Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tornar-se Luthier

+15
galegonobaixo
Alencar
vcrz
Mayo Pamplona
CG
bodhan
Keep Rocking
NETOULTRA
Claudio
Rdg Bass
Cantão
Yngway
Diegobass
Fabio Motta
chaosMan
19 participantes

Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Tornar-se Luthier

Mensagem por chaosMan Qui Mar 10, 2011 1:32 am

Galera, de um tempo pra cá eu venho tendo este sonho de ter a Luthieria como segunda profissão (ou como hobby)... já não vejo o instrumento somente como músico, examino cada detalhe de construção e etc..

Gostaria muito de fazer algum tipo de curso nesta área, mas ai vem os problemas..
1° - Não encontro escolas que ensinam essa profissão aqui em curitiba, alguém sabe de alguma? Luthier que dá curso?

2° - Uma escola pode dar o ensino necessário pra que consiga fazer instrumentos? Algum Luthier que conheçam aprendeu em escola aqui no Brasil? Conheço gente que aprendeu fora do Brasil, mas aqui nunca conheci...

Bom, espero que possam me ajudar e desde já agradeço.

Obrigado.

PS.: Pensei em colocar na área de Luthieria, porem os temas lá são Construção, reparo e manutenção de instrumentos.. o que não é meu caso, mas mesmo assim se encaixar melhor lá o assunto, por favor fiquem a vontade para colocarem pra lá.


____________________________
"Se não gosta do jeito que dirijo, saia da calçada!"
.: piadasdojorge.blogspot.com :.
chaosMan
chaosMan
Membro

Mensagens : 347
Localização : Curitiba - PR

http://piadasdojorge.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por Fabio Motta Qui Mar 10, 2011 1:44 am

Também nunca vi uma escola de luthieria no Brasil...
Posso estar enganado, mas acho que o mais indicado seria fazer algum curso prossionalizante em marcenaria, pegar as manhas, adquirir as ferramentas e partir para a prática mesmo...talvez na base do "erro e acerto", pesquisando em fóruns específicos e quem sabe conseguir um estágio na área...

____________________________
You only live once!
Fabio Motta
Fabio Motta
Membro

Mensagens : 2003
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por Diegobass Qui Mar 10, 2011 1:55 am

conheço uma pessoa aqui na minha cidade que faz um curso de luthier em São Paulo, são 36 aulas, 1 por mês... se não me engano, com a passagem e com o valor da aula, ele paga cerca de 400 dinheiros por mês...
no dia da aula, geralmente um sábado ou domingo (depende do horário e a quantidade de pessoas, se não me engano são até 4 por aula), a aula começa às 9 da manhã e vai até as 4 da tarde, tendo intervalo de uma hora para almoço... o cara é muito bom, conversando com um amigo, que conhece essa pessoa que faz o curso, ele diz que o luthier (ainda não sei o nome, vou procurar saber) ensina desde conhecer os tipo de madeira, sia preparação, para que servem determinados tipos e sua aplicação, passando por construção, reparo a até mesmo fabricação de captadores e pedais...
Diegobass
Diegobass
Membro

Mensagens : 458
Localização : Três Rios - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por Yngway Qui Mar 10, 2011 2:03 am

http://www.luteria.ufpr.br/index.html

____________________________
"...e só os prés com timbre fiel entrarão no reino do groove. - (st.colela 33:3)"
Yngway
Yngway
Membro

Mensagens : 3571
Localização : Curitiba-PR

http://www.urlturismo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por Cantão Qui Mar 10, 2011 2:05 am

O Edmar Luigui dá um curso basico de Luthieria em São Paulo , mas acredito que fazendo aula com ele você vai descobrindo os macetes pra entrar nesse ramo , incluindo fabricação também...segue link

http://www.edmarluighi.com.br/site.html

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21707
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por Rdg Bass Qui Mar 10, 2011 3:16 am

aqui tem aulas

http://www.superguitarra.com.br/bh/escola.htm

____________________________
Rodrigo
Rdg Bass
Rdg Bass
Membro

Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por Claudio Qui Mar 10, 2011 7:45 am

A Tagima ministra cursos de Luthieria em São Paulo... não lembro mais o endereço do site, mas tem tudo lá explicando como funciona... você compra todo o material pra construir um instrumento, e ao final do curso sai com o instrumento pronto. Se não me engano o curso tem duração de 4 meses.

Aqui no Rio o Luthier Gravina também ministra cursos em seu atlier, ele segue duas linhas. Um curso só para regulagens e pequenos reparos e outro curso mais abrangente voltado para construção.

O Beluthier aqui do Rio tambem ministra cursos regulares com duração de 1 ano e meio, com aulas todos os dias... só acho a mensalidade um pouco salgada, mas parece que o curso é bom:
http://beluthier.blogspot.com/2009/02/curso-de-lutheria-no-rio-de-janeiro.html


____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por NETOULTRA Qui Mar 10, 2011 7:54 am

Cara a maioria dos Luthiers que eu conheço, começaram sendo aprendiz de um outro cara já experiente. Por mais que existam cursos, acredito que os verdadeiros macetes, sejam aprendido dentro de uma luthieria maior...

____________________________
Foi você que pediu...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por Keep Rocking Qui Mar 10, 2011 9:09 am

Se nã me engano o Guerra fez um curso de luthieria.

____________________________
Em busca do Grave perfeito...
Keep Rocking
Keep Rocking
Membro

Mensagens : 523
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por bodhan Qui Mar 10, 2011 9:29 am

Já conversou com o Tom Castelli aí em Curitiba? Quem sabe ele pode te dar alguma dica ...
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por chaosMan Qui Mar 10, 2011 10:07 am

Galera, valew pelas respostas ai... vou ver as possibilidades, mas acredito que seja muito dificil eu conseguir viajar sempre pra São Paulo pra fazer os cursos, por isso queria um aqui...

Ingway, este eu da federal eu tinha visto. O Rodrigo luthier da M&P me indicou e disse que é muito bom, porem é Federal neh, vou levar um bom tempo de estudo só pra passar na prova de entrada rsrsrsr... por isso queria um curso particular..

bodhan escreveu:Já conversou com o Tom Castelli aí em Curitiba? Quem sabe ele pode te dar alguma dica ...

^^ então, enviei email pra contato mas ele não responde rsrsr vou tentar de novo

valew ai povo

____________________________
"Se não gosta do jeito que dirijo, saia da calçada!"
.: piadasdojorge.blogspot.com :.
chaosMan
chaosMan
Membro

Mensagens : 347
Localização : Curitiba - PR

http://piadasdojorge.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por CG Qui Mar 10, 2011 10:07 am

O Benedetti dá aulas de Luthieria aqui na Vila Mariana...
http://www.bhluthieria.com/

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por bodhan Qui Mar 10, 2011 11:31 am

chaosMan escreveu:^^ então, enviei email pra contato mas ele não responde rsrsr vou tentar de novo

... eles demoram para responder e-mails, melhor telefonar!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por Mayo Pamplona Qui Mar 10, 2011 11:58 am

chaosMan escreveu:
1° - Não encontro escolas que ensinam essa profissão aqui em curitiba, alguém sabe de alguma? Luthier que dá curso?

2° - Uma escola pode dar o ensino necessário pra que consiga fazer instrumentos? Algum Luthier que conheçam aprendeu em escola aqui no Brasil? Conheço gente que aprendeu fora do Brasil, mas aqui nunca conheci...

Já escutei falarem muito bem do curso da UFPR. O currículo parece ser muito interessante, apesar de variado demais pra se aprofundar em cada assunto... mas pra isso não tem jeito, cobertor curto mesmo. Você que é de Curitiba está no lugar certo!

Sobre a escola dar o ensino necessário pra se fazer instrumentos... aposto que sim. Mas nunca vi ninguém saindo da escola sabendo fazer realmente bem alguma coisa. É a experiência real que vai te fazer um luthier.

____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Mayo Pamplona
Mayo Pamplona
Membro

Mensagens : 812
Localização : Rio de Janeiro

http://myspace.com/grupoaguaviva

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por chaosMan Qui Mar 10, 2011 1:19 pm

Mayo Pamplona escreveu:
Já escutei falarem muito bem do curso da UFPR. O currículo parece ser muito interessante, apesar de variado demais pra se aprofundar em cada assunto... mas pra isso não tem jeito, cobertor curto mesmo. Você que é de Curitiba está no lugar certo!

Sobre a escola dar o ensino necessário pra se fazer instrumentos... aposto que sim. Mas nunca vi ninguém saindo da escola sabendo fazer realmente bem alguma coisa. É a experiência real que vai te fazer um luthier.
Pois é, se não conseguir nenhum curso particular (que é meu interesse, pois assim posso pegar bem as "manhas" que uma faculdade não pode me ensinar) eu vou tentar a federal mesmo, mas pra isso vou ter que estudar bastante, são muitos anos já com estudo direcionado a área que atuo, que não cai no vestibular, então lembrar das coisas vai ser bem difícil

mas valew ai pela dica e se tiver mais informações pode passar ai...

Obrigado

____________________________
"Se não gosta do jeito que dirijo, saia da calçada!"
.: piadasdojorge.blogspot.com :.
chaosMan
chaosMan
Membro

Mensagens : 347
Localização : Curitiba - PR

http://piadasdojorge.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por Yngway Qui Mar 10, 2011 1:34 pm

Eu mesmo estou pensando em fazer o vestibular. Não pra trabalhar na área, mas por hobby mesmo. Só depende de como conseguirei administrar meu tempo esse ano.
De qualquer forma, acho que a maior preocupação do vestibular é não zerar. De acordo com o site são 30 vagas por ano. Não deve haver muita concorrência (espero).

____________________________
"...e só os prés com timbre fiel entrarão no reino do groove. - (st.colela 33:3)"
Yngway
Yngway
Membro

Mensagens : 3571
Localização : Curitiba-PR

http://www.urlturismo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por chaosMan Qui Mar 10, 2011 1:36 pm

Mandei um email pro coordenador do curso, pra saber sobre concorrência e outras informações, vou ver o que eles respondem e digo aqui

____________________________
"Se não gosta do jeito que dirijo, saia da calçada!"
.: piadasdojorge.blogspot.com :.
chaosMan
chaosMan
Membro

Mensagens : 347
Localização : Curitiba - PR

http://piadasdojorge.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por vcrz Qui Mar 10, 2011 1:37 pm

a concorrência é 2 por vaga... 27 vagas e tinha 60 e poucos inscritos... tem no site da UFPR.

tipo você tem que ser melhor que 1 pessoa... isso é meio fácil.

Eu até pensei em fazer o curso, mas é integral, ai não tem como, só se virar vigia noturno e estudar durante o dia hahahaha.


Eu estou bem tentando a fazer o intensivo da BH. Mandei uns emails para eles.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por Fabio Motta Qui Mar 10, 2011 2:14 pm

Integral é complicado hein...será que não seria só o primeiro período ou o segundo no máximo?

____________________________
You only live once!
Fabio Motta
Fabio Motta
Membro

Mensagens : 2003
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por chaosMan Qui Mar 10, 2011 2:16 pm

Integral é bem complicado...

____________________________
"Se não gosta do jeito que dirijo, saia da calçada!"
.: piadasdojorge.blogspot.com :.
chaosMan
chaosMan
Membro

Mensagens : 347
Localização : Curitiba - PR

http://piadasdojorge.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por vcrz Qui Mar 10, 2011 2:17 pm

com certeza vai ter dia de aula só de manhã, outro só a tarde. Mas a descrição do curso já diz integral. Então é melhor mudar de emprego ou juntar grana para viver durante 4 anos sem trampo ....
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por Fabio Motta Qui Mar 10, 2011 2:20 pm

Vcrz,

Que baixo é esse do seu avatar?


____________________________
You only live once!
Fabio Motta
Fabio Motta
Membro

Mensagens : 2003
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por vcrz Qui Mar 10, 2011 2:28 pm

^é um baixo que eu montei, corpo em swamp ash imitando o corpo do Warwick fortress flasback, braço em maple, ferragens gotoh e captação EMG 45HZ.

ótimo baixo pelo o que eu gastei... tenho ele a mais de 10 anos e aos poucos fui fazendo alterações. Agora só falta trocar a ponte que ainda é um made em algum lugar do mundo.

vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por Fabio Motta Qui Mar 10, 2011 2:34 pm

O visual dele é muito legal...bem diferente !!! up

____________________________
You only live once!
Fabio Motta
Fabio Motta
Membro

Mensagens : 2003
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por Alencar Qui Mar 10, 2011 2:34 pm

cara, pelo menos aqui em fortaleza, todos os luthiers que conheço aprenderam "na marra", lendo e tentando... pelo menos é o que eles contam..

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por galegonobaixo Qui Mar 10, 2011 3:55 pm

^ cara ano passado eu fui ver esse curso de luthieria na federal ai em curitiba...
Segundo o que o cidadão me disse é apenas um periodo, um ano de tarde, um ano de manhã e por assim vai...

A vantagem da universidade é que vc vai ter matérias que nunca teria com um luthier (química de verniz, arquitetura, desenho técnico, madeiras 1 e 2 se não me engano e entreoutras)

Em relação as "manhas", me desculpe, mas lá os caras são bons mesmo, todos os professores que eu falei (parte prática) são luthieres mesmo...

Seu eu morasse em curitiba saia correndo pra fazer o curso...
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por allexcosta Qui Mar 10, 2011 5:09 pm

Acho que dá pra fazer muita coisa com um curso básico de marcenaria e alguns livros da Stewmac e uns vídeos do Youtube...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por Mayo Pamplona Qui Mar 10, 2011 6:36 pm

allexcosta escreveu:Acho que dá pra fazer muita coisa com um curso básico de marcenaria e alguns livros da Stewmac e uns vídeos do Youtube...

Com certeza. No youtube se aprende a fazer TODOS os passos da construção de um violão. Provavelmente se encontra também tutorials completos sobre construção de contrabaixos, violinos e o que mais se quiser fazer. Tem plantas completas e videos detalhados sobre vários procedimentos. Dá pra aprender a ser luthier sozinho, mas as manhas que não se aprende em videos te fazem economizar e otimizar o trabalho.

____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Mayo Pamplona
Mayo Pamplona
Membro

Mensagens : 812
Localização : Rio de Janeiro

http://myspace.com/grupoaguaviva

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por Renan Catito Sex Mar 11, 2011 1:21 pm

Muito interessante esse curso de luthier da UFPR! Pesquisei e descobri que é o primeiro curso superior de luteria do Brasil, não sei se já existem outros.
Renan Catito
Renan Catito
Membro

Mensagens : 443
Localização : Rio do Sul/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por Mayo Pamplona Sex Mar 11, 2011 1:45 pm

No Conservatório de Tatuí existe um curso também muito bem falado, especializado na construção de instrumentos de arco. No entanto, não sei se é considerado curso superior.

http://www.conservatoriodetatui.org.br/cursos.php?id=14

____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Mayo Pamplona
Mayo Pamplona
Membro

Mensagens : 812
Localização : Rio de Janeiro

http://myspace.com/grupoaguaviva

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Mar 11, 2011 5:32 pm

Bem; tirando os cursos modulares, como o da BH de Sampa e do Beluthier aqui do RJ (este voltado para acústico), e o da Escola de Luthiería do Amazonas (também voltado para instrumentos acústicos), só existe o da UFPR (mas é um curso acadêmico, de horário integral), não existem cursos de luthiería no Brasil.
No meu caso, aprendi as técnicas de marcenaria (o que reputo como ABSOLUTAMENTE necessário!) com meu avô, que era excelente marceneiro e possuiu uma fábrica de móveis aqui no RJ. Fui aprendendo empíricamente, numa época em que não existia internet, e aprendi muito com dois luthiers: O Simões, aqui de Piedade (RJ), já falecido, e com o Sérgio Buccini, de São Paulo. No mais, investí grana em livros importados e no estudo teórico e prático.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por chaosMan Sex Mar 11, 2011 9:29 pm

Bertola, você acha que se me dedicar a aprender marcenaria em algum curso depois com as informações da internet, apostilas, video-aulas sobre luthiaria e um pouco de tentativa e erro, como falou o Allex, eu consigo aprender a profissão?
ou você, com o conhecimento que tem, acredita que seria melhor um curso na área mesmo

____________________________
"Se não gosta do jeito que dirijo, saia da calçada!"
.: piadasdojorge.blogspot.com :.
chaosMan
chaosMan
Membro

Mensagens : 347
Localização : Curitiba - PR

http://piadasdojorge.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Mar 14, 2011 10:07 am

^ Não apenas. O aprendizado com um mestre é fundamental, aliás, para tudo, pois o processo de aprendizado, do que quer que seja, é também um processo de interação, de caráter emocional.
Afirmo isso como educador profissional, com uns 20 anos de experiência em ensino universitário.
Processos de aprendizado "auto-didáticos" ou "à distancia" (em qualquer modalidade), tem seus limites.
Eu mesmo, creio que minhas deficiências, tanto como luthier, como como professor, devem-se à lacunas nesse processo.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por chaosMan Seg Mar 14, 2011 3:54 pm

POis é, ja vi que morando aqui em Curitiba vai ser meio difícil, a não ser que pare de trabalhar, faça a UFPR e estágio com algum luthier por aqui...

bom quando começar os estudos vai ser meio na tentativa e erro, e isso nas horas livres que tenho... mas depois quero fazer alguns intensivos que tem lá em SP.. vamos ver o que rola... tenho 23 anos... e até os 50 pra aprender (pelo menos um pouco), nem que seja pra ser amador como os caras do Talkbass que tem no outro tópico....

valew

____________________________
"Se não gosta do jeito que dirijo, saia da calçada!"
.: piadasdojorge.blogspot.com :.
chaosMan
chaosMan
Membro

Mensagens : 347
Localização : Curitiba - PR

http://piadasdojorge.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por vcrz Seg Mar 14, 2011 4:23 pm

^ se eu conseguir chegar no nível amador dos caras do Talkbass, eu já seria feliz... daria até para construir alguns instrumentos para os amigos mais próximos.

Eu estou nesse, enquanto não posso fazer o curso da B&H, vou me virando com os kits e corpos de baixo e guitarras baratos que encontro na internet, assim aprendo um pouco e se errar não vai ser um prejuízo muito grande.

Quando pegar a tico-tico do meu pai emprestada vou ver se me arrisco a comprar um pedaço de madeira para desenhar um corpo (lógico comprando o esquema de recorte no ebay:))
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por odntht Seg maio 23, 2011 11:00 pm

Alguém conhece algum lugar que lhe ensina a ser Luthier em Brasília? Ou algum Luthier em brasília que possa ensinar? Depois de ver o post de Luthier amadores com altos baixos muito bons... Me empolguei nisso...
XD
odntht
odntht
Membro

Mensagens : 45
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por galegonobaixo Ter maio 24, 2011 12:02 am

^aqui em bsb só que ensina é o Eduardo brito ( http://www.ebluthier.com.br/) e o wandler cunha (http://www.wandlerluthier.com/) se conseguir qualquer informação posta , pq eu tb to interessado, vê se com 2 alunos sai mais barato Twisted Evil
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Tornar-se Luthier Empty Re: Tornar-se Luthier

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos