Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

4, 5 ou 6 cordas?

+40
jeff_tb540
Tarcísio Caetano
Juninho Sampaio
Esdras164
Guilé
dibass
ricardo.bassman
B3ck1m2n
NeyBass
Leandro Jeronimo
Zubrycky
andrevx
Boss2K
Daniel Carneiro
ursoouindio
fheliojr
jameh
Stormbringer
Vlademir Felix
José Carlos
Edu
Göltork
Rafael do Baixo
Cid
Daniel
LuCaSbass
allexcosta
Glauco
Maurício_Expressão
bruno nunes
Ivanov_br
Gabriel Oliveira
Galdino
Alex Guimaraes
Eömer
Claudio
danilow
TugaBass
Alencar
Lex Bass
44 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Lex Bass Ter Set 23, 2008 2:20 pm

Eu já havia iniciado um tópico assim no FCC mas foi já na época da derrocada, então vou colocar aqui pra discussão ser mais sadia.
Qual a preferência de vcs e pq?
Eu ainda prefiro um bom e velho 4 cordas, não consigo me acostumar com o espaçamento dos de mais cordas e não acho o gravão da Sizona tão legal assim. Mas tenho medo de num futuro próximo ser obrigado a fazer essa transição.
Que vcs acham, o futuro do contrabaixo está em mais de 4 cordas ou quem tocam nas mesmas velhas 4 ainda pode sobreviver?

____________________________
Eu comprei um cachorro. O nome dele é Fica. Toda vez que eu o chamava era assim, \"vem aqui Fica, vem aqui Fica\" O cachorro enlouqueceu. Agora ele simplesmente me ignora - ACESSEM MEU BLOG! http://ronaldohr.blogspot.com CLUBE DOS PEDREIROS - 001 - YAMAHA CLUB # 001 - M.E.A. #1[url]
Lex Bass
Lex Bass
Membro

Mensagens : 682
Localização : São Paulo

http://ronaldohr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Alencar Ter Set 23, 2008 2:23 pm

Cara pra mim baixo é 4 cordas( minha opinião), porem a moda hj é 5.. e quando vai pras gigs eles (os músicos) podem nem entender pra q serve mas aqui e aculá perguntam: n tem um de 5 cordas n?!

=\
o jeito é se adaptar...


Última edição por Alencar em Ter Set 23, 2008 2:46 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por TugaBass Ter Set 23, 2008 2:34 pm

Eu, por exemplo, só uso baixos de 5 ou 6 cordas... tornou-se um hábito e quando toco num de 4, a coisa torna-se séria porque vou à procura do gravão e... não há! No entanto penso que no caso de 4 cordas a tocabilidade e a agilidade é diferente... torna-se mais fácil.

No que respeita ao espaçamento das cordas, isso depende muito da marca e modelo do baixo em questão! Agora ter um baixo de 5 ou 6 cordas e não as usar todas num ou noutro momento, isso é falta de prática. Especialmente num de 6 cordas e mesmo num de 5, a colocação da mão que pisa as cordas, passa a ser central no braço, num movimento ascendente ou descendente de corda para corda sem haver muita necessidade de subir ou descer ao longo do braço... o que nos dá maior rapidez na digitação...
TugaBass
TugaBass
Membro

Mensagens : 88

http://www.myspace.com/paulopaulino

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por danilow Ter Set 23, 2008 2:40 pm

tb tenho um de 6 cordas, de vez em quanto tenho q usar o de 4 cordas da minha igreja, mas prefiro de 6 mesmo... tudo eh costume....
o numero de cordas nao faz o baixo melhor ou pior, tem varias coisas pra se olhar antes disso =D

____________________________
Gospel Club 002
danilow
danilow
Membro

Mensagens : 134
Localização : salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Claudio Ter Set 23, 2008 2:50 pm

Neste quesito eu sou bastante conservador... não toco em contrabaixo que tenha mais de 4 cordas. É algo pessoal mesmo, não gosto... principalmente se for acústico, aí mesmo é que não existe chance de acontecer. Não tenho nada contra a quem goste, inclusive sou fã de vários baixistas que fizeram e fazer brilhantes trabalhos nas 6 cordas como o Nico, Patitucci e o Ney Conceição.

Quanto as exigências das gigs, só passei por esse "problema" uma única vez, um cantor que exigiu que eu tocasse com um baixo de 5 cordas... eu disse então que não iria tocar, mandei ele se virar pra arrumar outro baixista na véspera do show. Ele teve que me aturar com um baixo de 4 cordas mesmo, mas eu fiz o show só pra provar pra esse babaca que ele não sentiria a menor diferença... como ele mesmo pode constatar ao final do show. Risquei esse pulha do meu caderninho de possíveis gigs!

Esse lance de dizer que baixista de 4 cordas tá fadado ao esquecimento e não ter futuramente mais campo de trabalho, pra mim tem 2 opções: Ou trata-se de fabrincantes de baixos de 5 cordas que estão a fim de empurrar seus produtos goela abaixo do mercado, ou então é nêgo muito mal informado que tem como lazer o bizarro hábito de falar m****!

A desinformação, leva um guitarrista a comprar um baixo de 6 cordas por achar que já está acostumado a tocar com esse número de cordas. Isso é papo sério, já vi isso acontecer!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Lex Bass Ter Set 23, 2008 2:55 pm

Cara, eu tb prefiro muito o baixo de 4 cordas. Acho que se fizer um Drop D tunning em alguns sons, dá pra levar o peso numa boa sem precisar de uma corda a mais

____________________________
Eu comprei um cachorro. O nome dele é Fica. Toda vez que eu o chamava era assim, \"vem aqui Fica, vem aqui Fica\" O cachorro enlouqueceu. Agora ele simplesmente me ignora - ACESSEM MEU BLOG! http://ronaldohr.blogspot.com CLUBE DOS PEDREIROS - 001 - YAMAHA CLUB # 001 - M.E.A. #1[url]
Lex Bass
Lex Bass
Membro

Mensagens : 682
Localização : São Paulo

http://ronaldohr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Eömer Ter Set 23, 2008 2:57 pm

concordo plenamente com o Claudio

da mesma forma que existem varios baixistas que fazem trabalhos excelentes nos 5 e 6 cordas, ainda temos bons baixistas que continuam adeptos aos 4 cordas
bom, pelo menos até hoje eu não vi o Wooten e o Miller tocando em 5 cordas, so em 5....
outro que eu acho um otimo baxista é o Matt freeman, do Rancid, e manda num jazz bass de 4 cordas

____________________________
"Amanhecer é uma lição do universo, que nos ensina que é preciso renascer"
Condor Club #007 - Pedreiro Bass #006 - Clube Ibanez #002 - Squier Club #011 - Clube dos Perdidos #006
Eömer
Eömer
Membro

Mensagens : 862
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Eömer Ter Set 23, 2008 2:57 pm

Lex Bass
cara, eu to com um de 4 e um de 5
Drop D no meu baixo? nem f..... sou preguisoso demais pra ficar mudando afinação do baixo

____________________________
"Amanhecer é uma lição do universo, que nos ensina que é preciso renascer"
Condor Club #007 - Pedreiro Bass #006 - Clube Ibanez #002 - Squier Club #011 - Clube dos Perdidos #006
Eömer
Eömer
Membro

Mensagens : 862
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Lex Bass Ter Set 23, 2008 3:01 pm

Aí é que tem a vatagem do meu Yamahão, ele tem o Hipshot, um toque na trava e pronto, tá em D

____________________________
Eu comprei um cachorro. O nome dele é Fica. Toda vez que eu o chamava era assim, \"vem aqui Fica, vem aqui Fica\" O cachorro enlouqueceu. Agora ele simplesmente me ignora - ACESSEM MEU BLOG! http://ronaldohr.blogspot.com CLUBE DOS PEDREIROS - 001 - YAMAHA CLUB # 001 - M.E.A. #1[url]
Lex Bass
Lex Bass
Membro

Mensagens : 682
Localização : São Paulo

http://ronaldohr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Alencar Ter Set 23, 2008 3:04 pm

Lex Bass escreveu:Cara, eu tb prefiro muito o baixo de 4 cordas. Acho que se fizer um Drop D tunning em alguns sons, dá pra levar o peso numa boa sem precisar de uma corda a mais

Cara nem isso, já vi baixistas tocando quatro cordas com afinação normal (standard que chama é?!)
e tiraram um grave muito bom e com muita definição, tão bons quando os de 5 cordas.

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Alex Guimaraes Ter Set 23, 2008 3:07 pm

Tudo é uma questão de costume...

Meu primeiro (e único por enquanto) baixo é um 5c e estou acostumado com ele. Um amigo meu, tem um Fender 4c (esse que está comigo na foto do avatar), quando toco no de 4c me enrrolo todo. Da mesma forma, quando ele toca no meu de 5c fica todo enrrolado.

Mesmo que eu não use a 5ª corda ela tem que estar lá, mesmo que seja pra apoiar o dedo... hehehehehehehehehe... mas eu uso bastante a menina.

____________________________
Mãe é Mãe, Vaca é Vaca...
Alex Guimaraes
Alex Guimaraes
Membro

Mensagens : 997
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por TugaBass Ter Set 23, 2008 3:19 pm

Concordo contigo, ClaudioBass. O baixo de 4 é uma coisa, o de 5 é outra e o de 6 é outra diferente das anterores.

Cada caso é um caso e nenhum será melhor que os outros! Apenas diferente! Em termos de potencial poderá haver melhor ou pior solução, mas isso depende muito do músico e do tipo de música que toca ou quer tocar... Portanto: baixo é baixo e sorte a nossa que podemos ter esta conversa com diversas opiniões. Há 40 anos atrás nem se imaginava que fosse possivel falar-se do baixo com toda esta evolução tecnológica que temos nos dias de hoje! Aliás, o baixo foi o unico instrumento que sofreu uma evolução de instrumento de acompanhamento para instrumento solista! Isto antigamente era impensavel!

Ainda bem para nós, baixistas, que é assim!

No caso de guitarrista pensar que é facil tocar baixo de 6 por ter o mesmo número de cordas... esquece! É ridiculo alguém pensar assim. Nada tem a ver uma coisa com a outra, a começar logo pela afinação.


Última edição por TugaBass em Ter Set 23, 2008 3:22 pm, editado 1 vez(es)
TugaBass
TugaBass
Membro

Mensagens : 88

http://www.myspace.com/paulopaulino

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Galdino Ter Set 23, 2008 3:21 pm

ClaudioBass escreveu:um cantor que exigiu que eu tocasse com um baixo de 5 cordas... eu disse então que não iria tocar, mandei ele se virar pra arrumar outro baixista na véspera do show. Ele teve que me aturar com um baixo de 4 cordas mesmo, mas eu fiz o show só pra provar pra esse babaca que ele não sentiria a menor diferença... como ele mesmo pode constatar ao final do show. Risquei esse pulha do meu caderninho de possíveis gigs!

Meu que cara tosco, garanto que se você pegasse um 5 cordas e não tocasse a sizona ele nem ia perceber diferença e ainda ia achar o máximo Laughing
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Gabriel Oliveira Ter Set 23, 2008 3:23 pm

5 c pra gig.

6 c pra música instrumental.



Mas eu uso só um 4 c fretless pra tudo mesmo, por enquanto... Wink


Última edição por Gabriel Oliveira em Ter Set 23, 2008 3:24 pm, editado 1 vez(es)
Gabriel Oliveira
Gabriel Oliveira
Membro

Mensagens : 1297
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

http://www.gabrieloliveiramusic.com

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por TugaBass Ter Set 23, 2008 3:23 pm

Galdino escreveu:
ClaudioBass escreveu:um cantor que exigiu que eu tocasse com um baixo de 5 cordas... eu disse então que não iria tocar, mandei ele se virar pra arrumar outro baixista na véspera do show. Ele teve que me aturar com um baixo de 4 cordas mesmo, mas eu fiz o show só pra provar pra esse babaca que ele não sentiria a menor diferença... como ele mesmo pode constatar ao final do show. Risquei esse pulha do meu caderninho de possíveis gigs!

Meu que cara tosco, garanto que se você pegasse um 5 cordas e não tocasse a sizona ele nem ia perceber diferença e ainda ia achar o máximo Laughing

Gostava de apanhar esse cantor num trabalho meu!!!!! Eheheheheh!
TugaBass
TugaBass
Membro

Mensagens : 88

http://www.myspace.com/paulopaulino

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Lex Bass Ter Set 23, 2008 3:26 pm

Já me exigiram um baixo de 5 cordas pra tocar metal. Me recusei, falei que dava na mesma e ouvi um. " O John Myung toca com 6 e vc não quer tocar com 5?"

Meti o bag nas costas e fui embora. Um cara desses nunca ouviu o estrago que o Geezer Butler no precision dele.

____________________________
Eu comprei um cachorro. O nome dele é Fica. Toda vez que eu o chamava era assim, \"vem aqui Fica, vem aqui Fica\" O cachorro enlouqueceu. Agora ele simplesmente me ignora - ACESSEM MEU BLOG! http://ronaldohr.blogspot.com CLUBE DOS PEDREIROS - 001 - YAMAHA CLUB # 001 - M.E.A. #1[url]
Lex Bass
Lex Bass
Membro

Mensagens : 682
Localização : São Paulo

http://ronaldohr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Ivanov_br Ter Set 23, 2008 3:27 pm

Galera, já tive um de 7 cordas!!! Isso mesmo! Mas eu comprei ele mais pelo fantástico trabalho de construção do luthier do que pelas 7 cordas.

Ele está na foto abaixo:

4, 5 ou 6 cordas? 2109861744_8fc6291ccd

Entrentanto, pouco mais de um ano depois, a falta de ergonomia dele me venceu.

E, ao mesmo tempo, me veio a vontade de voltar as origens dos 4 cordas. Mas, encontrei o Squier Jazz bass de 5 cordas (à direita na foto) e fiquei com ele. Me considero um Fiver, aquela sizona me faz uma baita falta.

Mas, por adorar o som que o Alain Caron tira do fretless, peguei numa pechincha o Condor fretless de 6 cordas (à esquerda). Gosto muito de tirar sons mais agudos no fretless, e ter mais possibilidades de digitação. Como disse nosso amigo lusitano.

Mas confesso que tocar em um baixo de 4 cordas tem um gosto especial, nostálgico e verdadeiro. Me arrisco a dizer que me sinto mais baixista com um quatro cordas.

Como é da opinião de todos, é pessoal. Assim como um som mais estalado, mais gravão ou cheio de médios.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por bruno nunes Ter Set 23, 2008 4:44 pm

eu prefiro 5c...o meu primeiro(e unico baixo) eh 5c, peguei d um amigo pra tocar de 4 e 5 cordas e nao me decidi...ai na loja depois d muito teste mesmo sem saber tocar nada, preferi o 5c...uso pouco a sizona, + akele grave gostoso d se ouvir ta la quando eu preciso dele, e como disse o amigo la em cima, tem algo pra apoiar o dedão...hehehe...talvez hoje caso eu pegue um 4c eu me sinta melhor, + por enquanto eu rpefiro 5c...
abraços...

____________________________
Existem 3 tipos de pessoas no mundo...
As que sabem contar e as que não sabem...
Squier®️ Club #002
bruno nunes
bruno nunes
Membro

Mensagens : 673
Localização : Santo André, SP-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Set 23, 2008 5:44 pm

Só uso baixo de 4C. Também toco rock and roll anos 70 e 80. E isso é suficiente. Não sou músico profissional.
Mas estou pensando em comprar um baixo de 5 cordas para aprender a tocar.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Glauco Ter Set 23, 2008 6:34 pm

é dificil responder, 6 cordas eu ñunca usei, acho edificil vir a iusar mas ja tive vointade de ter, ams depois de sentir o peso dele agente dá uma desencanada. já uso de 5 cordas a algum tempo, e acho q esse sim é o baixo perfeito, pq vc encara qquer vocalista chato, qquer gig q apareça, mas sem duvidas os q me dão maior prazer em tocar são os de 4 cordas. Como odeio ter q mexer em afinação do baixo, a saida qdo encontra umas alterações de tom ( para baixo é claro) é o 5 cordas!
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Ter Set 23, 2008 7:07 pm

Acho q isso depende de varios fatores. De onde o baixista mora, tipo de musica q toca, tipo de trabalho q ele faz.

Um baixista de salsa cubano nunca vai ser incomodado por nao ter uma Si grave.

Um baixista de rock q usa bem o Drop D tambem tah tranquilo.

Pra o baixista q trabalha em estudio a quinta corda eh fundamental, pois muitos produtores pedem esse som.

Pra quem toca musica gospel, axe e outros estilos tambem eh importante usar 5 cordas.

Em termos de mundo o standard de hoje eh 5 cordas. Nos EUA 4 cordas ainda predomina.

Uma coisa eh certa, se vc toca bem a ultima coisa q o povo repara eh qtas cordas seu baixo tem...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por LuCaSbass Ter Set 23, 2008 7:08 pm

Ja tive baixo de 6, 5 e atualmente uso só de 4 cordas. Mas acho q nao tem essa de que um é melhor q o outro, vc usa o que quiser... Sou super fã do Nico Assumpção que usava 6 cordas, ate cogitei em comprar um mas ate hoje nao encontrei um de 6 confortavel o suficiente para mim, com som legal e que eu de conta de comprar hehe(o meu de 6 que tive era um fretless que troquei em um de 4 cordas)
Mas enfim... outro dia vi uma entrevista com o Ney Conceição em que ele comenta a troca do baixo de 6 pelo de 4(que na verdade foi por grana) e no final ele comenta que baixista que é baixista tem que saber tocar em 4,5,6 cordas, conduzindo, solando e tudo mais. E eu concordo, apesar de que se hoje pegar um baixo de 6 vou demorar um pouco para me acustumar a tocar uheuhe

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Ter Set 23, 2008 7:26 pm

LuCaSBass escreveu:e no final ele comenta que baixista que é baixista tem que saber tocar em 4,5,6 cordas, conduzindo, solando e tudo mais.

Discordo totalmente... Se fosse assim Marcus Miller nao eh baixista... 4 e 5 sao ateh parentes proximos, mas baixo de 6 eh um animal completamente diferente, ter uma corda mais aguda q a SOL vira seu raciocinio de cabeca pra baixo.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Lex Bass Ter Set 23, 2008 7:32 pm

cara, eu me cago todo com um baixo de 5 cordas. Acho que ainda tenho muito a evoluir antes de poder tocar um desse. E a questão do gosto pega tb, eu não consigo mesmo gostar daquele gravão demais. Prefiro dar uma boa equaizada e ficar com o gravão standard mesmo. Até pq eu uso efeito e nenhum deles distorce legal a Sizona.

____________________________
Eu comprei um cachorro. O nome dele é Fica. Toda vez que eu o chamava era assim, \"vem aqui Fica, vem aqui Fica\" O cachorro enlouqueceu. Agora ele simplesmente me ignora - ACESSEM MEU BLOG! http://ronaldohr.blogspot.com CLUBE DOS PEDREIROS - 001 - YAMAHA CLUB # 001 - M.E.A. #1[url]
Lex Bass
Lex Bass
Membro

Mensagens : 682
Localização : São Paulo

http://ronaldohr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Lex Bass Ter Set 23, 2008 7:36 pm

allexcosta escreveu:
LuCaSBass escreveu:e no final ele comenta que baixista que é baixista tem que saber tocar em 4,5,6 cordas, conduzindo, solando e tudo mais.

Discordo totalmente... Se fosse assim Marcus Miller nao eh baixista... 4 e 5 sao ateh parentes proximos, mas baixo de 6 eh um animal completamente diferente, ter uma corda mais aguda q a SOL vira seu raciocinio de cabeca pra baixo.

cara, o que me conforta em não usar baixo de 5 cordas é ver que o jaco, o Marcus, O Billy Sheehan e o Geezer tb não usam e fazem aquele sonzão todo hehehehe

____________________________
Eu comprei um cachorro. O nome dele é Fica. Toda vez que eu o chamava era assim, \"vem aqui Fica, vem aqui Fica\" O cachorro enlouqueceu. Agora ele simplesmente me ignora - ACESSEM MEU BLOG! http://ronaldohr.blogspot.com CLUBE DOS PEDREIROS - 001 - YAMAHA CLUB # 001 - M.E.A. #1[url]
Lex Bass
Lex Bass
Membro

Mensagens : 682
Localização : São Paulo

http://ronaldohr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Ter Set 23, 2008 7:42 pm

Lex Bass escreveu:cara, o que me conforta em não usar baixo de 5 cordas é ver que o jaco, o Marcus, O Billy Sheehan e o Geezer tb não usam e fazem aquele sonzão todo hehehehe

Pois eh, como eu disse nos EUA ainda eh relativamente raro se ver baixos com mais de 4 cordas.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por LuCaSbass Ter Set 23, 2008 7:51 pm

allexcosta escreveu:
LuCaSBass escreveu:e no final ele comenta que baixista que é baixista tem que saber tocar em 4,5,6 cordas, conduzindo, solando e tudo mais.

Discordo totalmente... Se fosse assim Marcus Miller nao eh baixista... 4 e 5 sao ateh parentes proximos, mas baixo de 6 eh um animal completamente diferente, ter uma corda mais aguda q a SOL vira seu raciocinio de cabeca pra baixo.
Eu acho q ja vi o Miller usando 6 cordas em algum lugar. Ele usa 4 por preferencia, mas com certeza deve tocar 6 tbm, tranquilamente...

Ele nao disse que o baixista TEM que usar 4,5 e 6 cordas no mesmo show e tal, e sim saber tocar. O cara vai num show pra dar uma canja e o baixista usa um baixo de 6, ai ele nao vai tocar? Ou entao o produtor quer que ele use 5 cordas para tocar o arranjo que tem aquele Dozão grave, ele vai perder a gravina?
O cara pode ter preferencia, usar nas gigs o quanto de cordas que achar confortavel, mas acho q deve sim saber tocar com qualquer quantidade de corda...

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Gabriel Oliveira Ter Set 23, 2008 7:53 pm

LuCaSBass escreveu:outro dia vi uma entrevista com o Ney Conceição em que ele comenta a troca do baixo de 6 pelo de 4(que na verdade foi por grana) e...

Por grana? Acho que ele trocou 6 por meia-dúzia.

O atual Fender Jazz Bass dele deve ser tão ou mais caro que o Eliezer que ele tinha.
Gabriel Oliveira
Gabriel Oliveira
Membro

Mensagens : 1297
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

http://www.gabrieloliveiramusic.com

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por LuCaSbass Ter Set 23, 2008 7:57 pm

Gabriel Oliveira escreveu:
LuCaSBass escreveu:outro dia vi uma entrevista com o Ney Conceição em que ele comenta a troca do baixo de 6 pelo de 4(que na verdade foi por grana) e...

Por grana? Acho que ele trocou 6 por meia-dúzia.

O atual Fender Jazz Bass dele deve ser tão ou mais caro que o Eliezer que ele tinha.
É que ele tinha que quitar o apt. dele e o Fender ele nao vende por nada desse mundo! euheue
Alias, eu prefiro ele tocando no Fender que no do Eliezer... Fender é Fender!

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Ivanov_br Ter Set 23, 2008 8:01 pm

Na minha humilde opinião TODOS ESTÂO CERTOS.

Isso é tão pessoal.

Só discordo (em parte) de uma coisa, migrar de um para o outro é só uma questão de costume. No começo tu pode se prender ao básico para não errar. Mas aí vai jogando umas nodas dá dózinha, um C# do sizão... e por aí vai.

É costume, como trocar de mulher. São bixos completamente diferentes, mas a gente vai usar os dedos da mesma forma. Razz Very Happy
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Ter Set 23, 2008 9:02 pm

LuCaSBass escreveu:Eu acho q ja vi o Miller usando 6 cordas em algum lugar. Ele usa 4 por preferencia, mas com certeza deve tocar 6 tbm, tranquilamente...

Na verdade nao, ateh quando toca baixo de 5 cordas ele fica totalmente preso, parece outro baixista.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Claudio Ter Set 23, 2008 9:03 pm

Ivanov_br escreveu:
(...) peguei numa pechincha o Condor fretless de 6 cordas (à esquerda).

Esse teu fretless tá muito bonito... pra fazer aquela onda solo do Steve Bailey no Bass Extremes esse baixo deve ser perfeito. O Nico tinha um muito parecido com esse, só que a madeira do corpo era mais escura e a escala era em Ébano. Na época, foi o primeiro baixo fretless de 6 cordas que vi na vida!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Daniel Ter Set 23, 2008 9:22 pm

allexcosta escreveu:Uma coisa eh certa, se vc toca bem a ultima coisa q o povo repara eh qtas cordas seu baixo tem...

Isso é uma verdade ABSOLUTA!! já vi cara com baixo de 5 e 6 cordas tocar muito pior e com menos presença do que outros usando baixo de 4.

____________________________
4, 5 ou 6 cordas? Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Cid Ter Set 23, 2008 9:52 pm

allexcosta escreveu:Acho q isso depende de varios fatores. De onde o baixista mora, tipo de musica q toca, tipo de trabalho q ele faz.

Um baixista de salsa cubano nunca vai ser incomodado por nao ter uma Si grave.

Um baixista de rock q usa bem o Drop D tambem tah tranquilo.

Pra o baixista q trabalha em estudio a quinta corda eh fundamental, pois muitos produtores pedem esse som.

Pra quem toca musica gospel, axe e outros estilos tambem eh importante usar 5 cordas.

Em termos de mundo o standard de hoje eh 5 cordas. Nos EUA 4 cordas ainda predomina.

Uma coisa eh certa, se vc toca bem a ultima coisa q o povo repara eh qtas cordas seu baixo tem...
Falou tudo. So complementando uma coisa... dependendo da musica aquela cordinha a mais vai fazer a diferenca...
TEnho um amigo que toca numa banda de metais, aí ele disse que as musicas sao praticamente todas em Si Bemol.... imagina vc ficar com o braco estendido praticamnete as musicas todas devido ter somente um baixo de 4? Realmente e muito desconfortavel...

Mas eu realmente nao consegui ainda me adaptar a 5 cordas...
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Gabriel Oliveira Ter Set 23, 2008 10:20 pm

LuCaSBass escreveu:
É que ele tinha que quitar o apt. dele e o Fender ele nao vende por nada desse mundo! euheue
Alias, eu prefiro ele tocando no Fender que no do Eliezer... Fender é Fender!

Tem sentido.

Que triste essa história, parece história de músico local. Um cara do nível de Ney Conceição devia ter grana suficiente pra não precisar vender um instrumento de trabalho para pagar moradia.
Gabriel Oliveira
Gabriel Oliveira
Membro

Mensagens : 1297
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

http://www.gabrieloliveiramusic.com

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Rafael do Baixo Qua Set 24, 2008 5:23 am

Eu sou viciado em baixos de 6 cordas,acho muito confortável você ter um alcance enorme de notas deixando a mão em apenas uma posição,sem ter que ficar passeando pelo braço do instrumento pra alcançar as notas,somando isso ao fato de que eu gosto muito de tapping,acordes e harmônicos eu acabei adotando o baixo de 6 cordas pros meus trabalhos,já que com ele eu consigo explorar bem minhas idéias e transportar digitações pra regiões do braço variadas em busca de novas sonoridades.

Mas acho que os baixos de 4 e 5 cordas também tem o seu espaço,os de 4 cordas pra mim são imbatíveis pra slap,a distância das cordas ajuda muito,fora aquele som pesado e cheio de punch que o Mizão solto tem nos baixos de 4 cordas,coisa que você dificilmente vai encontrar num baixo de 5 ou 6 cordas. (dá pra encontrar mas é difícil).

No meu set atual eu tenho um baixo de 4 cordas fretless,um de 5 com trastes e um de 6 fretless,pretendo esse ano ainda pegar um de 4 com trastes,e mais pra frente um de 6 cordas com trastes e um de 7 cordas "híbrido"(algumas cordas com trastes e outras sem,ou divido uma metade do braço com trastes e outra sem,incomum mas é possível de fazer).

Acho que o cara que quer se dar bem,e pegar todas as gigs e gravinas que aparecerem, tem que saber se virar com quantas cordas forem necessárias.

____________________________
Condor Club - #002 / Fretless Club - #003 / Clube Giannini - #003 / Clube Strinberg - #002 / Clube do Contrabaixo Vertical - #003 / Clube Yamaha - #012 / Clube da Luthieria Amadora #003 / Clube Michael - #004 / Clube Hartke - #045 / Clube do Baixolão - #052 / Clube Cort #040
Rafael do Baixo
Rafael do Baixo
Membro

Mensagens : 332
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Cid Qua Set 24, 2008 6:34 pm

Rafael do Baixo escreveu:
Acho que o cara que quer se dar bem,e pegar todas as gigs e gravinas que aparecerem, tem que saber se virar com quantas cordas forem necessárias.
VOu tocar harpa agora. clown
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Ivanov_br Qua Set 24, 2008 7:55 pm

hehehe :-)
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Lex Bass Qui Out 02, 2008 7:36 am

Caras, fui dar um passeio pela Teodoro ontem e comecei a brincar um pouco co os baixos na bass Center, principalmente os de 5 cordas para ver se eu era tão tosco assim mesmo srrsrs.
Peguei 4 baixos. Um Stingray 5 antigão, um mais novo, um Yamaha TRB1005 e um Zaganin.
E na boa? O Zaganin bateu em todos eles. Muito timbre, leve, ótimo espaçamento entre as cordas. O que eu mais me adaptei foi com o Yamaha, que acabei levando pra casa (tinha uns rolos de consignação pendentes com eles e usei meu crédito). Mas o Zaganin é um excelente baixo. E fiquei muito decepcionado ao não gostar dos Music man. Sei lá, é como a gente já discutiu aqui, não é vc que escolhe o baixo, é ele que te escolhe.

____________________________
Eu comprei um cachorro. O nome dele é Fica. Toda vez que eu o chamava era assim, \"vem aqui Fica, vem aqui Fica\" O cachorro enlouqueceu. Agora ele simplesmente me ignora - ACESSEM MEU BLOG! http://ronaldohr.blogspot.com CLUBE DOS PEDREIROS - 001 - YAMAHA CLUB # 001 - M.E.A. #1[url]
Lex Bass
Lex Bass
Membro

Mensagens : 682
Localização : São Paulo

http://ronaldohr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Göltork Qui Out 02, 2008 8:06 am

No youtube tem um cara tocando Mario Theme (a musica do Super Mario World) com um baixo de 11 CORDAS!!!

Eu, esteticamente falando, prefiro os com 4 cordas.
Göltork
Göltork
Membro

Mensagens : 163
Localização : Sapucaia do Sul, RS

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Lex Bass Qui Out 02, 2008 8:10 am

esse vídeo é muito show.

____________________________
Eu comprei um cachorro. O nome dele é Fica. Toda vez que eu o chamava era assim, \"vem aqui Fica, vem aqui Fica\" O cachorro enlouqueceu. Agora ele simplesmente me ignora - ACESSEM MEU BLOG! http://ronaldohr.blogspot.com CLUBE DOS PEDREIROS - 001 - YAMAHA CLUB # 001 - M.E.A. #1[url]
Lex Bass
Lex Bass
Membro

Mensagens : 682
Localização : São Paulo

http://ronaldohr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por bruno nunes Qui Out 02, 2008 8:20 am

coloca umas fotos e uns sounds pra gnt depois lex...
esse cara tocando mario se chama jean baudin ou algo parecido...ele tem uns discos solos com esses baixos, inclusive um deles tem um inlay do pacman na escala, mto legal...qm tiver oportunidade ouve ele, eu achei mto legal...
abraços...

____________________________
Existem 3 tipos de pessoas no mundo...
As que sabem contar e as que não sabem...
Squier®️ Club #002
bruno nunes
bruno nunes
Membro

Mensagens : 673
Localização : Santo André, SP-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Edu Ter Mar 25, 2014 8:52 am

já tive vários baixos de 4 e 5 cordas e toquei algumas vezes em baixo de 6 cordas emprestado por amigos.

Acredito que não haja espaçamento de cordas e tamanho de braço melhor para slap do que no baixo de 4 cordas. Facilita a técnica pras duas mãos. Não acho a melhor coisa do mundo pra pizzicato, embora as mãos fiquem mais livres e em algumas exceções encontramos o braço um pouco mais "compacto". Os baixos de 4 cordas me parecem ter o som mais definido, mais projetado talvez por facilitar a precisão no ataque ao controlar as notas tendo menos cordas e talvez seja influência da massa do instrumento e tamanho dos captadores (em relação ao campo magnético). Acho um pouco chato de fazer tapping nesses baixos também.

O baixo de 5 cordas é mais versátil. Tem o peso de uma Si que pode faltar nas 4 cordas, geralmente tem as cordas mais próximas, o que ME facilita muito no pizzicato, mas é ótimo pra slap e é muito ótimo pra tapping.

Os baixos de 6 cordas tem uma particularidade ergonômica que os de 4 e de 5 não tem de forma tão natural na mecânica de execução. Até 4 e 5 cordas a mão esquerda fica mais despreocupada e geralmente é pouco flexionada. Quando pegamos um baixo de 6 cordas a largura (da escala) naturalmente te obriga a tocar algumas notas na posição usual do violão clássico, apoiando o dedão no braço ao invés da palma da mão como costumamos fazer em um baixo de 4 e 5 cordas. Isso facilita o pizzicato. O único "problema" é que isso facilita tanto que depois fica chato pegar um baixo sem a sexta corda. Nos acostumamos a usar a sexta corda como freio/apoio e quando a perdemos, a corda sol tende a "escapar" mais fácil do traste, além de nos obrigar a usar uma digitação na horizontal, que demanda maior fluência em visualizar as notas no braço. Pra tapping é ótimo como um 5 cordas, slap é um pouco mais complexo, pois exige uma técnica mais precisa.


Última edição por Edu Posser em Qua Jul 23, 2014 1:19 am, editado 2 vez(es)
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por José Carlos Ter Mar 25, 2014 9:02 am

kkkkkkkkkkkkkk desculpa ai, não resisti Ri Muito

4, 5 ou 6 cordas? File
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Edu Ter Mar 25, 2014 9:04 am

kkkkk
que saco.. estreei no fórum como coveiro!  Mad 
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Vlademir Felix Ter Mar 25, 2014 9:58 am

Baixo de 4 cordas tem o som mais definido que um baixo de 5 cordas e são melhores para slap? É isto mesmo que eu li?

Com relação ao slap, depende de um instrumento para o outro e sua adaptação.
A definição de som, não tem nada com a quantidade de cordas do baixo.

Acho que tudo isso é lenda.


Vlademir Felix
Vlademir Felix
Membro

Mensagens : 84
Localização : Campo Limpo Paulista

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Edu Ter Mar 25, 2014 12:00 pm

é isso mesmo que tu leu cara, salvo que eu não esteja surtando. É a minha opinião, embora seja redundante escrever isso...

me justifico: geralmente 4 cordas tem um espaçamento entre as cordas de 19mm
e para a anatomia da minha mão, pro tamanho dela, dos meus dedos, do meu braço, da minha coluna, pra minha técnica, pro meu estilo, etc, esse é o espaçamento mais adequado para eu praticar slap.

quanto à projeção sonora, não posso afirmar matematicamente pois cada corte de madeira tem uma massa, cada tipo de madeira tem uma resposta tonal diferente, um percentual de umidade, um corte, uma colagem, bla bla bla
pra isso eu aconselho a tocar com o baixo desplugado se quiseres ver por esse lado. Minha teoria em relação a isso é que as cordas mais distantes e em menor quantidade (4 no caso) tem uma relação/interação melhor com a massa da madeira, das tarrachas, ponte e PRINCIPALMENTE facilita o baixista em controlar o ataque, a posição técnica da mão, a força, pois há mais espaço para o dedo mexer com mais velocidade/distância/força, também é mais fácil abafar as cordas que não tocamos e consequentemente FOCAR na nota tocada. Simples, não há xamanismo nessa lógica.
Outro ponto que levantei é o tamanho do captador. Me parece que quanto mais estreito, mais ataque tem, talvez por captar menos as frequências mais baixas, que resultará em menos sub-grave e provavelmente um som mais magro e enxugado, definido, ou seja lá pelo que for. Aceito qualquer opinião que se mostre mais verdadeira, até porque os baixistas falam pouco sobre isso, mas já ouvi de alguns amigos o mesmo comentário, por isso não desconsidero. Isso não passa de teoria minha baseada nos baixos que toquei. Enfim, é o que eu penso e até que eu encontre uma explicação com mais credibilidade pra essa diferença continuarei acreditando no que vi na prática até o momento.


"Com relação ao slap, depende de um instrumento para o outro"

como assim? não entendi...


Última edição por Edu Posser em Ter Mar 25, 2014 12:38 pm, editado 1 vez(es)
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Vlademir Felix Ter Mar 25, 2014 12:35 pm

Os espaços de uma corda para outra, depende de cada instrumento, uns com 16/17 mm e outros com 19 mm.

Tenho dois jazz bass, um de 4 cordas e outro de 5, os espaços são os mesmos (19 mm). Para mim, foi questão de adaptação.
Vlademir Felix
Vlademir Felix
Membro

Mensagens : 84
Localização : Campo Limpo Paulista

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Edu Ter Mar 25, 2014 12:42 pm

exato amigo, por isso estranhei essa frase. O resto dela eu concordo completamente, ou seja: " e sua adaptação." Pois a anatomia, o tamanho e a técnica de cada um é diferente.

com relação ao slap, ao pizzicato, ao transporte, à compra, ao tapping, à beleza, ao peso, ao valor, a cor, a quantidade de cordas, a quantidade de knobs, ao tamanho, ao tipo de tarrachas, aos comentários, essas e outras coisas obviamente dependem de um instrumento para o outro
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Stormbringer Ter Mar 25, 2014 1:46 pm

só pra garantir, é bom ter um de cada
baixos nunca são demais Very Happy
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos