Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

+11
NeyBass
rafacar
Edão
SILVIAO
CG
Dpaulo
gpraxedes
fheliojr
ct.colela
arturbmallmann
allexcosta
15 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? - Página 2 Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por allexcosta Dom Mar 26, 2017 3:41 pm

Max Payne escreveu:Allex, te enviei uma MP. Dá uma conferida por favor =)

Desculpe, to meio sem acesso esses dias. Acho que rola perguntar aqui, nao?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? - Página 2 Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Convidado Dom Mar 26, 2017 6:15 pm

allexcosta escreveu:Desculpe, to meio sem acesso esses dias. Acho que rola perguntar aqui, nao?

Tranquilo!

""Allex, se um luthier fizer uma réplica (ou cópia...) muito perto da idêntica à de um JB, com todas as medidas respeitadas,com as devidas madeiras, mesmo que ele não tenha muita experiência com Jazz Bass quanto tem com baixos "modernos", o baixo soará como JB?

Estou estudando replicar o Lakland DJ5... Não quero um timbre idêntico, mas simplesmente o timbre JB...

Sobre a escala 35, é muito ruim para fazer chord melody? Ou é só questão de costume? (nunca toquei num 35'' na vida...)"""

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? - Página 2 Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por allexcosta Dom Mar 26, 2017 6:21 pm

Sim, com medidas e captação iguais soará como um jb. Se o braço for mais grosso dá uma encorpada no som.

Se suas mãos forem de tamanho normal é só costume mesmo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? - Página 2 Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Convidado Dom Mar 26, 2017 6:29 pm

^Valeu!

Só uma coisa: essa ponte do Lakland DJ5, não se encontra no mercado,né? Não achei em lugar nenhum... scratch

Ela é 19mm?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? - Página 2 Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por allexcosta Dom Mar 26, 2017 7:16 pm

Não acha. É feita pela Hipshot mas é propriedade da Lakland.

Sim, 19mm.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? - Página 2 Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por NeyBass Ter Abr 04, 2017 9:26 am

allexcosta escreveu:Posição dos captadores, tamanho da escala e braço parafusado são algumas das coisas mais importantes. Espessura do braço também influencia um pouco.

Faça um tróculo numa mesa de madeira, parafuse um braço de JB e instale captadores na mesa em posição correta. Você terá som de JB com certeza.

Aí vem, com menor influência, material dos trastes e do nut, quantidade de trastes, etc...

Allex, e se eu usar captadores humbucker tipo emg, bartolini na posição de JB, ele soará como JB mais encorpado ou não?
Claro que respeitando tudo que já foi falado e conhecemos (madeiras, braço colado ou parafusado, etc.)
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? - Página 2 Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por allexcosta Ter Abr 04, 2017 1:02 pm

^ Eu acho ambos emg e bartolini menos encorpados que um bom captador J.

Você pode tirar um som "tipo Jazz Bass" com captação diferente, mas não será o som clássico de Jazz Bass.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? - Página 2 Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por NeyBass Ter Abr 04, 2017 2:07 pm

allexcosta escreveu:^ Eu acho ambos emg e bartolini menos encorpados que um bom captador J.

Você pode tirar um som "tipo Jazz Bass" com captação diferente, mas não será o som clássico de Jazz Bass.

emg e bartolini foi só para ilustrar Allex, a dúvida era se eu consigo algo parecido com JB sem ser os caps JJ.
valeu pela explicação.

Edit. Eu acho por exemplo o fodera do Richard Bona, com um timbre que se assemelha ao JB, parece um JB ativo, e pelo que vi ele usa EMG, não sei o modelo, DC, TW, J, enfim, acho bem semelhante.

Edit. Veja esse vídeo, os captadores parecem bartolini, só não sei o modelo e se são single ou humbucker, o timbre é semelhante ao JB ativo.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? - Página 2 Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por fheliojr Qui Abr 06, 2017 7:45 pm

NeyBass escreveu:
allexcosta escreveu:^ Eu acho ambos emg e bartolini menos encorpados que um bom captador J.

Você pode tirar um som "tipo Jazz Bass" com captação diferente, mas não será o som clássico de Jazz Bass.

emg e bartolini foi só para ilustrar Allex, a dúvida era se eu consigo algo parecido com JB sem ser os caps JJ.
valeu pela explicação.

Edit. Eu acho por exemplo o fodera do Richard Bona, com um timbre que se assemelha ao JB, parece um JB ativo, e pelo que vi ele usa EMG, não sei o modelo, DC, TW, J, enfim, acho bem semelhante...

Foi o q o Alex disse, eles não soam igual aos J.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? - Página 2 Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Felmor Qui Dez 17, 2020 11:04 am

Desenterrando o tópico:
Allex, qual captação você indica para o projeto de uma réplica de Jazz Bass anos 70?
Corpo em ash, braço e escala em maple, posição dos captadores anos 70, ferragem, etc, tudo na onda do Fender clássico, queria uma captação que ajude o baixo a soar assim, mas não tenho muita referência...
Felmor
Felmor
Membro

Mensagens : 502
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? - Página 2 Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por dibass Sex Dez 18, 2020 6:45 am

Felipe não sou o Tio Alex mas gosto de dimarzio acho uma boa pedida pro seu baixo
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Felmor gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? - Página 2 Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por allexcosta Sex Dez 18, 2020 7:33 am

Felmor escreveu:Desenterrando o tópico:
Allex, qual captação você indica para o projeto de uma réplica de Jazz Bass anos 70?
Corpo em ash, braço e escala em maple, posição dos captadores anos 70, ferragem, etc, tudo na onda do Fender clássico, queria uma captação que ajude o baixo a soar assim, mas não tenho muita referência...

Um captador que vibra nessa vibe com muita qualidade é aquele que vinha nos Giannini antigos, provavelmente da Mighty Mite. Muito bons com ótimo timbre anos 70.

Outros bons:

- Duncan Antiquity II
- Aguilar 70's
- Nordstrand deve ter uma série 70's também
- Fralin
- Lollar

Os CS60, apesar de bons, não vão muito nessa praia.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Felmor, Zubrycky e Juninho Sampaio gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? - Página 2 Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Marvis Sex Dez 18, 2020 4:26 pm

A fralin tem uma customização específica dos pus jb deles, pensando nesse timbre setentista:

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? - Página 2 Screen19
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Felmor gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? - Página 2 Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por fheliojr Dom Dez 20, 2020 3:38 pm

allexcosta escreveu:...Outros bons:

- Duncan Antiquity II...

Alex, o q vc acha dos Antiquity I (com ALNICO 2)?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? - Página 2 Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por allexcosta Dom Dez 20, 2020 3:53 pm

fheliojr escreveu:Alex, o q vc acha dos Antiquity I (com ALNICO 2)?

Não acho que tive a oportunidade.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? - Página 2 Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Zubrycky Seg Dez 21, 2020 11:04 am

allexcosta escreveu:
Felmor escreveu:Desenterrando o tópico:
Allex, qual captação você indica para o projeto de uma réplica de Jazz Bass anos 70?
Corpo em ash, braço e escala em maple, posição dos captadores anos 70, ferragem, etc, tudo na onda do Fender clássico, queria uma captação que ajude o baixo a soar assim, mas não tenho muita referência...

Um captador que vibra nessa vibe com muita qualidade é aquele que vinha nos Giannini antigos, provavelmente da Mighty Mite. Muito bons com ótimo timbre anos 70.

Será que esses captadores foram usados nos modelos feitos em 1980? Pergunta
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18985
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? - Página 2 Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por allexcosta Seg Dez 21, 2020 3:36 pm

Zubrycky escreveu:Será que esses captadores foram usados nos modelos feitos em 1980? Pergunta

Sinceramente, não sei dizer... O Bertola provavelmente sabe.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? - Página 2 Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Zubrycky Seg Dez 21, 2020 3:43 pm

allexcosta escreveu:
Zubrycky escreveu:Será que esses captadores foram usados nos modelos feitos em 1980? Pergunta

Sinceramente, não sei dizer... O Bertola provavelmente sabe.

Também imaginei isso. É que tenho um desses JBs da Giannini e a data de fabricação dele é justamente 1980. Fiquei curioso.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18985
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? - Página 2 Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por allexcosta Seg Dez 21, 2020 4:02 pm

Zubrycky escreveu:Também imaginei isso. É que tenho um desses JBs da Giannini e a data de fabricação dele é justamente 1980. Fiquei curioso.

Também tive um Stratosonic dos anos 80. Captadores tinham "MADE IN JAPAN" escrito embaixo, numa etiqueta de papel.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? - Página 2 Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Zubrycky Seg Dez 21, 2020 6:35 pm

allexcosta escreveu:
Zubrycky escreveu:Também imaginei isso. É que tenho um desses JBs da Giannini e a data de fabricação dele é justamente 1980. Fiquei curioso.

Também tive um Stratosonic dos anos 80. Captadores tinham "MADE IN JAPAN" escrito embaixo, numa etiqueta de papel.

Bom saber disso! Quando levar aquele baixo para o luthier atentar-me-ei a este detalhe. Obrigado!
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18985
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? - Página 2 Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos