Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixo para Hard Rock, meio tom

+13
Maurício_Expressão
Gui
Galdino
Rafael do Baixo
Cambraia
Claudio
Saito
Glauco
Cid
allexcosta
Licas
Alencar
Lex Bass
17 participantes

Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Lex Bass Seg Ago 11, 2008 4:00 pm

Aí galera, estou precisando adicionar um baixo ao set. Toco numa banda de Hard Rock anos 80 (alguma coisa de anos 90) e preciso de um baixo para as múiscas meio tom abaixo. Meu baixo principal é um Yamaha TT Sheehan signature e ele me é perfeito. Só que não dá pra ficar mudando afinação, preciso de outro (Não gosto de tirar meu Punisher de casa toda hora). Estou querendo investir no máximo R$1800,00 Já pensei no Warwick Rock bass e no Epiphone BlackBird. Alguém tem outra sugestão ou alguma coisa bacana nessa faixa pra indicar?

____________________________
Eu comprei um cachorro. O nome dele é Fica. Toda vez que eu o chamava era assim, \"vem aqui Fica, vem aqui Fica\" O cachorro enlouqueceu. Agora ele simplesmente me ignora - ACESSEM MEU BLOG! http://ronaldohr.blogspot.com CLUBE DOS PEDREIROS - 001 - YAMAHA CLUB # 001 - M.E.A. #1[url]
Lex Bass
Lex Bass
Membro

Mensagens : 682
Localização : São Paulo

http://ronaldohr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Alencar Seg Ago 11, 2008 5:44 pm

cara tem uns kramer (acho q se escreve assim) é bem hard.. pelo menos o Duff usava

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Licas Seg Ago 11, 2008 6:46 pm

Cara... no meu baixo direto eu troco de afinação padrão pra meio tom abaixo... Não vejo necessidade de pegar outro baixo não.
Licas
Licas
Membro

Mensagens : 1690
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por allexcosta Seg Ago 11, 2008 6:48 pm

Desculpa a ignorancia, mas qual o motivo de se trocar a afinacao?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54787
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Cid Seg Ago 11, 2008 7:19 pm

n entendi tb...
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Glauco Seg Ago 11, 2008 8:29 pm

Alex e Cidrack, as vezes , devido ao vocal , muitas vezes o vocalista não alcança, o tom, nessas vc pode baixar a afinaçao, ou transpor e tocar em outro tom, eu passei por isso em uma banda q tive, mas a solução p mim foi comprar um 5 cordas e não mexer na afinação pq nao gosto.
Não sei se é esse o caso...mas existem tb musicas q sao feitas ja em afinações mais baixas..e por ai...

edit, depois percebi q é so 1/2 tom,...... sei lá, muitas vezes por motivos de digitaçao tb...
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por allexcosta Seg Ago 11, 2008 8:36 pm

Valeu, Glauco mas ainda acho q nao entendi.
Musicas q sao feitas em afinacao mais baixa? Como assim?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54787
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Saito Seg Ago 11, 2008 8:44 pm

Eu tb acho que um 5 cordas resolve. Eu uso um de 4 cordas e em algumas músicas eu preciso afinar a E em D, só isso... Em 3 ou 4 segundos já era..

____________________________
Clube SX #012
Saito
Saito
Membro

Mensagens : 100
Localização : Recife - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Cid Seg Ago 11, 2008 8:53 pm

Acho q isso nao e uma coisa comum nao.... o cara toca no tom que ficar massa pra voz dele, ai vc vai ter q achar no braco onde fica mais legal pra vc tocar.... agora diminuir uma afinacao inteira e diminuir a tensao acho que isso nao e um procedimento legal.......
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Glauco Seg Ago 11, 2008 9:16 pm

Mas não é tao dificil de ver bandas usando afinaçoes alternativas.
eu fazia covers de kiss, entre outros q em determinadas musicas usam afinaçoes alternativas, inclusive acreditem, estou tocando muito beatles ultimamente, e em algumas musicas o Macca usava afinação mais baixa, como por ex na musica " and I love her" .
eu tb não gosto de mexer nisso, como ja disse, mas entendo qdo alguem precisa pq ja passei por situações parecidas.

eu sempre fui purista, fã incondicional de fender e 4 cordas....hj em dia eu continuo, mas ja acho os baixos de 5 cordas perfeitos para tudo! espero parar por ai;;;;;mas ja chegou a passar na cabeça um 6 cordas..ta louco..acho q é doença!
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Cid Seg Ago 11, 2008 9:44 pm

JA vi gente desafinar uma corda, tipo uma D Tuner... mas afinar o baixo inteiro??
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Claudio Seg Ago 11, 2008 10:04 pm

allexcosta escreveu:Valeu, Glauco mas ainda acho q nao entendi.
Musicas q sao feitas em afinacao mais baixa? Como assim?

Não são músicas feitas em afinação mais baixa... a coisa acontece da seguinte forma:

Por exemplo... você toca determinada música no tom original em MI. Só que o mala do vocalista só consegue cantar em MIb. Então, pra que você não tenha que transpor e tocar a música partindo de MIb, você sobe a afinação meio-tom e continua tocando com a mesma digitação. Isso é uma prática bastante comum, mais do que se possa imaginar. Se você assistir ao DVD do Paralamas Acústico MTV, verá que o Bi Ribeiro troca de baixo praticamente de uma música pra outra. É que pro Herbert Vianna poder cantar no formato acústico eles tiveram que alterar o tom de várias músicas, e o Bi Ribeiro ao invés de transpor, preferiu usar outro baixo em outra afinação.

Em particular eu acho isso péssimo... acho muito mais interessante estudar harmonia funcional e tocar transpondo através dos graus do que fazer essa bizarrice de usar vários instrumentos em afinações diferentes... voltamos aquela velha discussão de investir mais tempo em estudo... mas, isso é uma questão de gosto!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por allexcosta Seg Ago 11, 2008 10:12 pm

Ueh Claudio, entao se faz isso por nao se saber tocar em outro tom? Eu hein...
Desde os 13 anos q toco sem ensaio e na hora do show me dao um papel com os tons do cantor e a gente toca... Normal isso...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54787
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Claudio Seg Ago 11, 2008 10:26 pm

allexcosta escreveu:
Ueh Claudio, entao se faz isso por nao se saber tocar em outro tom? Eu hein...

Exatamente meu caro Allex... exatamente!!!

allexcosta escreveu:
Desde os 13 anos q toco sem ensaio e na hora do show me dao um papel com os tons do cantor e a gente toca... Normal isso...

Sim, com certeza... fiz 1 ano de shows com aquela velharada das Cantoras do Rádio, e a banda só se reunia nos dias dos shows. Recebiamos os livros de pautas com tudo escrito em graus, e a cantora dizia os tons no camarim, poucos momentos antes do show começar. Aí meu chapa, tinha que saber tocar transpondo... muitas das gigs que pego pra fazer sem ensaios ou pra fazer sub de alguém, também acontece isso direto... acontece, que essa galera que trabalha com sobe/desce de afinação acaba não tendo condições de tocar numa gig dessas... volto a insistir que tudo é apenas uma questão de investir um pouco mais de tempo em estudos!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por allexcosta Seg Ago 11, 2008 10:30 pm

Cara, usar o "transpose" de teclado eu ateh jah vi, de tecladista q tah comecando neh...
Mas instrumento de corda?
O loco meu...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54787
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Alencar Seg Ago 11, 2008 10:35 pm

se fizessem isso pra tocar jazz ngm falava nada.. =X

Recebiamos os livros de pautas com tudo escrito em graus, e a cantora dizia os tons no camarim

Cifra gradual é o que há! Além de simplificar o trabalho ainda faz o músico pensar.

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Claudio Seg Ago 11, 2008 10:37 pm

allexcosta escreveu:
Cara, usar o "transpose" de teclado eu ateh jah vi, de tecladista q tah comecando neh...
Mas instrumento de corda?

É por isso que eu tenho bronca de tecladista, que na maior parte das vezes não se dá nem ao trabalho de escrever nada... prefiro infinitamente mais tocar acompanhado de um Pianista!

Mas não se impressione não amigo... aqui no Brasil é super comum essa alteração na afinação de instrumentos de cordas!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Cid Seg Ago 11, 2008 10:38 pm

Eu ia dizer isso, trasnpose de teclado... traz uma dependencia triste......

Usar num violao pra execucao ficar mais facil eu ate vejo facil... mas num baixo confesso que nunca vi..... ate porque num baixo apesar de ser um iniciante me parece tao facil a transposicao.......
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Cid Seg Ago 11, 2008 10:38 pm

Negada vamo estudar......
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Cid Seg Ago 11, 2008 10:40 pm

desvirtuando o topico so um pouquinho, uma vez um tecladista(nao fui eu) tocou com uma musica no trasnpose... quando passou de uma musica pra outra esqueceu de tirar o trasnpose... ai comecou a introducao da musica so no teclado.... ai quando a banda entrou.... imagine a salada com maionese.....
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Alencar Seg Ago 11, 2008 10:46 pm

Uma vez eu vi uma coisa impressionante.. o cara tava tocando baixo (não foi eu.. mas bem que eu queria ser bom como ele) ai uma corda quebro e a afinação baixou.. o cara toco sem desafinar.. acho as notas.. não me pergunte como.. (não.. não era playback)

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Cambraia Seg Ago 11, 2008 10:47 pm

allexcosta escreveu:Ueh Claudio, entao se faz isso por nao se saber tocar em outro tom? Eu hein...
Desde os 13 anos q toco sem ensaio e na hora do show me dao um papel com os tons do cantor e a gente toca... Normal isso...

Aléx, não é pra tocar em outro tom.É pra tocar na oitava correta.Como você vai tocar um D(mais grave do que o mizão) sem um baixo de 5 cordas? É porque tem muita música no Hard Rock e no metal que o baixo fica com um som bem grave, quase percussivo, e só combina se for assim, não dá pra tocar uma oitava abaixo.

Abraço!
Cambraia
Cambraia
Membro

Mensagens : 392
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Claudio Seg Ago 11, 2008 10:50 pm

Cid escreveu:
uma vez um tecladista(nao fui eu) tocou com uma musica no trasnpose... (...)

Quando eu tô numa gig que não conheço o tecladista, eu pergunto na cara de pau mesmo, na lata: "Ô amigo, tu é só tecladista ou toca piano também?", e não me importo nem um pouco se o cara vai ficar chateado ou não com a pergunta... eu me valho da fama de besta que todo baixista tem Laughing

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Cid Seg Ago 11, 2008 10:55 pm

ClaudioBass escreveu:
Cid escreveu:
uma vez um tecladista(nao fui eu) tocou com uma musica no trasnpose... (...)

Quando eu tô numa gig que não conheço o tecladista, eu pergunto na cara de pau mesmo, na lata: "Ô amigo, tu é só tecladista ou toca piano também?", e não me importo nem um pouco se o cara vai ficar chateado ou não com a pergunta... eu me valho da fama de besta que todo baixista tem Laughing
Eita Claudio, tu é mau hein... ainda bem que tu nunca tocou comigo hehehe
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Glauco Seg Ago 11, 2008 11:01 pm

Galera, entendi, o q vcs dizem em materia de estudo, e concordo, mas muitas vezes não dá, é claro q vc pode dar um jeitinho...fazer a mesma nota, uma oitava acima do q na gravação original, tudo bem, vai encaixar, mas vai ficar diferente, em heavy metal; trash, se vc não fizer isso fica muito ruim, é como vc tocar um C no sizão, q e mais baixo q um E, mas como vc tem um baixo de 4 cordas e nao quer mexer na afinação tocar o mesmo C na corda A sacaram? nao vai dar o mesmo peso na musica. Não é so por deficiencia no estudo, e sim uma caracteristica. eu como escutei muito rock pesado, digo com toda certeza, q existem sim musicas feitas já com a afinaçao alterada, justamente p dar uma cara mais pesada na musica, talvez quem ouça apenas outros estilos, onde isso nao é usual, nao compreenda.....a maioria afina o A em 440 e boua, mas acreditem q isso varia muito mais do q possam imaginar, e nada tem a ver com o cara ter estudado ou não.
Mas é claro tb q esses casos existem, pq nem todo mundo vai ter a paciencia e a disciplina de estudo, então dão um jeiitinho e vão la tocar na sua gig com o prazer deles.... mais ou menos por ai..
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Rafael do Baixo Seg Ago 11, 2008 11:13 pm

Lex Bass escreveu:Estou querendo investir no máximo R$1800,00 Já pensei no Warwick Rock bass e no Epiphone BlackBird. Alguém tem outra sugestão ou alguma coisa bacana nessa faixa pra indicar?

Pra mandar um Hard Rock esse Epiphone Blackbird cai como uma luva,tanto no visual quanto no som pesadão,uma boa também é o Epiphone Thunderbird IV que tem um timbre um pouco mais aveludado que esse Blackbird.Se bem que pra Hard Rock um baixo modelo Precision também serve muito bem,nessa faixa de preço dá pra pegar um Fender Preecision Standard mexicano (usado ou novo,depende do quanto você sabe chorar) ou até mesmo um Squier Vintage Modified ou um Standard.

____________________________
Condor Club - #002 / Fretless Club - #003 / Clube Giannini - #003 / Clube Strinberg - #002 / Clube do Contrabaixo Vertical - #003 / Clube Yamaha - #012 / Clube da Luthieria Amadora #003 / Clube Michael - #004 / Clube Hartke - #045 / Clube do Baixolão - #052 / Clube Cort #040
Rafael do Baixo
Rafael do Baixo
Membro

Mensagens : 332
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Licas Seg Ago 11, 2008 11:56 pm

Rafael do Baixo escreveu:
Lex Bass escreveu:Estou querendo investir no máximo R$1800,00 Já pensei no Warwick Rock bass e no Epiphone BlackBird. Alguém tem outra sugestão ou alguma coisa bacana nessa faixa pra indicar?

Pra mandar um Hard Rock esse Epiphone Blackbird cai como uma luva,tanto no visual quanto no som pesadão,uma boa também é o Epiphone Thunderbird IV que tem um timbre um pouco mais aveludado que esse Blackbird.Se bem que pra Hard Rock um baixo modelo Precision também serve muito bem,nessa faixa de preço dá pra pegar um Fender Preecision Standard mexicano (usado ou novo,depende do quanto você sabe chorar) ou até mesmo um Squier Vintage Modified ou um Standard.

Cara... Eu tenho um Epiphone Thunderbird IV e um Precision Mexicano... Acho que pra Hard Rock o T-Bird é melhor mesmo... Eu não recomendo o BlackBird pq não tem controle de tom e nem de volume... E isso ainda pode te deixar na mão um dia, por isso não recomendo...

Sobre a questão da afinação, muita gnt afina meio tom abaixo simplesmente pra ficar mais grave, não por deficiência... A não ser que o Heitor Gomes, (filho do Chico Gomes) que toca no Charlie Brown tenha deficiências técnicas, pq o CBJR sempre toca afinado meio tom abaixo..
Licas
Licas
Membro

Mensagens : 1690
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Galdino Ter Ago 12, 2008 12:02 am

Glauco escreveu:Galera, entendi, o q vcs dizem em materia de estudo, e concordo, mas muitas vezes não dá, é claro q vc pode dar um jeitinho...fazer a mesma nota, uma oitava acima do q na gravação original, tudo bem, vai encaixar, mas vai ficar diferente, em heavy metal; trash, se vc não fizer isso fica muito ruim, é como vc tocar um C no sizão, q e mais baixo q um E, mas como vc tem um baixo de 4 cordas e nao quer mexer na afinação tocar o mesmo C na corda A sacaram? nao vai dar o mesmo peso na musica. Não é so por deficiencia no estudo, e sim uma caracteristica. eu como escutei muito rock pesado, digo com toda certeza, q existem sim musicas feitas já com a afinaçao alterada, justamente p dar uma cara mais pesada na musica, talvez quem ouça apenas outros estilos, onde isso nao é usual, nao compreenda.....a maioria afina o A em 440 e boua, mas acreditem q isso varia muito mais do q possam imaginar, e nada tem a ver com o cara ter estudado ou não.
Mas é claro tb q esses casos existem, pq nem todo mundo vai ter a paciencia e a disciplina de estudo, então dão um jeiitinho e vão la tocar na sua gig com o prazer deles.... mais ou menos por ai..

Pois é cara, não sou fã de Heavy Metal, Trash Metal e quase todos os Metais ( tirando Funk Metal kkk ); Mais geralmente fazem pela diferença de sonoridade que isso traz; como você disse tocar um C no sizão ou na corda Lá tem diferença... Mais nada impede o camarada de tocar na afinação padrão, é só transpor;

Tanto que uma vez uns malucos me chamaram pra tocar uma musica de Metal, que o cara na gravação afinava em DADG; o camarada queria porque queria que eu afinasse meu baixo com drop D, e eu dizendo que não precisava que eu ia trâspor... ele só parou de me enxer o saco quando a gente tocou e ele viu que não fazia diferença Laughing
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Glauco Ter Ago 12, 2008 12:09 am

Galdino,
Poxa não ficou " menois pesada" cara?
eu digo isso tb, pq eu ja toquei a musica paranoid do sabbath, nas seguintes condiçoes:
a musica original é em E, baixamos para D, so q eu fazia esse D na corda Si do baixo de 5 cordas, a diferença entre tocar no sizao ou nas outras possibilidades era imensa, sacou? mudava a cara da musica completamente.

isso tudo é claro sem mexer na afinaçao pq eu usava um baixo de 5 cordas...se nao p fazer pesado teria q baixar se qquer forma.
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Gui Ter Ago 12, 2008 12:23 am

a questão da sonoridade é muito valida...quando mais frouxas..ficam mais graves..é legal pra algumas coisas sim..

fora a facilidade de digitação..já que é a "padrão..uma casa pra frente"..provavelmente ele faz covers e quer sonoridade parecida!!

se for tocar guns..por exemplo..não rola sem afinar meio tom abaixo..e não é por cabacisse..e sim por sonoridade..principalmente na guitarra..

____________________________
Non Dvcor Dvco

CLUBE DOS PEDREIROS - 004#

Gui
Gui
Membro

Mensagens : 55
Localização : Sampa Rock City

http://www.ostobias.palcomp3.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Ago 12, 2008 8:07 am

Na minha banda de rock and roll a gente afina o baixo e as 2 guitarras em "Eb". Isso fica mais confortável para o vocalista. Dai quando a música foi originalmente composta em "Eb", a gente transpõe meio tom, ou seja, se a música é em "A" a gente toca em "A#", por exemplo.
Já na outra banda. Tocamos em afinação "E" mesmo. Dependendo do dia (e da condição física do vocalista), tocamos Credence em G ou tocamos em C. A gente tranpõe na hora, sem problemas.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7464
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Lex Bass Ter Ago 12, 2008 8:47 am

Nussa, quanta polêmica rsrsrsrs.

O problema maior das afinações são os covers. Tá tocando um Mr. Big e vai pro Kiss que usa meio tom abaixo em quase tudo. Detroit Rock City por exemplo é meio tom abaixo e tem E solta pra cacete. Não dá pra simplesmente transpor pro E da corda A, perde peso.
Eu sei que dá pra tocar na afiunação standard um som meio tom abaixo e inclusive faço isso em alguns sons, mas, principalmente os sons que usam muito E solto, não rola transpor, come peso. Imagina tocar Get the Fink Out do Extreme transpondo a região só pra não jogar o instrumento meio tom abaixo. Fica ridículo, perde o peso e descaracteriza toda a música.

Bom, mas o que deu pra concluir foi que os Thunderbird e os Precision mexicanos tem um som bem adequado e estão na faixa que eu quero certo? Vou dar uma corrida na teodoro e testar uns.
valeu tchurma!

____________________________
Eu comprei um cachorro. O nome dele é Fica. Toda vez que eu o chamava era assim, \"vem aqui Fica, vem aqui Fica\" O cachorro enlouqueceu. Agora ele simplesmente me ignora - ACESSEM MEU BLOG! http://ronaldohr.blogspot.com CLUBE DOS PEDREIROS - 001 - YAMAHA CLUB # 001 - M.E.A. #1[url]
Lex Bass
Lex Bass
Membro

Mensagens : 682
Localização : São Paulo

http://ronaldohr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Galdino Ter Ago 12, 2008 2:30 pm

Glauco escreveu:Galdino,
Poxa não ficou " menois pesada" cara?
eu digo isso tb, pq eu ja toquei a musica paranoid do sabbath, nas seguintes condiçoes:
a musica original é em E, baixamos para D, so q eu fazia esse D na corda Si do baixo de 5 cordas, a diferença entre tocar no sizao ou nas outras possibilidades era imensa, sacou? mudava a cara da musica completamente.

isso tudo é claro sem mexer na afinaçao pq eu usava um baixo de 5 cordas...se nao p fazer pesado teria q baixar se qquer forma.

Cara, pra mim ficou diferente "apenas"... mais assim como o Lex Bass disse são casos e casos;

Certa vez gravei ( não me lembro ao certo, se era Guârania ou Rasqueado... apenas tríades ) e usei o E na corda D, daí vocês podem dizer pô mais pq não usou o E na corda A ficaria bem melhor mais grave e tals! Mais nesse caso não ficava; o fato deu sair de uma nota mais grave e partir pro E na D dava um saculejo diferente ( Fiquei imaginando os tiozões dançando, um barato! )
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por VictorLuigi Ter Ago 12, 2008 4:29 pm

LucasLermen escreveu:Eu não recomendo o BlackBird pq não tem controle de tom e nem de volume... E isso ainda pode te deixar na mão um dia, por isso não recomendo...

Então Lucas se eu não me engano tinha uma versão anterior do BlackBird que tinha os mesmos controles do Thunder Bird IV.
Essa versão sem tom e volume é o "Nikki Sixx Blackbird", parece que é meio que um signature...

Como o camarada vai na teodoro ele pode dar uma conferida.

[ ]'s
VictorLuigi
VictorLuigi
Membro

Mensagens : 746
Localização : Santo André - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Lex Bass Qua Ago 13, 2008 8:37 am

Mas e se usarmos um equalizer com o BlackBird, não resolve a parada?

____________________________
Eu comprei um cachorro. O nome dele é Fica. Toda vez que eu o chamava era assim, \"vem aqui Fica, vem aqui Fica\" O cachorro enlouqueceu. Agora ele simplesmente me ignora - ACESSEM MEU BLOG! http://ronaldohr.blogspot.com CLUBE DOS PEDREIROS - 001 - YAMAHA CLUB # 001 - M.E.A. #1[url]
Lex Bass
Lex Bass
Membro

Mensagens : 682
Localização : São Paulo

http://ronaldohr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Licas Qua Ago 13, 2008 11:07 am

Pode até resolver sim Lex, mas eu ainda prefiro ter os controles direto no baixo... Se vc quiser váriar o timbre do instrumento de uma música para outra no show, toda hora vai ter que ficar mechendo no equalizador, sacou?
Licas
Licas
Membro

Mensagens : 1690
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por mtaffonso Qua Ago 13, 2008 11:52 am

Pessoal,

Passo pela mesma situação. Minha banda afina em Eb, menos eu que mantenho a afinação em E. Minha saída foi transpor aquilo que tocamos. Tocamos as mesmas notas, porém em posições diferentes do braço (eu tocando uma casa abaixo).

É bem verdade que na hora do Mizao, fica ruim tocar um Eb na corda A. Fica sem peso.

A solução perfeita foi usar um baixo de 5 cordas e tocar transpondo. Não me aborreço e ainda posso chegar em um B que os guitarristas não tem como alcançar.... Smile

mtaffonso
Membro

Mensagens : 4

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Lex Bass Qua Ago 13, 2008 1:32 pm

O baixo de 5 cordas seria uma ótima solução se não fosse por um porém.
ODEIO BAIXOS DE 5 CORDAS rsrsrsrsrsrsrs

____________________________
Eu comprei um cachorro. O nome dele é Fica. Toda vez que eu o chamava era assim, \"vem aqui Fica, vem aqui Fica\" O cachorro enlouqueceu. Agora ele simplesmente me ignora - ACESSEM MEU BLOG! http://ronaldohr.blogspot.com CLUBE DOS PEDREIROS - 001 - YAMAHA CLUB # 001 - M.E.A. #1[url]
Lex Bass
Lex Bass
Membro

Mensagens : 682
Localização : São Paulo

http://ronaldohr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Fabricio Carvalho Qua Ago 13, 2008 1:39 pm

Lex Bass escreveu:O baixo de 5 cordas seria uma ótima solução se não fosse por um porém.
ODEIO BAIXOS DE 5 CORDAS rsrsrsrsrsrsrs

affraid

Não fala isso do nosso instrumento, vc pode não se adaptar, mas odiar... NUNCA VÉIO!!!

____________________________
I Could Sing of Your Love Forever
Lord of My Life
Jesus


Gospel Club 004
Fabricio Carvalho
Fabricio Carvalho
Membro

Mensagens : 169
Localização : Rio de Janeiro-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Lex Bass Qua Ago 13, 2008 1:44 pm

Ah cara eu sou muito prego pra tocar em baixo de 5. Admiro muito quem consegue, mas eu male male decorei as escalas em 4, passar pra 5 é dose rsrsrsrs. Um dia, quando eu tiver mais tempo e puder me dedicar mais, vou pegar um baixo de 5 e cair pra cima, mas por enquanto é pedreiragem pura rsrsrsrs

____________________________
Eu comprei um cachorro. O nome dele é Fica. Toda vez que eu o chamava era assim, \"vem aqui Fica, vem aqui Fica\" O cachorro enlouqueceu. Agora ele simplesmente me ignora - ACESSEM MEU BLOG! http://ronaldohr.blogspot.com CLUBE DOS PEDREIROS - 001 - YAMAHA CLUB # 001 - M.E.A. #1[url]
Lex Bass
Lex Bass
Membro

Mensagens : 682
Localização : São Paulo

http://ronaldohr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Glauco Qua Ago 13, 2008 1:59 pm

Qdo vc pegarum de 5, não vai mais copnseguir ficar sem um no seu set, digo isso com certeza pq por 20 anos so toquei em 4 cordas, e ainda sao os q eu porefiro, pelo peso, pehgada etc..mas o de 5 tem q ter, não fico mais sem um de 5.

Vc pode usar um encordoamento de 5 no seu baixo de 4, suprimindo a G, ai tb resolve bem o problema, e não precisa mexer em afinação.
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Lex Bass Qua Ago 13, 2008 2:04 pm

Vcs tão embaralhando minha cabeça rsrsrs
Mas sério, um baixo de 5 não rola. Entre comprar um baixo de 5 pra transpor e um pra afinar abaixo, compro um pra afinar. Meu baixo principal é meu yamaha e não troco ele por nenhum outro nesse mundo. Preciso é de mais um memso, de menor custo e que tenha um som bacana. Tava pensando até naquela linha da Condor que tem o botãozinho Push Pull ou num Rock Bass da Warwick

____________________________
Eu comprei um cachorro. O nome dele é Fica. Toda vez que eu o chamava era assim, \"vem aqui Fica, vem aqui Fica\" O cachorro enlouqueceu. Agora ele simplesmente me ignora - ACESSEM MEU BLOG! http://ronaldohr.blogspot.com CLUBE DOS PEDREIROS - 001 - YAMAHA CLUB # 001 - M.E.A. #1[url]
Lex Bass
Lex Bass
Membro

Mensagens : 682
Localização : São Paulo

http://ronaldohr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Alencar Qua Ago 13, 2008 2:57 pm

cara eu tenho um rock bass da warwick.. e ele é EXCELENTE! todo mundo q toca nele fica encantado!
sozera mesmo..
o meu é um corvette basic.
tem umas fotos dele
aqui

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Lex Bass Qua Ago 13, 2008 2:59 pm

Caraio ALencar, me deixou com água na boca. Como é a sonoridade dele? Mais puxado pro grave, pro médio. Eu ouvi dizer que ele tem um so quase que naturalmente distorciso de tão forte que é, é verdade?

____________________________
Eu comprei um cachorro. O nome dele é Fica. Toda vez que eu o chamava era assim, \"vem aqui Fica, vem aqui Fica\" O cachorro enlouqueceu. Agora ele simplesmente me ignora - ACESSEM MEU BLOG! http://ronaldohr.blogspot.com CLUBE DOS PEDREIROS - 001 - YAMAHA CLUB # 001 - M.E.A. #1[url]
Lex Bass
Lex Bass
Membro

Mensagens : 682
Localização : São Paulo

http://ronaldohr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Alencar Qua Ago 13, 2008 3:08 pm

macho ele é muito versátil, eu tiro muito som dele..

ele tem balanço de caps agudo e grade.. mas com poucas mexidas faz muita diferença entende?
fora que ele é muito gostoso de tocar, tem uma pressão grande! gosto muito dele! não pretendo me desfazer dele de maneira nenhuma!
meu professor tem um warwick corvette pro line alemão e ele fico impressionado com o meu rock bass, gosto muito do som, e falo q ele responde muito bem, ele toco slap, two hands, pizzicato e harmonicos..

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Lex Bass Qui Ago 14, 2008 1:20 pm

problema resolvido
http://www.guitarampkeyboard.com/en/epiphone-thunderbird-gothic/11611
Tá na mão, p*** som, é só meter os médios no osso e ele distorce. Fora que é bonito bagarai.

____________________________
Eu comprei um cachorro. O nome dele é Fica. Toda vez que eu o chamava era assim, \"vem aqui Fica, vem aqui Fica\" O cachorro enlouqueceu. Agora ele simplesmente me ignora - ACESSEM MEU BLOG! http://ronaldohr.blogspot.com CLUBE DOS PEDREIROS - 001 - YAMAHA CLUB # 001 - M.E.A. #1[url]
Lex Bass
Lex Bass
Membro

Mensagens : 682
Localização : São Paulo

http://ronaldohr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por alfp1983 Qui Ago 14, 2008 1:31 pm

A situação não é para trocar em outro tom não.

Por exemplo ... a música "na moral" do Jota Quest é em D ,
e como o PJ queria usar tal baixo , de 4 cordas , na gravação do DVD ao vivo, ele simplesmente usou p abaixo afinado em D , para dar mais peso!

Coisa que o baixo de 5 cordas resolveria simplesmente ... mas tem gente que nao gosta! Como eu!


No baixo de 4 cordas , eu só sinto falta de um D mais pesado, uma vez que B e C já tem um peso legal , e não necessito delas uma oitava abaixo.

Mas quando a música é em D , e o baixo apenas "segura" .. sinto uma falta de peso.

____________________________
O nome da paz, foi declarado na cruz
O nome da paz é JESUS


Gospel Club #005
alfp1983
alfp1983
Membro

Mensagens : 79
Localização : Uberlândia - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Lex Bass Sex Ago 15, 2008 10:00 am

Fui ensaiar com meu bb novo ontem. Santa Bárbara, que monstro. Liguei no Hartke do estúdio, saturei os médios como eu sempre faço, regulei o volume do baixo e o cap do braço no talo e o cap da ponte mais ou menos no 6. Meu amigo que baixo. Ainda não vi um baixo na faixa de preço dele rosnar daquele jeito. Ele não é tão confortável quanto um rock bass, mas o som dele é infinitamente mais agressivo. Baixo perfeito para Hard Rock. Lógico que pra um som mais suave, tipo um MPB ou um pop o Rock Bass é mais adequado, mas se é de peso e presença que vc precisa, Epiphone Thunderbird bicho, sem discussão. Apaixonei

____________________________
Eu comprei um cachorro. O nome dele é Fica. Toda vez que eu o chamava era assim, \"vem aqui Fica, vem aqui Fica\" O cachorro enlouqueceu. Agora ele simplesmente me ignora - ACESSEM MEU BLOG! http://ronaldohr.blogspot.com CLUBE DOS PEDREIROS - 001 - YAMAHA CLUB # 001 - M.E.A. #1[url]
Lex Bass
Lex Bass
Membro

Mensagens : 682
Localização : São Paulo

http://ronaldohr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Licas Sex Ago 15, 2008 10:45 am

Lex Bass escreveu:Fui ensaiar com meu bb novo ontem. Santa Bárbara, que monstro. Liguei no Hartke do estúdio, saturei os médios como eu sempre faço, regulei o volume do baixo e o cap do braço no talo e o cap da ponte mais ou menos no 6. Meu amigo que baixo. Ainda não vi um baixo na faixa de preço dele rosnar daquele jeito. Ele não é tão confortável quanto um rock bass, mas o som dele é infinitamente mais agressivo. Baixo perfeito para Hard Rock. Lógico que pra um som mais suave, tipo um MPB ou um pop o Rock Bass é mais adequado, mas se é de peso e presença que vc precisa, Epiphone Thunderbird bicho, sem discussão. Apaixonei

Mais um feliz proprietário de Epiphone Thunderbird.... Esse baixo, além do visual matador, tem um som animal tbm.. Very Happy
O meu não é o gótico, mas não deve mudar tanto assim...
Licas
Licas
Membro

Mensagens : 1690
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Lex Bass Sex Ago 15, 2008 10:48 am

Acho quer não muda mesmo, deve ser só o acabamento

____________________________
Eu comprei um cachorro. O nome dele é Fica. Toda vez que eu o chamava era assim, \"vem aqui Fica, vem aqui Fica\" O cachorro enlouqueceu. Agora ele simplesmente me ignora - ACESSEM MEU BLOG! http://ronaldohr.blogspot.com CLUBE DOS PEDREIROS - 001 - YAMAHA CLUB # 001 - M.E.A. #1[url]
Lex Bass
Lex Bass
Membro

Mensagens : 682
Localização : São Paulo

http://ronaldohr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo para Hard Rock, meio tom Empty Re: Baixo para Hard Rock, meio tom

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos