sempre um ligado lá no final da chain.

Perfeito!

Isso é uma coisa legal do FEA.
Aquele controlezinho de Warmth te deixa fazer essa escolha.
Já o Markbass, ame ou odeie..

Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Stormbringer Sex Ago 23, 2019 11:26 am

sim sim, jamais disse que é ruim, está entre meus "um dia, meu querido"
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por fheliojr Dom Ago 25, 2019 5:39 pm

Meio OFF: o Markbass Compressore atual tem o mesmo circuito q o antigo?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty E o Fuhrmann bass compressor 2019?

Mensagem por Hilário Ferreira Ter Out 08, 2019 8:49 am

Ainda sobre os compressores, alguém já testou o Fuhrmann 2019?


Penso nele e no Dedalo Gorila e não consigo me decidir ainda.
Hilário Ferreira
Hilário Ferreira
Membro

Mensagens : 12
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por JAZZigo Ter Out 08, 2019 12:32 pm

^
Dedalo Gorila, com certeza.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por patriciofernandes Ter Out 08, 2019 2:09 pm

O furhman 2019 têm me chamado a atenção com aquele botão "blend", para mesclar o som sem o efeito, além dos parâmetros de attack e release para regular... me parece uma boa proposta
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por JAZZigo Ter Out 08, 2019 2:56 pm

^
IMHO, o mais importante em um compressor para contrabaixo é a ausência de perda de low end e o baixo nível de ruído, em resumo: a alta qualidade de som. Controles de BLEND, ATTACK e RELEASE são apenas recursos adicionais, não essenciais.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Stormbringer Ter Out 08, 2019 3:28 pm

patriciofernandes escreveu:O furhman 2019 têm me chamado a atenção com aquele botão "blend", para mesclar o som sem o efeito, além dos parâmetros de attack e release para regular... me parece uma boa proposta
SE voce quiser um bom com blend, pega um da DMT, mas blend pra compressor é meio que um "atenuador de compressão", na verdade
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por campos Qua Out 09, 2019 12:54 pm

Dizem que o Diamond Compressor é o top absoluto dos compressores de baixo.

campos
Membro

Mensagens : 675
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por JAZZigo Qua Out 09, 2019 7:33 pm

campos escreveu:Dizem que o Diamond Compressor é o top absoluto dos compressores de baixo.
:hmm: O Diamond é de fato um renomado e excelente compressor, mas, por exemplo, deixa a desejar enquanto limiter. Muitos outros pedais são excelentes como compressores e como limiters, portanto, afirmar que o Diamond é "top absoluto" é forçar  a barra, né?!
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por patriciofernandes Qua Out 09, 2019 8:09 pm

JAZZigo escreveu:^
IMHO, o mais importante em um compressor para contrabaixo é a ausência de perda de low end e o baixo nível de ruído, em resumo: a alta qualidade de som. Controles de BLEND, ATTACK e RELEASE são apenas recursos adicionais, não essenciais.

Mas você não acha que tendo esses recursos para regular, fatores como a perda de low end podem ser satisfatórios, Jazz?
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Stormbringer Qua Out 09, 2019 9:46 pm

com compressor bom, sabendo usar, nao se perde nada que voce não queira
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por JAZZigo Qua Out 09, 2019 11:03 pm

patriciofernandes escreveu:
JAZZigo escreveu:^
IMHO, o mais importante em um compressor para contrabaixo é a ausência de perda de low end e o baixo nível de ruído, em resumo: a alta qualidade de som. Controles de BLEND, ATTACK e RELEASE são apenas recursos adicionais, não essenciais.

Mas você não acha que tendo esses recursos para regular, fatores como a perda de low end podem ser satisfatórios, Jazz?
Controle de BLEND em pedais compressores é uma invenção relativamente recente e controversa. Talvez satisfaça quem usa o compressor como efeito (maquiagem e/ou sustain) e quer trabalhar o timbre, a textura do som, misturando o sinal comprimido com o sinal original/dry do baixo. Agora, se o sinal comprimido suprime o low end e você tenta compensar essa perda com o som do sinal original/dry, então a qualidade de compressão em si fica comprometida, não é verdade?! Pessoalmente, não vejo muito sentido no BLEND, afinal de contas, quando ligo o compressor é justamente para que o sinal original/dry seja comprimido, ué! Shocked ... mas cada um com sua loucura! Os controles dos parâmetros ATTACK e RELEASE não têm nada a ver com low end.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por gpraxedes Seg Out 14, 2019 10:34 pm

Stormbringer escreveu:^Eu to treinando slap todo dia pra ver se atinjo essa proficiência. Mas ainda tem algo na mão esquerda que eu nao faço direito Laughing


sobre o assunto do tópico: bom, o proprio video do youtube ja comprime o audio... entao a etapa "limpa" ja tem a compressão "youtube". Mas da pra ver que, com a configuração que o maluco usou, o baixo vem um pouco mais "pra perto"

Bonus: ele usa o compressor antes do pre-amp, o que eu não gosto (pro que eu gosto de "exigir" do pre-amp, o sinal tem que chegar com a dinamica completa nele)

Interessante, pra mim o compressor é o primeiro que vem. Razz Razz Razz Razz
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por gpraxedes Seg Out 14, 2019 10:40 pm

Pz123 escreveu:...

Isso é uma coisa legal do FEA.
Aquele controlezinho de Warmth te deixa fazer essa escolha...


DE-CL love love love
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Stormbringer Ter Out 15, 2019 8:13 am

gpraxedes escreveu:

Interessante, pra mim o compressor é o primeiro que vem. Razz Razz Razz Razz
É que eu gosto de controlar o drive, distorções e filters com a mão direita, esses pedais respondem a dinamica, entao voce muda o som de acordo com a pegada...
Se o compressor vier antes deles, mata esse "recurso"...

É só por essa questão mesmo. Por exemplo, eu gosto de um drive bem discreto, mas as vezes quero dar um destaque pra 3, 4 notas, ai eu bato elas mais forte e o drive vem rasgado.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Zubrycky Ter Out 15, 2019 10:48 pm

Usei um compressor no baixo pela primeira vez na vida em dezembro do ano passado e somente a partir desse ano comecei a usar pedais de baixo com mais frequência (apesar de tê-los há muito tempo). Não sei como eles funcionam e, francamente, não me interessa muito sabê-lo. Sendo o produto de uma extinta cena punk rock, o meu negócio é fuçar neles até achar algo que goste ou que seja utilizável. É um processo completamente pessoal e instintivo e que, para mim, tem funcionado muito bem quando penso que pedais são de fato necessários. notme
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18986
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Yves Sex Jan 03, 2020 9:39 am

Seu sempre toquei rock anos 60, 70 e 80 e nunca utilizei pedais, era o som roncado e dinâmico que eu gostava. Depois que entrei numa banda de trash, fazendo Metallica e essas coisas, vi que eu precisava de um som linear, pois, a velocidade das músicas era contrária aos ataques que vez ou outra eu dava.

O compressor me ajudou muito neste quesito. E outro ponto, foi nos slaps, não fica aquele pandemônio de volumes... fica tudo ali no seu lugar...

Enfim, a ocasião é que faz o ladrão.
Yves
Yves
Membro

Mensagens : 66
Localização : Campo Belo/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Convidado Sex Jan 03, 2020 9:43 am

^
Nos dois casos, acho que dá pra atingir o resultado na mão, principalmente no slap, onde a dinâmica faz parte do jogo

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Compressor: o amigo e inimigo do baixista. Empty Re: Compressor: o amigo e inimigo do baixista.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos