Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Captadores fazendo ruído (Dúvida)

+2
allexcosta
LIAL
6 participantes

Ir para baixo

Captadores fazendo ruído (Dúvida) Empty Captadores fazendo ruído (Dúvida)

Mensagem por LIAL Seg Fev 28, 2022 11:02 pm

Olá meus amigos!

Meu contrabaixo foi para manutenção, refiz todo o sistema elétrico, troquei todos os potenciômetros, jack, fios, foi blindado e regulado. Mas, ele já foi com esse problema para manutenção e esperava que ao fazer tudo isso no bass ele não voltasse assim.

PROBLEMA: Ao usar o instrumento com todos os potenciômetros no 100% o bass fica caladinho, só o som das cordas, mas ao colocar qualquer um dos potenciômetros a baixo de 80% ele aumenta o ruído, não é muito, mas ele sai do estado silencioso e fica barulhento. EX: Estou tirando um som que precisei zerar o captador do braço, se eu não lembrar de subir novamente o captador ao acabar a música o baixo fica falando sozinho.

O Luthier informou que deve ser alguma interferência nos captadores mas não queria investir grana em algo que não tenho certeza, gosto do som deles e só vou fazer isso em ultimo caso.

Alguém já passou por isso?

MODELO: o bom e velho Jazz Bass.
LIAL
LIAL
Membro

Mensagens : 6
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores fazendo ruído (Dúvida) Empty Re: Captadores fazendo ruído (Dúvida)

Mensagem por allexcosta Ter Mar 01, 2022 9:38 am

LIAL escreveu:O Luthier informou que deve ser alguma interferência nos captadores

A palavra "interferência" em áudio é o equivalente a virose em medicina, ou seja, o profissional usa quando não tem a mínima idéia do que tá acontecendo. Diferença é que a virose resolve em até 10 dias.

É obrigação de um luthier que faz tal tipo de serviço diagnosticar corretamente o problema, mesmo que parte do diagnóstico seja condenar algo.

Lembrando que captação single-coil terá ruído quando os captadores não estiverem em mesmo nível, mas o que você descreve é um pouco diferente, já que o knob de tone também gera ruído.

O baixo já tinha esse problema? Foi pra manutenção por causa disso?

Imagino alguma ligação equivocada ou problema de aterramento/blindagem. O ruído de single coil sempre existirá, mas deverá ser minimizado por uma instalação correta.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

patriciofernandes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores fazendo ruído (Dúvida) Empty Re: Captadores fazendo ruído (Dúvida)

Mensagem por LIAL Ter Mar 01, 2022 1:02 pm

allexcosta escreveu:
LIAL escreveu:O Luthier informou que deve ser alguma interferência nos captadores

A palavra "interferência" em áudio é o equivalente a virose em medicina, ou seja, o profissional usa quando não tem a mínima idéia do que tá acontecendo. Diferença é que a virose resolve em até 10 dias.

É obrigação de um luthier que faz tal tipo de serviço diagnosticar corretamente o problema, mesmo que parte do diagnóstico seja condenar algo.

Lembrando que captação single-coil terá ruído quando os captadores não estiverem em mesmo nível, mas o que você descreve é um pouco diferente, já que o knob de tone também gera ruído.

O baixo já tinha esse problema? Foi pra manutenção por causa disso?

Imagino alguma ligação equivocada ou problema de aterramento/blindagem. O ruído de single coil sempre existirá, mas deverá ser minimizado por uma instalação correta.

Olá meu amigo!

"O baixo já tinha esse problema? Foi pra manutenção por causa disso?"

Ele já tinha esse problema só que bem mais evidente, ao realizar a blindagem, trocas de potenciômetros e jack ele digamos, reduziu o ruído, mas não zerou. As demais coisa eram altura de cordas, braços essas coisas.

"Imagino alguma ligação equivocada ou problema de aterramento/blindagem. O ruído de single coil sempre existirá, mas deverá ser minimizado por uma instalação correta."

Eu vou levar ele em outro profissional que conheço para um segunda opinião.

Muito obrigado pela seu ponto de vista!
LIAL
LIAL
Membro

Mensagens : 6
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores fazendo ruído (Dúvida) Empty Re: Captadores fazendo ruído (Dúvida)

Mensagem por allexcosta Ter Mar 01, 2022 1:13 pm

LIAL escreveu:Eu vou levar ele em outro profissional que conheço para um segunda opinião.

Melhor coisa.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores fazendo ruído (Dúvida) Empty Re: Captadores fazendo ruído (Dúvida)

Mensagem por Cádio Ter Mar 22, 2022 1:00 am

Estou enfrentando um problema parecido em LTD D-5 com soapbars.

Os caps são originais de fábrica, são chineses assim como o preamp. Sempre teve um HUM qdo não encostava nas cordas mas qdo encostava, silêncio.
Um belo dia começou a apresentar um zunido mesmo tocando, bem mais forte e oscilante. Além disso começava sem motivo, durava o tempo que quisesse e do nada parava. Fui por eliminação pra evitar gastos mas não teve jeito. Verifiquei todos os cabos, tomadas, com pedal, sem pedal, na interface, no amp, troquei Jack, não resolveu, mandei blindar, diminui mas está lá o ruído, o luthier disse que poderia ser o preamp ou captador. Muito bem, tentei o preamp, coloquei um circuito com preamp Bartolini, não resolveu. Só pode ser a captador agora. Prejuízo porque ultimamente não consigo achar um luthier que dê alguma certeza. Ninguém quer se comprometer.
Cádio
Cádio
Membro

Mensagens : 112
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores fazendo ruído (Dúvida) Empty Re: Captadores fazendo ruído (Dúvida)

Mensagem por patriciofernandes Ter Mar 22, 2022 2:43 am

Se voce eliminou todas as possibilidades, inclusive o preamp, menos os captadores, acho que voce já tem sua resposta...
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores fazendo ruído (Dúvida) Empty Re: Captadores fazendo ruído (Dúvida)

Mensagem por brunoaguiarbass Ter Mar 22, 2022 9:40 am

Então, uma situação muito comum que acontece comigo e que percebo todos os "sintomas" sitados acima é a seguinte: a baixo está 100% livre de ruídos, se testar o mesmo em uma pedal com bateria e com fone, pode mexer em potenciômetros, tirar a mão das cordas que não ouço nada que incomode. Agora quando liga em linha com amp, pedais e afins, aí a coisa muda. E o problema é que (pelo menos aqui na região) raramente se encontra uma tomada em que o aterramento tenha sido devidamente feito e conectado a tomada. Dai todos os "ruídos", são provenientes dos demais equipamentos, e principalmente da rede elétrica na qual eles foram conectados, e não necessariamente do baixo em si.
brunoaguiarbass
brunoaguiarbass
Membro

Mensagens : 126
Localização : Cataguases - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores fazendo ruído (Dúvida) Empty Re: Captadores fazendo ruído (Dúvida)

Mensagem por patriciofernandes Ter Mar 22, 2022 3:26 pm

Não quer dizer que o seu baixo não tenha um problema, pois eu duvido que isso aconteça com todos os baixos do mundo no mesmo lugar, ligados nos mesmos equipamentos. Logo, esse baixo sendo mais suscetivel a esses problemas, acaba se tornando uma parte dele (do problema)
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores fazendo ruído (Dúvida) Empty Re: Captadores fazendo ruído (Dúvida)

Mensagem por Artur Vini Dom Jan 22, 2023 5:37 am

LIAL escreveu:Olá meus amigos!

Meu contrabaixo foi para manutenção, refiz todo o sistema elétrico, troquei todos os potenciômetros, jack, fios, foi blindado e regulado. Mas, ele já foi com esse problema para manutenção e esperava que ao fazer tudo isso no bass ele não voltasse assim.

PROBLEMA: Ao usar o instrumento com todos os potenciômetros no 100% o bass fica caladinho, só o som das cordas, mas ao colocar qualquer um dos potenciômetros a baixo de 80% ele aumenta o ruído, não é muito, mas ele sai do estado silencioso e fica barulhento. EX: Estou tirando um som que precisei zerar o captador do braço, se eu não lembrar de subir novamente o captador ao acabar a música o baixo fica falando sozinho.

O Luthier informou que deve ser alguma interferência nos captadores mas não queria investir grana em algo que não tenho certeza, gosto do som deles e só vou fazer isso em ultimo caso.

Alguém já passou por isso?

MODELO: o bom e velho Jazz Bass.

Que marca é o baixo ?
Artur Vini
Artur Vini
Membro

Mensagens : 92
Localização : Sao Caetano do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores fazendo ruído (Dúvida) Empty Re: Captadores fazendo ruído (Dúvida)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos