Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

+72
Adriano Oliveira
Marcondes_
Ricardo Petrone
Yngway
AlbertoBass
edumerino
Bosclima
LFBruschi
Neto_Martini
ricardo_hiendl
edu_carvalho
Raul S.
Felipe Costa
luizribeiro
bruno the manager
andremega
liba
valmor
*-* Rafinha *-*
RFFanBR
Toninho (Tequeba)
basslave
Rafinha Bass
jgs
Lionbass
Cambraia
Estevão Fagundes
André Souza
José Carlos
Alencar
DenisLM
Alexandre Lopes
Rdg Bass
Daniel
Rico
webercar
Fernando Zadá
NESCAU
Renato
Pagode Alto Astral
Felipe Andreoli
thgbass
Glauco
jp salgado
dibass
leopeixoto
Henrique Alencar
Claudio Jardim
Christian
japaubatuba
Bill wyman
Pedroswaldo
GusVCD
Claudio
Boss2K
Amagomes
Maurício_Expressão
URSOBHZ
allexcosta
Cantão
thiagoprateado
LuCaSbass
Binão
nukebass
Eduardo Chaves
Vlad
Ricardo
jiroumaru
Tiago Bass
Ivanov_br
Cid
Mauricio Luiz Bertola
76 participantes

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Ricardo Dom Nov 08, 2009 11:37 am

Interessante que esse lucro exagerado que as lojas colocam parece se direcionar mais para instrumentos e amplificadores top. Me corrijam se eu estiver errado mas tenho a impressão que os periféricos, como pedais por exemplo, tem um preço mais justo (valor do pedal + taxa de importação + um lucro razoável para a loja). Ou não? scratch

____________________________
"Spend more time looking at the fingerboard and less time looking at the headstock".
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Nov 08, 2009 11:45 am

Cara, a sua observação sobre o Giffoni (ele tem un Eliezer D'Lara também) e o Ney Conceição exprime bem minha opinião sobre o assunto em pauta.
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Convidado Dom Nov 08, 2009 11:46 am

O Giffoni nao tem mais nenhum do Eliezer nao... Ele tinha um verticala (que ajudou a desenhar), mas agora está com um do Germano.

Fora isso, só os dois SX, o Yamaha e um acústico Nhureson.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Nov 08, 2009 12:12 pm

Isso eu não sabia, pois eu o conheci lá na oficina do Eliezer, e ele estava com um elétrico normal (fretado). O cara é muito tranquilão e gente boa.
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por LuCaSbass Dom Nov 08, 2009 12:35 pm

Sá, eu não acho o Giffoni parametro... o cara é um baita músico, mas já foi endorser de praticamente qualquer marca que imaginar.
E o Ney usa sim um Fodera... nos videos mais atuais dele nunca vi ele usando mais o Fender, depois que comprou o Fodera.

E sobre os MusicMan chegando aqui a 5k sendo que sao vendidos a 900 dolares, isso se chama Brasil... um pais onde se paga 60% de imposto de importação não pode ser levado muito a serio...

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por allexcosta Dom Nov 08, 2009 12:57 pm

Esse lance de instrumento boutique e muito simples. Se voce nao sente diferenca entre um baixo de 1000 Reais e um de 10.000, voce nao precisa do de 10.000. A partir de determinado nivel de equipamento a diferenca nao e tao gritante e um leve aumento na tocabilidade significa muitas horas de trabalho do luthier e milhares de dolares no aumento do preco.
Para um baixista "pedreiro" que toca numa banda fazendo base, sem muita firula, sem solo, tapping ou coisa similar faz pouco sentido ter um instrumento boutique, mas pra um cara como o Victor Wooten ou Anthony Jackson que tem uma tecnica bastante intricada vale a pena tocar com um Fodera, por exemplo. Enfim, eu uso meu laptop pra olhar email e navegar na internet, e um laptop velho com 512mb de RAM e pouquissimos recursos, mas pra mim serve. Pra alguem que e viciado em games o meu laptop nao da nem pra comecar, o cara precisa ter um alienware de $10.000. Conheco baixista que toca em um Fender e um Lakland 5 cordas e prefere o Fender, pra mim nao existe nem termos de comparacao. A percepcao de mundo depende dos sentidos individuais de tato, visao, audicao, etc... E ninguem ve, ouve ou sente como outra pessoa. Por essas e outras que gosto nao se discute.

Quanto ao preco que os instrumentos chegam no Brasil, sem comentarios...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Nov 08, 2009 1:04 pm

allexcosta escreveu:Esse lance de instrumento boutique e muito simples. Se voce nao sente diferenca entre um baixo de 1000 Reais e um de 10.000, voce nao precisa do de 10.000. A partir de determinado nivel de equipamento a diferenca nao e tao gritante e um leve aumento na tocabilidade significa muitas horas de trabalho do luthier e milhares de dolares no aumento do preco.
Para um baixista "pedreiro" que toca numa banda fazendo base, sem muita firula, sem solo, tapping ou coisa similar faz pouco sentido ter um instrumento boutique, mas pra um cara como o Victor Wooten ou Anthony Jackson que tem uma tecnica bastante intricada vale a pena tocar com um Fodera, por exemplo. Enfim, eu uso meu laptop pra olhar email e navegar na internet, e um laptop velho com 512mb de RAM e pouquissimos recursos, mas pra mim serve. Pra alguem que e viciado em games o meu laptop nao da nem pra comecar, o cara precisa ter um alienware de $10.000. Conheco baixista que toca em um Fender e um Lakland 5 cordas e prefere o Fender, pra mim nao existe nem termos de comparacao. A percepcao de mundo depende dos sentidos individuais de tato, visao, audicao, etc... E ninguem ve, ouve ou sente como outra pessoa. Por essas e outras que gosto nao se discute.

Quanto ao preco que os instrumentos chegam no Brasil, sem comentarios...
Também concordo, principalmente com a parte final do têxto.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por leopeixoto Dom Nov 08, 2009 4:06 pm

A discussão sobre instrumentos que custam mais de R$ 10.000 é pertinente pois esses instrumentos são praticamente lendas aqui no Brasil.

Acho que 99% dos baixistas aqui no Brasil tem um instrumento que custou menos de R$ 2.000 e nunca na vida chegou perto de um Fodera.

Dessa dificuldade de acesso e dos preços absurdos é que nasce um certo endeusamento por alguns modelos e também a pergunta que assola a mente de quem toca com um bx-12: Será que eu tocaria melhor se tivesse um baixo desses?

Na minha opinião a resposta é: Não, você tocaria igualzinho. A única diferença é que você tocaria muito mais feliz.

____________________________
Fender Club #18, Gallien Krueger Club #17
leopeixoto
leopeixoto
Membro

Mensagens : 265
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Convidado Dom Nov 08, 2009 6:20 pm

LuCaSbass escreveu:Sá, eu não acho o Giffoni parametro... o cara é um baita músico, mas já foi endorser de praticamente qualquer marca que imaginar.
E o Ney usa sim um Fodera... nos videos mais atuais dele nunca vi ele usando mais o Fender, depois que comprou o Fodera.

Quanto ao Ney, nos videos pode até ser...(afinal de contas, mais de 12 mil em um Fodera tem que servir pra alguma coisa hehehe) Mas jé vi ele tocando aqui no Rio 5 vezes depois de comprar o Fodera e em todas ele estava com o JB preto. Inclusive ele já cansou de falar (pra mim inclusive) que o que curte mesmo é um bom 4 cordas. Acho que o Fodera é de 5 né?

Com relação ao Adriano, o fato de ter sido endorsee de varias marcas poderia ser um atestado de que ele já testou de tudo hehe E os SX nao é endorsement não, foram comprados por 700 reais cada um na Rua da Carioca. E independente disso... Acho que se pras demandas profissionais que ele tem (em palco) os SX estnao dando conta, acho que pouca gente pode falar que paga mais de 10 mil em um instrumento porque "precisa" por razões profissionais/musicais. Por isso citei o Giffoni, a gente sabe que ele é um cara bem "promíscuo" com os endorsements hehehe

Abraço!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Nov 08, 2009 6:21 pm

Na minha opinião a resposta é: Não, você tocaria igualzinho. A única diferença é que você tocaria muito mais feliz.
Eu não tenho certeza de que tocaría mais feliz por estar tocando com um Fodera....
Eu tocaría mais feliz se estivesse me divertindo, com amigos, com o público (principalmente as mulheres) dançando, etc, etc... playing
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por LuCaSbass Dom Nov 08, 2009 6:29 pm

Sá Reston escreveu:
Quanto ao Ney, nos videos pode até ser...(afinal de contas, mais de 12 mil em um Fodera tem que servir pra alguma coisa hehehe) Mas jé vi ele tocando aqui no Rio 5 vezes depois de comprar o Fodera e em todas ele estava com o JB preto. Inclusive ele já cansou de falar (pra mim inclusive) que o que curte mesmo é um bom 4 cordas. Acho que o Fodera é de 5 né?
Bem, fiz um curso com ele no começo do ano e ele estava usando so o Fodera, que é de 6 cordas. E jazz bass preto? Deve ser novo entao, que pelo que eu vi dele ele tem um Jazz Bass Fender das antigas(que deve ter custado seus 7k) natural com escudo preto.

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Convidado Dom Nov 08, 2009 6:38 pm

Escudo preto, eu quis dizer...

E no custou 7K não... Foi comprado há tanto tempo que nem poderia ter comparação... Essa é uma das minhas bolações com essa coisa do preço. Os Fenders antigos estão com um preço fora de qualquer parâmetro. Quando eu comecei a tocar (fim dos anos 80) um fender antigo era valorizado em questão de som, mas seu preço não era essa coisa que é hoje. Até mesmo porque a maioria era de algum outro músico que trouxe de fora, colocava algum pouco em cima do valor em dolar e pronto. O problema é quando entram as lojas e "importadores" profissionais na cena. Esses últimos provam que um MM chega aqui por 5 mil porque nego quer, e nao por conta dos impostos (que eles nao pagam, pois tem esquema na alfândega) hehehe

Quando o Ney comprou o Jazz Bass, se fosse 7k (ou o equivalente na época) ele não teria comprado, pois não teria grana pra isso. Sacou?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por LuCaSbass Dom Nov 08, 2009 6:43 pm

Certo. Então me diga, pq o baixo numero um da sua lista de GAS é um Ken Smith? Compre um Tagima de 2k e seja feliz uheuehuehuhe What a Face

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Convidado Dom Nov 08, 2009 6:49 pm

Eu adoro o Ken Smith, de 6 então... Agora, 17 mil num baixo eu não pago nunca, nem no dia que eu ganhar na loto (que deve ser em 2011). É uma questão pessoal, que fere meus princípios e minha inteligência...

Agora, cada um faz o que quer com seu dinheiro. Penso assim e espero que tenha ficado bem claro, beleza?

Mas fico meio confuso quando vejo pessoas tentando arranjar justificativas sonoras/musicais, quando na verdade me parece que é mais questnao de preferência pessoal em relação a outros detalhes.

O cara que compra uma Ferrari pra andar no Rio tem todo o direito de fazer isso, o dinheiro é dele. Agora, não venha me falar que pra andar no Rio é melhor um carro assim, assado, que o número de cavalos facilita muito pra se dirigir no transito e etc...

O KS vai ficar aí no GAS pra sempre, porque com esses preços que neguinho bota, eu não vou ter um NUNCA!!!! hehehe Entendeu a minha bronca com os preços altos? Eles me impedem de ter os instrumentos que eu gostaria hahaha Meu problema não é com quem paga, mas com quem cobra.

E Tagima eu não quero nem dado! hehehe


Última edição por Sá Reston em Dom Nov 08, 2009 6:51 pm, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por dibass Dom Nov 08, 2009 6:49 pm

esse topico vai render muito

vou deixar outra pergunta em um instrumento pode se fazer upgrades p se ter um som de qualidade isso eu sei

e quanto a esse conforto que vcs dizem que os foderas tem ? pode ser feita alguma coisa algum upgrade para melhorar esse conforto ?

e esse conforto é realmete tao diferente dos fodera por exemplo?
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Convidado Dom Nov 08, 2009 6:56 pm

Como disse no título do tópico:

O som compensa?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por LuCaSbass Dom Nov 08, 2009 6:59 pm

Sá Reston escreveu:Eu adoro o Ken Smith, de 6 então... Agora, 17 mil num baixo eu não pago nunca, nem no dia que eu ganhar na loto (que deve ser em 2011). É uma questão pessoal, que fere meus princípios e minha inteligência...

Agora, cada um faz o que quer com seu dinheiro. Penso assim e espero que tenha ficado bem claro, beleza?

Mas fico meio confuso quando vejo pessoas tentando arranjar justificativas sonoras/musicais, quando na verdade me parece que é mais questnao de preferência pessoal em relação a outros detalhes.

O cara que compra uma Ferrari pra andar no Rio tem todo o direito de fazer isso, o dinheiro ee dele. Agora, não venha me falar que pra andar no Rio ee melhor um carro assim, assado, que o número de cavalos facilita muito pra se dirigir no transito e etc...

O KS vai ficar aí no GAS pra sempre, porque com esses preços que neguinho bota, eu não vou ter um NUNCA!!!! hehehe Entendeu a minha bronca com os preços altos? Eles me impedem de ter os instrumentos que eu gostaria hahaha Meu problema não é com quem paga, mas com quem cobra.

E Tagima eu não quero nem dado! hehehe
Ta certo. Se eu ganhasse na Loto eu compraria um Ken Smith sem dó, mas logico que teria outras prioridades. Mas provavelmente iria nos EUA comprar, sairia mais barato mas mesmo assim seria um instrumento caro. E vale a pena sim...
Não quero dizer que o SX por exemplo é ruim, até pq já tive um e hoje tenho outro... mas comparar com baixos top, custom shop e tudo mais é demagogia... nem se compara o acabamento, a construção, o conforto e tudo mais. Os preços aqui no Brasil são abusivos mesmo, mas esses baixos são caros em qualquer lugar do mundo.
E po, qual o problema do Tagima? Tem um som 'legalzinho' e custa barato...


dibass escreveu:

e quanto a esse conforto que vcs dizem que os foderas tem ? pode ser feita alguma coisa algum upgrade para melhorar esse conforto ?

e esse conforto é realmete tao diferente dos fodera por exemplo?
Sim, Fodera é realmente o baixo mais confortavel que já toquei. O som não é meu preferido mas é o mais confortavel... e fazer um baixo tipo SX ficar tão confortavel quanto, creio que é impossivel e se fosse possivel teria que gastar bastante.
E além do conforto, convenhamos que os Fodera são muito melhor construidos, a seleção de madeiras é outra historia e só tem componente top. Enfim, é uma obra de arte, não só um baixo... e isso aumenta o valor consideravelmente!

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Convidado Dom Nov 08, 2009 7:11 pm

Cara, a minha questão é, "O som compensa?"

Eu não tenho nunhum SX, e nem comparo com instrumentos top... Eu acho o KS animal. Mas não acho que os 12 mil de diferença pra um baixo de 5 se justificam em som/resultados (tocabilidade, etc...) Trabalho como baixista e já vi nego tirar sons inacreditáveis (bons!) de todo tipo de instrumento.

Mas vou sempre considerar injusto 17 mil num KS, 12 mil num Fodera, e por aí vai. Isso vai sempre me indignar. E acho que nós músicos somos muito (os maiores) responsáveis por muita coisa sobre a qual reclamamos. Uma delas é o preço dos instrumentos. Sou praticamente formado em publicidade e jornalismo, e sei que em um mercado comparativamenbte pequeno, a influência dos usuários é tudo para ditar desde o que é bom até o quanto aquilo custa. Na época atual em que tudo que temos diz algo sobre nossas cabeças (ou os fabricantes tentam nos dizer isso), isso é muito importante.

Pra mim, essa questão é muito mais importante do que o "se eu tivesse dava" ou "quem quiser dá" e por aí vai. É uma questão que afeta a todos os baixistas e esse forum está se tornando um espaço importante pra troca de idéias da nossa classe (baixistas brasileiros). Por isso iniciei a discussão, acho importante mesmo.

Em nenhum momento disse ou quero dizer que todo instrumento é igual ou que basta um SX ou Tagima pra todo mundo ser feliz na vida. De forma alguma se trata disso.

Valeu galera, estou felizão com a participação de todos!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por LuCaSbass Dom Nov 08, 2009 7:15 pm

Ta, respondendo sua pergunta diretamente... pra mim o som compensa! :p hehe

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por jp salgado Dom Nov 08, 2009 7:43 pm

Se o cara encontrou o som perfeito (pra ele) no baixo de 10.000, então compensa.

O que eu acho absurdo é que os baixos (e todo tipo de acessório, ampli) que custam 10.000 reais não valem 10 mil, devido a essa superinflação que os brasileiros adoram dar, sejam nos impostos, sejam nos lucros.
jp salgado
jp salgado
Membro

Mensagens : 306
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Convidado Dom Nov 08, 2009 7:44 pm

Só pra ilustrar um pouco a importância do consumidor: quantas invenções geniais não apareceram no mercado de instrumentos nos últimos 20 anos, prometendo ser o novo standard (e com preço alto) e acabaram não vingando? O consumidor não aprovou. Não eram boas invenções? Talvez. Mas o fato é que o público e os formadores de opinião não compraram a briga.

Outra coisa que precisa ser dita: toda vez que um luthier acrescenta alguma "melhoria" a um instrumento (o que o torna mais caro) ele dá uma justificativa de melhoria sonora do instrumento. Eles nunca dizem: "Ah, isso aí é só acabamento, só pro baixo ficar mais fashion" hehehehehe Brincadeira mas é verdade. Muita gente compra gato por lebre nessas historinhas pra boi dormir...

Enfim, esse foi um parêntese sobre meu post anterior hehe Vamos em frente!


Última edição por Sá Reston em Seg Nov 09, 2009 7:38 pm, editado 2 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por jp salgado Dom Nov 08, 2009 8:00 pm

Eu não aceito!

Tanto é que quando eu puder ter meu Music Man eu vou procurar um usado de particular ou importar dos EUA. (ah, aquele que está nos classificados.... e ainda é da cor que eu quero hehe)

Comprar na Teodoro, jamais.
jp salgado
jp salgado
Membro

Mensagens : 306
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por jp salgado Dom Nov 08, 2009 8:05 pm

E voltando ao assunto do tópico: quem compra um instrumento de boutique está comprando uma obra de arte, ou seja, está sendo guiado pela emoção. E isso não se explica nem se justifica...
jp salgado
jp salgado
Membro

Mensagens : 306
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por dibass Dom Nov 08, 2009 9:24 pm

dibass escreveu:

e quanto a esse conforto que vcs dizem que os foderas tem ? pode ser feita alguma coisa algum upgrade para melhorar esse conforto ?

e esse conforto é realmete tao diferente dos fodera por exemplo?
Sim, Fodera é realmente o baixo mais confortavel que já toquei. O som não é meu preferido mas é o mais confortavel... e fazer um baixo tipo SX ficar tão confortavel quanto, creio que é impossivel e se fosse possivel teria que gastar bastante.
E além do conforto, convenhamos que os Fodera são muito melhor construidos, a seleção de madeiras é outra historia e só tem componente top. Enfim, é uma obra de arte, não só um baixo... e isso aumenta o valor consideravelmente![/quote]


o que eu quiz que analizase mos lucas foi discutir quais sao exatamente esses criterios de conforto ( Ex peso é um deles como o Cid ja disse )

tendo esses fatores apontados escolhendo madeiras de qualidade e componentes top tb no quesito tocabilidade poderemos ter um baixo semelhante ou tao bom qunto o fodera (eu nunca toquei em um por isso quero saber o que ele tem de melhor que faz c que a tocabilidade (conforto) dele seja tao elogiada ?

consegui ser mais claro ?

muito obrigado
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por allexcosta Dom Nov 08, 2009 10:05 pm

dibass escreveu:Sim, Fodera é realmente o baixo mais confortavel que já toquei. O som não é meu preferido mas é o mais confortavel... e fazer um baixo tipo SX ficar tão confortavel quanto, creio que é impossivel e se fosse possivel teria que gastar bastante.

Totalmente impossivel. E na tocabilidade que mora o segredo dos baixos Fodera. Poucos instrumentos se comparam. Uma joia escondida nesse sentido sao os baixos Hanewinckel. Tocabilidade de Fodera por 1/4 do preco. E pra quem nao gosta de Bartolini, ele coloca o captador que a pessoa quiser. Feitos a mao por um grande luthier da California. Recomendo.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Glauco Dom Nov 08, 2009 11:00 pm

bacana essa discussão, mas a minha opinião é q um sonho não tem preço, e vale a pena correr atrás, o lance é q para a maioria aqui, as prioridades são outras na vida, e disponibilizar 10k ou mmais num baixo é inviável. Eu pagaria sim, mas, para a minha sorte, de acordo com meu gosto pessoal, alguns baixos de até 8k , já me bastariam, alias meu singelo Fender MIM já me deixa bem feliz, sou mais feliz hj com ele do q fui c um Jazz bass 1976 que tive a anos atrás....estou vendendo ele, ate com certa dorzinha no peito,,,mas é para chegar mais perto de outro , infelizmente mais caro, e q nem sei se vai me satisfazer, mas é a vontade....vamos ver.
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por thgbass Seg Nov 09, 2009 12:42 am

Excelente discussão!
O Lucas, falou e bem anteriormente segundo a minha visão!
Existem pessoas que pagam verdadeiras fortunas, em quadros, obras de arte. .pq não pagar num instrumento. . Sendo feito por luthier, ou grandes marcas até, sinceramente não vejo problema. Sim é um alto valor, porém se existe a cogitação em adquirir um instrumento desse "porte", é pq existe tbm bala na agulha pra comprar. . sou o tipo do cara que não valorizo muito o dinheiro.. não tenho idolatria por grana, bens.. se tenho a oportunidade de comprar, compro mesmo!
Não sei o dia de amanhã, não sei como será. . sei do hoje, e hoje farei, faço o possível pelas minhas vontades, alegrias. . tenho como todo ser humano, muitos sonhos, e vontades, e luto por eles!
Dinheiro é muita coisa, porém não é tudo!
thgbass
thgbass
Membro

Mensagens : 3639
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Felipe Andreoli Seg Nov 09, 2009 4:23 am

Eu concordo com muitas opiniões e discordo de várias outras. Pra começar, eu acho que pra opinar sinceramente e dizer que não compraria tem que ter a condição pra ter, senão é a mesma coisa que dizer "não troco meu fusca por aquela Mercedes nem a pau", sendo que jamais poderia ter a Mercedes. Se vc pode ter a Mercedes e opta pelo Fusca, aí é bem diferente. É questão de condição, não de opção.

Segundo, acho que quem compra um baixo desses não está interessado se ele é mais funcional que os outros, afinal todos funcionam, de 500 a 50.000 Reais. Quem compra um instrumento desse preço está atrás de coisas em que muita gente nunca vai enxergar a diferença entre o barato e o caro. Disse bem o colega ali em cima, se vc não sente a diferença entre um baixo de mil ou dez mil Reais, provavelmente não precisa do de dez mil. Mas conforme for evoluindo, a diferença vai se tornar tão gritante que vai ser impossível voltar atrás, conforme for tendo instrumentos melhores. E, apesar de claramente existirem diferenças grandes entre o caro e o barato na maioria dos casos, não necessariamente um baixo mais caro vai ser a melhor solução pra determinado baixista. Tem gente que nunca vai trocar um Music Man por qualquer outro baixo que seja. Tem gente que ama seu Giannini e não abre mão. O fator identificação é super importante.

Agora, minha opinião sobre o som compensar ou não, acredito que compensa e muito! Nunca toquei em um baixo nessa faixa de preço que fosse menos que excelente. Talvez não fosse o ideal pro meu jeito de tocar ou pro estilo que eu toco, mas os baixos sempre eram f***! Toquei uma vez num Fodera Anthony Jackson muito animal, mas o som dele não combina nem um pouco com Heavy Metal! Eu adoraria ter um Ken Smith, mas não pra tocar no Angra. Já os baixos Warrior achei fantásticos pra qualquer estilo! Mesmo meu Yamaha TRB6P2, que custa na loja por volta de dez mil; muitas vezes prefiro usar o TRB1006, que custa um terço do preço, pq acho o som dele mais agressivo. Mas existe uma grande e clara diferença a favor do TRB6P2 na construção, na pegada, no volume equilibrado por todo o fingerboard, no eq, no piezo, na qualidade do hardware e das madeiras, no som mais redondo, etc. Gravando é um cavalo!

Outra coisa, acho que quando vc chega com um instrumento desse porte numa gig rola um respeito extra. Conheço casos de maestros que tem como critério de escolha dos baixistas que vão gravar a marca do baixo deles. Acho isso a maior besteira do planeta, mas o mercado pode enxergar com outros olhos um baixista que tem um equipamento top, independente às vezes do nível musical dele. Tem um monte de gente quebrando tudo com baixos baratos, mas o equipamento causa sim uma impressão nas pessoas, infelizmente.

Dá pra fazer uma comparação muito boa com o lance de gravação hoje em dia. Antigamente só existiam os estúdios caríssimos, o pessoal gastava centenas de milhares de dólares pra gravar um disco com aquelas mesas e prés analógicos fantásticos, microfones caríssimos, produtores renomados, etc. Hj em dia qualquer um pode fazer um disco muito bom em casa ou num pequeno estúdio, com algum conhecimento e um mínimo de equipamento. Embora seja muito subjetivo, suponhamos que a diferença de qualidade seja de 10%, mas a diferença de preço seja de 10.000%. Vale a pena gastar tanto a mais por uma diferença relativamente pequena de qualidade? Bem, pergunte a todos os grandes artistas que ainda usam os estúdios de preço astronômico. E o conforto, o status, o perfeccionismo, o bem-estar? Quem pode, na maioria das vezes, paga, e não necessariamente atrás dos 10% de qualidade a mais.

Finalmente, acho que dá pra ser muito feliz e realizado com qualquer baixo que te satisfaça, não importa o preço. Mas que vale a pena ter um p*** baixo, mesmo que custe os tubos, vale. É uma sensação indescritível!

PS: Desculpem pelo "tratado". Embarassed

____________________________
"No music, no life!"

www.felipeandreoli.com.br
www.myspace.com/andreolibass
www.twitter.com/felipeandreoli
www.facebook.com/andreolibass
www.flickr.com/photos/felipeandreoliphoto
Felipe Andreoli
Felipe Andreoli
Membro

Mensagens : 99
Localização : Jundiaí/SP

http://www.felipeandreoli.com

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Pagode Alto Astral Seg Nov 09, 2009 4:37 am

Glauco escreveu:bacana essa discussão, mas a minha opinião é q um sonho não tem preço, e vale a pena correr atrás, o lance é q para a maioria aqui, as prioridades são outras na vida, e disponibilizar 10k ou mmais num baixo é inviável. Eu pagaria sim, mas, para a minha sorte, de acordo com meu gosto pessoal, alguns baixos de até 8k , já me bastariam.

Fecho com o Glauco e para mim até bem menos de 8k .

E quanto a questão que o Sá coloca eu concordo plenamente: tá inviabilizado para 99% dos baixistas do Brasil adquirir equipamentos top. É lastimoso e creio imutável o quadro de ganância governo/importadores/lojistas.

Para finalizar: acho que o som não muda tanto e sim outros fatores como conforto, construção e acabamento por ex.
Pagode Alto Astral
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagens : 3297
Localização : Planeta dos Macacos

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Cid Seg Nov 09, 2009 8:12 am

Felipe Andreoli escreveu:Pra começar, eu acho que pra opinar sinceramente e dizer que não compraria tem que ter a condição pra ter, senão é a mesma coisa que dizer "não troco meu fusca por aquela Mercedes nem a pau", sendo que jamais poderia ter a Mercedes. Se vc pode ter a Mercedes e opta pelo Fusca, aí é bem diferente. É questão de condição, não de opção.
PERFEITO.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Renato Seg Nov 09, 2009 8:49 am

Pagode Alto Astral escreveu:Para finalizar: acho que o som não muda tanto e sim outros fatores como conforto, construção e acabamento por ex.
Concordo com o Pagode.

Se eu tivesse muuuuuuuuuuuuuuuita grana a ponto de não precisar olhar a eqiqueta de preços poderia, talvez, comprar alguns instruemntos caros (Fodera, etc...) como investimento mas não para uso.

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6224
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por NESCAU Seg Nov 09, 2009 9:05 am

Eu penso que, se existem condições para se comprar um instrumento desse valor, nada impede o músico de fazê-lo. É fato que existe a relação BENEFÍCIO x CUSTO x VALOR SENTIMENTAL, mas como vários comentários tecidos antes do meu disseram, é como querer ter um carro. Um fusca vai para a frente e vai para trás, não molha o condutor nos dias de chuva e proporciona um certo conforto. A grosso modo, uma Ferrari proporciona o mesmo, mas os preços são bem diferentes.
Os fatores de que que falaram antes como se é músico profissional etc, eu acho irrelevantes, pois o que existe mesmo é a paixão pelo instrumento. Tiro isso por mim, eu tenho um Spector, um Warwick, um Fender e um Samick que comprei usado antes de ontem. Paguei 490 reais, vou trocar as tarraxas e arrumar o circuito para poder usar o instrumento para tocar bailes pois tenho receio de levar os outros três para qualquer lugar onde a banda toca. Mas nem por isso, deixaria de comprar um Fodera, que aliás, será a minha próxima aquisição. Estabeleci isso como meta, estou guardando dinheiro para isso, quando vou comprar eu não sei, só sei que vou comprar, pelos simples prazer de ter o baixo e tocar com ele, nem que seja em casa. Acho que resumindo tudo, é por amor e satisfação do ego que se compra um instrumento ou qualquer outra coisa com valor elevado.
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagens : 2412
Localização : Criciúma, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Nov 09, 2009 9:49 am

Eu concordo com muitas opiniões e discordo de várias outras. Pra começar, eu acho que pra opinar sinceramente e dizer que não compraria tem que ter a condição pra ter, senão é a mesma coisa que dizer "não troco meu fusca por aquela Mercedes nem a pau", sendo que jamais poderia ter a Mercedes. Se vc pode ter a Mercedes e opta pelo Fusca, aí é bem diferente. É questão de condição, não de opção.
Desculpe Felipe, mas não concordo com essa afirmação.
Ela coloca "no mesmo saco" pessoas diferentes, com gostos e ideais diferentes.
Tá certo que não sou músico profissional, mas hoje em dia, graças ao meu esforço pessoal, eu tenho condições de ter um baixo de R$ 10mil, mas não acho necessário para mim. Então o argumento sobre a "condição" não é totalmente válido.
Também tenho condições, se não de ter um Mercedes, pelo menos de um carro zero; mas tenho e ainda terei por muitos anos o meu golzinho 90 (que me serve muito bem). Essa é uma opção pessoal, baseada nos meus valôres éticos e existenciais.
Quanto a tocar em instrumentos caros, bem, eu já tive essa oportunidade, até por conta da minha atividade na luthiería, e, de fato a tocabilidade é excelente, mas nada que seja "mágico"! (não encontrei outro termo adequado), mas nada impede que se faça boa música com um baixo mais simples como vc mesmo frisou.
Outra coisa, acho que quando vc chega com um instrumento desse porte numa gig rola um respeito extra. Conheço casos de maestros que tem como critério de escolha dos baixistas que vão gravar a marca do baixo deles. Acho isso a maior besteira do planeta, mas o mercado pode enxergar com outros olhos um baixista que tem um equipamento top, independente às vezes do nível musical dele. Tem um monte de gente quebrando tudo com baixos baratos, mas o equipamento causa sim uma impressão nas pessoas, infelizmente.
Concordo com essa afirmação, infelizmente isso é verdade mesmo, mas eu imputo isto mais à vaidade das pessoas do que a aspectos técnicos e timbrísticos.
Não existem verdades absolutas nesse campo (e em muitos outros), e, se compensa ou não (em termos de sonoridade, tocabilidade, etc) ter, ou não um baixo de R$ 10 mil, é algo pessoal. No meu caso, não.
Abç cheers
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Fernando Zadá Seg Nov 09, 2009 10:54 am

Como eu sempre levo meus instrumentos pra gig de carro confesso que teria que estar em uma gig muito boa para colocar todo esse valor na rua para ir tocar.
Acho que pra quem grava muito pode valer a pena por questão de status e outras coisas como Felipe comentou mas não acho essencial.
Acho que esse valor rola em acústico ou até mesmo em uprights tops mas mesmo assim seria com uma certa dor no bolso.
Já levei minha guitarra Crafter de 1k pra gigs onde tinha outro guitar com Gibson de 5k ou mais e nunca passei nenhuma vergonha por causa do som Pra ser sincero já toquei em instrumentos caros que não achei nada de mais.
Acredito que tem os que valem e os que são só nome!
Responde a pergunta inicial do tópico se o som compensa acho que nem sempre mas se vale a pena ai acho que vai das possibilidades $$$ de cada um.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Cid Seg Nov 09, 2009 11:19 am

Bertola definitivamente vc é uma exceção.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Nov 09, 2009 11:34 am

Cid escreveu:Bertola definitivamente vc é uma exceção.
Como assim!!?? scratch
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Cid Seg Nov 09, 2009 11:37 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Cid escreveu:Bertola definitivamente vc é uma exceção.
Como assim!!?? scratch
A questao dos seus ideiais que vc citou aí... tipo só faltou dizer que se ganhasse na mega sena continuaria com o Gol 90, pois ele lhe serve pro que é necessário.

É difícil imaginar um músico que não sonhe um dia possuir um instrumento top, independente qual valor que seja.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Nov 09, 2009 11:49 am

Ah, é isso....
Bem, eu reformaría o meu golzinho 90 pois ele está precisando...(talvez até comprasse um Ford 1929 ou algo do gênero, um calhambeque charmoso)...
E compraría mais livros, e tomaría bons vinhos, acompanhado de bons pratos...; e daria algumas festas para meus amigos, e viajaría pelo mundo, e ajudaría algumas pessoas que conheço que estão em dificuldade, e minha filha teria uma educação ainda melhor, e...não pensaria mais em dinheiro...
Sabe, no meu entender, quando eu morrer, não haverá utilidade para mim no Fodera (ou qualquer outro)...Já as coisas que eu fiz...
Very Happy
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Nov 09, 2009 12:06 pm

Cid escreveu:Bertola definitivamente vc é uma exceção.
2

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Claudio Jardim Seg Nov 09, 2009 12:37 pm

engraçado que, aqui em curitiba pelo menos, todo mundo acha normal torrar 50 mil em um automóvel que vai durar menos de 10 anos e quando pensamos em gastar 1/5 disso em um intrumento (muitas vezes de trabalho) que pode durar toda uma vida profissional e gerar um retorno de muitas e muitas vezes o valor do investimento, parece um absurdo, mas não é.
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por LuCaSbass Seg Nov 09, 2009 12:55 pm

Claudio Jardim escreveu:engraçado que, aqui em curitiba pelo menos, todo mundo acha normal torrar 50 mil em um automóvel que vai durar menos de 10 anos e quando pensamos em gastar 1/5 disso em um intrumento (muitas vezes de trabalho) que pode durar toda uma vida profissional e gerar um retorno de muitas e muitas vezes o valor do investimento, parece um absurdo, mas não é.
TAmbém penso assim. Se tivesse 50mil agora investiria 10k num instrumento pra vida toda e ainda sobraria um bom 'troco' pra comprar um carro simples mas que funcione.
Como disse o alex, questão de prioridades...

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Convidado Seg Nov 09, 2009 12:59 pm

Baixos que eu gostaria de comprar nessa semana hehe

Lakland DJ do Tiago Machado
Music Man Sub do Ney Neto
Zaganin Loro preto JB 5 cordas

Se eu tivesse 10 mil agora comprava 2 desses três e gastava o resto em cachaça hehe

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por nukebass Seg Nov 09, 2009 1:29 pm

Claudio Jardim escreveu:engraçado que, aqui em curitiba pelo menos, todo mundo acha normal torrar 50 mil em um automóvel que vai durar menos de 10 anos e quando pensamos em gastar 1/5 disso em um intrumento (muitas vezes de trabalho) que pode durar toda uma vida profissional e gerar um retorno de muitas e muitas vezes o valor do investimento, parece um absurdo, mas não é.
O maior investimento que um músico pode fazer (e o mais caro) é o tempo dedicado se preparando e ganhando experiência na profissão... isso sim, dará retorno... não muito justo, mas dará retorno...

A ferramenta de trabalho é importante em qualquer profissão... afinal, se o fuzil falha, o soldado fica em apuros... MAS, se ele não estiver PREPARADO ele estará morto mesmo com o melhor dos fuzis e com o melhor equipamento de sobrevivência... Um milícia determinada, armada com obsoletos AK-47's ainda são bem mais perigosos e eficientes que soldados bem armados mas mal preparados...

Se você não é profissional, e tem condições financeiras, acho que a "preocupação" pode sim muito bem ser a de "pilotar" super máquinas de + de 10K... afinal, é lazer, é pura diversão... MAS, se você é profissional, preocupe-se em INVESTIR seu tempo em ser um melhor músico, independente do instrumento... Acho que o instrumento vem em segundo plano... Não adianta uma Ferrari, tem que saber pilotá-la...

Eu sempre digo aos meus alunos que querem comprar um instrumento melhor: "Cara, você sabe a diferença desse teu Condor para o Music Man que tu quer comprar? Se tu sabe, ótimo, vai fundo... mas se não sabe a diferença, que adianta gastar mais?"

____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Convidado Seg Nov 09, 2009 1:38 pm

Boa Nuke, tava esperando alguém puxar o debate pra esse lado hehe

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Claudio Jardim Seg Nov 09, 2009 1:47 pm

nukebass escreveu:
Claudio Jardim escreveu:engraçado que, aqui em curitiba pelo menos, todo mundo acha normal torrar 50 mil em um automóvel que vai durar menos de 10 anos e quando pensamos em gastar 1/5 disso em um intrumento (muitas vezes de trabalho) que pode durar toda uma vida profissional e gerar um retorno de muitas e muitas vezes o valor do investimento, parece um absurdo, mas não é.
O maior investimento que um músico pode fazer (e o mais caro) é o tempo dedicado se preparando e ganhando experiência na profissão... isso sim, dará retorno... não muito justo, mas dará retorno...

A ferramenta de trabalho é importante em qualquer profissão... afinal, se o fuzil falha, o soldado fica em apuros... MAS, se ele não estiver PREPARADO ele estará morto mesmo com o melhor dos fuzis e com o melhor equipamento de sobrevivência... Um milícia determinada, armada com obsoletos AK-47's ainda são bem mais perigosos e eficientes que soldados bem armados mas mal preparados...

Se você não é profissional, e tem condições financeiras, acho que a "preocupação" pode sim muito bem ser a de "pilotar" super máquinas de + de 10K... afinal, é lazer, é pura diversão... MAS, se você é profissional, preocupe-se em INVESTIR seu tempo em ser um melhor músico, independente do instrumento... Acho que o instrumento vem em segundo plano... Não adianta uma Ferrari, tem que saber pilotá-la...

Eu sempre digo aos meus alunos que querem comprar um instrumento melhor: "Cara, você sabe a diferença desse teu Condor para o Music Man que tu quer comprar? Se tu sabe, ótimo, vai fundo... mas se não sabe a diferença, que adianta gastar mais?"

Bem, mas isso é outro assunto, não menos importante, mas outro assunto.
Eu to partindo do pressuposto que o sujeito sabe tocar.

A pergunta do post é se faz diferença um baixo top de linha e não se é a única coisa que faz diferença, ou se resolve outros problemas, é claro que não resolve nada.

Mas existe o caso do popstar que ganha uma grana preta, não estuda, não sabe tocar, mas investe em confiabilidade pro instrumento não pipocar em um show pra 200 mil pessoas gravando um dvd.
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Convidado Seg Nov 09, 2009 1:56 pm

É verdade, esse é outro assunto.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Cid Seg Nov 09, 2009 2:14 pm

Eu tb acho que tudo isso é ligado diretamente à paixão ou importancia que vc da ao tema.

Desde que atendida a premissa que o dinheiro nao é problema, e vc nao vai ficar naquela de se eu investir aqui vai faltar ali. Atendida essa questao, na minha cabeça é lógico que se vc tem paixão pelo instrumento e aquilo é realmente importante profissionalmente ou nao vc investe sem dó.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por GusVCD Seg Nov 09, 2009 2:25 pm

Fazia tempo q não rolava um debate tão bom, e ao mesmo tempo, todos se respeitando de uma forma tão cortês!!

Um parabéns aos usuários do Contrabaixo BR! up

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Convidado Seg Nov 09, 2009 2:27 pm

Fico feliz da vida com isso também!! up

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por webercar Seg Nov 09, 2009 3:08 pm

Se vale a pena ou não acho q tudo depende das pretensões de cada um. Se vc é ou quer se tornar um profissional vale a pena, já q é o seu instrumento de trabalho, mas não esquecendo q o principal é a sua dedicação no aprendizado, Agora se vc incara apenas como lazer, passatempo aí acho q não vale a pena, a não ser q tenha bala na agulha e seja um dos seus sonhos de consumo.

Abraços a todos....
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa? - Página 2 Empty Re: DEBATE - Instrumentos de mais de R$10.000 - Vale a pena? O som compensa?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos