Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

+36
NandoRondelli
Henrique Alencar
wellrod
Elton Basílio
Ricardo
Lucas Bello
malka_aff
AntaoBassman
drews
kaey
Carlosrzz
ISM
(((Dubassman)))
Schafe
tiodu
DenisLM
Bhernardo
supersadia
Guilherme Lizardo
Mauricio Luiz Bertola
LuCaSbass
Maurício_Expressão
lcalazans
basslave
Daniel
Edu Fettermann
webercar
Fernando Zadá
bodhan
leandrosf89
André Souza
RFFanBR
Amagomes
Cantão
CG
Ivanov_br
40 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! - Página 2 Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por wellrod Ter Dez 28, 2010 11:08 am

Gosto muito quando o baixo se integra à música de tal forma que a sua beleza é natural... não precisa muito de solos complicados, virutosos... as vezes um silêncio que ele faça é o CHARME todo da música...

é o mesmo princípio dos Corais... eles só passam a existir quando todas as vozes passam a ser ouvidas como uma só... enquanto se ouvem vozes distintas, não se dá a verdadeira beleza do canto coral...

na música é a mesma coisa... o papel de cada instrumento, a beleza de cada timbre tem que ser uma perfeita combinação...

e talvez o Victor ultrapasse essa combinação destacando o baixo na música de uma forma de que os outros instrumentos passem a não ter tanta "importância"... sinto o mesmo com outros virtuosos... Steve Vai, Satriani, Victor Biglione...

De forma nenhuma desmerecendo a importancia deles na história musical... são importantíssimos...
mas em termos de conjunto, de harmonia, seria melhor que eles ligassem um sampler e saissem tocando num karaokê... eu vejo a mesma coisa... a música se torna algo tão inatingível que vc perde o gosto de ouvir...

é claro que para melhorar a técnica eles são indispensáveis... mas sei lá... eu prefiro que os instrumentos façam parte de um TODO com seus devidos momentos de destaque... sem os exageros que o virtuosismo desenfreado pode causar...

um que eu gosto muito e que pra mim é um virtuoso incomparável é o Eric Johnson... naquela música classica dele a Manhatan... aquela é uma música chiclete pra mim... eu entro num loop... não consigo parar de ouvir...

ouvir um Dire Straits... com sua guitarra tocada com as unhas... num existe nada mais agradável aos ouvidos... parece até um cotonete tirando aquela cera e dando aquele alíiiiiiivio... ahuahuaha
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! - Página 2 Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por NandoRondelli Ter Dez 28, 2010 11:47 am

Henrique Alencar escreveu:
O lance de fritar é muito subjetivo, pois as vezes a mente de quem tá tocando funciona bem mais acelerada do que a nossa que estamos escutando aí podemos falar que o cara ta fritando mas na verdade ele tá colocando o que tá na cabeça dele pra fora e tem noção exata de cada nota que produz. .

Provavelmente eu iria usar umas 30 linhas pra dizer a mesma coisa. Perfeito. up

Eu estava pensando nisso durante essa madrugada, ouvindo uns solos do Kiko Loureiro... é rápido, bem rápido, mas não é fritação. É bem pensado, construído, harmônico...

O que importa é se adaptar a cada contexto e, acima disso, expressar aquilo que você quer com a música.
NandoRondelli
NandoRondelli
Membro

Mensagens : 204
Localização : São Paulo

http://devaneionu.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! - Página 2 Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por everton_cn Sex Dez 31, 2010 9:17 pm

Venho buscando isso há uns meses !!!

Estudei e toquei muito jazz e música brasileira nos ultimos anos .... me envolvi muito com técnica e harmonia e agora me sinto "preso" a isso !!!
Hoje (há um ano) toco musica pop na igreja , sou da tv Canção Nova .... e lá me deparei com a musicalidade , e por isso me sinto "preso" a técnica e a harmonia !!!

Estou numa busca enorme pela musicalidade aflorada .... tenho a nitida impressão de que "tocava mais bonito antes" ... apesar de saber mais agora !
Gostei muito deste tópico ... muito mesmo !!

Agente poderia começar aki uma pesquisa e/ou um tipo de estudo pra buscar essa musicalidade , conversar melhor sobre o DVD o Wooten por exemplo !! seria um bom começo .. eu acho !!
Esse papo tem muitos caminhos com certeza .... espero que dê muito o que falar mesmo !!
everton_cn
everton_cn
Membro

Mensagens : 121
Localização : Cachoeira Paulista

http://www.myspace.com/evertonoliveira

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! - Página 2 Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Henrique Alencar Sáb Jan 01, 2011 9:44 pm

everton_cn
Acho que um dos motivos por você achar que tocava melhor antes pode ser o seu senso crítico que aumentou agora também, quando estudamos e começamos a ouvir músicos incríveis não é qualquer coisa que convence nossos ouvidos, o legal é gravar e ouvir para ver como é que tá.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! - Página 2 Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Jan 01, 2011 9:53 pm

Lucas Bello escreveu:Victor Wooten toca demais. Não sei porque o pessoal malhou tanto ele aqui.
Eu não li isso em lugar nenhum....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! - Página 2 Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por AL Qua Jan 05, 2011 10:39 pm

Bem...ainda sou novo nesta questão dos graves...creio que eu não fui o primeiro nem serei o ultimo a migrar da guitarra para o baixo...
Hoje eu confesso que me sinto muito mais avontade no baixo doque me sentia na guitarra...Eu sempre achei que não importa o instrumento, mas que a questão é como vc irá usa-lo para transmitir a sua mensagem...Eu sempre achei que na musica essa é a principal questão...Como tudo na vida, não é oq vc fala mas da maneira oq vc fala...cada um vai contar a sua historia no instrumento da maneira que achar melhor...Eu sempre procurei seguir por um linha que me levasse a fazer com que a minha música fisesse parte de um contexto...onde houvesse um diálogo e não um monólogo.
Mas é muito interessante ler um tópico como este, pois eu acabou meio que voltando e caindo em um ponto onde eu, por volta e meia, acabo saindo...não porque eu quero..mas por força das circunstancias...É legal saber que há pessoas que, de certa forma, tem o mesmo pensamento que a gente...E a cada vez que consigo tempo para entrar aqui e ler os relatos de cada um e trocar ideias, ler boas histórias e pensamentos iguais a desse post eu me sinto progredindo na minha musicalidade de uma forma incrível.
AL
AL
Membro

Mensagens : 33
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! - Página 2 Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Danrasta Ter Mar 01, 2011 6:24 pm

Realmente tem baixista que acha que contra baixo é metralhadora, ou espremedor de laranjas...tocar rápido e com técnica é importante, mas o mais importante é saber o real papel deste instrumento técnicamente, ótimo post...
Danrasta
Danrasta
Membro

Mensagens : 19
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! - Página 2 Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por claudiomachadosp Dom Mar 20, 2011 8:21 am

Estou atrasado nesse tópico. Mais vou dar o meu pitaco.Eu acho que tocar muitas notas quando se deve conduzir e que como as pessoas que falam muito... Quando dizem algo que presta ninguém agüenta mais ouvir a voz dela.
Mais tem o outro lado... Tem situações que exigem que vc teque muitas notas e aí vc tem que ser um tagarela musical... O ideal e saber se situar nas ,saber quando e hora do que e estar preparado... Mais mesmo assim gosto e gosto.

____________________________
Cláudio Machado.
claudiomachadosp
claudiomachadosp
Membro

Mensagens : 34
Localização : São Paulo

http://www.claudiomachado.com

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! - Página 2 Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Danrasta Dom Mar 20, 2011 6:19 pm

Técnica e bom senso e sensibilidade, apenas isto...............1 ou 10000 por segundo!!!!!!
Danrasta
Danrasta
Membro

Mensagens : 19
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! - Página 2 Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos