Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

John Entwistle - Idolatria da mediocridade

+24
kattastroff
BLZENI
Kenny Santa Cruz
Nino
GRRS
Claudio
vinibassplayer
Breno_Barnabe
LucianoLMO
Maurício_Expressão
pedrohenrique.astronauta
CSergio
Ivanov_br
Jãozeiro
rafael.buzzi.andrade
Juninho Sampaio
WHead
Marlim
Stormbringer
Fernando Zadá
JAZZigo
lcs.
Zubrycky
allexcosta
28 participantes

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por allexcosta Seg Jan 04, 2021 9:35 am

Ou deveria dizer "um nível abaixo da mediocridade"? Quantos baixistas medianos você vê por aí tocando tudo fora de tempo, cheio de ruído?

Tem coisa nesse mundo da música que é realmente fora da minha compreensão, essa é uma delas...



allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54485
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por Zubrycky Seg Jan 04, 2021 10:18 am

scratch
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19018
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por lcs. Seg Jan 04, 2021 10:38 am

Não que seja o baixista com a técnica mais apurada de todas ou um super solista (os vídeos demonstram claramente), mas dentro do contexto do rock (principalmente nos anos 60 e 70), o Entwistle sempre foi considerado um dos grandes e bastante influente.
lcs.
lcs.
Membro

Mensagens : 358
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por JAZZigo Seg Jan 04, 2021 10:50 am

Sou rockeiro desde criancinha e taí um baixista que nunca fez minha cabeça, muito pelo contrário. Não curto absolutamente nada.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16395
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 04, 2021 10:59 am

Eu não consigo ouvir The Who acho chato demais.
Baixista bom de rock me vem a mente o do GrandFunk Railroad de resto nem saberia citar nenhum que se destaque desses dinossauros.
Talvez Jack Bruce no Cream e os baixistas do Hendrix que se destacam e olhe lá.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por Stormbringer Seg Jan 04, 2021 12:29 pm

Fernando Zadá escreveu:Eu não consigo ouvir The Who acho chato demais.
Baixista bom de rock me vem a mente o do GrandFunk Railroad de resto nem saberia citar nenhum que se destaque desses dinossauros.
Talvez Jack Bruce no Cream e os baixistas do Hendrix que se destacam e olhe lá.
o Mel Schacher?
Depois do Geezer, é o próximo da lista do Allex, eu apostaria
Ri Muito
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Zubrycky e Marlim gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por Zubrycky Seg Jan 04, 2021 12:36 pm

snax
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19018
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por Marlim Seg Jan 04, 2021 12:38 pm

Bait fraco esse tópico

Já vi melhores aqui mesmo
Marlim
Marlim
Membro

Mensagens : 489
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por allexcosta Seg Jan 04, 2021 12:42 pm

lcs. escreveu:o Entwistle sempre foi considerado um dos grandes e bastante influente.

Influentes o cara do U2 e do Guns também são, mas ninguém os considera "o melhor de todos os tempos", "acima do nível deus" ou coisas do gênero como vejo falarem desse senhor.

Nos próprios vídeos que postei há comentários assim:

"Levels of difficulty for a Bass Player:

- Beginner
- Easy
- Intermediate
- Advanced
- Master
- Theoretically Impossible
- John Entwistle"


ou

"John Entwistle was the mozart of the bass guitar, his perfect mastery of this magnificent instrument still dazzles the listener as 'thunderfingers' astounds even after death. R.I.P. Sir John!"

ou mesmo...

"I have no doubt in my mind that the same velocity that he feels those bass strings caused the chaotic matter of the universe to meld and create harmony."

Enquanto o sr em questão sequer consegue tocar no beat ou tirar uma nota limpa.

Vocês realmente concordam com esses comentários?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54485
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por WHead Seg Jan 04, 2021 12:44 pm

cyclops
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2753
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por allexcosta Seg Jan 04, 2021 12:47 pm

Me respondam com toda sinceridade...

Se um membro qualquer do fórum, digamos um novato, postasse um ou dois vídeos tocando exatamente igual a esse sr na seção de demos e vídeos qual resposta seria mais apropriada? Um conselho de estudar mais devagar, usar metrônomo e limpar um pouco a técnica... Ou vocês diriam que o cara era um deus do contrabaixo?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54485
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por Stormbringer Seg Jan 04, 2021 1:01 pm

Marlim escreveu:Bait fraco esse tópico

Já vi melhores aqui mesmo
De um desconto, só parece fraco pela recorrência, mas é igual aos outros
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por allexcosta Seg Jan 04, 2021 1:33 pm

Stormbringer escreveu:De um desconto, só parece fraco pela recorrência, mas é igual aos outros

Eu particularmente acho o das conversas em bares mais bem elaborado, mas continuo curioso sobre as possíveis respostas às indagações que fiz ao longo do tópico.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54485
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Jan 04, 2021 1:35 pm

Eu nunca vi falar nesse véio aí, mas vou te contar...se eu não tivesse equilíbrio emocional, dava um tiro na minha cabeça. É por isso que não tenho armas....

QUE DESGRAÇA horrível. Vontade de amarrar esse demônio no poste e bater nele até ele sangrar!

Edit: Vou tomar um sal de frutas ENO. Tive que beber! Fiquei tão puto aqui
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por Zubrycky Seg Jan 04, 2021 1:37 pm

snax
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19018
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por allexcosta Seg Jan 04, 2021 1:44 pm

Juninho Sampaio escreveu:Eu nunca vi falar nesse véio aí, mas vou te contar...se eu não tivesse equilíbrio emocional, dava um tiro na minha cabeça. É por isso que não tenho armas....

QUE DESGRAÇA horrível. Vontade de amarrar esse demônio no poste e bater nele até ele sangrar!

Edit: Vou tomar um sal de frutas ENO. Tive que beber! Fiquei tão puto aqui

Me diga uma coisa...

A gente, baixista, chega tocando assim no ensaio pra amostra de som do SESI Piatã ou do colégio Salesiano... Toca? Não toca, né? Eles vão chamar outra pessoa, ou mesmo tocar sem baixo...

Me pergunto se as pessoas que ouvem isso e insistem na genialidade o fazem porque realmente acham bom ou se é vergonha de dizer que é uma b^%$ completa e ser mal visto nas conversas em bares ou moto clubes.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54485
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 04, 2021 1:58 pm

Stormbringer escreveu:
o Mel Schacher?
Depois do Geezer, é o próximo da lista do Allex, eu apostaria
Ri Muito

Sei lá o nome dele mas tem mais groove em uma ou duas músicas deles do que na discografia toda do The Who e Black Sabbath






Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg Jan 04, 2021 2:29 pm

Honestamente nunca tinha ouvido que "John Entwistle" era um "dos grandes".
"The Who" também nunca me fez muito a cabeça.

allexcosta escreveu:A gente, baixista, chega tocando assim no ensaio pra amostra de som do SESI Piatã ou do colégio Salesiano... Toca? Não toca, né? Eles vão chamar outra pessoa, ou mesmo tocar sem baixo...

Levando em consideração em especial o video 2 que tu postou, tio, eu falaria o seguinte pra um cara que chegasse assim:
"Beleza, agora que tu terminou teus execícios de aquecimento pode por favor executar o seu solo?"
Pra mim é isso que parece: um monte de coisas aleatóreas que ele sabia fazer.

Fernando Zadá escreveu:(...)Talvez Jack Bruce no Cream e os baixistas do Hendrix que se destacam e olhe lá.
John Deacon do Queen, não?
Ou ele não é tão dinossauro assim? hehe
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por WHead Seg Jan 04, 2021 2:46 pm

^Allex, entendo sua colocação.
Acho, porém, que os comentários que você citou devem vir de fãs - provavelmente leigos - movidos pela paixão (e embora eu já tenha lido comentários bastante elogiosos à ele vindos de gente do ramo, nunca vi uma autoreferência sobre sua genialidade). Até o vocalista Roger Daltrey, vez por outra, se incomodava com a performance do sujeito! Mas acho que o mérito dele não se limita à sua técnica.. Particularmente acho que ele se encaixava perfeitamente entre Daltrey, Townshend e Moon, seu instrumento conquistou um espaço pouco comum na música pop da época e ele foi capaz de administrar isso ao longo da carreira da banda. Admiro sua personalidade, sua atitude e o destaque que compartilha até hoje com o contrabaixo no rock. Abraço.

“Eu só queria tocar mais alto do que qualquer outra pessoa. Eu realmente ficava irritado quando as pessoas podiam aumentar seus amplificadores de guitarra e tocar mais alto do que eu.” - J.Entwistle

Why John Entwistle was the greatest rock bassist of all time.
https://www.musicradar.com/news/why-john-entwistle-was-the-greatest-rock-bassist-of-all-time

The Ox by Paul Rees review – the Who’s bass player behaving badly.
https://www.theguardian.com/books/2020/mar/08/the-ox-last-of-great-rock-stars-john-entwistle-paul-rees-review

5 isolated bass tracks that prove The Who’s John Entwistle is a genius.
https://faroutmagazine.co.uk/the-who-john-entwistle-bass-isolated-tracks-genius/
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2753
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por allexcosta Seg Jan 04, 2021 2:58 pm

rafael.buzzi.andrade escreveu:Honestamente nunca tinha ouvido que "John Entwistle" era um "dos grandes".

https://www.rollingstone.com/music/music-lists/50-greatest-bassists-of-all-time-1003022/
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54485
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por Zubrycky Seg Jan 04, 2021 3:04 pm

Falando como alguém que tem todos os discos do Black Sabbath (além de revistas e livros sobre eles), alguém que estudou o estilo e que já tocou muito Sabbath na vida (inclusive em uma banda tributo), posso afirmar, categoricamente, que se há uma coisa que não falta no Black Sabbath é justamente groove.

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19018
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por Stormbringer Seg Jan 04, 2021 3:07 pm

Não sei opinar/Glória Pires

Mas eu gosto do The Who e ao meu ver ele era o cara certo pra banda... Gostar ou não gostar é um lance que a gente(eu, pelo menos) não racionaliza muito. A gente tenta racionalizar quando a gente não gosta e se sente na obrigação de explicar, tacnicamente, o por que Razz



Nao é o assunto do tópico, mas sobre Black Sabbath, eu só tenho pena de quem é amargurado ao ponto de não ver qualidade ali... O bando de véio amargurado, pelamordedeus!
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por allexcosta Seg Jan 04, 2021 3:16 pm

Stormbringer escreveu:Gostar ou não gostar é um lance que a gente(eu, pelo menos) não racionaliza muito.

Ói... pirat
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54485
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 04, 2021 3:17 pm

rafael.buzzi.andrade escreveu:
John Deacon do Queen, não?
Ou ele não é tão dinossauro assim? hehe

Eu nem considero o Queen tão rock assim pra mim já esta mais pro pop com pitadas de rock.

Zubrycky escreveu:Falando como alguém que tem todos os discos do Black Sabbath (além de revistas e livros sobre eles), alguém que estudou o estilo e que já tocou muito Sabbath na vida (inclusive em uma banda tributo), posso afirmar, categoricamente, que se há uma coisa que não falta no Black Sabbath é justamente groove.


Stormbringer escreveu:

Nao é o assunto do tópico, mas sobre Black Sabbath, eu só tenho pena de quem é amargurado ao ponto de não ver qualidade ali... O bando de véio amargurado, pelamordedeus!

Não disse em momento nenhum que é ruim mas pro meu gosto são bons criadores de riff e acho o som tão chato que já ouvi quando era moleque mas zero paciência de ouvir hoje.

Na verdade eu tenho um pouco de preconceito admitido com coroa que ouve rock pesado.
Olho e fico imaginando que o cara não conseguiu superar os hormônios da adolescência.
Talvez seja bobagem minha mas é assim que vejo....

Mesma coisa com maconheiro que tem mais que 20 anos nas costas acho p#$% looser.

hide hide


Última edição por Fernando Zadá em Seg Jan 04, 2021 3:20 pm, editado 1 vez(es)
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Stormbringer gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por allexcosta Seg Jan 04, 2021 3:19 pm

WHead escreveu:“Eu só queria tocar mais alto do que qualquer outra pessoa. Eu realmente ficava irritado quando as pessoas podiam aumentar seus amplificadores de guitarra e tocar mais alto do que eu.” - J.Entwistle

Pronto, agora acho ele o melhor de todos os tempos. ahn
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54485
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por WHead Seg Jan 04, 2021 3:21 pm

allexcosta escreveu:
WHead escreveu:“Eu só queria tocar mais alto do que qualquer outra pessoa. Eu realmente ficava irritado quando as pessoas podiam aumentar seus amplificadores de guitarra e tocar mais alto do que eu.” - J.Entwistle

Pronto, agora acho ele o melhor de todos os tempos.  ahn

Não entendi sua colocação mas eu quis apenas apontar que ele nunca se propôs a ser o melhor: apenas queria ser ouvido.
E conseguiu.
Todo o resto foi "de quebra", como se diz por aqui..
Abraço.

cyclops
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2753
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por allexcosta Seg Jan 04, 2021 3:28 pm

^ Eu não entendi o quote ou os links.

Alguém "se propõe a ser o melhor"?

Pra ser ouvido tem que tocar tudo fora?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54485
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg Jan 04, 2021 3:41 pm

allexcosta escreveu:
rafael.buzzi.andrade escreveu:Honestamente nunca tinha ouvido que "John Entwistle" era um "dos grandes".

https://www.rollingstone.com/music/music-lists/50-greatest-bassists-of-all-time-1003022/

O título é "Greatest Bassists" e não "Best Bassists", ou seja, leva em considaração (e muito) a fama dos sujeitos e não apenas (em alguns casos aí, nada) a capacidade técnica deles. Para mim, só isso justifica o seguinte:
Speranza Spalding é número 45 enquanto Lemmy é número 33;
Paul McCartney é número 9;
e...
Edgar Meyer sequer está na lista.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por Jãozeiro Seg Jan 04, 2021 3:42 pm

Fernando Zadá escreveu:Talvez Jack Bruce no Cream e os baixistas do Hendrix que se destacam e olhe lá.

Noel Redding mandava bem. A cozinha do The Jimi Hendrix Experience era muito boa (Mitch Mitchell na batera). O Axis: Bold as Love é uma aula de rock (que muito músico rockeiro pulou). 

E esse disco tem um baita timbre de Jazz Bass (e vejam só, por milagre salta na mix).
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3079
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por WHead Seg Jan 04, 2021 3:52 pm

allexcosta escreveu:^ Eu não entendi o quote ou os links.

Alguém "se propõe a ser o melhor"?

Pra ser ouvido tem que tocar tudo fora?

^A citação foi pra mostrar que entre o que ele pensava e o que os outros pensam dele existe um abismo enorme.

Não vejo arte como uma competição - nunca saberia dizer quem é o melhor, ou o segundo melhor, ou o pior - mas sempre que alguém cita o Entwistle vem quase que por osmose as classificações de "melhores"... essas bobagens pra vender revista.. Isso induz muitos incautos a repetirem esse comportamento de fã principalmente na internet.. A gente já viu isso.. Mas quando Geddy Lee, por exemplo, cita Entwistle, humildemente, eu concedo o benefício da dúvida, busco e ouço a referência com atenção pra extrair o que posso acrescentar ao meu tocar.

Sobre ser ouvido ele, ele desenvolveu um modo de fazer seu instrumento se sobressair em meio às guitarras e baterias do Who, reconhecidamente barulhentas pra época (vários baixistas também tinham essa preocupação, aliás). Não usou apenas volume e timbre, mas ocupou e avançou sobre espaços normalmente reservados à guitarra/bateria no pop.

Sobre os vídeos, acho que existem amostras melhores do trabalho dele enquanto contrabaixista do Who, por exemplo - por isso compartilhei os links (embora eu não goste muito do título "gênio").

Só isso.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2753
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 04, 2021 4:03 pm

WHead escreveu:Mas quando Geddy Lee, por exemplo, cita Entwistle, humildemente, eu concedo o benefício da dúvida, busco e ouço a referência com atenção pra extrair o que posso acrescentar ao meu tocar.

Sobre os vídeos, acho que existem amostras melhores do trabalho dele enquanto contrabaixista do Who, por exemplo - por isso compartilhei os links (embora eu não goste muito do título "gênio").

Só isso.

Tai outro que acho chato pacas o Geddy apesar de tocar bem tem uma voz de taquara rachada e deixa o som do Rush mais chato de ouvir do que aquele outro gritão que é o cara do AC/DC.

Sobre os videos espero que tenha mesmo o segundo nem adiantando duas vezes consegui ouvir até o final.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

WHead gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 04, 2021 4:19 pm

Jãozeiro escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Talvez Jack Bruce no Cream e os baixistas do Hendrix que se destacam e olhe lá.

Noel Redding mandava bem. A cozinha do The Jimi Hendrix Experience era muito boa (Mitch Mitchell na batera). O Axis: Bold as Love é uma aula de rock (que muito músico rockeiro pulou). 

E esse disco tem um baita timbre de Jazz Bass (e vejam só, por milagre salta na mix).

Cheguei a fazer uns 3 show num Hendrix tribute como baixista e deu um trampo dar um clima parecido.
Estava bem divertido pena o guitar ter se mudado pro Canadá que era uma gig divertida.
Igualmente bom é o Double Trouble do Stevie Ray Vaughan e o trio do John Meyer com o Paladino no baixo.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por allexcosta Seg Jan 04, 2021 4:34 pm

rafael.buzzi.andrade escreveu:O título é "Greatest Bassists" e não "Best Bassists", ou seja, leva em considaração (e muito) a fama dos sujeitos

Yep. Por isso o #1 é James Jamerson, que morreu à míngua e é desconhecido até entre músicos.

WHead escreveu:A citação foi pra mostrar que entre o que ele pensava e o que os outros pensam dele existe um abismo enorme.

Eu entendi. Só não entendo o que isso acrescenta no argumento.

WHead escreveu:Não vejo arte como uma competição - nunca saberia dizer quem é o melhor, ou o segundo melhor, ou o pior - mas sempre que alguém cita o Entwistle vem quase que por osmose as classificações de "melhores"... essas bobagens pra vender revista.. Isso induz muitos incautos a repetirem esse comportamento de fã principalmente na internet.. A gente já viu isso.. Mas quando Geddy Lee, por exemplo, cita Entwistle, humildemente, eu concedo o benefício da dúvida, busco e ouço a referência com atenção pra extrair o que posso acrescentar ao meu tocar.

Independente de ser competição ou não, ou do que o Geddy Lee falou... Você escuta esse baixista e pensa "nossa, é um excelente baixista"?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54485
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por Zubrycky Seg Jan 04, 2021 4:37 pm

Fernando Zadá escreveu:
Cheguei a fazer uns 3 show num Hendrix tribute como baixista e deu um trampo dar um clima parecido.
Estava bem divertido pena o guitar ter se mudado pro Canadá que era uma gig divertida.

As linhas de baixo do Noel Redding no The Jimi Hendrix Experience são sensacionais (toquei algumas delas em meus longínquos tempos de banda cover) e ele era o membro da banda que garantia a coesão sonora da banda enquanto a bateria e a guitarra duelavam musicalmente entre si.

Fernando Zadá escreveu:
Igualmente bom é o Double Trouble do Stevie Ray Vaughan e o trio do John Meyer com o Paladino no baixo.

O mestre Pino Paladino foi o baixista do The Who entre 2002 e 2017.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19018
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por WHead Seg Jan 04, 2021 5:26 pm

Allex, não acho que Entwistle seja genial, tampouco medíocre. A citação foi apenas pra indicar o caminho que o falecido ensejava - bem longe de ser o primeiro, o melhor ou qualquer coisa.. Era apenas um cara que tocava numa banda barulhenta e que queria se fazer ouvir - e isso ele conseguiu.

Acho que os vídeos que você selecionou realmente deixam a desejar mas estão distantes - até  cronologicamente - do ápice do artista (quiçá sob efeito de alguma substância). Ápice, esse, que ao meu ver, se compõe de mais nuances do que a própria técnica de execução - essas sim, mais relevantes pra mim.

Acho que nenhum outro baixista seria capaz de compor o Who e transformar-se no que ele virou, nem o Palladino.
Abraço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2753
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por Zubrycky Seg Jan 04, 2021 5:36 pm

Sendo o sujeito chato que sou, me pergunto (sem aqui me referir à alguém em especial): Em tempos interessantes e repletos de superficial velocidade, para quê perder tempo ouvindo a discografia de uma banda para descobrir mais sobre ela (mesmo que isso signifique sair da zona de conforto) quando se pode tirar conclusões definitivas, instantâneas, pernósticas, peremptórias e certeiras sobre a capacidade musical de qualquer instrumentista a partir de um par de vídeos (muitas vezes) feitos fora de contexto?


Última edição por Zubrycky em Seg Jan 04, 2021 5:42 pm, editado 1 vez(es)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19018
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Mauricio Luiz Bertola, Stormbringer e Marlim gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por Stormbringer Seg Jan 04, 2021 5:42 pm

WHead escreveu:

Acho que nenhum outro baixista seria capaz de compor o Who e transformar-se no que ele virou, nem o Palladino.
Eu acho que ja falei algo parecido noutro tópico
Entre o Entwistle e o Pino, se eu tivesse os dois pra escolher e por numa banda, na esmagadora maioria dos cenários eu escolheria o Pino... exceto no The Who
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Maurício_Expressão e Zubrycky gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por Stormbringer Seg Jan 04, 2021 5:47 pm

WHead escreveu:Mas quando Geddy Lee, por exemplo, cita Entwistle, humildemente, eu concedo o benefício da dúvida, busco e ouço a referência com atenção pra extrair o que posso acrescentar ao meu tocar.
Outro que ja citou elogiosamente o Entwistle mais de uma vez é Lee Sklar... se foi sincero, eu não sei, mas tambem parece um cara que merece ser ouvido
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por Zubrycky Seg Jan 04, 2021 5:48 pm

Stormbringer escreveu:
WHead escreveu:

Acho que nenhum outro baixista seria capaz de compor o Who e transformar-se no que ele virou, nem o Palladino.
Eu acho que ja falei algo parecido noutro tópico
Entre o Entwistle e o Pino, se eu tivesse os dois pra escolher e por numa banda, na esmagadora maioria dos cenários eu escolheria o Pino... exceto no The Who

Tendo em vista a discografia de ambos, filosofo sobre o assunto e penso, com os meus velhos e surrados botões, que a grandeza musical de Pino reside em ser um camaleão musical capaz de se adaptar à qualquer situação e que, no lado oposto ao de Pino, a grandeza musical de Entwistle residiu justamente no fato dele ter sido incapaz de ter sido outra coisa além de si mesmo.

Grandezas musicais diferentes, mas, ainda assim, grandezas.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19018
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Maurício_Expressão, Guga Ramone, Stormbringer e Marlim gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 04, 2021 8:01 pm

Até Cristo pode ressuscitar e falar que o cara é bom se eu ouvir e achar chato sou mais minha opinião....

Nem Pino me faz ter vontade de ouvir The Who.... já ouvi bastante coisa por osmose mas eu nunca peguei um disco pra ouvir por vontade ou prazer.
Sabbath é outro e sei que é delicado falar de uma banda que Mr Zubricky ama de paixão mas eu não consigo achar, pro meu gosto, nada além de uma banda ok. Também já devo ter ouvido boa parte da discografia por tabela mas nunca me deu vontade de ouvir por conta própria.
Apesar de eu detestar a gritaria do Ac/DC e do Rush eu também respeito e acho bandas boas dentro do estilo.... não são lá um Deep Purple mas quebra o galho....

hide hide
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por WHead Seg Jan 04, 2021 9:05 pm

Fernando Zadá escreveu:Até Cristo pode ressuscitar e falar que o cara é bom se eu ouvir e achar chato sou mais minha opinião....


E é assim mesmo que tem que ser, não há dúvidas! Agora, eu acho que tanto "genial" quanto "medíocre", no sentido contrário, são subjetividades nossas.

Eu não sei dizer se o finado era um excelente baixista, ou um medíocre, porque me faltam referências (não conheço a maioria dos baixistas), não tenho conhecimento técnico suficiente e nem sei se existem critérios para definir "excelência" e/ou "mediocridade" - aí as recomendações ajudam..

(pra mim, diante do que eu conheço e considero como aspectos positivos de um baixista dentro de uma banda no universo do rock dos anos sessenta e setenta, o falecido era um dos grandes - e eu não me considero fã do Who, nem gosto da pegadas cheia de estalos que ele impunha, nem do timbre sempre aberto de seu instrumento!)

É muito provável que ele não fosse um Mozart, como sugeriu o comentário citado pelo Allex, mas  sua obra está posta e, focando apenas em sua execução técnica, muitos entendidos do metiê vivem a citá-lo e reverenciá-lo.

Sei que vocês têm conhecimentos técnico e experiência de vida suficiente para compará-lo e medí-lo mas talvez falte a sensibilidade de compreendê-lo dentro dos limites do rock em questão - não é uma crítica mas apenas um fator que também pesa e não pode ser negligenciado, ok?

Mais um ponto pras recomendações.

Aliás, se eu dou carona pra um amigo mecânico e ele me alerta sobre um ruído estranho no meu veículo, assim que possível eu dou uma passada na concessionária e peço pra checarem, você não?

Abraço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2753
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Maurício_Expressão gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por allexcosta Seg Jan 04, 2021 9:28 pm

Eu já acho que medíocre tá bom demais. Essa palavra simplesmente significa dentro da média.

E tenho curiosidade se algum de vocês, sendo dono de banda ou se tocasse outro instrumento, daria OK pra um baixista que chegasse num teste tocando tk tk tk tk tom tk tk tk tom bem rápido, todo fora do tempo, parece um tique nervoso...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54485
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por Convidado Seg Jan 04, 2021 9:38 pm

WHead escreveu:Agora, eu acho que tanto "genial" quanto "medíocre", no sentido contrário, são subjetividades nossas.

Concordo até a página 2.

Genial de fato é incontestável. É como Jaco ou Laboriel... uma pessoa que coloca o talento desses caras em xeque cava para si uma situação vexatória.

Genial Subjetivo é dizer que Dee Dee Ramone era um baixista genial porque tocou nos Ramones, tá ligado? E ter que ficar justificando a genialidade do cara. Eu usei o DD como exemplo por uma questão de polidez, pois minha intenção é somente de me expressar e não ofender, mas poderia facilmente troca-lo por caras que já foram citados aqui, pois guardadas as proporções suas "genialidades" são bastante equivalentes.

Medíocre de fato é praticamente mensurável. Você sabe divisão rítmica? Metrônonomo? Figuras rítmicas e as respectivas pausas... pois bem. Um cara que não toca no tempo (principalmente se tiver alguns anos com o instrumento em punho) é bem medíocre. Você manja de campo harmônico, escalas, intervalos e etc? Pois bem... um cara que vive a tocar notas fora ou que vive a tocar intervalos feios e chocantes com a harmona quando tenta improvisar também é bem medíocre. Não há subjetividade nesse tipo de análise.

Medíocre no sentido subjetivo é ranço... por exemplo, detesto o Robert Trujillo e para mim ele é medíocre Razz , mas sei que na real ele não é nenhum pouco medíocre... o cara toca muito bem, eu é que não gosto dele.  

WHead escreveu:É muito provável que ele não fosse um Mozart, como sugeriu o comentário citado pelo Allex, mas  sua obra está posta e, focando apenas em sua execução técnica, muitos entendidos do metiê vivem a citá-lo e reverenciá-lo.
Lembre que no meio desses caras entendidos do mitiê, figuram grandes nomes como Regis Tadeu Rolling Eyes

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por Zubrycky Seg Jan 04, 2021 9:44 pm

Tendo ouvido muito rock nesta vida, penso que o rock dos dias de hoje seria um gênero muito mais interessante se mais baixistas desse estilo fossem "medíocres" como o Entwistle "foi". Rolling Eyes notme hide
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19018
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Marlim gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por Convidado Seg Jan 04, 2021 9:45 pm

allexcosta escreveu:Eu já acho que medíocre tá bom demais. Essa palavra simplesmente significa dentro da média.
Talvez o impacto psicológico da palavra quase sempre nos direcione aos significados mais depreciativos...

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Captu135

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por Zubrycky Seg Jan 04, 2021 9:54 pm

Henri-Q escreveu:
WHead escreveu:É muito provável que ele não fosse um Mozart, como sugeriu o comentário citado pelo Allex, mas  sua obra está posta e, focando apenas em sua execução técnica, muitos entendidos do metiê vivem a citá-lo e reverenciá-lo.
Lembre que no meio desses caras entendidos do mitiê, figuram grandes nomes como Regis Tadeu Rolling Eyes

O Régis descobriu como ganhar a vida com uma fórmula que mistura mau humor com polêmica juntamente com um amontoado de obviedades. A água molha, o fogo queima, o gelo é frio... bounce bounce bounce
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19018
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por Ivanov_br Seg Jan 04, 2021 9:59 pm

O estilo dele foi determinante no som do The Who, uma banda fantástica e icônica.
Agora, melhor do mundo.....é ruim....
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7027
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Maurício_Expressão gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por Jãozeiro Seg Jan 04, 2021 10:05 pm

Zubrycky escreveu:Tendo ouvido muito rock nesta vida, penso que o rock dos dias de hoje seria um gênero muito mais interessante se mais baixistas desse estilo fossem "medíocres" como o Entwistle "foi". Rolling Eyes notme hide

Será?
Enchem o saco da banda Greta Van Fleet, que é igual Led Zeppelin, descem a lenha neles dizendo que é imitação...mas aí quando chega banda nova fazendo rock novo dizem que é ruim, que a geração tá perdida e que rock bom é igual o do Led dos anos 70. Aí vem Greta Van Fleet, e...

Esse é o loop infinito da grande massa de fãs de rock. O novo não é bom, só as bandas clássicas que prestaram. E gente nova tocando velharia também não vale. Então é um impasse. Aconteceria o mesmo com um novo Entwistle, um novo The Who, um novo The Beatles.

Curto rock desde criança também, convivo em ambientes de rock e com rockeiros desde sempre.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3079
Localização : Doha - Qatar

Maurício_Expressão, Guga Ramone, Eduardo Tob e Nelson Bass gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por WHead Seg Jan 04, 2021 10:11 pm

Henri-Q escreveu:

Concordo até a página 2.

(...)

Lembre que no meio desses caras entendidos do mitiê, figuram grandes nomes como Regis Tadeu Rolling Eyes

Não são aos críticos, nesse caso, a quem me refiro. São outros grandes e reconhecidos nomes do contrabaixo do rock, pares contemporâneos ou não que reconhecem mérito - até técnico - na obra deixada pelo Ox.

Sobre os conceitos, ainda acho subjetivo. Jaco seria um fiasco nos Ramones, assim como Dee Dee seria no Weather Report (embora pareçam memoráveis essas interações). Acho que a contextualização ainda é o ponto crucial para qualquer consideração - sem nos esquecermos, é claro, das propostas desses artistas. Abraço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2753
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por allexcosta Seg Jan 04, 2021 10:13 pm

Zubrycky escreveu:Tendo ouvido muito rock nesta vida, penso que o rock dos dias de hoje seria um gênero muito mais interessante se mais baixistas desse estilo fossem "medíocres" como o Entwistle "foi".

O baixista iniciante de banda de rock tocando de graça em barzinho hoje em dia é 10x melhor que o sr em questão.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54485
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

John Entwistle - Idolatria da mediocridade Empty Re: John Entwistle - Idolatria da mediocridade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos