Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regulagem da correia/ altura do baixo.

+58
The Viper
Luanmn
jgs
*JAPA* PICKER BASS
Raissa
PauloBass
alekiio
Toninho (Tequeba)
Jehy
Alencar
Shaolin
Vegeance
Antiácido
G. Kanazawa
Giuliano Tiburzio
URSOBHZ
Aionius
DUDUBASS
Anisio Fraga
Cantão
russiobli
Vlad
ricardo_hiendl
Lapetina
basslave
Fernando Zadá
Victor_ch
renatogaragerock
leandrosf89
Pedroswaldo
Stefano T.
Ricardo (alive10)
Cid
caiob.
korg
Silaum
DenisLM
LuCaSbass
Rafael do Baixo
Galdino
Moshe Bar Elohim
Glauco
Vefer
Caledonian
Maurício_Expressão
bruno nunes
Wotan
takfar
leopeixoto
Daniel
Claudio
Ivanov_br
Alex Guimaraes
nukebass
Fá Mendonça
Jackson
Renato
allexcosta
62 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Em que altura vc usa seu baixo?

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Vote_lcap2%Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Vote_rcap 2% 
[ 4 ]
Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Vote_lcap18%Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Vote_rcap 18% 
[ 34 ]
Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Vote_lcap49%Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Vote_rcap 49% 
[ 94 ]
Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Vote_lcap22%Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Vote_rcap 22% 
[ 43 ]
Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Vote_lcap9%Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Vote_rcap 9% 
[ 17 ]
 
Total de votos : 192
 
 

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por allexcosta Sex maio 01, 2009 12:38 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:Obrigado Wotan. É isso mesmo. O grande problema é que a maioria dos contrabaixistas não inicia com a técnica correta. Simplesmente vão pegando no instrumento e se adaptando aos poucos com seus próprios jeitos.
Querem ver outro assunto polêmico? : VOCÊ DESTRO, EM QUE PERNA VOCÊ APÓIA O CONTRABAIXO; NA ESQUERDA OU NA DIREITA?
VOCÊ CANHOTO, EM QUE PERNA VOCÊ APÓIA O CONTRABAIXO; NA DIREITA OU NA ESQUERDA?
Pode ter certeza que a forma convencional infelizmente não é a correta.

Muito louco isso, nao sei pq aparece q esse post foi editado por mim, eu nao mexi nisso nao, acho q eh culpa da Maggie... Laughing

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por korg Sáb maio 02, 2009 10:06 am

Moshe Bar Elohim escreveu:A altura da alça deve estar regulada de forma a que você possa manter seu antebraço a noventa graus em relação ao braço. O braço deve formar um L. O ajuste da alça deve ficar aproximadamente na mesma posição que você usaria se estivesse sentado. Evite posicionar o baixo nos joelhos ou no peito. A paleta do baixo deve estar no mesmo nível do seu ombro. Evite inclinar o braço do baixo muito para cima. Isso é muito importante. Caso contrário sua técnica vai se perder. É muito mais difícil tocar com o instrumento lá embaixo. Isso não é mérito algum para quem o faz, muito pelo contrário, denota total desconhecimento técnico e não deve ser seguido. O que é mais importante: aparência ou sonoridade? Eu fico com a segunda e me preocupo apenas em colocar uma roupa legal para suprir a primeira. Abraços. Smile

Essa é uma discussão que me "apuquenta" há seculos... até hoje, isso mesmo, até hoje eu busco minha posição mais adequada no baixo, e lá se vão alguns anos. Volta e meia me pego alterando um pouco a correia, vendo se fico mais confortável ou não tocando... embora tenham essas regras ai (e as que o Moshe colocou são bem interessantes, irei experimentar), não podemos esquecer que as pessoas são diferentes ne... uma com braços mais longos, outros com braços menores... mãos maiores ou menores... alto ou baixo... gordo ou magro...
Creio eu (na minha ignorância "baixística") que ok, as regras servem como ponto de partida, mas devem ser ajustadas caso a caso, não !?

Enfim, vou experimentar algumas dicas desse tópico Smile Minhas costas agradecem! rs (mãos e braços tb!!!!)


Moshe Bar Elohim escreveu: Querem ver outro assunto polêmico? : VOCÊ DESTRO, EM QUE PERNA VOCÊ APÓIA O CONTRABAIXO; NA ESQUERDA OU NA DIREITA?
VOCÊ CANHOTO, EM QUE PERNA VOCÊ APÓIA O CONTRABAIXO; NA DIREITA OU NA ESQUERDA?
Pode ter certeza que a forma convencional infelizmente não é a correta.

Moshe, aproveitando sua outra enquete, eu achava que (no caso do destro), o correto para violão é apoiá-lo na perda esquerda, mas o baixo seria na direita, justamente por ser mais comprido....
qual a verdade afinal !? desculpem a ignorância, mas estudar anos a fio só o mundo das teclas Smile cordas, sempre fui autodidata, olhando meu irmão de longe ou amigos... rs Smile


valeu pessoal, ótimo tópico!
[s]

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Maurício_Expressão Sáb maio 02, 2009 1:42 pm

Votei relativamente alto. Mas olhando a foto de meu avatar, não está tão alto assim. Quando toco sentado a correia fica frouxa. Ou seja, só agora me toquei que toco até um pouco mais baixo que a posição sentado.
Acho que o melhor opçã seria ter colocado "mesma altura que ficaria..."

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por caiob. Dom maio 03, 2009 12:42 am

Como no avatar.

Eu também faço umas "marmotas" ao vivo.
caiob.
caiob.
Membro

Mensagens : 56
Localização : Teresina - PI

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Moshe Bar Elohim Dom maio 03, 2009 1:11 pm

korg escreveu:Moshe, aproveitando sua outra enquete, eu achava que (no caso do destro), o correto para violão é apoiá-lo na perda esquerda, mas o baixo seria na direita, justamente por ser mais comprido....
qual a verdade afinal !? desculpem a ignorância, mas estudar anos a fio só o mundo das teclas Smile cordas, sempre fui autodidata, olhando meu irmão de longe ou amigos... rs Smile


valeu pessoal, ótimo tópico!
[s]

Korg dá só uma olhadinha aqui:

http://img16.imageshack.us/my.php?image=imagemcorreta.jpg

Esta é a posição mais adequada que podemos ver em um contrabaixista. Essa técnica não é de amadores não. Esta pessoa deve ter estudado talvez ("talvez") fora do Brasil em algum conservatório musical super rigoroso ou coisa parecida. É muito raro encontrarmos isto por aqui. Como disse o Wotan certa vez, que esta posição é normalmente transmitida por pessoas eruditas. Sabe aqueles velhinhos de conservatório que em 5 minutos dão um banho de informação técnica, prática e teórica que nem nossos professores saberiam dizer... Não que simplesmente as pessoas que apóiam na perna direita estejam 100% erradas. Na verdade entra um pouco daquilo que você mesmo disse com relação ao conforto e à estrutura física de cada um. Eu sou destro e comecei a tocar também na perna direita. Realmente é muito confortável. Mas quando pesquisei muito sobre isto comecei a colocar o baixo apoiado sobre a perna esquerda. No começo senti dificuldade pois já estava viciado na direita. Hoje sentado só toco na esquerda e tem mais uma coisinha: quando você quer tocar as notas da 12ª casa pra frente você sente muito mais facilidade apoiando na perna esquerda pois o seu braço esquerdo não bate nas suas costelas como é costume se apoiarmos na perna direita, pois a escala do baixo fica um pouco mais afastada do meio do seu tronco. Hoje me sinto muito confortável nesta posição e se eu quiser posso tocar nas duas posições.
Só pra citação veja o Sting do The Police. Ele toca com o polegar tão alto que encobre o braço do instrumento e chega a encostar na corda Mi grave. Já vi outros contrabaixistas nesta mesma pegada. Isto é uma aberração em conservatórios e escolas renomadas de músicas. Porém ele deve ter viciado assim e por isto se torna a maneira mais confortável que ele acha de tocar.
Acho que o importante é 1º tocar corretamente e 2º tocar bem. Se nós não tocamos corretamente por vício, porque aprendemos assim, porque o professor ensinou assim, porque o nosso baixista preferido toca assim, etcétera, pelo menos devemos tocar bem e isto creio que todos concordam comigo. Mas eu creio que EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO SE MEXE SIM; principalmente se for PRA GANHAR MAIS AINDA E GANHAR BEM. Repito o dito:"O QUE FAZ A BOCA TORTA É O COSTUME DO CACHIMBO".
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Claudio Dom maio 03, 2009 1:22 pm

Quando eu tocava elétrico, costumava apoiar o baixo na perna esquerda, era muito mais "confortável", a articulação do antebraço sofria menos... ainda mantenho um bloco quadrado me madeira de 15x15cm que utilizava pra apoiar o pé esquerdo.

Engraçado é que o passar do tempo eu perdi esse hábito, e hoje quando pego um baixo elétrico eu começo apoiando na perna direita mas depois, de forma intuitiva, acabo passando pra esquerda.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Cid Dom maio 03, 2009 1:30 pm

Sinceramente eu acho muito desconfortavel essa posicao de tocar na perna esquerda. A impressao que dá é que tudo fica mais longe e tenho q fazer ate mais esforco...

Ate porque quando se toca em pe, que é o normal do baixista, a posicao do corpo do instrumento fica muito diferente, muito mais a ver com a perna direita na minha opiniao.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Moshe Bar Elohim Dom maio 03, 2009 1:47 pm

ClaudioBass escreveu:Quando eu tocava elétrico, costumava apoiar o baixo na perna esquerda, era muito mais "confortável", a articulação do antebraço sofria menos... ainda mantenho um bloco quadrado me madeira de 15x15cm que utilizava pra apoiar o pé esquerdo.

Engraçado é que o passar do tempo eu perdi esse hábito, e hoje quando pego um baixo elétrico eu começo apoiando na perna direita mas depois, de forma intuitiva, acabo passando pra esquerda.

É bem interessante não é Cláudio. Eu também. Já cheguei a ficar mais de 1 mês sem tocar. Quando peguei no instrumento coloquei na perna direita e intuitivamente quando me dei por conta ele já estava apoiado na perna esquerda. O conforto nesta posição só vem com o tempo mesmo. Não é fácil no começo como disse o amigo anterior Cid. Parecia também pra mim no começo que que eu estava segurando uma prancha de surf ou um pedaço de pau ou uma mangueira. Laughing Acho que vou inventar um no pra esta posição já que até agora eu não tenho notícia que alguém tenha inventado. Quer ver: "o noivo segura o braço da noiva e pede pra dançar". O que acham parece mesmo que estamos dançando valsa com uma mulher; mãos coladas no alto (nossa mãos na escala), a mão dela vai por cima do nosso ombro (correia), e a nossa mão direita vai por detrás do quadril dela (nossa mão direita nos captadores). Laughing Vocês viram o youtube do Jaco Pastorius: ele chega a dançar com o instrumento como se fosse mesmo com uma pessoa. Não que ele estivesse drogado He He, mas que naquele momento ele e o instrumento eram um só.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por korg Dom maio 03, 2009 10:14 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:O que acham parece mesmo que estamos dançando valsa com uma mulher; mãos coladas no alto (nossa mãos na escala), a mão dela vai por cima do nosso ombro (correia), e a nossa mão direita vai por detrás do quadril dela (nossa mão direita nos captadores). Laughing Vocês viram o youtube do Jaco Pastorius: ele chega a dançar com o instrumento como se fosse mesmo com uma pessoa. Não que ele estivesse drogado He He, mas que naquele momento ele e o instrumento eram um só.

Shocked Cool Opa, agora sim vc prendeu minha atenção. Irei praticar essa forma e ver como fica rsrsrsrsrsrs acho qeu vou acabar me desconcentrando nas músicas, por que será !? rs

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Rafael do Baixo Dom maio 03, 2009 11:00 pm

Essa postura similar a usada pelos violonistas eruditos é bem legal de ser usada até,uma vez ou outra eu toco nessa posição,acho que pra tocar com palheta fica bem mais confortável assim inclusive,porém acho que essa postura se torna quase que impraticável de ser usada em instrumentos com escalas longas como 35' ou 36',tocar nas primeiras casas passa a ser uma tortura,já tive essa experiência e foi algo nem um pouco confortável.

____________________________
Condor Club - #002 / Fretless Club - #003 / Clube Giannini - #003 / Clube Strinberg - #002 / Clube do Contrabaixo Vertical - #003 / Clube Yamaha - #012 / Clube da Luthieria Amadora #003 / Clube Michael - #004 / Clube Hartke - #045 / Clube do Baixolão - #052 / Clube Cort #040
Rafael do Baixo
Rafael do Baixo
Membro

Mensagens : 332
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Daniel Dom maio 03, 2009 11:20 pm

korg escreveu:
Moshe Bar Elohim escreveu:O que acham parece mesmo que estamos dançando valsa com uma mulher; mãos coladas no alto (nossa mãos na escala), a mão dela vai por cima do nosso ombro (correia), e a nossa mão direita vai por detrás do quadril dela (nossa mão direita nos captadores). Laughing Vocês viram o youtube do Jaco Pastorius: ele chega a dançar com o instrumento como se fosse mesmo com uma pessoa. Não que ele estivesse drogado He He, mas que naquele momento ele e o instrumento eram um só.

Shocked Cool Opa, agora sim vc prendeu minha atenção. Irei praticar essa forma e ver como fica rsrsrsrsrsrs acho qeu vou acabar me desconcentrando nas músicas, por que será !? rs

O baixo acústico seria a posição de "amasso-atrás-do-muro-da-escola"?

Ihhh. pra que fui falar... agora o Cláudio vai se esfregar nesse baixo dele que ninguém mais segura o hômi!! I love you
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Claudio Dom maio 03, 2009 11:43 pm

Aí vai de acordo como gosto do freguês... pra quem é barrigudo, a posição mais cômoda é manter o baixo de lado, apoiado, parte no tórax e parte na barriga mesmo. Pra quem toca sentado em banco alto (hiper mais confortável do que em pé), a melhor posição é apoiar o instrumento ao longo da perna esquerda, e evitar usar o tórax pra apoio... dessa maneira dá mais firmeza e evita que o instrumento fique oscilando!

Veja a foto do meu avatar!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Ricardo (alive10) Seg maio 04, 2009 10:08 am

Acho que o ideal seria numa altura em que o cara se sinta bem ao termino de um show, ensaio, gig ; é muito ruim terminar um show cheio de dor por todas as partes do braço e nas mãos

____________________________
Enquanto uns choram, outros vem e nos devoram!
Ricardo (alive10)
Ricardo (alive10)
Membro

Mensagens : 255
Localização : Rio De Janeiro

https://www.facebook.com/ricardo.p.rio

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Stefano T. Seg maio 04, 2009 2:29 pm

Depende do que for tocar... A minha preferência para execução é ele alto, com a correia apertada, no estilo John Paul Jones e Nathan East, uso ele assim quando estou tocando blues\jazz.
Se eu for tocar Rock\Hard Rock\Metal eu jogo ele lá pra baixo, a pose conta muito nesses estilos.

Stefano T.
Membro

Mensagens : 550
Localização : Curitiba - PR

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=3591919909565

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por bruno nunes Seg maio 04, 2009 3:26 pm

Stefano T. escreveu:
Se eu for tocar Rock\Hard Rock\Metal eu jogo ele lá pra baixo, a pose conta muito nesses estilos.

Ai vc falou um ponto importantissimo, a pose relacionada ao estilo...dificilmnt vc vai ver alguem tocando heavy metal num banquinho alto...ou algo tocando mpb e bossa com o baixo la em baixo...ou alguem tocando violao erudito em pé com uma correia...ainda arrisco dizer q isso depende nem tanto do estilo q o sujeito toca, mas sim da escola que ele veio...
abraços...

____________________________
Existem 3 tipos de pessoas no mundo...
As que sabem contar e as que não sabem...
Squier®️ Club #002
bruno nunes
bruno nunes
Membro

Mensagens : 673
Localização : Santo André, SP-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Claudio Seg maio 04, 2009 4:28 pm

Eu já vi o Sepultura tocando Bossa-Nova num comercial de TV, a música em questão era "O Barquinho"... ficou ótimo, pelo menos uma vez na vida consegui entender o que eles disseram! What a Face

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Vefer Seg maio 04, 2009 7:38 pm

ClaudioBass escreveu:Aí vai de acordo como gosto do freguês... pra quem é barrigudo, a posição mais cômoda é manter o baixo de lado, apoiado, parte no tórax e parte na barriga mesmo. Pra quem toca sentado em banco alto (hiper mais confortável do que em pé), a melhor posição é apoiar o instrumento ao longo da perna esquerda, e evitar usar o tórax pra apoio... dessa maneira dá mais firmeza e evita que o instrumento fique oscilando!

Veja a foto do meu avatar!
Eh, Cláudio, e ainda com a vantagem da gente conseguir olhar o escudo inteiro de cima... RSRSRSRS...
Vefer
Vefer
Membro

Mensagens : 310
Localização : RIO

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Moshe Bar Elohim Ter maio 05, 2009 11:34 pm

ClaudioBass escreveu:Eu já vi o Sepultura tocando Bossa-Nova num comercial de TV, a música em questão era "O Barquinho"... ficou ótimo, pelo menos uma vez na vida consegui entender o que eles disseram! What a Face

Boa, muito Boa Cláudio. Já vi o Raul Seixas de terno e gravata também e os Bitles tocando Let It be em C G F Am. Sepultura, Guns and Roses, Scorpions etc. etc. etc engomadinhos como no colégio. Parece que esses rebeldinhos de vez em quando tomam juízo.. Smile De repente dá um estalo na cabeça deles e vestem roupas pretas, põem o baixo pra baixo do joelho, arrumam uma alça de 5 metros (que ninguém sabe onde eles compram), uns coturnos que só o exército fabrica, deixam a cabeleira revolta na cabeça (se fossem negros virava Black Power tipo Jimmi Hendrix ). Que será que acontece né Cláudio??? Parece que eles tem problemas com suas auto-imagens e precisam chamar atenção ou coisa parecida... Sei lá... como disse alguém um dia "CADA LOCO COM SUA MANIA" e "DE MÉDICO E LOUCO TODO MUNDO TEM UM POUCO" Arrow affraid Laughing
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Pedroswaldo Sex Abr 09, 2010 12:30 pm

Ivanov_br escreveu:Entre o relativamente e o sentado! Smile

Eu também. Com a licença do colega Leopeixoto, uso o baixo exatamente nessa altura da foto do avatar dele...

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 235-91

____________________________
"Olho por olho e o mundo acabará cego" Ghandi
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1133
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por leandrosf89 Sex Abr 09, 2010 12:42 pm

Na altura do Umbigo!
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Pedroswaldo Sex Abr 09, 2010 12:43 pm

korg escreveu:
Essa é uma discussão que me "apuquenta" há seculos... até hoje, isso mesmo, até hoje eu busco minha posição mais adequada no baixo, e lá se vão alguns anos. Volta e meia me pego alterando um pouco a correia, vendo se fico mais confortável ou não tocando... embora tenham essas regras ai (e as que o Moshe colocou são bem interessantes, irei experimentar), não podemos esquecer que as pessoas são diferentes ne... uma com braços mais longos, outros com braços menores... mãos maiores ou menores... alto ou baixo... gordo ou magro...
Creio eu (na minha ignorância "baixística") que ok, as regras servem como ponto de partida, mas devem ser ajustadas caso a caso, não !?


Outra coisa, quando eu tenho que dirigir por períodos prolongados (8, 10 horas) Eu cutuco a regulagem do banco (distância, altura, inclinação) de duas em duas horas mais ou menos. E no dia seguinte quando entro no carro chego até a estranhar a última regulagem. Mas o corpo exige isso durante o processo.

Baixo da mesma forma, quando eu tinha uma correia basso que era tipo cinto de sugurança, que a regulagem eramuito fácil, mudava algumas vezes quando tocava por períodos prolongados... Mas troquei por uma daquelas com furinhos no couro que passa a alça, daí não tenho paciência de ficar regulando...

____________________________
"Olho por olho e o mundo acabará cego" Ghandi
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1133
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por renatogaragerock Sex Abr 09, 2010 1:09 pm

Eu gosto de usar na região pubiana pois a vibração do instrumento me proporciona um prazer.

Brincando!!!

Acho essa posição confortável para a mão direita, por não precisar levantar muito o braço, o que costuma me cansar. Mas notei que essa altura muda para cada um dos meus instrumentos, já que também busco pegadas diferentes e a posição da mão direita para mim influi bastante nisso.

____________________________
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Victor_ch Sex Abr 09, 2010 4:48 pm

até agora na altura do umbigo foi a altura que mais me agradou, um otimo meio termo entre muito alto e muito baixo (levanto em consideração a estetica tambem, ja que acho estilo aqueles que tocam com o baixo quase no joelho, porem sei que isso dificulta bastante a tocabilidade)

____________________________
"you and I are mortal, but Rock'n'Roll will never die" - Reel big fish

Condor clube #045
Clube tagima #027
Clube do Vício ContraBaixo BR #020
Victor_ch
Victor_ch
Membro

Mensagens : 183
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Fernando Zadá Sex Abr 09, 2010 7:04 pm

Um pouquinho mais alto que sentado!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por basslave Sex Abr 09, 2010 10:11 pm

Uso como se tivesse sentado, mais do que isso fica meio "xororó" como o povo diz por aqui.

basslave
Membro

Mensagens : 2760

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Lapetina Sáb Abr 10, 2010 12:28 am

^vish te chamou de xororó zada, não deixava!
poke

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Abr 10, 2010 12:33 am

sem problema curto ele meio santropeito mesmo......
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por ricardo_hiendl Seg Abr 12, 2010 12:21 pm

Uso numa altura que o baixo fica como se u estivesse sentado. Como não sou muito alto, dependendo da correia, tenho que fazer mais um furo pro baixo subir.
ricardo_hiendl
ricardo_hiendl
Membro

Mensagens : 462
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Vlad Ter Abr 13, 2010 9:21 am

"Na altura do umbigo", mas com o tempo tenho andado em direção do "Bem lah embaixo, na região pubiana"...

Sempre toquei "Na mesma altura q ele ficaria se eu estivesse sentado", mas (de um ano pra cá +o-) comecei a achar "visualmente" mais bacana tocar com a correia mais solta... acabei me acostumando e ñ atrapalha a execução...

Comecei a tocar de palheta tb (por curiosidade) e essa altura é mais confortável (pra mim... no caso)...

____________________________
Da quod iube, et iube quod vis...
Vlad
Vlad
Membro

Mensagens : 2138
Localização : Sampa

http://instagram.com/vladcarvalho

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por russiobli Ter Abr 13, 2010 10:33 am

Quando pequeno, cheguei a fazer aulas num conservatório ( desisiti em um mês pois não conseguia solfejar nem f***** ) e meu professor disse pra colocar o baixo na perna esquerda !!! Eu tinha 12 anos e vendi o baixo com 6 meses de uso e só voltei a tocar após o carnaval deste ano, quando chegou meu SX e estou tentando estudar com ele na perna esquerda pois o acesso às notas mais agudas é muuuuuuuito mais fácil !!! Pórém quando coloco na perna direita é melhor para as notas mais graves !!!
Quanto à altura tento seguir o padrão do ângulo de 90º do braço esquerdo, mas o baixo fica um pouco mais alto que o do avatar do Takfar !!!

Obs. Podem falar o que quiser, mas o Trujillo toca hein mano !!!!

____________________________
!!! Não há nada que um bom dia de surf não cure !!!!

Baixo: SX SJB 75
Ampli: Hartke A70

russiobli
Membro

Mensagens : 60
Localização : Itacaré-BA

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por allexcosta Ter Abr 13, 2010 10:55 am

russiobli escreveu:Obs. Podem falar o que quiser, mas o Trujillo toca hein mano !!!!

Campainha? Alarme?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Lapetina Ter Abr 13, 2010 10:58 am

hehe
pode não lhe agradar o estilo dele alex
mas acho que um baixista de rock que toca com metallica, e ozzy osbourn conquistou alguma coisa na carreira e deve ser respeitado.

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por russiobli Ter Abr 13, 2010 11:15 am

Lapetina, concordo 100% com o lance de respeito !!!


Última edição por russiobli em Ter Abr 13, 2010 11:23 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : tirar citação)

____________________________
!!! Não há nada que um bom dia de surf não cure !!!!

Baixo: SX SJB 75
Ampli: Hartke A70

russiobli
Membro

Mensagens : 60
Localização : Itacaré-BA

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por russiobli Ter Abr 13, 2010 11:20 am

Campainha? Alarme?[/quote]

Allex, também não gosto de axé mas defendi o seu valor no tópico sobre o Flea !!!
Vejo que vc não costuma respeitar aqueles que vc não gosta !!!
Alarme, campainha .....
Pra um administrador/criador do fórum ..... confused


Última edição por russiobli em Ter Abr 13, 2010 11:21 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : substituir moderador por administrador)

____________________________
!!! Não há nada que um bom dia de surf não cure !!!!

Baixo: SX SJB 75
Ampli: Hartke A70

russiobli
Membro

Mensagens : 60
Localização : Itacaré-BA

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Vlad Ter Abr 13, 2010 4:10 pm

O Trujillo é o cara a ser batido...

____________________________
Da quod iube, et iube quod vis...
Vlad
Vlad
Membro

Mensagens : 2138
Localização : Sampa

http://instagram.com/vladcarvalho

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por basslave Ter Abr 13, 2010 7:10 pm

Lapetina escreveu:^vish te chamou de xororó zada, não deixava!
poke

Oxxx, Num chamei ninguem de nada não

basslave
Membro

Mensagens : 2760

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Cantão Ter Abr 13, 2010 10:09 pm

As vezes toco com o baixo como se estivesse sentado , mas na maioria das vezes , na altura do umbigo... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21766
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Anisio Fraga Dom Abr 18, 2010 10:50 pm

Acho que cada um tem a sua posição confortável para tocar... mas não podemos pensar que a pratica de tocar um instrumento que fica pendurado por uma correia nas costas nao causa nenhum dano ao corpo, portanto os extremos quanto a altura (principalmente aqueles que regulam o baixo bem na canela) deveriam rever seus conceitos.
Se todos os instrumentos eruditos tem uma regra de como se posicionar é justamente para não causar lesões nas costas,braços, mãos, etc.

Eu uso na posição do umbigo, ás vezes um pouco mais alto, mas é lógico respeito quem usa de outra forma.
Anisio Fraga
Anisio Fraga
Membro

Mensagens : 45
Localização : Criciuma - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por DUDUBASS Seg Abr 19, 2010 9:20 pm

Uso + ou - na altura de como estivesse sentado.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Aionius Ter Abr 20, 2010 4:09 pm

Eu gosto do baixo mais alto mais ou menos na altura do peito. Acho mais confortável para a execução de qualquer tecnica.

____________________________
“ Don’t cry or be afraid, some things only can be made in the storm... ”
Aionius
Aionius
Membro

Mensagens : 4838
Localização : Embu - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por URSOBHZ Ter Abr 20, 2010 4:39 pm

"Forçando a barra" atualmente (para ajudar na movimentção da mão esquerda, ainda combalente), apoio na perna esquerda (ainda estou me acostumando), com o auxílio de um "banquinho de violão" (apoio regulável, muito utilizado por violonistas). Tenho evitado tocar de pé, mas quando o faço uso um pouco acima da posição "sentado", com correia BEM larga.

Tem me ajudado muito.
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Giuliano Tiburzio Seg maio 10, 2010 4:42 am

Curto tocar com o baixo da mesma maneira em que me encontro sentado ou em pé, inclusive sentado uso a correia também. Há maior segurança e apoio, evitando-se que o instrumento escorregue. Abraço a todos!

____________________________
"A intenção existe e vem de encontro ao coração" Wander Taffo - www.youtube.com/gvt76
#002 - Clube do Rock - #013 - Clube Giannini - #013 - Warwick Club - #026 - Fretless Clube
Giuliano Tiburzio
Giuliano Tiburzio
Membro

Mensagens : 268
Localização : Pouso Alegre - Minas Gerais - Brasil

https://www.youtube.com/gvt76

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por G. Kanazawa Qua maio 12, 2010 2:34 am

uso na região do umbigo, acho mais confortável pro braço direito

____________________________
Digitando tudo sem acento, lamento o transtorno.
G. Kanazawa
G. Kanazawa
Membro

Mensagens : 1074
Localização : Mie, Japão

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Antiácido Qua maio 12, 2010 3:53 pm

eu gosto mais entre o umbigo e a região pubiana.. tendendo mais pra baixo
Antiácido
Antiácido
Membro

Mensagens : 111
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Vegeance Sáb maio 15, 2010 1:42 pm

Entre a altura do umbigo e lá embaixo, na região pubiana.
Vegeance
Vegeance
Membro

Mensagens : 30
Localização : Santos - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Shaolin Ter maio 18, 2010 8:46 am

Um pouco abaixo do que estaria se estivesse tocando sentado.
Shaolin
Shaolin
Membro

Mensagens : 23
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Alencar Ter maio 18, 2010 5:57 pm

Gosto do baixo colado no peito.
Teve uma época que eu tava tocando mais rock ai baixei um pouco pra ficar mais perto da cintura, só por "estilo" mesmo, mas gosto do baixo lá em cima! hehehhe
Fica tudo pertinho e de fácil execução, além de sentir mais a pressão do som.

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Jehy Qua maio 19, 2010 9:48 pm

as vezes coloko como se tivesse sentado... mas na maioria das vezes ( quase sempre ) deixo no umbigo
Jehy
Jehy
Membro

Mensagens : 276
Localização : Divinopolis - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Toninho (Tequeba) Qua maio 19, 2010 11:05 pm

Vou adotar essa posição de apoiar o bx na perna esquerda!!!

____________________________
Toninho

Pouco importam as notas na música, o que conta são as sensações produzidas por elas.
____________________________________________________________________________________
Squier Club # 30 - Clube dos Pedreiros #41 - Clube dos Amantes Só de 4 cordas #17
Toninho (Tequeba)
Toninho (Tequeba)
Membro

Mensagens : 721
Localização : Sampa

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Alencar Qua maio 19, 2010 11:10 pm

^ Se eu entendi bem, esse lance de apoiar o baixo na perna esquerda que o Claudio falou é quando você esta sentado.

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem da correia/ altura do baixo. - Página 2 Empty Re: Regulagem da correia/ altura do baixo.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos