Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ?

+3
LuCaSbass
allexcosta
liba
7 participantes

Ir para baixo

(ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ? Empty (ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ?

Mensagem por liba Seg 20 Jul 2009 - 23:20

queria poder usar esse macete nas musicas covers , e pra criar frases , como faz isso ? tem um video do Andre Neiva que explica algo , mas não consigui entender se alguem quizer participar dessa discução , go go !

o video explica algo mas tá meio estranho de entender , sobre essa sequencia harmonica que ele usa , Cm G C ele vai usar uma 5ª de Cm fazendo penta menor em A , de G ele vai fazer A#m (3-) , e sobre o C ele vai usar Bm (7+), estranho , como é isso . onde está o 2 5 1 nessa historia, rs !? pra mim seria de Dm (o começo dos 2 5 1 ,né que eu acho que seria 2 de Dm=Em , de G(a 5ª)=D , de C (que seria o fim dos 2 5 "1" = sei llá , rsrsrs , help bass mans "! rs
liba
liba
Membro

Mensagens : 144
Localização : Guarujá, São Paulo

https://m.facebook.com/hardroadclassicrock?_e_pi_=7%2CPAGE_ID10%

Ir para o topo Ir para baixo

(ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ? Empty Re: (ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ?

Mensagem por Convidado Seg 20 Jul 2009 - 23:29

Cara, acho que o Neiva se referiu à uma superposição de tonalidades menores sobre o II-V-I

Em Dm, ele usa penta Am
Em G7, ele usa Bbm
Em C, ele usa Bm

Com isso, você cria uma movimentação cromática bacana pra "colorir" essa progressão. Am - Bbm - Bm, criando notas bonitas sobre os acordes, e não simplesmente o som de Dm - G7 - C puro. Sacou? Se não fui claro me fala que eu tento de novo...

Abraços,

S@Reston

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ? Empty Re: (ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ?

Mensagem por allexcosta Seg 20 Jul 2009 - 23:47

liba, assim:

Vc compra um livro de licks, pode ser pra qualquer instrumento: guitarra, sax, baixo, etc... e estuda as frases. Depois vc grava as sequencias com um teclado ou violao (ou band-in-a-box e similares) e toca as frases em cima. Depois de um tempo vc comeca a criar e cantar suas proprias frases e toca em cima da harmonia gravada. Eh no minimo um ano de estudo. O Lucas sabe onde achar esse material, daqui a pouco ele pinta aih...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

(ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ? Empty Re: (ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ?

Mensagem por LuCaSbass Ter 21 Jul 2009 - 0:03

A primeira coisa eh parar com esse video do Andre Neiva... eu vi e achei bem fraquinho.
Pega o livro do Nico que é bem melhor. e é como o allex falou, demora um bucado ate vc conseguir criar algumas frases interessantes, mas o melhor modo de estudar isso é copiando mesmo. É copiando que se inventa! (que filosófico isso hehe)

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

(ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ? Empty Re: (ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ?

Mensagem por Convidado Ter 21 Jul 2009 - 1:19

Nunca vi o video do Neiva, mas o método do Nico é muito bom. Sorte a nossa que deu tempo do mestre deixar um material desses pra gente...

[Off Topic]
Tenho um material aqui de um workshop de 1 semana que o meu irmão fez com o Nico em 1989 que tem praticamente o que tem no livro, e mais umas coisas de técnica. Quando tiver um scanner à disposição eu digitalizo esse material e passo pra galera. [End Off Topic]

Inclusive tem uma ótima seção dedicada à superposição de arpejos, pentatônicas e quartas sobre vários tipos de acorde, entrega o ouro geral!

Abraços,

S@Reston

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ? Empty Re: (ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ?

Mensagem por webercar Ter 21 Jul 2009 - 11:10

Sá Reston escreveu:Nunca vi o video do Neiva, mas o método do Nico é muito bom. Sorte a nossa que deu tempo do mestre deixar um material desses pra gente...

[Off Topic]
Tenho um material aqui de um workshop de 1 semana que o meu irmão fez com o Nico em 1989 que tem praticamente o que tem no livro, e mais umas coisas de técnica. Quando tiver um scanner à disposição eu digitalizo esse material e passo pra galera. [End Off Topic]

Inclusive tem uma ótima seção dedicada à superposição de arpejos, pentatônicas e quartas sobre vários tipos de acorde, entrega o ouro geral!

Abraços,

S@Reston

Eu tbm acho o material do Nico excelente. Eu já assisti um pouco deste video do Neiva e acho q ele complica um pouco. Agora, Sá se vc conseguir disponibilizar este material do seu irmão, estaremos agradecidos para sempre.

abraços....
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

(ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ? Empty Re: (ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ?

Mensagem por Convidado Ter 21 Jul 2009 - 13:28

Fala Weber, vai rolar, basta eu arranjar um scanner... De repente eu deixo com o Claudio Bass (já inserindo o cara na jogada Very Happy ) se ele tiver scanner, ele digitaliza e disponibiliza pra todos. Claudão, rola? geek

O lance é que eu viajo sábado e fico mais de um mês longe de casa...

Abraços!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ? Empty Re: (ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ?

Mensagem por Rdg Bass Ter 21 Jul 2009 - 13:31

Po legal vai rolar mais material do Nico pra galera.

____________________________
Rodrigo
Rdg Bass
Rdg Bass
Membro

Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ? Empty Re: (ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ?

Mensagem por webercar Ter 21 Jul 2009 - 13:35

Sá Reston escreveu:Fala Weber, vai rolar, basta eu arranjar um scanner... De repente eu deixo com o Claudio Bass (já inserindo o cara na jogada Very Happy ) se ele tiver scanner, ele digitaliza e disponibiliza pra todos. Claudão, rola? geek

O lance é que eu viajo sábado e fico mais de um mês longe de casa...

Abraços!

Tô sabendo, boas apresentações para vc. O SX já foi ? Deu uma vontade de testá-lo,mas se eu comprar mais um baixo minha esposa me mata. Tô sentindo a necessidade de comprar um melhor, mas tenho outras prioridades lá em casa.

abraços e boa sorte....
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

(ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ? Empty Re: (ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ?

Mensagem por Convidado Ter 21 Jul 2009 - 13:38

O SX não foi não, tá aqui ainda...

Vamos ver se eu consigo deixar o material com alguém aqui do Rio antes da viagem, moro em Lareanjeiras, se alguém estiver aqui na área...

Valeu pelos votos, a ansiedade é gigantesca por conta da turnêzinha!! weed

Abraços,

S@Reston

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ? Empty Re: (ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ?

Mensagem por Convidado Ter 21 Jul 2009 - 13:40

Ah, e peço pra moderação por favor me avisar caso esse papo aqui seja passível de criar algum problema com questões de copyright, beleza?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ? Empty Re: (ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ?

Mensagem por LuCaSbass Ter 21 Jul 2009 - 13:43

Creio que esse material adicional não é protegido por copyright, assim como o workshop que postei no youtube...

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

(ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ? Empty Re: (ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ?

Mensagem por Convidado Ter 21 Jul 2009 - 13:45

Então tá perfeito!!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ? Empty Re: (ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ?

Mensagem por LuCaSbass Ter 21 Jul 2009 - 14:00

Ja esta combinado, vou pegar esse material com o Sá e digitalizar... tenho muito material aqui dos cursos de verao que eu fiz tbm, vou ver se passo isso pra pdf e disponibilizo pra vcs(depois de pedir autorização para os autores, logico)!

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

(ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ? Empty Re: (ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ?

Mensagem por Mr_Arthur Ter 21 Jul 2009 - 14:43

uhuul! (comentário inutil porém com felicidade Very Happy)
Mr_Arthur
Mr_Arthur
Membro

Mensagens : 242
Localização : Valparadise Lost - GO

Ir para o topo Ir para baixo

(ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ? Empty Re: (ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ?

Mensagem por Convidado Ter 21 Jul 2009 - 14:44

Tô indo no correio agora! Amanhã tá em BSB...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ? Empty Re: (ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ?

Mensagem por Rdg Bass Ter 21 Jul 2009 - 15:14

bounce Laughing hyper

____________________________
Rodrigo
Rdg Bass
Rdg Bass
Membro

Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ? Empty Re: (ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ?

Mensagem por Convidado Ter 21 Jul 2009 - 15:49

Já tá a caminho... Aguardem notícias do Lucas!!

Abraços,

S@Reston playing

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ? Empty Re: (ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ?

Mensagem por Convidado Ter 21 Jul 2009 - 15:56

liba escreveu:
(ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ?

Só pra voltar ao tópico:

Alguém aqui manja? Razz

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ? Empty Re: (ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ?

Mensagem por LuCaSbass Ter 21 Jul 2009 - 17:09

Ai, ja falei com o Giffoni e ele liberou o material... ja to escaneando aqui! Tem mta coisa interessante que nao tem nos livros dele!

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

(ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ? Empty Re: (ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ?

Mensagem por liba Qua 7 Out 2009 - 14:58

allexcosta escreveu:liba, assim:

Vc compra um livro de licks, pode ser pra qualquer instrumento: guitarra, sax, baixo, etc... e estuda as frases. Depois vc grava as sequencias com um teclado ou violao (ou band-in-a-box e similares) e toca as frases em cima. Depois de um tempo vc comeca a criar e cantar suas proprias frases e toca em cima da harmonia gravada. Eh no minimo um ano de estudo. O Lucas sabe onde achar esse material, daqui a pouco ele pinta aih...

saudade dessas suas observações , talvez um pouco mais de humor , ou dormir bem , ficaria melhor ! abraço!
ps obrigado pela dica I love you
liba
liba
Membro

Mensagens : 144
Localização : Guarujá, São Paulo

https://m.facebook.com/hardroadclassicrock?_e_pi_=7%2CPAGE_ID10%

Ir para o topo Ir para baixo

(ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ? Empty Re: (ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ?

Mensagem por allexcosta Qua 7 Out 2009 - 15:01

liba escreveu:saudade dessas suas observações , talvez um pouco mais de humor , ou dormir bem , ficaria melhor ! abraço!
ps obrigado pela dica I love you

Não sei se entendi bem... Alguma coisa que eu postei te chateou? Não houve intenção... Pode postar o que foi ou me mandar uma MP. Peço perdão de antemão... Wink

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

(ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ? Empty Re: (ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ?

Mensagem por VictorLuigi Ter 13 Out 2009 - 12:53

Eae Galera!
Andei bem distante esses últimos meses.

Desculpem reviver o tópico, mas e esse material do workshop com o Nico de 1989?
Onde eu encontro a versão digitalizada para download?

Vlw ae galera!
Grande abraço!

____________________________
Clube Fender #016 - Squier®️ Club #004 - Clube do Baixolão #004
VictorLuigi
VictorLuigi
Membro

Mensagens : 746
Localização : Santo André - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ? Empty Re: (ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ?

Mensagem por LuCaSbass Ter 13 Out 2009 - 14:07

VictorLuigi escreveu:Eae Galera!
Andei bem distante esses últimos meses.

Desculpem reviver o tópico, mas e esse material do workshop com o Nico de 1989?
Onde eu encontro a versão digitalizada para download?

Vlw ae galera!
Grande abraço!
Aqui:
http://bass.forumeiros.com/tecnica-teoria-f22/apostilas-t2460.htm

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

(ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ? Empty Re: (ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ?

Mensagem por VictorLuigi Ter 13 Out 2009 - 16:45

Obrigado Lucas!!!

____________________________
Clube Fender #016 - Squier®️ Club #004 - Clube do Baixolão #004
VictorLuigi
VictorLuigi
Membro

Mensagens : 746
Localização : Santo André - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ? Empty Re: (ajuda)progressão 2 5 1 alguem manja ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos