Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

18V no TBM5 (circuito ativo 9V)

+2
lucasrdrgs
fheliojr
6 participantes

Ir para baixo

18V no TBM5 (circuito ativo 9V) Empty 18V no TBM5 (circuito ativo 9V)

Mensagem por lucasrdrgs Seg Set 06, 2021 7:11 pm

Olá a todos.

Recentemente comprei um Tagima TBM5. O som me satisfez bastante, e não dava clipping algum. Levei a um luthier reputável de minha cidade e ele fez um setup + retífica de trastes (a regulagem de fábrica da Tagima é praticamente inexistente e os trastes estavam bem desnivelados). Ele colocou cordas Ernie Ball 45-130 e foi assim que meu problema começou. Sempre que eu toco na corda B - que eu deixo em A desde que o baixo chegou -, acontece uma distorção muito forte. Mesmo se eu tocar do jeito mais suave que eu consigo. Não é apenas excesso de saturação, é como se estivesse estourando o alto-falante. Isso acontece tanto no meu amplificador quanto por entrada direta (line in).

Primeiramente imaginei ser porque meu amplificador é um cubo de 15W da Sx, acreditei que não teria headroom suficiente. Mas isso acontece até mesmo com o line in. Posso deixar o volume do amp no mínimo, o problema continua. Posso deixar o volume do meu baixo no mínimo também, nada resolve. Ou seja, acredito que o preamp esteja clipando o sinal. Abri o control plate para ver se há algum trimpot ou algo do tipo que eu possa usar para diminuir o ganho do preamp, mas é aquela caixinha preta sem nada exposto além dos terminais onde vão os fios.

Queria fazer um teste colocando 2 baterias de 9V em série totalizando 18V para alimentar o circuito ativo, mas tenho receio de causar danos ao circuito - que não vou trocar - original do baixo. Alguém já fez o mesmo experimento e saberia me dizer se funciona e, mais importante, se pode acabar fritando o circuito? Há alguma outra solução sem mexer na parte elétrica do baixo?

Grato, Lucas.

lucasrdrgs
Membro

Mensagens : 7
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

18V no TBM5 (circuito ativo 9V) Empty Re: 18V no TBM5 (circuito ativo 9V)

Mensagem por fheliojr Seg Set 06, 2021 7:59 pm

lucasrdrgs escreveu:...Sempre que eu toco na corda B - que eu deixo em A desde que o baixo chegou...

Bem-vindo, Lucas Skywalker!
Quando vc toca a B sem este drop em A acontece a mesma coisa? Vc já o testou com outra bateria, tb?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

18V no TBM5 (circuito ativo 9V) Empty Re: 18V no TBM5 (circuito ativo 9V)

Mensagem por lucasrdrgs Seg Set 06, 2021 8:03 pm

Mesmo com a corda afinada em si acontece isso. Testei com outras baterias sim, inclusive uma novinha. Diminuir a altura do captador também não resolveu.

lucasrdrgs
Membro

Mensagens : 7
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

18V no TBM5 (circuito ativo 9V) Empty Re: 18V no TBM5 (circuito ativo 9V)

Mensagem por allexcosta Seg Set 06, 2021 8:48 pm

Só pra eu entender... Problema começou depois que foi pra o luthier? Não é o caso de conversar com ele?

A maioria dos circuitos ativos de baixo suporta 18V, mas não se pode dizer com certeza, ainda mais se falando de um circuito genérico.

Muitas vezes só abaixar o captador melhora ou resolve.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

18V no TBM5 (circuito ativo 9V) Empty Re: 18V no TBM5 (circuito ativo 9V)

Mensagem por lucasrdrgs Seg Set 06, 2021 8:51 pm

allexcosta escreveu:Só pra eu entender... Problema começou depois que foi pra o luthier? Não é o caso de conversar com ele?

A maioria dos circuitos ativos de baixo suporta 18V, mas não se pode dizer com certeza, ainda mais se falando de um circuito genérico.

Muitas vezes só abaixar o captador melhora ou resolve.

Vou entrar em contato com ele amanhã. Isso sempre acontece quando troco cordas, especialmente quando coloco EB. O captador já está o mais baixo que os parafusos permitem, o que não é ideal pra mim. Há algum jeito de testar os 18V? Se eu jogar de pouco em pouco até bater os 18, haveria algum indicador de que o circuito não está aguentando mais?

O barato saiu caro Razz

Edit: respondendo sua pergunta, o problema passou a acontecer quando as cordas foram trocadas. Meu luthier fez essa parte.

lucasrdrgs
Membro

Mensagens : 7
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

18V no TBM5 (circuito ativo 9V) Empty Re: 18V no TBM5 (circuito ativo 9V)

Mensagem por allexcosta Seg Set 06, 2021 8:56 pm

lucasrdrgs escreveu:Isso sempre acontece quando troco cordas, especialmente quando coloco EB.

Aí depois melhora? scratch affraid

Quando a gente acha que já viu de tudo... Laughing

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

18V no TBM5 (circuito ativo 9V) Empty Re: 18V no TBM5 (circuito ativo 9V)

Mensagem por lucasrdrgs Seg Set 06, 2021 8:58 pm

allexcosta escreveu:
lucasrdrgs escreveu:Isso sempre acontece quando troco cordas, especialmente quando coloco EB.

Aí depois melhora? scratch affraid

Quando a gente acha que já viu de tudo... Laughing

Não, não melhora. Só quando abaixo o captador (isso em outros baixos). Cordas diferentes, outputs diferentes eu acho. Só nesse TBM5 que nada tá adiantando Sad

lucasrdrgs
Membro

Mensagens : 7
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

18V no TBM5 (circuito ativo 9V) Empty Re: 18V no TBM5 (circuito ativo 9V)

Mensagem por patriciofernandes Seg Set 06, 2021 10:03 pm

Esse problema era recorrente nesses modelos. A galera costumava ligar o captador em paralelo e isso resolvia.
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

18V no TBM5 (circuito ativo 9V) Empty Re: 18V no TBM5 (circuito ativo 9V)

Mensagem por Gabriel_cwb Ter Set 07, 2021 2:02 am

patriciofernandes escreveu:Esse problema era recorrente nesses modelos. A galera costumava ligar o captador em paralelo e isso resolvia.

Já tive um TBM, e sofri pacas com o pré dele, até resolver jogar o pré pela janela (mentira, está aqui em casa guardado).

Primeira alternativa é ligar o cap em paralelo, eles vem em serie. É bem fácil, o TBM vem com uma peça que encaixa os fios do captador, não precisa soldar, só mudar a ligação nessa borne de encaixe dos fios.

Segundo, isso também acontecia no meu pré, e a questão é que vc não pode colocar knob de volume deste pré no máximo como se fosse um circuito passivo, vc tem que diminuir o knob de volume até parar de distorcer. Esse pré não tem um trimpot para regular o ganho, então tem que ser assim.

Terceiro, se nada funcionar, taca fogo nesse pré e compra outro.

Tenta ai.
Gabriel_cwb
Gabriel_cwb
Membro

Mensagens : 456
Localização : Curitiba - PR

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

18V no TBM5 (circuito ativo 9V) Empty Re: 18V no TBM5 (circuito ativo 9V)

Mensagem por Christian Ter Set 07, 2021 9:17 am

Ou tenta investir em outro pré
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

18V no TBM5 (circuito ativo 9V) Empty Re: 18V no TBM5 (circuito ativo 9V)

Mensagem por lucasrdrgs Ter Set 07, 2021 11:59 am

Gabriel_cwb escreveu:
patriciofernandes escreveu:Esse problema era recorrente nesses modelos. A galera costumava ligar o captador em paralelo e isso resolvia.

Já tive um TBM, e sofri pacas com o pré dele, até resolver jogar o pré pela janela (mentira, está aqui em casa guardado).

Primeira alternativa é ligar o cap em paralelo, eles vem em serie. É bem fácil, o TBM vem com uma peça que encaixa os fios do captador, não precisa soldar, só mudar a ligação nessa borne de encaixe dos fios.

Segundo, isso também acontecia no meu pré, e a questão é que vc não pode colocar knob de volume deste pré no máximo como se fosse um circuito passivo, vc tem que diminuir o knob de volume até parar de distorcer. Esse pré não tem um trimpot para regular o ganho, então tem que ser assim.

Terceiro, se nada funcionar, taca fogo nesse pré e compra outro.

Tenta ai.

Muito interessante. Esse encaixe que vc diz é de baixo do escudo? Vou tentar isso sim, obrigado!

lucasrdrgs
Membro

Mensagens : 7
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

18V no TBM5 (circuito ativo 9V) Empty Re: 18V no TBM5 (circuito ativo 9V)

Mensagem por lucasrdrgs Ter Set 07, 2021 12:53 pm

Update: não tinha borne de encaixe. Tive que separar os fios vermelho e branco, e em seguida soldar o vermelho no amarelo e o branco no preto. Reduziu muito o meu problema, tenho que testar mais tarde. Já não tive mais clipping, apenas uma leve distorção que acredito ser por conta do amp, testei na pressa porque tenho um compromisso agora. Manterei-vos atualizados. Muito obrigado pela dica, Gabriel!

lucasrdrgs
Membro

Mensagens : 7
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

18V no TBM5 (circuito ativo 9V) Empty Re: 18V no TBM5 (circuito ativo 9V)

Mensagem por Gabriel_cwb Ter Set 07, 2021 2:50 pm

O meu na época veio com esse borne plástico de encaixe para mudar a ligação dos caps, mas se vc já soltou aí tá blz então.
Tenta fazer aquilo de não usar o knob de volume no máximo, ajusta até não distorcer.
Gabriel_cwb
Gabriel_cwb
Membro

Mensagens : 456
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

18V no TBM5 (circuito ativo 9V) Empty Re: 18V no TBM5 (circuito ativo 9V)

Mensagem por lucasrdrgs Ter Set 07, 2021 3:37 pm

Agora sim! Meu problema foi resolvido com a dica do Gabriel. Muito obrigado a todos!

lucasrdrgs
Membro

Mensagens : 7
Localização : São Paulo

Fernando Zadá, Gabriel_cwb e Adame gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

18V no TBM5 (circuito ativo 9V) Empty Re: 18V no TBM5 (circuito ativo 9V)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos