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Problemas Com Equalização Final

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Mensagem por Marck Ter Jan 03, 2012 2:06 pm

Eae gallera! Bom,já a algum tempo,eu comprei o gravador zoom r-16,e vou gravando musicas aqui em meu studio tranquilamente. Só que comecei a perceber um grande problema. Como eu ainda não tenho monitores de referencia,faço as mixagens e equalizações todas com um fone,só que o grande problema que esta acontecendo,é que no mp3 a musica sai de um jeito,no computador sai de outro e quando eu boto numa potencia e taco volume o grave fica insuportável de tanto que é...

O que eu faço pra nivelar isso? deixar tudo igual? Peguei uma musica do aerosmith e botei nos mesmos lugares que eu havia colocado as minhas... Mp3 Player,Computador e um som Grande(Potencia+ caixas).. A musica deles ficou igual em todos os aparelhos..

O que fazer? para que o tipo de aparelho não interfira na masterização e equalização das musicas?
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Mensagem por Claudio Ter Jan 03, 2012 2:14 pm

Marck...

O grande problema aí é que você está gravando tudo junto. Trabalhar com plugins de cortes de baixa pra atenuar as sobras de graves do bumbo e do baixo, vão acabar afetando outras frequêncais já gravadas, da mesma forma com que utilizar compressores agora vai afetar o resultado final de forma negativa.

Pra esse tipo de gravador, o ideal é você configurá-lo antes de começar a gravar. Eu tenho um R5 da Roland e que possui toda a equalização e cortes via software interno do gravador. De acordo com a sala e com o som da banda, eu já deixo pré-definido a equalização e os cortes que o sinal de entrada vai receber. Isso evita essas surpresas na hora de gerar a master.

Dá uma olhada nesse link:
https://www.contrabaixobr.com/t18343-roland-r-05

Tem algumas informações que serão úteis pra você.

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Mensagem por Mateus Bass Ter Jan 03, 2012 3:12 pm

Usa um analisador antes de exportar velho... só pra ver como as coisas estão rolando...
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Mensagem por J.Adalberto Qua Jan 04, 2012 8:51 am

ehehe,

esse é o grande "segredo" do negócios, fazer uma mix que soe bem em todos os lugares...

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Mensagem por andremega Qua Jan 04, 2012 11:22 am

Marck,

a questao é que os instrumentos terao que estar com seus cortes e acentuações, como Claudio bem disse, antes da gravacao. Isso implica em guitarras, baixos e vozes já estarem prontos equalizados (e com som feio!) para a coisa dar certo.
Na verdade sequer tem como você comparar uma gravação desse tipo com outra que foi feita em semanas, meses até, onde o cara tinha como comparar a sonoridade, cada timbre e equalização individual e no conjunto, como o caso do Aerosmith que você citou.


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Mensagem por wodtke Qua Jan 04, 2012 2:25 pm

J.Adalberto escreveu:ehehe,

esse é o grande "segredo" do negócios, fazer uma mix que soe bem em todos os lugares...

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Mensagem por allexcosta Qua Jan 04, 2012 2:41 pm

Os técnicos estudam anos para atingir esse nível.

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Mensagem por Marck Qua Jan 04, 2012 5:13 pm

Claudio,não entendi o que vc disse:
O grande problema aí é que você está gravando tudo junto.
Posso não estar falando coisa com coisa,HAUSHAUSHU mas não gravo tudo junto.. gravo os instrumentos um em cada trilha e um de cada vez.... Não é gravação de ensaio...

Também não entendi a questão dos cortes que vocês falaram,tem como explicar melhor ai gallera?

Valleu pela força!
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Mensagem por Claudio Qua Jan 04, 2012 5:27 pm

Marck escreveu:Claudio,não entendi o que vc disse:
O grande problema aí é que você está gravando tudo junto.
Posso não estar falando coisa com coisa,HAUSHAUSHU mas não gravo tudo junto.. gravo os instrumentos um em cada trilha e um de cada vez.... Não é gravação de ensaio...

Ahhh, ok... achei que o seu gravador fosse um daqueles portáteis com o R5 que tem um só microfone estéreo e capta o som em formato overall, gravação de ensaio mesmo!

Se você grava cada instrumento numa trilha separada, aí você tem como trabalhar os plugins em cada uma delas pra chegar no nível de som que você quer.

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Mensagem por Marck Qua Jan 04, 2012 6:57 pm

sim,mas se eu escutar cada instrumento separado o som fica bom,se eu escutar o conjunto no fone,fica bom.. o negocio é o resultado final.. no fone fica de um jeito(as vezes no fone fica legal,ja que eu masterizo nele) mas ai eu passo pra uma potencia e pra umas caixas,em flat o grave fica insuportavel.. fica grave de mais,as vezes no fone fica com médio de mais.. o que fazer pra ficar tudo do mesmo jeito?
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Mensagem por allexcosta Qua Jan 04, 2012 7:17 pm

Marck escreveu:o que fazer pra ficar tudo do mesmo jeito?

http://www.eletrica.eng.ufmg.br/html/Documentos/certificadoaudio.htm

http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=6394

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Mensagem por Cayo Castro Qua Jan 04, 2012 7:23 pm

Bom, estou bem longe de ser especialista nesse assunto...
Mas talvez o problema aí está em quem equaliza. Nas minhas primeiras gravações, ocorria muito isso.
É difícil, mas você não pode produzir como se fosse um baixista que quer fazer o baixo ser ouvido "na tora".
Outro problema também é só ouvir pelo fone. Assim pode você se enganar sobre quais frequências estão "sobrando" ou "faltando". Eu uso fone também e não tenho monitores de referência mas sempre ouço nem que seja naquelas caixinhas do PC mesmo. Só pra ter uma idéia maior de como as coisas estão rolando.

É como o Allex disse... acho que nesse caso o problema não está no equipamento. Lembre-se pra equalizar bem precisa ouvir muito bem também.

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Mensagem por Claudio Qua Jan 04, 2012 7:28 pm

allexcosta escreveu:
Marck escreveu:o que fazer pra ficar tudo do mesmo jeito?

http://www.eletrica.eng.ufmg.br/html/Documentos/certificadoaudio.htm

http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=6394

lol!


Mark... pra chegar onde você quer, é preciso ter um conhecimento pelo menos "avançado" sobre as regiões de frequências. ë necessário utilizar um equalizador multibandas que tenha um mecanismo gráfico para análise das frequências, dessa forma você poderá ver em quais regiões exatas estão suas sobras de graves e de médios. Porém se a fonte de captação do áudio já enviou um sinal "problemático", e se você não tiver o conhecimento necessário para trabalhar com os plugins corretos, você vai acabar detonando mais ainda o que já está ruim.

Dá uma olhada lá no tópico em que postei um review dos detalhes de uma produção... lá voce vai ver que pra chegar onde você quer não é tão simples como parece... não há mágica, tem que estudar o assunto.

https://www.contrabaixobr.com/t20298-gravacao-mixagem-e-masterizacao-detalhes-de-uma-producao

EDIT:

Pra tentar te ajudar, faça uma coisa.... exporte cada uma das trilhas em separado para o formato MP3 128kbps, e envia pro meu e-mail. Vamos ver se consigo mixar e gerar uma master aqui. Caso consiga, te passo os detalhes!



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Mensagem por andremega Qua Jan 04, 2012 7:44 pm

Quando perguntou o que comprar de equipamento e eu disse pra gastar o dinheiro em curso, fui ignorado.


Velho, tem MUUUUITA estrada ainda pra você percorrer. Aproveita o interesse e estude, pois o audio, de fácil só tem a pronúncia do nome!


Sobre os instrumentos terem som bonito em separado, como diz o Fabio Henriques, é o Fator QS, ou "que sonzão". Qualquer instrumento que tenha sonzão com o botão solo ligado vai detonar a mix. Se todos tiverem sonzão, aí o resultado é esse que você reclama agora.

Cada instrumento tem um espaço a ocupar no espectro. Se ele ocupa espaço de outro, algo sobrará. E instrumento que ocupa seu devido lugar, em geral, fica com som FEIO quando solado.

Eu, particularmente acho que é tanta informação para passar sobre isso que não dá pra discutir aqui no forum. Dá uma lida em material da área porque é muita coisa: o uso dos equalizadores, compressores, as áreas que em geral se acentua e se diminui em determinado instrumento, como compatibilizar certos instrumentos (como o baixo e uma guitarra grave ou mesmo um tecclado em oitava mais baixa), muita coisa mesmo. Ajustes finos, como as taxas de compressão a se utilizar, duvida num caso especifico sobre certas regiões de frequência, isso acho que dá pra discutirmos. Porem acho que pouco de nós podem lhe ajudar a fazer uma gravação soar tão bem quanto do Aerosmith...

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Mensagem por Cayo Castro Qua Jan 04, 2012 9:05 pm

ClaudioBass escreveu:

EDIT:

Pra tentar te ajudar, faça uma coisa.... exporte cada uma das trilhas em separado para o formato MP3 128kbps, e envia pro meu e-mail. Vamos ver se consigo mixar e gerar uma master aqui. Caso consiga, te passo os detalhes!



Claudião... Falando nisso, lembra daquelas faixas que te mandei no por e-mail ano passado?!
Você ficou de dizer se tava no caminho... e até hoje. hehehehehe
Será que assim... por coincidência... você ainda teria? Very Happy

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Mensagem por J.Adalberto Qua Jan 04, 2012 9:19 pm

Aproveitando o que o Andre diz sobre estudo segue indicação de um livros legais:

- MIX - O Poder da Mixagem
Autor Daniel Farjoum
Editora H.Shelson

- Guia de Mixagem Volumes I e II
Autor Fabio henriques
Editora Musica & Tecnologia

Agora sobre DAW's

- Como Fazer Música com o Pro Tools
Auto Daniel Raizer

- Logic Pro - Produção de Áudio e Música (indicação do Claudio, muito bom)
Autores Mark Cousins e Russ Hepworth
Editora Campus

já li e reli todos e recomendo, como em música não existe receita como os próprios autores já dizem, tudo o que "recomendam" ser apenas como referencia!!

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Mensagem por Claudio Qua Jan 04, 2012 9:47 pm

Cayo Castro escreveu:
ClaudioBass escreveu:

EDIT:

Pra tentar te ajudar, faça uma coisa.... exporte cada uma das trilhas em separado para o formato MP3 128kbps, e envia pro meu e-mail. Vamos ver se consigo mixar e gerar uma master aqui. Caso consiga, te passo os detalhes!



Claudião... Falando nisso, lembra daquelas faixas que te mandei no por e-mail ano passado?!
Você ficou de dizer se tava no caminho... e até hoje. hehehehehe
Será que assim... por coincidência... você ainda teria? Very Happy


Meu velho... acabei de vasculhar a minha caixa de e-mails e não tem nada seu aqui. Juro... não recebi nada! pra qual e-mail você mandou?

J.Adalberto escreveu:Aproveitando o que o Andre diz sobre estudo segue indicação de um livros legais:
(...)

Além de tudo o que foi citado, recomendo muuuuuito a assinatura e leitura frequente da revista Sound On Sound... a cada vez que leio um artigo dessa revista eu aprendo alguma coisa nova. O site é: www.soundonsound.com.br, vale muito a pena assinar a versão digital, que você faz download em PDF estruturado, altíssimo padrão.

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Mensagem por Cayo Castro Qui Jan 05, 2012 12:07 am

ClaudioBass escreveu:
Cayo Castro escreveu:
ClaudioBass escreveu:

EDIT:

Pra tentar te ajudar, faça uma coisa.... exporte cada uma das trilhas em separado para o formato MP3 128kbps, e envia pro meu e-mail. Vamos ver se consigo mixar e gerar uma master aqui. Caso consiga, te passo os detalhes!



Claudião... Falando nisso, lembra daquelas faixas que te mandei no por e-mail ano passado?!
Você ficou de dizer se tava no caminho... e até hoje. hehehehehe
Será que assim... por coincidência... você ainda teria? Very Happy


Meu velho... acabei de vasculhar a minha caixa de e-mails e não tem nada seu aqui. Juro... não recebi nada! pra qual e-mail você mandou?


Pro cmcuoco@gmail.com...
Tudo bem eu mando de novo... Very Happy Se não for muito incomodo pra ti, é claro?!

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Mensagem por joabi Qui Jan 05, 2012 12:31 am


Opa, cheguei agora mas concordo com a opinião da galera. O lance é estudar muito e ouvir coisas boas para criar uma memória auditiva legal, e sempre em bons monitores.

É o mesmo que perguntar pro Antony Jackson porque meus solos não ficam iguais aos dele... a resposta é meio óbvia...

Acho que o Andremega foi bem no ponto: o resultado é fruto de uma cadeia tão extensa de eventos, onde o elo mais fraco vai ditar o som final. A gente passa a vida inteira tentando resolver esses elos... Smile

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Mensagem por Marck Qui Jan 05, 2012 12:36 am

é,dando uma lida aqui,confesso que me assustei um pouco,achei que fosse mais simples.. =/

Vou dar uma estudada e aprender a mexer com frequencias,o meu gravador até oferece um equalizador gráfico pra cada uma das 16 pistas mas eu só mexo em Agudo: 8khz Médio: 1.0khz Grave:125Hz Vou começar a aprender a mexer com todas as pistas do equalizador e tal.. Fiquei espantado tb quando vi o tópico do Cláudio! A Gallera la gravou um cd em um dia! Po eu levo quase 2 dias INTEIROS pra gravar.. Ta certo que.. a minha experiencia ainda não é nem 10% da deles.. AHSUAHSUA' e aqui tb eu gravo tudo Forever Alone...

Vou dar uma lida ,e po se alguem souber links de videos e programas legais pra usar citem ai tb gallera,por favor!

Apesar de tudo gostaria que vocês dessem uma olhada nas musicas que eu gravei e talvez até percebam outras sobras e coisas as quais eu posso melhorar ou me alertar!


Have you ever seen the rain:
http://tinyurl.com/79x47p4

Hoje a noite não tem luar:
http://tinyurl.com/hojeanoite


No brilho do seu olhar:
http://tinyurl.com/nobrilho

Essa ultima,é de minha autoria Wink
(Ps: Cláudio,te adicionei no msn)
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