Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

+21
sidiburiti
allexcosta
Zubrycky
Franco_bass
Juninho Sampaio
NeyBass
Pedro Cavalcanti
Christian
patriciofernandes
Gabriel_cwb
fheliojr
Zéff
JUNIORGTR
filipemaia18
Romano
Jãozeiro
Alexandro Sales
CSergio
Cantão
Fernando Zadá
Stefano T.
25 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Gabriel_cwb Qua Dez 22, 2021 10:41 pm

^ Ué, se tocar as 7 notas da escala de C iniciando de D é D dorico. Tbem não entendi João kkkkk
Gabriel_cwb
Gabriel_cwb
Membro

Mensagens : 456
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por fheliojr Qua Dez 22, 2021 11:28 pm

"Não venha de D, que vou sem C" (Um compositor tarado qualquer).

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Gabriel_cwb gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por allexcosta Qui Dez 23, 2021 7:03 am

Jãozeiro escreveu:Muitos até hoje pensam que, por exemplo, se tacar uma backing track em C maior e ele tocar a escala de C começando em D estará tocando o modo Dórico, ou se começar em E estará soando Frígio...quando na verdade tudo que ele tá fazendo é tocar a escala de C Maior Natural, hehe.

Deve ser um fenômeno exclusivo de SP.

Falando sério, nunca ouvi falar disso.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54454
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Passos_Gigantes Qui Dez 23, 2021 10:23 am

NeyBass escreveu:
Jãozeiro escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Não......
Uma coisa esta dentro da outra mas são assuntos beeeeem diferentes.
Inclusive o ideal é descolar uma coisa da outra para entender de forma correta.
O conceito teórico se encaixa mas a forma de aplicar e entender deve ser vista de forma independente.

Exatamente. Essa é a raíz do problema. Uma leva de músicos aprendeu Modos de forma errada, inclusive eu, lá com meus 14 anos nas aulas de guitarra. Só anos depois fui começar a entender. Não porque é difícil, mas porque muito professor não sabe ensinar essa coisa simples. 

Muitos até hoje pensam que, por exemplo, se tacar uma backing track em C maior e ele tocar a escala de C começando em D estará tocando o modo Dórico, ou se começar em E estará soando Frígio...quando na verdade tudo que ele tá fazendo é tocar a escala de C Maior Natural, hehe.

Sad  Sad  Sad  Sad
Agora acabou de atrapalhar minhas idéias tudo.

Se puder explicar como é isso, fico grato.

A escala maior contém os 7 modos sim, para cada um dos seus graus. Se C é Jônio, o D será dórico. Isso é até legal saber para achar as digitações sozinhos. Mas, se for pensar, isso seria usar digitações diferentes para a mesma coisa. D dórico não soa dórico sobre C maior. C dórico sim soaria (o que não é o melhor exemplo, via de regra vai usar o dórico em acorde menor).

Na minha humilde opinião, se estuda modos por sonoridade e pelas tensões características de cada um. O Bass Solo do Nico explica bem isso e passa as digitações dos modos sempre começando do mesmo ponto, de C. Exercício bem simples para entender isso, procura um Drone da nota C (só ela) e toca os diferentes modos partindo de C. Vai ver que cada modo tem um som bem específico. A questão é explorar as notas características de cada um. Dórico é a 6M (que difere do Eólio). No Lídio é a 4# que difere da escala maior normal. Frígio é a 2m e assim por diante. A ideia é explorar bem elas se for usar num acorde menor ou maior (respectivamente). No Jazz, é bem comum tocar o dórico sobre qualquer acorde menor independente do grau dele no Campo harmônico (em teoria seria só pro II grau no Campo Harmônico Maior) por exemplo. A questão é toda é ver os modos por acorde e explorando os sons característicos deles. Outro exercício legal é tocar as tétrades do campo harmônico maior e em seguida o modo correspondente para o seu grau. Exemplo tocou o terceiro grau no Campo Harmônico Maior (IIIm7) e a escala do Frígio depois. Dá para ver como soa bem diferente mesmo sendo a mesma tétrade.

Drone:
Passos_Gigantes
Passos_Gigantes
Membro

Mensagens : 151
Localização : Joinville

Targino e Gabriel_cwb gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Dez 23, 2021 3:22 pm

NeyBass escreveu:


Ah sim. O que por exemplo se estuda em Campo Harmônico??
Te pergunto porque tudo que leio e vejo referente aos dois me parecem a mesma coisa.

Modos são anteriores ao sistema tonal.
O que aprendemos hoje como modos inclusive é uma reorganização tanto que tem gente que chama de modos gregos, outros de modos gregogorianos ou eclesiásticos e realmente houve uma reorganização que é o que vemos hoje.
Quando surgiram os modos ainda não havia harmonia e cada modo tinha uma característica sonora utilizada inclusive para fins diferentes. A música era usada dentro de um contexto social e tinha uma coisa de que um modo ou sonoridade era usada para cura, outro mais animado e épico para incutir coragem nos guerreiros. 
Uma situação muito diferente do que vimos depois.
Inclusive parece que só herdamos os nomes dos modos pois os gregos eram diferentes e alguns pensados de forma descendente.

Jãozeiro escreveu:


Exatamente. Essa é a raíz do problema. Uma leva de músicos aprendeu Modos de forma errada, inclusive eu, lá com meus 14 anos nas aulas de guitarra. Só anos depois fui começar a entender. Não porque é difícil, mas porque muito professor não sabe ensinar essa coisa simples. 

Muitos até hoje pensam que, por exemplo, se tacar uma backing track em C maior e ele tocar a escala de C começando em D estará tocando o modo Dórico, ou se começar em E estará soando Frígio...quando na verdade tudo que ele tá fazendo é tocar a escala de C Maior Natural, hehe.

Cara muita gente fala isso inclusive bagunça forma do modo com sonoridade. O próprio Robson mistura isso de um jeito para simplificar a vida dos alunos dele mas é um lance que eu não entendo. É dar uma volta gigante para falar a mesma coisa mas complicando um pouco a situação.
Gabriel_cwb escreveu:^ Ué, se tocar as 7 notas da escala de C iniciando de D é D dorico. Tbem não entendi João kkkkk

Sim mas isso não caracteriza modo.
O contexto caracteriza. D dórico é uma escala menor com 6 maior o correto é tocar ela sobre Dm e ouvir como soa, depois tocar a menor harmônica ou a frigio que também são menores e sacar a diferença.
Povo fala muito disso de cara costumam explicar Dm G7 C usa Dm dórico, G mixolidio e C Jônico (ou lidio na prática mais ligada ao jazz é preferível até) mas Dm dórico, G mixolidio e C Jônico possuem todos as mesmas notas e de cara colocar o cara para pensar em modos dentro de uma situação corriqueira é um absurdo.
Se organiza sim desse forma quando você já domina a situação corriqueira e como C maior soa sobre essa progressão e depois quer enfeitar e colocar uma sonoridade mais "sofisticada".
Primeiro passo é tocar as notas ou tétrades dos acordes e conseguir definir a harmonia de forma melódica as notas excedente ou extensões vem na sequência quando você já domina o trivial.
Seria como ensinar o cara a fazer um prato mega ultra sofisticado antes do cara saber fazer um arroz com feijão.

Passos_Gigantes escreveu:

A escala maior contém os 7 modos sim, para cada um dos seus graus. Se C é Jônio, o D será dórico. Isso é até legal saber para achar as digitações sozinhos. Mas, se for pensar, isso seria usar digitações diferentes para a mesma coisa. D dórico não soa dórico sobre C maior. C dórico sim soaria (o que não é o melhor exemplo, via de regra vai usar o dórico em acorde menor).

Na minha humilde opinião, se estuda modos por sonoridade e pelas tensões características de cada um. O Bass Solo do Nico explica bem isso e passa as digitações dos modos sempre começando do mesmo ponto, de C. Exercício bem simples para entender isso, procura um Drone da nota C (só ela) e toca os diferentes modos partindo de C. Vai ver que cada modo tem um som bem específico. A questão é explorar as notas características de cada um. Dórico é a 6M (que difere do Eólio). No Lídio é a 4# que difere da escala maior normal. Frígio é a 2m e assim por diante. A ideia é explorar bem elas se for usar num acorde menor ou maior (respectivamente). No Jazz, é bem comum tocar o dórico sobre qualquer acorde menor independente do grau dele no Campo harmônico (em teoria seria só pro II grau no Campo Harmônico Maior) por exemplo. A questão é toda é ver os modos por acorde e explorando os sons característicos deles. Outro exercício legal é tocar as tétrades do campo harmônico maior e em seguida o modo correspondente para o seu grau. Exemplo tocou o terceiro grau no Campo Harmônico Maior (IIIm7) e a escala do Frígio depois. Dá para ver como soa bem diferente mesmo sendo a mesma tétrade.


Exatamente e modo é bacana entender o sistema modal que tem outras características diferentes do lance de preparação e resolução que são características do sistema tonal.

Outra coisa o sistema tonal não é uma prisão e sim um ponto de referência mesmo músicas mais simples podem conter acordes não originários dos 7 gerados pela tonalidade ou até mesmo caminhar por outros pontos de referência e retornar.
Harmonia é um assunto para ser explorado ouvindo e testando, cantando e deve ser um passeio divertido sonoro e não só regras duras teóricas.
O que você escuta e quais suas referências sonoras vão te ajudar ou não nesse passeio. Se o cara só escuta Ramones e rock vai ter algumas referências se você escuta música pop, música brasileira vai ter outras, se escuta jazz outras e assim vai.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Gabriel_cwb e Passos_Gigantes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Gabriel_cwb Qui Dez 23, 2021 3:32 pm

Fernando Zadá escreveu:
Sim mas isso não caracteriza modo.
O contexto caracteriza. D dórico é uma escala menor com 6 maior o correto é tocar ela sobre Dm e ouvir como soa.

Certo profe! D dórico tocado sobre um Acorde C7M soaria como a escala de C Jônico, correto?
Gabriel_cwb
Gabriel_cwb
Membro

Mensagens : 456
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Dez 23, 2021 3:46 pm

exatamente com ênfase na 9 se preferir...

O lance não é só sobre o que você tocas mas também sobre como você toca.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Gabriel_cwb gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Dez 23, 2021 3:54 pm

Eu gosto muito da abordagem do Jimmy Bruno para uma fase inicial e ele detesta essa coisa de acorde tal escala tal ele fala que só no livro o acorde esta ali parado bobinho na música ele esta fluindo e se movimentando.
Eu acho que na minha humilde opinião o lance primeiro é entender, tocar e praticar pensando em centro tonal para só depois começar a endereçar modos sobre os acordes.

Soa mais musical num primeiro momento e evita do estudante ficar correndo atrás de escala e não fazer música.

Passou essa fase ai sim.

O Jimmy Bruno brinca que quando ele era moleque e ia tocar com o pai que era guitarrista e os músicos amigos dele todos de jazz tradicional que os caras brincavam e falavam pra ele fazer música e parar de tocar Berklee scales! Rssss

Dá uma ouvida nele tocando



coloquem a legenda do youtube e divirtam-se

Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Gabriel_cwb e Passos_Gigantes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por NeyBass Sex Dez 24, 2021 12:57 am

Para mim o Dórico recebe esse nome pq ele é o segundo grau do CH maior. Como e quando ele é tocado, já são maneiras de usa-lo.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Passos_Gigantes Sex Dez 24, 2021 12:04 pm

Falando em Curso Online, adquiri recentemente um livro do Janek Gwizdala (tá em promoção agora, de 39 USD para 25 USD) sobre pentatônicas. Site.


Tô gostando bastante, mas a má notícia é que não tem segredo. É pegar metrônomo e treinar os exercícios, frases e transcrever. Vai demorar 8-12 boas semanas para ter tudo devidamente na ponta dos dedos (são 169 páginas totais). O legal é essa questão de ter algo já pronto e não perder tempo, só seguir o método sequencialmente. Não sei vocês, mas a internet tem tanta informação que mais atrapalha do que ajuda. Depois que acabar esse, quero adquirir o livro sobre vocabulário de II-V-I.


Passos_Gigantes
Passos_Gigantes
Membro

Mensagens : 151
Localização : Joinville

Cossi gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Fernando Zadá Sex Dez 24, 2021 12:34 pm

NeyBass escreveu:Para mim o Dórico recebe esse nome pq ele é o segundo grau do CH maior. Como e quando ele é tocado, já são maneiras de usa-lo.
Sim mas não enxergue ele só assim pois quando realmente estiver usando ele você já não vai estar em C maior.
Exemplos de sons para sacar a sonoridade:
So what (Miles Davis), Oye Come Va (Santana), Chamaleon (Herbie Hancock), Get Lucky )Daft Punk).

Pensa nele de forma isolada depois que conseguir visualizar ele a partir de C.
O bacana de associar com a escala maior inicialmente é não multiplicar a quantidade de digitações a se pensar.
Mas experimente tocar qualquer digitação de C maior que te agrade mas evidenciando e tratando a nota D como nova fundamental e dando ênfase nas notas da triade de Dm (re, fa e la) ajuda a ir achando o som do modo.
Passos_Gigantes escreveu:Falando em Curso Online, adquiri recentemente um livro do Janek Gwizdala (tá em promoção agora, de 39 USD para 25 USD) sobre pentatônicas. Site.


Tô gostando bastante, mas a má notícia é que não tem segredo. É pegar metrônomo e treinar os exercícios, frases e transcrever. Vai demorar 8-12 boas semanas para ter tudo devidamente na ponta dos dedos (são 169 páginas totais). O legal é essa questão de ter algo já pronto e não perder tempo, só seguir o método sequencialmente. Não sei vocês, mas a internet tem tanta informação que mais atrapalha do que ajuda. Depois que acabar esse, quero adquirir o livro sobre vocabulário de II-V-I.



Os livros dele são bacana mesmo.
Gosto da organização e didática dele.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Passos_Gigantes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Jãozeiro Sex Dez 24, 2021 6:53 pm

Gabriel_cwb escreveu:^ Ué, se tocar as 7 notas da escala de C iniciando de D é D dorico. Tbem não entendi João kkkkk

Sim, é D Dórico. Mas D Dórico em cima de C vira C maior natural. A pessoa tá tocando C maior natural pensando que tá soando Dório, mas não tá. Ela só tá tocando a escala de C maior natural e sem querer enfatizando a nona. Pra ela soar Dórico ela tem que fazer o modo Dórico em C, não em D. Se ela quiser soar Frígio, tem que fazer C Frígio, não E Frígio. Se quiser soar lídio, tem que fazer C lídio, e não F lídio, sacou?

Caso contrário ela tá tocando apenas a escala maior (e pior, enfatizando tensões indesejáveis em C maior).


Última edição por Jãozeiro em Sex Dez 24, 2021 6:57 pm, editado 1 vez(es)
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3071
Localização : Doha - Qatar

Gabriel_cwb gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Jãozeiro Sex Dez 24, 2021 6:55 pm

allexcosta escreveu:
Jãozeiro escreveu:Muitos até hoje pensam que, por exemplo, se tacar uma backing track em C maior e ele tocar a escala de C começando em D estará tocando o modo Dórico, ou se começar em E estará soando Frígio...quando na verdade tudo que ele tá fazendo é tocar a escala de C Maior Natural, hehe.

Deve ser um fenômeno exclusivo de SP.

Falando sério, nunca ouvi falar disso.

Não tem nada a ver com SP, Allex...Modos é um negócio mal ensinado em vários lugares do Brasil e do mundo. O próprio Nico criticava esse modo de enxergar modos (que na verdade transfotma tudo em Jônio). Frank Gambale também têm video aulas falando desse fenômeno.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3071
Localização : Doha - Qatar

Fernando Zadá e Passos_Gigantes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Passos_Gigantes Sex Dez 24, 2021 7:07 pm

Jãozeiro escreveu:
allexcosta escreveu:
Jãozeiro escreveu:Muitos até hoje pensam que, por exemplo, se tacar uma backing track em C maior e ele tocar a escala de C começando em D estará tocando o modo Dórico, ou se começar em E estará soando Frígio...quando na verdade tudo que ele tá fazendo é tocar a escala de C Maior Natural, hehe.

Deve ser um fenômeno exclusivo de SP.

Falando sério, nunca ouvi falar disso.

Não tem nada a ver com SP. Modos é um negócio mal ensinado em vários lugares do Brasil e do mundo. O próprio Nico ctiticava esse modo de enxergar modos (que na verdade transfotma tudo em Jônio). Frank Gambale também têm video aulas falando desse fenômeno.

É isso. Quando começamos a pensar por acorde individualmente e não só pela escala do Campo Harmônico, a coisa começa a evoluir. Se progressão tá em C maior e o cara só tocar um solo (num fill curto pode até funcionar), por exemplo, na escala de C maior sem se preocupar com a progressão, as notas que tá aterrissando fica uma bagunça que só. Se ele só arpejar (com uma rítmica legal) os mesmo acordes na ordem da progressão, já vai ficar bem melhor e vai poder ouvir a progressão harmônica no solo.

Eu senti uma diferença positiva muito grande para improvisar quando comecei a ver as progressões por acordes ao invés de só pensar na escala do tom.
Passos_Gigantes
Passos_Gigantes
Membro

Mensagens : 151
Localização : Joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Fernando Zadá Sex Dez 24, 2021 7:19 pm

Eu até entendo de onde veio isso mas eu vou ser sincero eu não vejo nenhuma utilidade do cara aprender os modos antes de saber a escala maior e a menor natural e conseguir ouvir elas.
Mas é realmente um problema que vira uma confusão absurda o povo dá muita volta e complica demais um lance que é simples.
Eu inclusive acho interessante separar elas tipo:

as maiores : jônico, lídio e mixolidio (essa última inclusive poderia ser à parte)
menores: dórico, frigio e eólio (alguns colocam a lócrio junto e ela é menor mas assim como o mixolidio no maior chega a ser praticamente um caso à parte)

Isso facilita pro cara tocar e aprender os intervalos, o que muda de uma pra outra em cada grupo e isolar as sonoridades.

As digitações de todos os modos podem ser retiradas da escala mãe que é a maior (nesse caso) mas alguns ensinam que o desenho da escala é o modo e isso que confunde pois o contexto vai dizer mais sobre a sonoridade do que o desenho em si.
Eu gosto bastante dessa abordagem de tocar os modos todos a partir de uma mesma nota pois fica claro as mudanças de sonoridade.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Gabriel_cwb gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Fernando Zadá Sex Dez 24, 2021 7:31 pm

Passos_Gigantes escreveu:


É isso. Quando começamos a pensar por acorde individualmente e não só pela escala do Campo Harmônico, a coisa começa a evoluir. Se progressão tá em C maior e o cara só tocar um solo (num fill curto pode até funcionar), por exemplo, na escala de C maior sem se preocupar com a progressão, as notas que tá aterrissando fica uma bagunça que só. Se ele só arpejar (com uma rítmica legal) os mesmo acordes na ordem da progressão, já vai ficar bem melhor e vai poder ouvir a progressão harmônica no solo.

Eu senti uma diferença positiva muito grande para improvisar quando comecei a ver as progressões por acordes ao invés de só pensar na escala do tom.

Sim mas infelizmente muita gente ensina isso de cara no primeiro estágio e ai acho nocivo também. primeiro o cara precisa se situar no tom tocar melodias e sentir essas notas "erradas" que eu prefiro até chamar de não tão boas ao invés de erradas.
E tem tanta coisa a se levar em consideração que vai além das notas. Tocar as notas melhores é só o primeiro passo mas de cara "correr atrás" dos acordes não é bacana e trava o músico mais iniciante.

Um cara que aborda isso de forma magnifica é o Wooten.
Amo aquela parte do Groove Workshop onde ele sola sobre a escala de forma zoada e depois sobre as cinco notas "erradas" restantes de forma organizada e todos os alunos preferem as notas fora do tom.
Ele é certeiro ali nos exemplos.


Esse aqui também ilustra bem


Eu gosto dessa parte também

Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Passos_Gigantes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Gabriel_cwb Sáb Dez 25, 2021 12:30 am

Jãozeiro escreveu:...sacou?

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Giphy
Gabriel_cwb
Gabriel_cwb
Membro

Mensagens : 456
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Dez 25, 2021 7:41 pm

Jãozeiro escreveu:
allexcosta escreveu:
Jãozeiro escreveu:Muitos até hoje pensam que, por exemplo, se tacar uma backing track em C maior e ele tocar a escala de C começando em D estará tocando o modo Dórico, ou se começar em E estará soando Frígio...quando na verdade tudo que ele tá fazendo é tocar a escala de C Maior Natural, hehe.

Deve ser um fenômeno exclusivo de SP.

Falando sério, nunca ouvi falar disso.

Não tem nada a ver com SP, Allex...Modos é um negócio mal ensinado em vários lugares do Brasil e do mundo. O próprio Nico criticava esse modo de enxergar modos (que na verdade transfotma tudo em Jônio). Frank Gambale também têm video aulas falando desse fenômeno.

Então o Frank, Nico e você são pessoas revolucionárias! Quero um autógrafo seu!
Smile
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12059
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Dez 25, 2021 9:12 pm

scratch scratch scratch scratch scratch

Juro que não entendi Juninho!!!???

Muita gente toca a vida toda sem estudar isso o Ney Conceição mesmo mal sabe o nome deles só que sabe o som e como se usa eles.

Mas são casos isolados não é o dia-a-dia de quem quer improvisar e tocar nessa linguagem.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Passos_Gigantes Sáb Dez 25, 2021 10:42 pm

Para tocar música o que importa é resultado final, agora para ensinar não tem como.

Já vi alguns baixistas famosos que sempre dizem não ter muita base teórica e tocar de ouvido (o que como falei antes, não tem problema) querendo vender curso on-line de teoria. Aí é bem complicado.
Passos_Gigantes
Passos_Gigantes
Membro

Mensagens : 151
Localização : Joinville

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Jãozeiro Dom Dez 26, 2021 11:27 am

Um cara que é meio assim (mas não é vendedor de curso até onde sei) é o Ney Conceição.

Ele fala que não tem que decorar shape de escala, que não precisa tocar pensando em desenho, que ele não sabe o nome de nada...num workshop com o Nelson Faria no Youtube ele fala isso, e começa a tocar a escala de C maior pelo braço inteiro do instrumento sem olhar para o braço, na vertical, horizontal, diagonal, ao mesmo tempo em que conversa com a turma e com o Nelson, dizendo que tá apenas tocando sem pensar em desenho, em digitação, em mecânica, ou seja, aquela coisa de tocar na intuição, no feeling.

Com todo respeito ao grande baixista que ele é, mas isso é uma das coisas mais nocivas a se passar pra um estudante. Pra você chegar ao nível de tocar fluentemente sem se preocupar com nada tem uma árdua caminhada de exercícios da parte motora e memorização. Claro que a parte musical vem junto, mas não dá pra dissociar da parte mecânica da coisa e romantizar tudo com um simples "é só sair tocando".

Estudante (como eu) tem mais é que se lascar praticando, subindo e descendo escala SIM. Com conhecimento, com critério, claro! Desenvolvendo melodia, ouvido, percepção, estudando repertório, claro! Mas tem sim que se matar decorando digitação e um monte de nomes e desenhos e coisas. 

Ensinar diferente disso, chegar no auge, se transformar em um músico de alto nível e então dizer que é só sair tocando no feeling, sem pensar, passando a mensagem de que é algo fácil e lindo é um desserviço.


Última edição por Jãozeiro em Dom Dez 26, 2021 11:35 am, editado 3 vez(es)
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3071
Localização : Doha - Qatar

JUNIORGTR gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Jãozeiro Dom Dez 26, 2021 11:28 am

Juninho Sampaio escreveu:
Jãozeiro escreveu:
allexcosta escreveu:
Jãozeiro escreveu:Muitos até hoje pensam que, por exemplo, se tacar uma backing track em C maior e ele tocar a escala de C começando em D estará tocando o modo Dórico, ou se começar em E estará soando Frígio...quando na verdade tudo que ele tá fazendo é tocar a escala de C Maior Natural, hehe.

Deve ser um fenômeno exclusivo de SP.

Falando sério, nunca ouvi falar disso.

Não tem nada a ver com SP, Allex...Modos é um negócio mal ensinado em vários lugares do Brasil e do mundo. O próprio Nico criticava esse modo de enxergar modos (que na verdade transfotma tudo em Jônio). Frank Gambale também têm video aulas falando desse fenômeno.

Então o Frank, Nico e você são pessoas revolucionárias! Quero um autógrafo seu!
Smile

O senhor é um fanfarrão!
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3071
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Fernando Zadá Dom Dez 26, 2021 12:08 pm

Jãozeiro escreveu:Um cara que é meio assim (mas não é vendedor de curso até onde sei) é o Ney Conceição.

Ele fala que não tem que decorar shape de escala, que não precisa tocar pensando em desenho, que ele não sabe o nome de nada...num workshop com o Nelson Faria no Youtube ele fala isso, e começa a tocar a escala de C maior pelo braço inteiro do instrumento sem olhar para o braço, na vertical, horizontal, diagonal, ao mesmo tempo em que conversa com a turma e com o Nelson, dizendo que tá apenas tocando sem pensar em desenho, em digitação, em mecânica, ou seja, aquela coisa de tocar na intuição, no feeling.

Com todo respeito ao grande baixista que ele é, mas isso é uma das coisas mais nocivas a se passar pra um estudante. Pra você chegar ao nível de tocar fluentemente sem se preocupar com nada tem uma árdua caminhada de exercícios da parte motora e memorização. Claro que a parte musical vem junto, mas não dá pra dissociar da parte mecânica da coisa e romantizar tudo com um simples "é só sair tocando".

Estudante (como eu) tem mais é que se lascar praticando, subindo e descendo escala SIM. Com conhecimento, com critério, claro! Desenvolvendo melodia, ouvido, percepção, estudando repertório, claro! Mas tem sim que se matar decorando digitação e um monte de nomes e desenhos e coisas. 

Ensinar diferente disso, chegar no auge, se transformar em um músico de alto nível e então dizer que é só sair tocando no feeling, sem pensar, passando a mensagem de que é algo fácil e lindo é um desserviço.


Total!
Eu assisti o curso dele na plataforma do Nelson Faria e até mandei um feedback que com todo o respeito ao Ney que acho um gigante e dono de um bom gosto absurdo mas o curso dele no Fica a Dica Premium é horroroso mesmo. É um workshop de dicas e merecia sim que o Nelson sentasse com ele e ajudasse ele a criar algo organizado.

Agora sobre shapes to finalizando um material que aborda exatamente isso a junção do desenho com percepção dos intervalos e uma forma de espalhar as coisas pelo braço se baseando em pouca coisa mas fazendo associações musicais.
Um lance que acho surreal e muita gente ensina assim é a coisa de 7 desenhos que até ajuda o cara a tocar pelo braço todo mas na real são só 3 desenhos.

O próprio CAGED da guitarra são dois desenhos só adaptados pra compensar a porcaria da corda B.

quem tem um curso absurdo mas acho que evita o enfoque em desenhos é o Thiago e acho isso uma falha que quando você vê ele tocando percebe que o domínio do braço é absurdo.
O do Ney também eu assistindo fiquei bobo com a fluência dele mostrando isso da escala.
É um lance quase alienígena!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Gabriel_cwb gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Dez 27, 2021 11:31 am

Jãozeiro escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:
Jãozeiro escreveu:
allexcosta escreveu:
Jãozeiro escreveu:Muitos até hoje pensam que, por exemplo, se tacar uma backing track em C maior e ele tocar a escala de C começando em D estará tocando o modo Dórico, ou se começar em E estará soando Frígio...quando na verdade tudo que ele tá fazendo é tocar a escala de C Maior Natural, hehe.

Deve ser um fenômeno exclusivo de SP.

Falando sério, nunca ouvi falar disso.

Não tem nada a ver com SP, Allex...Modos é um negócio mal ensinado em vários lugares do Brasil e do mundo. O próprio Nico criticava esse modo de enxergar modos (que na verdade transfotma tudo em Jônio). Frank Gambale também têm video aulas falando desse fenômeno.

Então o Frank, Nico e você são pessoas revolucionárias! Quero um autógrafo seu!
Smile

O senhor é um fanfarrão!


ahhahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahhaha
Te amo JÃO!

Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12059
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por allexcosta Seg Dez 27, 2021 11:36 am

Jãozeiro escreveu:Não tem nada a ver com SP, Allex...

É que muita coisa que nunca ouvi falar termina sendo postado ou comentado por alguém de SP. E isso aí eu nunca ouvi falar. Sim, é mal ensinado em vários lugares, mas essa abordagem aí eu nunca tinha visto.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54454
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Passos_Gigantes Seg Dez 27, 2021 5:27 pm

Jãozeiro escreveu:Um cara que é meio assim (mas não é vendedor de curso até onde sei) é o Ney Conceição.

Ele fala que não tem que decorar shape de escala, que não precisa tocar pensando em desenho, que ele não sabe o nome de nada...num workshop com o Nelson Faria no Youtube ele fala isso, e começa a tocar a escala de C maior pelo braço inteiro do instrumento sem olhar para o braço, na vertical, horizontal, diagonal, ao mesmo tempo em que conversa com a turma e com o Nelson, dizendo que tá apenas tocando sem pensar em desenho, em digitação, em mecânica, ou seja, aquela coisa de tocar na intuição, no feeling.

Com todo respeito ao grande baixista que ele é, mas isso é uma das coisas mais nocivas a se passar pra um estudante. Pra você chegar ao nível de tocar fluentemente sem se preocupar com nada tem uma árdua caminhada de exercícios da parte motora e memorização. Claro que a parte musical vem junto, mas não dá pra dissociar da parte mecânica da coisa e romantizar tudo com um simples "é só sair tocando".

Estudante (como eu) tem mais é que se lascar praticando, subindo e descendo escala SIM. Com conhecimento, com critério, claro! Desenvolvendo melodia, ouvido, percepção, estudando repertório, claro! Mas tem sim que se matar decorando digitação e um monte de nomes e desenhos e coisas. 

Ensinar diferente disso, chegar no auge, se transformar em um músico de alto nível e então dizer que é só sair tocando no feeling, sem pensar, passando a mensagem de que é algo fácil e lindo é um desserviço.

Já vi o Nelson falando uma coisa muito interessante: se esses caras que já são bons sem estudar formalmente estudassem e soubessem a teoria, seriam ainda melhores! Ele falou isso dando alguns exemplos: Jobim sabia MUITA música, Villa-Lobos estudou muito, o nosso padroeiro do baixo Nico tinha um conhecimento absurdo de teoria e por aí vai. Esse conhecimento pode ser em partes auto-didata, aí é outros 500. Sem contar que tem coisas que não tem como fazer, não tem como fazer arranjos para orquestra sem saber escrever e coisas do gênero. Talvez o Ney poderia ser ainda melhor se soubesse teoria (de repente como arranjador/compositor), porque é um grande atalho para muitas coisas.

Se puderem, vejam esse vídeo. Conta a história da mais importante professora de música clássica do século XX, ela formou vários compositores importantes (e até o Quincy Jones). O método dela era focado em tornar os alunos extramentes proficiantes na parte teórica (e percepção). Com essa bagagem formada, aí eles iam trabalhar na própria música. A teoria quando praticada muito, se torna técnica e algo subconsciente até.



O caso do Ney tem mais um porém: ele tem ouvido absoluto. Nelson mesmo fala que quando tem dúvida de alguma nota perguntam para ele. Isso para dizer que deve ser muito mais fácil tocar de ouvido reconhecendo qualquer nota ao ouvir. Percepção musical dele deve ser num nível absurdo. Mas tocar de ouvido é, no fim, baseado em tentativa e erro. Vai experimentando e vendo o que funciona, o que leva mais tempo do que já saber coisas óbvias que não vão funcionar.
Passos_Gigantes
Passos_Gigantes
Membro

Mensagens : 151
Localização : Joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Passos_Gigantes Seg Dez 27, 2021 5:38 pm

Fernando Zadá escreveu:
Jãozeiro escreveu:Um cara que é meio assim (mas não é vendedor de curso até onde sei) é o Ney Conceição.

Ele fala que não tem que decorar shape de escala, que não precisa tocar pensando em desenho, que ele não sabe o nome de nada...num workshop com o Nelson Faria no Youtube ele fala isso, e começa a tocar a escala de C maior pelo braço inteiro do instrumento sem olhar para o braço, na vertical, horizontal, diagonal, ao mesmo tempo em que conversa com a turma e com o Nelson, dizendo que tá apenas tocando sem pensar em desenho, em digitação, em mecânica, ou seja, aquela coisa de tocar na intuição, no feeling.

Com todo respeito ao grande baixista que ele é, mas isso é uma das coisas mais nocivas a se passar pra um estudante. Pra você chegar ao nível de tocar fluentemente sem se preocupar com nada tem uma árdua caminhada de exercícios da parte motora e memorização. Claro que a parte musical vem junto, mas não dá pra dissociar da parte mecânica da coisa e romantizar tudo com um simples "é só sair tocando".

Estudante (como eu) tem mais é que se lascar praticando, subindo e descendo escala SIM. Com conhecimento, com critério, claro! Desenvolvendo melodia, ouvido, percepção, estudando repertório, claro! Mas tem sim que se matar decorando digitação e um monte de nomes e desenhos e coisas. 

Ensinar diferente disso, chegar no auge, se transformar em um músico de alto nível e então dizer que é só sair tocando no feeling, sem pensar, passando a mensagem de que é algo fácil e lindo é um desserviço.


Total!
Eu assisti o curso dele na plataforma do Nelson Faria e até mandei um feedback que com todo o respeito ao Ney que acho um gigante e dono de um bom gosto absurdo mas o curso dele no Fica a Dica Premium é horroroso mesmo. É um workshop de dicas e merecia sim que o Nelson sentasse com ele e ajudasse ele a criar algo organizado.

Agora sobre shapes to finalizando um material que aborda exatamente isso a junção do desenho com percepção dos intervalos e uma forma de espalhar as coisas pelo braço se baseando em pouca coisa mas fazendo associações musicais.
Um lance que acho surreal e muita gente ensina assim é a coisa de 7 desenhos que até ajuda o cara a tocar pelo braço todo mas na real são só 3 desenhos.

O próprio CAGED da guitarra são dois desenhos só adaptados pra compensar a porcaria da corda B.

quem tem um curso absurdo mas acho que evita o enfoque em desenhos é o Thiago e acho isso uma falha que quando você vê ele tocando percebe que o domínio do braço é absurdo.
O do Ney também eu assistindo fiquei bobo com a fluência dele mostrando isso da escala.
É um lance quase alienígena!

Essa questão da fluência realmente é difícil de atingir e não tem atalho: é sentar a bunda e praticar todas formas de visualizar aquilo. Para ter algo na ponta dos dedos, precisa de muita repetição. Pegar um arpejo de maior exemplo começando de qualquer uma das 3 notas por todo o braço, é coisa para caramba. Quando lançar esse material, dá um toque!
Passos_Gigantes
Passos_Gigantes
Membro

Mensagens : 151
Localização : Joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Fernando Zadá Seg Dez 27, 2021 7:07 pm

É dá trabalho mesmo mas pode ser organizado que é exatamente a lacuna que encontrei e mesmo os livros legais que achei deixam de mostrar algumas formas mais simples de visualizar as coisas que é meio espantoso.
Detalhe é que pra mim ficou tudo mais claro quando adotei EADGC, ai quando coloquei a F só ficou ainda mais claro que funciona para qualquer quantidade de cordas.

Parte física/escrita já esta pronta da primeira parte e quase toda a segunda agora quero gravar os vídeos porque deixei para explicar algumas coisas e demonstrar melhor em pequenas aulas em video.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Gabriel_cwb e Passos_Gigantes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por fheliojr Seg Dez 27, 2021 10:53 pm

Jãozeiro escreveu:...Com todo respeito ao grande baixista que ele é, mas isso é uma das coisas mais nocivas a se passar pra um estudante. Pra você chegar ao nível de tocar fluentemente sem se preocupar com nada tem uma árdua caminhada de exercícios da parte motora e memorização. Claro que a parte musical vem junto, mas não dá pra dissociar da parte mecânica da coisa e romantizar tudo com um simples "é só sair tocando".

Estudante (como eu) tem mais é que se lascar praticando, subindo e descendo escala SIM. Com conhecimento, com critério, claro! Desenvolvendo melodia, ouvido, percepção, estudando repertório, claro! Mas tem sim que se matar decorando digitação e um monte de nomes e desenhos e coisas...

Os piores professores que tive foram os mais "amigões", que só passavam repertório e que diziam que eu iria aprender tocando... Grande perda de tempo.


Sério, cara, vc é muito bom professor, Zadá. Estes cursos q vc tem preparado são muito importantes e interessantes.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Fernando Zadá, Gabriel_cwb e Passos_Gigantes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por JUNIORGTR Ter Dez 28, 2021 9:26 am

Fernando Zadá escreveu:É dá trabalho mesmo mas pode ser organizado que é exatamente a lacuna que encontrei e mesmo os livros legais que achei deixam de mostrar algumas formas mais simples de visualizar as coisas que é meio espantoso.
Detalhe é que pra mim ficou tudo mais claro quando adotei EADGC, ai quando coloquei a F só ficou ainda mais claro que funciona para qualquer quantidade de cordas.

Parte física/escrita já esta pronta da primeira parte e quase toda a segunda agora quero gravar os vídeos porque deixei para explicar algumas coisas e demonstrar melhor em pequenas aulas em video.

Ac
JUNIORGTR
JUNIORGTR
Membro

Mensagens : 89
Localização : minas gerais

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por NeyBass Ter Dez 28, 2021 10:38 am

Passos_Gigantes escreveu:
Jãozeiro escreveu:Um cara que é meio assim (mas não é vendedor de curso até onde sei) é o Ney Conceição.

Ele fala que não tem que decorar shape de escala, que não precisa tocar pensando em desenho, que ele não sabe o nome de nada...num workshop com o Nelson Faria no Youtube ele fala isso, e começa a tocar a escala de C maior pelo braço inteiro do instrumento sem olhar para o braço, na vertical, horizontal, diagonal, ao mesmo tempo em que conversa com a turma e com o Nelson, dizendo que tá apenas tocando sem pensar em desenho, em digitação, em mecânica, ou seja, aquela coisa de tocar na intuição, no feeling.

Com todo respeito ao grande baixista que ele é, mas isso é uma das coisas mais nocivas a se passar pra um estudante. Pra você chegar ao nível de tocar fluentemente sem se preocupar com nada tem uma árdua caminhada de exercícios da parte motora e memorização. Claro que a parte musical vem junto, mas não dá pra dissociar da parte mecânica da coisa e romantizar tudo com um simples "é só sair tocando".

Estudante (como eu) tem mais é que se lascar praticando, subindo e descendo escala SIM. Com conhecimento, com critério, claro! Desenvolvendo melodia, ouvido, percepção, estudando repertório, claro! Mas tem sim que se matar decorando digitação e um monte de nomes e desenhos e coisas. 

Ensinar diferente disso, chegar no auge, se transformar em um músico de alto nível e então dizer que é só sair tocando no feeling, sem pensar, passando a mensagem de que é algo fácil e lindo é um desserviço.

Já vi o Nelson falando uma coisa muito interessante: se esses caras que já são bons sem estudar formalmente estudassem e soubessem a teoria, seriam ainda melhores! Ele falou isso dando alguns exemplos: Jobim sabia MUITA música, Villa-Lobos estudou muito, o nosso padroeiro do baixo Nico tinha um conhecimento absurdo de teoria e por aí vai. Esse conhecimento pode ser em partes auto-didata, aí é outros 500. Sem contar que tem coisas que não tem como fazer, não tem como fazer arranjos para orquestra sem saber escrever e coisas do gênero. Talvez o Ney poderia ser ainda melhor se soubesse teoria (de repente como arranjador/compositor), porque é um grande atalho para muitas coisas.

Se puderem, vejam esse vídeo. Conta a história da mais importante professora de música clássica do século XX, ela formou vários compositores importantes (e até o Quincy Jones). O método dela era focado em tornar os alunos extramentes proficiantes na parte teórica (e percepção). Com essa bagagem formada, aí eles iam trabalhar na própria música. A teoria quando praticada muito, se torna técnica e algo subconsciente até.



O caso do Ney tem mais um porém: ele tem ouvido absoluto. Nelson mesmo fala que quando tem dúvida de alguma nota perguntam para ele. Isso para dizer que deve ser muito mais fácil tocar de ouvido reconhecendo qualquer nota ao ouvir. Percepção musical dele deve ser num nível absurdo. Mas tocar de ouvido é, no fim, baseado em tentativa e erro. Vai experimentando e vendo o que funciona, o que leva mais tempo do que já saber coisas óbvias que não vão funcionar.

O Ney sabe teoria sim, ele escreve arranjo para orquestra e tudo, a questão que ele fala nos vídeos é que ele não fica preso a shapes e nomes de escala, como ele tem ouvido apuradíssimo, o som que ele quer tirar vem na cabeça e ele consegue passar para o baixo sem pensar em escala.

O cara é tão bom que se vc solfejar um arranjo para ele, ele passa pro baixo na hora.

Ele fala até dos ritmos que o pessoal tem na didática que baião se toca assim, frevo assim, samba assim.
Nem a isso ele fica preso, ele faz do jeito que fica melhor e se encaixa mais no contexto. Há diversas maneira de se gravar um baião, samba, frevo, etc. Isso depende se ele está tocando para um cantor ao vivo, gravando ou tocando instrumental.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Passos_Gigantes Ter Dez 28, 2021 3:18 pm

NeyBass escreveu:
Passos_Gigantes escreveu:
Jãozeiro escreveu:Um cara que é meio assim (mas não é vendedor de curso até onde sei) é o Ney Conceição.

Ele fala que não tem que decorar shape de escala, que não precisa tocar pensando em desenho, que ele não sabe o nome de nada...num workshop com o Nelson Faria no Youtube ele fala isso, e começa a tocar a escala de C maior pelo braço inteiro do instrumento sem olhar para o braço, na vertical, horizontal, diagonal, ao mesmo tempo em que conversa com a turma e com o Nelson, dizendo que tá apenas tocando sem pensar em desenho, em digitação, em mecânica, ou seja, aquela coisa de tocar na intuição, no feeling.

Com todo respeito ao grande baixista que ele é, mas isso é uma das coisas mais nocivas a se passar pra um estudante. Pra você chegar ao nível de tocar fluentemente sem se preocupar com nada tem uma árdua caminhada de exercícios da parte motora e memorização. Claro que a parte musical vem junto, mas não dá pra dissociar da parte mecânica da coisa e romantizar tudo com um simples "é só sair tocando".

Estudante (como eu) tem mais é que se lascar praticando, subindo e descendo escala SIM. Com conhecimento, com critério, claro! Desenvolvendo melodia, ouvido, percepção, estudando repertório, claro! Mas tem sim que se matar decorando digitação e um monte de nomes e desenhos e coisas. 

Ensinar diferente disso, chegar no auge, se transformar em um músico de alto nível e então dizer que é só sair tocando no feeling, sem pensar, passando a mensagem de que é algo fácil e lindo é um desserviço.

Já vi o Nelson falando uma coisa muito interessante: se esses caras que já são bons sem estudar formalmente estudassem e soubessem a teoria, seriam ainda melhores! Ele falou isso dando alguns exemplos: Jobim sabia MUITA música, Villa-Lobos estudou muito, o nosso padroeiro do baixo Nico tinha um conhecimento absurdo de teoria e por aí vai. Esse conhecimento pode ser em partes auto-didata, aí é outros 500. Sem contar que tem coisas que não tem como fazer, não tem como fazer arranjos para orquestra sem saber escrever e coisas do gênero. Talvez o Ney poderia ser ainda melhor se soubesse teoria (de repente como arranjador/compositor), porque é um grande atalho para muitas coisas.

Se puderem, vejam esse vídeo. Conta a história da mais importante professora de música clássica do século XX, ela formou vários compositores importantes (e até o Quincy Jones). O método dela era focado em tornar os alunos extramentes proficiantes na parte teórica (e percepção). Com essa bagagem formada, aí eles iam trabalhar na própria música. A teoria quando praticada muito, se torna técnica e algo subconsciente até.



O caso do Ney tem mais um porém: ele tem ouvido absoluto. Nelson mesmo fala que quando tem dúvida de alguma nota perguntam para ele. Isso para dizer que deve ser muito mais fácil tocar de ouvido reconhecendo qualquer nota ao ouvir. Percepção musical dele deve ser num nível absurdo. Mas tocar de ouvido é, no fim, baseado em tentativa e erro. Vai experimentando e vendo o que funciona, o que leva mais tempo do que já saber coisas óbvias que não vão funcionar.

O Ney sabe teoria sim, ele escreve arranjo para orquestra e tudo, a questão que ele fala nos vídeos é que ele não fica preso a shapes e nomes de escala, como ele tem ouvido apuradíssimo, o som que ele quer tirar vem na cabeça e ele consegue passar para o baixo sem pensar em escala.

O cara é tão bom que se vc solfejar um arranjo para ele, ele passa pro baixo na hora.

Ele fala até dos ritmos que o pessoal tem na didática que baião se toca assim, frevo assim, samba assim.
Nem a isso ele fica preso, ele faz do jeito que fica melhor e se encaixa mais no contexto. Há diversas maneira de se gravar um baião, samba, frevo, etc. Isso depende se ele está tocando para um cantor ao vivo, gravando ou tocando instrumental.

É realmente, aí talvez não precise de shapes de escala. Mas para a maioria dos mortais ajuda muito e, com o tempo, o som de cada escala vai ficando na cabeça.
Passos_Gigantes
Passos_Gigantes
Membro

Mensagens : 151
Localização : Joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Fernando Zadá Ter Dez 28, 2021 4:03 pm

NeyBass escreveu:


O Ney sabe teoria sim, ele escreve arranjo para orquestra e tudo, a questão que ele fala nos vídeos é que ele não fica preso a shapes e nomes de escala, como ele tem ouvido apuradíssimo, o som que ele quer tirar vem na cabeça e ele consegue passar para o baixo sem pensar em escala.

O cara é tão bom que se vc solfejar um arranjo para ele, ele passa pro baixo na hora.

Ele fala até dos ritmos que o pessoal tem na didática que baião se toca assim, frevo assim, samba assim.
Nem a isso ele fica preso, ele faz do jeito que fica melhor e se encaixa mais no contexto. Há diversas maneira de se gravar um baião, samba, frevo, etc. Isso depende se ele está tocando para um cantor ao vivo, gravando ou tocando instrumental.

Sim na verdade ele diz que não usa esse lance de nome dos modos e etc essa parte formal teórica  padrão pois ele sabe os sons mas não os nomes tem um workshop com o Nelson que o Nelson pede pra ele qual a escala de acorde X ele toca e o Nelson fala que é tal modo e ele brinca dizendo prazer como se tivesse sido apresentado ao nome ali.
O Ney é um absurdo tocando acho demais a forma como ele toca em trio no Nosso Trio,

Quem me agrada muito a forma como usa e pensa é o Thiago Espirito Santo fiz aquela primeira turma do curso dele de Jazz e é um absurdo a lógica que ele usa e como conhece a fundo as escalas e modos gerados mas não liga também pro lance de nome e etc ele se liga no som primeiro.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Dez 28, 2021 5:57 pm

Problema que Tiago não é daqui! É de Netuno
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12059
Localização : Salvador-Ba

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Fernando Zadá Qua Dez 29, 2021 9:05 am

Cara o Thiago tem uma abordagem absurda. Foi esse curso dele que me fez rever alguns lances básicos de outra perspectiva e que tem me ajudado muito,
O curso em si preciso inclusive retomar mas os insights que surgiram das lives fechadas para os alunos desse curso foram transformadoras.
E ele tocando guitarra?
Já tinha visto e gostado mas ele deu um salto de execução na guitarra nessa quarentena que fiquei bobo como consegue ser tão fluente nos dois.
Chega a ser assustador
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Passos_Gigantes Qua Dez 29, 2021 12:41 pm

Fernando Zadá escreveu:Cara o Thiago tem uma abordagem absurda. Foi esse curso dele que me fez rever alguns lances básicos de outra perspectiva e que tem me ajudado muito,
O curso em si preciso inclusive retomar mas os insights que surgiram das lives fechadas para os alunos desse curso foram transformadoras.
E ele tocando guitarra?
Já tinha visto e gostado mas ele deu um salto de execução na guitarra nessa quarentena que fiquei bobo como consegue ser tão fluente nos dois.
Chega a ser assustador

Bem antigamente comprei um curso de percepção dele, me ajudou bastante. Descobri o solfejo e outras coisas que me ajudaram muito a ir melhorando isso.

Não sabia que tocava nesse nível, apesar de que músico nesse que nem ele é muito difícil não tocar bem mais 2-3 instrumentos. Afinei um violão meu em quartas aqui como falou que fazia, para acordes ainda tenho que me acostumar (mas também vou poder usar mesmos shapes em baixo de 5 e 6 cordas). Realmente tocar violão em quartas e baixo em EADGDF deve facilitar muito. Já para escalas visualização tá uma maravilha, o problema era a maldita B.


Passos_Gigantes
Passos_Gigantes
Membro

Mensagens : 151
Localização : Joinville

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Fernando Zadá Qua Dez 29, 2021 3:16 pm

Todo baixista deveria testar essa afinação na guitarra ou violão!
Dá uma visão diferenciada do braço do instrumento que fica bem mais organizada!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Dez 29, 2021 6:26 pm

Fernando Zadá escreveu:Todo baixista deveria testar essa afinação na guitarra ou violão!
Dá uma visão diferenciada do braço do instrumento que fica bem mais organizada!

Toda afinação alterada soa muito bonito mesmo. O problema é capacidade pra tocar, que eu não tenho!
Quando você afina sua guitarra como está no insta, realmente soa muito lindo.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12059
Localização : Salvador-Ba

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por NeyBass Qui Dez 30, 2021 2:42 pm

O Ney toca violão também, absurdamente bem e toca fácil demais.
Sobre tocar sem pensar em shapes e escalas, o Pipoquinha também faz isso, ele coloca o dedo no som que ele quer tirar. Ele fala isso em um vídeo.

Tipo, um acorde de Gm7 por exemplo, ele sabe os sons que tem nesse acorde aí o improviso vem na cabeça e o dedo acompanha.

Falando sério, eu tiro o chapéu para esses caras, Ney, Thiago, Pipoquinha e mutos outros feras que tem por aí.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Passos_Gigantes Qui Dez 30, 2021 5:48 pm

NeyBass escreveu:O Ney toca violão também, absurdamente bem e toca fácil demais.
Sobre tocar sem pensar em shapes e escalas, o Pipoquinha também faz isso, ele coloca o dedo no som que ele quer tirar. Ele fala isso em um vídeo.

Tipo, um acorde de Gm7 por exemplo, ele sabe os sons que tem nesse acorde aí o improviso vem na cabeça e o dedo acompanha.

Falando sério, eu tiro o chapéu para esses caras, Ney, Thiago, Pipoquinha e mutos outros feras que tem por aí.

Resumo: bora estudar mais e melhorar o ouvido lol! Mas mesmo quem estuda muito shape, a ideia é uma hora aquilo virar algo que o cara nem pensa mais e já sai tocando intuitivamente. Aí realmente, chega naquele estágio que instrumento é uma extensão do corpo. Tem alguns músicos que são assim, o Hermeto personifica isso como ninguém.

Passos_Gigantes
Passos_Gigantes
Membro

Mensagens : 151
Localização : Joinville

JUNIORGTR gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Fernando Zadá Sex Dez 31, 2021 12:19 pm

Juninho Sampaio escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Todo baixista deveria testar essa afinação na guitarra ou violão!
Dá uma visão diferenciada do braço do instrumento que fica bem mais organizada!

Toda afinação alterada soa muito bonito mesmo. O problema é capacidade pra tocar, que eu não tenho!
Quando você afina sua guitarra como está no insta, realmente soa muito lindo.

Se eu te disser que sempre desgostei de mudar a afinação tu acredita. Afinação aberta, drop D tudo isso nunca me encantou. Soa bonito mas pra mim vira quase outro instrumento muda tudo de lugar. Admiro quem toca numa afinação muda e se vira em várias com fluência, embora a maioria dos mortais não faça isso aprende um lance na afinação nova e fica sempre girando torno daqueles macetes.
Mas admiro ainda mais quem acha sonoridade bacanas com afinação padrão. Slide por exemplo acho demais o Warren Haynes que toca tudo com afinação standard.

Pra mim EADGCF não é uma afinação alternativa e sim a minha afinação adotada. Não ouso dizer que a guitarra é afinada errada, mas lá no fundo no fundo hoje penso dessa forma.... Rsssss


NeyBass escreveu:O Ney toca violão também, absurdamente bem e toca fácil demais.
Sobre tocar sem pensar em shapes e escalas, o Pipoquinha também faz isso, ele coloca o dedo no som que ele quer tirar. Ele fala isso em um vídeo.

Tipo, um acorde de Gm7 por exemplo, ele sabe os sons que tem nesse acorde aí o improviso vem na cabeça e o dedo acompanha.

Falando sério, eu tiro o chapéu para esses caras, Ney, Thiago, Pipoquinha e muitos outros feras que tem por aí.


É é um outro nível de entrosamento com o instrumento e a percepção do todo. Nem existe esse grilo de pensar muito.
Mas no workshop com o Sandro ele mostra que sabe tudo que esta fazendo inclusive os voicings malucos que ele usa no baixo ao tocar acordes é tudo entendido, praticado e estudado.

Passos_Gigantes escreveu:

Resumo: bora estudar mais e melhorar o ouvido lol! Mas mesmo quem estuda muito shape, a ideia é uma hora aquilo virar algo que o cara nem pensa mais e já sai tocando intuitivamente. Aí realmente, chega naquele estágio que instrumento é uma extensão do corpo. Tem alguns músicos que são assim, o Hermeto personifica isso como ninguém.

Exatamente o problema nem chega a ser o shape em si mas como você estuda e aplica ele.
Pra quem não tem esse lance nato com o instrumento como alguns caras tem o lance é destrinchar o braço e transformar os shapes num só shape na verdade! Rsss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

JUNIORGTR gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por JUNIORGTR Sáb Jan 01, 2022 10:19 am


^Exatamente o problema nem chega a ser o shape em si mas como você estuda e aplica ele.
Pra quem não tem esse lance nato com o instrumento como alguns caras tem o lance é destrinchar o braço e transformar os shapes num só shape na verdade! Rsss


Aos poucos, vou chegando a conclusão de transformar os shapes num só shape... tanto na tonalidade padrão, quanto na tonalidade por acorde, nos arpejos, etc.... Tocava violão, e o ouvido é bom, mesmo assim dá trabalho, mas não é impossível... assim como nós decoramos os modos gregos "básicos" podemos fazer para os outros assuntos também. Após praticar, a coisa vai meio que natural. winkfinger
JUNIORGTR
JUNIORGTR
Membro

Mensagens : 89
Localização : minas gerais

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por gpascutti Qua Jan 05, 2022 2:53 pm

Tomando a liberdade para ampliar um pouco o assunto..
Comecei a seguir nas redes sociais alguns dos professores que vcs indicaram por aqui.
Vários deles tem perfil profissional na internet, onde mostram o trabalho etc.
O que é muito bom!

Um deles em especial eu reparei que, com frequencia, mistura assuntos de política, se posicionando mais para o lado do Fulano A ou B.
E atacando de um jeito ácido os demais que ele não gosta/acredita.

Reconheço que como cidadãos temos direito e dever de lutar pelo nosso posicionamento.
isso é civilidade.

Porém quero trazer a tona a questao COMERCIAL de negócio, estrategicamente.
no MARKETING da coisa.. sem 'mimimi' de lacração pq hoje em dia tá tudo muito chaattoo..

Sou comerciante.
Eu, tomando guaraná na varanda com os amigos, posso expor do jeito que eu quiser minhas convicções, sejam elas religiosas, políticas, morais.... ideais de relacionamento, casamento, fidelidade, monogamia, fé, etc.
Mas nao considero como gentileza jogar na cara de um possível Cliente que o que ele acredita não é certo, que ele é burro ou que está totalmente errado.

Como negócio, isso pode afastar meu público em potencial.
Que passa a não mais se identificar comigo de alguma forma.

Mesmo o professor 'tocando bem o contrabaixo'
Se existem 2 opções semelhantes, o cliente vai para onde sentir mais afinidade.

(é uma escolha até inconsciente em alguns pontos, imagino.. o marketing tem dessas.)


Enfim, como profissionais da música e de qualquer segmento.
Nao deixemos de exercer a nossa responsabilidade de ser fiel ao que acreditamos.
Mas do outro lado sempre tem alguém com uma história diferente da nossa, outra opinião.
Diversidade.

A afinidade vai aumentar.
O número de clientes aumenta.
e o faturamento vai na mesma direção.

- - -
NOTA: Fechei agora um curso online que vcs indicaram.
Tô gostando!! valeu a ajuda


Abraços pessoal

____________________________
Quem só gosta de música antiga, daqui 10 anos será fã de Pablo Vitar.
gpascutti
gpascutti
Membro

Mensagens : 139
Localização : Araçatuba / SP

Fernando Zadá e Passos_Gigantes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Jãozeiro Qua Jan 05, 2022 8:08 pm

NeyBass escreveu:O Ney toca violão também, absurdamente bem e toca fácil demais.
Sobre tocar sem pensar em shapes e escalas, o Pipoquinha também faz isso, ele coloca o dedo no som que ele quer tirar. Ele fala isso em um vídeo.

Tipo, um acorde de Gm7 por exemplo, ele sabe os sons que tem nesse acorde aí o improviso vem na cabeça e o dedo acompanha.

Mas tem um lance: o Pipoquinha melhorou muito (mas tipo, MUITO mesmo) na parte didática. Se a gente pega ele coisa de poucos anos atrás ensinando algo era triste, ele meio que não sabia explicar o que tava fazendo, dizia mesmo que ia colocando os dedos e descobrindo acordes.

Pouco tempo depois (hoje)...o cara domina e explica teoria musical de nível altíssimo de uma forma que eu vejo e não acredito como é possível o cara ter evoluído também na parte didática a esse ponto. Foi o que o Zadá comentou aí em cima: a compreensão dele sobre música é impressionante.

Eu não conheço no mundo algo tão absurdo quanto o Pipoquinha. É assustador.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3071
Localização : Doha - Qatar

JUNIORGTR gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jan 05, 2022 8:40 pm

Pipoquinha é assombrosso também pela precocidade e tranquilidade que toca mas o Thiago ES e o Hamilton de Holanda são dois caras que eu sempre tenho a impressão que são alienígenas tamanha a fluência e beleza que são tocando.
Sorte nossa sermos brasileiros contemporâneos deles.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

JUNIORGTR e Passos_Gigantes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por JUNIORGTR Qui Jan 06, 2022 9:07 am

^Não sei se vocês já viram uma participação do Pipoquinha no programa Meia-hora com João Alexandre (outro monstro). Rapaz... é lindo tudo o que vemos na teoria se transformar em prática, e isso se aplicando ao "conjunto" (porque ele acompanha o João) e é lindo de se ver a música brasileira!!!
JUNIORGTR
JUNIORGTR
Membro

Mensagens : 89
Localização : minas gerais

Fernando Zadá, NeyBass e gpascutti gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por onassisnobrega Dom Jan 09, 2022 5:56 pm

Boa tarde pessoal. Sou iniciante e pretendendo aprender o instrumento mais para satisfação pessoal, sem pretensão a curto prazo de montar banda. Tentando fazer algumas aulas presenciais aqui em Fortaleza, mas a rotina da profissão e doméstica tem dificultado. Venho acompanhando este tópico desde o ano passado e já estava quase decidido comprar o “Baixista Consciente “ do Renato Leite. Mas me bati aqui com outro curso. “Curso de Contra Baixo Mais Completo. Bassmetria.” Fo Lawrense Michel. Curso gigante, 22h de aulas (239 aulas). Alguém conhece este curso?

onassisnobrega
Membro

Mensagens : 5
Localização : Eusébio -CE

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Atualização

Mensagem por onassisnobrega Dom Jan 09, 2022 7:28 pm

onassisnobrega escreveu:Boa tarde pessoal. Sou iniciante e pretendendo aprender o instrumento mais para satisfação pessoal, sem pretensão a curto prazo de montar banda. Tentando fazer algumas aulas presenciais aqui em Fortaleza, mas a rotina da profissão e doméstica tem dificultado. Venho acompanhando este tópico desde o ano passado e já estava quase decidido comprar o “Baixista Consciente “ do Renato Leite. Mas me bati aqui com outro curso. “Curso de Contra Baixo Mais Completo. Bassmetria.” Fo Lawrense Michel. Curso gigante, 22h de aulas (239 aulas). Alguém conhece este curso?

Logo após postar esta dúvida, coloquei Bassmetria no YouTube e vi que tem praticamente todo curso lá.

onassisnobrega
Membro

Mensagens : 5
Localização : Eusébio -CE

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Passos_Gigantes Dom Jan 09, 2022 7:28 pm

Jãozeiro escreveu:
NeyBass escreveu:O Ney toca violão também, absurdamente bem e toca fácil demais.
Sobre tocar sem pensar em shapes e escalas, o Pipoquinha também faz isso, ele coloca o dedo no som que ele quer tirar. Ele fala isso em um vídeo.

Tipo, um acorde de Gm7 por exemplo, ele sabe os sons que tem nesse acorde aí o improviso vem na cabeça e o dedo acompanha.

Mas tem um lance: o Pipoquinha melhorou muito (mas tipo, MUITO mesmo) na parte didática. Se a gente pega ele coisa de poucos anos atrás ensinando algo era triste, ele meio que não sabia explicar o que tava fazendo, dizia mesmo que ia colocando os dedos e descobrindo acordes.

Pouco tempo depois (hoje)...o cara domina e explica teoria musical de nível altíssimo de uma forma que eu vejo e não acredito como é possível o cara ter evoluído também na parte didática a esse ponto. Foi o que o Zadá comentou aí em cima: a compreensão dele sobre música é impressionante.

Eu não conheço no mundo algo tão absurdo quanto o Pipoquinha. É assustador.

É muito mais fácil compreender o teoria depois que já tem percepção e a tocabilidade no altíssimo nível que ele tem. É colocar nome nas coisas que ele já sabe, de certa forma.

Nesse nível, é mais questão de gosto que um ser melhor que o outro. Mas ainda gosto mais do Thiago ES, o cara tem uma musicalidade incrível mesmo e técnica apuradíssima. É só nota no ângulo e composições belíssimas (no sentido das músicas e improvisos). O Zadá me mandou uma série que tem no canal dele com a banda toda, surreal.

Mas agora, expandindo do mundo do contrabaixo. O cara mais ridiculamente talentoso que existe hoje é o Jacob Collier. Cara toca qualquer coisa, canta para caramba, compôe e rearmoniza abusrdamente. E grava e edita todas as próprias músicas. Também tem um conhecimento de música assombroso. Chegou até a tocar com o Pipoquinha.



Os dois juntos:

Passos_Gigantes
Passos_Gigantes
Membro

Mensagens : 151
Localização : Joinville

bodhan, Fernando Zadá e JUNIORGTR gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Passos_Gigantes Dom Jan 09, 2022 7:34 pm

Fernando Zadá escreveu:Pipoquinha é assombrosso também pela precocidade e tranquilidade que toca mas o Thiago ES e o Hamilton de Holanda são dois caras que eu sempre tenho a impressão que são alienígenas tamanha a fluência e beleza que são tocando.
Sorte nossa sermos brasileiros contemporâneos deles.

Hamilton sem dúvidas um dos maiores músicos brasileiros na ativa, improvisos no mais alto nível. Ele consegue improvisar 6+ minutos em cima de uma sequência de acordes sem perder o fio da meada e construindo uma história. Isso é muito difícil de fazer, muito mesmo.
Passos_Gigantes
Passos_Gigantes
Membro

Mensagens : 151
Localização : Joinville

Fernando Zadá e JUNIORGTR gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores? - Página 2 Empty Re: Cursos de Contrabaixo Online - Quais os melhores?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos