Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Short Scale 5 Cordas

+15
Zubrycky
DenisLM
Stormbringer
ffc4852
siodoni
subgrave
dibass
allexcosta
JAZZigo
joseluiz.avilajr
Sonikado
gpraxedes
NeyBass
Mauricio Luiz Bertola
Micoco
19 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por subgrave Qui Set 25, 2014 9:14 am

^Show de bola, digno de encerrar o tópico com chave de ouro.

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por Edu Qui Set 25, 2014 12:05 pm

não é querer colocar água no chopp de ninguém, mas fiquem atentos à tocabilidade..

Já toquei num Ibanez com escala de 28,6'' e a sensação foi quase que desesperadora, sufocante. Minhas mãos não são grandes, mas também não são pequenas e o espaço na escala desse baixo parecia mais apertado do que em uma guitarra. Toquei por alguns dias e a sensação foi sempre a mesma.
O mais estranho é que pensei que da décima casa em diante viria o sofrimento, mas não, me senti desconfortável justamente da primeira à sétima.

Já nos Ledur de 33 ¹/²'' me sinto em casa, encaixa perfeitamente como uma luva. Já toquei em escala de 30'' e é razoavelmente interessante, mais pelo braço do que pelo espaço nas casas entre os trastes. Acho que o tamanho da mão e a adaptabilidade em tocar "apertado" deve ser levadas em conta.
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por DenisLM Qui Set 25, 2014 2:17 pm

Tocabilidade sem dúvida é um ponto pessoal, mas minha experiência é exatamente oposta:
Já toquei em baixos de 30", 32" e 33 1/4", 34", 35" (36" se contar o Chapman Stick) e achei extremamente confortável todos os menores que 34", sendo 33 1/4" meu favorito disparado, mas o 30" e 32" não ficaram muito atrás e me senti bem confortável em toda a escala.
Já meu TRB e suas 35" ficam encostadas aqui... é um desconforto só.
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por Micoco Qui Set 25, 2014 3:02 pm

DenisLM escreveu:Tocabilidade sem dúvida é um ponto pessoal, mas minha experiência é exatamente oposta:
Já toquei em baixos de 30", 32" e 33 1/4", 34", 35" (36" se contar o Chapman Stick) e achei extremamente confortável todos os menores que 34", sendo 33 1/4" meu favorito disparado, mas o 30" e 32" não ficaram muito atrás e me senti bem confortável em toda a escala.
Já meu TRB e suas 35" ficam encostadas aqui... é um desconforto só.

30", 32" e 33 1/4 todos 4c?
Micoco
Micoco
Membro

Mensagens : 1183
Localização : Piracicaba

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por DenisLM Qui Set 25, 2014 3:12 pm

Micoco escreveu:
DenisLM escreveu:Tocabilidade sem dúvida é um ponto pessoal, mas minha experiência é exatamente oposta:
Já toquei em baixos de 30", 32" e 33 1/4", 34", 35" (36" se contar o Chapman Stick) e achei extremamente confortável todos os menores que 34", sendo 33 1/4" meu favorito disparado, mas o 30" e 32" não ficaram muito atrás e me senti bem confortável em toda a escala.
Já meu TRB e suas 35" ficam encostadas aqui... é um desconforto só.

30", 32" e 33 1/4 todos 4c?

sim.
Na ordem: Squier Bronco, Grestch Electromatic, Rickenbacker 4003
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por Edu Qui Set 25, 2014 3:34 pm

isso mesmo DenisLM. Cada um opta pelo que se sente mais confortável. Por isso deve ser levado em conta a anatomia e o tamanho de cada um, além da paciência e capacidade de adaptação.
Eu sempre gostei das escalas da Ledur de 33 ¹/²'' pra 5 cordas. Nas 4 cordas o meu limite foi 30''. 28,6'' é "intocável" pra mim Razz

Enfim, há o risco do instrumento se tornar mais desconfortável do que uma guitarra, então muita calma nessa hora, se possível rs Zen
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por Zubrycky Seg Set 29, 2014 5:50 pm

Edu Posser escreveu:não é querer colocar água no chopp de ninguém, mas fiquem atentos à tocabilidade..

Concordo. Esse é um fator que deve ser levado em conta.

De qualquer forma, penso que é ótimo ter várias opções disponíveis. Quanto mais, melhor.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por Edu Ter Set 30, 2014 10:53 am

não sei porque as importadoras são indiferentes a esses modelos de escala "curta e média".

Embora até no exterior não deva ser tão comum de encontrar em qualquer loja, acontece que no tamanho colossal desse país quase não encontramos opções, MESMO sabendo que algumas marcas fabricam e que nenhuma empresa se importa
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por allexcosta Ter Set 30, 2014 10:57 am

Não importam porque não vende.

Mesmo nas maiores lojas do mundo você não encontrará um sortimento razoável de baixos short scale.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por Convidado Ter Set 30, 2014 12:34 pm

Eu curto a idéia dos short scale,se bem construídos.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por Edu Ter Set 30, 2014 12:44 pm

kkkkkk

Max Payne, garanto que a maioria que falou isso não usava esses baixos de entrada então rs

Bom, não temos nem meia dúzia de modelos circulando no Br e os que tem são SUPER difíceis de encontrar.
Ontem mesmo toquei com um baixo de 30", estive pelas lojas em POA e quando falei em importar alguns modelos com escala reduzida os caras me olharam como se eu tivesse acabado de confessar um crime.

No Talkbass vi um sujeito feliz por a Warwick ter produzido mais um lote de 32" em 5 cordas e logo abaixo do seu comentário alguns camaradas comemorando o feito.

Estou por comprar outro baixo e a minha atual situação é continuar com baixos de 34" ou encomendar um 32" de luthier ou ainda tentar importar dos USA (o que é bem chato)...
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por JAZZigo Ter Set 30, 2014 2:59 pm

allexcosta escreveu:Mesmo nas maiores lojas do mundo você não encontrará um sortimento razoável de baixos short scale.
Freud talvez explique! Razz
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por Micoco Ter Set 30, 2014 3:48 pm

É, Comprei um Musicmaster para me aventurar nessa onda dos shortscale e acabei entrando de cabeça...
Se eu não mandar fazer um 5 cordas vou acabar montando um Warmoth... Rolling Eyes
Micoco
Micoco
Membro

Mensagens : 1183
Localização : Piracicaba

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por Edu Ter Set 30, 2014 4:00 pm

talvez daqui a alguns anos ou meses o interesse público aumente com esse tópico e a médio ou longo prazo as importadoras, lojas, luthier, etc passem a levar em conta que existe um grande potencial nos DETALHES, nas especificações de cada modelo e não apenas no nome da marca do instrumento.

Um belo exemplo foi o SX. Comprei duas vezes por menos de 500 reais antes da "fama" virtual.
Infelizmente as importadoras e os gerentes de loja não devem acompanhar muito esse fórum, mas chatos como nós podem fazer a diferença cada vez que entrarmos em uma loja e falar com um vendedor.
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por Abidu Qua Out 01, 2014 12:34 pm

http://alembic.com/club/messages/395/198797.html?1412176645

Não é de 5 cordas mas vai de encontro ao que foi postado nesse tópico...
Abidu
Abidu
Membro

Mensagens : 62
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por Convidado Qua Out 01, 2014 1:41 pm

Edu Posser escreveu:talvez daqui a alguns anos ou meses o interesse público aumente com esse tópico e a médio ou longo prazo as importadoras, lojas, luthier, etc passem a levar em conta que existe um grande potencial nos DETALHES, nas especificações de cada modelo e não apenas no nome da marca do instrumento.

Um belo exemplo foi o SX. Comprei duas vezes por menos de 500 reais antes da "fama" virtual.
Infelizmente as importadoras e os gerentes de loja não devem acompanhar muito esse fórum, mas chatos como nós podem fazer a diferença cada vez que entrarmos em uma loja e falar com um vendedor.

Cara,eu não sei se você acompanhou,mas fiz um tópico aqui que tinha uma proposta,no fundo,semelhante a deste.

O tópico que fiz foi sobre a falta de qualidade,quantidade e diversidade dos baixos de entrada aqui no Brasil,mas pra minha decepção,tive como algumas respostas "vai estudar" e "eu nunca vi tanta besteira".Uma outra grande parte,acha os baixos de entrada aqui uma maravilha... Só uma minúscula minoria concordou comigo.

Não tenho problema em discordarem comigo.Tava debatendo numa boa até virem de voadora.Daí,faltar,com respeito como alguns faltaram,sim, tenho sim um problema com isso,e com razão.Então me esquentei,pois sou sangue quente mesmo, devolvi na mesma moeda e o tópico foi fechado.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os short scale,na minha opinião, parecem favorecer na tocabilidade e no conforto,pois menos madeira=menos peso.Menos polegadas = menos espaço entre as casas,que é = mais facilidade em aplicar varias técnicas,principalmente acordes.Fora a comodidade.Um baixo menor é mais cômodo que um do tamanho "natural" rs...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por Edu Qua Out 01, 2014 5:04 pm

talvez para a indústria seja mais fácil apenas seguir os gabaritos convencionais, além de que um instrumento menor requer construção mais minuciosa, com maior margem de erro, mesmo assim não justifica, uma vez que a maioria dessas indústrias também fabricam guitarra. Não sendo por dificuldades técnicas sobra apenas o desconhecimento: a falta de visão dos empresários que não devem entender essas diferenças que tu citou ou ainda pode ocorrer um preciosismo injustificável da parte do projetista. Basta uma rápida olhada nesse fórum e no Talk Bass pra saber que há muitos interessados, mas as empresas ignoram esse "recurso" de entender diretamente o consumidor.

-------------------------------------------------------------------------------------

Quanto aos baixos de entrada.. Os instrumentos musicais são diferentes de equipamentos de áudio, por exemplo. No áudio tu paga por qualidade, ou seja, durabilidade, timbre característico, componentes confiáveis, padronização, etc.
Já um instrumento, salvo defeitos elétricos, é completamente relativo ao gosto do freguês. Eu acho massa certos fatores que alguém pode não achar. Eu coloco certos instrumentos baratos na mesma categoria que alguns mais caros, então cada modelo é relativo, MAS no geral os instrumentos de entrada que temos por aqui são muito ruins pro meu gosto, e muitos instrumentos caros TAMBÉM são. É preciso identificar nossas queixas up posso citar várias tranqueiras caras e baratas, vários "filés" acessíveis, mas concordo contigo, no geral os instrumentos de entrada predominam no quesito porcaria.
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por Convidado Qua Out 01, 2014 7:54 pm

É uma pena.A Ibanez foi até muito corajosa em lançar dois modelos short scale! Neutral

------------------------------------------------------------

Pois é, cara. No tópico em questão eu comparei o mercado de contrabaixos de entrada com os de guitarras de entrada,chegando a postar dois vídeos,um com uma Memphis bem barata,e um outro com um baixo Memphis também barato.A diferença de qualidade entre os dois pra mim foi uma coisa absurda...(!)

Mas acontece que,apesar de eu não ser guitarrista meu irmão é,e sempre quando posso, toco em uma guitarra diferente,ou ouço timbres de guitarras diferentes aqui.Já to com o ouvido um pouco apurado pra timbres de guitarra,especialmente as Stratocaster.E foi aí que eu cometi um erro nesse tópico.

Pelo fato de eu ser um pouco familiarizado com guitarras,eu meio que quase exigi que os outros também conhecessem de timbre de guitarra,o que pra muitos,os que não têm acesso a guitarras,é mais difícil do que para mim,que tenho acesso a guitarras.Nisso eu fui meio sem noção.

Mas se for comparar apenas a questão quantidade e variedade,fica mais do que escancarado que o mercado de guitarras é bem melhor...

Mas pra não desvirtuar demais o tópico,e também pra não criar mais polêmica,melhor me calar rs... Se vc quiser dar uma olhada,o tópico foi esse aqui up

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por Edu Qui Out 02, 2014 8:54 am

bom, sobre o que tu quer dizer é preciso considerar basicamente o fato de que a faixa de frequências de um contrabaixo é geralmente desconhecida até mesmo pelos baixistas que o usam, não obstante os produtores também tendem a se satisfazer com pouco esforço e imagine então o fabricante que não toca e naturalmente gosta do que produz... Comentei justamente sobre isso no fórum de home studio. As frequências graves são bastante complexas e demanda um ouvido treinado para entender o que fica bom e o que não fica na soma com uma banda. Já nas guitarras o timbre é muito mais marcante. Um captador pode fazer muita diferença e por aí vai.

Entendendo esses parâmetros de falta de referência de sonoridade nos resta a parte mecânica dos baixos de entrada. Nas guitarras a diferença parece ocorrer mais em relação à ação de cordas, o que não é tão crítico. No baixo também, mas a questão do peso é determinante, a largura do braço é sentida de forma acentuada, as madeiras tem de resistir muito, de qualquer forma PARECE um instrumento bruto e geralmente é tratado como tal em sua construção.
O que sinto de diferença entre um instrumento CARO e um instrumento de baixo custo é justamente isso, o tratamento, a atenção, a brutalidade ou a sutileza. MAS alguns instrumentos baratos são super bem feitos por terem um bom projeto. O Memphis em questão possui uma "mosca branca" como dizem por aqui. É um modelo que deve ter saído de linha e é quase igual a um Benson, bastante satisfatório, mas é a exceção da marca rs
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por allexcosta Qui Out 02, 2014 8:59 am

Acho que alguns de vocês super estimam o mercado que esses instrumentos teriam.

As fábricas não deixam de fazê-los por questões técnicas, tampouco elas querem deixar de ganhar dinheiro. É que é um mercado pequeno mesmo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por Edu Qui Out 02, 2014 12:35 pm

é uma via de mão dupla, não? Prefiro pensar assim, do contrário iríamos nos sentir esquecidos rsrs

Por um lado há o comprador que desconsidera detalhes técnicos (que poderiam estar a seu favor). Há também os compradores mais ''chatos'' que sempre estão na busca por algo melhor ou diferente, acredito que sejam as pessoas mais rentáveis.

Por outro lado o fabricante deveria vender o seu peixe, povoar seu estoque com várias soluções, enfim.

Tento não ser pessimista Rolling Eyes

Rapaiz.. to me sentindo menos resistente a encarar um luthier depois dessa conversa tears
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por allexcosta Qui Out 02, 2014 12:47 pm

Edu Posser escreveu:Há também os compradores mais ''chatos'' que sempre estão na busca por algo melhor ou diferente, acredito que sejam as pessoas mais rentáveis.

O comprador mais rentável é o moleque de 13 anos que entra na loja com a mãe e não sabe nem o que é medida da escala de um baixo.

O mercado de "coisas diferentes" interessa muito pouco às grandes empresas. Assim como fabricantes de sapato ou TV encomendam pesquisas de mercado, fabricantes de baixo também o fazem.

Nada aumenta a desejabilidade de um baixo como ser usado pelo ídolo da pessoa. Até aqui, onde as pessoas são supostamente um pouco mais esclarecidas, vemos isso todos os dias, imagina entre a gurizada que está começando.

Outra coisa: há um comprometimento no som do instrumento de escala curta sim. Você não sentirá na sua casa ou em um amp no ensaio, mas quando coloca no PA, faz diferença...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por Micoco Qui Out 02, 2014 1:13 pm


Outra coisa: há um comprometimento no som do instrumento de escala curta sim. Você não sentirá na sua casa ou em um amp no ensaio, mas quando coloca no PA, faz diferença... [/quote]

Menos pressão sonora?
Micoco
Micoco
Membro

Mensagens : 1183
Localização : Piracicaba

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por third_strike Qui Out 02, 2014 1:17 pm

http://knuckleguitarworks.com/instruments/quake.html

Quake
...Don't let her size intimidate you. The additional speaking length is pressed outward toward both the nut and the bridge, making the reach only one fret further out. As well, first position is only 1/4 inch longer than it is on a standard scale bass...

Lendo isto eu tive a impressão de que é possível deixar a corda mais firme aumentando o comprimento do corpo e da mão do baixo.
????????????????????????

third_strike
Membro

Mensagens : 31
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por Edu Qui Out 02, 2014 1:24 pm

é amigo, esse tópico me deixou numa dúvida antiga..
cada vez mais penso que a solução é o luthier, pois esperar até que fabriquem o que eu quero é difícil.. mas sigo resistindo ainda rs
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por joseluiz.avilajr Qui Out 02, 2014 2:20 pm

até mesmo os luthiers tem essa resistêcia.

não é por nada mas eu por estética, e tb comodidade quando construo algum baixo pra deixar aqui em casa faço de 34 polegadas, pois é mais comun. até mesmo porque quando faço sem ser encomenda eu ja aproveito pra fazer algum cap diferente.

para o ano que vem vou ver essa idéia na realidade estou pensando em fazer 3 iguais só mudando o tamanho da escala. o maior problema seria o design do corpo pra colocar 3 escalas diferentes a principio seriam 31,34, e 37. mas somente ano que vem, esse ano minha verba(tempo) ja está lotada.
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por Convidado Qui Out 02, 2014 2:36 pm

allexcosta escreveu:O comprador mais rentável é o moleque de 13 anos que entra na loja com a mãe e não sabe nem o que é medida da escala de um baixo.

O mercado de "coisas diferentes" interessa muito pouco às grandes empresas. Assim como fabricantes de sapato ou TV encomendam pesquisas de mercado, fabricantes de baixo também o fazem.
Mas também fora do mercado de "coisas diferentes",as coisas andam bem feias quando se trata do primeiro baixo,ou baixos baratos.

Eu defendo o boicote indireto aos baixos de entrada.

No momento não to dando aula,mas caso eu ensine alguém a tocar,vou recomenda-lo a comprar um baixo usado.

Mas a coisa anda tão feia,que até mesmo os usados ficam devendo.Veja que a maioria dos baixos legais e de bom custo-benefício usados,de de 5 cordas,possuem espaçamentos pequenos/médios,de 16/17mm (Condor,Cort,Washburn...).

Espaçamento é uma questão muito subjetiva.Um aluno adulto,com a mão até maior que a minha,pode até se acostumar com esse tipo de espaçamento.Mas e se não se acostumar? Visando isso,à um aluno adulto,eu indicaria logo um acima de 18mm,pra não recomendar um baixo que precise ser vendido meses depois...

Eu,por exemplo,penei muito com um Washburn,o meu primeiro baixo,de espaçamento bem pequeno.Quando conheci algumas técnicas de slap,senti que o baixo não tava mais me atendendo.Foi só trocar de baixo que rapidamente evoluí muito!

Fora desse "reino" dos espaçamentos pequenos,baixos com um preço em conta em estado usado com espaçamento superior a 18mm,há alguns.Mas são tão raros de encontrar quanto políticos honestos.São eles: Tagima B2,Tagima Century,e mais dois no máximo...

Há uma exceção,que tem um espaçamento grande,e é fácil de encontrar,que é o Tagima Millenium.Mas minha opinião sobre esse bass é polêmica.Eu não recomendaria esse baixo não.

allexcosta escreveu:Outra coisa: há um comprometimento no som do instrumento de escala curta sim. Você não sentirá na sua casa ou em um amp no ensaio, mas quando coloca no PA, faz diferença...
Mesmo dessa maneira?

joseluiz.avilajr escreveu:até mesmo os luthiers tem essa resistêcia...
Acho que isso só vai mudar de cena quando uma Fodera da vida lançar um instrumento short scale,e algum baixista renomado comece a usa-lo.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por ZédeLepelin Ter Out 07, 2014 11:41 am

Tenho um cinco cordas short scale da Ledur, custom.

Sempre foi vontade minha ter um baixo escala curta por conta do tamanho reduzido das mãos. Depois de alguma pesquisa e consulta a várias pessoas, inclusive aqui do fórum, mandei fazer. O resultado ficou MUITO BOM, lembrando que faço pouco uso da sizona, pois nas músicas do Rush uma ou outra vez tenho que usá-la para simular gravão que o Geddy manda ver via teclado. Gosto muito do resultado, o instrumento é sólido e tem muito bom som, graves encorpados e é bem versátil. Não estou fazendo propaganda para o cara, até porque não vem ao caso, mas o instrumento me é um verdadeiro xodó.

Lembro também que dos luthiers que consultei o da Ledur foi o único que disse que valeria a pena sim ter um 5 cordas escala curta e que ele garantiria a qualidade do som. Outros que consultei sempre me desestimulavam, dizendo principalmente que a baixa tensão das cordas tornaria o baixo com som alterado demais e inviável principalmente para slap. Outra coisa que descobri: tudo depende de quem toca o baixo, aliado um equipo de qualidade a coisa vai longe.

E agora, fiquei curioso com esse uso na afinação EADGB, talvez tente algum dia pra ver como soa. Me ocorre que a extensão proporcionada para escalas talvez fique muito legal.
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagens : 626
Localização : Longe de Zé Ruélas e Vira-Latas.

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por Micoco Ter Out 07, 2014 12:21 pm

jmaxyyz escreveu:Tenho um cinco cordas short scale da Ledur, custom.

Sempre foi vontade minha ter um baixo escala curta por conta do tamanho reduzido das mãos. Depois de alguma pesquisa e consulta a várias pessoas, inclusive aqui do fórum, mandei fazer. O resultado ficou MUITO BOM, lembrando que faço pouco uso da sizona, pois nas músicas do Rush uma ou outra vez tenho que usá-la para simular gravão que o Geddy manda ver via teclado. Gosto muito do resultado, o instrumento é sólido e tem muito bom som, graves encorpados e é bem versátil. Não estou fazendo propaganda para o cara, até porque não vem ao caso, mas o instrumento me é um verdadeiro xodó.

Lembro também que dos luthiers que consultei o da Ledur foi o único que disse que valeria a pena sim ter um 5 cordas escala curta e que ele garantiria a qualidade do som. Outros que consultei sempre me desestimulavam, dizendo principalmente que a baixa tensão das cordas tornaria o baixo com som alterado demais e inviável principalmente para slap. Outra coisa que descobri: tudo depende de quem toca o baixo, aliado um equipo de qualidade a coisa vai longe.

E agora, fiquei curioso com esse uso na afinação EADGB, talvez tente algum dia pra ver como soa. Me ocorre que a extensão proporcionada para escalas talvez fique muito legal.

30"?
Micoco
Micoco
Membro

Mensagens : 1183
Localização : Piracicaba

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por ZédeLepelin Ter Out 07, 2014 12:55 pm

Micoco escreveu:30"?

Sim, escala de 30", 24 trastes.
Gostei muito da qualidade do instrumento, tanto que estou pensando em mandar fazer mais um, só que agora com quatro cordas.

Alguém sabe se existe à venda jogo de cordas com a B aguda ou só comprando jogo de seis cordas?
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagens : 626
Localização : Longe de Zé Ruélas e Vira-Latas.

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por Micoco Ter Out 07, 2014 1:03 pm

jmaxyyz escreveu:
Micoco escreveu:30"?

Sim, escala de 30", 24 trastes.
Gostei muito da qualidade do instrumento, tanto que estou pensando em mandar fazer mais um, só que agora com quatro cordas.

Alguém sabe se existe à venda jogo de cordas com a B aguda ou só comprando jogo de seis cordas?

Posta uma foto!
Micoco
Micoco
Membro

Mensagens : 1183
Localização : Piracicaba

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por ZédeLepelin Ter Out 07, 2014 1:11 pm

Daqui do trampo não dá pra postar foto, pois não consigo acessar os sites de hospedagem.
Depois em casa faço isso.
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagens : 626
Localização : Longe de Zé Ruélas e Vira-Latas.

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por Stormbringer Ter Out 07, 2014 1:12 pm

jmaxyyz escreveu:

Alguém sabe se existe à venda jogo de cordas com a B aguda ou só comprando jogo de seis cordas?

nos baixos de 6 cordas tem uma B aguda como as guitarras? eu sempre me perguntei o porque das guitarras serem afinadas em quintas com exceção da corda b que é uma quarta da g heheheh.

mas, se vc afinar essa corda como uma quinta (EADGC), tem avulsa:
http://www.bassstringsonline.com/DR-FAT-BEAMS-Single--030-High-C-String_p_126.html

ou afina essa corda como B, vai ficar com menos tensao, mas acho que rola.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4750
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por ZédeLepelin Ter Out 07, 2014 1:37 pm

Stormbringer escreveu:
jmaxyyz escreveu:

Alguém sabe se existe à venda jogo de cordas com a B aguda ou só comprando jogo de seis cordas?

nos baixos de 6 cordas tem uma B aguda como as guitarras? eu sempre me perguntei o porque das guitarras serem afinadas em quintas com exceção da corda b que é uma quarta da g heheheh.

mas, se vc afinar essa corda como uma quinta (EADGC), tem avulsa:
http://www.bassstringsonline.com/DR-FAT-BEAMS-Single--030-High-C-String_p_126.html

ou afina essa corda como B, vai ficar com menos tensao, mas acho que rola.

Corrigindo besteira que postei, claro que tem que ser C para o fechamento das oitavas.


Última edição por jmaxyyz em Ter Out 07, 2014 1:43 pm, editado 1 vez(es)
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagens : 626
Localização : Longe de Zé Ruélas e Vira-Latas.

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por Micoco Ter Out 07, 2014 1:40 pm

jmaxyyz escreveu:Daqui do trampo não dá pra postar foto, pois não consigo acessar os sites de hospedagem.
Depois em casa faço isso.

Legal. Ficamos no aguardo Wink
Micoco
Micoco
Membro

Mensagens : 1183
Localização : Piracicaba

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por gpraxedes Ter Out 07, 2014 1:42 pm

jmaxyyz escreveu:

Esse é o problema, a tensão, visto que o short scale já a diminui substancialmente.
E confesso aqui minha total ignorância, então: o baixo de seis cordas não segue a disposição da escala da guitarra? A segunda corda é em C?

Não, a primeira mais aguda.

A afinação padrão de um baixo de 6 cordas (da grave para a aguda) é BEADGC.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por ZédeLepelin Ter Out 07, 2014 1:52 pm

Putz, como é bom frequentar esse fórum!

Tenho na verdade, três contrabaixos, um Washburn e um Fender Deluxe, ambos de 4 cordas, e o Ledur de 5. Como a sizona me obriga a sempre estar atento à sua ressonância ( pois dependendo da equalização que uso, ela deixa "rastros" depois da finalização da escala, se é que estou sendo claro), vou procurar uma corda C e passar a usar a afinação EADGC.
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagens : 626
Localização : Longe de Zé Ruélas e Vira-Latas.

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por JAZZigo Ter Out 07, 2014 2:25 pm

Stormbringer escreveu:eu sempre me perguntei o porque das guitarras serem afinadas em quintas com exceção da corda b que é uma quarta da g heheheh.
scratch Tem certeza do que você está falando?
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por Micoco Ter Out 07, 2014 2:31 pm

jmaxyyz escreveu:Putz, como é bom frequentar esse fórum!

Tenho na verdade, três contrabaixos, um Washburn e um Fender Deluxe, ambos de 4 cordas, e o Ledur de 5. Como a sizona me obriga a sempre estar atento à sua ressonância ( pois dependendo da equalização que uso, ela deixa "rastros" depois da finalização da escala, se é que estou sendo claro), vou procurar uma corda C e passar a usar a afinação EADGC.  


Mais a Bzona tem um som definido com peso?
Micoco
Micoco
Membro

Mensagens : 1183
Localização : Piracicaba

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por ZédeLepelin Ter Out 07, 2014 2:59 pm

Micoco escreveu:
jmaxyyz escreveu:Putz, como é bom frequentar esse fórum!

Tenho na verdade, três contrabaixos, um Washburn e um Fender Deluxe, ambos de 4 cordas, e o Ledur de 5. Como a sizona me obriga a sempre estar atento à sua ressonância ( pois dependendo da equalização que uso, ela deixa "rastros" depois da finalização da escala, se é que estou sendo claro), vou procurar uma corda C e passar a usar a afinação EADGC.  


Mais a Bzona tem um som definido com peso?

Sim, no meu Ledur, sim.
O que acontece que tenho usado mais o Fender para as músicas do Rush, então a sizona do Ledur não me fará mais falta e pretendo colocar uma C porque vai facilitar a execução de músicas clássicas: não vai ser precisa descer muito no braço para execução de algumas notas, já que terei a extensão de mais uma corda.
Claro que vou ter que ver se me adapto, pois a sizona também é uma mão na roda quando se inicia escalas por ela.

Lembrando que toco mais por prazer, mesmo, sem compromisso comercial.

Outra coisa: meu combo é um Roland CB 120XL, quem o conhece sabe o quanto ele ajuda na definição dos graves.
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagens : 626
Localização : Longe de Zé Ruélas e Vira-Latas.

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por Stormbringer Ter Out 07, 2014 3:03 pm

JAZZigo escreveu:
Stormbringer escreveu:eu sempre me perguntei o porque das guitarras serem afinadas em quintas com exceção da corda b que é uma quarta da g heheheh.
scratch Tem certeza do que você está falando?

Eu nunca tenho certeza de nada, hahahha, mas as guitarras e violoes normalmente nao sao afinados em EADGBE (do mais grave pro mais agudo)?
E
A(e + 5 semitons)
D(a + 5)
G(d + 5)
B(ooopa, g + 4)
E (b + 5)

nao sei se falei bobagem com os nomes Razz
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4750
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por gpraxedes Ter Out 07, 2014 3:15 pm

Stormbringer escreveu:
JAZZigo escreveu:
Stormbringer escreveu:eu sempre me perguntei o porque das guitarras serem afinadas em quintas com exceção da corda b que é uma quarta da g heheheh.
scratch Tem certeza do que você está falando?

Eu nunca tenho certeza de nada, hahahha, mas as guitarras e violoes normalmente nao sao afinados em EADGBE (do mais grave pro mais agudo)?
E
A(e + 5 semitons)
D(a + 5)
G(d + 5)
B(ooopa, g + 4)
E (b + 5)

nao sei se falei bobagem com os nomes Razz

Afinado em quartas, exceto a B que é terça de G. up
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por Stormbringer Ter Out 07, 2014 4:37 pm

^ eu estava contando errado, por semitons Razz
valeu pelo esclarecimento up
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4750
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por ZédeLepelin Ter Out 07, 2014 8:43 pm

Cfe prometido, imagem do meu Ledur Power Bass 5:
[url=Short Scale 5 Cordas - Página 3 53mixc
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagens : 626
Localização : Longe de Zé Ruélas e Vira-Latas.

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por Micoco Ter Out 07, 2014 8:45 pm

jmaxyyz escreveu:Cfe prometido, imagem do meu Ledur Power Bass 5:
[url=Short Scale 5 Cordas - Página 3 53mixc

posta inteiro, por gentileza Smile
Micoco
Micoco
Membro

Mensagens : 1183
Localização : Piracicaba

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por ZédeLepelin Ter Out 07, 2014 8:49 pm

Porque será que não consigo postar mais de uma imagem no mesmo post? Outra:

[url=Short Scale 5 Cordas - Página 3 6zpuvr]Short Scale 5 Cordas - Página 3 Iye693[/url]

P.s.: agora foi mais de uma imagem Rolling Eyes
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagens : 626
Localização : Longe de Zé Ruélas e Vira-Latas.

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por gpraxedes Ter Out 07, 2014 8:49 pm

Bonitão!
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por ZédeLepelin Ter Out 07, 2014 8:54 pm

E é leve, alta presença de grave e não decepciona nos slaps. Claro, vale sempre lembrar que o instrumento é coadjuvante na história toda, depende sempre da pegada e da harmonia entre instrumentista e instrumento.

Arrisquei e mandei  gravar minhas iniciais dele. "Casei" com o  baixo, visto que não haverá venda possível de uma baixo custom "batizado" com as iniciais do dono.
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagens : 626
Localização : Longe de Zé Ruélas e Vira-Latas.

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por Micoco Ter Out 07, 2014 10:33 pm

jmaxyyz escreveu:Porque será que não consigo postar mais de uma imagem no mesmo post? Outra:

[url=Short Scale 5 Cordas - Página 3 6zpuvr]Short Scale 5 Cordas - Página 3 Iye693[/url]

P.s.: agora foi mais de uma imagem Rolling Eyes


Show!
Micoco
Micoco
Membro

Mensagens : 1183
Localização : Piracicaba

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por JAZZigo Qua Out 08, 2014 10:48 am

jmaxyyz escreveu:E é leve, alta presença de grave e não decepciona nos slaps. Claro, vale sempre lembrar que o instrumento é coadjuvante na história toda, depende sempre da pegada e da harmonia entre instrumentista e instrumento.

Arrisquei e mandei  gravar minhas iniciais dele. "Casei" com o  baixo, visto que não haverá venda possível de uma baixo custom "batizado" com as iniciais do dono.
Pô, parabéns, JMax, lindo baixo! up Mas, depois dessa, você não vai deixar a rapaziada aqui com essa enorme interrogação na cabeça, né Question  Question  Question  Question  Question Por favor, manda aí uma pequena demonstração do som desse seu Ledur, destacando especialmente a B-zona!!! bounce
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Short Scale 5 Cordas - Página 3 Empty Re: Short Scale 5 Cordas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos