Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cordas Novas Perdendo a Afinação. O que pode ser ?

+2
Paulo Penna
Danilo Raposo Freitas
6 participantes

Ir para baixo

Cordas Novas Perdendo a Afinação. O que pode ser ? Empty Cordas Novas Perdendo a Afinação. O que pode ser ?

Mensagem por Danilo Raposo Freitas Ter Jun 30, 2020 4:56 pm

Oi pessoal tô com uma duvida em relação duração da afinação das cordas . Usei um jogo de cordas SG por um més e depois disso não deu mais afinação normal . Eu tive que regular o afinador pra 438 , 435 pra afinar por que se afinasse em 440 que é a afinação padrão o contrabaixo fica desafinado em relação aos outros instrumentos da banda . Coloquei um jogo de corda Giannini em pouco tempo ficou do mesmo jeito. E agora recentemente ( a dois dias atraz ) coloquei um jogo de cordas D´Adarrio Nickel Wound e as cordas já perderam a afinação. Diante disso fiquei em duvida se o problema é no contrabaixo ou nas cordas. Meu contrabaixo é um D Marck 6 cordas e tá novo uso ele regulado com as cordas bem baixas. Alguém já passou por isso ??

Danilo Raposo Freitas
Membro

Mensagens : 14
Localização : Teresina - Pi

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas Novas Perdendo a Afinação. O que pode ser ? Empty Re: Cordas Novas Perdendo a Afinação. O que pode ser ?

Mensagem por Paulo Penna Ter Jun 30, 2020 7:18 pm

Colocação errada na tarracha.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Danilo Raposo Freitas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas Novas Perdendo a Afinação. O que pode ser ? Empty Re: Cordas Novas Perdendo a Afinação. O que pode ser ?

Mensagem por Convidado Ter Jun 30, 2020 7:37 pm

Danilo Raposo Freitas escreveu:Oi pessoal tô com uma duvida em relação duração da afinação das cordas . Usei um jogo de cordas SG por um més e depois disso não deu mais afinação normal . Eu tive que regular o afinador pra 438 , 435 pra afinar por que se afinasse em 440 que é a afinação padrão o contrabaixo fica desafinado em relação aos outros instrumentos da banda . Coloquei um jogo de corda Giannini em pouco tempo ficou do mesmo jeito. E agora recentemente ( a dois dias atraz ) coloquei um jogo de cordas D´Adarrio Nickel Wound e as cordas já perderam a afinação. Diante disso fiquei em duvida se o problema é no contrabaixo ou nas cordas. Meu contrabaixo é um D Marck 6 cordas e tá novo uso ele regulado com as cordas bem baixas. Alguém já passou por isso ??
Testou um afinador diferente? As vezes o problema está na referência que você está usando, pois se você calibra para 435 e dá certo ahn

Salvo engano na minha leitura, o problema não é o instrumento não afinar em todo o braço e sim afinar mas soar diferente do restante da banda em questão de altura. É isso?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cordas Novas Perdendo a Afinação. O que pode ser ? Empty Re: Cordas Novas Perdendo a Afinação. O que pode ser ?

Mensagem por Danilo Raposo Freitas Qua Jul 01, 2020 6:34 am

Henri-Q escreveu:
Danilo Raposo Freitas escreveu:Oi pessoal tô com uma duvida em relação duração da afinação das cordas . Usei um jogo de cordas SG por um més e depois disso não deu mais afinação normal . Eu tive que regular o afinador pra 438 , 435 pra afinar por que se afinasse em 440 que é a afinação padrão o contrabaixo fica desafinado em relação aos outros instrumentos da banda . Coloquei um jogo de corda Giannini em pouco tempo ficou do mesmo jeito. E agora recentemente ( a dois dias atraz ) coloquei um jogo de cordas D´Adarrio Nickel Wound e as cordas já perderam a afinação. Diante disso fiquei em duvida se o problema é no contrabaixo ou nas cordas. Meu contrabaixo é um D Marck 6 cordas e tá novo uso ele regulado com as cordas bem baixas. Alguém já passou por isso ??
Testou um afinador diferente? As vezes o problema está na referência que você está usando, pois se você calibra para 435 e dá certo ahn

Salvo engano na minha leitura, o problema não é o instrumento não afinar em todo o braço e sim afinar mas soar diferente do restante da banda em questão de altura. É isso?

O problema não é o afinador . Meu problema é que as cordas não estão segurando a afinação padrão. O normal é você colocar o afinador em 440 e afinar o instrumento por que 440 é a afinação padrão. No meu caso eu troquei as cordas a dois dias atras e afinei pelo afinador e deu a afinação correta,só que após trés dias que troquei as cordas afinei em 440 e o baixo já não dá mais afinação. Eu tô afinando a um tom abaixo pra poder da afinação . Entende ?? Eu sei que é normal depois de 3 meses as cordas não afinar
, só que faz 3 dias que troquei as cordas .

Danilo Raposo Freitas
Membro

Mensagens : 14
Localização : Teresina - Pi

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas Novas Perdendo a Afinação. O que pode ser ? Empty Re: Cordas Novas Perdendo a Afinação. O que pode ser ?

Mensagem por JAZZigo Qua Jul 01, 2020 8:10 am

scratch
Deixe-me ver se entendi. Você pôs cordas novas, afinou e espera que, 3 dias depois, elas ainda estejam afinadas. É isso?
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16382
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas Novas Perdendo a Afinação. O que pode ser ? Empty Re: Cordas Novas Perdendo a Afinação. O que pode ser ?

Mensagem por allexcosta Qua Jul 01, 2020 9:54 am

Existe até o lance daquela dobra que a gente faz na corda ao colocar na tarraxa, mas não fazer isso não causa problemas atípicos.

Cordas novas desafinam por alguns dias. Instrumentos de corda precisam ser afinados toda vez antes de tocar.

Danilo Raposo Freitas escreveu:Eu sei que é normal depois de 3 meses as cordas não afinar
, só que faz 3 dias que troquei as cordas .

Pegue essa oração inteira e apague da sua mente.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas Novas Perdendo a Afinação. O que pode ser ? Empty Re: Cordas Novas Perdendo a Afinação. O que pode ser ?

Mensagem por vcrz Qua Jul 01, 2020 10:06 am

Como disseram, afinar o instrumento toda vez que for tocar é necessário.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas Novas Perdendo a Afinação. O que pode ser ? Empty Re: Cordas Novas Perdendo a Afinação. O que pode ser ?

Mensagem por Danilo Raposo Freitas Qua Jul 01, 2020 11:28 am

Amigos obrigado pelas respostas na tentativa de me ajudar. Acho que me expressei de forma que vocês não entendessem bem o meu problema. Eu tenho consciência de que é preciso afinar o instrumento sempre , tenho um afinador dos melhores e consigo afinar de ouvido também sem referência pois ao longo do tempo acabei decorando som da nota dó e a parti disso fica fácil afinar.  Resolvi o problema parece simples porém foi um aprendizado pra mim , talvez contribua para alguém que venha aqui no fórum a respeito desse assunto.  O problema era que o contrabaixo não tava dando a afinação padrão 440 , eu afinava em 440 e ele tava soando um semi tom  abaixo eu tinha que tocar a nota B se quisesse ouvir um C e isso incomoda bastante. Eu  tirei as cordas cortei as pontas e deixei o suficiente pra duas voltas e meia em cada tarraxa e agora ta normal, afinando perfeitamente.

Danilo Raposo Freitas
Membro

Mensagens : 14
Localização : Teresina - Pi

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas Novas Perdendo a Afinação. O que pode ser ? Empty Re: Cordas Novas Perdendo a Afinação. O que pode ser ?

Mensagem por Convidado Qua Jul 01, 2020 12:21 pm

Danilo Raposo Freitas escreveu:Amigos obrigado pelas respostas na tentativa de me ajudar. Acho que me expressei de forma que vocês não entendessem bem o meu problema. Eu tenho consciência de que é preciso afinar o instrumento sempre , tenho um afinador dos melhores e consigo afinar de ouvido também sem referência pois ao longo do tempo acabei decorando som da nota dó e a parti disso fica fácil afinar.  Resolvi o problema parece simples porém foi um aprendizado pra mim , talvez contribua para alguém que venha aqui no fórum a respeito desse assunto.  O problema era que o contrabaixo não tava dando a afinação padrão 440 , eu afinava em 440 e ele tava soando um semi tom  abaixo eu tinha que tocar a nota B se quisesse ouvir um C e isso incomoda bastante. Eu  tirei as cordas cortei as pontas e deixei o suficiente pra duas voltas e meia em cada tarraxa e agora ta normal, afinando perfeitamente.
Esse cara tinha uma ideia que seria melhor justificada com sua experiência.

Cordas Novas Perdendo a Afinação. O que pode ser ? Captur78

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cordas Novas Perdendo a Afinação. O que pode ser ? Empty Re: Cordas Novas Perdendo a Afinação. O que pode ser ?

Mensagem por allexcosta Qua Jul 01, 2020 12:27 pm

Danilo Raposo Freitas escreveu:O problema era que o contrabaixo não tava dando a afinação padrão 440 , eu afinava em 440 e ele tava soando um semi tom  abaixo eu tinha que tocar a nota B se quisesse ouvir um C.

Cordas Novas Perdendo a Afinação. O que pode ser ? Tenor
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas Novas Perdendo a Afinação. O que pode ser ? Empty Re: Cordas Novas Perdendo a Afinação. O que pode ser ?

Mensagem por Jãozeiro Qua Jul 01, 2020 12:33 pm

Danilo Raposo Freitas escreveu:Amigos obrigado pelas respostas na tentativa de me ajudar. Acho que me expressei de forma que vocês não entendessem bem o meu problema...

...Resolvi o problema parece simples porém foi um aprendizado pra mim , talvez contribua para alguém que venha aqui no fórum a respeito desse assunto...

...Eu tirei as cordas cortei as pontas e deixei o suficiente pra duas voltas e meia em cada tarraxa e agora ta normal, afinando perfeitamente.

Você tava colocando as cordas sem cortar, tava usando elas inteiras do jeito que saem do pacote? Quantas voltas você tava dando naa tarraxas? Shocked Hehe..., não tem instrumento que afine assim.

É a primeira coisa que a gente vê, se as cordas foram  enroladas corretamente nas tarraxas. E perceba que comentaram exatamente isso aí pra cima. 

Mas, que bom que conseguiu resolver seu problema.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas Novas Perdendo a Afinação. O que pode ser ? Empty Re: Cordas Novas Perdendo a Afinação. O que pode ser ?

Mensagem por vcrz Qua Jul 01, 2020 1:12 pm

Eu nunca tive problema com esse tipo de situação. Nos meus baixos eu normalmente corto menos as cordas e deixo sempre mais voltas que o "normal" e nunca tive problema de afinação em nenhum dos 44 baixos que passaram.

Soa estranho vc afinar em Mi e a afinação não pegar. Veja se essas cordas não são falsificadas ou algo do tipo.

De novo, isso é minha experiência. Eu nunca vi isso acontecer.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas Novas Perdendo a Afinação. O que pode ser ? Empty Re: Cordas Novas Perdendo a Afinação. O que pode ser ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos