Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda com configuração básica notebook

+17
Groovin
CG
PéDIPano
Thales_Sr
AndréBurger
CSergio
dibass
Ivanov_br
emachado
allexcosta
Renato
joabi
Breno_Barnabe
Raul S.
Juninho Sampaio
rafael.buzzi.andrade
Fernando Zadá
21 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jun 23, 2020 2:47 pm

Ola amigos.
Com esse lance de pandemia e todos trabalhando de casa o notebook Dell antigo da minha esposa estava com Windows vista ainda e estava todo jurássico agora nem atualiza mais um monte de site não abre youtube, netflix e trava mais que funciona.
Ela jornalista não vai usar nada pesado seria um novo para navegar sem problemas, editar textos e talvez uma edição básica de imagens leve tipo Canvas. Nada de photoshop, gravação, edição de videos e etc...
Não posso gastar muito mas fizemos dois orçamentos para dar upgrade no dela um pediram 700 outro 900 mas avisaram que seria um quebra galho então to tentado a pegar um novo simples que segure a onda melhor que upgrade do antigo.
Que sugerem como pontos a observar e do que fugir.

Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

CG gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Jun 23, 2020 3:12 pm

Eu fui dar um bizu na Dell e Lenovo, mas rapaz... como subiu o preço de notebooks!!

Qual a configuração desse note Zadá?

Por vezes um HD SSD pode realmente dar uma sobrevida legal em um note.

Eu sei que exigiria muita força de vontade, mas já cogitou tacar um linux nessa máquina? Eu digo isso por que o note mais "réba" aqui de casa tem a seguinte configuração:
- Core i3 bem antiguinho;
- 8GB de RAM;
- HD SSD de 256GB;

Como ele possui linux, eu consigo até editar videos usando uns programas pesadinho com ele.

Dito isso e respondendo tuas perguntas (considerando que o Sistema Operacional vai ser Windows mesmo):
- Eu acho imprescindível um HD SSD nessa máquina. Isso vai permitir que as outras configurações sejam mais modestas;
- 8GB de RAM seria bom, mas se tiver um ssd pode até 4GB pode ser aceitável;
- Se tu achar um notebook com processadores AMD ao invés de Intel, pode ser uma boa. Geralmente os valores tendem a ser menores e a qualidade é geralmente a mesma. Só tem menos entrada no Brasil (puro marketing);


Eu fugiria de Processador Intel Celeron. Na minha experiência sempre foi uma porcaria.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jun 23, 2020 3:23 pm

Putz é pra uso da patroa melhor ser windows mesmo o dela atual Dell Inspiron 1525 Pentium Dual Core 2.0Ghz disco 114472MB com windows Vista ainda! Rssss
Não estavamos usando ele mas com Covid todo mundo precisando usar notebook diariamente ai já viu....
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Jun 23, 2020 3:31 pm

Rafael falou bem!!

- Core i3 bem antiguinho;
- 8GB de RAM; (ATE 4GB ATENDE MUITO BEM!!!)
- HD SSD de 256GB;


Esse HD é um foguete!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12074
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por Raul S. Ter Jun 23, 2020 3:34 pm

esses 700/900 reais não vão fazer milagre. por mais que mudem algo,  o processador antigo vai ser sempre o gargalo e não vai funcionar como se espera. fala teu orçamento que a gente procura um exemplo do que seria ideal com um preço interessante

pra aplicações simples, recomendo um laptop simples mais atual possível com as seguintes configurações:

- processador Intel core i5, modelo mais próximo possível da última geração. o modelo inferior, core i3, até a penúltima geração possuia metade dos núcleos de processamento, e nenhum núcleo virtual (thread) o que aumenta em muito a capacidade de processamento. sendo da última geração (10), um i3 pode ser suficiente, mas não recomendo nada anterior a isso

- para aplicações simples, 8GB de memória RAM ainda dá conta. 4GB não é mais uma realidade. muitos dizem que estamos chegando ao ponto de 16GB ser o mínimo, mas não vejo isso nos próximos anos

- dê preferência para SSD em vez de HDD se couber no seu bolso. SSDs têm capacidade a partir de 120GB, mas o tempo de execução dos programas e de gravação/leitura são substancialmente menores, mas ainda faz com que o preço fique bem mais alto. na minha opinião, é algo que vale o investimento. hoje não se usa mais computador para guardar coisas, então, se precisa de espaço para guardar coisas, compre um HD externo
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1781
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Jun 23, 2020 3:45 pm

Uns anos atras (2013) eu acabei indo pra um Notebook Acer, que não é a oitava maravilha do mundo mas depois que coloquei HD SSD la por 2017 realmente mudou.
Até hoje está otimo, minha sogra tá usando pra trabalhar de casa nesses tempos.
Eu tentaria ver algo usado com SSH pra caber no orçamento.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5324
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jun 23, 2020 3:58 pm

Eu queria gastar o minimo possível mas até 1.5 seria razoável.
Será que existe algo nessa faixa ou próximo?
Não era hora de comprar nada mas todo mundo usando ficamos desfalcados aqui. Meu moleque avesso a notebook e afins mas por causadas aulas online agora ta usando direto.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por joabi Ter Jun 23, 2020 4:22 pm


Ajuda com configuração básica notebook Maquina-de-escrever-olivetti-studio-46-D_NQ_NP_844515-MLB26488193851_122017-F
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Jun 23, 2020 4:42 pm

Eu paguei no meu tem 2 meses. 2500 reais!

1,5 nao vai achar coisa boa nao...so positivo ou melhor NEGATIVO
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12074
Localização : Salvador-Ba

AndréBurger gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por Renato Ter Jun 23, 2020 4:45 pm

Um SSD faz milagres.  Very Happy

Tenho em casa um notebook Acer i5, 8Gb de ram, Windows 10, e estava usando um hd de 1Tb. Arranquei fora o drive de DVD, em seu lugar coloquei o HD e no local deste instalei um SSD. Tenho Corel Draw, Photoshop, Lightroom e vários outros aplicativos bem pesados, mas a máquina virou um foguete. O Windows inicializa em 6 segundos, já tive a curiosidade de cronometrar pois ele levava pelo menos 5 ou 6 vezes esse tempo. Os programas abrem praticamente instantaneamente após o clique no íone.

Pensa nisso com carinho, alem de fazer um upgrade de memória ram para pelo menos 8Gb (você não colocou quanto sua máquina tem, mas provavelmente é menos que isso).
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6225
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jun 23, 2020 4:53 pm

Putz nem sei ver

[img]Ajuda com configuração básica notebook Dell0110[/img][img]Ajuda com configuração básica notebook Dell0210[/img]
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por Raul S. Ter Jun 23, 2020 5:03 pm

Fernando Zadá escreveu:Eu queria gastar o minimo possível mas até 1.5 seria razoável.
Será que existe algo nessa faixa ou próximo?
Não era hora de comprar nada mas todo mundo usando ficamos desfalcados aqui. Meu moleque avesso a notebook e afins mas por causadas aulas online agora ta usando direto.
bem, infelizmente, nessa faixa de valor, vc não vai encontrar nada interessante. melhor talvez reconsiderar o upgrade e, quando tiver grana, trocar a máquina. quais eram as propostas?
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1781
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jun 23, 2020 5:46 pm

https://www.americanas.com.br/produto/133359703/notebook-positivo-motion-q232a-intel-atom-2gb-ssd-32gb-tela-lcd-14-windows-10-home-prata?dclid=CjgKEAjw0Mb3BRCE26eH3t_Kk1ESJAA9Iw1jpK8dETFwJRoL7EbprZ6xVATR5WaWg3NEOVtdMa_zOvD_BwE&epar=ds_at_ov_cr_LF&opn=YSMESP&s_term=YSMESC&voltagem=110V

https://www.americanas.com.br/produto/1667578679/notebook-legacy-air-intel-celeron-4gb-64gb-ssd-full-hd-13-3-w10-prata?

Esses aqui muito ruins???


dclid=CjgKEAjw0Mb3BRCE26eH3t_Kk1ESJAA9Iw1jF5argdU9-55_vkLXTz4IXYM8p2i_zG7uaY9tcKc5V_D_BwE&epar=ds_at_ov_cr_LF&opn=YSMESP&s_term=YSMESC&voltagem=BIVOLT
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por joabi Ter Jun 23, 2020 5:53 pm


^ Esquece, Zadá.

Coloca um SSD no seu notebook atual (pelo menos um de 500GB, na minha opinião, porque depois você aproveita quando comprar outro Note) e instala o Windows 7.

Tira esse Vista daí... rsrs



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jun 23, 2020 5:58 pm

Rsss Já vi que o primeiro é uma bomba!
Upgrade me pediram 900 e outro 700 vou checar o que o de 700 sugeriu
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jun 23, 2020 6:08 pm

Existe um Sx dos notebooks?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por Raul S. Ter Jun 23, 2020 6:11 pm

Fernando Zadá escreveu:https://www.americanas.com.br/produto/133359703/notebook-positivo-motion-q232a-intel-atom-2gb-ssd-32gb-tela-lcd-14-windows-10-home-prata?dclid=CjgKEAjw0Mb3BRCE26eH3t_Kk1ESJAA9Iw1jpK8dETFwJRoL7EbprZ6xVATR5WaWg3NEOVtdMa_zOvD_BwE&epar=ds_at_ov_cr_LF&opn=YSMESP&s_term=YSMESC&voltagem=110V

[url=https://www.americanas.com.br/produto/1667578679/notebook-legacy-air-intel-celeron-4gb-64gb-ssd-full-hd-13-3-w10-prata?dclid=CjgKEAjw0Mb3BRCE26eH3t_Kk1ESJAA9Iw1jF5argdU9-55_vkLXTz4IXYM8p2i_zG7uaY9tcKc5V_D_BwE&epar=ds_at_ov_cr_LF&opn=YSMESP&s_term=YSMESC&voltagem=BIVOLT]https://www.americanas.com.br/produto/1667578679/notebook-legacy-air-intel-celeron-4gb-64gb-ssd-full-hd-13-3-w10-prata?
encontrei o mesmo modelo [PC222] do Celeron na Kabum! por 1.263 reais:
https://www.kabum.com.br/produto/100277/notebook-multilaser-intel-celeron-n3350-4gb-64gb-windows-10-13-3-prata-pc222?gclid=EAIaIQobChMIkej8xOqY6gIViYiRCh0IwgfLEAQYAiABEgJtzvD_BwE

entre essas duas opções, o Celeron é um pouco melhor [Intel Celeron N3350 @ 1.10GHz vs. Intel Atom x5-Z8350 @ 1.44GHz] em processamento do que esse quad, mesmo com menos núcleos e baixo clock, e o SSD é maior [64GB vs. 32GB]; acho que 32GB é muito justo para sistema operacional + software. outro ponto é mémória RAM [4GB vs. 2GB], esse seria o "mínimo" para ser funcional

Fernando Zadá escreveu:Esses aqui muito ruins???
Em tempo: são bem ruins sim. o computador do rafael deve ser bem melhor:
rafael.buzzi.andrade escreveu:- Core i3 bem antiguinho;
- 8GB de RAM;
- HD SSD de 256GB;


Última edição por Raul S. em Ter Jun 23, 2020 6:38 pm, editado 3 vez(es)
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1781
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por Raul S. Ter Jun 23, 2020 6:20 pm

joabi escreveu:^ Esquece, Zadá.

Coloca um SSD no seu notebook atual (pelo menos um de 500GB, na minha opinião, porque depois você aproveita quando comprar outro Note) e instala o Windows 7.
acho 500GB é muita coisa para quem não mexe com arquivos enormes [áudio, imagem ou vídeo]. meu pc atual está com só 83GB em uso, 50GB só de jogos e programas não essenciais instalados.

joabi escreveu:Tira esse Vista daí... rsrs
esse vista deve estar deixando o pc mais lento do que os componentes desatualizados rs
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1781
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jun 23, 2020 6:48 pm

Mas será que roda o que nele? Rsss
Vou pedir por escrito os detalhes do que pediu 700 pra saber o que ele mudaria e ver aqui se compensa.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por allexcosta Ter Jun 23, 2020 7:58 pm

Até recentemente meu laptop era um HP série DV de 2006, então de PC velho eu entendo.

Vista não dá. Instale o 7.
Coloque SSD. Compre Crucial BX500.
4 de RAM.

Windows configurado certo, sem bloatware, sem ficar fazendo coisa no background, sem bilhões de coisas no inicializar, sem antivirus câncer, sem malware ou spyware...

Pra esse uso básico aí é só isso.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por Raul S. Ter Jun 23, 2020 8:53 pm

Fernando Zadá escreveu:Mas será que roda o que nele? Rsss
Vou pedir por escrito os detalhes do que pediu 700 pra saber o que ele mudaria e ver aqui se compensa.
Windows 7 ou 10. pessoalmente gosto do 10, mas muita gente não gosta/confia. testando W7 e W10 na mesma configuração, o W10 toma uma boa vantagem em termos de desmpenho, a diferença é que o W7 está "congelado", enquanto que o W10 vai ter atualizações contínuas. isso não é de todo mal, porque você tem a atualização do defender (um quasi-antivírus nativo), e a ideia do W10 é ser compatível desde plataforma mobile até um supercomputador sem dar muitos problemas, e foram os problemas das versões mais antigas que deram ao windows a má fama. o vista foi uma piada de mal gosto. melhor que ele, até o xp

allexcosta escreveu:Até recentemente meu laptop era um HP série DV de 2006, então de PC velho eu entendo.

Vista não dá. Instale o 7.
Coloque SSD. Compre Crucial BX500.
4 de RAM.

Windows configurado certo, sem bloatware, sem ficar fazendo coisa no background, sem bilhões de coisas no inicializar, sem antivirus câncer, sem malware ou spyware...

Pra esse uso básico aí é só isso.
exato. não dá para fugir muito disso, porque o Inspiron 1525 [Intel Core 2 Duo T7250 @ 2GHz] é baseado na arquitetura 32-bits, então reconhece no máximo 4GB de RAM [tanto o processador quanto a placa mãe]

falando mais uma vez sobre o SSD, mantenho minha posição de que a quantidade de armazenamento deve fazer sentido com o uso. uso meu computador para tudo, desde trabalho até jogos enormes, mas não uso mais do que 83GB (de 480GB). recomendo 64GB como mínimo e 120GB como um número bom, mais do que isso, não há benefício sobre um HD externo p.ex., por conta da relação custo/performance. por mais rápido que seja o SSD em comparação com um HDD em termos de leitura/gravação, o importante é que os programas e sistema operacional sejam instalados nele, o restante é dispensável
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1781
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por Raul S. Ter Jun 23, 2020 8:58 pm

seu upgrade deve ser:

- Windows 7/10 em vez de Vista
- SSD em vez do HDD [veja seu uso atual e tente pegar um pouco a mais, por garantia]
- 4GB em vez de 3GB de RAM

e nessa ordem de importância rs
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1781
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Jun 23, 2020 9:28 pm

Raul S. escreveu:seu upgrade deve ser:

- Windows 7/10 em vez de Vista
- SSD em vez do HDD [veja seu uso atual e tente pegar um pouco a mais, por garantia]
- 4GB em vez de 3GB de RAM

e nessa ordem de importância rs



FIM DE PAPO
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12074
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por emachado Ter Jun 23, 2020 9:51 pm

Também iniciei a procura por um notebook nesta semana e os preços estão muito ruins.
Uma máquina próxima ao recomendado pelos colegas não sai por menos do que 2.300/2.400. Isso considerando opções com marcas como Samsung ou Lenovo.
Positivo e Multilaser, sem condições.
Os Samsung que tivemos na família tivemos o azar de durarem pouco.
Acer não me traz boas lembranças...
Um colega que faz manutenção me recomendou o Lenovo dentre estas marcas de entrada.
Em qualidade, acima estão DEll e Sony/Vaio.

Não conhecia, mas o colega me orientou a ficar atento ao processador. Fugir de processadores Intel com códigos anteriores à 8ª geração que é de 2017.
Parece que a Intel está na 10ª geração de seus processadores.

Bem, não ando muito atualizado em hardware, mas me parece que não vale a pena investir algo próximo a mil reais e ainda ter uma máquina defasada e sujeita a problemas.

Há um tempo atrás meu desktop deu pau e acabei comprando um Dell usado de leilão. Comprei pelo Mercado Livre mesmo e está firme e forte aqui. (4GB RAM, W7 64 bits, HD 160GB, Intel Core Duo 3.00GHz). Paguei bem pouco.
Utilizo para lazer e do trabalho apenas edição de textos. Coisas leves. Pra isso uma máquina mais antiga dá conta.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por Ivanov_br Ter Jun 23, 2020 10:48 pm

Salvei o Dell da minha esposa colocando um SSD. Cara, impressionante!!!!! I5, 4GB. Faço de tudo, inclusive modelagem molecular de proteínas.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7028
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por joabi Ter Jun 23, 2020 11:44 pm

Raul S. escreveu:
joabi escreveu:^ Esquece, Zadá.

Coloca um SSD no seu notebook atual (pelo menos um de 500GB, na minha opinião, porque depois você aproveita quando comprar outro Note) e instala o Windows 7.
acho 500GB é muita coisa para quem não mexe com arquivos enormes [áudio, imagem ou vídeo]. meu pc atual está com só 83GB em uso, 50GB só de jogos e programas não essenciais instalados.

É que SSD é uma das poucas coisas que dá para aproveitar por muitos anos, mesmo trocando de computador, então acho que compensa investir um pouco mais. Além disso, para alguém que não tem uma rotina de backups e transferir arquivos para HDs externo com frequência, compensa ter um pouco de espaço extra. Não sei se é o caso do Zadá. Porém, se a idéia é gastar pouco e trabalhar somente com arquivos pequenos, mesmo 120GB já tá de bom tamanho.

Ivanov_br escreveu:Faço de tudo, inclusive modelagem molecular de proteínas.

Isso eu também faço, mas no estômago, não no computador... What a Face

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por dibass Qua Jun 24, 2020 8:19 am

Zada eu sou da opiniao que linux faz milagre kkk concordo com o Rafael Buzzi

mas como isso vc ja descartou olha essa empresa https://www.microexato.com.br/?gclid=CjwKCAjw88v3BRBFEiwApwLevRSkGLD8GVPqmdos3eWY589ktI1onuklY5PDXFj3cVQbfpD5cWQkQxoC1QoQAvD_BwE
eles vendem notebooks empresariais seminovos e tem garantia
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por CSergio Qua Jun 24, 2020 11:40 am

Se quiser manter seu notebook atual, faça o upgrade para SSD, que já melhora bastante; e o HD dele pode aproveitar, colocando numa gaveta (case) USB externa.

SSD -> https://www.mercadolivre.com.br/disco-solido-interno-crucial-ct240bx500ssd1-240gb/p/MLB13768439?pdp_filters=power_seller:yes%7Cprice:*-350&source=search#searchVariation=MLB13768439&position=1&type=product&tracking_id=885d996b-69df-4109-a191-fea4cfcc9228

Gaveta -> https://informatica.mercadolivre.com.br/discos-rigidos-e-removiveis-acessorios-gavetas-hds/gaveta-usb-3.0_OrderId_PRICE_PriceRange_0-65_BestSellers_YES

**************

Para um notebook novo, meu patamar de exigência seria:
- pelo menos um Core i3, sendo desejável um i5
- pelo menos 8Gb de memória
- um notebook que aceite SSD do tipo MSata, ou NVME, assim permite deixar o HD original para armazenar os vários gigas de arquivos; o SSD seria responsável por abrigar o Windows (ou outro sistema operacional).
- tela de resolução fullhd (ajuda bastante, a tela apresenta mais informações)

Há 3 ou 4 meses atrás paguei R$ 2200 num Samsung X20, i5, 4Gb de RAM, hd de 1Tb, com possibilidade de upgrade para colocar junto um SSD e até 16Gb de RAM.
Só não o fiz os ups ainda porque o dólar como todos sabem subiu bastante, de modo que os ups que fiz foram mais simples: eu tinha um pente de 4gb sobrando, adicionei ao original, ficando no total com 8Gb de RAM; o hd de 1Tb eu troquei temporariamente por um SSD de apenas 128Gb.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4125
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por AndréBurger Qua Jun 24, 2020 5:02 pm

Olha, eu fiquei um bom tempo usando o Windows até que comecei a sentir meu pc cansado. 9 anos de uso, né...

Instalei o UBUNTU e achei bem semelhante ao Windows. A única coisa que vai travar é caso necessite de um software que só roda em windows (apesar de existirem formas de rodá-las no Linux).

Se o descarte do Linux for por conta do 'terminal preto e branco' acho que você deveria reconsiderar.

Para o dia a dia um LibreOffice, Ubuntu e Chrome ou Mozilla (youtube incluso) roda liso por aqui.

às sugestões de instalar o SSD: falam que faz milagres, mas to juntando grana para pegar um pc zerado, quem sabe daqui 1 ano, no aniversário desse atual.

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Laysson gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por Thales_Sr Ter Jun 30, 2020 8:26 am

AndréBurger escreveu:Olha, eu fiquei um bom tempo usando o Windows até que comecei a sentir meu pc cansado. 9 anos de uso, né...

Instalei o UBUNTU e achei bem semelhante ao Windows. A única coisa que vai travar é caso necessite de um software que só roda em windows (apesar de existirem formas de rodá-las no Linux).

Se o descarte do Linux for por conta do 'terminal preto e branco' acho que você deveria reconsiderar.

Para o dia a dia um LibreOffice, Ubuntu e Chrome ou Mozilla (youtube incluso) roda liso por aqui.

às sugestões de instalar o SSD: falam que faz milagres, mas to juntando grana para pegar um pc zerado, quem sabe daqui 1 ano, no aniversário desse atual.

Usei o Ubuntu por uns 6 meses aqui, impressionante como o computador roda bem. Só voltei por windows por causa dos jogos. Mas o W10 PESA NO COMPUTADOR DEMAIS!! A Microsoft resolveu seguir a tradição "windows bom, windows ruim", o problema é que o W10 agora vive se atualizando então é "atualização ruim, atualização péssima, atualização que traz de péssima pra ruim..." kkkkk, tenho a sensação de que o computador não é mais meu, é do Windows, e de vez em quando ele deixa eu usar.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Laysson gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por PéDIPano Qui Jul 16, 2020 8:04 pm

Raul S. escreveu:seu upgrade deve ser:

- Windows 7/10 em vez de Vista
- SSD em vez do HDD [veja seu uso atual e tente pegar um pouco a mais, por garantia]
- 4GB em vez de 3GB de RAM

e nessa ordem de importância rs

Zadá, desculpa a demora.
Tenho um Dell Vostro 1520, desde 2009.
Esta foi uma época boa da DELL. Design feio e quadradão, mas computadores parrudos.
Hoje, DELL dá pau que nem qualquer marca, infelizmente. Passou da validade, começa a roleta russa.

Vamos aos pontos relevantes. Upgrade é bom, ele dá uma vida útil maior ao seu note.
MAS, computador tem prazo de validade, infelizmente. Basicamente, algumas coisas passam a não funcionar tão bem.
O principal problema costuma ser a placa mãe que costuma pifar. Culpa dos capacitores que tem uma vida útil em média de 10 ou 15 anos.
Se der certo, eles podem sobreviver além, mas é bom pensar em upgrades que podem ir além do seu note.
Outro problema que costuma aparecer é na refrigeração do mesmo. Costuma ficar cada vez pior. tem como limpar, reaplicar pasta térmica nova, mas o grande problema é resolver as thermalpads, almofadinhas que refrigeram usadas em alguns componentes.

Vamos aos possíveis upgrades, começando pelo post do Raul S.

1 - Windows 7/10 em vez de Vista (Sim. SIM! SIMMMM!!!!)

2 - SSD em vez do HDD [veja seu uso atual e tente pegar um pouco a mais, por garantia]. (O Vista é a primeira porcaria que você deve resolver, mas o SSD com certeza é a segunda. 240gb e HD externo resolvem muitos problemas, e dê para cada usuário um pendrive de 32GB, dá para até instalar um linux como sistema operacional exclusivo no Pendrive para quem quiser.)

3 - 4GB em vez de 3GB de RAM (Correto. Se seu note for DDR2 de RAM, esqueça os 8gb. dois pentes de 4gb de DDR2 é muiiito caro. fiquem em 4gb com dois pentes de 2gb.)

4 - Se está super aquecendo seu note, você pode verificar uma limpeza e troca de componentes de arrefecimento no mesmo.

5 - A troca de processador é uma possibilidade, mas tem que ser estudada. Eu fiz a troca de processador no meu note, e para algumas coisas ajudou sim, deu um gás.


Ok, agora uma coisa que você não deve fazer nunca se utiliza o Banco do Brasil. Instalar o modo de segurança deles. É pior que vírus. Nunca instale, use no celular que é bem melhor.
PéDIPano
PéDIPano
Membro

Mensagens : 181
Localização : Guarapuava-PR

Laysson gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por PéDIPano Qui Jul 16, 2020 8:07 pm

Ah, e com o dólar neste patamar, o upgrade é uma realidade. Comprar um novo está tenso. Note que você pagaria R$ 1800,00 no começo do ano passado está R$ 3000,00 ou mais.
PéDIPano
PéDIPano
Membro

Mensagens : 181
Localização : Guarapuava-PR

Laysson gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por CG Qui Jul 16, 2020 8:10 pm

O warsaw, também conhecido como G-Buster ou modulo de segurança bancario é a pior praga que você pode instalar em seu computador....
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jul 16, 2020 8:10 pm

Não considero Banco do Brasil um banco de verdade. Usei uma vez na vida pra nunca mais.....
Evito até passar na porta....
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por CG Qui Jul 16, 2020 8:23 pm

O santander e o itaú tambem usam esse tal de modulo de segurança.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por PéDIPano Qui Jul 16, 2020 10:05 pm

Fernando Zadá escreveu:Não considero Banco do Brasil um banco de verdade. Usei uma vez na vida pra nunca mais.....
Evito até passar na porta....

Bah, usei BB a vida inteira. Não tenho do que reclamar, mas cada um sabe que a milhagem pode variar...

CG escreveu:O santander e o itaú tambem usam esse tal de modulo de segurança.

Eu lembro de usar o módulo no WinVista (para piorar). Acho que tirou um tanto da vida útil do meu note.
Era 1 minuto tranquilo e 5 minutos com o processador no talo, 100%, ventoinha disparando.
Pior do que o Stuxnet.


Zadá, só para contextualizar, eu fiz os upgrades que falei (menos a RAM pois já tinha 4gb).
Deu uma sobrevida para meu note. Para uso normal, não perde nada para o computador da minha digníssima, que é muito mais recente.
Não pense em trocar nada antes do SSD. SSD você pode instalar em outro PC que tenha HD normal. E o HD substituído pode ser colocado em uma "gavetinha" (um acessório bem barato) para ser ligado no USB do note, funcionando como HD externo.
PéDIPano
PéDIPano
Membro

Mensagens : 181
Localização : Guarapuava-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jul 16, 2020 11:14 pm

show!
boa dica
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por allexcosta Qui Jul 16, 2020 11:35 pm

CG escreveu:O santander e o itaú tambem usam esse tal de modulo de segurança.

O do Itaú chama/chamava "Guardião".

Minha ex-cunhada veio visitar uns anos atrás pra resolver umas paradas aqui e pediu pra usar meu notebook. Instalou esse demônio de guardião do Itaú...

Já resolvi problemas sérios com vírus e malwares sem precisar formatar, mas esse guardião não teve jeito. Nunca vi um câncer como esse. Até liguei pra empresa que desenvolve o demônio em Brasília e eles responderam "o produto é do Itaú, reclame pra eles". Fiz isso e o Itaú me ignorou completamente.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por CG Sex Jul 17, 2020 8:03 am

É complicado de tirar mas é possivel, esses dias tirei do computador da minha cunhada pela terceira vez...
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por CSergio Sex Jul 17, 2020 8:27 am

Botam cada nome nesses módulos de segurança e programas de banco, que quando eu vejo instalado no Painel de Controle, bate até um frio na espinha kkkkk... evito usar eles, se possível não uso internet banking no PC, só no celular e olhe lá.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4125
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por CG Sex Jul 17, 2020 8:34 am

Vem como warsaw, gb plugin, diebolt ou g- buster ...
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por Groovin Sex Jul 17, 2020 8:49 am

Fernando Zadá escreveu:https://www.americanas.com.br/produto/133359703/notebook-positivo-motion-q232a-intel-atom-2gb-ssd-32gb-tela-lcd-14-windows-10-home-prata?dclid=CjgKEAjw0Mb3BRCE26eH3t_Kk1ESJAA9Iw1jpK8dETFwJRoL7EbprZ6xVATR5WaWg3NEOVtdMa_zOvD_BwE&epar=ds_at_ov_cr_LF&opn=YSMESP&s_term=YSMESC&voltagem=110V

https://www.americanas.com.br/produto/1667578679/notebook-legacy-air-intel-celeron-4gb-64gb-ssd-full-hd-13-3-w10-prata?

Esses aqui muito ruins???


dclid=CjgKEAjw0Mb3BRCE26eH3t_Kk1ESJAA9Iw1jF5argdU9-55_vkLXTz4IXYM8p2i_zG7uaY9tcKc5V_D_BwE&epar=ds_at_ov_cr_LF&opn=YSMESP&s_term=YSMESC&voltagem=BIVOLT

Positivo é o Tonante dos computadores.
Groovin
Groovin
Membro

Mensagens : 1048
Localização : Paraná (43)

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Jul 17, 2020 10:24 am

^Meu irmão chama de Negativo!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12074
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por allexcosta Sex Jul 17, 2020 10:28 am

CG escreveu:Vem como warsaw, gb plugin, diebolt ou g- buster ...

Acho que o guardião do Itaú chamava "warsaw" mesmo.

Nunca vi uma coisa tão maligna.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por Groovin Sex Jul 17, 2020 10:59 am

allexcosta escreveu:
CG escreveu:Vem como warsaw, gb plugin, diebolt ou g- buster ...

Acho que o guardião do Itaú chamava "warsaw" mesmo.

Nunca vi uma coisa tão maligna.

Tive que instalar o do Bradesco na marra aqui. Consome muita memória?
Groovin
Groovin
Membro

Mensagens : 1048
Localização : Paraná (43)

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por allexcosta Sex Jul 17, 2020 11:04 am

Groovin escreveu:Tive que instalar o do Bradesco na marra aqui. Consome muita memória?

Se for igual ao do Itaú, daqui a pouco você mal vai conseguir ligar seu computador. Vai demorar uns 5 minutos pra abrir um browser e uns 10 pra mandar um email.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por Cantão Sex Jul 17, 2020 11:14 am

E o Windows 8 , o que os brothers acham , rsrs.
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21786
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por allexcosta Sex Jul 17, 2020 11:17 am

Cantão escreveu:E o Windows 8 , o que os brothers acham , rsrs.

Boa b***.

Qual seria a razão pra alguém cogitar usar o 8 se o 7 e 10 são bonzinhos?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por CG Sex Jul 17, 2020 11:28 am

Cantão escreveu:E o Windows 8 , o que os brothers acham , rsrs.

Eu acho que se o cara é masoquista ou quer pagar os pecados em vida ele pode usar o Windows 8, o Vista, o Milenium, o 95....
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por Cantão Sex Jul 17, 2020 11:32 am

allexcosta escreveu:
Cantão escreveu:E o Windows 8 , o que os brothers acham , rsrs.

Boa b***.

Qual seria a razão pra alguém cogitar usar o 8 se o 7 e 10 são bonzinhos?
Também acho uma porcaria , mas o 7 me parece que a Microsoft não vai mais dar suporte , e logo ele terá o mesmo fim do Xp...eu tenho o win7 aqui , mas vou dar um UP do PC e instalar o 10.
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21786
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com configuração básica notebook Empty Re: Ajuda com configuração básica notebook

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos