Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

STANER BX200

+147
Guga Ramone
Fábio Derick
Jãozeiro
Jander
walace
khalil esper
marcelinhobass
Diogobaixo
P.r.g.r.
gabrielpd
joabi
Sandro Levi
monteirofn
Renato Aversari
Juliano Ongaratto
JAZZigo
GRRS
ifernandes
John Music
SILVIAO
pfserafim
Rico
Willian Casagrande
Coder
rafaferle
Bastiao
Zé_Silveira
Mickson
Danilo Askow
Nando Vasques
Walmir Teixeira
bruno.be
Peterson_81
Kobeh
Pedro Seger
caiocscarvalho
bodhan
Gustavo Razia
Viva la Ric
sidmesmo
jogenio
izakee
subgrave
Alan Lazari
WalterJunior
Robson.Van / Sidinéia
warZ
jperes
fschmidt
Rick Charles
edumoraes
Ixra
LeoSP
carmmonni
rafael.dimoura
fendermegabass
Almiraraujojr
vinibassplayer
LucasdMed
Sorensen
Marcelo_Gyn
GeTorres
silvanoandrade
cnascimento
Ney
Léo A.C
BassBoy
webercar
CaQuinhO
hamilton du baixo
Fabio Motta
rsnobrega
Moshe Bar Elohim
joaoac
andrejazzbass
campos
malka_aff
renanx
ct.colela
basslave
TiagoAndrade
Masteles
Marabiza
allexcosta
Sonikado
Thiago_PJ
fheliojr
Thiago_Groove
CG
Andre Luiz Dos Santos
tecfabiano
Masato666
baixista_zonaoesterj
bec2010
Freddy Hazuki
abluesados
Mordredis
Lapetina
NeyBass
Mark Silva
Luizão
Leomezz
Guilé
moesiod
paulobaixero
_leorocha
Colono
Odione
Renan Catito
Gomba
Luciano Zani
gleissonjoaquin
Mateus Felipe
Mauricio Luiz Bertola
gobatto
KIQ
DMPV
Licas
G. Kanazawa
Gabriel Oliveira
José Carlos
Nozz
marcelo andrade
dinamite
guilherme
PedroVictor
Motta
marrecomio
Cantão
URSOBHZ
Eduardo Chaves
Ricardo (alive10)
heitor_pg
Ricardo
Renato
Ian
Wotan
dibass
Daniel
Glauco
Christian
patrickqueres
Pedro Henrique
Ivanov_br
Thales_Sr
Rafael FindanS
Alencar
151 participantes

Página 11 de 13 Anterior  1, 2, 3 ... 10, 11, 12, 13  Seguinte

Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jul 05, 2017 2:17 pm

allexcosta escreveu:
John Music escreveu:Essa história de que baixista carrega mais peso que guitarrista é lenda, ou então coisa do passado.

Toco os dois instrumentos em gig de vários tamanhos e discordo. Um 15W valvulado de guitarra faz a mesma gig em que o baixista leva um 800RB e uma caixa 4x10.
Exatamente. Minha antiga banda, Os Biltres, fazia shows em praça pública com os dois guitarristas usando Fender Blues Jr e Giannini Valvulado de 20WRMS e eu o cabeçote 400MB...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por John Music Qua Jul 05, 2017 2:39 pm

Um 800RB pesa 10,5kg
Um Orange Tiny Terror pesa 5,5 kg

Uma 4x10 pesa uns 30 kg.
Uma 4x12 pesa uns 36 kg.

Resultado: O guitarrista ainda carrega mais peso.


Se considerar só o RB e o Tiny Terror, o baixista carrega 5kg a mais.
É esse peso todo que o baixista carrega a mais que o guitarrista? scratch

Outra coisa, vocês estão considerando apenas amps de guitarra de 15w.
Raros guitarristas famosos usam em palcos grandes amps pequenos, raros. Soube de alguns casos do Eric Clapton e Bryan May e só. A gigantesca maioria usam heads de 50w ou 100w. Em pequenos bares da vida sim, se encontram com mais facilidade amps low wattage. Alguns guitarristas usam amps até de menos watts (5w ou 10w), mas aí, bye bye som clean...
O mais comum são valvulados de 30w, que são pau pra toda obra e têm um headroom muito interessante. Aí, mais uma vez vai água abaixo a história de que baixista carrega mais peso (só meu AcedoAudio de 25w pesava 18kg).

Então...
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por Willian Casagrande Qua Jul 05, 2017 2:50 pm

Não estamos falando de quem toca em estádio e, sim, do dia-a-dia. Com um Acedo desses que você tinha, dá pra tocar em bar pra 200, 300 pessoas, que é o que muita gente faz no cotidiano, pro resto da vida. Carregando 18 kg.
Enquanto isso, qualquer cubo SS de baixo, que não fala a metade disso, pesa 25 kg e não faz a casa porque falta pressão. Aí, tem que tocar com head e caixa e, por mais que o amp seja classe D e tal, caixa ultraleve de 5 kg eu nunca vi. Logo, como um equipo desse vai ser mais leve que o do guitarrista que leva um cubinho valvulado ou um head valvulado + uma 1x12?
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por allexcosta Qua Jul 05, 2017 3:25 pm

John Music escreveu:É esse peso todo que o baixista carrega a mais que o guitarrista? scratch

Tu não entendeu ou tá de zoeira?

Blues Jr = 800RB + 4x10
All tube de 120W com caixa 4x12 = Amp de 1000W com 4 caixas 4x10

Ficou mais fácil agora?

E esquece esses negócio de "tiny". Isso é bobagem.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por SILVIAO Qua Jul 05, 2017 4:10 pm

Pra falar junto com amp de guitarra de 50 watts pra cima,o baixista tem que usar duas 4x10.
Guitarra e trompete até parado fazem barulho.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por Willian Casagrande Qua Jul 05, 2017 4:15 pm

^ Pois é! Guitarra é o satanás em forma de instrumento. Eu comprei um amp valvulado de 120w do tamanho de um bonde + 2x12" pra poder tocar num volume aceitável perto desses valvulados de guitarra do capeta. Se o guita da banda abrir o volume, capaz de eu ficar pra trás ainda.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jul 05, 2017 4:30 pm

Já toquei com "neguinho" com cabeçotes de 50 e 100WRMS valvulados e caixas 4X12, tanto em palcos grandes como pequenos.
Ninguém da banda ou do público ouvia baixo, só uma "esporreira" de guitarra e a bateria (mal), além de deixar todo mundo surdo.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por allexcosta Qua Jul 05, 2017 5:50 pm

Ilustrando:

Pra isso:

STANER BX200 - Página 11 JVM410-1960ABun-large

Você leva isso:

STANER BX200 - Página 11 C464175dc0f6a27e216edaed61478a60

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por Willian Casagrande Qua Jul 05, 2017 5:54 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Já toquei com "neguinho" com cabeçotes de 50 e 100WRMS valvulados e caixas 4X12, tanto em palcos grandes como pequenos.
Ninguém da banda ou do público ouvia baixo, só uma "esporreira" de guitarra e a bateria (mal), além de deixar todo mundo surdo.

Eu acho quase uma falta de respeito levar um amp valvulado de 100w pra uma gig num palco pequeno. Encobre a p* toda, porque se baixar o volume o timbre fica meia-bomba e aí o cara quer aumentar pra extrair o melhor do amp. Aí, lascou.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por John Music Qui Jul 06, 2017 8:07 am

allexcosta escreveu:
John Music escreveu:É esse peso todo que o baixista carrega a mais que o guitarrista? scratch

Tu não entendeu ou tá de zoeira?

Blues Jr = 800RB + 4x10
All tube de 120W com caixa 4x12 = Amp de 1000W com 4 caixas 4x10

Ficou mais fácil agora?

Nas bandas que você toca deve ser engraçado, o baixista e o guitarrista tendo que trocar de equipamentos em função da equivalência de volumes do outro. Então você chega com um 800RB + 4X10 e o guitarrista usa um amp valvulado 50w + 2x12, aí ele tem que chegar pra você e falar, "poxa, cara, vou ter que comprar um Blues Jr pra dar certo". Mas aí você diz, "não, cara, deixa que eu compro 2001RB + 4 4x10". Aí os dois sentam e conversam sobre o que um ou o outro tem que comprar pra dar equivalência de volumes, porque com o equipamento que o outro tem não dá compatibilidade. Tem que ser Blues Jr de um lado pra dar equivalência com 800RB + 4x10 de outro...
Cara, vc que deve estar de zoera, não é possível, kkkkkkkkk.

Então se eu tiver com um AcedoAudio 25w + 2X12 o baixista não vai poder usar um Staner Bs120? Não vai poder usar um Hartke La2500? Não vai poder usar um GK mb200? É isso? Tem que comprar um amp de baixo pra dar equivalência com um amp valvulado com o Master no talo sem microfonar? É assim que eu escolho meu amp de baixo?

Então se eu for um guitarrista e tocar em bares pequenos eu não posso ter um amp valvulado 50w? Eu tenho que obrigatoriamente ter um amp de 15w porque já dá conta, independente de som clean e saturação que eu quero em determinado volume? E se eu for um baixista eu tenho que ficar fazendo conta de equivalência de volume em função de potência pra poder tocar na banda?

Então eu vou sair da minha banda enquanto eu não tiver um 800RB + 4x10, porque segundo o que você está dizendo, eu não posso usar meu Staner Bs120, pois meu guitarrista usa um Marshall 50w + 4x12.
Ué, mas nos lugares onde toco meu baixo é perfeitamente audível e eu e o guitarrista encontramos compatibilidade de volumes. E então, Allex, o que faço?

John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por John Music Qui Jul 06, 2017 8:13 am

Entendi perfeitamente o que você disse. Sou guitarrista e baixista. Tive um Marshall Class 5 (5w) e sei o estrago que o bichinho faz, enquanto sei a dificuldade que um amp de baixo de 100w às vezes tem em se fazer presente.
Mas você coloca a discussão nos extremos. Pra você o guitarrista vai SEMPRE usar um low wattage e o baixista do outro lado vai ter que obrigatoriamente usar sempre um trambolho de set.

É muito mais comum ver isso:
Guitarrista: amp valvulado handmade 30w (Acedo, Alien, T. Miranda, Pedrone) + 1x12 ou 2x12
Baixista: heads portátil (GK, MarkBass), Hartke La + no Máximo 4x10 ou combos tipo Staner.

Do que isto:
Guitarrista: low wattage
Baixista: 800RB + 4X10

Você trabalha nos extremos e pra você não há compatibilidade entre meio termos. O baixo tem que trabalhar em função de um valvulado de guitarra gritando.
Na sua cabeça parece estar implícito que o guitarrista é um ignorante que vai abrir o Master no último e fazer as válvulas fritarem, e f***-se se vai cobrir a banda.

Cara, troque seus guitarristas. Simples...
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por John Music Qui Jul 06, 2017 8:16 am

[quote="allexcosta"]
John Music escreveu:E esquece esses negócio de "tiny". Isso é bobagem.

Você coloca um valvulado de 15w pra fazer sua comparação.
Ok, eu coloco um amp valvulado de 15w na discussão, pra acompanhar seu raciocínio.
Aí você diz pra esquecer, pois isso é bobagem.

Muita coerência.
Acho que você que deve estar de zoera, não eu...
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por John Music Qui Jul 06, 2017 8:18 am

No mais, parece disputa em que quem carrega mais peso ganha.
Num grupo do Facebook já presenciei uma disputa parecida entre baixistas versus guitarristas, só que a pauta era sobre quem gastava mais grana com equipo.

Eu, hein...
Fico extremamente aliviado em ser o cara que carrega menos peso e precisa gastar menos grana.
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por allexcosta Qui Jul 06, 2017 8:18 am

John Music escreveu:Nas bandas que você toca deve ser engraçado

Na verdade, não há nada de engraçado. Em mais de 90% das gigs que fiz na vida toda a sonorização, incluindo amplificação de baixo, teclado e guitarra, era provida por empresas grandes que trabalham com PAs de mais de 100.000W. O padrão nessas gigs é amp 800RB com duas caixas, uma 4x10 e uma 1x15. Para guitarra, na maioria das vezes, amp Roland Jazz Chorus JC120 com 120W de transistor.

Desnecessário dizer que 120W SS para guitarra termina falando menos que um all-tube de 100W ou potência similar.

Essas empresas dimensionam seus equipamentos para que os músicos não reclamem de desequilíbrios gritantes, evitando assim, que uma empresa concorrente tome o mercado.

Você escreve como se tivesse ampla experiência no cenário profissional, mas não parece ser o caso. Amplificação de graves, em geral, exige 7 a 10x mais potência que de médios/agudos. E amps classe D são usados por uma parcela muito pequena dos músicos profissionais.

John Music escreveu:E então, Allex, o que faço?

Clique no link abaixo e bons estudos:

https://canaldoensino.com.br/blog/21-dicas-para-estudar-interpretacao-de-textos
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por John Music Qui Jul 06, 2017 8:52 am

allexcosta escreveu:
John Music escreveu:Nas bandas que você toca deve ser engraçado

Na verdade, não há nada de engraçado. Em mais de 90% das gigs que fiz na vida toda a sonorização, incluindo amplificação de baixo, teclado e guitarra, era provida por empresas grandes que trabalham com PAs de mais de 100.000W. O padrão nessas gigs é amp 800RB com duas caixas, uma 4x10 e uma 1x15. Para guitarra, na maioria das vezes, amp Roland Jazz Chorus JC120 com 120W de transistor.

Então sua realidade é MUITO diferente da minha.
Estou falando de bares em geral, em que não é difícil ver um guitarrista com seu alltube 30w - 50w e o baixista sem precisar de um full stack monstruoso pra fazer equivalência de volume com o guitarrista imaginando que este último é um folgado que vai girar a Master no último pra encobrir banda.

Por mais que seja verdade a sua equivalência de volumes (afinal, frequências graves encontram muito mais dificuldade do que frequências mais altas), é radical pensar que por causa disso eu preciso sempre de um set monstruoso pra acompanhar um guitarrista.

Aqui em Sorocaba-SP, em um bar chamado Asteroid, os amps de guita da casa são um  Vox Ac30 e um Fender Deville (60w) 4x10. O bar é pequeno, estilo pub inglês. Por que eles não trocam por amps de 10w ou 15w para os guitarristas? Por que os guitarristas de muitas bandas autorais famosas do BR que tocam no Asteroid às vezes trazem amps de 50w, 100w pra tocar num bar pequeno? E então?
Então temos que perguntar para estes guitarristas por que motivo não usam amps de 10w ou 15w...E eles irão responder: eu preciso desse modelo de amp de "x" watts por causa 'disso' e 'daquilo'..."

Não é desse jeito aí, "sou guitarrista e por esse motivo meu amp de 15w é tudo o que preciso na vida enquanto o baixista precisa de um 800RB pra me acompanhar"...Tá longe de ser isso.
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por allexcosta Qui Jul 06, 2017 9:08 am

John Music escreveu:Não é desse jeito aí, "sou guitarrista e por esse motivo meu amp de 15w é tudo o que preciso na vida enquanto o baixista precisa de um 800RB pra me acompanhar"...Tá longe de ser isso.

Eu não escrevi isso.

Como disse, desde 1988 faço gigs de bares pequenos a shows para 100.000 pessoas, tocando guitarra e baixo. E, via de regra, o equipamento que usei pra me ouvir bem tocando baixo era maior e mais pesado que aquele que usei tocando guitarra.

Já fiz guitarra com combo que levei com uma mão só em gig em que o baixista também levou combo de uma mão só e ele me disse depois que não ouviu uma nota do que tocou, enquanto eu ouvi tudo que toquei muito bem. Como também já estive do outro lado, com amp de baixo menor que o necessário em gig que o guitarrista estava feliz com um micro-amp.

O que estou escrevendo aqui é senso comum e fico genuinamente surpreso que alguém discorde ou se proponha a discutir.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por Rico Qui Jul 06, 2017 9:32 am

^Surpreso porquê?  Surpreso eu ficaria se todos concordassem, porque isso seria indicativo de que todos que aquí postaram vem de experiências nessas gigs gigantescas das quais você já tocou.

Quantos aqui já estiveram num palco pra 100.000 pessoas, com percussão e instrumentos de sopro?

A maioria aquí (eu, inclusive) somos baixistas amadores. 4X10 e 1x15 num Hartke 2500 ou GK 400 é o ápice prá nos.

O maior público pro qual já me apresentei foi em uma festa numa praça, num evento anual com estimativa entre 5 e 8 mil pessoas.

Não temos a mínima noção do que é tocar profissionalmente num grande evento, sendo integrante do grupo n° 1 nas paradas de sucesso de um estilo qualquer.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por John Music Qui Jul 06, 2017 9:54 am

allexcosta escreveu:

O que estou escrevendo aqui é senso comum e fico genuinamente surpreso que alguém discorde ou se proponha a discutir.

Você está surpreso de alguém discordar de você e querer discutir, Allex, é com isso que você está surpreso. Ninguém aqui faz isso. De praticamente tudo o que já vi aqui, a sua opinião é um ponto final. Todo mundo concorda com você. Você aparece, dá sua opinião, e mesmo que uma pessoa estivesse discutindo o assunto anteriormente e ainda tenha sua opinião firmada, ela vai parar de discutir ao ler a sua opinião. É assim, você sabe.
Eu concordo com muita coisa que você escreve aqui, de verdade, mas em algumas coisas não concordo e discuto tranquilamente e não vejo problema nisso. Mas não vejo ninguém fazendo isso. Mesmo que as pessoas discordem, ela não discutem com você. Você implicitamente sabe disso.
Mas eu não sou assim, e não vejo por que ser.

Inicialmente você não conversou sobre o assunto como fez no seu último post, apenas jogou uma frase quase que absoluta ("Um 15W valvulado de guitarra faz a mesma gig em que o baixista leva um 800RB e uma caixa 4x10.").
E eu fui obrigado a discutir essa afirmação, mostrando a relatividade das coisas segundo minha experiência. E inclusive concordei com algumas coisas que você disse. Tudo é discutível. O senso comum, inclusive.

Todos aqui vão concordar com você, sempre, mesmo que discordem. Mas eu não faço tanta questão. Novamente, concordo em muito com muitas coisas que você diz, mas, com o que eu discordo, eu vou, discordo e discuto numa boa, tranquilamente. E é claro que você vai ficar surpreso, pois isso nunca acontece.
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por John Music Qui Jul 06, 2017 9:57 am

Rico escreveu:^Surpreso porquê?  Surpreso eu ficaria se todos concordassem, porque isso seria indicativo de que todos que aquí postaram vem de experiências nessas gigs gigantescas das quais você já tocou.

Quantos aqui já estiveram num palco pra 100.000 pessoas, com percussão e instrumentos de sopro?

A maioria aquí (eu, inclusive) somos baixistas amadores. 4X10 e 1x15 num Hartke 2500 ou GK 400 é o ápice prá nos.

O maior público pro qual já me apresentei foi em uma festa numa praça, num evento anual com estimativa entre 5 e 8 mil pessoas.

Não temos a mínima noção do que é tocar profissionalmente num grande evento, sendo integrante do grupo n° 1 nas paradas de sucesso de um estilo qualquer.

Você postou antes, Rico, não vi. Mas eu disse quase que exatamente a mesma coisa que você (Sobre o Allex ficar surpreso).
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por Rico Qui Jul 06, 2017 10:21 am

Sim... Nossa realidade é outra. Um amp de 200 watts geralmente resolve o problema.

Guitarristas usam all tubes de 30 ou 40 watts por causa do headroom.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jul 06, 2017 10:28 am

Calma, gente, não se matem rs.
John, eu não entendi que o Allex disse que a gente tem que ter um amp X pra tocar com um guitarrista que tem um stack 4x12 e tal. Só que o baixista, quando leva seu equipo, geralmente tem que carregar mais peso pra ter mais som, dependendo da gig que for fazer. É uma questão até de física pra empurrar essas frequências mais baixas que são menos perceptíveis, bem menos, para o ouvido humano. Cê pode fazer uma gig com um Staner Bs-150 ao lado de um Marshal Major de boa, mas se o cara abrir o volume ele te engole. É essa a questão. Num show médio que seja, pra mais de 200, 300 pessoas, não é uma boa experiência tocar com cubo. Eu já toquei várias vezes por falta de equipo, mas, pra ficar legal, tem que ter mais pressão. Bem, isso é o que eu acho.
No dia-a-dia, num pub qualquer pra 100 pessoas, dá pra fazer um som com um BS-150 de boa. Eu já fiz isso várias vezes. Agora, se você for tocar pra umas 300 pessoas não vai ter pressão com um cubo, enquanto o guitarrista pode ligar um Laney de 30w, microfonar e botar o volume em 3/4 pra fazer o palco. Nós teremos que usar head + 2 caixas e por aí vai pra ficar legal.
Eu acho que a discussão é sempre saudável e não é estranho que discutamos isso, afinal as experiências de todos são diferentes. Uns tocaram demais, outros de menos (eu, por exemplo), e é assim que a gente vai aprendendo..
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por GRRS Qui Jul 06, 2017 11:24 am

Tb acho q a pluralidade de opiniões e experiências só enriquece a discussão, desde que os ânimos não se acalorem e as pessoas passem a levar as discordâncias para o lado pessoal, rs.

Acho q a questão objetiva q os colegas tem apontado é que um half-stack Marshall valvulado é sub utilizado em um show pequeno. Lógico q isso não é impeditivo pra usa-lo na gig, da pra rolar o som de boa, com volume e potência de sobra. O q ocorre é q o grande diferencial desse amp, a icônica saturação do power, não chega nem perto de ser atingida em volumes baixos. Logo, fica sendo meio que contraprodutivo um guitarrista levar esse equipamento pra não extrair o melhor dele, sendo que com um amp mais leve e menos potente ele chegaria a resultados similares e até melhores, tendo em vista que a sonoridade clássica de amps valvulados, levemente saturada e rica em harmônicos só aparece na medida em que se abre o volume

Se o guitarrista for abrir o volume de um amp desse porte, ele engole o resto da banda com facilidade. Pela minha (pouca) experiência, quando o amp de baixo é de potência menor ou equivalente ao de guitarra ele acaba servindo, quando muito, apenas como monitoração de palco

Mas tb é bom ressaltar q isso não essa regra de equivalência de potencias não é absoluta. O tipo de gig q se faz, como a banda se comporta, como se  utilizam os equipamentos, a interação entre os músicos, etc. são tds fatores a serem levados em conta. Se o guitarrista consegue timbrar o amp legal, os volumes não ficam discrepantes e o amp de baixo menos potente não trabalha no limite, ótimo!

Um exemplo disso é o James Jamerson, q se n me engano fazia gig usando só aquele Ampegzinho de 15w

Acho que o que o Allex se referiu na colocação dele era mais relativo a situações "reais" de um baixista profissional, que precisa de potência de sobra e muita pressão sonora pra enfrentar os palcos desconhecidos da vida. Numa gig onde vc não conhece o local, o técnico de som e até mesmo os músicos com quem vai tocar, é preferível ter potência de sobra pra não passar veneno.

Abs

GRRS
Membro

Mensagens : 203
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por allexcosta Qui Jul 06, 2017 12:18 pm

Rico escreveu:Surpreso porquê?

Porque existem coisas na vida que são opinião pessoal. Que baixista, em geral, precisa de amps maiores e mais pesados que guitarristas não é uma opinião, é um fato.

Você pode tocar batera numa banda de heavy metal com um bumbo de 16", mas não é standard da indústria, assim como você ouvir seu baixo usando um ampzinho de 50W numa gig em que o guitarrista usa um full-stack é algo atípico. Pode até acontecer de funcionar no seu universo, mas passa longe de standard da indústria. E sim, a indústria de áudio mundial possui equipamentos standard para as diversas situações.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por allexcosta Qui Jul 06, 2017 12:39 pm

Parece que muitas vezes vocês esquecem que eu sou e sempre fui o cara aqui que defende que cada um deve procurar o que funciona pra você e não ligar muito pra o que os outros dizem.

Mas ao longo desses 9 anos de FCBR quantos baixistas vieram aqui reclamando que não se ouviam com um cubo, fosse o melhor que fosse? Centenas, não?

Minhas respostas foram direcionadas a esse comentário em específico:

John Music escreveu:Essa história de que baixista carrega mais peso que guitarrista é lenda, ou então coisa do passado.

Afirmo veementemente que não. Pode ser o caso na gig que ele toca, no barzinho que ele toca, mas dizer que é lenda, não, não é...

E falo isso porque conheço a realidade média das gigs que ele toca, de gigs menores e maiores. Se seu batera toca normal, com pegada segura de baqueta de peso tradicional nos estilos rock, pop, sertanejo, axé, forró ou qualquer estilo considerado comum, você passa raiva com um combo de um falante só. Isso é a verdade... Se você tiver um bom amp bem forte e uma caixa premium, talvez não, mas pouca gente tem isso.

Os volumes individuais de uma banda dependem em muito, do volume da bateria. Existem bateras que tocam baixo e/ou usam vassourinha pra tudo, mas isso não é o normal. Em qualquer banda normal, o guitarrista vai abrir um pouco seu amp pra poder se ouvir e tirar o timbre que gosta. Eu sei porque toco guitarra.

E numa situação dessas, que são as comuns do dia a dia, se você não tem um amp robusto com boa wattage e uma boa caixa, você passa a noite sem se ouvir, como vemos gente aqui relatando todos os dias.

Muita coisa que escrevo aqui é no intuito de poupar o músico iniciante de dor de cabeça e ilusões, pois não tive conselhos desse tipo quando comecei e bati cabeça em muita coisa. Mas se o cara acha que um combo 1x10 faz qualquer gig, bom pra ele. Isso não muda em nada minha vida.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por Coder Qui Jul 06, 2017 1:04 pm

Frequências galera... Um ampzinho fulero de guitarra já detona os ouvidos com 50w... Já um de baixo não faz nem cócegas... Ainda mais em bandas com 2 guitarristas... Haja volume!

Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por allexcosta Qui Jul 06, 2017 1:09 pm

Coder escreveu:Frequências galera... Um ampzinho fulero de guitarra já detona os ouvidos com 50w... Já um de baixo não faz nem cócegas... Ainda mais em bandas com 2 guitarristas... Haja volume!

Isso é ou não é senso comum?

Ouvir alguém dizendo exatamente o contrário não te deixaria surpreso?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por Coder Qui Jul 06, 2017 1:42 pm

^ Sim. Somos baixistas, todos nós já deveriamos saber disso...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por allexcosta Qui Jul 06, 2017 1:43 pm

Coder escreveu:Sim. Somos baixistas, todos nós já deveriamos saber disso...

Sem mais...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por edumoraes Qui Jul 06, 2017 2:23 pm

Eu acho que entra muito no egoísmo ou estrelismo de cada músico, essa história de um querer tocar mais alto que o outro, quem perde é a qualidade da música, da banda e dos tímpanos. Acho que uma boa e séria conversa com toda a banda resolve isso.

Cada um tem que saber o lugar e volume do seu instrumento na música.

Se alguém resolveu ser baixista achando que vai ser a estrela da banda, esquece, começou errado, o baixo não tem que ser ouvido em primeiro plano na banda. Lógico que tem que estar em um certo volume que se você fizer alguma "frase" tem que ser ouvido, mas na maior parte da música o baixo está "mesclado" num todo, preenchendo tudo.

O termômetro que eu uso quando acho ou tenho a impressão que o baixo está num volume aquém do que deveria estar na música é parar de tocar alguns segundos e aí perceber se o que eu estava tocando fez alguma diferença no som, se não fez diferença, o botão de volume precisa receber um "grauzinho", e se o som da banda ficar "magro" qdo paro de tocar é porque o volume está correto.
Pelo menos é essa minha humilde opinião.
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por John Music Qui Jul 06, 2017 2:30 pm

allexcosta escreveu:Parece que muitas vezes vocês esquecem que eu sou e sempre fui o cara aqui que defende que cada um deve procurar o que funciona pra você e não ligar muito pra o que os outros dizem.

Mas ao longo desses 9 anos de FCBR quantos baixistas vieram aqui reclamando que não se ouviam com um cubo, fosse o melhor que fosse? Centenas, não?

Minhas respostas foram direcionadas a esse comentário em específico:

John Music escreveu:Essa história de que baixista carrega mais peso que guitarrista é lenda, ou então coisa do passado.

Afirmo veementemente que não. Pode ser o caso na gig que ele toca, no barzinho que ele toca, mas dizer que é lenda, não, não é...

E falo isso porque conheço a realidade média das gigs que ele toca, de gigs menores e maiores.

O guitarrista da minha banda carrega cerca de 60kg (head + caixa) e eu carrego 26 kg do Staner. Vou chegar e dize a ele que eu carrego mais peso que ele. Não importa se ele carrega mais peso que eu, eu vou chegar e dizer que carrego mais que ele e ponto final.
Também vou fazer isso com o primeiro baixista que eu ver usando um GK da linha Mb, mesmo se for Fusion 800w, que pesa 2,5kg. Vou chegar e dizer, "vc carrega mais peso que seu guitarrista!" Porque o baixista sempre carrega mais peso e ponto final novamente, hehe.




John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por John Music Qui Jul 06, 2017 2:41 pm

allexcosta escreveu:
Rico escreveu:Surpreso porquê?

Porque existem coisas na vida que são opinião pessoal. Que baixista, em geral, precisa de amps maiores e mais pesados que guitarristas não é uma opinião, é um fato.  

Um GK 800rb é muito mais leve e menor do que um Marshall valvulado 100w.
Isso  também não é opinião pessoal.
E então?
Então você está errado na sua afirmação, (de que baixistas precisam de amps maiores e mais pesados). Mais potentes, SIM? Mais PESADOS e MAIORES? Não. Só concorde com isso, pelo amor de Jesus...Porque senão fica difícil. Por mais que eu e o planeta Terra entenda o que você quer dizer (e realmente já entendemos!), sua opinião é engessada. É 8 ou 80, você não relativiza nada. É só aquilo que você disse. Se um baixita estiver com um head portátil e potente e o guitarrista com um amp valvulado de 30w mais pesado que o head do baixista, você vai dizer que conhece gigs pequenas, médias e grandes, que o standard da indústria, que o diabo e mais "n" coisas pra desmentir que o baixista tá carregando menos peso que o baixista.

Mas, bom, é aquele ditado: "É melhor ser feliz do que ter razão."


Última edição por John Music em Qui Jul 06, 2017 3:09 pm, editado 1 vez(es)
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jul 06, 2017 2:51 pm

^ Então, seria, mas tem que contar as caixas. Pra acompanhar um amp desses cê tem que levar pelo menos 3 caixas no palco. Só de caixa já vai dar mais de 100 kg. Se você ligar um half-stack nesse 800RB, o cara abrir o volume do Marshall e o batera simplesmente tocar a bateria (rs) é capaz de seu som não fazer nem o palco.
Eu discordo do Allex em 90% dos papos gerais e diversos do off topic (rsrs), mas agora não tenho como não concordar.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por edumoraes Qui Jul 06, 2017 2:51 pm

Em relação à caixas, fiquei surpreso como as WBass são leves, dá pra levar uma 2x12 praticamente em um braço só.
E baixistas profissionais que tocam em grandes palcos dificilmente vai carregar algo além do baixo, o full stack 4x10 + 1x15 já vai estar lá carregado e montado pelos roadies e no fim do show também. Razz
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por John Music Qui Jul 06, 2017 3:01 pm

Willian Casagrande escreveu:^ Então, seria, mas tem que contar as caixas. Pra acompanhar um amp desses cê tem que levar pelo menos 3 caixas no palco. Só de caixa já vai dar mais de 100 kg. Se você ligar um half-stack nesse 800RB, o cara abrir o volume do Marshall e o batera simplesmente tocar a bateria (rs) é capaz de seu som não fazer nem o palco.
Eu discordo do Allex em 90% dos papos gerais e diversos do off topic (rsrs), mas agora não tenho como não concordar.

Gente, troquem seus guitarristas urgentemente.
Impossível eu ser o único aqui que já tocou com guitarristas que têm noção das coisas?
Como assim, "se o cara abrir o volume do Marshall"? Ele não vai abrir o volume do Marshall e cobrir todo mundo e dar uma gargalhada malvada depois. Que tipo de coisa é essa? Shocked  . Ele vai tocar com o volume que ele precisa no palco!
Novamente, troquem seus guitarristas urgentemente. Tô imaginando o tipo de guitarrista que vocês estão pintando e tô até assustado.

E você acha mesmo que um amp de 800w vai precisar de mais de 100kg de caixas pra acompanhar uma bateria e uma guitarra?

Manos, tô pasmo. Sério. Muito sério. Shocked


Última edição por John Music em Qui Jul 06, 2017 3:15 pm, editado 1 vez(es)
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por John Music Qui Jul 06, 2017 3:12 pm

Já vi onde a discussão se perdeu. Foi quando misturaram peso com potência.
A discussão era sobre peso (massa, kg). Colocaram potência (watts) no meio, aí danou-se.

Baixistas precisam, SIM, de amps mais POTENTES (isso jamais foi discordado, jamais, jamais e jamais). Mas baixistas NÃO precisam de amps MAIORES e mais PESADOS.

Alguém diz amém, por favor. Só precisamos da concordância dessa conclusão.
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jul 06, 2017 3:18 pm

^ O amp de 800w ao qual você se refere é o GK 800RB? Ele tem 300w em 4 ohms.
Cara, o número de caixas faz uma enorme diferença na massa sonora para o baixista.
Quando disse "abrir o volume" pode ser colocar no 4, sei lá. Se você estiver fazendo uma gig grande, ele vai fazer isso, com toda certeza. Experimente ligar um um stack Marshall desses e um 800RB + 4x10 e botar o volume do Marshall aí. Cê não vai ouvir uma nota do que vai tocar, tenha certeza disso. Já se você ligar um 1001 numa geladeira, até vai rolar tocar nessa hipotética gig grande.
Numa pequena, ele pode manerar, mas o som fica xôxo. Um dos guitarristas que toca comigo usa um desses valvuladinhos de 50w e passa por isso (por essas e outras quer um amp de 20w pra barzinho). Ele toca num volume ok pro resto da banda, mas tá sempre alí, no volume em 1/4, quando muito em 1/3. Se ele subir mais do que isso, o que não é difícil quando a música cresce e o cara empolga, eu já peço pinico com meu cubinho.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por Coder Qui Jul 06, 2017 3:18 pm

John Music escreveu:Baixistas precisam, SIM, de amps mais POTENTES (isso jamais foi discordado, jamais, jamais e jamais). Mas baixistas NÃO precisam de amps MAIORES e mais PESADOS.

Quanto mais tralha mais pesado fica, não? Logo...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por Coder Qui Jul 06, 2017 3:21 pm

Willian Casagrande escreveu:^ O amp de 800w ao qual você se refere é o GK 800RB? Ele tem 300w em 4 ohms.
Cara, o número de caixas faz uma enorme diferença na massa sonora para o baixista.
Quando disse "abrir o volume" pode ser colocar no 4, sei lá. Se você estiver fazendo uma gig grande, ele vai fazer isso, com toda certeza. Experimente ligar um um stack Marshall desses e um 800RB + 4x10 e botar o volume do Marshall aí. Cê não vai ouvir uma nota do que vai tocar, tenha certeza disso. Já se você ligar um 1001 numa geladeira, até vai rolar tocar nessa hipotética gig grande.
Numa pequena, ele pode manerar, mas o som fica xôxo. Um dos guitarristas que toca comigo usa um desses valvuladinhos de 50w e passa por isso (por essas e outras quer um amp de 20w pra barzinho). Ele toca num volume ok pro resto da banda, mas tá sempre alí, no volume em 1/4, quando muito em 1/3. Se ele subir mais do que isso, o que não é difícil quando a música cresce e o cara empolga, eu já peço pinico com meu cubinho.

Amps valvulados de guitarra precisar ter um bom nível de ganho para ter aquela saturação bacana, por isso que a galera está usando esses de 30~50w, pois da pra ter um rendimento bom sem atrapalhar... Ter um stack de 4x12 e tocar no volume 2 não faz sentido algum...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jul 06, 2017 3:26 pm

John Music escreveu:
Baixistas precisam, SIM, de amps mais POTENTES (isso jamais foi discordado, jamais, jamais e jamais). Mas baixistas NÃO precisam de amps MAIORES e mais PESADOS.

E dá pra descolar peso de potência? As WBass são leves, já disseram aqui, mas são exceção no mercado pelo menos por ora.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por John Music Qui Jul 06, 2017 3:31 pm

Willian Casagrande escreveu:^ O amp de 800w ao qual você se refere é o GK 800RB? Ele tem 300w em 4 ohms.
Cara, o número de caixas faz uma enorme diferença na massa sonora para o baixista.
Quando disse "abrir o volume" pode ser colocar no 4, sei lá. Se você estiver fazendo uma gig grande, ele vai fazer isso, com toda certeza. Experimente ligar um um stack Marshall desses e um 800RB + 4x10 e botar o volume do Marshall aí. Cê não vai ouvir uma nota do que vai tocar, tenha certeza disso. Já se você ligar um 1001 numa geladeira, até vai rolar tocar nessa hipotética gig grande.
Numa pequena, ele pode manerar, mas o som fica xôxo. Um dos guitarristas que toca comigo usa um desses valvuladinhos de 50w e passa por isso (por essas e outras quer um amp de 20w pra barzinho). Ele toca num volume ok pro resto da banda, mas tá sempre alí, no volume em 1/4, quando muito em 1/3. Se ele subir mais do que isso, o que não é difícil quando a música cresce e o cara empolga, eu já peço pinico com meu cubinho.

Me refiro ao GK de 800w, acho que é o Mb ou Mb Fusion, alguma coisa assim.
Cara, o amp do meu guita é de um canal, ele deixa uma regulagem clean/crunch e usa som sujo de pedais. Existem atenuadores de potência também.
Também existe um mito de que amps valvulados só soam bem com o volume pra lá de bagdá. O Paulo Acedo fala um pouco disso numa seção do site dele.

Outra coisa, geralmente vão microfonar o amp, independente da potência, assim como vão microfonar/ligar em linha o baixo, seja valvulado de 15w ou de 100w. Isso não

A frase que iniciou a discussão era de que um valvulado de 15w faz qualquer gig.
Então toca mpb/bossa/jazz com uma semiacústica com um valvulado de 15w...tenho a impressão de que não vai dar certo.
Então a afirmação de que um valvulado de 15w faz qualquer gig não é verdade.

Aliás, Paulo Acedo lançou uma linha de amps valvulados com apelo de som limpo (linha VL).
Tá aí no link, um valvulado 50w feito pra saturar pouco em altos volumes.
Será que um 15w faz a mesma coisa? Então...novamente, 15w não é a salvação do mundo guitarrístico, não. Cada potência entrega um resultado diferente, e nem tudo é resumido a volume final.

http://www.acedoaudio.com.br/produto/vl50/
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jul 06, 2017 3:32 pm

Coder escreveu:
Amps valvulados de guitarra precisar ter um bom nível de ganho para ter aquela saturação bacana, por isso que a galera está usando esses de 30~50w, pois da pra ter um rendimento bom sem atrapalhar... Ter um stack de 4x12 e tocar no volume 2 não faz sentido algum...

Pois é..
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por John Music Qui Jul 06, 2017 3:36 pm

Willian Casagrande escreveu:
John Music escreveu:
Baixistas precisam, SIM, de amps mais POTENTES (isso jamais foi discordado, jamais, jamais e jamais). Mas baixistas NÃO precisam de amps MAIORES e mais PESADOS.

E dá pra descolar peso de potência? As WBass são leves, já disseram aqui, mas são exceção no mercado pelo menos por ora.

Um head moderno de baixo é muito mais leve do que um head valvulado pequeno de guitarra, Willian.
Pegue a linha GK ou Hartke...qualquer handmade valvulado de 15w é mais pesado. Foi isso o que eu quis dizer (em relação a amplificadores).

John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por John Music Qui Jul 06, 2017 3:37 pm

Willian Casagrande escreveu:
Coder escreveu:
Amps valvulados de guitarra precisar ter um bom nível de ganho para ter aquela saturação bacana, por isso que a galera está usando esses de 30~50w, pois da pra ter um rendimento bom sem atrapalhar... Ter um stack de 4x12 e tocar no volume 2 não faz sentido algum...

Pois é..

Se você tiver um valvulado com um canal sujo, esse problema acaba. Se usar drive através de pedais, acaba também.
Essa afirmação faz sentido em amp de um canal, em que a saturação desse canal (clean) vai precisar de um volume nas alturas pra acontecer.
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por pfserafim Qui Jul 06, 2017 4:14 pm

ifernandes escreveu:

as distorções em geral dela deixam um pouco a desejar mesmo. evite os distortions e os fuzz, talvez os melhores efeitos pra você sejam o BassDrive e o Bass OD. Experimenta eles tomando cuidado com a regulagem do Tone e do Balance/Blend.

Pior é que eu só usei ainda um Distortion e um Fuzz. kkkkkkk
Já faz um tempo q eu estou com a pedaleira, mas na minha banda anterior não tinha a necessidade de usar estes efeitos, então eu só fui testar eles agora. Hoje a noite eu vou ter um ensaio, já vou aproveitar e testar os Drives.

Outra coisa: como tá a cadeia de efeitos dos seus patches?
O ultimo Patch q eu montei que é o que está ativo só tem o Fuzz e um compressor.
pfserafim
pfserafim
Membro

Mensagens : 11
Localização : Franca , SP

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por Rico Qui Jul 06, 2017 4:22 pm

Eu vejo sentido nas duas alegações, mas existem vários poréns...

Amplificadores valvulados NORMALMENTE trazem em seu projeto trafos que pesam bem. Esses amps por sí só são mais pesados que um SS cheio de potência. A exceção realmente seria um all tube de 15 watts, que a meu ver não tem uso para todo tipo de som, justamente pelo headroom baixo.

No caso das guitarras as frequências são mais na cara, muito mais evidentes e perceptíveis. Em alguns modelos de valvulados (Marshal Plexi, por exemplo) o volume de 0 a 10 nada diz, porque você pode atingir a potência máxima desses amps em canal limpo no volume 4.

Os SS pra que consigam manter a inteligibilidade de um bass falando aquele grave que a galera curte, precisam além de sua potência alta, caixas suficientes para que todo mundo ouça, sobretudo em palcos grandes.

Agora, essa é outra realidade. Na minha, geralmente o uso é em pequenos palcos. Assim, se eu tiver um head bom 500 watts e duas caixas 1x12, devo estar fazendo menos ou igual esforço ao guitarrista que usa um head 40 watts com 2x12.

Mas palcos grandes não rola não. Pense num palco estilo RIR, por exemplo... Normalmente são duas geladeiras 8x10 e monitor pra baralho...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por Coder Qui Jul 06, 2017 4:37 pm

^ Fora os Ear-in...

Monitor de palco é praticamente outro p.a pequeno! hahha

Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por John Music Sex Jul 07, 2017 9:16 am

Só me incomoda muito esses conceitos absolutos e imutáveis de que um baixista sempre carrega mais peso que o guitarrista, esse tipo de coisa.

É totalmente absurdo achar que o fato de um 15w de guitarra valvulado ter um baita volume com o master no talo faz disso a salvação do mundo da guitarra e que todas as gigs vão ser bem supridas com um guitarrista usando 15w. Isso não faz sentido algum. Eu posso usar um amp da potência que eu quiser. Um alltube de 30w ou 50w tem respostas e rendimentos diferentes de um alltube de 15w e o guitarrista muitas vezes precisa ou simplesmente quer isso.
Se o conceito engessado que foi colocado na discussão lá atrás fosse verdadeiro, então não seriam mais fabricados amps de guitarra valvulados de potências maiores. Ué, se 15w supre todas as gigs, fabrica só 15w então. Só falar para os guitarristas que eles não precisam de mais nada.

Hoje em dia as empresas têm trabalhado uma concepção de amplificadores potentes, mas leves e portáteis. Só entrar no site da GK. O amp mais potente do lineup entrega mais de 1000w em menos de 20kg, que é o peso do amp valvulado de 20w que eu tinha.

E outra: é só ir às gigs e observar. Os guitas usam 15w? Sim, você vê isso, principalmente em bandas de rock em que o cara praticamente não vai usar com clean. Em uma grande fatia dos show das bandas em pequenos bares vc vai ver guitarristas com seus alltube de 25w, 30w, 50w, variando entre 1x12, 2x12, 4x12...Ao passo de que você vai achar muitos baixistas usando o que foi febre há alguns anos (GK mb200 + Teksound 1x12) ou os Staners da vida. Você encontra muito dessas combinações de amps de guitarra e baixo nos palcos. É normal e tudo funciona bem, sem essa guerra de equivalência de volumes que foi colocada aqui.

É esse tipo de coisa que me incomoda e faz eu entrar em discussões no fórum. Não é porque sou chato e implicante. Na verdade eu sou isso mesmo, mas o problema é o fato de que o povo tinha que carregar trocentos quilos de equipamentos em 1980 faz a galera de 2017 ser obrigada a carregar o mesmo peso ou arcar com as mesmas verdades de 1980.


Última edição por John Music em Sex Jul 07, 2017 9:47 am, editado 1 vez(es)
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por allexcosta Sex Jul 07, 2017 9:28 am

John Music escreveu:Só me incomoda muito esses conceitos absolutos e imutáveis

(...)

conceito engessado

John Music escreveu:Essa história de que baixista carrega mais peso que guitarrista é lenda, ou então coisa do passado.

Rolling Eyes
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por John Music Sex Jul 07, 2017 9:44 am

Seja feliz carregando peso, Allex. Você sempre vai carregar mais peso do que todo mundo. Quando você for a uma gig em que o baixista estiver utilizando um set mais leve na sua frente, fique inconformado, incrédulo, discuta, contextualize tudo, bata o pé, fale sobre 1980, sobre o standard da indústria, leve uma balança adulterada, faça de tudo o que for possível pra mudar a realidade que está escancarada na sua frente para que suas afirmações continuem absolutas.

Você ganhou. Ganhou como sempre ganha em todas as discussões aqui. Você ganhou (sério).
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por JAZZigo Sex Jul 07, 2017 9:59 am

^
Desculpa, galera, mas que papo é esse?! É falta de assunto?! facepalm
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

STANER BX200 - Página 11 Empty Re: STANER BX200

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 11 de 13 Anterior  1, 2, 3 ... 10, 11, 12, 13  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos