Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trazendo um Fodera dos EUA

+23
NeyBass
Stefano T.
AlbertoBass
Raul S.
BLZENI
jorge.ibs
siodoni
Jãozeiro
capiroto
bodhan
Fabio Linhares
fheliojr
Zubrycky
Juninho Sampaio
jgs
Fernando Zadá
Gabriel_cwb
vsgarbi
allexcosta
vcrz
CSergio
JAZZigo
LucasMA
27 participantes

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por Fernando Zadá Ter Ago 17, 2021 9:23 am

Eu juro que não entendo esse fetiche todo por Foderas e Fenders....

Com essa grana ai da para fazer um Zaga, um S Martyn, um MLaghus, um SJ e ainda sobra grana...
Eu toquei em uns 4 Foderas e confesso que nenhum deles me deu GAS.

Se eu tivesse dinheiro mesmo para pegar um ia visitar a fabrica e encomendava um sem pressa todo custom ai talvez tivesse um.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por siodoni Ter Ago 17, 2021 9:28 am

Raul S. escreveu:Você paga IR para financiar principalmente as áreas de saúde, educação e programas sociais. Alguém tem que pagar essa conta, e quem ganha menos do que dois salários mínimos (valor a partir do qual o imposto de renda começa a ser tributável) não tem condições de fazer isso sozinho
Como sabemos imposto não tem destinação certa. Eles são usados conforme o orçamento.
O grande problema é, o que pagamos vai para bancar um bando de lixo (políticos) e o que sobra é destinado a manutenção da máquina (saúde, segurança, educação e etc).
Se todo o imposto fosse usado pra manter o país, e não essa raça desgraçada, o Brasil seria o melhor lugar pra se morar.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6369
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por AlbertoBass Ter Ago 17, 2021 2:55 pm

Fernando Zadá escreveu:Eu juro que não entendo esse fetiche todo por Foderas e Fenders....


Eu já compreendo muito bem. Marcas que fizeram história, são usadas por inúmeros baixistas de peso do cenário mundial, foram usados em inúmeros álbuns antológicos. Altamente compreensível que esses modelos de instrumentos tenham alta desejabilidade entre os baixistas. O que eu não compreendo muito bem é ter opinião com tão pouco contato (praticamente nenhum) beira o aspecto pessoal (não vou com a cara da marca) do que pela real experiência. Eu tive uma experiência terrível com um luthier nacional (diga-se de passagem o pior instrumento que tive na vida), não foi um teste de 15 minutos, foram 6 meses na estrada pra chegar nessa conclusão e nem assim fico desencorajando ninguém que de alguma forma tenha fetiche por esse instrumento. Acredito que foi uma exceção, uma mentira não dura tanto tempo, com certeza os instrumentos desse luthier tem qualidade. Mesmo custando um rim a Fodera tem fila de espera no mundo todo, estariam todos errados? Creio que não.

____________________________
https://linktr.ee/Alberto_Magno
AlbertoBass
AlbertoBass
Membro

Mensagens : 1222
Localização : Belo Horizonte

LucasMA gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por jgs Ter Ago 17, 2021 3:14 pm

Fernando Zadá escreveu:Eu juro que não entendo esse fetiche todo por Foderas e Fenders

sonho de consumo vai de cada um. o meu era um modelo específico de ibanez.

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Ago 17, 2021 5:07 pm

Como isso aqui se trata de um fórum...

Eu acho o timbre de um fodera meio meh!!! Comum!
Não vejo nada demais, não tem identidade alguma. Quanto ao conforto aí é diferente!

Mas, ultimamente estou pensando em comprar um baixo de 5a categoria, pois o cachê é o mesmo. Tanto com um Fodera de 40mil, quando um Warwick RB de 2,5k.

É gosto! E gosto é igual a C*. Cada um tem o seu!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por AlbertoBass Ter Ago 17, 2021 5:17 pm

Juninho Sampaio escreveu:
Eu acho o timbre de um fodera meio meh!!! Comum!
Não vejo nada demais, não tem identidade alguma. Quanto ao conforto aí é diferente!
Sempre tive uma dificuldade enorme em entender esse termo "timbre de fodera". O modelo Anthony Jackson é totalmente diferente do modelo Victor Wooten que por sua vez é completamente diferente do modelo Janek Gwizdala que não se parece em nada com o modelo do Richard Bona... Projeto, madeira, captação, tamanho da escala. Tudo completamente diferente um do outro. Qual seria a referência de som de Fodera? Teria o baixo do Anthony Jackson um timbre "sem personalidade"? O baixo do Richard Bona um timbre "comum"? Claro que são baixistas extraordinários que tiram som até de pedra. Enfim.

____________________________
https://linktr.ee/Alberto_Magno
AlbertoBass
AlbertoBass
Membro

Mensagens : 1222
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Ago 17, 2021 5:45 pm

É só uma opinião. Não me cativa em nada!
Tem gente que ama rickenbacker. Eu odeio!

É gosto.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por AlbertoBass Ter Ago 17, 2021 5:47 pm

Juninho Sampaio escreveu:É só uma opinião. Não me cativa em nada!
Tem gente que ama rickenbacker. Eu odeio!

É gosto.

Claro, e é valido. Mas acho que a sua opinião é com relação a marca em si e não com o timbre.

____________________________
https://linktr.ee/Alberto_Magno
AlbertoBass
AlbertoBass
Membro

Mensagens : 1222
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Ago 17, 2021 5:51 pm

Não! Nunca me importei com marca. Até por que passei 20 anos com um Washburn com um belo circuito da MLaghus e o nome estampado WASHHHHHHHBURN.

O rick é medonho! Consegue não ter som de nada!

Vendi o meu washburn, tem uns 4 anos.
De lá pra cá se passaram 20baixos e finalmente estou com o que me agrada e desagrada a maioria dos baixistas.

tsc tsc tsc


Última edição por Juninho Sampaio em Ter Ago 17, 2021 5:52 pm, editado 1 vez(es)
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por CSergio Ter Ago 17, 2021 5:52 pm

Fodera "nem cheira nem fede pra mim"
Rickenbacker Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 1f60d
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Ago 17, 2021 5:53 pm

^Olha aí!! O que eu falei...

Gosto é assim!

Tem o fato de gostar e não poder. O que não é meu caso!
Eu não tenho um Fodera por que eu não quero! Dinheiro tenho guardado...

Já uma Ferrari eu quero e não posso!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por Fernando Zadá Ter Ago 17, 2021 6:21 pm

AlbertoBass escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Eu juro que não entendo esse fetiche todo por Foderas e Fenders....


Eu já compreendo muito bem. Marcas que fizeram história, são usadas por inúmeros baixistas de peso do cenário mundial, foram usados em inúmeros álbuns antológicos. Altamente compreensível que esses modelos de instrumentos tenham alta desejabilidade entre os baixistas. O que eu não compreendo muito bem é ter opinião com tão pouco contato (praticamente nenhum) beira o aspecto pessoal (não vou com a cara da marca) do que pela real experiência. Eu tive uma experiência terrível com um luthier nacional (diga-se de passagem o pior instrumento que tive na vida), não foi um teste de 15 minutos, foram 6 meses na estrada pra chegar nessa conclusão e nem assim fico desencorajando ninguém que de alguma forma tenha fetiche por esse instrumento. Acredito que foi uma exceção, uma mentira não dura tanto tempo, com certeza os instrumentos desse luthier tem qualidade. Mesmo custando um rim a Fodera tem fila de espera no mundo todo, estariam todos errados? Creio que não.

São vários fatores na real Alberto.
O contato que tive foi o suficiente para saber que pra mim são baixo bacanas mas não me conquistaram. Os modelos do Janek e do Mattew Garrison são talvez os únicos que eu gostaria de testar e nunca tive oportunidade. Obviamente existe um fetiche e Fenders na minha modesta opinião são o que são porque por muito tempo eram o que se tinha de mais fácil e padrão para se encontrar e comprar. São ruins? Obviamente que nãos e não não estariam ai até hoje mas existem Precisions e JBs genéricos tão bons quanto. A marca Fender não é mais a muito tempo sinônimo inquestionável de qualidade tem como várias marcas instrumentos excelentes e instrumentos medianos para ruins.

Pra minha modesta opinião o primeiro contato fala muito sobre o instrumento e conta mais que até o som em si. Aquele MLaghus por exemplo que foi do Lucas Fernandes. Tinha um som absurdo na mão dele eu toquei mais de uma vez naquele baixo e nunca me senti minimamente confortável com ele. Idem com mais alguns MLaghus que toquei com exceção de um outro JB 6 cordas que apareceu em um encontro e me deixou abismado. Vestia bem, soava bem e teria facilmente. Mas nem por isso questiono a qualidade deles só não são baixos que me encantam.

Dingwall tive 3 deles ao mesmo tempo um Afterburn, um Combustion e um ABZ6. Todos impecáveis pra mim. Mas o Combustion quando o Claudio pegou comigo acabou trocando ideia com o Sheldon e trocou os caps por modelos mais novos e ficou mega satisfeito, dos três era o que eu menos tocava talvez por isso não cheguei a me incomodar com isso. Mas a tocabilidade deles é absurda, conforto e equilíbrio surreais. Eram baixos que as vezes eu abria a bag para ver se não estava levando ela vazia pra gig de tão leves que eram em especial o ABZ6.

Luthier você tem que se identificar com a proposta dele, estilo de construção se não não rola por melhor que ele seja. Muitas vezes o problema não é ele mas sim quem encomenda um instrumento com ele sem saber e ter certeza do que esperar.
É nesse ponto que questiono esse fetiche pelo Fodera por gente inclusive que muitas vezes nem tocou em um. É um baixo com valores muito fora da realidade do músico brasileiro, não digo nem do baixista porque tirando artistas ou baixistas do mainstream os maiores consumidores de baixos custom hoje em dia não somos nós músicos e sim o hobbista que não vive de gigs e aulas e pode comprar N Foderas sem fazer cócegas na conta bancaria. Pra esse cara vale mais mostrar a borboleta do que o que o baixo realmente soa. Vale mais ostentar o baixo do que tocar ele.

Nem gig tem quase hoje em dia pro cara se preocupar em comprar um Fodera e sair bonito na foto. E cá entre nós faz tempo que os cachês no geral não justificam um baixo de 20mil, 30 ou mais.
E acredito que um baixo custom nesse nível pro cara perceber tanto assim a diferença entre um MLaghus, um SJ, Fodera e outros tem que ser alguém com uma técnica apuradíssima que precise muito de alguma qualidade a mais dele para melhorar sua performance. E cá entre nós a gente sabe que no final o baixo nem vai fazer essa diferença tão absurda mas sim a pecinha atrás do baixo.

Se o cara tem dinheiro sobrando e vai comprar por curtição ai tudo bem é que nem cara que compra Ferrari, Lambourguini é mais um prazer dele de ter do que estar preocupado em conseguir chegar mais rápido no trabalho por estar com um carro mais rápido.

Pro músico brasileiro que não esta tocando com algum dos grandes medalhões e o cachê justifique (se é que isso ainda vai existir como já existiu) e seja realmente uma necessidade de performance acho uma tremenda bobagem.
Em outros tempos não diria isso mas acho que é um fetiche que pode ser substituído por um pouco de razão e lógica no caso do cara ser músico... se é por tesão compra todos que achar e paga de colecionador de borboletas que tá lindo.

No fundo no fundo ninguém tem nada a ver com sonho de consumo dos outros mas vale levar as pessoas a ponderarem sobre o que é necessidade, desejabilidade, fetiche, impulso e outras loucuras que levam alguém a desejar um instrumento ou afins.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por Fernando Zadá Ter Ago 17, 2021 6:51 pm

E nem falo isso estando imune a isso não eu mesmo já quero outro Blaze S Martyn com outras medidas e ando doido por uma guitarra da Strandebrg semi acústica que nem tive o prazer de tocar mas acho linda e fiquei muito fã de instrumentos headless.
Mas a diferença é que ela que é realmente um fetiche e uma curiosidade mas ela custa 2k doletas lá fora. O que já acho um absurdo e um disparate esse valor todo. Acho linda mas exatamente por isso estou estudando viabilizar algo no estilo com algum luthier brasileiro num preço mais dentro da minha atual realidade.
Ai que entra a razão, e a falta de dinheiro sobrando, mas tenho certeza que consigo algo por um quarto de valor dentro da mesma proposta, se não que acabe ficando até mais legal.

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Strand13
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por AlbertoBass Ter Ago 17, 2021 7:21 pm

O gosto pessoal de cada nem foi questionado. O meu questionamento foi sobre "... não entender porque tem gente que tem GAS nesses instrumentos..." e "... não curto o timbre Fodera..." Em ambos os casos achei generalista, pra ser sincero notei um certo ranço com a marca, notado em outros tópicos também. Não ir com a cara de determinado produto é normal, eu particularmente não curto a vibe dos Alembic.
Acho que essa questão do valor aplicado nos Foderas lá no fundinho incomoda muita gente, sempre sai um "tirar onda", ou "o cachê não justifica" etc... Acho fundamental ter sonhos e melhor que isso, poder realizá-los. Seja ter um carro, um baixo o que for.

____________________________
https://linktr.ee/Alberto_Magno
AlbertoBass
AlbertoBass
Membro

Mensagens : 1222
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Ago 17, 2021 8:17 pm

Eu falo com propriedade! Não suporto nenhum som de nenhum fodera! Falo por mim...
Assim como não gosto de nenhum timbre de Baixo Gibson!

E repito. Dinheiro não me falta pra ter um....

E a minha afirmação não é por que alguém me contou! É porque o timbre não me agrada em nada!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por Zubrycky Ter Ago 17, 2021 8:38 pm

Nunca espanquei toquei um Fodera. Os que vi pessoalmente acabei não espancando tocando por serem 5 cordas (o que me causa um desinteresse completo). Também, até hoje e excetuando o baixista que toca um Fodera no programa "Terra da Padroeira" da TV Aparecida, não gostei do som deles e minha GAS por eles é abaixo de zero.

Quanto aos Fenders, bom, não nego a importância destes instrumentos mas, sendo prático, qualquer luthier que se preze (notem a ressalva) é capaz de fazer um bom instrumento daqueles modelos da mesma forma que qualquer confeiteiro que se preze consegue fazer um bolo de chocolate. Pessoalmente (e aqui ressalto o "pessoalmente" e não julgo quem pense diferente de mim),  comprar um baixo desses só pelo logo é jogar dinheiro fora.

Dito isso, que cada um sonhe com o que quiser (sonhar é preciso) e que cada um consiga realizar todos os sonhos.


Última edição por Zubrycky em Ter Ago 17, 2021 9:23 pm, editado 3 vez(es)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Eduardo Tob gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por AlbertoBass Ter Ago 17, 2021 8:44 pm

Juninho Sampaio escreveu:Eu falo com propriedade! Não suporto nenhum som de nenhum fodera! Falo por mim...
Assim como não gosto de nenhum timbre de Baixo Gibson!

E repito. Dinheiro não me falta pra ter um....

E a minha afirmação não é por que alguém me contou! É porque o timbre não me agrada em nada!

Rapaz, nenhum mesmo? Então tá

____________________________
https://linktr.ee/Alberto_Magno
AlbertoBass
AlbertoBass
Membro

Mensagens : 1222
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por CSergio Ter Ago 17, 2021 8:46 pm

AlbertoBass escreveu:Acho fundamental ter sonhos e melhor que isso, poder realizá-los. Seja ter um carro, um baixo o que for.

Perfeito
up

Não sei quanto é um Fodera.
Desejo toda sorte ao LucasMA e que consiga seu almejado bass.

Rickenbacker, que é um sonho de consumo, deve estar por volta de uns U$ 2500 - 3000; um sonho ainda distante.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Eduardo Tob gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por Zubrycky Ter Ago 17, 2021 8:55 pm

AlbertoBass escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Eu juro que não entendo esse fetiche todo por Foderas e Fenders....


Eu já compreendo muito bem. Marcas que fizeram história, são usadas por inúmeros baixistas de peso do cenário mundial, foram usados em inúmeros álbuns antológicos. (...)

Assumindo aqui a minha ignorância e perguntando sem a menor ironia e sem a menor intenção de desmerecer ou questionar a marca, quais foram os álbuns antológicos gravados com baixos Fodera? scratch

(Da Fender, até mesmo pela antiguidade da marca, consigo pensar em toneladas de álbuns mas, da Fodera, só me lembro dos discos do Victor Wooten...)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por vcrz Ter Ago 17, 2021 9:35 pm

CSergio escreveu:

Rickenbacker, que é um sonho de consumo, deve estar por volta de uns U$ 2500 - 3000; um sonho ainda distante.

Rick era meu sonho... Te falar que não bateu forte não.

Agora sim tenho sonhos em 3 marcas, Ken Smith, Alembic e Fodera. E a meta agora e ir atrás desses, mas não tenho expectativa de serem "os melhores baixos que eu já toquei". Até pq tá bem difícil de bater o Pavel e o Pedulla aqui em casa.

vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por AlbertoBass Ter Ago 17, 2021 10:09 pm

Zubrycky escreveu:
AlbertoBass escreveu:

Eu já compreendo muito bem. Marcas que fizeram história, são usadas por inúmeros baixistas de peso do cenário mundial, foram usados em inúmeros álbuns antológicos. (...)

Assumindo aqui a minha ignorância e perguntando sem a menor ironia e sem a menor intenção de desmerecer ou questionar a marca, quais foram os álbuns antológicos gravados com baixos Fodera? scratch

(Da Fender, até mesmo pela antiguidade da marca, consigo pensar em toneladas de álbuns mas, da Fodera, só me lembro dos discos do Victor Wooten...)

De cabeça agora tem os dois que o Miller produziu do Miles: Tutu e Amandla. Oteil Burbridge Allman Brothers, Bicho Solto Djavan. Inúmeros do Anthony Jackson, Richard Bona com Zawinul.

____________________________
https://linktr.ee/Alberto_Magno
AlbertoBass
AlbertoBass
Membro

Mensagens : 1222
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por Zubrycky Ter Ago 17, 2021 10:35 pm

AlbertoBass escreveu:
Zubrycky escreveu:
AlbertoBass escreveu:

Eu já compreendo muito bem. Marcas que fizeram história, são usadas por inúmeros baixistas de peso do cenário mundial, foram usados em inúmeros álbuns antológicos. (...)

Assumindo aqui a minha ignorância e perguntando sem a menor ironia e sem a menor intenção de desmerecer ou questionar a marca, quais foram os álbuns antológicos gravados com baixos Fodera? scratch

(Da Fender, até mesmo pela antiguidade da marca, consigo pensar em toneladas de álbuns mas, da Fodera, só me lembro dos discos do Victor Wooten...)

De cabeça agora tem os dois que o Miller produziu do Miles: Tutu e Amandla. Oteil Burbridge Allman Brothers, Bicho Solto Djavan. Inúmeros do Anthony Jackson, Richard Bona com Zawinul.

Preciso consultar a pilha que tenho com edições americanas da Bass Player para me certificar mas, de memória, creio que, no Allman Brothers, o Oteil usou um jazz bass e o Modulus (posso estar enganado).
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por AlbertoBass Ter Ago 17, 2021 11:52 pm

Zubrycky escreveu:

Preciso consultar a pilha que tenho com edições americanas da Bass Player para me certificar mas, de memória, creio que, no Allman Brothers, o Oteil usou um jazz bass e o Modulus (posso estar enganado).

Você tem a Bass Player com a lista de todos os baixos usados pelo Oteil em seu período no Allman Brothers? Essa aí até eu quero. Posta aqui a foto. hail

____________________________
https://linktr.ee/Alberto_Magno
AlbertoBass
AlbertoBass
Membro

Mensagens : 1222
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por Zubrycky Qua Ago 18, 2021 1:34 am

AlbertoBass escreveu:
Zubrycky escreveu:

Preciso consultar a pilha que tenho com edições americanas da Bass Player para me certificar mas, de memória, creio que, no Allman Brothers, o Oteil usou um jazz bass e o Modulus (posso estar enganado).

Você tem a Bass Player com a lista de todos os baixos usados pelo Oteil em seu período no Allman Brothers? Essa aí até eu quero. Posta aqui a foto. hail

O Oteil é mencionado em algumas edições americanas que tenho e, que eu me lembre, não há nelas a informação de que algum Fodera tenha sido usado por ele no Allman Brothers. Como disse, preciso verificar.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por AlbertoBass Qua Ago 18, 2021 1:51 am

Entendi, o Oteil é endorser da Fodera há muito tempo, uns 20 anos mais ou menos. Acho bem provável que nesse período deva ter usado algum baixo nessas gravações.

____________________________
https://linktr.ee/Alberto_Magno
AlbertoBass
AlbertoBass
Membro

Mensagens : 1222
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por AlbertoBass Qua Ago 18, 2021 4:41 am
















____________________________
https://linktr.ee/Alberto_Magno
AlbertoBass
AlbertoBass
Membro

Mensagens : 1222
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por NeyBass Qua Ago 18, 2021 7:50 am

^ Curto bastante esse Fodera do mestre Bona. Acho lindão o timbre dele.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por allexcosta Qua Ago 18, 2021 7:57 am

Vou fazer uns comentários aleatórios, que provavelmente não farão diferença alguma nessa discussão, mas é isso que se faz num fórum...

Começo um pouco além da premissa de que o dinheiro é da pessoa e ela faz o que ela quiser com ele. Isso é óbvio demais pra ser discutido.

Fender

Durante décadas e décadas o cara entrava numa loja e tudo que havia para ser vendido eram baixos Fender. Não é difícil entender que se tornassem o standard da indústria. Até pouco tempo atrás nos EUA baixo elétrico era chamado de "Fender bass" e as pessoas nem sabiam que existiam outras marcas. Sim, claro que a Gibson faz baixos há muitos anos, mas são instrumentos de importância limitada no mercado.

Por esses fatores, é mais do que óbvio que músicas e álbuns antológicos tenham sido gravados com baixos Fender. Isso gera mais interesse ainda pela marca, pois ídolos a utilizam, etc, etc...

Mesmo depois que outras tantas marcas passaram a fabricar baixos "tipo Fender", os próprios Fender sempre foram uma boa opção dado binômio preço/qualidade. Sim, há algumas épocas menos brilhantes, mas porque o baixista da banda conhecida tal procuraria um bom Greco feito no Japão se na lojinha de NY ou LA você entrava e havia 600 Fender na parede?

Esses fatos de certa forma explicam o fetiche levantado pelo Zadá e os Fender estarem presentes em álbuns antológicos. Esses álbuns poderiam ter sido gravados com baixos Sadowsky, Lakland ou Zaganin? Sim, poderiam, mas as pessoas que os gravaram nem sequer conheciam essas marcas, ou elas simplesmente não existiam...

Fodera

Sim, baixos Fodera são bem feitos e soam bem...
Mas muitos baixos por aí soam bem. Falando de aspectos técnicos verdadeiros o appeal que um Fodera tem pra o músico está na possibilidade de uma ação ultra-baixa com pouca perda de timbre. A marca se especializou numa geometria específica que permite isso.

Na prática, isso fará diferença pra quem toca de um determinado jeito, com frases rápidas, muitas vezes em regiões agudas, com pegada um pouco mais leve. Um baixista como o Nico, digamos...

Pra quem tem um estilo diferente, as peculiaridades da construção dos Fodera importa menos...

Mas, quantos baixistas que compram Fodera o fazem por questões de tocabilidade e expressão artística?

Falemos a verdade, a maioria das pessoas que compra baixos Fodera o faz por questões visuais ou de status. Muitas delas não possuem um fraseado no dedo que justifique a tocabilidade extra, ou mesmo são adaptadas a essa ação mais baixa que o Fodera permite e usam Fodera com regulagem de Fender (eu mesmo já fiz isso).

E além disso tem o design, o uso de materiais premium, logo nas tarraxas, na ponte, tudo que dá a aparência de algo único ou exclusivo. Traduzindo: fetiche...

Tomemos o exemplo do brasileiro que compra uma Lamborghini. Qual o principal diferencial de um carro desses? Velocidade, né? O brasileiro vai conseguir chegar nos lugares mais rápido com um? Provavelmente não... Então a compra se dá pelo visual, pra mostrar que pode, por situação de status, etc, etc, etc...

Muitos anos atrás eu tinha um baixo TUNE japa que na minha cidade à época tinha mesmo status de Ken Smith. O baixo tinha uma tocabilidade e construção excelentes, mas o som nunca me completou e eu não queria molestá-lo com captação e eletrônica diferentes. Terminei trocando esse baixo num Dean Coreano que valia 10x menos, mas estava com captação EMG que eu preferi à época. E terminei me adaptando com a construção inferior. Na verdade, como esse baixo precisava de ação alta, terminava tirando mais som, apesar do esforço um pouco maior.

Não houve pudor da minha parte em trocar um instrumento de status por um pedestre, apesar da zoação de conhecidos e colegas de banda.

Da mesma forma, cansei de deixar mais de um Fodera em casa pra ir tocar com um Lakland DJ5, que eu preferia e casava melhor com meu jeito de tocar.

Mas isso é porque eu toco há 200 anos e sou bem resolvido com essas coisas, o que não me faz melhor ou pior do que alguém que compra Fodera por fetiche.

Vou terminar fechando um círculo no argumento e repetindo que sim, eu sei que o dinheiro é da pessoa e que ela faz o que quer com ele... Quem sou eu ou alguém pra julgar isso. Não sendo roubado ou não comentendo crime pra comprar o instrumento, fico feliz por quem realiza um sonho, mesmo que seja pra chegar à conclusão de que não é aquilo que faz sua música.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Marcio Azzarini, vsgarbi, brunojqueiroz e Gabrielle gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Ago 18, 2021 9:07 am

Esse fodera que era do nosso AllexCosta que está com Prateado, tem um som até legalzinho!

Mas, não chega como deveria nas gravações feitas com o Warwick Stage I ou II do Cláudio Bomfim (Alexandre Pires), apesar dele tocar no Show com um Yamaha JP2
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por JAZZigo Qua Ago 18, 2021 10:03 am

Juninho Sampaio escreveu:Esse fodera que era do nosso AllexCosta que está com Prateado, tem um som até legalzinho!

Mas, não chega como deveria nas gravações feitas com o Warwick Stage I ou II do Cláudio Bomfim (Alexandre Pires), apesar dele tocar no Show com um Yamaha JP2
Como vovó já dizia: quem desdenha quer comprar! Razz

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por Fernando Zadá Qua Ago 18, 2021 10:45 am

AlbertoBass escreveu:Tirei os videos que iria ficar insano e pesado o quote


Mas você reparou que ai o que mais chama atenção é a pecinha atrás do baixo do que o baixo em si.
Acha que qualquer um deles faria feio com um MLaghus, Zaganin ou S Martyn?

Eu acredito que ferramenta em si, e pra mim o baixo nada mais é do que isso, na minha modesta opinião e muito particular diga-se de passagem, deve exercer uma função que é sair som e ser confortável.

Se existem duas ferramentas equivalentes: uma na Leroy que custa 10 reais mas realiza a função mas não é muito confiável, material não muito duradouro, frágil, feita na China em série e uma outra de uma marca mais confiável que custa 300 e vai durar a vida inteira eu obviamente vou na segunda mas algumas coisas de fetiche, pra mim, são do tipo:
ok tem essas duas mas tem uma da Gucci ou da XPTO que é pintada com tinta das montanhas do Himalaia e cravejada de cristais Svarovsky que custa 100.000.
Ah preciso dela porque o cristal cravejado nela da um brilho melhor na hora de tirar uma foto pro meu Instagram... ou vai mostrar pro povo que sou super bem sucedido...

Ah detalhe o serviço que você vai conseguir executar com todas elas vai te pagar entre 500 a 1000 reais.
Do ponto de vista profissional para um brasileiro acho um exagero.
Bom pra quem tem e pode comprar mas é fora da realidade total do ponto de vista prático e extrapola qualquer relação custo beneficio.

Pra quem curte por hobbie ou não depende da grana desse serviço para manter seu equipo ai nada disso escrito acima vale.... ai é se jogar e ser feliz.

Ai volto a afirmar tirando gringo que ganha em dólar é ok esta dentro de um valor razoável, caro mas não exorbitante mas pra nós brasileiros músicos......

Mas eu sou bem relax e enxergo meu equipo como coisas funcionais até por isso não tenho necessidade nem justificativa nenhuma para ter mais que meia dúzia de baixos.

Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por NeyBass Qua Ago 18, 2021 11:18 am

Fernando Zadá escreveu:
AlbertoBass escreveu:Tirei os videos que iria ficar insano e pesado o quote


Mas você reparou que ai o que mais chama atenção é a pecinha atrás do baixo do que o baixo em si.
Acha que qualquer um deles faria feio com um MLaghus, Zaganin ou S Martyn?

Eu acredito que ferramenta em si, e pra mim o baixo nada mais é do que isso, na minha modesta opinião e muito particular diga-se de passagem, deve exercer uma função que é sair som e ser confortável.

Se existem duas ferramentas equivalentes: uma na Leroy que custa 10 reais mas realiza a função mas não é muito confiável, material não muito duradouro, frágil, feita na China em série e uma outra de uma marca mais confiável que custa 300 e vai durar a vida inteira eu obviamente vou na segunda mas algumas coisas de fetiche, pra mim, são do tipo:
ok tem essas duas mas tem uma da Gucci ou da XPTO que é pintada com tinta das montanhas do Himalaia e cravejada de cristais Svarovsky que custa 100.000.
Ah preciso dela porque o cristal cravejado nela da um brilho melhor na hora de tirar uma foto pro meu Instagram... ou vai mostrar pro povo que sou super bem sucedido...

Ah detalhe o serviço que você vai conseguir executar com todas elas vai te pagar entre 500 a 1000 reais.
Do ponto de vista profissional para um brasileiro acho um exagero.
Bom pra quem tem e pode comprar mas é fora da realidade total do ponto de vista prático e extrapola qualquer relação custo beneficio.

Pra quem curte por hobbie ou não depende da grana desse serviço para manter seu equipo ai nada disso escrito acima vale.... ai é se jogar e ser feliz.

Ai volto a afirmar tirando gringo que ganha em dólar é ok esta dentro de um valor razoável, caro mas não exorbitante mas pra nós brasileiros músicos......

Mas eu sou bem relax e enxergo meu equipo como coisas funcionais até por isso não tenho necessidade nem justificativa nenhuma para ter mais que meia dúzia de baixos.


Eita....e eu tenho só 3 e já acho que tenho demais para minha necessidade...kkkkk
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Fernando Zadá, jorge.ibs e vsgarbi gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por JAZZigo Qua Ago 18, 2021 11:28 am

NeyBass escreveu:Eita....e eu tenho só 3 e já acho que tenho demais para minha necessidade...kkkkk
Tenho 55 e acho pouco. Rolling Eyes

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

jorge.ibs gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por NeyBass Qua Ago 18, 2021 11:30 am

JAZZigo escreveu:
NeyBass escreveu:Eita....e eu tenho só 3 e já acho que tenho demais para minha necessidade...kkkkk
Tenho 55 e acho pouco. Rolling Eyes

Mas vc é colecionador, e quando tiver 100, ainda será pouco. Very Happy Very Happy
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por Fernando Zadá Qua Ago 18, 2021 11:31 am

NeyBass escreveu:
Fernando Zadá escreveu:
Mas eu sou bem relax e enxergo meu equipo como coisas funcionais até por isso não tenho necessidade nem justificativa nenhuma para ter mais que meia dúzia de baixos.


Eita....e eu tenho só 3 e já acho que tenho demais para minha necessidade...kkkkk

Foi modo de dizer eu geralmente toco mais em só mesmo! Rsss tenho 3 aqui um já vendido e outro que talvez vá embora caso faça mais um Blaze e ai fique só com esses dois.
Dois pra mim é um número bacana mais que isso fatalmente um acaba morando mais no case do que qualquer outra coisa.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

NeyBass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por Fernando Zadá Qua Ago 18, 2021 11:35 am

NeyBass escreveu:
JAZZigo escreveu:
NeyBass escreveu:Eita....e eu tenho só 3 e já acho que tenho demais para minha necessidade...kkkkk
Tenho 55 e acho pouco. Rolling Eyes

Mas vc é colecionador, e quando tiver 100, ainda será pouco. Very Happy Very Happy

Com certeza anos atrás eu fui na casa de um cara que chegou a entrar aqui e foi assustador que o cara tinha um quarto e um closet para guardar os baixos. Só de cabeça ele tinha uns 3 Ritters, Fender Custom shop, Mayoness, Alembic acho que dois ou três, Gibsons, o mais simples e barato era o Fender Custom shop. Acho que nem na Bass Center tem tanta variedade
Moleque de nem 20 anos.
Parecia que estava visitando uma loja de baixos.
Bacana e curioso mas quando sai de lá fiquei pensando....
Pra que isso!!!???
Totalmente sem sentido aquilo pra mim.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

NeyBass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por jgs Qua Ago 18, 2021 11:46 am

Fernando Zadá escreveu:
NeyBass escreveu:
JAZZigo escreveu:
NeyBass escreveu:Eita....e eu tenho só 3 e já acho que tenho demais para minha necessidade...kkkkk
Tenho 55 e acho pouco. Rolling Eyes

Mas vc é colecionador, e quando tiver 100, ainda será pouco. Very Happy Very Happy

Com certeza anos atrás eu fui na casa de um cara que chegou a entrar aqui e foi assustador que o cara tinha um quarto e um closet para guardar os baixos. Só de cabeça ele tinha uns 3 Ritters, Fender Custom shop, Mayoness, Alembic acho que dois ou três, Gibsons, o mais simples e barato era o Fender Custom shop. Acho que nem na Bass Center tem tanta variedade
Moleque de nem 20 anos.
Parecia que estava visitando uma loja de baixos.
Bacana e curioso mas quando sai de lá fiquei pensando....
Pra que isso!!!???
Totalmente sem sentido aquilo pra mim.

aqui a alguns poucos km de mim mora um colecionador de guitarras (e só guitarras... ampli ele tem "apenas" dois, e não curte pedais) que só coleciona, não toca. e tem lá suas 60 guitarras. felizmente os filhos dele tocam.

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por allexcosta Qua Ago 18, 2021 11:54 am

Fernando Zadá escreveu:Totalmente sem sentido aquilo pra mim.

A cachaça da pessoa nunca faz sentido...

Já conheci gente que era dono de banda e colocava a banda pra tocar direto, pagando cachê e muitas vezes perdendo dinheiro. Ele tomava umas durante o show e nas duas últimas músicas batucava um pouco na percussão pra tirar foto e dizer pras meninas que ele era da banda.

E funcionava bem pra ele, era um investimento calculado. O cara tinha grana pra caramba e aquilo era mais saudável que usar drogas ou cair de vez na esbórnia. Segunda de manhã ele tava no escritório trabalhando normalmente.

É exatamente a mesma coisa...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por AlbertoBass Qua Ago 18, 2021 12:23 pm

Vou deixar algumas considerações:
Postei inúmeros vídeos de timbres (mortais) totalmente diferentes, situações diferentes, estilos diferentes, pegadas diferentes. Creio ser quase impossível não se identificar com nenhuma delas, mas acontece...
Essa questão de cachê não compensa, americano pode Brasileiro não pode, ferramenta etc essas coisas discordo veementemente. Claro que qualquer instrumento descente hoje, regulado e com cordas novas soa bem. Acho que todo mundo tem o direito de usar o instrumento que mais se identifica seja ele qual for, como mencionado pelo Alex que saia pra tocar com um Lakland e deixava vários instrumentos em casa. Existem instrumentos ruins e com magia em todas as marcas.
Não sou fã boy, não tenho instrumento para aparecer, e nem satisfação de como gasto meu dinheiro preciso dar. Dito isso o melhor instrumento que tive (foram muitos) foi um Fodera. Se pudesse ter apenas um baixo seria esse, se tivesse que mandar um vídeo para algum produtor, concurso ou qualquer coisa seria com esse baixo, achei meu som nele e tenho muito orgulho mesmo sabendo que muitos não gostam. Tenho orgulho do meu som. Tive oportunidade de ter vários bons instrumentos de outras marcas, inclusive alguns não tão bons, não é só tocabilidade. É tudo!
Nada impede ninguém de achar seu som em um instrumento de 100 dólares. Se for um de 10.000 dólares qual o real problema? Compre, honestamente de preferência kkk, e seja feliz. Agora você não pode ter instrumento caro no Brasil? brincadeira né.
Eu nunca preocupei com cachê, preocupei com carreira. Minha única preocupação é entregar o meu máximo em todos os trabalhos seja tocando, sonoridade, musicalmente etc. Essa postura só me abriu portas.
Pra fechar, quer um Fodera, Dingwall, Ritter, o escabau... TENHA. Música/vida é pra ser feliz. Mete bronca. Escuta seu coração e mete bronca. Não deixe ninguém cag** regra se você pode ou não pode. Se mora no Brasil ou na África. Não gostou? Passa pra frente. Vida que segue. Busque seu som, seus sonhos e seja feliz.

____________________________
https://linktr.ee/Alberto_Magno
AlbertoBass
AlbertoBass
Membro

Mensagens : 1222
Localização : Belo Horizonte

LucasMA gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Ago 18, 2021 2:46 pm

JAZZigo escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:Esse fodera que era do nosso AllexCosta que está com Prateado, tem um som até legalzinho!

Mas, não chega como deveria nas gravações feitas com o Warwick Stage I ou II do Cláudio Bomfim (Alexandre Pires), apesar dele tocar no Show com um Yamaha JP2
Como vovó já dizia: quem desdenha quer comprar! Razz

tendi nada!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por CSergio Qua Ago 18, 2021 2:54 pm

allexcosta escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Totalmente sem sentido aquilo pra mim.

A cachaça da pessoa nunca faz sentido...

Já conheci gente que era dono de banda e colocava a banda pra tocar direto, pagando cachê e muitas vezes perdendo dinheiro. Ele tomava umas durante o show e nas duas últimas músicas batucava um pouco na percussão pra tirar foto e dizer pras meninas que ele era da banda.

E funcionava bem pra ele, era um investimento calculado. O cara tinha grana pra caramba e aquilo era mais saudável que usar drogas ou cair de vez na esbórnia. Segunda de manhã ele tava no escritório trabalhando normalmente.

É exatamente a mesma coisa...

Bem isso ai; cada um com suas manias, desejos, sonhos, por mais que um ou outro possa parecer estranho.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por allexcosta Qua Ago 18, 2021 3:07 pm

Juninho Sampaio escreveu:
JAZZigo escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:Esse fodera que era do nosso AllexCosta que está com Prateado, tem um som até legalzinho!

Mas, não chega como deveria nas gravações feitas com o Warwick Stage I ou II do Cláudio Bomfim (Alexandre Pires), apesar dele tocar no Show com um Yamaha JP2
Como vovó já dizia: quem desdenha quer comprar! Razz

tendi nada!

Desdenhar = falar mal...

É um ditado comum em vários lugares do Brasil. A gente praticamente não usa essa palavra.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por Jãozeiro Qua Ago 18, 2021 3:14 pm

Fernando Zadá escreveu:Eu juro que não entendo esse fetiche todo por Foderas e Fenders....

Semana passada toquei em um bar em que haveria duas bandas naquela noite: nós e um Queen cover (excelente, por sinal). Cheguei para a passagem de som, o baixista da outra banda já estava por lá, e fui subindo no palco em meio a toda aquela bagunça da organização e montagem e tal.

Eis que eu olho pra trás e vejo um Fender Precision Bass todo preto em um suporte. Eu quase caí de cima do palco. Nao sei se era antigo, parecia ser aqueles década de 70, que são uns chumbos. Mas enfim, tava lá, imponente, aquele headstock lindo pra todo mundo ver, um baixo extremamente clássico e famoso. O original. E ainda all black, maravilhoso. Mano, eu apenas desejei aquilo. Foi o que senti.

A banda deles acabou tocando antes da nossa, o baixista tirou um baita som com aquele Fender PB, mas nada que eu com meu Tagima barato não tenha sempre tirado também com muita facilidade (desculpa, mas é verdade). Não era o som. Era a presença, a marca, a coisa do ícone, do clássico. 

Acho que esse é o fetiche, Fernando Zadá, essas coisas que envolvem. 
Timbre? Sinceramente, se fechar o olho você não diz qual dos dois é Fender e qual é Tagima Woodstock pela qualidade do som. O que mexe com as pessoas (e nessa noite vi que mexeu comigo) é a coisa visual, da presença em aparecer com um item altamente desejável, em saber que se tem um clássico desse nas mãos.

É algo bobo? Pode ser. Mas é, existe.


Última edição por Jãozeiro em Qua Ago 18, 2021 3:21 pm, editado 2 vez(es)
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por JAZZigo Qua Ago 18, 2021 3:18 pm

allexcosta escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:
JAZZigo escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:Esse fodera que era do nosso AllexCosta que está com Prateado, tem um som até legalzinho!

Mas, não chega como deveria nas gravações feitas com o Warwick Stage I ou II do Cláudio Bomfim (Alexandre Pires), apesar dele tocar no Show com um Yamaha JP2
Como vovó já dizia: quem desdenha quer comprar! Razz

tendi nada!

Desdenhar = falar mal...

É um ditado comum em vários lugares do Brasil. A gente praticamente não usa essa palavra.
up

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Captura-de-Tela-2021-08-18-a-s-15-16-19
https://www.dicionarioinformal.com.br/quem+desdenha+quer+comprar/#:~:text=Ditado%20popular%20empregado%20para%20dizer,ser%20sinal%20de%20desejo%20escondido.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por allexcosta Qua Ago 18, 2021 3:20 pm

^ Isso, mas no dicionário de baianês não consta... Falando sério, dá pra entender, mas uma pessoa que sempre morou lá nunca ouviu essa expressão. E Juninho claramente só fala baianês mesmo. Laughing

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por JAZZigo Qua Ago 18, 2021 3:22 pm

^
Razz

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por Fernando Zadá Qua Ago 18, 2021 3:33 pm

AlbertoBass escreveu:Vou deixar algumas considerações:
Postei inúmeros vídeos de timbres (mortais) totalmente diferentes, situações diferentes, estilos diferentes, pegadas diferentes. Creio ser quase impossível não se identificar com nenhuma delas, mas acontece...
Essa questão de cachê não compensa, americano pode Brasileiro não pode, ferramenta etc essas coisas discordo veementemente. Claro que qualquer instrumento descente hoje, regulado e com cordas novas soa bem. Acho que todo mundo tem o direito de usar o instrumento que mais se identifica seja ele qual for, como mencionado pelo Alex que saia pra tocar com um Lakland e deixava vários instrumentos em casa. Existem instrumentos ruins e com magia em todas as marcas.
Não sou fã boy, não tenho instrumento para aparecer, e nem satisfação de como gasto meu dinheiro preciso dar. Dito isso o melhor instrumento que tive (foram muitos) foi um Fodera. Se pudesse ter apenas um baixo seria esse, se tivesse que mandar um vídeo para algum produtor, concurso ou qualquer coisa seria com esse baixo, achei meu som nele e tenho muito orgulho mesmo sabendo que muitos não gostam. Tenho orgulho do meu som. Tive oportunidade de ter vários bons instrumentos de outras marcas, inclusive alguns não tão bons, não é só tocabilidade. É tudo!
Nada impede ninguém de achar seu som em um instrumento de 100 dólares. Se for um de 10.000 dólares qual o real problema? Compre, honestamente de preferência kkk, e seja feliz. Agora você não pode ter instrumento caro no Brasil? brincadeira né.
Eu nunca preocupei com cachê, preocupei com carreira. Minha única preocupação é entregar o meu máximo em todos os trabalhos seja tocando, sonoridade, musicalmente etc. Essa postura só me abriu portas.
Pra fechar, quer um Fodera, Dingwall, Ritter, o escabau... TENHA. Música/vida é pra ser feliz. Mete bronca. Escuta seu coração e mete bronca. Não deixe ninguém cag** regra se você pode ou não pode. Se mora no Brasil ou na África. Não gostou? Passa pra frente. Vida que segue. Busque seu som, seus sonhos e seja feliz.

Entendo sua postura e bronca e obviamente você é um cara privilegiado e não precisa se preocupar com esses pormenores como cachê e etc.... nada do que questionei se aplica a seu caso.

Eu costumo questionar essas coisas pensando exatamente no oposto no cara que vai ter que ralar muito e pra quem comprar um Fodera não faz nenhum sentido num determinado momento ou estágio mas fica inebriado pela magia da borboleta e pelo fala fala em torno da marca.. se ilude parecendo que marca X ou Y vai trazer um que a mais no play.
O play a mais é que pode te trazer a marca X ou Y e não o contrário.


Vou lá eu questionar o seu Fodera, do Janek ou quem quer que o seja que tem o seu? cada um cuida da sua vida e usa o que o deixa mais feliz mesmo mas muita gente entra nessa de que a marca ou baixo X vai trazer pra ele algo que na real só o estudo traz.

Eu brinco com essa coisa da GAS mas no fundo no fundo acho uma doença grave e me espanta que o foco principal geralmente gire em torno disso e não dos aspectos musicais em todos os grupos de baixistas e instrumentistas no geral.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por AlbertoBass Qua Ago 18, 2021 4:10 pm

Nisso concordo com você. E acredite, me empenho ferrenhamente com meus alunos, seguidores, músicos que convivem comigo etc para desmistificar a marca fodera. Hoje é meu instrumento preferido, como no passado foi o dingwall, e amanhã pode ser outro. Fui criado com uma cultura muito forte de escassez e tento com todas as forças mudar isso. Como se o ser humano não pudesse desfrutar o que tem de melhor no mundo, realizar todos seus sonhos.

____________________________
https://linktr.ee/Alberto_Magno
AlbertoBass
AlbertoBass
Membro

Mensagens : 1222
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por jgs Qua Ago 18, 2021 4:25 pm

considerando uma importação 100% legal com o dólar do jeito que tá e os custos decorrentes (podem usar qquer modelo de baixo fodera como exemplo pra cálculo), a discrepância de preços é tão grande em relação ao mercado brasileiro de usados?

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por Zubrycky Qua Ago 18, 2021 4:27 pm

NeyBass escreveu:
JAZZigo escreveu:
NeyBass escreveu:Eita....e eu tenho só 3 e já acho que tenho demais para minha necessidade...kkkkk
Tenho 55 e acho pouco. Rolling Eyes

Mas vc é colecionador, e quando tiver 100, ainda será pouco. Very Happy Very Happy


Não existe isso de ter baixos demais. notme

P.S.: Tenho 16 baixos, mês que vem pego o décimo sétimo, e acho pouco.  Ri Muito
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Trazendo um Fodera dos EUA - Página 2 Empty Re: Trazendo um Fodera dos EUA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos