Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Preamp pedal vs Circuito ativo

+8
pedrohenrique.astronauta
CSergio
filipeantunesbarros
JAZZigo
patriciofernandes
allexcosta
Christian
Matheus Cid Bass
12 participantes

Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por Matheus Cid Bass Seg maio 30, 2022 2:35 pm

Eu estava vendo uns vídeos sobre um tal Sadowsky. É um projeto que desenvolveram junto com Marcus Miller pra criar esse timbre pra ele. A questão é que, pelo que entendi, se é que não entendi errado, é que esse tal projeto é justamente o preamp ativo que tem no Fender Marcus Miller. É isso mesmo?

Sendo assim, é comum fazer isso mesmo? Tipo, pegar um projeto de um pedal de equalização e colocar o circuito dele num baixo? É assim que funciona?

Se eu comprar esse tal pedal Sadowsky é como se eu tivesse o próprio circuito do Fender Marcus Miller pra eu poder colocar em qualquer baixo? Se eu Pegar um Sire, por exemplo, e deixar ele no modo passivo e meter o pedal sadowsky vou ter o som parecido com o Fender Marcus Miller?

E com relação a isso, se realmente for o que eu pensei, baixo com circuito  ativo é um baixo passivo com um pedal imbutido?

Esses tipos de pedais, que não dão efeito, apenas funcionam como equalizadores, funcionam bem com baixos ativos ou a sua empregabilidade é melhor aproveitada em baixos passivos?

(Não estou falando de captadores ativos. Apenas baixos com captadores passivos mas com circuitos ativos)
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por Christian Seg maio 30, 2022 3:32 pm

cara se você comprar vai ter um pré com a as frequências que o fabricante junto do artista fabricou, pra tu ter o som do Miller vai precisar da mão dele, mas se você estudar a técnica dele e ter o set up que o mesmo usa, pode chegar proximo.
agora colocar pedal pré amp em um baixo ativo com outro pré complica pois esta processando muito o sinal, o ideal seria trocar o pre do Sire pelo Sadowsky, é melhor sempre ligar o pre em baixo passivo, ao meu ver se timbra mais fácil, mas não é regra, tem gente que liga em um musicman
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por Matheus Cid Bass Seg maio 30, 2022 3:36 pm

Christian escreveu:cara se você comprar vai  ter um pré com a as frequências que o fabricante junto do  artista fabricou, pra tu ter o som do Miller vai precisar da mão dele, mas se você estudar a técnica  dele e ter o set up que o mesmo usa, pode chegar proximo.
agora colocar pedal pré amp em um baixo ativo com outro pré complica pois  esta processando muito o sinal,  o ideal seria trocar o pre do Sire pelo Sadowsky, é melhor sempre ligar o pre  em baixo passivo, ao meu ver se timbra mais  fácil, mas não é regra, tem gente que liga  em um musicman

Então um baixo com circuito ativo é realmente um pedal de preamp embutido num baixo passivo?

E claro, não tem como eu tirar o mesmo som do Marcus Miller. Mas você sabe que estava me referindo às características sonoras de timbre do pré.
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por allexcosta Seg maio 30, 2022 4:24 pm

Matheus Cid Bass escreveu:Eu estava vendo uns vídeos sobre um tal Sadowsky. É um projeto que desenvolveram junto com Marcus Miller pra criar esse timbre pra ele. A questão é que, pelo que entendi, se é que não entendi errado, é que esse tal projeto é justamente o preamp ativo que tem no Fender Marcus Miller. É isso mesmo?

Não. Você entendeu errado.

Marcus queria ter mais controle do timbre quando entrava no estúdio, pois às vezes seu gosto não batia muito com o do técnico. Ao conversar com seu luthier à época, este sugeriu a instalação de um pré da Stars Guitars, que queimou alguns anos depois, sendo substituído por um bartolini TCT.

Nenhum desses prés foram desenvolvidos com ou para o Marcus Miller. Eram prés disponíveis no mercado.

O pré Fender dos MM sim, foi desenvolvido com participação do músico para seu baixo signature e é um modelo novo, com sonoridade supostamente baseada no pré que existia no baixo do artista, o TCT.

Matheus Cid Bass escreveu:Sendo assim, é comum fazer isso mesmo? Tipo, pegar um projeto de um pedal de equalização e colocar o circuito dele num baixo? É assim que funciona?

Um circuito existe independente de onde ele é instalado. Pode estar dentro de uma caixinha que fica no chão, num rack, dentro de um instrumento, etc... Isso não faz diferença.

Matheus Cid Bass escreveu:Se eu comprar esse tal pedal Sadowsky é como se eu tivesse o próprio circuito do Fender Marcus Miller pra eu poder colocar em qualquer baixo? Se eu Pegar um Sire, por exemplo, e deixar ele no modo passivo e meter o pedal sadowsky vou ter o som parecido com o Fender Marcus Miller?

O pré Sadowsky não é igual ao Fender, que não é igual ao TCT, que não é igual ao Stars... Dito isso, o pré é só uma pequena parte do som do Marcus Miller, que é formado principalmente por como ele toca, tipo de corda, tipo de captação e local dos captadores e coisas assim.

Matheus Cid Bass escreveu:E com relação a isso, se realmente for o que eu pensei, baixo com circuito  ativo é um baixo passivo com um pedal imbutido?

Não. O circuito ativo é que pode estar em qualquer lugar, dentro de uma caixa ou dentro de um baixo.

Matheus Cid Bass escreveu:Esses tipos de pedais, que não dão efeito, apenas funcionam como equalizadores, funcionam bem com baixos ativos ou a sua empregabilidade é melhor aproveitada em baixos passivos?

A superposição de prés é algo comum em áudio. Às vezes o resultado final é melhor, às vezes não é... Vai do som que você quer tirar e da interação de um pré com o outro, portanto não há resposta razoável pra sua pergunta além de "depende".

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Fernando Zadá, Vidigal, filipeantunesbarros, Matheus Cid Bass, patriciofernandes e Sandro Levi gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por Matheus Cid Bass Seg maio 30, 2022 5:07 pm

allexcosta escreveu:

Marcus queria ter mais controle do timbre quando entrava no estúdio, pois às vezes seu gosto não batia muito com o do técnico. Ao conversar com seu luthier à época, este sugeriu a instalação de um pré da Stars Guitars, que queimou alguns anos depois, sendo substituído por um bartolini TCT.

Nenhum desses prés foram desenvolvidos com ou para o Marcus Miller. Eram prés disponíveis no mercado.

O pré Fender dos MM sim, foi desenvolvido com participação do músico para seu baixo signature e é um modelo novo, com sonoridade supostamente baseada no pré que existia no baixo do artista, o TCT.


E qual deles é o tal do Sadowsky? O TCT?

Qual durou mais na mão dele?
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por allexcosta Seg maio 30, 2022 5:12 pm

Matheus Cid Bass escreveu:E qual deles é o tal do Sadowsky? O TCT?

Favor ler de novo.

Matheus Cid Bass escreveu:Qual durou mais na mão dele?

O Stars foi colocado em 1979 e queimou em 1983, quando foi colocado o TCT que está no baixo até hoje.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Matheus Cid Bass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por patriciofernandes Seg maio 30, 2022 8:42 pm

Caro Matheus, percebo que você anda confuso e buscando uma sonoridade próxima a do Miller (igual seria praticamente impossível, vale salientar). Sugiro que estude sobre preamp, captadores e pesquisasse aqui no forum sobre os temas que está procurando. Tenho certeza que vai encontrar muito conteúdo instrutivo para o que você busca.
No mais, sugiro que você venda seu Sire e compre um Fender Marcus Miller. Acho que é a melhor opçao pra seu caso...
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Matheus Cid Bass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por Matheus Cid Bass Sex Set 23, 2022 10:59 pm

patriciofernandes escreveu:Caro Matheus, percebo que você anda confuso e buscando uma sonoridade próxima a do Miller (igual seria praticamente impossível, vale salientar). Sugiro que estude sobre preamp, captadores e pesquisasse aqui no forum sobre os temas que está procurando. Tenho certeza que vai encontrar muito conteúdo instrutivo para o que você busca.
No mais, sugiro que você venda seu Sire e compre um Fender Marcus Miller. Acho que é a melhor opçao pra seu caso...

Faz um tempinho, mas eu só queria deixar claro de que não possuo um baixo Sire.

E não é minha pretensão ter um Fender Marcus Miller.
Muito menos "tirar" o mesmo som do próprio com o mesmo equipamento. Apenas tinha uma curiosidade acerca dos pedais e dos pré on board. Não sabia que era possível ter o resultado de um baixo ativo utilizando apenas um pré em forma de pedal. Nesse caso, a vantagem é poder deixar o baixo original, sem fazer furos e também "mesclar" outros equipamentos. (usar o pré em baixos diferentes ou vários prés em um baixo só.)

Olhando por esse ângulo, acho que prefiro este "estilo" de configuração de equipamento. Obrigado por me ajudarem.

E pra não deixar passar a oportunidade de perguntar, é meio difícil encontrar pedais com certas configurações específicas. Uma coisa que eu gostei demais do Sire foi o fato de que quando flat, é como se o baixo fosse totalmente passivo. Como se não houvesse pré. Só depois de alterar os potenciômetros é que se tem uma diferença, sendo o timbre original passivo do baixo como o ponta pé inicial para outras configurações. E também o pot paramétrico do médio. Aquele que escolhe qual frequência de médio você quer alterar.
Por acaso, vocês conhecem prés em forma de pedal que tenham essas características?
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por patriciofernandes Sáb Set 24, 2022 12:59 am

Aguilar Tone Hammer
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por JAZZigo Sáb Set 24, 2022 1:10 am

Matheus Cid Bass escreveu:Faz um tempinho, mas eu só queria deixar claro de que não possuo um baixo Sire.
Matheus Cid Bass escreveu:Uma coisa que eu gostei demais do Sire foi o fato de que quando flat, é como se o baixo fosse totalmente passivo. Como se não houvesse pré. Só depois de alterar os potenciômetros é que se tem uma diferença, sendo o timbre original passivo do baixo como o ponta pé inicial para outras configurações.
Primeiro diz que não tem, depois fala como se tivesse um. scratch

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por JAZZigo Sáb Set 24, 2022 1:21 am

Matheus Cid Bass escreveu:Por acaso, vocês conhecem prés em forma de pedal que tenham essas características?
up Pense grande!

Preamp pedal vs Circuito ativo  PQ_3_B
Preamp pedal vs Circuito ativo  DSC04029
Preamp pedal vs Circuito ativo  DSC04041
Preamp pedal vs Circuito ativo  DSC04031

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

filipeantunesbarros gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por Christian Sáb Set 24, 2022 7:56 am

Jazzigo chega de voadora nos peitos
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Bananoise gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por Matheus Cid Bass Sáb Set 24, 2022 10:13 am

Christian escreveu:Jazzigo chega de voadora nos peitos

Só patada de qualidade kkkk
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por filipeantunesbarros Sáb Set 24, 2022 1:01 pm

Matheus Cid Bass escreveu:
E pra não deixar passar a oportunidade de perguntar, é meio difícil encontrar pedais com certas configurações específicas. Uma coisa que eu gostei demais do Sire foi o fato de que quando flat, é como se o baixo fosse totalmente passivo. Como se não houvesse pré. Só depois de alterar os potenciômetros é que se tem uma diferença, sendo o timbre original passivo do baixo como o ponta pé inicial para outras configurações. E também o pot paramétrico do médio. Aquele que escolhe qual frequência de médio você quer alterar.
Por acaso, vocês conhecem prés em forma de pedal que tenham essas características?

É o que algumas pessoas chamam de "transparente", o que não necessariamente é uma qualidade ou defeito, depende do que vc quer/gosta.
Algumas pessoas tbm não acham o AGUILAR TONE HAMMER transparente (pra mim é hehehe, mas talvez seja uma alteração sutil demais pra eu perceber),
mas além dele o MXR M81 BASS PREAMP tbm se encaixa nesse perfil (além de ser mais barato que o TH)

Eu tbm prefiro pedais a preamps onboard
filipeantunesbarros
filipeantunesbarros
Membro

Mensagens : 265
Localização : Águas Claras

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por CSergio Sáb Set 24, 2022 1:19 pm

filipeantunesbarros escreveu:
Eu tbm prefiro pedais a preamps onboard

Já pensei nisso também: "se eu não gosto do timbre que sai do baixo, não é mais fácil corrigir com um pedal?".
Como um preamp ou equalizador, drive, etc.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4109
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Set 26, 2022 12:10 pm

Eu, repito, eu acredito que para alguns usuários o excesso de parâmetros, knobs, funcionalidades pode mais atrapalhar do que ajudar. Já fui em gigs que o indivíduo tinha um Fender Jaguar e o usava no modo ativo. Somou com Tone Hammer que somou com mesa que somou com mal gosto. O resultado foi um som horrível. Determinados recursos é pra quem tem maturidade e sabe usar.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9105
Localização : Volta Redonda-RJ

filipeantunesbarros gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por allexcosta Seg Set 26, 2022 1:02 pm

CSergio escreveu:Já pensei nisso também: "se eu não gosto do timbre que sai do baixo, não é mais fácil corrigir com um pedal?".
Como um preamp ou equalizador, drive, etc.

Como funciona esse raciocínio?

O pedal só é "pedal" porque se pisa nele. O circuito que existe dentro dele pode existir num rack, dentro do baixo, montado como aranha solto numa mesa, etc...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por CSergio Seg Set 26, 2022 2:23 pm

Meu raciocínio é:

a) o timbre do baixo, com seu knob de tone, não varia tanto como num pedal

b) o circuito pré amp, demanda serviço pra instalar no baixo, podes não gostar do som que sai dele

c) o pedal, plugou, ajustou e pronto (ok podes não gostar do timbre também, mas tem mais possibilidades de ajuste)
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4109
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por allexcosta Seg Set 26, 2022 2:36 pm

CSergio escreveu:a) o timbre do baixo, com seu knob de tone, não varia tanto como num pedal

Não estamos falando disso.

CSergio escreveu:b) o circuito pré amp, demanda serviço pra instalar no baixo, podes não gostar do som que sai dele

Imagina-se que você vá instalar no baixo um circuito que conheça. Mas sim, é mais trabalhoso que ligar ou desligar um pré externo, seja em pedal ou não. Em compensação, um pré externo (pedal ou não), não tem knobs junto das cordas quando você está tocando. Aliás, esse é o único motivo de existirem prés onboard.

CSergio escreveu:c) o pedal, plugou, ajustou e pronto (ok podes não gostar do timbre também, mas tem mais possibilidades de ajuste)

Um pedal de pre normalmente tem os mesmos ajustes que um onboard.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

CSergio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por Bananoise Seg Set 26, 2022 5:47 pm

JAZZigo escreveu:
Matheus Cid Bass escreveu:Por acaso, vocês conhecem prés em forma de pedal que tenham essas características?
up  Pense grande!

Preamp pedal vs Circuito ativo  PQ_3_B

Esse aqui deve ser impossível de achar né!?
Maluco
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 715
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por patriciofernandes Seg Set 26, 2022 10:15 pm

Esse é mosca branca ^
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por Antunesbass Ter Set 27, 2022 6:58 am

É tão simples. É só colar os pedais em uma calça. Nas duas pernas. Kkkk aí vai ter todos os pedais a disposição em uma dobrada de joelho.

Uma dúvida : como foi que os guitarristas resolveram esse debate sobre isso? Eles são tão felizes com a maletinha de pedais deles.
Talvez pq os pedais de efeito que eles usam seja diferente dos nossos pedais de pré...
Antunesbass
Antunesbass
Membro

Mensagens : 52
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por Matheus Cid Bass Ter Set 27, 2022 8:48 am

Antunesbass escreveu:É tão simples. É só colar os pedais em uma calça. Nas duas pernas. Kkkk aí vai ter todos os pedais a disposição em uma dobrada de joelho.

Uma dúvida :  como foi que os guitarristas resolveram esse debate sobre isso? Eles são tão felizes com a maletinha de pedais deles.
Talvez pq os pedais de efeito que eles usam seja diferente dos nossos pedais de pré...  

Kkkkk que ideia genie, heim.

Mas por falar nisso, eu nunca vi uma guitarra ativa. Eu sei que tem guitarras com captador ativo. Mas com pré, eu nunca ouvi falar.
Imagina uma guitarra já com distorção... Com chavinha pra ligar/desligar o efeito.
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por allexcosta Ter Set 27, 2022 8:58 am

Antunesbass escreveu:Uma dúvida :  como foi que os guitarristas resolveram esse debate sobre isso? Eles são tão felizes com a maletinha de pedais deles.
Talvez pq os pedais de efeito que eles usam seja diferente dos nossos pedais de pré...  

Ninguém liga pra palhaçada de guitarrista, um timbre alto, depois um que ninguém ouve, um cheio de ruído, etc...

Baixo é outra coisa. Se você varia de volume porque pisou numa caixa mágica o técnico lima 6db do seu baixo na frente e você vai passar a noite fazendo papel de otário.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

patriciofernandes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por Antunesbass Ter Set 27, 2022 9:31 am

Guitarristas sempre foram privilegiados... Agora eu entendo. Sim sim. Agora eu entendo toda a verdade.

Mesmo com todo o trabalho que o Jaco Pastorius teve para pôr o baixo em relevância... Miller, Wooten, Clark, etc... O baixo ainda é visto só como instrumento de apoio.. Ele não pode se sobressair aos outros. Principalmente à guitarra... Entendo.


Última edição por allexcosta em Ter Set 27, 2022 10:27 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Trecho chulo)
Antunesbass
Antunesbass
Membro

Mensagens : 52
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por CSergio Ter Set 27, 2022 10:09 am

allexcosta escreveu:
CSergio escreveu:b) o circuito pré amp, demanda serviço pra instalar no baixo, podes não gostar do som que sai dele

Imagina-se que você vá instalar no baixo um circuito que conheça. Mas sim, é mais trabalhoso que ligar ou desligar um pré externo, seja em pedal ou não. Em compensação, um pré externo (pedal ou não), não tem knobs junto das cordas quando você está tocando. Aliás, esse é o único motivo de existirem prés onboard.

CSergio escreveu:c) o pedal, plugou, ajustou e pronto (ok podes não gostar do timbre também, mas tem mais possibilidades de ajuste)

Um pedal de pre normalmente tem os mesmos ajustes que um onboard.

Achava que pedais tivessem efeitos mais abrangentes, mais presentes que pré onboard.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4109
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por CSergio Ter Set 27, 2022 10:13 am

Bananoise escreveu:
JAZZigo escreveu:
Matheus Cid Bass escreveu:Por acaso, vocês conhecem prés em forma de pedal que tenham essas características?
up  Pense grande!

PQ_3_B.jpg

Esse aqui deve ser impossível de achar né!?
Maluco

eBay tem alguns anúncios desse.

Tempos atrás eu estava lendo sobre o Epiphone EB0 escala curta, alguns donos e ex-donos reclamavam que era difícil timbrar ele.
Um comentou que conseguiu atingir o timbre que queria com esse tipo de equalizador paramétrico.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4109
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por allexcosta Ter Set 27, 2022 10:27 am

Antunesbass escreveu:Guitarristas sempre foram privilegiados... Agora eu entendo. Sim sim. Agora eu entendo toda a verdade.

Mesmo com todo o trabalho que o Jaco Pastorius teve para pôr o baixo em relevância... Miller, Wooten, Clark, etc... O baixo ainda é visto só como instrumento de apoio.. Ele não pode se sobressair aos outros. Principalmente à guitarra... Entendo.

Ao contrário.

Na música em geral o baixo é muito mais relevante que a guitarra.
Esse "papel secundário" que você cita existe dentro do ambiente do rock, que é um estilo musical entre tantos outros.

Há inclusive vários estilos musicais onde o baixo se destaca e onde normalmente nem existe guitarra. Cito aqui vários estilos latinos, como a salsa, o merengue, plena, son, timba... No próprio disco a guitarra não tem protagonismo...

Já estilo sem baixo é bastante raro...

O tripé tradicional de uma banda é batera, baixo e voz... O resto vem como adorno e penduricalho.

Há inclusive um estudo científico de 2017 demonstrando porque o baixo é o instrumento mais importante da banda:

https://www.nme.com/news/music/new-scientific-study-reveals-important-member-every-band-1994791

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por JAZZigo Ter Set 27, 2022 11:08 am

CSergio escreveu:
Bananoise escreveu:
JAZZigo escreveu:
Matheus Cid Bass escreveu:Por acaso, vocês conhecem prés em forma de pedal que tenham essas características?
up  Pense grande!

PQ_3_B.jpg

Esse aqui deve ser impossível de achar né!?
Maluco

eBay tem alguns anúncios desse.

Tempos atrás eu estava lendo sobre o Epiphone EB0 escala curta, alguns donos e ex-donos reclamavam que era difícil timbrar ele.
Um comentou que conseguiu atingir o timbre que queria com esse tipo de equalizador paramétrico.
Isso mesmo. É possível encontrá-lo no eBay, no Reverb etc.

O PQ-3B, na verdade, é um equalizador semiparamétrico de 3 bandas, já que não possui controles do parâmetro "Q" (largura da banda). Equalizadores paramétricos realmente não são fáceis de lidar na primeira vez, mas, depois que a gente pega as manhas, são ótimas ferramentas, excelentes preamps.

Torço para que a Boss relance sua série marronzinha um dia...

Preamp pedal vs Circuito ativo  Boss_marrom

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Bananoise gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por fheliojr Ter Set 27, 2022 11:36 pm

Eu tenho o WMD que o Jazz postou acima (e por recomendação dele) e gosto bastante daquele pedal... é um canivete suiço.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

JAZZigo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por Bananoise Qua Set 28, 2022 4:50 pm

JAZZigo escreveu:Torço para que a Boss relance sua série marronzinha um dia...
Eu também, e torço para ter dinheiro USAUHSUAHUSAHUSHAUSHAUHSUAHSA

Pelo menos eu tenho o chorus e o flanger kkkk
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 715
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por joemesquita Seg Out 17, 2022 2:23 pm

allexcosta escreveu:O tripé tradicional de uma banda é batera, baixo e voz... O resto vem como adorno e penduricalho.

No site Moises Ai, que uso para separar as faixas de áudio de uma música, geralmente é separado voz, baixo, bateria/percussão, e a guitarra sai em uma faixa junto com teclado e qualquer outra porcaria que tiver na música, em uma faixa chamada "other" se não me engano kkkkk point

____________________________
Djéiz Bêis Cool
joemesquita
joemesquita
Membro

Mensagens : 268
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp pedal vs Circuito ativo  Empty Re: Preamp pedal vs Circuito ativo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos