Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

+72
Adriano Oliveira
Marcondes_
Ricardo Petrone
Yngway
AlbertoBass
edumerino
Bosclima
LFBruschi
Neto_Martini
ricardo_hiendl
edu_carvalho
Raul S.
Felipe Costa
luizribeiro
bruno the manager
andremega
liba
valmor
*-* Rafinha *-*
RFFanBR
Toninho (Tequeba)
basslave
Rafinha Bass
jgs
Lionbass
Cambraia
Estevão Fagundes
André Souza
José Carlos
Alencar
DenisLM
Alexandre Lopes
Rdg Bass
Daniel
Rico
webercar
Fernando Zadá
NESCAU
Renato
Pagode Alto Astral
Felipe Andreoli
thgbass
Glauco
jp salgado
dibass
leopeixoto
Henrique Alencar
Claudio Jardim
Christian
japaubatuba
Bill wyman
Pedroswaldo
GusVCD
Claudio
Boss2K
Amagomes
Maurício_Expressão
URSOBHZ
allexcosta
Cantão
thiagoprateado
LuCaSbass
Binão
nukebass
Eduardo Chaves
Vlad
Ricardo
jiroumaru
Tiago Bass
Ivanov_br
Cid
Mauricio Luiz Bertola
76 participantes

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Convidado Sáb Nov 07, 2009 6:01 pm

Galera,

queria propor um pequeno debate (que pra mim serve como pesquisa também), me desculpem se isso já foi feito em outro tópico. Qualquer coisa me avisem e eu sigo com a discussão em outro lugar.

É o seguinte: De uns tempos pra cá, tenho visto instrumentos sendo vendidos a 12 mil, 15 mil reais... Levando em consideração que a maioria (pelo menos 90 por cento) dos discos foram feitos com instrumentos infinitamente mais baratos e (talvez) simples, o que justifica esses exorbitantes preços atribuídos a um contrabaixo?

Já acho um absurdo o preço que certos instrumentos vintage (e outros nem tanto) e alguns baixos de luthier alcaçaram no mercado brasileiro... Mas realmento gostaria de entender (sem preconcepções ou julgamentos) o que leva alguém a gastar 10 mil reais com um instrumento, e se a diferença de preço é proporcional a diferença do resultado sonoro.

Queria realmente ouvir a opinião do máximo de pessoas possível...

Abraços e obrigado,

S@Reston


Última edição por Sá Reston em Dom Nov 08, 2009 7:58 pm, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Nov 07, 2009 6:13 pm

A minha opinião é simples e direta: Eu não vejo porque pagar R$ 10 mil num instrumento. Em 1º lugar porque a música não está no instrumento, em 2º lugar porque grande parte de som vem da amplificação e da "pegada" do músico. Assim, excluindo as "tranqueiras", dá para se fazer excelente som com apenas um bom baixo de um preço razoável e um amp de qualidade.
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Cid Sáb Nov 07, 2009 6:41 pm

Eu nao vejo problema em dar o preço que quiser num instrumento porque tem muitas coisas envolvidas em todo processo.

Se paga caro não só pelo som, mas pela prazer de tocar em determinado instrumento, seja pela sua sonoridade, marca ou construção ou até afeto.

Se a questão é apenas sonora talvez não compense pagar milhares de reais, mas não é só isso que conta.

Por exemplo, um Sadowsky Jazz BAss pesa muito menos que qualquer JAzz Bass. Esse peso muito menor proporciona maior conforto e saude pro seu corpo, isso nao vale a pena? Sacou?
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Ivanov_br Sáb Nov 07, 2009 6:45 pm

É um assunto polêmico, que deve levar em consideração algumas coisas:

1) Situação financeira do instrumentista
2) Uso profissional ou amador, ou seja, ganha a vida com esse instrumento!?
3) Será o único instrumento?!
4) Tem valor sentimental determinado instrumento?! Ou seja, tê-lo será mais emocional do que musical, como o nosso amigo Tiago Prateado que comprou o baixo principal do seu ídolo maior.

Isso tudo tem que ser levado em consideração, e respeitado.

Já toquei num Fodera NYC (com o pessoal do Fórum no Rio), e não daria jamais 15.000 reais nele.

Acho que instrumentos custom tem seu preço elevado pela mão de obra diferenciada e "marca" que alguns luthiers já têm, como o Zaganin.

Enfim, tem muito a se discutir...
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Tiago Bass Sáb Nov 07, 2009 6:45 pm

Eu penso mais ou menos como Mauricio falou . você tendo um instrumento descente em mãos , um ampli bom também , você não precisa de mais nada . mais também quem compra esses baixos é porque tem $$$ , pra isso , acho quase todos nós se tivessemos condições teriamos , Foderas , Kent Smith , Lakland ....e por ai vai .
Agora fazer loucuras pra ter instrumentos assim , eu não faria ! IMHO

____________________________
Pro Butequis Negadis
Tiago Bass
Tiago Bass
Membro

Mensagens : 2221
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/tiagodomingues

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por jiroumaru Sáb Nov 07, 2009 6:54 pm

Quando qualquer bem de consumo chega a esse tipo de valor, considerado exorbitante dentro de seu nicho, quase sempre o valor é subjetivo. Já vimos tópicos aqui de como um SX tem um som matador por uma fração de um Fender, mas muitos aqui se pudessem comprariam um Fender no lugar de um SX. Tem explicação lógica pra isso?

Tem gente que compra um carro por causa do barulho do motor, compra uma tela com uns borrados porque acha que é arte e tem gente comprando instrumentos raros e caríssimos.

Eu pessoalmente não vejo problema nisso. Existem marcas e linhas econômicas de excelente qualidade que não impedem os amadores e iniciantes de tocarem. Quem tiver afim de pagar 10 "pilas" no instrumento que seja feliz.

____________________________
YAMAHA CLUB #002 | Clube Hartke #006 | Clube do Heavy Metal #007
1,97m - "Maior" baixista do fórum
jiroumaru
jiroumaru
Membro

Mensagens : 1155
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Ricardo Sáb Nov 07, 2009 7:06 pm

Acho que vale a regra lá dos classificados: Cada um pede quanto quer e paga quem quiser e puder; e o resto não tem nada a ver com isso.

Agora se vale a pena só quem comprou vai poder dizer, eu não pagaria essa grana num bass.

Gostaria de poder ir para os EUA agora e pagar 500 dólares num Precision Mexicano novinho, isso sim é um negócio que vale a pena (IMO). Twisted Evil

____________________________
"Spend more time looking at the fingerboard and less time looking at the headstock".
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Vlad Sáb Nov 07, 2009 7:06 pm

Acho q ninguém perderia um trampo por ñ ter um desses... acho dispensável... mas nada contra quem tem mt menos quem tem vontade de ter...
Vlad
Vlad
Membro

Mensagens : 2138
Localização : Sampa

http://instagram.com/vladcarvalho

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Vlad Sáb Nov 07, 2009 7:20 pm

Mas tem uma coisa tb... nossas referências no Brasil pra preço são terríveis neh... Mas, pensando em baixo usados, com menos de 10 tvz aqui a gente só não consiga comprar um Fodera...
Sadowski, Alembic e KS aparecem por menos de 10mil... mas precisa ter grana na mão...
Daí dps vem os Fenders Custons, Music Man, G&L e outros... LAk usado msm custa menos q Music Man usado...
O problema é comprar em loja especializada na Teodoro... em q Music Man usado custa 8mil... aí ñ tem como pagar menos de 10 mil num baixo mais top
Vlad
Vlad
Membro

Mensagens : 2138
Localização : Sampa

http://instagram.com/vladcarvalho

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Eduardo Chaves Sáb Nov 07, 2009 7:20 pm

A minha linha de pensamento vai na do Jiro!

Eu não daria mais de 10mil num intrumento desse por que não tem o porque!

Eu não trabalho como professor de musica, não toco em bares, não gravo Cd's e demos... Então pra que comprar um baixo caro desses? Ai vem a parte financeira e psicológica... hehhe! Se eu tivesse esses 10mil, voando, sobrando no meu bolso, ai sim compraria pra satisfazer meu ego, matar minha vontade de ter um instrumento TOP. Você ter um instrumento e ser feliz com ele é o que importa, independente de valor.

Por que que eu compraria um Honda Civic SR todo automático, com trocentos cavalos de potencia? Pra trabalhar? Por necessidade? Pra mim não! Seria pra me satisfazer. Mas para um Taxista, ou um motorista particular que ganha dinheiro com isso, concerteza cairia muito bem um carro desses, pois é conforto pra ele e para o cliente.

Então finalizando: vale sim pagar por uma coisa, tanto por necessidade quanto para o bel prazer. As vezes acho loucura uma pessoa que não necessita daquilo pra trabalhar, mas sim pra se divertir, gastar uma quantia enorme de dinheiro para se satisfazer pscicologicamente. Mas se colocando no lugar da pessoa, fariamos a mesma coisa!

Agora so uma questão interessante: Todos aqui que não tem uma TV de LCD ou Plasma em casa, não gostariam de ter uma na sala? Para se satisfazer, dar mas conforto a seu descanço? É por ai quanto a um intrumento caro, IMHS(Sincera)O. Very Happy
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Ritter Royal Flora Aurum

Mensagem por nukebass Sáb Nov 07, 2009 7:23 pm

Bow ur knees 2 Ritter Royal Flora Aurum hail

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Mostexpensivebassguitar

http://www.luxuo.com/most-expensive/bass-guitar.html

$250.000 notme


Última edição por nukebass em Sáb Nov 07, 2009 7:29 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Binão Sáb Nov 07, 2009 7:24 pm

Imagino que este tipo de pergunta pode se aplicar para qualquer tipo de objeto. Não só a instrumento musical.

Uma possivel interpretação, é que determinados objetos valem mais pelo prazer de te-los que por sua qualidade.
O Cara que tem uma ferrari poderia ter qualquer outro carro no mundo, custando um percentual infimo do custo da ferrari e ainda com uma p*** qualidade, mas o prazer que a ferrari proporciona para ele é inigualável.

Definitivamente, em minha opinião, não existe uma relação lógica entre preço pago x prazer de adquirir um objeto.
O Cid é um exemplo disto. O cara teve oportunidade e consições financeiras de ter ótimos instrumentos, mas o que custou mais barato está dando mais prazer.

____________________________
BGM
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Cid Sáb Nov 07, 2009 7:28 pm

Binão escreveu:O Cid é um exemplo disto. O cara teve oportunidade e consições financeiras de ter ótimos instrumentos, mas o que custou mais barato está dando mais prazer.
Eu sou um cara que pra instrumento e equipamentos em geral eu ligo muito pra marca. Nao tenha dúvida que se a Lakland tivesse um Short Scale nos mesmos moldes daquele SX, eu pagaria bem mais no Lakland sem nem piscar hehe.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Convidado Sáb Nov 07, 2009 7:52 pm

Eu de forma alguma quero julgar quem tem um instrumento que custa um preço desses... Se o preço que rola no mercado daqui é esse, o cara tem grana e quer muito ter o instrumento, não tem juízo de valor pra isso.

O que me revolta e me faz pensar sobre a questnao custo X benefício (som e outras coisas que foram citadas) é justamente o preço que é colocado pra esses instrumentos ditos TOP no mercado brasileiro. É muito injusto, se compararmos com o preço em dolar lá fora (nos EUA, que é de onde vem a maioria desses instrumentos).

É totalmente fora de proporção. Mesmo não se tratando apenas de som, a proporção benefícios X diferença no preço é absurda na minha opinião.

O discussão tá boa!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Tiago Bass Sáb Nov 07, 2009 7:52 pm

Esse Ritter ai de cima já é uma coisa surreal ! $250.000 pila . hahahaha lol!

____________________________
Pro Butequis Negadis
Tiago Bass
Tiago Bass
Membro

Mensagens : 2221
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/tiagodomingues

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Tiago Bass Sáb Nov 07, 2009 7:54 pm

Sá Reston escreveu:Eu de forma alguma quero julgar quem tem um instrumento que custa um preço desses... Se o preço que rola no mercado daqui é esse, o cara tem grana e quer muito ter o instrumento, não tem juízo de valor pra isso.

O que me revolta e me faz pensar sobre a questnao custo X benefício (som e outras coisas que foram citadas) é justamente o preço que é colocado pra esses instrumentos ditos TOP no mercado brasileiro. É muito injusto, se compararmos com o preço em dolar lá fora (nos EUA, que é de onde vem a maioria desses instrumentos).

É totalmente fora de proporção. Mesmo não se tratando apenas de som, a proporção benefícios X diferença no preço é absurda na minha opinião.

O discussão tá boa!

Mais você está dizendo Top que vem de fora , ou os custom feitos aqui mesmo ?
eu não entendi direito !rsrs

____________________________
Pro Butequis Negadis
Tiago Bass
Tiago Bass
Membro

Mensagens : 2221
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/tiagodomingues

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Convidado Sáb Nov 07, 2009 7:55 pm

Acho que o preço dos custom daqui é nivelado pelo que se paga pelos instrumentos gringos, que sempre foram referencial.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Tiago Bass Sáb Nov 07, 2009 7:58 pm

Sim , então mais ai eu digo outra coisa .
por exemplo , eu não pago tipo 10 K num baixo custom feito aqui , por essas grandes luthierias que temos aqui .
Eu acho que esses custom daqui , estão com um preço muito salgado !

____________________________
Pro Butequis Negadis
Tiago Bass
Tiago Bass
Membro

Mensagens : 2221
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/tiagodomingues

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por LuCaSbass Sáb Nov 07, 2009 8:20 pm

Já toquei em baixo de 2k com som tão bom quanto baixo de 10000. Mas nunca vi baixo de 2k tão confortável quanto de 10k. Isso que eu acho que faz a maior diferença
Tirando que, se for de luthier, tem baixos que são verdadeiras obras de arte.
Tem um luthier de acustico aqui que faz baixos que são avaliados e vendidos no EUA por 15000 dólares. Toquei num desse hoje e afirmo que se tivesse a grana pagava. O conforto, o som e tambem a obra de arte que é esse baixo são coisas absurdas!

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por thiagoprateado Sáb Nov 07, 2009 8:35 pm

Cid escreveu:Eu nao vejo problema em dar o preço que quiser num instrumento porque tem muitas coisas envolvidas em todo processo.

Se paga caro não só pelo som, mas pela prazer de tocar em determinado instrumento, seja pela sua sonoridade, marca ou construção ou até afeto.

Se a questão é apenas sonora talvez não compense pagar milhares de reais, mas não é só isso que conta.

Por exemplo, um Sadowsky Jazz BAss pesa muito menos que qualquer JAzz Bass. Esse peso muito menor proporciona maior conforto e saude pro seu corpo, isso nao vale a pena? Sacou?

PERFEITO / MUITA PROPIEDADE !!!..PERFEITO ! cheers cheers cheers
thiagoprateado
thiagoprateado
Membro

Mensagens : 203
Localização : sao bernardo do campo

http://www.myspace.com/thiagoprateado

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por thiagoprateado Sáb Nov 07, 2009 8:38 pm

nukebass escreveu:Bow ur knees 2 Ritter Royal Flora Aurum hail

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Mostexpensivebassguitar

http://www.luxuo.com/most-expensive/bass-guitar.html

$250.000 notme

MINHA MAE NUNCA TINHA VISTO FALAR NESTE BASS..QUE LINDO..CARAKA...
thiagoprateado
thiagoprateado
Membro

Mensagens : 203
Localização : sao bernardo do campo

http://www.myspace.com/thiagoprateado

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Convidado Sáb Nov 07, 2009 8:48 pm

LuCaSbass escreveu:Já toquei em baixo de 2k com som tão bom quanto baixo de 10000. Mas nunca vi baixo de 2k tão confortável quanto de 10k. Isso que eu acho que faz a maior diferença
Tirando que, se for de luthier, tem baixos que são verdadeiras obras de arte.
Tem um luthier de acustico aqui que faz baixos que são avaliados e vendidos no EUA por 15000 dólares. Toquei num desse hoje e afirmo que se tivesse a grana pagava. O conforto, o som e tambem a obra de arte que é esse baixo são coisas absurdas!

Concordo Lucas mas, no caso hipotético que vc citou, do baixo de 10 mil ser mais confortável que o de 2 mil... A minha dúvida é: o conforto a mais vale a pena os 8 mil de diferença? Até que ponto ele é realmente necessário? E até que ponto ele justifica nego cobrar os preços desproporcionais por algumas dessas "peças"?

Acho que sempre vão dar um jeito de fazer um instrumento mais confortável, mas acho que é uma coisa meio surreal que não para nunca, e o preço só sobe hehe

Penso a mesma coisa com relação ao design dos instrumentos... Acho que os exageros são cada vez maiores, e que muitas vezes acaba se pagando mais por conta disso também...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Cantão Sáb Nov 07, 2009 9:10 pm

Bom , como todo baixista , e ser humano consumidor , claro que tenho uma Gas danada por um Zaganin Jazz bass por exemplo...por um Fender então nem se fala , nesse caso já entra a questão de tradição da marca e tals , não sou músico profissional , o som que curto , o timbre ..etc , tiro no meu Shelter Jazz bass antigão numa boa , então acho que se fosse pra pagar 10.000 num baixo , se tivesse condições...seria mais , pra ter uma obra de arte da luthieria... Wink

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21706
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Cid Sáb Nov 07, 2009 9:15 pm

Rapaz se vc tem a grana vc dá mesmo. Um bom exemplo é carro. Eu posso perguntar: qual carro vc tem? Ai vc vai dizer que tem o carro X, ai eu posso perguntar mas porque vc nao nao comprou o X - Y? Entao isso nao tem limite nao. O carro tem a mesma funcao, leva vc de um lugar para outro, mas se vc tem uma graninha sobra vc paga um pouquinho a mais pra ter um confortinho a mais...
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por allexcosta Sáb Nov 07, 2009 9:20 pm

Ao longo dos anos o musico busca o SEU instrumento e as vezes acontece uma conexao especial com um instrumento mais caro. Quando o cara ja esta numa fase boa, tocando direto, ganhando bem da propria musica ou de outra fonte ou tem a grana, por que nao? Pra muita gente gastar R$20.000 e o mesmo que um de nos, meros mortais, comprar um chiclete de 50 centavos.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por LuCaSbass Sáb Nov 07, 2009 9:30 pm

Alem do mais eu acho que um baixo caro desse é um investimento, como uma obra de arte. Esses baixos muito caros são geralmente de luthier e por que um quadro pode valer milhões de dolares e um baixo não deve valer mais de 10000? Ispiração e o trabalho dos caras não tem preço.

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por URSOBHZ Sáb Nov 07, 2009 9:58 pm

Atribuir preço a alguma coisa é tarefa complicada e que, em muitos casos,e extrapola a simples aplicação de regras matemáticas.

O nosso mercado doméstico é inflacionado, e isso é fato. Logo, os preços estão, por vezes, muito acima do que seria o real. Aqui entra excesso de lucro, carga tributária, etc.

No entanto, penso que aquele que tem a musica como fonte principal de renda e ofício deve, sim, buscar o que exista de melhor disponível. Nesse quesito o conforto, o peso... ergonomia de um modo geral tem grande contrinuição e influência.

Mas vamos fazer um paralelo: Quanto custaria, digamos, um ou dois instrumentos TOP, um amplificador TOP, caixas TOP, set de pedais TOP e completo, cabos TOP, etc... Uns R$ 40.000,00~50.000?

É um bom investimento? Sim, é uma quantia considerável. No entanto, são poucos os negócios que se pode iniciar/abrir com 50k. Um profissional liberal gasta bem mais que isso para monatr um BOM consutório odontológico, uma BOA clínica médica ou veterinária, um bom escritório de advocacia.....um empresário que intente abrir uma loja, uma padaria, uma oficina gasta MUITO mais do que isso!

Assim, investimento profissional de 50K é uma pechincha!
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Maurício_Expressão Sáb Nov 07, 2009 10:06 pm

Tudo depende do nível.

Do nível instrumental do baixista e de suas exigências (sonoras, estéticas, ergonométricas, etc).

Do nível financeiro.

Do nível de utilização desse instrumento para o instrumentista.

São esses 3 fatores que determinam o que se investe ou não em instrumento.

Se vocês acham 10.000 muito caro em um baixo, tem violinos de 4 milhões de dólares. E dai?

Segura as calças para não cair...

O fato de você não querer gastar R$ 10.000 num instrumento é com certeza um dos 3 fatores de nível que citei acima.

Se o amador comprou um Ritter de US$ 35.000, não tem banda e usa sozinho no quarto acompanhando um CD do Odair José, sorte desse amador (ou azar não sei...).

O fato de você não estar em um dos 3 níveis que o faça gastar R$ 10.000 num instrumento não significa absolutamente nada.

Nem que quem tem um baixo de R$ 10.000 é melhor ou pior que você.

Acho que a gente tem é que ser feliz e se o outro tem um baixo de R$ 10.000 mas a gente está contente com nosso baixo de R$ 700, então está tudo certo.

O cara que comprou o baixo de R$ 10.000 não pode de forma alguma incomodar a gente.

Agora, se estamos descontentes com alguma coisa no nosso som, ou queremos uma outra opção sonora para nosso trabalho, ou deixam de contratar nossos serviços de baixista por causa de nosso set-up, dai sim temos que nos preocupar em procurar um outro baixo.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Amagomes Sáb Nov 07, 2009 10:16 pm

De fato já ouve debates acalorados sobre isso aqui no fórum e minha opinião já expressa várias vezes é:

Eu acho exagero pagar uma fábulas em instrumento ( coisas como 10,20 k...etc)
O que um Fodera de 20 k resolve que um MM de +/- 6 k não resolve...? Ou mesmo um bom Zaganin ou Eliézer de 3,4 ou 5 k? Será que tem tanta diferença assim, no resultado final,SE é que tem diferença (fora ,é óbvio as diferenças timbrísticas de cada instrumento) .
Enfim, mesmo que eu tivesse não pagaria, o meu limite é 5K. Se eu tivesse vinte,possivelmente compraria um baixo de 5000 e compraria o restante de equipamentos para estúdio...hehe .mas nunca gastaria os 20 apenas no baixo.

Mas é aquela estória. pagar ou não depende de um série de outros fatores, já citados pelos companheiros nos posts anteriores.
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Cid Sáb Nov 07, 2009 10:22 pm

Acho que o Maurício sintetizou bem a coisa, e acho que a coisa é muito mais financeira/prioridades e tal...

Duvido o cara ter grana sobrando e comprar um baixo barato. É igual o cara ser milionário e morar numa casinha furreca, ter uma carrinho caindo os pedaços... é sem noção isso. Isso é a exceção.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por jiroumaru Sáb Nov 07, 2009 10:36 pm

Cid escreveu:
Duvido o cara ter grana sobrando e comprar um baixo barato. É igual o cara ser milionário e morar numa casinha furreca, ter uma carrinho caindo os pedaços... é sem noção isso. Isso é a exceção.
Tem louco pra tudo, acredite...

Agora falando sério, concordo, mas se o cara milionário quiser, não precisa comprar uma mansão de ouro numa ilha particular, com 10 ferraris cobertas de diamante.

Acho que nesse ponto, a pergunta é: o que te satisfaz? Se a pessoa tem o dinheiro e a vontade...

____________________________
YAMAHA CLUB #002 | Clube Hartke #006 | Clube do Heavy Metal #007
1,97m - "Maior" baixista do fórum
jiroumaru
jiroumaru
Membro

Mensagens : 1155
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Boss2K Sáb Nov 07, 2009 10:43 pm

Compartilho a opinões de muitos foristas aqui. Todos nós somos orientados por diversas correntes de pensamento. Uns mais práticos, outros pé-no-chão, cautelosos, creteriosos e, outros sem qualquer explicação. É a natureza humana, tão diversa e controversa que poderemos ficar discutindo eternamente sobre esse assunto. Certamente não vamos encontrar respostas para a dúvida do colega Sá Reston. Em princípio, se há um mercado que justifica a existência de instrumentos a esses preços, então é porque tem demanda pra isso.

Um exemplo meio fora de contexto, é a famosa especulação imobiliária aqui na área central de Brasília. Um apartamento que em 99 custava 70mil, custa hoje, nada menos que 250mil e, esse mesmo apartamento não sofreu qualquer reforma nesses 10 anos. Nada, absolutamente nada, os tacos do assoalho estão soltando, não tem armários, louças e ferragens antigas e infiltrações, etc .... Pergunto; o que fez o valor do apto subir/valorizar tanto (quase 400%)? O INPC? O IPTU? ou a "grife" de estar localizado na área central de Brasília?

Não sei se toda a tecnologia vai ser capaz de fazer um diferencial quantitativo entre essa reedição aí abaixo e um pau e corda qualquer ... se quem tira o som do instrumento é a mesma pessoa ....

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-112830125-fender-jazzbass-75-reedico-_JM

Flames off, please! ... argue

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Claudio Sáb Nov 07, 2009 10:50 pm

Eu só pagaria 10K num instrumento, se fosse um Acústico que tivesse um altíssimo significado histórico... tirando isso, não há chances!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Nov 07, 2009 10:56 pm

Eu só pagaria 10K num instrumento, se fosse um Acústico que tivesse um altíssimo significado histórico... tirando isso, não há chances!
Compartilho integralmente de sua opinião.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por LuCaSbass Sáb Nov 07, 2009 11:07 pm

ClaudioBass escreveu:Eu só pagaria 10K num instrumento, se fosse um Acústico que tivesse um altíssimo significado histórico... tirando isso, não há chances!
Eu pagaria ate uns 15k num acustico de luthier top e sem significado historico nenhum, se eu tivesse a grana. E com adjusters ainda! What a Face

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por GusVCD Dom Nov 08, 2009 12:27 am

Posso ser sincero aqui? Se me der a GAS e tiver o dinheiro sobrando, compro o baixo q for no preço q for...

Mas como conheço bem minha realidade e não sou um consumista compulsivo, vou por aqui, só babando nas fotos e tendo pequenos infartos com o q tem aparecido pelos Classificados!!
lol!

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Cid Dom Nov 08, 2009 12:29 am

ClaudioBass escreveu:Eu só pagaria 10K num instrumento, se fosse um Acústico que tivesse um altíssimo significado histórico... tirando isso, não há chances!
notme
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Binão Dom Nov 08, 2009 12:43 am

Infelizmente não tenho muitas oportunidades de postar muito neste fórum (Falta de tempo e conhecimento), mas pelo menos uma vez ao dia eu tenho que entrar, é vicio.
Ótimo post, várias vertentes de opinições, contudo todas bem embasadas pelas experiências pessoais de cada um.
É por isto que sou fanático por este fórum.

____________________________
BGM
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por allexcosta Dom Nov 08, 2009 12:55 am

Eu acho que so se vive uma vez...

Cada um faz o que quer com sua grana. Tenho meu chinelo desde 2001, ando num carro de 500 dolares, compro camiseta no Walmart, vem 3 num pacote que custa $1.99, almoco metade de um Subway e guardo a outra metade pro jantar, mas tenho 4 Foderas debaixo da cama e minha mesinha de cabeceira sao 8 caixas Bergantino... Fazer o que? up

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Cid Dom Nov 08, 2009 12:57 am

KKKKKK ALex, chinelinho desde 2001 com 127 kilinhos em cima, imagino a pasta que ta esse chinelo hehe.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por nukebass Dom Nov 08, 2009 1:41 am

Cid escreveu:KKKKKK ALex, chinelinho desde 2001 com 127 kilinhos em cima, imagino a pasta que ta esse chinelo hehe.

A galera entrega mesmo... Laughing

Aproveitando a oportunidade... se eu fosse milionário, a ÚLTIMA coisa que eu pensaria seria em qual baixo comprar e, principalmente, por qual preço... Nossa... sendo milionário, haveria uma dúzia de coisas que faria, durante uns 5 anos, que NÃO seria escolher um baixo... Bom... quando eu for milionário, esperarei uns 5 anos e voltarei a esse tópico... enquanto isso, na sala de justiça, o Bob aqui vai digerir umas poucas doses de whisky que tomei agora há pouco em um casamento drunken

Xêro pra vocês! Sleep

____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por allexcosta Dom Nov 08, 2009 2:01 am

Cid escreveu:KKKKKK ALex, chinelinho desde 2001 com 127 kilinhos em cima, imagino a pasta que ta esse chinelo hehe.

Pois e, mas como bom brasileiro sempre dou um jeitinho ne? Ja consertei ela com prego, grampo de cabelo e desde que o pe esquerdo rasgou todo encontrei uma solucao perfeita:

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? PhpLhGm1I-chinelo

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Pedroswaldo Dom Nov 08, 2009 3:14 am

É galera, eu não pagaria. Hoje. Amanha, seu tivesse a grana, não sei, talvez...

Sobre som, claro que faz diferença. Se é MELHOR. Não sei. Talvez. Se justifica. Aí são ainda outros quinhentos. Prá mim não, mas posso falar pelos outros? Nunca.

Penso igual ao Alex. Cada um faz o que quer com a grana. Ele mesmo falou que com chinelo, gasta só tinta de caneta, mas tem um set de sonhos na casa dele. Escolha.

Vou ainda mais longe. Diferenças sonoras eu nem tenho como julgar. Levando o racioínio pro campo automotivo, não vou comparar um porshe com um fiat 147, mas veja aqui: Duas Ferrari 599 GTB Fiorano. Qual a diferença entre as duas? É o mesmo carro.

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Ferrari-carros-dourado-2
DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Ferrari-carros-dourado-3

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Novitec-rosso-ferrari-599-gtb-fiorano-2008-1

Justifica? Prá mim não, inclusive, se fosse comprar uma dessa, seria cinza.
MAs pro cara que mandou folhear a dele à ouro valeu. Com certeza ele ficou felizão. E com certeza ele está muito satisfeito de ter uma assim.

Acho isso, as coisas top existem, por que são diferenciadas (afinal não dá para comparar uma ferrari com um fiat 147). E porque tem alguém que vai querer comprar.

E ainda vai ter alguém que vai mandar folhear a ouro...
Será que o Whisky que vale 3000 euros o shot vale esse preço? Confira aqui.
DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Mais_caro
Mas se vc tivesse a oportunidade de tomar, de graça, iria querer? Ou iria de GRANTS? poke Pois é, tem quem queira, possa e pague.

E é isso. Passarinho que come pedra, sabe o c* que tem.
Cada um na sua. up

____________________________
"Olho por olho e o mundo acabará cego" Ghandi
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1133
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Bill wyman Dom Nov 08, 2009 8:07 am

Se eu tivesse grana, faria muita m... mas fico feliz em pagar no máximo 1000 em um instrumento, olhando pelo lado da musica, se for por questões de ostentação, iria na ferrari de ouro aí.
Bill wyman
Bill wyman
Membro

Mensagens : 54
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por japaubatuba Dom Nov 08, 2009 9:04 am

pow nao é questao de som!

eu msm gastei algo em torno de 20k +- com as coisas que eu tenho entre guitarras e baixos e violoes!

a questao em si nao esta nos 10k mas sim e como isso afeta o seu bolso!
meu tio por ex: com 2 meses de aula de guitarra gastou por volta de 5k e nem toca nada! e essa grana nao afeta em nada o padrao de vida dele!

agora se vc nao tem condicoes e quer muito uma bagaca dessa vc vai ralar mas acredito que vai ser mais por realizacao pessoal do que qlqr outra coisa!

____________________________
KAMEHAME-HAAAA!!!!!! - #31 Clube dos Pedreiros
japaubatuba
japaubatuba
Membro

Mensagens : 113
Localização : Ubatuba

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Tiago Bass Dom Nov 08, 2009 10:49 am

Pra quem tem condições de comprar baixos top , super valorizados tem outra vantagem ainda , um dia que precisar de uma grana , vendendo um ou dois baixos , já pega uma graninha boa !

____________________________
Pro Butequis Negadis
Tiago Bass
Tiago Bass
Membro

Mensagens : 2221
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/tiagodomingues

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Christian Dom Nov 08, 2009 10:50 am

Se eu tivesse a grana pagaria numa boa, porque hoje em dia quem quer coisa de otima qualidade tem de pagar caro mesmo, o que custa sonhar, e pra meus ouvidos obsoletos, ter o som que voce procura vale a pena sim, lembro-me quando tinha um baixo Eagle duro e horrivel, me chamavam pra tocar e nunca conseguia tirar aquele som, o timbre legal, o som ela horrivel, graças me livrei deste baixo, queria um slap decente, tentaca de tudo, cordas novas, bom ampli, pedais, mas o som do baixo era ruim mesmo, talvez podia ser algo entre o cara e o baixo, mas ficava sonhando com um fender 75 ou um fodera, e na boa se tivesse a grana pagava sem pestanejar. E se voces somarem o tanto que ja gastaram com musica incluindo tudo, mas tudo mesmo passa mais de 10 mil.

ensaio, estudio, cordas, cabos, ampli, pedais, gasolina etc e etc.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Claudio Jardim Dom Nov 08, 2009 10:59 am

Eu acho que investir em instrumentos musicais é um ótimo negócio. Não existe tanta depreciação e o retorno que ele te dá costuma valer o investimento.

Ao contrário de computadores de 10 mil reais, que passam a valer 2 mil em pouco tempo, ou câmeras digitais de 5 mil reais, que passam a valer 1000 reais em pouco tempo, os baixos as vezes até se valorizam com o tempo.

Agora, eu tenho aqui uns 10 baixos, alguns de 8 mil, outros de 2 mil, e digo que, como eles foram testados, escolhidos a dedo, todos tem o mesmo nível de som, pegada, etc., obviamente alguns dos mais baratos sofreram alguns ajustes, mas tenho um cort coreano chinfrim de 2 mil reais com captadores bartolini que fala uma barbaridade e tem um braço delicioso.

Hoje são outros tempos aqui no brasil, quando comecei a tocar, em 1984, não tinhamos opções a preços baixos, era tudo muito vagabundo ou importado e caríssimo. Então a turma que tá iniciando agora tem todas as opções pra gastar pouco e ter um bom instrumento.

Eu sou fotógrafo e rola a mesma discussão com cameras, tenho amigos com cameras de 120 mil reais que fotografam pior que outros com cameras bem mais baratas.

Mas nao podemos condenar ninguém, depois que vc passa uma vida inteira se dedicando a uma atividade, é normal que vc goste de "brinquedinhos mais caros", eu to quase comprando um Asema, não custa 10 mil, mas cerca de 8 mil reais, e acho que vale a pena.
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Henrique Alencar Dom Nov 08, 2009 11:12 am

"Pois é, tendo dinheiro não existem coisas impossíveis ..."

Belchior

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Convidado Dom Nov 08, 2009 11:12 am

Galera,

comecei o debate não com o intuito de condenar ninguém, e sim de questionar a relação preço X benefícios musicais que alguns instrumentos oferecem.

E de questionar os inacreditáveis preços que são atribuídos aos instrumentos no Brasil. Porque aqui um Music Man de 800, 900 dólares chega a 5 mil reais?

Meu foco principal é na questão musical, pelo que tenho visto o preço adicional dos instrumentos mais caros tem a ver com outras coisas. (o fato de ser uma obra de arte, peso a menos, conforto adicional, etc...)

E o principal mesmo é isso que está rolando, muita gente opinando e todo mundo pensando a respeito hehe Esse forum é a coisa mais legal que podia acontecer na internet pra nós, baixistas brazucas, com baixos de 200 ou 20.000 reais.

Só pra ilustrar como não há regra: O Adriano Giffoni é um dos baixistas tops de gravação no Brasil, certo? Tirando o Yamaha NE2 que ele ganhou da fábrica e é o instrumento de gravação principal dele, sabe quais são os 2 instrumentos que ele está e usa ao vivo agora?

Dois SX!!! Um fretless com caps Bartolini e um fretted com caps Fender. E olha que o cara já tocou com tudo que é instrumento... Só pra ilustrar que as vezes, mesmo um músico que está no "topo" não precisa pagar nem querer pagar quantidades exorbitantes de dinheiro por equipamento de qualidade. Pensando na qualidade que queremos e podemos (e é esperada de nós) atingir no mundo real, não em possibilidades hipotéticas. No próximo disco do Giffoni os SX vão pintar toda hora e vai ter gente pensando: "Pô, que som! Pena que eu não tenho grana pra ter um D'Mark igual a esses..." hehehe

O Ney Conceição é outro: pagou mais de 10 mil reais no Fodera e só usa o Jazz Bass 4 cordas!

Abraço e vamos em frente!!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos