Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som

+3
joabi
allexcosta
richardson.vix
7 participantes

Ir para baixo

Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som Empty Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som

Mensagem por richardson.vix Sex Jul 11, 2014 10:49 am

Bom dia, pessoal.

Após tentar pesquisar vários artigos e comentários por aqui e no Google não consegui achar nada que explicasse algo, uma direção para solução, apenas fatos parecidos e que na aplicação das soluções não serviram.

Tenho um baixo que aparentemente está blindado e aterrado "corretamente" mas ocorre ruído como falta de aterramento apenas quando conecto a uma aparelhagem externa. O fato é que quando conecto o baixo no meu Power Click - à bateria - para treinar não há problema de ruído sobre aterramento ou blindagem falhando, posso abrir o volume todo, equalização, o que for, mas quando conecto o baixo em algum equipamento, seja cubo, mesa de som ou mesmo notebook o aterramento falha, se tiro a mão dá ruído (acho que tem um "hummmmm" de fundo também, mas nem sempre esta lá, posso estar errado), dependendo da proximidade da caixa de som também ocorre interferência externa como se a blindagem não aguentasse o mínimo que deveria (laterais da captação também estão blindadas), mas o pior mesmo é o aterramento, tirar as mãos e dar o barulho.
Se encosto nos knobs pára, inclusive nessa situação algumas vezes ocorre algo estranho, tipo como se houvesse uma descarga de estática neles, um estalo, quando encosto, aí então pára.
Nota...se estiver com as mãos nas cordas não ocorre nada disso.

Levei para um "entusiasta luthier" amigo meu, não é profissional, meio que aprendiz e gosta de mexer e negociar baixos, tem contato com alguns luthiers, piolho de lutheria se é que me entendem Very Happy, gente fina.
Ele fez alguns serviço mínimos na madeira do meu baixo e revisou a parte elétrica sobre blindagem e aterramento que estava com um problema esquisito antes, na verdade eu achava que a bateria estava sendo drenada, mas acho que foi só impressão minha mesmo.

Dos testes de condutividade a blindagem está ok aparentemente (pelo multímetro), mesmo o aterramento pelo fio que vem da ponte também há condutividade, mas não pude levar para alguém que tem conhecimento aprofundado para dar uma solução.

Estou perguntando pelo fato da experiência de alguém que possa ter passado por algo parecido me ajudar, mas pretendo levar alguma hora a um profissional.


richardson.vix
richardson.vix
Membro

Mensagens : 43
Localização : Vitória/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som Empty Re: Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som

Mensagem por allexcosta Sex Jul 11, 2014 10:52 am

Como fica em amps?

O sistema no qual você conecta é devidamente aterrado? Como conecta? DI, bons cabos de 3 vias?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som Empty Re: Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som

Mensagem por richardson.vix Sex Jul 11, 2014 10:55 am

allexcosta escreveu:Como fica em amps?

O sistema no qual você conecta é devidamente aterrado? Como conecta? DI, bons cabos de 3 vias?

O que mais conecto (igreja), tenho certeza que não, mas em outros locais aparentemente são.
O fato é que porque só o meu baixo tem dado isso? Então não era para outros baixos também darem esse problema.

Como eu disse, mesmo ligando a um notebook dá o ruído.
O cabo é bom, o do sinal do baixo para o som/pedaleira.
Não testei com o meu DI ainda.

Sabe se algo sobre inversão de fase poderia resolver?

richardson.vix
richardson.vix
Membro

Mensagens : 43
Localização : Vitória/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som Empty Re: Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som

Mensagem por allexcosta Sex Jul 11, 2014 11:01 am

Não parece problema de fase.

Parece aterramento, ligação errada mesmo.

O fato de não pintar o ruído no powerclick deve ser uma daquelas coisas inexplicáveis que acontecem em áudio.

Qual a captação/circuito desse baixo?

Refazer todas as ligações deve resolver. Essa blindagem interna da captação pode também estar encostando em algum lugar.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som Empty Re: Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som

Mensagem por richardson.vix Sex Jul 11, 2014 11:10 am

allexcosta escreveu:Não parece problema de fase.

Parece aterramento, ligação errada mesmo.

O fato de não pintar o ruído no powerclick deve ser uma daquelas coisas inexplicáveis que acontecem em áudio.

Qual a captação/circuito desse baixo?

Refazer todas as ligações deve resolver. Essa blindagem interna da captação pode também estar encostando em algum lugar.

São dois humbuckers Kent Armstrong e um preamp Tone Chaser.
Os KA estão com switches de seleção de bobinas, mas não é esse o caso (a inversão da fase seria pelo o que o esquema de ligação dele permite), só que há tempos funcionava, esse comportamento esquisito de ruído começou meio que do nada na segunda metade do ano passado.

Eu revisei a ligação recentemente, mas acho que pode ser realmente o caso de algo tocando onde deveria, já olhei N vezes o esquema do KA e do TC procurando algo errado e não vi nada.

Se desse ruído com o Power Click até entenderia, só que como é na bateria aí ele está isolado da rede de energia, o que falei de plugar na energia e dar ruído ocorre mesmo no Power Click quando ligo na entrada saída dele para o sistema de som, só quando está totalmente isolado que não dá ruído.
Parece como se o aterramento não está "aguentando" a energia da rede, como se faltasse algo para filtrar isso, mas nunca vi nada parecido.
richardson.vix
richardson.vix
Membro

Mensagens : 43
Localização : Vitória/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som Empty Re: Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som

Mensagem por joabi Sex Jul 11, 2014 11:35 am

richardson.vix escreveu:
allexcosta escreveu:Como fica em amps?

O sistema no qual você conecta é devidamente aterrado? Como conecta? DI, bons cabos de 3 vias?

O que mais conecto (igreja), tenho certeza que não, mas em outros locais aparentemente são.
O fato é que porque só o meu baixo tem dado isso? Então não era para outros baixos também darem esse problema.

Como eu disse, mesmo ligando a um notebook dá o ruído.
O cabo é bom, o do sinal do baixo para o som/pedaleira.
Não testei com o meu DI ainda.

Sabe se algo sobre inversão de fase poderia resolver?


Me parece que seu baixo precisa de blindagem mesmo. Alguns baixos só tem aterramento, mas isso não resolve totalmente a questão. Leve num luthier pra fazer a blindagem completa, com fita de cobre ou similar, que deve resolver. Tem um tópico aqui no fórum muito bem ilustrado, se você é daqueles que gosta de fazer em casa.

Equipamentos alimentados por corrente contínua (DC) são menos propensos aos ruídos, talvez por isso você não ouve ruídos no PowerClick.

Mudar a fase não resolve nada, mas usar um DI e usar o Ground Lift pode ajudar um pouco. Se houver muitas indústrias na sua região (motores, transformadores, etc) isos pode ser um agravante.

Boa sorte na resolução. up

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som Empty Re: Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som

Mensagem por richardson.vix Sex Jul 11, 2014 11:39 am

joabi escreveu:
richardson.vix escreveu:
allexcosta escreveu:Como fica em amps?

O sistema no qual você conecta é devidamente aterrado? Como conecta? DI, bons cabos de 3 vias?

O que mais conecto (igreja), tenho certeza que não, mas em outros locais aparentemente são.
O fato é que porque só o meu baixo tem dado isso? Então não era para outros baixos também darem esse problema.

Como eu disse, mesmo ligando a um notebook dá o ruído.
O cabo é bom, o do sinal do baixo para o som/pedaleira.
Não testei com o meu DI ainda.

Sabe se algo sobre inversão de fase poderia resolver?


Me parece que seu baixo precisa de blindagem mesmo. Alguns baixos só tem aterramento, mas isso não resolve totalmente a questão. Leve num luthier pra fazer a blindagem completa, com fita de cobre ou similar, que deve resolver. Tem um tópico aqui no fórum muito bem ilustrado, se você é daqueles que gosta de fazer em casa.

Equipamentos alimentados por corrente contínua (DC) são menos propensos aos ruídos, talvez por isso você não ouve ruídos no PowerClick.

Mudar a fase não resolve nada, mas usar um DI e usar o Ground Lift pode ajudar um pouco. Se houver muitas indústrias na sua região (motores, transformadores, etc) isos pode ser um agravante.

Boa sorte na resolução. up


Ele está com uma blindagem que foi refeita, mas não é usando cobre, pelos testes ela está ok.

Vou testar com o DI para ver o ground lift que comentou, quem sabe. Smile

Tenho anotados aqui os tutoriais que comentou. Wink
richardson.vix
richardson.vix
Membro

Mensagens : 43
Localização : Vitória/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som Empty Re: Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som

Mensagem por RodrigoBR Sex Jul 11, 2014 9:10 pm

Lendo sua história, apostaria na blindagem, depois no cabo, arrume um cabo realmente bom, não use cabos "magrinhos" descartáveis, faça um teste.
RodrigoBR
RodrigoBR
Membro

Mensagens : 886
Localização : Belo Horizonte

http://www.palcomp3.com/rodrigobs

Ir para o topo Ir para baixo

Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som Empty Re: Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som

Mensagem por joseluiz.avilajr Sex Jul 11, 2014 10:38 pm

sou luthier, me formei tec em eletronica e ja trabalhei 10 anos com maquinas de laboratório que fazem exmes de sangue de 500mil reais. essa introdução é só pra constar que tenho uma certa experiencia. isso de tirar as mãos das cordas e aumentar o ruido é normal para caps passivos (não tem nada a ver com circuito ativo o cap pode ser passivo e ter um circuito ativo) mas não pode ter muita diferença nesse nivel de ruido. a blindagem mal feita ou desnecessária. (exemplo: o captador é humbucker e tem uma blindagem interna, e voce ainda faz a blidagem da cavidade onde ele está) podem causar esse ruido. o circuito tone chaser tem uma parte que fala sobre o aterramento, que não lembro agora, mas ele fala algo tipo de aterrar somente o volume, ou algo do genero. o melhor a fazer é retirar toda a blindagem, fazer uma blindagem nova somente na cavidade dos potenciometros testar.
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som Empty Re: Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som

Mensagem por richardson.vix Seg Jul 14, 2014 8:34 am

RodrigoBR escreveu:Lendo sua história, apostaria na blindagem, depois no cabo, arrume um cabo realmente bom, não use cabos "magrinhos" descartáveis, faça um teste.

O cabo é bom, dos grossos, uma série Sparflex.
richardson.vix
richardson.vix
Membro

Mensagens : 43
Localização : Vitória/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som Empty Re: Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som

Mensagem por richardson.vix Seg Jul 14, 2014 8:48 am

joseluiz.avilajr escreveu:sou luthier, me formei tec em eletronica e ja trabalhei 10 anos com maquinas de laboratório que fazem exmes de sangue de 500mil reais. essa introdução é só pra constar que tenho uma certa experiencia.  isso de tirar as mãos das cordas e aumentar o ruido é normal para caps passivos (não tem nada a ver com circuito ativo o cap pode ser passivo e ter um circuito ativo) mas não pode ter muita diferença nesse nivel de ruido.  a blindagem mal feita ou desnecessária. (exemplo: o captador é humbucker e tem uma blindagem interna, e voce ainda faz a blidagem da cavidade onde ele está) podem causar esse ruido. o circuito tone chaser tem uma parte que fala sobre o aterramento, que não lembro agora, mas ele fala algo tipo de aterrar somente o volume, ou algo do genero. o melhor a fazer é retirar toda a blindagem, fazer uma blindagem nova somente na cavidade dos potenciometros testar.

Obrigado pelos comentários, José Luiz.

Vamos lá...

Realmente a cavidade dos captadores foi blindada também, é interessante seu comentário sobre esse ponto, e é um fato que posso testar sem medo pois há anos que tenho o baixo e só ano passado que começou a dar problema, mas não lembro em que momento das mudanças que fiz.


Citação do esquema do Tone Chaser:
Utilize sempre uma conexão em estrela para o aterramento. Para tal, conecte todos os fios de aterramento fisicamente no mesmo ponto, por sua vez conectado à blindagem da cavidade.
Não conecte fio algum à carcaça dos potenciômetros para aterrá-los. O aterramento dos potenciômetros deve ser feito por meio de contato direto com a cavidade eletricamente blindada.

Na prática todos estão assim, uma última tentativa que não deu em nada foi aterrar apenas os pots de volume, que são os que entram no circuito, já os pots são aterrados na blindagem pelo contato dos mesmos, como fala o manual.

Existe um fio que sai da ponte, o terra, então todos os outros fios de aterramento são ligados a ele que então são fixado à blindagem por pressão, já que não foi feita em cobre.
richardson.vix
richardson.vix
Membro

Mensagens : 43
Localização : Vitória/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som Empty Re: Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som

Mensagem por joseluiz.avilajr Seg Jul 14, 2014 1:45 pm

o bom tb é que a fita de aluminio que pega nos pots
não seja emendada, se é que me entende.
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som Empty Re: Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som

Mensagem por richardson.vix Seg Jul 14, 2014 2:03 pm

joseluiz.avilajr escreveu:o bom tb é que a fita de aluminio que pega nos pots
não seja emendada, se é que me entende.

Sei não mas eu descubro.

Esse tipo de informação é coisa que no Google é difícil de achar. Very Happy

Obrigado.
richardson.vix
richardson.vix
Membro

Mensagens : 43
Localização : Vitória/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som Empty Re: Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som

Mensagem por joseluiz.avilajr Seg Jul 14, 2014 3:37 pm

é que as imendas/emendas (não sei qual é o certo) por serem somente encostadas tb podem dar problema. mas ainda sim eu prefiro o aluminio, não oxida com o tempo. o cobre é bonito e legal pq dar pra soldar mas com o tempo ele oxida principalmente perto da solda, pois ao soldar as peças a parte que super aquece perto da solda fica mais fragil a corrosão.
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som Empty Re: Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som

Mensagem por fheliojr Ter Jul 15, 2014 9:00 am

richardson.vix escreveu:...O cabo é bom, dos grossos, uma série Sparflex.

vixi...
os q tive a péssima oportunidade de usar tinham perda de sinal.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som Empty Re: Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som

Mensagem por richardson.vix Ter Jul 15, 2014 9:04 am

fheliojr escreveu:
richardson.vix escreveu:...O cabo é bom, dos grossos, uma série Sparflex.

vixi...
os q tive a péssima oportunidade de usar tinham perda de sinal.

Nunca tive problemas com eles, na verdade ocorre em comparação com outros cabos que testei, é um "punch" maior, mas de qualquer maneira sobre a situação do meu problema faço os testes vários cabos que ocorre, então descarto problema nesse.
richardson.vix
richardson.vix
Membro

Mensagens : 43
Localização : Vitória/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som Empty Re: Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som

Mensagem por Mau_ Dom Mar 22, 2015 4:53 pm

Olá pessoal, sei que o tópico é um pouco antigo, mas não queria abrir um novo para fazer uma pergunta pertinente a este.

Coloquei dois caps Malagoli Soap 6 no meu BC 6000, ficou com um som muito bom, e continuei com o circuito original por falta de verba.

O caso é que já testei passivo com os captadores direto no jack, com o circuito, refiz toda a blindagem com folha de cobre soldada entre as emendas (era tinta condutiva), testei com um volume em cada captador, com blend, amarrei fio no dedo... mesmo assim continua com chiado agudo, um chhhhh meio baixinho, mas tudo bem, esse até não faz diferença, o pior é o ruído de rede, como quando a energia fica baixa, zzzzzz. E estes dois ruídos aparecem tanto em casa, ligado no PC como na igreja onde toco, com rede trifásica e a mesa através de filtro de linha, e também apareceu num evento que toquei no interior... Imagino que não seja cabo pois ligo guitarra também e fica silenciosa. Sei lá, mas caps single até tudo bem, mas dois humbuckers chiando assim?

E o pior de tudo: esse zzzzz aparece quando estou com o baixo na posição normal para tocar, próximo ao corpo, quando afasto ele como se fosse deitá-lo na perna o ruído some e volta quanto mais perto da perna chega. A uns 45 graus inclinado não chia nada!!!


Já entrei em contato com a Malagoli, disseram para testar das formas acima, que j´tinha feito antes e estou ficando doido com esse ruído.

Pensei em comprar o Tone-Chaser vendido pela Malagoli: penso que pode ser impedância dos captadores com muita disparidade para com a do circuito.

Não sei mais o que fazer a não ser trocar os captadores novamente, mas não queria (e nem posso $$).

Se alguém tiver alguma ideia, por favor me ajude!
Mau_
Mau_
Membro

Mensagens : 18
Localização : Carazinho RS

Ir para o topo Ir para baixo

Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som Empty Re: Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som

Mensagem por joseluiz.avilajr Dom Mar 22, 2015 8:22 pm

tentou 1 captador de cada vez? tenta ligar somente 1 cap direto no jack. pode ser que 1 dos caps esteja com problema. é um começo.

joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som Empty Re: Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som

Mensagem por richardson.vix Seg Mar 23, 2015 10:02 am

Tudo bem, Mau_?

Tenho muita curiosidade sobre o timbre do Soap 6 da Malagoli, tem como você gravar alguma coisa, qualquer coisa, explorando o timbre seja marcando, slap ou outras maneiras de tocar?

Sobre o seu problema, eu tenho um set de caps Kent Armstrong e então botei o Tone Chaser há cerca de 1 ano e meio, melhorou bem também por eu ter colocado volumes individuais e chaves de seleção de bobinas, o fato é que quando coloco em single dá uma chieira característica, nas outras combinações menos, mas o negócio mesmo é que próximo a computador dá muito chiado pelo campo eletromagnético e em algumas situações na igreja um pouco, outras não dá nada ou muito baixo.

A blindagem e aterramento estão ok, mas há situações tipo a sua sobre posicionamento do baixo e meu em relação ao sistema de som, sendo que algumas vezes chia e outras não, meio que inexplicável.



Mau_ escreveu:Olá pessoal, sei que o tópico é um pouco antigo, mas não queria abrir um novo para fazer uma pergunta pertinente a este.

Coloquei dois caps Malagoli Soap 6 no meu BC 6000, ficou com um som muito bom, e continuei com o circuito original por falta de verba.

O caso é que já testei passivo com os captadores direto no jack, com o circuito, refiz toda a blindagem com folha de cobre soldada entre as emendas (era tinta condutiva), testei com um volume em cada captador, com blend, amarrei fio no dedo... mesmo assim continua com chiado agudo, um chhhhh meio baixinho, mas tudo bem, esse até não faz diferença, o pior é o ruído de rede, como quando a energia fica baixa, zzzzzz. E estes dois ruídos aparecem tanto em casa, ligado no PC como na igreja onde toco, com rede trifásica e a mesa através de filtro de linha, e também apareceu num evento que toquei no interior... Imagino que não seja cabo pois ligo guitarra também e fica silenciosa. Sei lá, mas caps single até tudo bem, mas dois humbuckers chiando assim?

E o pior de tudo: esse zzzzz aparece quando estou com o baixo na posição normal para tocar, próximo ao corpo, quando afasto ele como se fosse deitá-lo na perna o ruído some e volta quanto mais perto da perna chega. A uns 45 graus inclinado não chia nada!!!


Já entrei em contato com a Malagoli, disseram para testar das formas acima, que j´tinha feito antes e estou ficando doido com esse ruído.

Pensei em comprar o Tone-Chaser vendido pela Malagoli: penso que pode ser impedância dos captadores com muita disparidade para com a do circuito.

Não sei mais o que fazer a não ser trocar os captadores novamente, mas não queria (e nem posso $$).

Se alguém tiver alguma ideia, por favor me ajude!
richardson.vix
richardson.vix
Membro

Mensagens : 43
Localização : Vitória/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som Empty Re: Aterramento não funciona quando plugado em caixa ou mesa de som

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos