Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir em baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? - Página 2 Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por allexcosta em Dom Mar 26, 2017 3:41 pm

Max Payne escreveu:Allex, te enviei uma MP. Dá uma conferida por favor =)

Desculpe, to meio sem acesso esses dias. Acho que rola perguntar aqui, nao?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? - Página 2 Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Max Payne em Dom Mar 26, 2017 6:15 pm

allexcosta escreveu:Desculpe, to meio sem acesso esses dias. Acho que rola perguntar aqui, nao?

Tranquilo!

""Allex, se um luthier fizer uma réplica (ou cópia...) muito perto da idêntica à de um JB, com todas as medidas respeitadas,com as devidas madeiras, mesmo que ele não tenha muita experiência com Jazz Bass quanto tem com baixos "modernos", o baixo soará como JB?

Estou estudando replicar o Lakland DJ5... Não quero um timbre idêntico, mas simplesmente o timbre JB...

Sobre a escala 35, é muito ruim para fazer chord melody? Ou é só questão de costume? (nunca toquei num 35'' na vida...)"""

Max Payne
Membro

Mensagem por allexcosta em Dom Mar 26, 2017 6:21 pm

Sim, com medidas e captação iguais soará como um jb. Se o braço for mais grosso dá uma encorpada no som.

Se suas mãos forem de tamanho normal é só costume mesmo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Max Payne em Dom Mar 26, 2017 6:29 pm

^Valeu!

Só uma coisa: essa ponte do Lakland DJ5, não se encontra no mercado,né? Não achei em lugar nenhum... scratch

Ela é 19mm?

Max Payne
Membro

Mensagem por allexcosta em Dom Mar 26, 2017 7:16 pm

Não acha. É feita pela Hipshot mas é propriedade da Lakland.

Sim, 19mm.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por NeyBass em Ter Abr 04, 2017 9:26 am

allexcosta escreveu:Posição dos captadores, tamanho da escala e braço parafusado são algumas das coisas mais importantes. Espessura do braço também influencia um pouco.

Faça um tróculo numa mesa de madeira, parafuse um braço de JB e instale captadores na mesa em posição correta. Você terá som de JB com certeza.

Aí vem, com menor influência, material dos trastes e do nut, quantidade de trastes, etc...

Allex, e se eu usar captadores humbucker tipo emg, bartolini na posição de JB, ele soará como JB mais encorpado ou não?
Claro que respeitando tudo que já foi falado e conhecemos (madeiras, braço colado ou parafusado, etc.)
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagem por allexcosta em Ter Abr 04, 2017 1:02 pm

^ Eu acho ambos emg e bartolini menos encorpados que um bom captador J.

Você pode tirar um som "tipo Jazz Bass" com captação diferente, mas não será o som clássico de Jazz Bass.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por NeyBass em Ter Abr 04, 2017 2:07 pm

allexcosta escreveu:^ Eu acho ambos emg e bartolini menos encorpados que um bom captador J.

Você pode tirar um som "tipo Jazz Bass" com captação diferente, mas não será o som clássico de Jazz Bass.

emg e bartolini foi só para ilustrar Allex, a dúvida era se eu consigo algo parecido com JB sem ser os caps JJ.
valeu pela explicação.

Edit. Eu acho por exemplo o fodera do Richard Bona, com um timbre que se assemelha ao JB, parece um JB ativo, e pelo que vi ele usa EMG, não sei o modelo, DC, TW, J, enfim, acho bem semelhante.

Edit. Veja esse vídeo, os captadores parecem bartolini, só não sei o modelo e se são single ou humbucker, o timbre é semelhante ao JB ativo.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagem por fheliojr em Qui Abr 06, 2017 7:45 pm

NeyBass escreveu:
allexcosta escreveu:^ Eu acho ambos emg e bartolini menos encorpados que um bom captador J.

emg e bartolini foi só para ilustrar Allex, a dúvida era se eu consigo algo parecido com JB sem ser os caps JJ.
valeu pela explicação.

Edit. Eu acho por exemplo o fodera do Richard Bona, com um timbre que se assemelha ao JB, parece um JB ativo, e pelo que vi ele usa EMG, não sei o modelo, DC, TW, J, enfim, acho bem semelhante...

Foi o q o Alex disse, eles não soam igual aos J.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Permissão deste fórum: