Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seu primeiro contato com um baixo Fender

+41
Stormbringer
Vinicius F
rafael.nery.712
lucian.cupin
Uchoa
Marvis
Laysson
Andremoura
peter.forc
Pz123
Christian
Mauricio Luiz Bertola
vcrz
Jãozeiro
Maurício_Expressão
siodoni
Davi Motta
Dennis Messa
deixados
pedrohenrique.astronauta
WHead
NESCAU
Fabio Linhares
Paulo Penna
Zubrycky
Fernando Zadá
Ivanov_br
Juninho Sampaio
vinibassplayer
mum
bodhan
BLZENI
patriciofernandes
CG
Cantão
AlbertoBass
JAZZigo
Rico
Breno_Barnabe
NeyBass
allexcosta
45 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Como foi sua primeira experiência com um baixo Fender?

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_lcap14%Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_rcap 14% 
[ 16 ]
Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_lcap12%Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_rcap 12% 
[ 13 ]
Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_lcap10%Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_rcap 10% 
[ 11 ]
Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_lcap12%Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_rcap 12% 
[ 13 ]
Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_lcap4%Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_rcap 4% 
[ 5 ]
Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_lcap18%Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_rcap 18% 
[ 20 ]
Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_lcap3%Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_rcap 3% 
[ 3 ]
Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_lcap21%Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_rcap 21% 
[ 24 ]
Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_lcap1%Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_rcap 1% 
[ 1 ]
Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_lcap4%Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_rcap 4% 
[ 4 ]
Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_lcap3%Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_rcap 3% 
[ 3 ]
 
Total de votos : 113
 
 

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por peter.forc Qua Set 23, 2020 5:20 pm

Rico escreveu:Antes de comprar meu primeiro baixo, passei um ano com um Dolphin preto, emprestado.

Eu nem sabia direito o que era Fender. Era o baixo mais barato que meus 375 topetes podiam comprar. Um precison plus, que acho que era lançamento.

Até quem não sabia tocar nada notava a diferença entre ele e o Dolphin, que não estabeleceu um padrão muito alto, né?

Então, no meu caso sim, o Fender foi um salto de um universo de distância.

Ele foi embora uns 4 ou 5 anos depois.

Meu caso é semelhante...
Tinha um JB Golden, nacional. Horrível... Braço desconfortável, captadores apenas razoáveis, problemas sérios de acabamento (como exemplo, escudo empenou !!)... Quando troquei por um PB MIM foi um salto incrível, de som e conforto. Na época (meados dos anos 80) as opções eram muito poucas, e um Fender (principalmente os mexicanos e japoneses) representava relação custo/benefício boa, muito diferente das opções nacionais. Hoje a história é outra, várias e distintas opções. Muito provavelmente a escolha tb seria outra.
peter.forc
peter.forc
Membro

Mensagens : 1056
Localização : Banânia

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por JAZZigo Qua Set 23, 2020 5:33 pm

peter.forc escreveu:Meu caso é semelhante...
Tinha um JB Golden, nacional. Horrível... Braço desconfortável, captadores apenas razoáveis, problemas sérios de acabamento (como exemplo, escudo empenou !!)... Quando troquei por um PB MIM foi um salto incrível, de som e conforto. Na época (meados dos anos 80) as opções eram muito poucas, e um Fender (principalmente os mexicanos e japoneses) representava relação custo/benefício boa, muito diferente das opções nacionais. Hoje a história é outra, várias e distintas opções. Muito provavelmente a escolha tb seria outra.
E existia Fender MIM nos anos 80?! Suspect
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por peter.forc Qua Set 23, 2020 5:49 pm

De fato, não fui muito claro... Eu adquiri o Golden em meados dos anos 80. O PB MIM comprei em 90 ou 91.
Mas, se não me engano, acho que a fábrica da Fender no México é de 87 (ou 88).
peter.forc
peter.forc
Membro

Mensagens : 1056
Localização : Banânia

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por peter.forc Qua Set 23, 2020 6:17 pm

peter.forc escreveu:De fato, não fui muito claro... Eu adquiri o Golden em meados dos anos 80. O PB MIM comprei em 90 ou 91.
Mas, se não me engano, acho que a fábrica da Fender no México é de 87 (ou 88).

Golden, aliás, que lançou a Eagle e Hofma anos depois, se tb não estou enganado...
peter.forc
peter.forc
Membro

Mensagens : 1056
Localização : Banânia

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Dennis Messa Sáb Set 26, 2020 10:17 am

CG escreveu:Vendo a galera postar aqui eu não entendo porque Fender é Fender... Tido mundo se decepcionou com o baixo...

Ao meu ver, os depoimentos dizem muito sobre duas coisas:

1. a realidade brasileira, em que essa 'primeira vez' é mais provável em um teste de Fender MIM numa loja de usados.. também é difícil perceber as qualidades de um instrumento num contexto desses. Fora que, Fenders MIM 90s não são legais mesmo.

2. a 'mística' da marca, gerada histórico gravado pelas bandas lendárias constrói essa idealização do instrumento. É muito complicado falar mal de um Fender precision quando o som da banda que você mais curte foi gravado num instrumento desses. Em geral, a galera tenta compreender os motivos que levaram a ter tido uma má experiência que julgar de cara que o instrumento não é tudo isso que os outros dizem ser.

Como já foi dito tantas vezes por aqui, o som tá na nossa cabeça.

Passei a juventude desejando um Music Man sem nunca ter tocado em um. Tudo pq as bolachas que eu mais gostava foram gravadas nesses modelos. Um dia eu tive dinheiro e comprei um, depois de anos posso garantir que não morro de amores. É como aquela velha paixão platônica de adolescente. Ou você se apaixona ainda mais, quando consegue consumar, por idealizar a pessoa, ou a coisa 'desanda' de vez mesmo.

Atualmente, eu procuro não desejar tanto assim os instrumentos, mas venho me ocupando mais em estudos de técnica e teoria musical. Dar atenção demais em equipamentos e marcas geram um tipo de paranóia. Ficar idealizando equipamentos e comprando/testando forever é uma espiral maluca. Não gera realização. Tem que ter cuidado. É sério.
Dennis Messa
Dennis Messa
Membro

Mensagens : 151
Localização : Novo Hamburgo, RS

Zubrycky, deixados e CSergio gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Zubrycky Sáb Set 26, 2020 4:53 pm

Dennis Messa escreveu:
CG escreveu:Vendo a galera postar aqui eu não entendo porque Fender é Fender... Tido mundo se decepcionou com o baixo...

Ao meu ver, os depoimentos dizem muito sobre duas coisas:

1. a realidade brasileira, em que essa 'primeira vez' é mais provável em um teste de Fender MIM numa loja de usados.. também é difícil perceber as qualidades de um instrumento num contexto desses. Fora que, Fenders MIM 90s não são legais mesmo.

2. a 'mística' da marca, gerada histórico gravado pelas bandas lendárias constrói essa idealização do instrumento. É muito complicado falar mal de um Fender precision quando o som da banda que você mais curte foi gravado num instrumento desses. Em geral, a galera tenta compreender os motivos que levaram a ter tido uma má experiência que julgar de cara que o instrumento não é tudo isso que os outros dizem ser.

Como já foi dito tantas vezes por aqui, o som tá na nossa cabeça.

Passei a juventude desejando um Music Man sem nunca ter tocado em um. Tudo pq as bolachas que eu mais gostava foram gravadas nesses modelos. Um dia eu tive dinheiro e comprei um, depois de anos posso garantir que não morro de amores. É como aquela velha paixão platônica de adolescente. Ou você se apaixona ainda mais, quando consegue consumar, por idealizar a pessoa, ou a coisa 'desanda' de vez mesmo.

Atualmente, eu procuro não desejar tanto assim os instrumentos, mas venho me ocupando mais em estudos de técnica e teoria musical. Dar atenção demais em equipamentos e marcas geram um tipo de paranóia. Ficar idealizando equipamentos e comprando/testando forever é uma espiral maluca. Não gera realização. Tem que ter cuidado. É sério.

Como diria aquela velha música do Motörhead, "the chase is better than the catch"... Rolling Eyes
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19014
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por allexcosta Sáb Set 26, 2020 10:40 pm

Como diria aquela velha música do É o Tchan, "Pau que nasce torto, nunca se endireita"... think
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por allexcosta Sáb Set 26, 2020 10:43 pm

CG escreveu:Vendo a galera postar aqui eu não entendo porque Fender é Fender... Tido mundo se decepcionou com o baixo...

Dentre as três frases mais votadas da pesquisa, nenhuma é de decepção. Uma é neutra e as outras duas são pessoas que acham os baixos melhores que a média e até "emocionantes".
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por patriciofernandes Sáb Set 26, 2020 10:47 pm

Eu não me decepcionei, votei e respondi que achei instrumentos muito bons ahn
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por allexcosta Sáb Set 26, 2020 11:06 pm

^ Pois é.

Eu me decepcionei bastante no primeiro contato com a marca, assim como me decepcionei em alguns contatos seguintes e também já encontrei alguns exemplares muito bons.

Fender, mais do que qualquer marca de baixo, cada um é uma coisa...

Não é como Tonante, que todos são abaixo do mínimo, ou Yamaha, que todos são bons e você pode comprar sem ver tranquilo.

Fender é testar, testar e testar mais um pouco.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

cocaortop, Juninho Sampaio e patriciofernandes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Andremoura Qui Out 01, 2020 7:52 am

Meu primeiro contato foi com um Jazz Bass 78 do meu primeiro professor de contrabaixo. Era um instrumento excepcional, e pra mim que só tinha visto e tocado em Gianninis era uma coisa de outro mundo! Experimentei alguns mexicanos e aquele jazz special japones (detestei na época). Acabei achando em 2004 um precision JV séries que era demais e me arrependo muito de ter passado adiante. Toquei a pouco tempo em um mexicano dos novos e não achei nada de mais. Meu professor atual tem um jazz 76 muito bacana, timbraço! Mas me achei mesmo no Music Man
Andremoura
Andremoura
Membro

Mensagens : 1231
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por peter.forc Qui Out 01, 2020 8:48 am

allexcosta escreveu:
(...)

Dentre as três frases mais votadas da pesquisa, nenhuma é de decepção. Uma é neutra e as outras duas são pessoas que acham os baixos melhores que a média e até "emocionantes".

Tive a mesma compreensão. Em meu caso (e certamente é o caso de alguns outros aqui) a aquisição de um Fender possibilitou acesso a um instrumento bastante superior ao que tinha disponível até então (Golden, Giannini, etc). Não faz sentido para mim, portanto, reportar "decepção", muito pelo contrário. Mas, naturalmente, isso foi há 20 ou 30 anos (em meu caso). Atualmente temos muito mais disponibilidade de marcas e modelos. Muito provavelmente a escolha seria outra, até mesmo pela relação custo/benefício...
peter.forc
peter.forc
Membro

Mensagens : 1056
Localização : Banânia

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por allexcosta Qui Out 01, 2020 10:10 am

peter.forc escreveu:Em meu caso (e certamente é o caso de alguns outros aqui) a aquisição de um Fender possibilitou acesso a um instrumento bastante superior ao que tinha disponível até então (Golden, Giannini, etc). Não faz sentido para mim, portanto, reportar "decepção", muito pelo contrário.

Sem dúvida, mas o tópico não é exatamente sobre isso... É sobre o primeiro contato com um Fender, não necessariamente um baixo seu. E muitos de nós tivemos o primeiro contato com a marca após possuir baixos bons ou muito bons.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por peter.forc Qui Out 01, 2020 11:12 am

Sim, compreendi. Por isso fiz questão de citar "Em meu caso (e certamente é o caso de alguns outros aqui)"...
peter.forc
peter.forc
Membro

Mensagens : 1056
Localização : Banânia

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Laysson Sáb Out 03, 2020 5:54 am

Era um Jazz Bass de um baixista em 2014. Achei bem normal. Gostei do timbre e do braço rápido, mas não tanto da ação das cordas. Não me provocou a mesma GAS do StingRay (de estúdio) em 2008. Mesmo sendo bem desconfortável, ainda sonho ter um. Aquele timbre era um negócio tão bom que me lembro até hoje da sensação das primeiras audições. Very Happy
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Andremoura Sáb Out 03, 2020 12:46 pm

Só por curiosidade, fui buscar um móvel que comprei no interior de SP e conversando com o vendedor ele me fala que é baixista e tem um fender dos anos 60. Claro que pedi pra ver o baixo! Era na verdade um fender crafted in Japan, reedição de 64. Estava todo desregulado, ação um pouco alta, potenciometro com problema. Mas...Pqp, que baixo gostoso de tocar! Nem deu pra ligar, mas mesmo nesse estado e com cordas velhas dava pau em um monte de baixo top que eu já toquei na vida!

Andremoura
Andremoura
Membro

Mensagens : 1231
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Out 03, 2020 7:04 pm

^tendi muito não...

mas deixa lá.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Andremoura Dom Out 04, 2020 3:08 pm

Quis dizer que se mesmo nesse estado era gostoso de tocar, imagina todo reguladinho!

Tb não sei explicar bem, só sei que era bom de tocar. Talvez esse tenha o tal "mojo" que tanto falam...
Andremoura
Andremoura
Membro

Mensagens : 1231
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Marvis Seg Dez 07, 2020 4:49 pm

Eu tinha um Squier california series j bass quando peguei meu Fender jazz bass. Na verdade, o som do Squier já me deixava muito satisfeito, até porque eu ainda estava nos meus primeiros 5 anos tocando e não tinha (ou menos do que tenho hoje) noção de timbre, equalização...

Tive uma boa oportunidade de pegar esse Fender quando fui nos EUA em 2008...à época, o dólar estava ridiculamente baixo (se a memória não me falha, menos que 2 reais - foi em janeiro de 2008, antes da crise imobiliária que, também se a memória não me engana, aconteceu mais pro final daquele ano).

Pra mim foi (parafraseando uma das opções da enquete) "emocionante", exclusivamente por conta da "mística" que a marca tinha (principalmente no grupo de músicos que eu convivia) e pela minha inexperiência mesmo (a primeira vez que peguei em um Fender foi ali, na sam ash, a loja que comprei o baixo).

Passado o "choque" inicial...chegando no BR e parando pra realmente tocar mais o instrumento (além do que testei rapidamente na loja), fui me decepcionando aos poucos por conta dessas altíssimas expectativas de que seria algo absurdo em todos os aspectos. Talvez por ser inexperiente, também não sabia aproveitar o que o baixo tinha a oferecer, mas muitas vezes me sentia melhor com meu squier. Com o tempo fui "me entendendo" com o baixo, achando o setup certo...mas a questão "mística" da marca, ao menos pra mim, morreu.

Pra mim a Fender, principalmente o "braço" americano da marca, fabrica bons instrumentos com algum padrão (principalmente se comparada a marcas de médio e baixo porte) e tem alguns (proporcionalmente ao que mantém padrão, acho que não tantos) pontos fora da curva (pro bem e pro mal).

No geral, sou satisfeito com o meu e não passei pra frente, vou até reformar mês que vem (trocar ferragens desgastadas), mas tenho plena consciência de que é um "bom baixo". Nada mais, nada menos.
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Convidado Seg Dez 07, 2020 6:11 pm

WHead escreveu:Pode ter sido pela dificuldade de se adquirir um desses na época, ou pela falta de confiança em mim e minha falta de experiência, mas no meu primeiro contato com um Fender (não sei nem o modelo, nem sei a série) o que me chamou a atenção foi a preocupação do dono com a preservação do instrumento: me fez sentar (pro instrumento não cair - mas ele estava bem seguro na correia e eu nunca derrubei um baixo até hoje..), pediu pra eu tirar o cinto da calça (pra evitar arranhar o instrumento - e eu nem estava de cinto!), pediu até pra eu tomar cuidado pra não arranhar o baixo com a palheta e evitar bater sobre os captadores (?!), enfim.. fiquei com tanto receio que não me lembro do instrumento, apenas das exigências e restrições.
Chorei de rir aqui lol!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Uchoa Seg Dez 07, 2020 7:23 pm

^ lol!
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por lucian.cupin Seg Dez 07, 2020 8:03 pm

pra mim veio junto com começar a tocar baixo, era guitarrista base de uma banda de metal e como nenhum baixista dava certo na banda o guita solo pediu se tocaria baixo nela
acho que tinha tocado em dois baixos na vida e não mais que cinco minutos em cada
no mesmo mês fui pra sao paulo a trabalho e sai em busca de um baixo pra comprar, fui na playtech e tinha um fender precision mexicano lá, comprei ele em 10x e com 500 reais de desconto, não entendia nada de baixo, aprendi tudo sobre nele

uns anos depois negociei um yamaha BB414 daqueles laranja pra minha ex namorada, toquei nele e pensei "esse baixo é melhor em tudo comparado ao meu fender"
fiquei mais um pouco com ele e vendi o precision pra pegar um s martyn

ano passado tava com vontade de ter um precision de novo, peguei um tagima tw66, acho ele a mesma coisa que o fender mexicano standard





lucian.cupin
lucian.cupin
Membro

Mensagens : 334
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Marvis Seg Dez 07, 2020 8:34 pm

Se desse pra extrair algo desse tópico (praticamente unanimidade) é: Fenders são baixos bons, mas nada fora da curva (considerando instrumentos bons), exceto um ou outro que se destacou positiva o negativamente. A maioria se decepcionou pelas altas expectativas que o nome traz. Não que o instrumento seja ruim: só tá longe de ser absoluto, muito menos "místico" Laughing
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por vcrz Seg Dez 07, 2020 11:40 pm

^ é totalmente isso.

São bons, ótimos e nem tão bons assim instrumentos.

Tenho um Pavel Precision Pro Classic Custom... Antes desse baixo sempre achei meio sem noção mandar construír um jazz bass ou precision com algum luthier de renome, pra mim era gastar dinheiro talvez até mais que um americano (média desse baixos eram 1500 dólares em 2013, vc saía de Fender USA da loja com esse orçamento em 2013).

O Pavel bate qualquer Fender Precision americano. O baixo é aquilo que talvez a gente espera de um "fender", um baixo que te encanta na primeira tocada.

Mas isso é atenção aos detalhes, hoje entendo que mandar construír um baixo "standart" cópias da fender com Luthier, vc não está comprando um Precision ou um Jazz Bass e sim a atenção aos detalhes, a construção do instrumento. Talvez isso a fender deixe a desejar. Foi que nem um questionamento sobre os Sterling 34 e os MM Stingrays, se os de baixo custo podem soar igual aos MM. Podem, mas a diferença não é o som de modelos similares, vc paga mais caro pela atenção aos detalhes dos MM, controle de qualidade muito maior. O mesmo acontece com os Fender MX, JP, US.

Os novos processos de produção da Fender deram um up muito grande na questão qualidade e tocabilidade dos instrumentos, o problema é que temos algumas décadas de altos e baixos na produção, onde na loteria e o valor a maioria de nós teve contato com os instrumentos sem sal que reflete diretamente na nossa falta de "brilho". Poucas pessoas podem ir direto a um Fender Americano.

Daí aparece as frases: "SX melhor que fender", "Squier dá pau em Fender" etc. Pq tenho certeza que o SX da frase teve muito melhor experiência na tocada que o Fender MX e que o squier a mesma coisa.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por allexcosta Ter Dez 08, 2020 8:17 am

Marvis escreveu:Se desse pra extrair algo desse tópico (praticamente unanimidade) é: Fenders são baixos bons, mas nada fora da curva (considerando instrumentos bons), exceto um ou outro que se destacou positiva o negativamente.

Tô fora dessa unanimidade aí. Alguns Fenders são bons, outros são péssimos, outros tantos são excelentes...

Marvis escreveu:A maioria se decepcionou pelas altas expectativas que o nome traz. Não que o instrumento seja ruim: só tá longe de ser absoluto, muito menos "místico" Laughing

Nunca tive expectativas em relação a instrumentos. O carinha da banda tal tocando na TV é só o carinha da banda tal. O que ele toca não faz muita diferença pra mim até eu ver o instrumento pessoalmente.

Não entendo bem as "altas expectativas que o nome traz". Fender nunca foi sinônimo de boutique, mas sim, de instrumento de trabalho, pau pra toda obra. E não se pode ter extrema atenção aos detalhes nessa categoria.

Dito isso, considero Fender uma boa compra, especialmente se falamos de baixos de 4 cordas. Outras marcas entregam qualidade similar na faixa de preço, mas nenhuma algo muito melhor.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por rafael.nery.712 Ter Dez 08, 2020 8:37 am

Meu primeiro contato com um Fender...ainda não foi!!!

Sim. Nunca sequer toquei em um...o mais "de perto" que vi foi um cara tocando com um jazz bass numa gravação de DVD... mas o som geral era tão "pausteurizado" pra captar tudo que mal dava pra saber do que se tratava o baixo no P.A.

Vontade de tocar em um??? tenho

Vontade de ter um??? nem tanto... mas se rolasse queria um precision standard, sunburst, escala escura...
rafael.nery.712
rafael.nery.712
Membro

Mensagens : 126
Localização : São Paulo, Suzano

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Convidado Ter Dez 08, 2020 9:25 am

^
Vontade de ter um? Nem tanto mas se rolasse queria com o serial xxx638494 kkkkkk

Cadê o Jãozeiro numa hora dessa? Tô fazendo um sub aqui

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Dez 08, 2020 10:44 am

Marvis escreveu:Se desse pra extrair algo desse tópico (praticamente unanimidade) é: Fenders são baixos bons, mas nada fora da curva (considerando instrumentos bons), exceto um ou outro que se destacou positiva o negativamente. A maioria se decepcionou pelas altas expectativas que o nome traz. Não que o instrumento seja ruim: só tá longe de ser absoluto, muito menos "místico" Laughing

Os mais novos no caso do ELITE, é um baixo que é muito bom, som moderno, mas não tem aquele "som de fender", que estamos acostumados a ouvir.

E tem mais um detalhe: É muito mais difícil pra tirar som dele, pois não é só abrir volumes (como os passivos que o som vem pronto), tem que saber timbrar e não é um baixo para roqueiro limitado, sem contar que não é todo Fender que pega regulagem muito baixa.

Este que estou está no limite do "zig". Ta confortável!!!


Última edição por Juninho Sampaio em Ter Dez 08, 2020 10:50 am, editado 1 vez(es)
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por JAZZigo Ter Dez 08, 2020 10:46 am

allexcosta escreveu:Dito isso, considero Fender uma boa compra, especialmente se falamos de baixos de 4 cordas. Outras marcas entregam qualidade similar na faixa de preço, mas nenhuma algo muito melhor.
Resumo da ópera.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Convidado Ter Dez 08, 2020 10:52 am

Quando tive grana para conseguir escolher sem muita restrição o baixo que queria comprar, rapidamente me aproximei dos Ibanez. Comprei um, depois outro e assim passei por diversos...

Em um negócio de ocasião acabei pegando um Fender Deluxe MIM. Em relação aos meus Ibanez, digo que o Fender é uma carroça, perde em acabamento, ERGONOMIA, hardware e elétrica. Mas está longe de ser um baixo ruim e inclusive curto muito o meu. Tenho curiosidade em pegar um modelo mais clássico para ver se me adapto.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Dez 08, 2020 11:30 am

^Calma Rapaz!

Fale assim dos Fender´s não
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Vinicius F Ter Dez 08, 2020 12:06 pm

Primeiro contato foi ótimo. Era um JB 72, do saudoso Sabá (Jongo Trio). Tive a oportunidade de assistir um ensaio e brincar um pouco nele. De fato era um instrumento muito acima da média.

De resto foi na média, alguns decepcionaram e outros surpreenderam. Tenho um JB que julgo ser mto bom em tudo, mas não excepcional.
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Vinicius F Ter Dez 08, 2020 12:41 pm

Henri-Q escreveu:Quando tive grana para conseguir escolher sem muita restrição o baixo que queria comprar, rapidamente me aproximei dos Ibanez...

Em um negócio de ocasião acabei pegando um Fender Deluxe MIM. Em relação aos meus Ibanez, digo que o Fender é uma carroça

Interessante que o baixo que mais me impressionou positivamente até hoje foi um Ibanez (japa, década de 90). Aquele tinha magia e voz dos anjos mesmo, como nunca vi em Fender (nem em outro Ibanez). Me dói até hoje de na época não ter condições para comprar.
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Convidado Ter Dez 08, 2020 12:48 pm

^
Testei um PJ que estava a venda na Montreal da Vila Formosa. Adorei tocar no bass, só não peguei porque não gosto dessa configuração. Pra mim, ou é Jazz ou Precision... o blend não me agrada.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Stormbringer Ter Dez 08, 2020 2:26 pm

Aéhhhh... meu primeiro contato com um Fender foi em 2014, emprestado de um amigo do guitarrista da banda:
Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Jazzbass_cassino

Era a primeira gravação que eu ia fazer na vida, e eu não estava achando "fantástico", e várias vezes fiquei com vontade de pegar meu Tagima TB 540 pra terminar a gravação Ri Muito
Notem, o baixo não era ruim mesmo, mas a soma dos fatores de que eu não sabia tocar direito, estava acostumado com o outro e esse baixo não é exatamente a obra prima da Fender, fizeram a experiencia não ser boa

A gravação foi num sábado. Na quarta-feira chegou meu primeiro baixo DE VERDADE, meu único Z que não é fanned: o salto de qualidade foi imenso, e por isso eu fiquei com essa idéia de que o Fender é "meh" até 2018, quando toquei num Aerodyne Japones e achei excelente.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Marvis Ter Dez 08, 2020 7:06 pm

allexcosta escreveu:
Marvis escreveu:Se desse pra extrair algo desse tópico (praticamente unanimidade) é: Fenders são baixos bons, mas nada fora da curva (considerando instrumentos bons), exceto um ou outro que se destacou positiva o negativamente.

Tô fora dessa unanimidade aí. Alguns Fenders são bons, outros são péssimos, outros tantos são excelentes...

Marvis escreveu:A maioria se decepcionou pelas altas expectativas que o nome traz. Não que o instrumento seja ruim: só tá longe de ser absoluto, muito menos "místico" Laughing

Nunca tive expectativas em relação a instrumentos. O carinha da banda tal tocando na TV é só o carinha da banda tal. O que ele toca não faz muita diferença pra mim até eu ver o instrumento pessoalmente.

Não entendo bem as "altas expectativas que o nome traz". Fender nunca foi sinônimo de boutique, mas sim, de instrumento de trabalho, pau pra toda obra. E não se pode ter extrema atenção aos detalhes nessa categoria.

Dito isso, considero Fender uma boa compra, especialmente se falamos de baixos de 4 cordas. Outras marcas entregam qualidade similar na faixa de preço, mas nenhuma algo muito melhor.

Como a quantidade de baixos que você experimentou certamente nem se compara com a minha (toquei poucos), não tenho como discordar (não cheguei a tocar num fender "péssimo" assim como não toquei em nenhum "excepcional", mas a "amostragem" foi baixa).

Sobre o nome, tenho que reconhecer que na minha juventude e início no contrabaixo cheguei a me deixar levar um pouco pelo nome da marca (até ver ao vivo e desconstruir isso não só pro fender como pra instrumentos em geral)...enfim, imaturidade mesmo da época/desconhecimento.

Concordo também que é uma boa compra no geral...no meu caso não posso dizer que cheguei a me arrepender. Mas, realmente, não sei se fosse a mesma situação hoje - numa Sam Ash com dólar baixo (quase 13 anos depois) - eu escolheria o mesmo baixo com o pouco de experiência que ganhei.

Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Marvis Ter Dez 08, 2020 7:08 pm

Juninho Sampaio escreveu:
Marvis escreveu:Se desse pra extrair algo desse tópico (praticamente unanimidade) é: Fenders são baixos bons, mas nada fora da curva (considerando instrumentos bons), exceto um ou outro que se destacou positiva o negativamente. A maioria se decepcionou pelas altas expectativas que o nome traz. Não que o instrumento seja ruim: só tá longe de ser absoluto, muito menos "místico" Laughing

Os mais novos no caso do ELITE, é um baixo que é muito bom, som moderno, mas não tem aquele "som de fender", que estamos acostumados a ouvir.

E tem mais um detalhe: É muito mais difícil pra tirar som dele, pois não é só abrir volumes (como os passivos que o som vem pronto), tem que saber timbrar e não é um baixo para roqueiro limitado, sem contar que não é todo Fender que pega regulagem muito baixa.

Este que estou está no limite do "zig". Ta confortável!!!

Esses vêm com aqueles noiseless?
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Dez 08, 2020 7:22 pm

Noiseless 4a generation
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Marvis Ter Dez 08, 2020 7:34 pm

Juninho Sampaio escreveu:Noiseless 4a generation

Esses noiseless são meio controversos (a gente até falava deles nos primeiros tópicos que abri aqui no fórum). Você tá curtindo? Achei interessante que você falou que ele não tem o "som de fender" mas não condenou os caps também (quando falou do baixo). Eu estava querendo trocar os meus por uns fralin mas tá caro demais importar e já gastei muito com música este ano...um dia troco. Very Happy
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Zubrycky Ter Dez 08, 2020 9:39 pm

allexcosta escreveu:
Marvis escreveu:Se desse pra extrair algo desse tópico (praticamente unanimidade) é: Fenders são baixos bons, mas nada fora da curva (considerando instrumentos bons), exceto um ou outro que se destacou positiva o negativamente.

Tô fora dessa unanimidade aí. Alguns Fenders são bons, outros são péssimos, outros tantos são excelentes...

Concordo com o Allex. Também estou fora dessa unanimidade.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19014
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Marvis Ter Dez 08, 2020 11:21 pm

Zubrycky escreveu:
allexcosta escreveu:
Marvis escreveu:Se desse pra extrair algo desse tópico (praticamente unanimidade) é: Fenders são baixos bons, mas nada fora da curva (considerando instrumentos bons), exceto um ou outro que se destacou positiva o negativamente.

Tô fora dessa unanimidade aí. Alguns Fenders são bons, outros são péssimos, outros tantos são excelentes...
Concordo com o Allex. Também estou fora dessa unanimidade.


Pois é, acredito que o Alex testou muito mais baixos do que eu e tem mais propriedade pra falar...se eu tiver tocado em 4 americanos foi muito. Dos que eu toquei, nenhum era nem excelente nem péssimo...creio também que todos foram fabricados já depois dos anos 2000 (no máximo), então não tenho ideia ("prática") das séries mais antigas. Desses só um era deluxe ou elite (não lembro...), mas não notei nenhuma diferença de qualidade sonora em relação aos standard.
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Fabio Linhares Qua Dez 09, 2020 12:14 am

Falando em Fender Americano (Standard, Deluxe, Elite, Vintage), vejo muita qualidade no instrumento. Tudo é de muita qualidade. Já tive vários dentre essas séries. Tarraxas sempre excelentes, nunca quebraram comigo. Pontes de excelente qualidade de material e contrução tb. Potenciômetros idem. Escudo, pintura, captadores com sonoridade consagrada e usados em muitos baixos custom e upgrades.
Comforme as séries vão ficando mais econômicas essas qualidades vão diminuindo.

Então dividiria a primeira experiência com Fender em 3: Fender Americano, Fenders mais econômicos (haiway, am tradicional, mexicano, japa) e Fender Veião (true vintage).
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Fabio Linhares Qua Dez 09, 2020 12:18 am

Nunca toquei num True Vintage. A expectativa que tenho é de timbre maravilhoso e pouco conforto.
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por allexcosta Qua Dez 09, 2020 7:33 am

Fabio Linhares escreveu:Falando em Fender Americano (Standard, Deluxe, Elite, Vintage), vejo muita qualidade no instrumento. Tudo é de muita qualidade. Já tive vários dentre essas séries. Tarraxas sempre excelentes, nunca quebraram comigo. Pontes de excelente qualidade de material e contrução tb. Potenciômetros idem. Escudo, pintura, captadores com sonoridade consagrada e usados em muitos baixos custom e upgrades.
Comforme as séries vão ficando mais econômicas essas qualidades vão diminuindo.

Eu já acho que os insumos utilizados pela Fender possuem qualidade padrão pra faixa de preço.
Não lembro de um baixo que custa $1600 na loja que terá hardware ou potenciômetros inferiores aos dos USA Deluxe...
Mas poderia citar algumas marcas que, ao longo dos anos, entregou fretwork superior ao dessas séries Fender, na média...

Uns anos atrás, existiam clones de série claramente melhores que os baixos Fender. Um Lakland Skyline dos anos 2000 era melhor que a imensa maioria dos Fender USA que você encontraria em lojas, numa mesma faixa de preço.

Hoje em dia eu os considero num mesmo nível, se estamos falando de 4 cordas, mas na safra de hoje eu prefiro a Fender nessa categoria. Nos 5 cordas a Lakland leva de lavada na minha opinião, também numa faixa de preço similar.

Fico feliz em ter visto a Fender melhorar muito em qualidade dos seus instrumentos de série nos últimos anos. Hoje eu considero uma boa compra e boa opção dentro dos designs clássicos. Se estivesse escrevendo isso uns bons 13 ou 14 anos atrás, teria uma opinião diferente.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por allexcosta Qua Dez 09, 2020 7:48 am

Marvis escreveu:não cheguei a tocar num fender "péssimo"

Experimente um Fender MIM médio de meados dos anos 90 e você sairá correndo pra comprar um SX ou um Squier CV.

Os MIA também não passavam de OK, alguns ruins.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Dez 09, 2020 8:59 am

allexcosta escreveu:
Marvis escreveu:não cheguei a tocar num fender "péssimo"

Experimente um Fender MIM médio de meados dos anos 90 e você sairá correndo pra comprar um SX ou um Squier CV.

Os MIA também não passavam de OK, alguns ruins.

Aconteceu comigo. Me lembro que vendi o Fender Mexicano por 2200
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Convidado Qua Dez 09, 2020 10:12 am

allexcosta escreveu:Experimente um Fender MIM médio de meados dos anos 90 e você sairá correndo pra comprar um SX ou um Squier CV.

eles tinham quais problemas?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por allexcosta Qua Dez 09, 2020 10:27 am

Henri-Q escreveu:eles tinham quais problemas?

Hardware nunca foi péssimo, mas controle de qualidade era sofrível, tróculos mal cortados, fretwork ruim, soavam mal, quase todos precisavam de shim e mesmo assim a regulagem raramente ficava boa.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Dez 09, 2020 11:08 am

Acho que a regulagem não ficar boa...

Esse Elite que estou não está 100% baixa como uso. O melhor que já tive foi o mexicano que vendi para o Fernando aqui do Fórum. Esse sim...é touch!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Convidado Qua Dez 09, 2020 11:22 am

allexcosta escreveu:
Henri-Q escreveu:eles tinham quais problemas?

Hardware nunca foi péssimo, mas controle de qualidade era sofrível, tróculos mal cortados, fretwork ruim, soavam mal, quase todos precisavam de shim e mesmo assim a regulagem raramente ficava boa.

Acho que os MIM não evoluíram tanto assim nesses quesito. Quando peguei meu meu MIM (2007) fiquei chocado com a baixa qualidade do Hardware. Cheguei até a comentar o incidente com a ponte abrindo o bico no meio do culto. Aliás... por falar em ponte:

Eu tinha como referência de ponte no meu baixo isso
Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Whatsa24

E o "Deluxe Rolling Eyes " MIM veio com essa bagaça aí, ó
Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Whatsa25

Sem falar da escala, que aparenta ter sido fatiada em um cortador de frios de tão fina...
Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Whatsa26

Mas o saldo é positivo. Gosto do som que o baixo entrega e fiquei com ele até hoje.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos