Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

+70
Orla Bass
Kobhau
HenriqueBessa
espezialista
patriciofernandes
Raul S.
space-bass
monteirofn
Guga Ramone
Wagner Richter
Baixeiro
Wildson Gomes
Fulini Bassman
eusouojunior
arturbmallmann
RafaelCs
SILVIAO
Helder Barbosa
emachado
mnincao
Emilio Paulo
igor.botelhoduarte
Edvell
Leomezz
Roger Bass
Mauricio Luiz Bertola
W.Lopes
André Luga
luiz_gu
ZédeLepelin
eduardo.neto
Kalingth
rafammbass
pluís
bassfuria
Guilherme Xaolin
Gibass
GuynhoBass
siodoni
Tubass
Jackson
Thiago Almeida
anderson.florencio
Fábio Lacerda
djmmaster
João Pedro Ap. da Silva
filipe pancho
tentsubass
Mau_
Eliseumohr
Nando Medeiros
gpraxedes
liba
Zéff
Fabio Linhares
EduardoJb
CG
Claudio
webercar
KIQ
fheliojr
GeTorres
brucce
afonsodecampos
deeecooo
Thales_Sr
Voila Marques
ct.colela
JAZZigo
allexcosta
74 participantes

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 6 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Orla Bass Seg 17 Dez 2018, 10:52 pm

Guga Ramone escreveu:
Orla Bass escreveu:Se eu comprar o pot e levar numa eletrônica aqui da minha cidade e explicar pro cara ele instala de boa? é só tirar os fios do pot de grave e soldar exatamente igual no novo pot? porque não sei se compensa gastar mais uma grana pra rodar 250km pra trocar um pot.

É só tirar um e colocar o outro. Qualquer técnico faz o serviço.

Orla Bass escreveu: essas soldas uma em cima da outra tem que ficar assim mesmo no pot novo? ou pode soldar mais do lado do pot? são 3 fios nos terminais e mais 6 na carcaça do pot. Ai eu explico pro cara da eletrônica aqui.
Sim, são assim mesmo. São as conexões de terra do circuito. Sempre recomenda-se que o aterramento seja feito num único ponto.

Eu não estou achando em nenhum lugar um pot B50K com center click pra vender. Já rodei o mercado livre, to desanimado desse baixo ai viu, já estou pesquisando outros modelos de 5 cordas e achei um interessante, Yamaha TRBX 505, ta num preço legal. Vou deixar o Cort parado aqui e ano que vem sai mais barato tirar esse circuito e deixar ele passivo no esquema 2 volumes e 1 tone, ai se eu não curtir o som vou passar ele pra frente, tem muito fio ali dentro é melhor deixar pra lá isso, desanimei. rs

Obrigado pela ajuda galera!
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 6 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Guga Ramone Qua 19 Dez 2018, 1:30 pm

Capaz, cara. Se você curte o som do baixo, coloca ele pra funcionar 100%.

Olha o pot aí no ML:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-687949127-potencimetro-alpsgotoh-vr16-50kb-center-click-_JM?quantity=1

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-684814658-potencimetro-gotoh-linear-center-click-vr-16-cc-50kb-_JM?quantity=1
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 6 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Orla Bass Qua 19 Dez 2018, 9:47 pm

Guga Ramone escreveu:Capaz, cara. Se você curte o som do baixo, coloca ele pra funcionar 100%.

Olha o pot aí no ML:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-687949127-potencimetro-alpsgotoh-vr16-50kb-center-click-_JM?quantity=1

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-684814658-potencimetro-gotoh-linear-center-click-vr-16-cc-50kb-_JM?quantity=1

Pior que eu curto o som do baixo, mas são quase 2 meses tentando resolver esse problema dele, mas o pot é esse ai mesmo e não ta caro não da pra arriscar trocando ele e ver se rola 100% o Eq. Valeu cara!
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 6 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por ct.colela Qua 02 Jan 2019, 12:50 pm

Pessoal ando entrando pouco no forum devido a problemas aqui pessoais
peço desculpas na demora em responder as questões
Pessoal que entende de eletronica fiquem a vontade de ajudar e responder perguntas caso eu demore a responder
aqui não é um tópico exclusivo ...todos podem ajudar
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 6 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Orla Bass Sáb 26 Jan 2019, 12:33 pm

Guga Ramone escreveu:Capaz, cara. Se você curte o som do baixo, coloca ele pra funcionar 100%.

Olha o pot aí no ML:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-687949127-potencimetro-alpsgotoh-vr16-50kb-center-click-_JM?quantity=1

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-684814658-potencimetro-gotoh-linear-center-click-vr-16-cc-50kb-_JM?quantity=1

E ai cara blz! bom então, acabei comprando o pot B50K com center click, dai levei ele ontem num luthier que fica 150km daqui, chegando lá expliquei a situação do baixo, que quando encostava uma chave de fenda nos terminais do potenciômetro ele voltava a funcionar, estava acreditando que seria o pot com problema mesmo, trocamos ele e de boa, toquei um pouco lá e ele funcionou de boa, vim embora chegando aqui em casa testei ele e tava tudo blz, fiquei confiante. Já hoje cedo pluguei ele pra tocar e por incrível que parece já estava do mesmo jeito, fiquei sem entender, mas tudo leva a crer que o problema seja na placa ali do pré mesmo, mal contato na placa e dai já não tem mais o que fazer. Então acho que vou acabar trocando o circuito dele mesmo, dai acho que não tem erro né cara? rs... captador não pode ser. kkk
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 6 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Orla Bass Sáb 26 Jan 2019, 12:36 pm

O dia que eu pluguei o baixo sem querer na Output do pedal foi que começou esse bug ai, não me sai da cabeça que isso deu um pane ali no circuito. Já levei ele em eletrônica, 3 luthier, acho que vou parar de ficar quebrando a cabeça com isso e comprar logo um pré novo, acho que assim deve resolver isso, não é possível. rs
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 6 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Guga Ramone Seg 28 Jan 2019, 10:31 am

Plugar o baixo no "Out" do pedal não causaria o problema. Foi coincidência mesmo. Uma pena que o problema persiste. No seu lugar, eu deixaria o baixo passivo e usaria ele assim até conseguir um bom pré para ele.

Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 6 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Orla Bass Seg 28 Jan 2019, 4:55 pm

Guga Ramone escreveu:Plugar o baixo no "Out" do pedal não causaria o problema. Foi coincidência mesmo. Uma pena que o problema persiste. No seu lugar, eu deixaria o baixo passivo e usaria ele assim até conseguir um bom pré para ele.


Esse lance ai do Output foi vacilo meu, na pressa eu acabei ligando o Output do pedal no Próprio Input do pedal com ele já ligado, dai quando vi logo em seguida tirei liguei na caixa e ai já liguei o cabo do baixo no pedal, foi um lance estranho, nunca dei um vacilo desses... Cara e além do mais agora ele apresenta um hamer que só para se eu encostar a mão nos potenciômetros ou no cabo/plate do Jack, não tinha isso, o captador da ponte principalmente ta dando esse chiado, encostar na tarraxa não ta resolvendo, o captador do braço o chiado fica bem baixo mas incomoda também, eu tava vendo a ligação e o cara soldou todos os 6 fios no pot novo, eu não sei o que ta rolando agora, cada vez que mexem nesse baixo fica pior, eu já levei em 3 pessoas e até agora nada, moro no interior é tudo tão longe, duro que desse jeito eu não consigo nem vender esse baixo, se eu comprar outro ele vai ficar encostado aqui, não pego 1000 reais nele. Eu não manjo nada de soldas e eletrônica senão pegaria um esquema e mudaria ele pra passivo com algum amigo que manja de solda, pois rodar por ai de novo gastar gasolina e não resolver, ta complicado. rs
Tem um membro aqui do fórum que deixou um B5 passivo, com 2 volumes e um tone, só queria saber se ele vai continuar a usar bateria.
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 6 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Guga Ramone Ter 29 Jan 2019, 2:40 pm

^ Pelo sintoma, tá com falta de aterramento na ponte.

Esquema elétrico dele pra deixar passivo com VVT é o mesmo dos JB e não usa bateria. Se usasse, não seria passivo.

https://docs.google.com/gview?embedded=true&url=https%3A%2F%2Fwww.seymourduncan.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F05%2FJazzBass_Standard.pdf

Sobre o pré, sempre há a opção de bons pedais para o trabalho.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 6 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Orla Bass Qua 30 Jan 2019, 2:46 pm

Guga Ramone escreveu:^ Pelo sintoma, tá com falta de aterramento na ponte.

Esquema elétrico dele pra deixar passivo com VVT é o mesmo dos JB e não usa bateria. Se usasse, não seria passivo.

https://docs.google.com/gview?embedded=true&url=https%3A%2F%2Fwww.seymourduncan.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F05%2FJazzBass_Standard.pdf

Sobre o pré, sempre há a opção de bons pedais para o trabalho.

sobre o aterramento ele nunca fez isso, tanto que encostar nas cordas não para o chiado, apenas se encostar nos knobs ou no cabo plugado no baixo, não sei se o cara não soldou direito ali na carcaça do pot. Daria pra arriscar um pré da Tb Tech de 540 reais, isso se os captadores estivem bons, esse chiado não me passou muita segurança, não intendo nada de eletrônica mas se fosse gastar apenas com o pré ainda compensa, já se for trocar captador também já não vira, vou ver o que da pra fazer aqui com ele.

Obrigado cara pelas respostas!
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 6 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Guga Ramone Qui 31 Jan 2019, 10:10 am

O cara soldou os fios terra num único ponto, do jeito que é o certo, mas esqueceu de conectar o terra da ponte, por isso que o chiado não está diminuindo quando vc encosta a mão nas cordas / tarraxas.

Se você não manja de eletrônica, encosta o baixo até alguém resolver isso pra vc.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 6 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Orla Bass Qui 31 Jan 2019, 2:36 pm

Guga Ramone escreveu:O cara soldou os fios terra num único ponto, do jeito que é o certo, mas esqueceu de conectar o terra da ponte, por isso que o chiado não está diminuindo quando vc encosta a mão nas cordas / tarraxas.

Se você não manja de eletrônica, encosta o baixo até alguém resolver isso pra vc.

Ah saquei cara, eu estava desconfiado disso mesmo, ontem tirei as cordas do baixo, os parafusos dos captadores, olhei e tava tudo certo os fios de aterramento, tirei a ponte pra ver e mesma coisa, sai um fio de lá e vai ligado no pot, ainda não consegui ver se tem algum fio solto ali, mas pode ser que ficou mal soldado, pois dos 6 um deles de aterramento um que sai junto com o fio do captador da ponte, quando encosto nele na carcaça do pot ele aparenta estar meio mole, talvez não foi soldado direito. Talvez eu leve numa eletrônica aqui da cidade pra alguém descascar ele e soldar de novo, to pensando aqui em comprar um pré pra ele mas esse chiado ai foi novidade pra mim, estava achando que seriam os captadores indo pro saco, ai já não compensa mexer no baixo por enquanto. Novamente obrigado cara pela ajuda.
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 6 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Orla Bass Qui 31 Jan 2019, 3:20 pm

Nessa primeira foto é o pot original e a ligação, da pra ver que os fios estão mais pro cantinho do pot.

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 6 0112


Já nesse novo potenciômetro de mesmo valor, os fios estão mais no centro, e estava mexendo neles ali e o chiado acabou sumindo, não sei se não estão soldados direito ali, ou se a carcaça não pegou a solda legal.

https://i.servimg.com/u/f90/19/99/22/39/0212.jpg

Esse é o pot novo e com o mesmo sintoma do outro, se encosta a chave nesse terminal o grave volta a funcionar na hora. As vezes eu acho que o problema desse baixo é fio, esse rosa ai, o pessoal não quer mexer na fiação, já querem logo trocar tudo, mas se eu manjasse um pouquinho mais cortaria a ponta desses fios, descascava e soldaria eles de novo. Acho que já passou da hora de comprar uma máquina de solda e aprender a soldar. rs

https://i.servimg.com/u/f90/19/99/22/39/0311.jpg
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 6 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Guga Ramone Qui 31 Jan 2019, 4:24 pm

Orla Bass escreveu:Acho que já passou da hora de comprar uma máquina de solda e aprender a soldar.
Etá aí a oportunidade de aprender! O custo dum ferro de solda + estanho + sugador de solda não é alto e o investimento acaba voltando com o tempo. Boa sorte!
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 6 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Orla Bass Qui 31 Jan 2019, 10:32 pm

Guga Ramone escreveu:
Orla Bass escreveu:Acho que já passou da hora de comprar uma máquina de solda e aprender a soldar.
Etá aí a oportunidade de aprender! O custo dum ferro de solda + estanho + sugador de solda não é alto e o investimento acaba voltando com o tempo. Boa sorte!

É isso ai brother, eu comprei hoje a tarde um ferro de solda de 40W e o estanho, só não comprei o sugador de solda, essa semana pretendo praticar soldando alguns cabos de guitarra/baixo parados aqui, até pegar o jeito de soldar. Valeu brother!
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 6 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Uchoa Qui 31 Jan 2019, 11:29 pm

40W eu acho pouco !
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 6 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por heenrique_bass Sex 01 Fev 2019, 10:14 am

Uchoa escreveu:40W eu acho pouco !

Ahh mas pra soldar fios é bem tranquilo, eu uso um de 34w e as vezes acho que ja esquenta demais pra soldar cabos...
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 6 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Guga Ramone Sex 01 Fev 2019, 1:22 pm

Pra soldar na carcaça de potenciômetros o ideal é pelo menos 60W. Mas dá pra se virar bem com o de 40W.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 6 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Orla Bass Sáb 02 Fev 2019, 2:22 am

Guga Ramone escreveu:Pra soldar na carcaça de potenciômetros o ideal é pelo menos 60W. Mas dá pra se virar bem com o de 40W.

Então eu to treinando aqui com esse de 40W, não é muito complicado de soldar, mas em circuito eu ainda não tenho coragem não. Sobre o ferro de solda quando fui soldar pela segunda vez a ponta dele já não estanhava direito, acho que na hora de limpar eu estraguei ela, está demorando pra derreter a solda, e dai vira bolinha, kkkk, na primeira vez derretia que era uma beleza, soldei um fio num jack velho de primeira, depois desliguei ele e fui tentar de novo umas horas depois e a solda só derretia se encostasse nas laterais do ferro e não na ponta, talvez tenha comprado um ferro de solda vagabundo, não é possível que já estraguei ele. kkk
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 6 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Guga Ramone Seg 04 Fev 2019, 10:14 am

Assista uns tutoriais no youtube de como soldar e como limpar a ponta do ferro. Isso não estraga tão fácil assim.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 6 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Uchoa Seg 04 Fev 2019, 1:28 pm

É o que falei que acho 40w fraco .

Com 60w não acontece isso .
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 6 Empty humbucker 4 fios...

Mensagem por Amadobaixista Ter 14 maio 2019, 7:00 am

Sou novo aqui e já estou estressado. Kkkk Comprei um Eagle 6000. Como é um instrumento muito inferior estou customizado aos poucos.
O captado dele possui 4 fios. Não entendi como que liga. Sei que o amarelo estava solto . É assim mesmo?

Me socorre gente! Kkkk

Amadobaixista
Membro

Mensagens : 1
Localização : Ribeirão das Neves

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 6 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Guga Ramone Ter 14 maio 2019, 12:45 pm

Tem duas formas de saber. Uma é comparando a ligação do circuito com outro baixo igual ao seu, mas que esteja funcionando. O outro é estudando as ligações do seu baixo. Posta uma foto da fiação dele e nos diga de onde esse fio está saindo e se há algum ponto onde parece ter uma conexão faltando. A partir daí dá pra começar a ter uma noção de como corrigir o problema.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 6 Empty problema em PB Fender Mexico

Mensagem por Caco Darwich Seg 27 maio 2019, 1:30 pm


amigos, boa tarde.
Tenho um Fender PB Mexico 1991. Do nada, o som sumiu. Troquei jack e pots e voltou a tocar, porém com um volume muito mais baixo que antes.
Os pots que estavam nele eram de 500k, troquei por 250k, no volume e tone.
Se alguém puder me ajudar a entender o que aconteceu, agradeço muito.
Pensei também em simplesmente trocar tudo, captadores e pots. Então gostaria de saber se alguém tem captadores PB Fender Mexico para vender. De preferência cerâmicos.
Muito obrigado por qualquer ajuda ou informação.
abs a todos.
Caco Darwich
Caco Darwich
Membro

Mensagens : 44
Localização : Belém-PA

http://claudiodarwich@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 6 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por anderson.florencio Seg 27 maio 2019, 1:36 pm

Amadobaixista escreveu:Sou novo aqui e já estou estressado. Kkkk Comprei um Eagle 6000. Como é um instrumento muito inferior estou customizado aos poucos.
O captado dele possui 4 fios. Não entendi como que liga. Sei que o amarelo estava solto . É assim mesmo?

Me socorre gente! Kkkk

Meu brother, você precisa de dar uma pesquisada no Google sobre o esquema do seus caps. Eu tinha um condor com caps Kent Armstrong com 4 fios cada que me permitia os ligar em série e em paralelo. Dando diferença no sons de acordo com minha preferência. Mas qdo eles vieram de fábrica, eles estavam apenas de um jeito. Eu que instalei uma chavinha pra usar todas as possibilidades. Mas pra isso vc precisa saber como funciona eles.

Enviado pelo Topic'it
anderson.florencio
anderson.florencio
Membro

Mensagens : 22
Localização : Contagem

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela - Página 6 Empty Re: Eletrônica de instrumentos de corda com ct.colela

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos