Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baiano na Reforma Ortográfica

2 participantes

Ir para baixo

Baiano na Reforma Ortográfica Empty Baiano na Reforma Ortográfica

Mensagem por Claudio Seg maio 04, 2009 7:36 am

Recebi esse texto de um grande amigo Baiano, daqueles que nunca saiu de Salvador. Não sei se tudo o que está escrito aí procede, mas pelas minhas andanças por Salvador e Recôncavo Sul, já ouvi a maior parte desse texto... tem uns lances que são engraçados e até difíceis de entender... para a análise dos Baianos de plantão do Fórum, segue o texto:

===========================
01 - Colé, meu bródi! = Olá, amigo.

02 - Colé, miséra! = Olá, amigo.

03 - Colé, meu peixe! = Olá, amigo.

04 - Colé, men! = Olá, amigo.

05 - Diga aê, disg*****! = Olá, amigo.

06 - Digái, negão! = Olá, amigo. (independente da cor do amigo)

07 - E aí, via***! = Olá, amigo. (independente da opção sexual do amigo)

08 - E aê, meu rei? = Olá amigo.

09 - Ô, véi! = Olá amigo.

10 - Diga, mô pai! = Oi para você também, amigo!

11 - Êa! = Olá, amigo.

12 - Colé de mêrmo? = Como vai você?

13 - É niuma, misere. = Sem problemas, amigo.

14 - Relaxe mô fiu. = Sem problemas, amigo.

15 - Cê tá ligado qui cê é minha corrente, né vei? = Você sabe que é meu bom amigo, não é?

16 - Bó pu regui, negão? = Vamos para a festa, amigo?

17 - Aí cê me quebra, né bacana. = Aí você me prejudica, não é meu amigo?

18 - Aooonde! = Não mesmo!

19 - Vô quexá aquela pirigueti. = Vou paquerar aquela garota.

20 - Vô cumê água. = Vou beber (álcool).

21 - Colé de mermo? = O que é que você quer mesmo? (Caso notável de compactação!)

22 - Eu tô ligado que cê tá ligado na de colé de merma. = Estou ciente do seu conhecimento a respeito do assunto.

23 - O brother tirou uma onda da por**. = O cara se achou.

24 - Tá me tirando de otário é? = Está me fazendo de bobo?

25 - Tá me comediando é? = Está me fazendo de bobo?

26 - Se plante! = Fique na sua.

27 - Se bote aí, vá! = Chamada ao combate físico.

28 - Eu me saí logo. = Eu evitei a situação.

29 - Shhh... Ai, mainhaaa. = Até hoje não se sabe a tradução. Sabe-se apenas que nas músicas de pagode, o vocalista está excitado com sua respectiva amante.

30 - Ôxe! = Todo baiano usa essa expressão para tudo, mas um forasteiro nunca acerta quando usa.

31 - Lá ele! ou Lá nele! = Eu não, sai fora, ou qualquer outra situação da qual a pessoa queira se livrar ou passar para outro.

32 - Lasquei em banda! = Meteu sem dó nem pena.

33 - Biriba nela mô pai. = Manda ver! (no sentido sexual da coisa)

34 - Ó paí ó! = Olhe para aí, olhe!

Essa expressão foi utilizada pela primeira vez pelo capitão português Manoel da Padaria à frente da Nau Bolseta, que por infortúnio (leia-se burrice) perdeu-se da frota portuguesa no caminho para as Índias e veio parar na Bahia; desde então foi resgatada pelo povo baiano, assíduo leitor de Camões, já que se trata de um texto apócrifo dos Lusíadas, que nem os portugueses sabiam (nenhum jamais concluiu a leitura do clássico). É muito usada por aqui, tanto que virou filme, peça teatral, música, marca de refrigerante, água de coco, barzinho, cerveja, igreja....

35 - Num tô comeno reggae! = Não estar acreditando ou dando muita importância.

36 - Num tô comeno reggae de (fulano)! = Não estar com medo de provocação/ameaça de (fulano)

37 - Tome na seqüência misere. = Tomar o troco de algo ruim que você fez.

38 - Eu quero prova e R$ 1,00 de Big-Big! = Não acreditar. O Big-Big é um chiclete muito valorizado por pessoas de todas as classes.

39 - Sai do chão! = Frase típica e predileta das bandas de axé. O intuito da mesma é de que indivíduo se agite e curta o som tocado em questão.

40 - Rumálaporra! = Agir violentamente contra alguém ou algo.

41 - Rumáladisgraça! = Agir violentamente contra alguém ou algo.

42 - Picá a por**! = Agir violentamente contra alguém ou algo.

43 - Ei, ó o auê aí ô! = Tida como única frase universal a utilizar apenas vogais e ter sentido completo, significa parem de baderna.

44 - Bó batê o baba? = Chamar os amigos para uma partida de futebol.

45 - Bó pu reggae? = Chamar os amigos para a balada.

Salvador é também conhecida por ser uma cidade cujo dialeto deu um lar aos mais diversos impropérios do cancioneiro popular local.
Possivelmente você um dia já foi convidado a visitar a Casa da por**, a Casa do c******, a Casa da desg****!
Lá também existe a Casa de Noca que ninguém sabe onde fica, mas sabe-se que lá sempre o couro come.


Última edição por ClaudioBass em Seg maio 04, 2009 9:12 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Corrigindo Bahiano => Baiano)

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baiano na Reforma Ortográfica Empty Re: Baiano na Reforma Ortográfica

Mensagem por allexcosta Seg maio 04, 2009 9:04 am

lol!

"Eu quero eh prova e Um Real de Big-big" eh classica!!

A "Casa da Noca" pra mim eh novidade.

Para maior aprofundamento no assunto, tem o dicionario de Baianes citado no topico abaixo:

http://bass.forumeiros.com/contrabaixo-br-off-topic-f4/dicionarios-t1626.htm

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baiano na Reforma Ortográfica Empty Re: Baiano na Reforma Ortográfica

Mensagem por Claudio Seg maio 04, 2009 9:09 am

Essa da "Casa de Noca" é utilizada até aqui no Rio!

Na minha última passagem por Salvador, ouvi a expressão "Cadicanô", o Marinho foi quem me salvou nessa, e disse que tal expressão era referência a "Casa de Dona Canô, mãe de Caê(tano Veloso)".

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baiano na Reforma Ortográfica Empty Re: Baiano na Reforma Ortográfica

Mensagem por allexcosta Seg maio 04, 2009 9:22 am

Oh, casa tem do cabrunco, do capeta, do estopô, da misera, da Sinha Nigrinha, do Levesguê, da chibata, do Leprescau, do cão de calçolão chupando manga debaixo da arvore, de uns e oto, da Lambisgoia, etc...

Mas Noca nao eh da minha epoca...

Alias, a palavra "casa" eh muito usada por lah, com varios significados, como "terreiro de Candomble ou Umbanda" por exemplo.

A seguinte frase:

"Estou precisando ir numa casa ver uma pessoa."

Significa:

"Estou precisando ir num terreiro de Candomble (ou Umbanda) me consultar com um Pai de Santo."

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baiano na Reforma Ortográfica Empty Re: Baiano na Reforma Ortográfica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos