Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

4, 5 ou 6 cordas?

+40
jeff_tb540
Tarcísio Caetano
Juninho Sampaio
Esdras164
Guilé
dibass
ricardo.bassman
B3ck1m2n
NeyBass
Leandro Jeronimo
Zubrycky
andrevx
Boss2K
Daniel Carneiro
ursoouindio
fheliojr
jameh
Stormbringer
Vlademir Felix
José Carlos
Edu
Göltork
Rafael do Baixo
Cid
Daniel
LuCaSbass
allexcosta
Glauco
Maurício_Expressão
bruno nunes
Ivanov_br
Gabriel Oliveira
Galdino
Alex Guimaraes
Eömer
Claudio
danilow
TugaBass
Alencar
Lex Bass
44 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Convidado Qua Nov 26, 2014 10:23 am

^

Cara... esse lance de distância entre as cordas pra mim sempre foi questão de pouco tempo de adaptação ao instrumento... um ou dois dias com o baixo e me adapto. Acho que é pelo fato de eu também tocar guitarra, violão folk e nylon... nunca tive problemas com isso.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por tskrieger Qua Nov 26, 2014 7:59 pm

Baixo bom é o baixo bem tocado... Este final de semana que passou o Thiago Espírito Santo esteve em minha cidade e fiquei abismado com o que ele é capaz de fazer com um baixo de 4 cordas. É impressionante!!
Como diria o autor Juran "Qualidade é adequação ao uso"
tskrieger
tskrieger
Membro

Mensagens : 37
Localização : Navegantes-SC

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por ThorBass Qua Dez 17, 2014 5:26 pm

Eu particularmente defendo muito os 4 cordas.
Acho que depende muito da necessidade e costume.
Meu primeiro baixo foi um Fox JB 5 Cordas, gostava muuito dele, mas quando se entra pro mundo das 4 cordas, é fatal haha

ThorBass
Membro

Mensagens : 59
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por oribeiro Sex Jan 09, 2015 3:39 pm

Passei dez anos tocando baixos de cinco cordas por exigência do trabalho. Não tenho nada contra esse tipo de instrumento. Só que os baixos que eu sempre admirei e desejei são modelos de 4 cordas. Ano passado eu chutei o balde e resolvi voltar a usar 4 cordas de novo. Eu já to ficando velho, careca e barrigudo, então só vou tocar os instrumentos que eu quiser, dane-se a gig!! Voltei a ser feliz como não era há dez anos!!! Vou dar minha opinião:

Acho que a quinta corda , além das cinco notas abaixo do E1, proporciona uma facilidade na execução ao longo da extensão do braço; isso é uma faca de dois gumes. Se por um lado facilita a execução, por outro atrofia um pouco a criatividade; não há, por exemplo, um desafio em uma passagem em que é necessário um salto de uns cinco ou seis trastes. Minha tocada tá mais legal depois que voltei pras 4, e tá muito mais divertido de tocar.

Outra diferença é física. Instrumentos com quatro cordas (salvo exceções) são bem mais leves, com braços mais confortáveis. Isso pesa muito numa gig longa, tipo baile. Em geral 99% das gigs que faço são extensas, coisa de 3:30, 4 horas tocando. Hoje eu termino a noite sem a sensação de que meu ombro foi esmagado, com o pulso em ordem, e tocando concentrado até o final, pois não há quem consiga se concentrar carregando uma ancora de navio no ombro.

Isso tudo sem falar que to economizando uma grana com cordas. Ah, se for necessário modificar o baixo, também há muito mais opções para 4 cordas - pickups, hardware, etc.

Sobre o 6 cordas não vou opinar. Nunca usei e nem quero usar, não é minha praia.


P.S.: vou vender meus dois 5 cordas, sem remorso nenhum.
oribeiro
oribeiro
Membro

Mensagens : 213
Localização : Vila Velha - ES

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Jan 09, 2015 3:58 pm

6 cordas vc vai coçar o bolso, pois as cordas são mais de 100 conto!

Tenho1
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12096
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Esdras164 Sex Jan 09, 2015 4:20 pm

oribeiro escreveu:Passei dez anos tocando baixos de cinco cordas por exigência do trabalho. Não tenho nada contra esse tipo de instrumento. Só que os baixos que eu sempre admirei e desejei são modelos de 4 cordas. Ano passado eu chutei o balde e resolvi voltar a usar 4 cordas de novo. Eu já to ficando velho, careca e barrigudo, então só vou tocar os instrumentos que eu quiser, dane-se a gig!! Voltei a ser feliz como não era há dez anos!!! Vou dar minha opinião:

Acho que a quinta corda , além das cinco notas abaixo do E1, proporciona uma facilidade na execução ao longo da extensão do braço; isso é uma faca de dois gumes. Se por um lado facilita a execução, por outro atrofia um pouco a criatividade; não há, por exemplo, um desafio em uma passagem em que é necessário um salto de uns cinco ou seis trastes. Minha tocada tá mais legal depois que voltei pras 4, e tá muito mais divertido de tocar.

Outra diferença é física. Instrumentos com quatro cordas (salvo exceções) são bem mais leves, com braços mais confortáveis. Isso pesa muito numa gig longa, tipo baile. Em geral 99% das gigs que faço são extensas, coisa de 3:30, 4 horas tocando. Hoje eu termino a noite sem a sensação de que meu ombro foi esmagado, com o pulso em ordem, e tocando concentrado até o final, pois não há quem consiga se concentrar carregando uma ancora de navio no ombro.

Isso tudo sem falar que to economizando uma grana com cordas. Ah, se for necessário modificar o baixo, também há muito mais opções para 4 cordas - pickups, hardware, etc.

Sobre o 6 cordas não vou opinar. Nunca usei e nem quero usar, não é minha praia.


P.S.: vou vender meus dois 5 cordas, sem remorso nenhum.


Grande Mestre!!! cheers  então ainda não vi você na sua nova fase dos baixos 4 cordas.
Achei muito legal a sua opinião.
Eu comprei um 5 cordas para conhecer, mas não me adaptei.
Esdras
Esdras164
Esdras164
Membro

Mensagens : 76
Localização : Vitória ES

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Sex Jan 09, 2015 11:24 pm

oribeiro escreveu:Instrumentos com quatro cordas (salvo exceções) são bem mais leves, com braços mais confortáveis.

Isso não é verdade, pela minha experiência. A grande maioria dos baixos de 4 cordas são modelos J e P, que via de regra são muito pesados.

Há vários modelos de baixos de 5 cordas hoje em dia extremamente leves, como os Ibanez.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Guilherme Bragança Sex Jan 09, 2015 11:30 pm

Tenho um Squier 4 cordas (P Bass) que é bem pesado, não perde muito para meu BB425.
Não sei se isso é comum nos Squiers, mas um luthier que regulou ele disse que nunca tinha visto um Squier com esse peso.
Guilherme Bragança
Guilherme Bragança
Membro

Mensagens : 48
Localização : Governador Valadares/MG

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Esdras164 Sáb Jan 10, 2015 9:58 am

Guilherme Bragança escreveu:Tenho um Squier 4 cordas (P Bass) que é bem pesado, não perde muito para meu BB425.
Não sei se isso é comum nos Squiers, mas um luthier que regulou ele disse que nunca tinha visto um Squier com esse peso.

Normalmente os J e P são bem pesados mesmo, mas comprei um J Bass Squier Vintage a 2 meses que me assustou com o baixo peso, o que adorei.
Na loja testando alguns, percebi que entre eles havia uma razoável diferença de peso.

Esdras
Esdras164
Esdras164
Membro

Mensagens : 76
Localização : Vitória ES

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Sáb Jan 10, 2015 10:24 am

Esdras164 escreveu:Na loja testando alguns, percebi que entre eles havia uma razoável diferença de peso.

E é razoável mesmo... Fábricas como Fender, Squier, Cort, Samick, etc. compram caminhões fechados de madeira e não há orçamento suficiente para ter alguém dedicado a pesar e selecionar as peças. Por isso é sempre bom testar uns 3 ou 4 do mesmo modelo antes de comprar.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por oribeiro Sáb Jan 10, 2015 10:55 am

Esdras, não só não me viu na minha nova fase quatro cordas, como não viu também minha nova fase careca!! Hahahahahaha

Allexcosta, mais leve que quatro cordas tem o Cort Curbow 5, mas é um baixo de plástico. E os meus Precision são bem leves. Eles e mais uma pá de baixos quatro cordas que testei quando estava pra pegar um instrumento desse tipo. Vai ver eu dei sorte, ou os instrumentos que chegam aqui em Vitoria desidratam por causa do calor dos infernos que faz aqui e ficam mais leves! Hehehehehehehe
oribeiro
oribeiro
Membro

Mensagens : 213
Localização : Vila Velha - ES

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Sáb Jan 10, 2015 12:07 pm

oribeiro escreveu:Allexcosta, mais leve que quatro cordas tem o Cort Curbow 5, mas é um baixo de plástico.

Mais leve que a maioria dos J e P existem literalmente centenas de baixos de 5 cordas.

oribeiro escreveu:E os meus Precision são bem leves.

Não é uma característica comum aos Precision. Diria até que um Precision com corpo muito leve aliado ao problema de equilíbrio inerente ao design P, provocaria um neck-dive razoável. Mas se funciona pra o músico, é isso que importa...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

4, 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: 4, 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos