Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

COVID -19 #4

+45
Vinicius F
sidiburiti
NETOULTRA
pedrohenrique.astronauta
PéDIPano
NeyBass
fheliojr
Uchoa
patriciofernandes
AlbertoBass
mum
Bananoise
Juninho Sampaio
gsfteodoro
Aionius
Marlim
gloliveira
bodhan
siodoni
Christian
Cid
Ivanov_br
CSergio
lucian.cupin
BLZENI
Raul S.
emachado
Sonikado
Edu Fettermann
JAZZigo
GRRS
Fernando Zadá
Jãozeiro
Paulo Penna
Rogério Barbosa
peter.forc
allexcosta
Pz123
Rico
Mauricio Luiz Bertola
WHead
Breno_Barnabe
Maurício_Expressão
Zubrycky
Cantão
49 participantes

Página 5 de 20 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 12 ... 20  Seguinte

Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por allexcosta Ter Mar 09, 2021 9:20 am

Paulo Penna escreveu:Não teríamos, isso é pensamento mágico, se vc quiser comprar um bilhão de doses agora é dois palitos, o problema é o prazo de entrega.

Jovem, quem compra agora recebe em junho, quem comprou em novembro recebe agora... Sim, o problema é prazo...

Tá difícil de entender mesmo?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Sonikado Qua Mar 10, 2021 3:01 am

Cid escreveu:Eu queria dizer só uma coisa... esse país só vai prestar no dia que deixarmos de sermos apaixonados por políticos.
Isso não da dinheiro pros politicos, não vai acontecer tão cedo Smile

Um exercício de imaginação:
https://www.virology.ws/2021/01/05/musings-of-an-anonymous-pissed-off-virologist/

Um texto de um professor virologista exercitando a cabeça, pensando em como faria para destruir o mundo se pudesse. Para quem não tem o inglês bom, traduza com o google mesmo (o chrome faz isso na pagina toda), é um texto simples e o tradutor funciona muito bem.

Alguém aqui acompanhou aquele post no 4chan, em fevereiro de 2020, que previu quase tudo o que aconteceu com a covid?

Não vou comentar sobre as vacinas pq tudo o q tenho a dizer é que tenho ansiedade para que cheguem, mas não há nada que eu possa fazer...

Sonikado
Membro

Mensagens : 1354
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Zubrycky Qua Mar 10, 2021 7:24 am

allexcosta escreveu:
Paulo Penna escreveu:Não teríamos, isso é pensamento mágico, se vc quiser comprar um bilhão de doses agora é dois palitos, o problema é o prazo de entrega.

Jovem, quem compra agora recebe em junho, quem comprou em novembro recebe agora... Sim, o problema é prazo...

Tá difícil de entender mesmo?

Fazendo uma analogia com o nosso universo, quem encomendou um baixo de luthier antes recebe o instrumento mais cedo do que alguém que encomendou o instrumento depois.

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Paulo Penna Qua Mar 10, 2021 7:37 am

O mundo não é assim, se vc é rico ou famoso seu baixo será mais caprichado e será entregue primeiro.
Não estou defendendo o fato, só expondo.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por allexcosta Qua Mar 10, 2021 7:43 am

Paulo Penna escreveu:O mundo não é assim, se vc é rico ou famoso seu baixo será mais caprichado e será entregue primeiro.
Não estou defendendo o fato, só expondo.

Não senhor...

É contrato. O Brasil não assinou porque não quis. A Pfizer entregaria como entregou pra todo mundo com quem assinou contrato.

A responsabilidade da escassez de vacinas é TODA do governo federal e do líder do executivo, já que o ministério da saúde disse com todas as letras que só faz o que aquele senhor manda.

Cara, tenta um argumento melhor. Esse da escassez mundial de vacinas não colou quando o presidente falou e não tá colando aqui...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por peter.forc Qua Mar 10, 2021 8:43 am

Brasil ignora 6 das 13 vacinas em avaliação para uso emergencial na OMS
Natália Lázaro - Colaboração para o UOL, em Brasíia 10/03/2021 04h33
https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2021/03/10/brasil-ignorou-6-das-15-vacinas-em-avaliacao-para-uso-emergencial-na-oms.htm

(...)
A Ad5-nCoV, do laboratório chinês CanSino, foi a primeira vacina a ser patenteada no mundo e faz parte da lista dos 13 imunizantes em fase de aprovação pela OMS. Porém, o Brasil ainda não demonstrou interesse na compra. Ela já foi aprovada nas duas primeiras fases da organização e seguirá com o processo somente em abril deste ano.
Da mesma forma, embaixadores chineses têm oferecido a Sinopharma ao governo federal. Porém, o imunizante tem agradado mais a parlamentares do que ao Executivo, sem expectativas para um acordo com o governo brasileiro. A vacina aparece duas vezes na lista da OMS, com um laboratório locado em Pequim e outro em Wuhan. A de Pequim está aguardando a conclusão da penúltima etapa de avaliação e deve ter processo concluído ainda em março. Já a de Wuhan ficou estacionada na primeira fase.
A vacina americana Novavax e o segundo imunizante Russo, a EpiVacCorona, ainda estão sendo analisados pela OMS, com ambos processos em fase inicial. Apesar de conhecidas no mercado, o Brasil também não demostrou interesse de compra. Ainda, as chinesas das empresas Zhifei Longcom e IMBCams também compõem a lista, mas sem avanço nas avaliações e sem expectativa de requerimento pelo Brasil.
peter.forc
peter.forc
Membro

Mensagens : 1076
Localização : Banânia

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Cid Qua Mar 10, 2021 8:45 am

Situação complicada. Só o fato de estar na frente do ministério da saúde alguém não técnico, já é pra mim uma irresponsabilidade absurda. O que está acontecendo hoje, a falta de vacinas e o nível da pandemia, é só o reflexo dessa gestão aí.

Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por peter.forc Qua Mar 10, 2021 8:55 am

allexcosta escreveu:
Paulo Penna escreveu:O mundo não é assim, se vc é rico ou famoso seu baixo será mais caprichado e será entregue primeiro.
Não estou defendendo o fato, só expondo.

Não senhor...

É contrato. O Brasil não assinou porque não quis.
(...)

Sim, mas diplomacia pode(ria) ajudar. E é exatamente neste ponto que estamos, hoje, F******...

peter.forc
peter.forc
Membro

Mensagens : 1076
Localização : Banânia

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Rico Qua Mar 10, 2021 8:57 am

Sonikado escreveu:
Cid escreveu:Eu queria dizer só uma coisa... esse país só vai prestar no dia que deixarmos de sermos apaixonados por políticos.
Isso não da dinheiro pros politicos, não vai acontecer tão cedo Smile

Um exercício de imaginação:
https://www.virology.ws/2021/01/05/musings-of-an-anonymous-pissed-off-virologist/

Um texto de um professor virologista exercitando a cabeça, pensando em como faria para destruir o mundo se pudesse. Para quem não tem o inglês bom, traduza com o google mesmo (o chrome faz isso na pagina toda), é um texto simples e o tradutor funciona muito bem.

Alguém aqui acompanhou aquele post no 4chan, em fevereiro de 2020, que previu quase tudo o que aconteceu com a covid?

Não vou comentar sobre as vacinas pq tudo o q tenho a dizer é que tenho ansiedade para que cheguem, mas não há nada que eu possa fazer...

Cara, esse texto é basicamente uma teoria conspiratória que inclusive põe em xeque algumas orientações da OMS.

Quanto a paixões por políticos, acho que há um parênteses aí. De fato, alguns são apaixonados por políticos ou ideologias, mas tem aquele grupo que também é naturalmente político, porque sabe que sem a participação na política não existe sociedade.

Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por allexcosta Qua Mar 10, 2021 9:04 am

peter.forc escreveu:Sim, mas diplomacia pode(ria) ajudar. E é exatamente neste ponto que estamos, hoje, F******...

Brother, desculpe, mas não tem nada a ver com isso...

Esses contratos são praxe. O Brasil assina contratos desse tipo todos os dias com a Serum, a Bharat e outras tantas empresas do setor.

O governo federal não quis assinar por motivos ideológicos, por achar que o que cura é cloroquina e não a vacina. Literalmente, é só isso...

Só que o palhaço Bozo achava que a população ia aderir em massa ao "Não queremos vacina, temos a cloroquina", o que não aconteceu. E aí foi pedir arrego pro governo de SP e pro Butantan pra conseguir a única vacina que tá disponível. E aí sim, a escassez afeta, é claro...

E isso em qualquer ramo. Monte sua luteria ou lojinha de música e peça os ítens pra chegarem amanhã. Você vai abrir sua lojinha vazia ou entregar seus baixos sem tarraxas e pontes.

Tem que ter planejamento, o que o Brasil não tem... Além disso, você esculhambar o país que produz tudo no mundo não me parece muito inteligente.

Vamos parar de colocar responsabilidade nos outros. Morreram 1954 pessoas em 24 horas por causa de Jair Messias Bolsonaro. É simples assim.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Nelson Bass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por peter.forc Qua Mar 10, 2021 9:25 am

allexcosta escreveu:
peter.forc escreveu:Sim, mas diplomacia pode(ria) ajudar. E é exatamente neste ponto que estamos, hoje, F******...

Brother, desculpe, mas não tem nada a ver com isso...

(...)

Com certeza, vc tb não me compreendeu... O que reporto aí é que o processo de contratação, via de regra, segue vias formais, mas um bom trabalho de diplomacia poderia ter facilitado e agilizado os trâmites entre as partes e agilizado sobremaneira a aquisição das vacinas, por exemplo. Isso é comum em qualquer tipo de negociação, seja de aquisição de bala maluquinha ou de armamento militar.
Exatamente aí pecamos (Brasil), pois, por motivos imbecis, ignorância e tola ideologia, ao invés de contornar as barreiras burocráticas, o (des)governo federal as ergueu.
peter.forc
peter.forc
Membro

Mensagens : 1076
Localização : Banânia

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Rico Qua Mar 10, 2021 9:29 am

Cid escreveu:Situação complicada. Só o fato de estar na frente do ministério da saúde alguém não técnico, já é pra mim uma irresponsabilidade absurda. O que está acontecendo hoje, a falta de vacinas e o nível da pandemia, é só o reflexo dessa gestão aí.


Verdade, mas veja bem... O tal corpo técnico não existe! Quase todos os ministérios são compostos por incompetentes presos a ideologias retrógradas, conservadoras e em muitos casos, entreguistas.

Diferente do Pazuello, que a gente entendeu errado. Não é gênio da logística, é gênio da lojinha... Somente uma pessoa com mente pequenina, ego inflado e incompetência gigante, poderia ter deixado as pessoas morrerem sem ar, ou enviado vacinas pro Estado errado...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Zubrycky Qua Mar 10, 2021 9:31 am

Paulo Penna escreveu:O mundo não é assim, se vc é rico ou famoso seu baixo será mais caprichado e será entregue primeiro.
Não estou defendendo o fato, só expondo.

Entendo o que você quer dizer, mas existe um fator a ser considerado: O tempo.

As coisas levam tempo para serem feitas. E nem toda a fama e riqueza do mundo são capazes de fazer o universo se curvar e mudar as leis da física para fazer,  por exemplo, que as mãos de verniz e de tinta sequem mais rápido.

Por mais que eu tenha pressa, quando faço um bolo, para que o resultado saia como desejado, ele precisa ficar no forno pelo tempo e na temperatura estipulados pela receita.


Última edição por Zubrycky em Qua Mar 10, 2021 10:03 am, editado 1 vez(es)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por allexcosta Qua Mar 10, 2021 9:46 am

peter.forc escreveu:Com certeza, vc tb não me compreendeu... O que reporto aí é que o processo de contratação, via de regra, segue vias formais, mas um bom trabalho de diplomacia poderia ter facilitado e agilizado os trâmites entre as partes e agilizado sobremaneira a aquisição das vacinas, por exemplo.

Desculpe, mas não...

O governo federal do Brasil recebeu comunicação direta do fabricante com o seguinte conteúdo: "temos 70 milhões pra vocês, querem?".
Era só dizer um simples sim, mandar o dinheiro e esperar a carga chegar no tempo acordado.
Não havia necessidade alguma de intervenção diplomática. Compra e venda normal como o Brasil faz todo dia com tantas outras empresas.

Mas agora que tá todo mundo vacinando, alguma habilidade diplomática (algo simplesmente inexistente nesse governo) realmente ajudaria.

Estamos, claramente, falando de coisas diferentes.

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por allexcosta Qua Mar 10, 2021 9:49 am

Vacina da AstraZeneca e Coronavac são eficientes contra a cepa Brasileira:

https://www.istoedinheiro.com.br/vacina-da-astrazeneca-e-coronavac-sao-eficientes-contra-a-variante-do-brasil/
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Pz123 Qua Mar 10, 2021 9:58 am

allexcosta escreveu:Vacina da AstraZeneca e Coronavac são eficientes contra a cepa Brasileira:

https://www.istoedinheiro.com.br/vacina-da-astrazeneca-e-coronavac-sao-eficientes-contra-a-variante-do-brasil/

Excelente notícia.
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Cid Qua Mar 10, 2021 10:02 am

Rico escreveu:
Cid escreveu:Situação complicada. Só o fato de estar na frente do ministério da saúde alguém não técnico, já é pra mim uma irresponsabilidade absurda. O que está acontecendo hoje, a falta de vacinas e o nível da pandemia, é só o reflexo dessa gestão aí.


Verdade, mas veja bem... O tal corpo técnico não existe! Quase todos os ministérios são compostos por incompetentes presos a ideologias retrógradas, conservadoras e em muitos casos, entreguistas.

Diferente do Pazuello, que a gente entendeu errado. Não é gênio da logística, é gênio da lojinha... Somente uma pessoa com mente pequenina, ego inflado e incompetência gigante, poderia ter deixado as pessoas morrerem sem ar, ou enviado vacinas pro Estado errado...
Corpo Técnico existe, o problema é a política e negociação de cargos. Bolsonaro não quis colocar ninguém técnico porque ele queria empurrar cloroquina e o tal tratamento precoce.

Da mesma forma que no ministério da economia é um economista, no ministério da saúde o mínimo que se espera é um médico que entenda de gestão.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Zubrycky Qua Mar 10, 2021 10:05 am

allexcosta escreveu:
peter.forc escreveu:Com certeza, vc tb não me compreendeu... O que reporto aí é que o processo de contratação, via de regra, segue vias formais, mas um bom trabalho de diplomacia poderia ter facilitado e agilizado os trâmites entre as partes e agilizado sobremaneira a aquisição das vacinas, por exemplo.

Desculpe, mas não...

O governo federal do Brasil recebeu comunicação direta do fabricante com o seguinte conteúdo: "temos 70 milhões pra vocês, querem?".
Era só dizer um simples sim, mandar o dinheiro e esperar a carga chegar no tempo acordado.
Não havia necessidade alguma de intervenção diplomática. Compra e venda normal como o Brasil faz todo dia com tantas outras empresas.

Mas agora que tá todo mundo vacinando, alguma habilidade diplomática (algo simplesmente inexistente nesse governo) realmente ajudaria.

Estamos, claramente, falando de coisas diferentes.


Vale lembrar que, nestes contratos, os governos só pagam se as vacinas se mostrarem eficientes nos testes clínicos e forem devidamente aprovadas pelas agências sanitárias.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por allexcosta Qua Mar 10, 2021 10:08 am

^ Sim, contrato padrão. Não é a primeira vacina que o Brasil compra de fora.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Edu Fettermann Qua Mar 10, 2021 10:32 am

Na escola do meu filho vários professores pegaram covid depois da volta às aulas presenciais e ontem um faleceu.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por peter.forc Qua Mar 10, 2021 10:51 am

allexcosta escreveu:
peter.forc escreveu:Com certeza, vc tb não me compreendeu... O que reporto aí é que o processo de contratação, via de regra, segue vias formais, mas um bom trabalho de diplomacia poderia ter facilitado e agilizado os trâmites entre as partes e agilizado sobremaneira a aquisição das vacinas, por exemplo.

Desculpe, mas não...

(...)

Ok, está desculpado.
peter.forc
peter.forc
Membro

Mensagens : 1076
Localização : Banânia

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por peter.forc Qua Mar 10, 2021 10:58 am

Não havia visto ainda informação (séria) a respeito. A estimativa abaixo parece-me razoavelmente confiável (a despeito das várias mudanças de cenário que tivemos até o momento).


Brasil só terá imunidade com vacina em abril de 2022
Jamil Chade Colunista do UOL 10/03/2021 04h00
https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2021/03/10/brasil-so-tera-imunidade-com-vacina-em-abril-de-2022.htm

O Brasil apenas atingirá uma imunidade de rebanho por meio da vacina contra a covid-19 em abril de 2022. Isso significaria que o país precisará esperar ainda mais de um ano para que 75% de sua população seja atendida pela vacinação.
Os dados são da consultoria Airfinity, usada pelo setor farmacêutico global como principal fonte de informações e inteligência sobre o ritmo de vacinação no mundo e acordos com a indústria.
(...)
peter.forc
peter.forc
Membro

Mensagens : 1076
Localização : Banânia

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por allexcosta Qua Mar 10, 2021 11:04 am

^ 2/3 da população já deve controlar a situação de maneira satisfatória.

No ritmo atual só atingiríamos isso lá pelo fim de 2023, mas o ritmo vai aumentar, é claro...

O Brasil sempre vacinou muito bem. Basta ter vacina e alguém que entenda do assunto no ministério. Não temos um ou outro, infelizmente.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Mar 10, 2021 3:02 pm

Edu Fettermann escreveu:Na escola do meu filho vários professores pegaram covid depois da volta às aulas presenciais e ontem um faleceu.

Triste isso.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7463
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Mar 10, 2021 3:18 pm

Edu Fettermann escreveu:Na escola do meu filho vários professores pegaram covid depois da volta às aulas presenciais e ontem um faleceu.
Lamentável!!!
Eu tive tuberculose. Só volto às salas de aula vacinado, e com a molecada vacinada (pelo menos não ministro aulas para crianças).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por peter.forc Qua Mar 10, 2021 3:31 pm

<sarcasmo ON>

Não podemos esquecer que o astronauta Marcos Pontes tb está desenvolvendo uma vacina !! Assim que pronta, nosso projeto de vacinação deslancha !!

COVID -19 #4 - Página 5 Sem_tz11

<sarcasmo OFF>
peter.forc
peter.forc
Membro

Mensagens : 1076
Localização : Banânia

Mauricio Luiz Bertola e gmv bass gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Rico Qua Mar 10, 2021 4:13 pm

^Esse cara não faz parte da República da Terra Plana??
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Mauricio Luiz Bertola gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Paulo Penna Qua Mar 10, 2021 7:19 pm

EDITADO PELA MODERAÇÃO POR CONTEÚDO FALSO QUE PODE AGRAVAR SITUAÇÃO SANITÁRIA


Última edição por allexcosta em Qui Mar 11, 2021 9:56 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : P)
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Zubrycky Qua Mar 10, 2021 7:36 pm

Um novo e macabro recorde foi instaurado pela Covid hoje: 2286 vítimas.

(Acabei de ver o número de mortes no Jornal Nacional: 2349 pessoas Sad )

Sad cup
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Pz123 Qui Mar 11, 2021 9:18 am

Paulo Penna escreveu:EDITADO PELA MODERAÇÃO POR CONTEÚDO FALSO QUE PODE AGRAVAR SITUAÇÃO SANITÁRIA

Paulo, as análises que esse site faz são extremamente tendenciosas e manipuladas.

Esse site, por sinal, tem sido um desserviço para todos os médicos sérios do mundo..

Me preocupa ele estar sendo divulgado em um fórum desse tamanho e sinceramente seria prudente até apagar isso para não influenciar leigos..
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Christian Qui Mar 11, 2021 9:24 am

Ate que emfim liberam vacinas para a venda, oque vai adiantar a fila
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3798
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por allexcosta Qui Mar 11, 2021 9:55 am

Paulo Penna escreveu:EDITADO PELA MODERAÇÃO POR CONTEÚDO FALSO QUE PODE AGRAVAR SITUAÇÃO SANITÁRIA

Site de informações falsas...

https://consumer.healthday.com/b-3-8-dont-use-veterinary-drug-ivermectin-against-covid-fda-warns-2650926317.html

https://www.nytimes.com/2021/03/04/science/coronavirus-ivermectin-treatment.html

https://www.dailymaverick.co.za/article/2021-03-08-ivermectin-study-results-boost-regulators-court-defence/

https://www.sanarmed.com/fake-news-tratamento-precoce-contra-covid-19-nao-funciona

https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2021/02/23/anuncio-medicos-pela-vida-covid-19/
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por allexcosta Qui Mar 11, 2021 10:06 am

ATENÇÃO: O FCBR TEM TOLERÂNCIA ZERO EM RELAÇÃO A NOTÍCIAS FALSAS, ESPECIALMENTE AQUELAS RELACIONADAS À SAÚDE.

ANTES DE TRAZER LINKS OU VÍDEOS RELACIONADOS À PANDEMIA, CERTIFIQUE-SE DE QUE ELES TÊM CONTEÚDO DE ACORDO COM A CIÊNCIA, OU SERÃO SUMARIAMENTE DELETADOS/EDITADOS.

GRATO PELA COMPREENSÃO.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Paulo Penna Qui Mar 11, 2021 10:41 am

Perai, de onde tiraram que A NOTICIA É FALSA?
dO EDITORIAL DA REDE GLOBO?

Se não podermos trazer visões distintas da divulgada pela grande mídia não precisaremos mais de fórum nem de internet. è só linkar o G1 e acabou.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Zubrycky Qui Mar 11, 2021 11:29 am

Paulo Penna escreveu:Perai, de onde tiraram que A NOTICIA É FALSA?
dO EDITORIAL DA REDE GLOBO?

Se não podermos trazer visões distintas da divulgada pela grande mídia não precisaremos mais de fórum nem de internet. è só linkar o G1 e acabou.

Nisso, eu concordo. O que mais vejo é gente por aí - e aqui não me refiro à ninguém em especial - falando peremptoriamente que algo é verdadeiro/falso baseado única e exclusivamente em quem disse/que site publicou a notícia. Em outras palavras, o veredito é dado de forma enfática sem que a bendita matéria seja sequer lida.

Se, por exemplo, algo é falso, a mera afirmação "isso é falso" não é o bastante para mim e a mera afirmação "isso é falso porque fulano disse" me contenta ainda menos. Sendo o chato que sou, quero saber o porquê desta falsidade.

Sem senso crítico, somos apenas papagaios robóticos fanáticos presos em nossas respectivas bolhas e amestrados por coachs e gurus que nos dizem o quê e como pensar.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Pz123 Qui Mar 11, 2021 11:32 am

Paulo, só pra você entender...

A questão do site que você postou é matemática mesmo.
Eles manipulam os dados estatísticos de uma forma super burra e infantil, mas que é fácil de um leigo no assunto cair. Por isso falei que é um site muito perigoso e que infelizmente está sendo muito falado por aí..

Vou dar um exemplo de dado que ele manipula que é muito absurdo..
O valor “p” de um estudo determina a probabilidade de aquele evento ter ocorrido ao acaso.
Foi estipulado por cientistas que esse valor deve ser abaixo de 5% (p < 0,05) para o estudo ser considerado relevante..

Nessa metanalise o que eles fazem?
Pegam vários estudos com um valor de “p” péssimo e multiplicam esses valores para chegar num valor final.
A questão é que se você multiplicar valores decimais esse número vai diminuindo, portanto se você multiplicar diversos valores de “p” ruins, em um momento vc vai chegar em um valor menor que 0,05.

Por exemplo:
0,1 x 0,2 x 0,5 x 0,8 = 0,008

Tem um momento nesse site em que dizem que a chance de você não ter um resultado positivo quando faz uso da ivermectina é de 1 em 18 milhões. A questão é que eles chegam nesse valor dessa forma desonesta que tentei explicar...

Eu não sou estatístico e nem trabalho com exatas, então desculpe se ficou confuso.. haha..
Mas tentei deixar uma explicação até pro pessoal que acessou o site antes do Alex apagar.
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Rico Qui Mar 11, 2021 12:01 pm

Tem uma pergunta que eu queria fazer... Porque tudo que é protocolo da OMS é facilmente desacreditado, e tudo o que vem de sites, grupos ou pesquisas duvidosas, sem apoio da comunidade científica relevante mundial, acaba atraindo a crença de um grupo de pessoas tão facilmente?

Eu penso que é uma questão de coerência, simplesmente... Por que é mais fácil crer no que vai na contramão do que o mundo inteiro diz???!!!
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Maurício_Expressão Qui Mar 11, 2021 12:17 pm

Essa escalada da segunda onda mais intensa e mortal que a primeira onda é muito preocupante.

Espero que logo essas curvas de contaminação e mortes se tornem decrescentes nesse país.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7463
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Sonikado Qui Mar 11, 2021 12:34 pm

Rico escreveu:Cara, esse texto é basicamente uma teoria conspiratória que inclusive põe em xeque algumas orientações da OMS.
Na verdade o texto é (inclusive isso é dito logo no começo) uma obra de ficção científica, é um grande "e se eu fizesse isso?". Teoria da conspiração no mínimo exige que o pensamento seja "talvez isso realmente esteja acontecendo".  Rolling Eyes

É simplesmente a aplicação de 5 minutos de imaginação + teoria básica da seleção natural + injeção do contexto atual. Não tem nada de teoria ali, é um exercício de "e se".

Postei porque achei curioso, porque é simples de ler e queria levar a atenção de vcs em coisas que podem acontecer a médio prazo, além do "o que acontece amanhã" que permeia nossa mente desde o começo da pandemia.

Mudando de assunto:
Ontem o filho de uma professora muito importante na minha vida faleceu. Tinha 20 e poucos anos, faculdade de direito ainda incompleta, cursando. Covid.
Chegou num ponto que eu não tenho mais o que dizer pra quem está sofrendo. Meu silêncio é o que vem restando. Como que eu conforto alguém assim? Tudo muito difícil, e tentar levar a vida e pensar no futuro vem se tornando um exercício cada vez mais sofrido.

E existe a chance que o próximo na lista da Covid seja eu. Neutral Ou você. A covid já não está na esquina, na cidade, no bairro. Ela está em casa, tomando café e almoçando com todos nós.

Eu penso que é uma questão de coerência, simplesmente... Por que é mais fácil crer no que vai na contramão do que o mundo inteiro diz???!!!
Ser o diferentão tá em alta. E se a câmara de eco ecoa bem alto e forte, dá pra realmente acreditar que seja lá o que esteja ecoando é verdadeiro.

Sonikado
Membro

Mensagens : 1354
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Raul S. Qui Mar 11, 2021 12:57 pm

sobre o link: li com cuidado os 5 primeiros estudos citados, e cada um tratava de uma coisa diferente. parei de checar depois do 15º da lista, que me parece mais um compêndio de estudos (talvez até legítimos) que comparam a substância a outras (como p.ex. HCQ), mas que também não têm nenhuma relação com as premissas. pra tentar validar a premissa de diminuição de carga viral, p.ex., os dados foram copiosamente manipulados, visto que nenhum dos textos da minha amostragem sequer mencionava isso.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1783
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Raul S. Qui Mar 11, 2021 1:15 pm

Rico escreveu:Tem uma pergunta que eu queria fazer... Porque tudo que é protocolo da OMS é facilmente desacreditado, e tudo o que vem de sites, grupos ou pesquisas duvidosas, sem apoio da comunidade científica relevante mundial, acaba atraindo a crença de um grupo de pessoas tão facilmente?

Eu penso que é uma questão de coerência, simplesmente... Por que é mais fácil crer no que vai na contramão do que o mundo inteiro diz???!!!
as pessoas não gostam de ser contrariadas e de ouvir um "não", então correm atrás do que lhes dá o "sim"
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1783
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por WHead Qui Mar 11, 2021 2:24 pm

A pandemia configurou o cenário perfeito para a desinformação: muitas incertezas, muita pressa, mais tempo livre e o estreitamento do contato com as redes sociais. Quando o limite entre a liberdade de expressão e a divulgação de notícias potencialmente danosas é tênue, priorize as fontes oficiais.

9 táticas de influenciadores para espalhar notícias falsas sobre vacinas.
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-56287598
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2799
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Rico Qui Mar 11, 2021 9:22 pm

Sonikado escreveu:
Na verdade o texto é (inclusive isso é dito logo no começo) uma obra de ficção científica, é um grande "e se eu fizesse isso?". Teoria da conspiração no mínimo exige que o pensamento seja "talvez isso realmente esteja acontecendo".  Rolling Eyes

.

Não concordo. Eu acho que o tal "exercício" tem o intuito de criar dúvidas e fomentar as tais teorias conspiratórias.

Posso estar errado? Claro que sim, mas esse tipo de texto
não me parece ter outra intenção, visto que muito do que tá ali já foi explicado e analisado por alguns dos maiores cientistas em todo mundo.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por siodoni Sex Mar 12, 2021 9:55 am

Em meio a tanta m$%&, pelo menos por aqui tivemos um presente do Butantan

https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2021/03/10/serrana-sp-comeca-vacinar-ultimo-grupo-de-estudo-inedito-do-butantan-contra-a-covid-19.ghtml
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por peter.forc Sex Mar 12, 2021 11:17 am

"São três semanas observando o quadro piorar", diz pesquisadora da Fiocruz sobre UTIs
12 de mar. de 2021 - Rádio BandNews FM

Algumas informações pertinentes sobre o andamento da vacinação, o uso das máscaras, o que esperar para o curto e médio prazos...

peter.forc
peter.forc
Membro

Mensagens : 1076
Localização : Banânia

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Paulo Penna Sex Mar 12, 2021 11:44 pm

Depois da censura no fórum, confesso que fiquei desanimado demais para postar, mas não posso deixar minha falta de vontade fazer com que quem não tem acesso a essa informação ficar sem ter a possibilidade de vê-la.
https://revistaoeste.com/brasil/covid-19-remedio-apresenta-92-de-eficacia-na-reducao-de-mortes-em-pacientes-graves-aponta-estudo-brasileiro/
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 13, 2021 6:33 am

Paulo Penna escreveu:Depois da censura no fórum, confesso que fiquei desanimado demais para postar

O que é natural.

Mas é preciso entender e aceitar que a censura se deu por postagem de informações falsas.
E não é perseguição contra ninguém. Notícias e estudos legítimos serão sempre bem-vindos.

E é bom sempre lembrar que toda e qualquer postagem feita no FCBR está sujeita à censura, sob critério exclusivo da moderação e administração do fórum. Isso está nos termos e condições que todo membro aceita ao ingressar no fórum.

Sempre gratos pela compreensão.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Raul S. Sáb Mar 13, 2021 4:54 pm

Paulo Penna escreveu:Depois da censura no fórum, confesso que fiquei desanimado demais para postar, mas não posso deixar minha falta de vontade fazer com que quem não tem acesso a essa informação ficar sem ter a possibilidade de vê-la.
https://revistaoeste.com/brasil/covid-19-remedio-apresenta-92-de-eficacia-na-reducao-de-mortes-em-pacientes-graves-aponta-estudo-brasileiro/

Paulo, acho que você está sendo um pouco duro demais consigo mesmo e não entendeu direito o que essa situação envolve ou o que de fato significa censura. O que foi feito aqui foi uma ação ativa de curadoria da moderação e a aplicação da palavra "censura" neste contexto, ao meu ver, diminui a importância e banaliza o termo.

Censura implica silenciar visando a proteção de interesses, evitando de forma arbitrária a discussão, e aqui no fórum estamos sempre abertos à discussão. Censura seria silenciar o debate sobre o assunto como um todo, barrando sua opinião e editando todos os posts que contém informações consideradas contrárias ao senso comum, e não apenas remover um link problemático.

Meu entendimento é que a moderação atuou de forma correta, prestando um serviço de utilidade pública e visando proteger essas mesmas pessoas que você diz que poderiam ser beneficiadas com informações, mesmo aquelas que ainda não tenham sido confirmadas.

Uma coisa é citar notícias, estudos ou publicações sobre estudos em andamento, independentemente da possibilidade de vingarem, como esta e outras publicações anteriores suas, outra é uma página com dados manipulados com altíssimo potencial de prejudicar o próximo.

E está tudo bem, sabe, todos sabemos da tua boa intenção e esperança de encontrar alternativas para aliviar esse momento deprimente que estamos vivendo, e acreditamos que nem mesmo você sabia da falta de legitimidade e de compromisso com a verdade dessas informações, então não leve para o lado pessoal.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1783
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Ivanov_br Sáb Mar 13, 2021 8:17 pm

Paulo Penna escreveu:Depois da censura no fórum, confesso que fiquei desanimado demais para postar, mas não posso deixar minha falta de vontade fazer com que quem não tem acesso a essa informação ficar sem ter a possibilidade de vê-la.
https://revistaoeste.com/brasil/covid-19-remedio-apresenta-92-de-eficacia-na-reducao-de-mortes-em-pacientes-graves-aponta-estudo-brasileiro/


Faço coro com o que foi dito pelo Alex.

Sobre o link postado, vou tecer algumas considerações:

- Primeiro, é uma reportagem em um veículo de comunicação sem repercussão nacional. Não é preciso explicar que veículos tradicionais e com maior alcance têm maior credibilidade.
- A reportagem dá destaque demais para a foto do médico. Uma foto que, para mim, busca mais fazer propaganda do médico do que to trabalho realizado.
- Aliás, é uma foto do mesmo nível da usada no CV Lattes. Para quem não conhece, o currículo Lattes é o sistema de CV do CNPq, utilizado por todos que fazem pesquisa no Brasil.
- A reportagem como tal, de novo, parece uma propaganda paga. Percepção minha, não posso atestar isso.
- Estudos com drogas promissoras, muitas vezes submetidas a recolocação farmacêutica, são bem vindos e devem ser feitos. Mas devem ser criteriosos, como todos os estudos. Isso ocorre todo o dia, é comum. Mas, de novo, percepção minha, a pandemia de COVID vem se mostrando uma excelente oportunidade de fazer marketing pessoal e de empresas.
- Alias, o unico link da reportagem é sobre a coletiva de imprensa sobre o estudo. Não assisti, mas vi que o canal é de um plano de saúde privado. Isso me passa novamente a impressão de oportunismo.
- A reportagem apresenta o Dr. C. colando ao nome dele a instituição Unifesp/Escola Paulista de Medicina. De fato, seu doutoramento foi por esta instuição. Mas o estudo em questão não fio feito por esta IES, pelo menos de acordo com a reportagem.
- Dando uma olhada geral nas publicações do Dr. C., vi que ele tem 6 artigos publicados em 2020. Como sou treinado nisso, vi no site do peeríodico (Journal of the Endocrine Society) não se tratam de artigos originais, e sim abstratas apresentados em evento e carta ao editor. Tal prática é considerada desvio ético e passível de ação cívil. Segue o link para o lattes dele: http://lattes.cnpq.br/1780670748106294
- Pra quem viu a palestra da Anvisa sobre a aprovação das vacinas, vai assistir a esta coletiva de imprensa e rir. (Sim, dei uma olhada, não resisti). Parece o powerpoint do Dallagnol. Se um aluno apresentasse isso na minha disciplina (na graduação ou pôs-graduação) eu ia mandar fazer de novo.
- Como a reportagem salienta, o estudo ainda não foi publicado. De fato, a pandemia pede pressa, algo que em ciência é complicado. Pessoas estão morrendo todos os dias e a burocracia científica, que inclui a criteriosa avaliação dos dados por outros pesquisadores antes deles serem aceitos para a publicação na forma de artigos científicos, leva tempo. Uma publicação leva de 6 meses a 2 anos para ser publicada após a conclusão. Salienta-se ainda a importância do periódico onde o estudo é aceito. Existem muitas revistas que não têm credibilidade e publicam muita porcaria, desde que os custos de publicação sejam pagos. Dito isso, saliento ainda que após publicado, o artigo deve ser lido e avaliado pelo público especializado. E se aceito, e replicado em outros laboratórios, hospitais, países e etc, quem sabe um dia, esta informação tenha relevância para estar em um livro texto sobre o assunto. Quem tiver interesse de entender como se dá o debate cientifico, veja o artigo no link https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32616298/ e consulte as respostas submetidas ao periódico.
- Uma vez dito isso tudo só posso dizer que torço para que seja um estudo que traga mais uma arma terapêutica para esta doença, mas conforme o exposto não consigo me empolgar.
- Este é um assunto absurdamente complexo, que para o debate adequado são necessários anos de treinamento. Infelizmente, temos uma classe jornalística tosca, mal formada e ávida a lacrar com reportagens com clic baits. Claro, estou falando de forma geral, mas é a realidade, com esses inúmeros sites de “noticias”.
- Saber filtrar adequadamente matérias sobre este assunto é muito difícil, e vejo a população leiga como vitima de uma manipulação guiada politicamente. Uma polarização burra que só tá ajudando a afundar o nosso país. E esta polarização é tão burra que, mesmo convencida de que está errada, lança mão de todas as armas possíveis para impor seu ponto de vista e qualquer argumento contrário é combatido com argumentos ad homini.
- Como sugerido pelo colega Bertola, eu não entro neste tópico para não me estressar. Heheheheh Mas me foi solicitado um “parecer” sobre o link postado. Como não tive acesso aos dados brutos, que permitiram uma avaliação adequada, avaliei o que tive acesso. E repito, torço para que tenhamos alguma medicação. Mas medicação para infecção viral não é algo simples, por isso que as viroses são combatidas sempre que possível com vacinas. Esta sim uma tecnologia já dominada há décadas. Apesar de certos vírus terem se mostrado um verdadeiro desafio, como o HIV.
- Para quem quiser aprender mais sobre virologia, tem um excelente curso de um dos grandes violonistas do mundo, as aulas dele na graduação estão TODAS disponíveis para assistir. https://youtu.be/lj3NhPgOoX4
- Mais até, segue uma aula sobre epidemiologia. https://www.youtube.com/watch?v=tAHIAd2Cvmo
- Termino minha participação aqui dizendo que curadoria é importante. E que por mais que todos possam ter “opinião formada sobre quase tudo”, nem todo mundo tem respaldo e reconhecimento para emitir opinião. Logo, filtrar informações que possam levar a ma compreensão e desinformação durante uma pandemia pode matar. Por isso que a decisão da administração foi considerada correta pelos moderadores.

Cuidem-se.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7029
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

WHead gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Ivanov_br Sáb Mar 13, 2021 8:54 pm

Em tempo, não encontrei na ANVISA o registro de qualquer estudo com a droga proxalutamida. Isso me preocupa bastante.

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/pesquisaclinica/arquivos/ensaios-clinicos-covid.pdf

Caso alguém ache, me corrijam, por favor.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7029
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

COVID -19 #4 - Página 5 Empty Re: COVID -19 #4

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 20 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 12 ... 20  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos