Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Staner Bold 106: O que fazer?

+3
Christian
Cantão
mangabeira
7 participantes

Ir para baixo

Staner Bold 106: O que fazer? Empty Staner Bold 106: O que fazer?

Mensagem por mangabeira Qua Ago 12, 2020 1:13 am

Olá galera!

Possuo um dinossauro Staner Bold 106 (alguém conhece?) com o falante "raspando". Além de ser usado pra torturar pessoas com choque, era usado também para estudo. Tá embalado faz mais de um ano, desde que me mudei, e nem sei se ainda funciona. Digamos que ainda funcione, valeria a pena trocar o falante (15")? Não conheço marcas nem modelos específicos nem quanto me custaria essa troca. Alguém pode me indicar? Quero sair do PowerClick!
Tenho pensado também, ao invés disso, em adquirir um novo cubo, mas os preços na pandemia não estão muito convidativos. Vi um Hartke A100 por 1.800 laranjas. Tô pensando em oferecer R$ 1.500 à vista. Tá valendo? E também tô de olho num BX200 usado por R$ 1.600 (com frete incluso). O que me dizem?

mangabeira
Membro

Mensagens : 7
Localização : Recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Staner Bold 106: O que fazer? Empty Re: Staner Bold 106: O que fazer?

Mensagem por Cantão Qua Ago 12, 2020 1:35 am

Mangabeira , já pensou em recondicionar o falante original ? No seu caso eu levaria para um técnico que faça esse tipo de serviço , pra uma avaliação do falante , antes de pensar em adquirir outro amp...  up
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21770
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Staner Bold 106: O que fazer? Empty Re: Staner Bold 106: O que fazer?

Mensagem por Christian Qua Ago 12, 2020 8:33 am

eu iria de novo cubo, um Staner bs 120 ou bs 150, tu acha na casa dos R$800 a R$1000 este A100 eu já tive, fala pouco pois tem um limiter chato que não deixa o volume e o grave sair e Falante de Alumínio o som não deixa aquele grave redondo não acho bacana.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Staner Bold 106: O que fazer? Empty Re: Staner Bold 106: O que fazer?

Mensagem por allexcosta Qua Ago 12, 2020 8:37 am

Pra recondicionar, tem que ver se acha o kit original.

Esses falantes são feitos pela Eros, correto?

Talvez perguntar à própria Staner fosse o mais correto.

Pode também colocar outro falante e talvez recalcular o duto.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Staner Bold 106: O que fazer? Empty Re: Staner Bold 106: O que fazer?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Ago 12, 2020 9:59 am

mangabeira escreveu:Olá galera!

Possuo um dinossauro Staner Bold 106 (alguém conhece?) com o falante "raspando". Além de ser usado pra torturar pessoas com choque, era usado também para estudo. Tá embalado faz mais de um ano, desde que me mudei, e nem sei se ainda funciona. Digamos que ainda funcione, valeria a pena trocar o falante (15")? Não conheço marcas nem modelos específicos nem quanto me custaria essa troca. Alguém pode me indicar? Quero sair do PowerClick!
Tenho pensado também, ao invés disso, em adquirir um novo cubo, mas os preços na pandemia não estão muito convidativos. Vi um Hartke A100 por 1.800 laranjas. Tô pensando em oferecer R$ 1.500 à vista. Tá valendo? E também tô de olho num BX200 usado por R$ 1.600 (com frete incluso). O que me dizem?
Tente recondicionar. Se não conseguir, tente encontrar um Selenium/JBL 15PW5 de 4ohms
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Staner Bold 106: O que fazer? Empty Re: Staner Bold 106: O que fazer?

Mensagem por mangabeira Qua Ago 12, 2020 2:01 pm

Obrigado pelas respostas até aqui!
Então... primeiramente, desculpe-me pela minha ignorância. Entendo quase nada dos aspectos técnicos de eletrônica e física acústica para resolver o meu problema e pesquisar/estudar sobre isso iria levar mais tempo do que disponho para ter segurança em escolher por conta própria. Daí a minha insistência aqui.
Moro em Recife faz pouco tempo e já peguei com o luthier daqui (que deu um trato no meu baixo) o número de um técnico mas ainda não entrei em contato.
Pensei em recondicionamento sim, mas como já comprei usado há muuuuitos anos, não sei se ele já foi recondicionado ou não e somados ao desgaste / porradas sonoras já levadas ao longo dos anos, pensei que um auto-falante novo pudesse dar uma renovada na qualidade do som. Tem ainda o problema com os choque elétricos. Ele até possui o botão power com a opção de inversão de fase, mas até onde lembro, não adiantava nada.
Tá impossível de encontrar o modelo Selenium/JBL 15PW5 de 4ohms, esgotado em muitos lugares. Só acho o de 8ohms.
A ideia principal é o reparo do que já tenho. Mas estou considerando outras alternativas, caso fique difícil. Pelo que o Christian falou, creio então que não seria uma boa opção o A100. Alguma bronca com os BX200? Encontrei hoje um Bs-150 usado em ótimo estado por R$1.800 ( com frete "grátis"). Consigo baixar esse preço mas talvez perca o frete (da Bahia pro Recife). O que acham?

Por curiosidade, encontrei na Staner que o Bold-106 foi produzido de 1992 a 1996, com 3900 unidades produzidas.

Abraços!!!

mangabeira
Membro

Mensagens : 7
Localização : Recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Staner Bold 106: O que fazer? Empty Re: Staner Bold 106: O que fazer?

Mensagem por marcelinhobass Qui Ago 13, 2020 12:34 am

A questão dos choques é pelo fato de você provavelmente ligá-lo ele em tomadas sem aterramento...
Os Staner's mais antigos (pelo menos o Bold 60) possuem um terminal na traseira da carcaça pra você ligar o fio terra no aterramento ...
Resumindo: Você vai levar choque até em amplificador da Acoustic se você não usar uma tomada com aterramento, principalmente aqui no Brasil (nossa energia é uma caca).
Em relação ao falante, acho que ele usa o mesmo woofer do Bass Power.
Não sei o modelo exato, mas é um Eros.
Ah, caso você ache o reparo do falante, não se preocupe. O que se desgasta é o cone, bobina, suspensão etc.
O reparo substitui tudo isso que sofre desgaste. Só sobra a carcaça + Imã (que são coisas que não sofrem desgaste). Só saliento que o ideal é que o reparo seja feito por algum cara bom...
Eu tentaria fazer o que o Bertola disse.
Recondicionar em um cara legal ou tentar achar um Woofer Selenium, porém tá meio difícil de achar mesmo...
Mas tente entrar em contato com o SAC da Selenium ou entrar em contato com algumas lojas. As vezes eles possuem algum Selenium desses guardado no estoque.
marcelinhobass
marcelinhobass
Membro

Mensagens : 321
Localização : ES

Ir para o topo Ir para baixo

Staner Bold 106: O que fazer? Empty Re: Staner Bold 106: O que fazer?

Mensagem por marcelinhobass Qui Ago 13, 2020 12:40 am

Ah, e como os amigos disseram aí encima:
Atente-se a uma possível re-sintonia da caixa.
Talvez não seja necessário, mas caso seja não é algo difícil de ser feito. Dê uma olhada nas specs do novo falante (caso não consiga recondicionar o original).
Tem um tópico bem explicado aqui no fórum falando sobre isso. Acho que é até do Ruds.
Qualquer coisa estamos as ordens ! Wink
marcelinhobass
marcelinhobass
Membro

Mensagens : 321
Localização : ES

Ir para o topo Ir para baixo

Staner Bold 106: O que fazer? Empty Re: Staner Bold 106: O que fazer?

Mensagem por Guga Ramone Qua Ago 19, 2020 8:22 pm

Amplificador dando choque não é normal e deve-se ter muito cuidado com isso. Os Staners antigos, assim como alguns outros amps, possuíuam a citada chave para redução de ruídos, junto da chave liga/desliga e provavelmente seu problema está aqui. Há um capacitor para conectar a massa do chassis à uma das fase da rede elétrica visando evitar ruídos de RF mas isso é um risco sério à integridade física de quem usa o amp. Pesquise mais a respeito do "death cap" que vinham nos antigos amps da Fender e porque eles foram abandonados. Um link com um pouco do assunto: https://robrobinette.com/Death_Cap_and_Ground_Switch.htm

Quanto ao falante, recondicione e seja feliz.

Staner BS150 por R$ 1800? Isso é exploração!! Vale uns 800 e olhe lá...
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Staner Bold 106: O que fazer? Empty Re: Staner Bold 106: O que fazer?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos