Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como personalizar meu contrabaixo em casa?

+9
João Pedro Cafiero
Guilé
Juninho Sampaio
arturbmallmann
CG
rafacar
Uchoa
Mauricio Luiz Bertola
Matheus Cid Bass
13 participantes

Ir para baixo

Como personalizar meu contrabaixo em casa? Empty Como personalizar meu contrabaixo em casa?

Mensagem por Matheus Cid Bass Qua Fev 03, 2016 2:44 pm

Olá, meus amigos.

Todo mundo já pensou em dar um up no seu bass... Mas, pra mim, é muito chato depender de luthiê para personalizar o meu baixo.

Eu poderia fazer isso em casa? Já vi vários tutoriais na internet; É confiável?
posso eu mesmo fazer a blindagem, trocar a captação, ferragens... ETC?

Vlw.
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

Como personalizar meu contrabaixo em casa? Empty Re: Como personalizar meu contrabaixo em casa?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Fev 03, 2016 3:05 pm

^ Se vc sabe e domina tais técnicas, bem sabe como remontar o instrumento (pois para algumas coisas ele precisará ser desmontado) e "re-regulá-lo", pode.
Se não...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como personalizar meu contrabaixo em casa? Empty Re: Como personalizar meu contrabaixo em casa?

Mensagem por Uchoa Qua Fev 03, 2016 3:16 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Se vc sabe e domina tais técnicas, bem sabe como remontar o instrumento (pois para algumas coisas ele precisará ser desmontado) e "re-regulá-lo", pode.
Se não...
2
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Como personalizar meu contrabaixo em casa? Empty Re: Como personalizar meu contrabaixo em casa?

Mensagem por rafacar Qua Fev 03, 2016 3:34 pm

Tem que fazer a primeira vez para aprender, mas tem gente que não tem paciência com coisas delicadas nem sensibilidade para manusear chaves e parafusos que exijam maior precisão aí não rola...
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

Como personalizar meu contrabaixo em casa? Empty Re: Como personalizar meu contrabaixo em casa?

Mensagem por CG Qua Fev 03, 2016 3:38 pm

Vamos fazer uma analogia:

"Boa tarde a todos, eu queria personalizar o meu carro mas eu acho chato levar ao mecânico.

Eu poderia fazer isso em casa, tipo trocar o óleo, dar uma rebaixada no cabeçote, colocar freio a disco na traseira, trocar a embreagem. Ví uns tutoriais a pampa no youtube que ensinam a fazer tudo isso. "

A resposta é simples, se você sabe o que está fazendo sim, se não sabe, deixe para um profissional do ramo, no caso que você citou um luthier ou no caso que eu citei um mecânico.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como personalizar meu contrabaixo em casa? Empty Re: Como personalizar meu contrabaixo em casa?

Mensagem por arturbmallmann Qua Fev 03, 2016 3:46 pm

"Faça o que tu queres pois é tudo da lei"
Antes não esqueça de visitar estes tópicos, ambas são coisas que eu como não luthier sei fazer:
https://www.contrabaixobr.com/t2593-regulagem-basica
https://www.contrabaixobr.com/t4522p700-blindagem-jazz-bass-sx-ricamente-ilustrado-com-fotos-e-texto#728909

Trocas de caps e coisas do tipo podem depender de qual up vc fará.
Tbm mexo no meu carro.. mas nele os limites ficam mais pela parte elétrica e de acabamento hehehe
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Como personalizar meu contrabaixo em casa? Empty Re: Como personalizar meu contrabaixo em casa?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Fev 03, 2016 3:49 pm

CG escreveu:Vamos fazer uma analogia:

"Boa tarde a todos, eu queria personalizar o meu carro mas eu acho chato levar ao mecânico.

Eu poderia fazer isso em casa, tipo trocar o óleo, dar uma rebaixada no cabeçote, colocar freio a disco na traseira, trocar a embreagem. Ví uns tutoriais a pampa no youtube que ensinam a fazer tudo isso. "

A resposta é simples, se você sabe o que está fazendo sim, se não sabe, deixe para um profissional do ramo, no caso que você citou um luthier ou no caso que eu citei um mecânico.
(2)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como personalizar meu contrabaixo em casa? Empty Re: Como personalizar meu contrabaixo em casa?

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Fev 03, 2016 4:51 pm

Sem experiencia....leve ao luthier amigo!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12054
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Como personalizar meu contrabaixo em casa? Empty Re: Como personalizar meu contrabaixo em casa?

Mensagem por Guilé Qua Fev 03, 2016 10:06 pm

O ideal eh arrumar um baixo reserva pra treinar as primeiras mexidas....pq se der ruim vc não fica sem instrumento.
Mas em geral, pelo que vc falou no tópico, não o tem muito misterio não...só tenha cuidado para comprar ponte com a mesma furação.
Va com calma, fotografe cada passo para caso precise retornar em caso de erro....as primeiras ligações elétricas que mexi ia desenhando e anotando onde casa coisa estava conectada.
A unica coisa que não te recomendo mexer é o tensor, a menos que tenha a coragem, paciência e percepção necessária pra tal ajuste.

Boa sorte e manda brasa !!!
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Como personalizar meu contrabaixo em casa? Empty Re: Como personalizar meu contrabaixo em casa?

Mensagem por João Pedro Cafiero Qui Fev 04, 2016 4:10 pm

Guilé escreveu:O ideal eh arrumar um baixo reserva pra treinar as primeiras mexidas....

O amigo Guilé já resumiu quase tudo com esta frase.
Como eu moro em cidade do interior, nem aqui, nem em uma cidade próxima tem luthier e quando tem normalmente só fabrica e conserta violão, ou seja, a gente sempre teve que aprender na marra (imagina quando não tinha internet, que por sinal só veio ser tornar "acessível" aqui por volta de 2005).
Quando eu e meus amigos estávamos começando no meio musical, era raro ver algum instrumento devidamente regulado.
Acabava que quando alguem da galera viajava e aprendia algo novo, ia repassando pros outros, e por aí foi, e isso acabou sendo muito importante pra gente, pois acabou que cada um de nós hoje em dia sabe pelos menos um pouco de regulagem por ter que aprender tudo na marra hehe.

Mas fica aí a dica de ter um baixo reserva pra "futicar" nele um pouco sem correr o risco de danificar o baixo, digamos, principal.
Dê uma olhada nos tópicos que o arturbmallmann indicou e procure por outros também, que provavelmente você irá achar algo bom. Veja vídeos, e fique craque na teoria pra aumentar a chance de sucesso na prática.

É isso aí, e boa sorte, rapaz.
João Pedro Cafiero
João Pedro Cafiero
Membro

Mensagens : 14
Localização : Ervalia - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como personalizar meu contrabaixo em casa? Empty Re: Como personalizar meu contrabaixo em casa?

Mensagem por Matheus Cid Bass Qui Fev 11, 2016 4:08 pm

Vlw, feras...
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

Como personalizar meu contrabaixo em casa? Empty Re: Como personalizar meu contrabaixo em casa?

Mensagem por fheliojr Sex Fev 12, 2016 12:44 am

^o q vc decidiu, conterrâneo?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Como personalizar meu contrabaixo em casa? Empty Re: Como personalizar meu contrabaixo em casa?

Mensagem por Matheus Cid Bass Sex Fev 12, 2016 4:12 pm

fheliojr escreveu:^o q vc decidiu, conterrâneo?
Decidi arriscar... Já fiz algumas experiências com a guitarra velha de um amigo meu: Fizemos dela uma guitarra fretles vintage, toda acabada kkkkk tacamos até fogo nela pra tirar a tinta e ficar com aparência velha.... Mas claro, foi só pra zoar mesmo.

Vi muita coisa boa na net, como blindagem e regulagem. Aliás, todos os instrumentos que eu e esse meu amigo pegamos, regulamos nós mesmos e acredito ficar muito bom.

Mas em relação à guitarra, vou bater uma foto dela pra vcs verem como ficou kkkkkk Uma monstruosidade.
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

Como personalizar meu contrabaixo em casa? Empty Re: Como personalizar meu contrabaixo em casa?

Mensagem por fheliojr Sex Fev 12, 2016 8:32 pm

^ up
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Como personalizar meu contrabaixo em casa? Empty Re: Como personalizar meu contrabaixo em casa?

Mensagem por emerbras Dom Fev 14, 2016 1:38 pm

bom manda ver mano.
posta o processo/resultado depois


aqui vai uma dica de relic :

emerbras
Membro

Mensagens : 158
Localização : Colorado do Oeste-RO

Ir para o topo Ir para baixo

Como personalizar meu contrabaixo em casa? Empty Re: Como personalizar meu contrabaixo em casa?

Mensagem por Juninho Sampaio Dom Fev 14, 2016 9:28 pm

^ainda não ganhou do cara que dá banho na guitarra!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12054
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Como personalizar meu contrabaixo em casa? Empty Re: Como personalizar meu contrabaixo em casa?

Mensagem por Matheus Cid Bass Seg Fev 15, 2016 2:06 pm

Juninho Sampaio escreveu:^ainda não ganhou do cara que dá banho na guitarra!

kkkkkkkkk Incontestável..
Esse cara foi doido mesmo.
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

Como personalizar meu contrabaixo em casa? Empty Re: Como personalizar meu contrabaixo em casa?

Mensagem por Thiago Almeida Qua Fev 17, 2016 3:46 pm

^Isso não é um facão não, é uma espada point
Thiago Almeida
Thiago Almeida
Membro

Mensagens : 1385
Localização : Teresina - PI

Ir para o topo Ir para baixo

Como personalizar meu contrabaixo em casa? Empty Re: Como personalizar meu contrabaixo em casa?

Mensagem por NeyBass Qua Fev 17, 2016 5:51 pm

Só se aprende tentando...
Nunca tive medo, se pesquisar um pouco e saber o que tem que ser feito, é só manusear as ferramentas com cuidado.

Mete a chave aí e vê o que acontece.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Como personalizar meu contrabaixo em casa? Empty Re: Como personalizar meu contrabaixo em casa?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos