Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PB vs JB - Sumir na banda

+46
kattastroff
Artur Vini
vlavsp
WHead
Guga Ramone
mum
Breno_Barnabe
marcelinhobass
Tarcísio Caetano
AndréBurger
Ivanov_br
Andremoura
RBORCARI
artur.buzz
Juninho Sampaio
Bruno da Rosa
Willian Casagrande
HenriqueBessa
Rui Lima
Rico
fheliojr
Bruno Alcântara
Franco_bass
pedrohenrique.astronauta
NETOULTRA
Renato Aversari
patriciofernandes
JAZZigo
Targino
vinibassplayer
Fernando Zadá
campos
Mulambo
Paulo Penna
Edão
BLZENI
Jãozeiro
Uchoa
mblacerda
Stormbringer
Rick Charles
Pz123
Zubrycky
Mauricio Luiz Bertola
NeyBass
allexcosta
50 participantes

Página 6 de 11 Anterior  1, 2, 3 ... 5, 6, 7 ... 9, 10, 11  Seguinte

Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por Jãozeiro Seg Out 28, 2019 6:20 pm

Realmente, o maior desinteresse que uma pessoa pode demonstrar a um tópico é sequer respondê-lo.

Sei lá, eu penso que tudo é discutível, todo assunto é passivo de ser conversado.

Ivanov_br escreveu:Perdoem-me a ignorancia e por colocar tal questionamento nesta altura da discussão, mas se o baixo não aparece, não seria um problema com o engenheiro de som, ou uma decisão do produtor?

Concordo plenamente.

É que começaram a colocar justamente isso como empecilho. Tipo, "não vale porque foi gravado e mixado em estúdio."

Aí postaram vídeos ao vivo com áudio da câmera.
E o JB apareceu de boas, hehe.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3177
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por Pz123 Ter Out 29, 2019 9:34 am

Tem tanto tópico bobo nesse fórum.
Não entendi o porquê desse incomodar mais que outros.. Haha.
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por allexcosta Ter Out 29, 2019 9:40 am

Ivanov_br escreveu:Perdoem-me a ignorancia e por colocar tal questionamento nesta altura da discussão, mas se o baixo não aparece, não seria um problema com o engenheiro de som, ou uma decisão do produtor?

Nem sempre.

Tem baixo que pra pintar legal na mix (especialmente ao vivo) é um parto. E não é uma questão de volume.

E EQ não muda timbre de um instrumento. É um artifício de correção ou alterações módicas.

Pz123 escreveu:Tem tanto tópico bobo nesse fórum.
Não entendi o porquê desse incomodar mais que outros.. Haha.

Porque toca em conceitos sagrados da maioria dos membros do fórum. Essas verdades absolutas repetidas à exaustão nas galerias de SP, em reuniões de domingo bebendo cerveja artesanal com roupa de motoqueiro ou numa sexta à noite ouvindo Emerson Lake and Palmer enquanto os líderes músico-intelectualóides do grupo balbuciam frases que começam com "o Geezer" ou "o Enstwistle" (ou sei lá como escreve aquilo) ou "o Harris" e todo mundo fica num transe hipnótico ouvindo aquelas meias verdades repetidas à exaustão. Até que a certa altura os participantes daquele ritual de conhecimento raso começam a repetir mantras como "precision é precision", "les paul é les paul", "fender é fender" ad infinitum...

E aquelas coisas ficam impregnadas naquelas mentes mais fracas que não conseguem pensar por si mesmas e aquilo vira uma bola de neve de caráter religioso-filosófico-universal, quando na verdade não deveria passar de "esse som eu curto, esse eu não curto" ou algo do gênero.



Última edição por allexcosta em Ter Out 29, 2019 9:52 am, editado 1 vez(es)
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por JAZZigo Ter Out 29, 2019 9:43 am

allexcosta escreveu:Nem sempre.

Tem baixo que pra pintar legal na mix (especialmente ao vivo) é um parto. E não é uma questão de volume.

E EQ não muda timbre de um instrumento. É um artifício de correção ou alterações módicas.

Tem exemplos, Alex? Se puder ilustrar, melhor!
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16501
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por allexcosta Ter Out 29, 2019 10:01 am

JAZZigo escreveu:Tem exemplos, Alex? Se puder ilustrar, melhor!

Baixo com captação Lane Poor.

Tive um Fodera que não pintava nem com reza braba. EQ era irrelevante. Meu amigo teve um também com mesma captação e terminou colocando DiMarzio Ultrajazz...

Tem uns Cort que são assim também. E meio que não adianta você dar ganho no sinal, mexer na EQ nem nada...

São instrumentos que somem.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por JAZZigo Ter Out 29, 2019 10:41 am

allexcosta escreveu:
JAZZigo escreveu:Tem exemplos, Alex? Se puder ilustrar, melhor!

Baixo com captação Lane Poor.
Será que todos os modelos de captadores Lane Poor? Pelo que sei, são os preferidos do Flea (Red Hot Chili Peppers) para baixos estilo StingRay H. Sempre tive curiosidade de conhecer, mas os Lane Poor originais (não-Legacy) hoje são raríssimos e, quando aparece um usado, custam os dentes.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16501
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por allexcosta Ter Out 29, 2019 11:02 am

JAZZigo escreveu:Será que todos os modelos de captadores Lane Poor?

Eu soube que não, mas só tenho experiência hands on com os JJ mesmo. Mesma coisa pro Augusto, pelo menos até última vez que falei com ele.

E o meu Fodera ainda sofria com luz neon, o dele não. Ele chegou a trocar os captadores, mas eu não quis mexer no Fodera e vendi todo original.

Conversando depois terminei recomendando os Lakland pra ele e é o baixo de 5 cordas que ele usa até hoje. Na época que comprou ele me ligou estranhando muito os trastes de bandolim, mas acostumou rápido. Veja vídeo:



JAZZigo escreveu:Pelo que sei, são os preferidos do Flea (Red Hot Chili Peppers) para baixos estilo StingRay H. Sempre tive curiosidade de conhecer, mas os Lane Poor originais (não-Legacy) hoje são raríssimos e, quando aparece um usado, custam os dentes.

Na época que postei no TB sobre minha experiência com os Lane Poor o pessoal falou isso. E, realmente, os originais custam bem caro hoje.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por Bruno da Rosa Ter Out 29, 2019 1:17 pm

Eu particularmente gosto do Lemmy, ele conseguiu ser super original e isso pra mim tem um baita peso ao avaliar um artista.
Pra mim esse modo de utilizar o baixo beira até a subversão.
O cara tocava com um Rick, escala 33', 4 cordas. É baixo, querendo ou não, independente do timbre final.
Se a discussão era "aparecer" ou não na mix, ao menos de fato ele consegue.

Spoiler:
Bruno da Rosa
Bruno da Rosa
Membro

Mensagens : 439
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por patriciofernandes Ter Out 29, 2019 1:45 pm

allexcosta escreveu:
Tem baixo que pra pintar legal na mix (especialmente ao vivo) é um parto. E não é uma questão de volume.

E EQ não muda timbre de um instrumento. É um artifício de correção ou alterações módicas.


permita-me discordar, baseado na minha experiência: conheço técnicos que fizeram baixos que cortavam melhor que faca Tramontina, sumir numa gravação, como se mal existisse. Já fiz gravações em que o baixo flat estava a coisa mais linda e maravilhosa, quando o técnico botou a mão (com milhões de plugins de pré, compressão e etc) o baixo ficou só o bolo de subgrave que matou completamente tudo que eu tinha feito
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por allexcosta Ter Out 29, 2019 1:48 pm

patriciofernandes escreveu:permita-me discordar, baseado na minha experiência: conheço técnicos que fizeram baixos que cortavam melhor que faca Tramontina, sumir numa gravação, como se mal existisse. Já fiz gravações em que o baixo flat estava a coisa mais linda e maravilhosa, quando o técnico botou a mão (com milhões de plugins de pré, compressão e etc) o baixo ficou só o bolo de subgrave que matou completamente tudo que eu tinha feito

Tá, mas isso aí é o contrário.

Destruir é muito mais fácil que construir.

Você coloca um grave soprando e tira médio/agudo de qualquer baixo do mundo ele vai sumir. Mas um baixo que some naturalmente, uma vez que você começa a adicionar frequências e ganho, ele até pinta, mas pinta com som feio e descaracterizado.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por Zubrycky Ter Out 29, 2019 7:27 pm

allexcosta escreveu:
Paulo Penna escreveu:Nunca tinha ouvido nada parecido, então "rockeiro" acha que contrabaixo não serve pra nada?...

Bem, cada pessoa tem suas experiências e sua milhagem pode variar, mas já escutei as seguintes frases, sempre proferidas por roqueiros:

- Baixista é o cara que não conseguiu aprender guitarra.
- Baixo é o instrumento mais fácil da banda.
- Tocar baixo é pra quem não tem talento musical.
- Baixo é aquela guitarra de corda grossa que ninguém consegue escutar.
- O baixista da banda da gente tá doente, quer fazer o show? É só tocar tum tum tum...

Se você nunca ouviu nada disso, é possível que habitemos universos paralelos.

Definitivamente vivemos em um universos paralelos, se ter ouvido alguma dessas frases alguma vez na vida serve como prova disso. Rolling Eyes
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por Zubrycky Ter Out 29, 2019 7:31 pm

Paulo Penna escreveu:Treta com educação faz um tópico legalzão...

Da discussão nasce a luz.

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por Zubrycky Ter Out 29, 2019 7:36 pm

Bruno da Rosa escreveu:Eu particularmente gosto do Lemmy, ele conseguiu ser super original e isso pra mim tem um baita peso ao avaliar um artista.
Pra mim esse modo de utilizar o baixo beira até a subversão.
O cara tocava com um Rick, escala 33', 4 cordas. É baixo, querendo ou não, independente do timbre final.
Se a discussão era "aparecer" ou não na mix, ao menos de fato ele consegue.

Spoiler:

Bom, a mudança de sonoridade de um baixo através do uso de efeitos (Que, aliás, existem justamente para esse propósito...) não faz com que o instrumento em si deixe magicamente de ser um baixo, por mais diferente que o timbre final seja... poke

Uma vez vi um show do Rite of Strings (Para quem não sabe, um trio que contava com os gênios Al Di Meola, Stanley Clarke e Jean-Luc Ponty) e, em certa altura do espetáculo, o Al Di Meola usou um pedal midi que mudava o som do violão para o de uma flauta e, em nenhum momento, o instrumento deixou de ser um violão...  bounce
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por patriciofernandes Ter Out 29, 2019 8:19 pm

allexcosta escreveu:

Tá, mas isso aí é o contrário.

Destruir é muito mais fácil que construir.

concordo
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por Zubrycky Ter Out 29, 2019 8:28 pm

Jãozeiro escreveu:E sobre o Lemmy, ninguém acha ele f*** por ser baixista, mas por ser vocalista e líder de banda.

Não toca nada, é um dos piores exemplos de baixista. E talvez tinha que ser assim, Zubrycky, pois, como você disse, no Motorhead o baixo era pra ser uma segunda guitarra mesmo. Então, logo, baixo era algo desnecessário na visão deles.

E tudo bem, ele não vai deixar de ser o Lemmy fod@o por causa disso, eu gosto dele, é daquelas pessoas cuja existência foi única, não vai surgir alguém igual. Enquanto vivo já era uma lenda, e tudo o mais. Acho que ninguém questiona isso.

Só que no quesito "baixista", pelo amor de Deus, parece algo tipo "anticontrabaixo", que o Jazzigo ou Allex Costa disseram aí pra cima.

Au contraire. Pessoalmente, tendo em mente a sonoridade do Motörhead e deixando o vocalista e personagem de lado, considero Lemmy como sendo um excelente baixista que, dentro das suas limitações (Algo que todo músico tem, aliás), criou um estilo original (Coisa que, aliás, poucos músicos conseguem fazer), um modo de tocar contrabaixo que, apesar de não ser aplicável na maioria das situações (algo que também pode ser dito sobre vários outros modos de se tocar baixo), serviu muito bem para o Motörhead.

Antes que minhas palavras sejam distorcidas, esclareço que quando digo que Lemmy foi um excelente baixista não o estou comparando com outros baixistas. Aqui, julgo o Lemmy pelos próprios méritos dele e levo em consideração o quão fundamental foi aquele timbre de baixo para o Motörhead.

Enfim, obviamente Lemmy não foi o melhor baixista do mundo mas ele foi, de forma indubitável, o melhor baixista que o Motörhead poderia ter.

Na visão deles, o baixo não era desnecessário. Na visão deles, o baixo tinha que ser assim.

Há uma grande diferença entre uma coisa e outra.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por Zubrycky Ter Out 29, 2019 9:02 pm

allexcosta escreveu:
JAZZigo escreveu:Todos os vídeos postados depõem contra, são exemplos de anti-contrabaixo

Eu não poderia ter dito melhor.

Parte dessa idéia generalizada que a turma do rock tem sobre o baixo ser um instrumento que não serve pra nada e você aprende em 5 minutos vem de baixistas como esses.

scratch

Honestamente não consigo imaginar alguém sem nenhum tipo de limitação neurológica ouvindo um disco como, por exemplo, o Live at Leeds do The Who e achar que o baixo é um instrumento que não serve para nada... Além disso, é preciso um grau elevado de insanidade para acreditar que é possível tocar que nem o John Entwistle - um baixista com um estilo próprio - em 5 minutos.

E já que falamos de rock, numa observação pessoal, penso que o gênero hoje seria muito mais interessante instrumentalmente se mais baixistas de rock saíssem do familiar território do tum tum tum e se aventurassem mais, estudando pra valer (e para começar) os estilos de baixistas como, por exemplo, John Entwistle, John Deacon, Cliff Burton, Gary Thain, Leo Lyons, Lemmy, Jack Bruce, Geezer Butler, Bob Daisley, Trevor Bolder, Chris Squire, Colin Hodgkinson, Paul McCartney e tantos outros grandes baixistas que existem, dentro e fora do universo do rock...


Última edição por Zubrycky em Ter Out 29, 2019 9:08 pm, editado 1 vez(es)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

ras gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por Jãozeiro Ter Out 29, 2019 9:06 pm

Zubrycky escreveu:
Jãozeiro escreveu:E sobre o Lemmy, ninguém acha ele f*** por ser baixista, mas por ser vocalista e líder de banda.

Não toca nada, é um dos piores exemplos de baixista. E talvez tinha que ser assim, Zubrycky, pois, como você disse, no Motorhead o baixo era pra ser uma segunda guitarra mesmo. Então, logo, baixo era algo desnecessário na visão deles.

E tudo bem, ele não vai deixar de ser o Lemmy fod@o por causa disso, eu gosto dele, é daquelas pessoas cuja existência foi única, não vai surgir alguém igual. Enquanto vivo já era uma lenda, e tudo o mais. Acho que ninguém questiona isso.

Só que no quesito "baixista", pelo amor de Deus, parece algo tipo "anticontrabaixo", que o Jazzigo ou Allex Costa disseram aí pra cima.

Au contraire. Pessoalmente, tendo em mente a sonoridade do Motörhead e deixando o vocalista e personagem de lado, considero Lemmy como sendo um excelente baixista que, dentro das suas limitações (Algo que todo músico tem, aliás), criou um estilo original  

Eu penso o contrário. Se ele era tão limitado, logo, ele não era um excelente baixista. É algo simples de concluir. Não consigo colocar ele como um "excelente baixista" em qualquer contexto que seja. Nem no próprio Motorhead. O fato de "o baixo do Motorhead era pra ser assim" não muda nada pra mim. Continua sendo um mau baixista.
O Mike Dirnt do Green Day dá um banho nele nesse quesito.

Acho que dizer que ele era excelente porque tinha que ser assim, porque a proposta era essa mesmo, sei lá, é uma forma de romantizar a coisa.
Não tem problema nenhum falar que ele não tocava p**** nenhuma,  hehe. É só a verdade.
Percebo uma dificuldade de alguns em fazer essa crítica a ele. Não tem problema, ele vai continuar tendo sido o Lemmy fod@o que todos conhecemos.

Eu considero ele uma lenda. O cara era único. Curto alguns covers que ele fez, tipo Heroes, do Bowie, também Hellraiser (não sei se a original é do Ozzy ou dele). Tem Enter Sandman, que dá até arrepio a hora em que ele entra cantando (a versão dele é bem mais legal que a do Metallica). E ele cantando Back in the USSR, dos Beatles, put* versão legal. A voz dele era marcante demais. Transformava qualquer cover que ele se atrevesse a fazer em músicas melhores do que as originais.

A letra de Mama I'm Coming Home (que o Ozzy Gravou) é dele. Ou seja, ele também tinha sensibilidade, e não só Jack Daniels, Harley Davidson, drogas e put@ria.

Enfim, veja que eu gosto dele (até bastante), mas não tenho problema nenhum em dizer que no quesito "baixista" ele lá atrás e não é excelente em nenhum sentido. Tipo, eu não tenho nenhum problema ou polidez pra dizer isso, mesmo gostando dele.

Já percebi que alguns artistas são meio que intocáveis pela galera. No tópico do Groovador aconteceu o mesmo com Hendrix, Kiss, Iron Maiden, etc.

Essa turma é fodon@, mas não são deuses do Olimpo, e como músicos que se expõem, TODOS são passíveis de umas belas de umas críticas musicais negativas (ao passo de várias outras positivas).
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3177
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por Zubrycky Ter Out 29, 2019 9:27 pm

Jãozeiro escreveu:
Zubrycky escreveu:
Jãozeiro escreveu:E sobre o Lemmy, ninguém acha ele f*** por ser baixista, mas por ser vocalista e líder de banda.

Não toca nada, é um dos piores exemplos de baixista. E talvez tinha que ser assim, Zubrycky, pois, como você disse, no Motorhead o baixo era pra ser uma segunda guitarra mesmo. Então, logo, baixo era algo desnecessário na visão deles.

E tudo bem, ele não vai deixar de ser o Lemmy fod@o por causa disso, eu gosto dele, é daquelas pessoas cuja existência foi única, não vai surgir alguém igual. Enquanto vivo já era uma lenda, e tudo o mais. Acho que ninguém questiona isso.

Só que no quesito "baixista", pelo amor de Deus, parece algo tipo "anticontrabaixo", que o Jazzigo ou Allex Costa disseram aí pra cima.

Au contraire. Pessoalmente, tendo em mente a sonoridade do Motörhead e deixando o vocalista e personagem de lado, considero Lemmy como sendo um excelente baixista que, dentro das suas limitações (Algo que todo músico tem, aliás), criou um estilo original  

Eu penso o contrário. Se ele era tão limitado, logo, ele não era um excelente baixista. É algo simples de concluir. Não consigo colocar ele como um "excelente baixista" em qualquer contexto que seja. Nem no próprio Motorhead. O fato de "o baixo do Motorhead era pra ser assim" não muda nada pra mim. Continua sendo um mau baixista.
O Mike Dirnt do Green Day dá um banho nele nesse quesito.

Acho que dizer que ele era excelente porque tinha que ser assim, porque a proposta era essa mesmo, sei lá, é uma forma de romantizar a coisa.
Não tem problema nenhum falar que ele não tocava p**** nenhuma,  hehe. É só a verdade.
Percebo uma dificuldade de alguns em fazer essa crítica a ele. Não tem problema, ele vai continuar tendo sido o Lemmy fod@o que todos conhecemos.

Eu considero ele uma lenda. O cara era único. Curto alguns covers que ele fez, tipo Heroes, do Bowie, também Hellraiser (não sei se a original é do Ozzy ou dele). Tem Enter Sandman, que dá até arrepio a hora em que ele entra cantando (a versão dele é bem mais legal que a do Metallica). E ele cantando Back in the USSR, dos Beatles, put* versão legal. A voz dele era marcante demais. Transformava qualquer cover que ele se atrevesse a fazer em músicas melhores do que as originais.

A letra de Mama I'm Coming Home (que o Ozzy Gravou) é dele. Ou seja, ele também tinha sensibilidade, e não só Jack Daniels, Harley Davidson, drogas e put@ria.

Enfim, veja que eu gosto dele (até bastante), mas não tenho problema nenhum em dizer que no quesito "baixista" ele lá atrás e não é excelente em nenhum sentido. Tipo, eu não tenho nenhum problema ou polidez pra dizer isso, mesmo gostando dele.

Já percebi que alguns artistas são meio que intocáveis pela galera. No tópico do Groovador aconteceu o mesmo com Hendrix, Kiss, Iron Maiden, etc.

Essa turma é fodon@, mas não são deuses do Olimpo, e como músicos que se expõem, TODOS são passíveis de umas belas de umas críticas musicais negativas (ao passo de várias outras positivas).

Vemos as coisas de forma diferente, o que é natural. De minha parte, nenhum problema.

Quanto à questão de proposta, não estou romantizando nada. Apenas vejo as coisas com a visão que adquiri tocando em várias bandas, de vários estilos diferentes, ao longo de todos estes anos. Cada grupo musical é um universo à parte, com regras próprias e, em alguns casos, para que uma certa sonoridade seja alcançada é preciso usar este ou aquele instrumento, este ou aquele efeito. Como disse, o Motörhead teve aquela sonoridade porque, entre outras coisas, o baixo era daquele jeito.

Quando apontei às limitações do Lemmy, atentei ao fato do Motörhead sempre ter sido uma banda uma identidade musical própria e que operou dentro dos confins dessa identidade (relendo o que postei anteriormente, percebo que poderia ter sido mais claro em minha explanação).

Enfim, as limitações do Lemmy às quais me referi anteriormente (mais uma vez, relendo o que postei anteriormente, percebo que poderia ter sido mais claro) não são de natureza técnica (Em outras palavras, não quis dizer que ele era incapaz de tocar desse ou daquele jeito) mas sim as limitações de caráter estilístico causadas pelo fato dele estar preso, como baixista, à sonoridade específica da banda dele.

Feitas estas ressalvas, ter limitações não é, de forma, nenhum demérito porque, convenhamos, todo músico as têm. Eu as tenho, você as tem. Afinal de contas, não há nenhum músico neste planeta que saiba tudo e que não tenha mais nada a aprender. C'est la vie (E é bom que assim seja).

Quanto às críticas, todo mundo que sai do quarto e dos confortáveis limites da imaginação e faz alguma coisa na vida está sujeito a elas. Mais uma vez, c'est la vie.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por allexcosta Ter Out 29, 2019 9:43 pm

Zubrycky escreveu:Definitivamente vivemos em um universos paralelos, se ter ouvido alguma dessas frases alguma vez na vida serve como prova disso. Rolling Eyes

Nesse universo que eu vivo vive uma galera, perceba que outros tantos colegas de fórum, inclusive de SP mesmo e até de Portugal, afirmaram que essas frases são super comuns dentro do meio do rock.

Jãozeiro escreveu:Eu penso o contrário. Se ele era tão limitado, logo, ele não era um excelente baixista. É algo simples de concluir.

Apesar de concordar com você, consigo entender o argumento do Mitzuplicky... O Lemmy, apesar de técnica e sonoridade terríveis, criou algo que não existia. Isso é louvável e difícil de fazer...

Mas assim, quando eu posto minhas opiniões aqui, elas são baseadas na minha história de vida e como músico. Na minha caminhada dentro desse universo, cara bom era aquele que chegava no estúdio sem conhecer a música e gravava de primeira. Era aquele que viajava com qualquer banda sem nenhum ensaio e tocava o show inteiro sem errar uma nota. Essas são habilidades que o Lemmy nunca teve...

Lembro que tinha um trompetista em Salvador, chamado Joatan Nascimento... Teve show to Tito Puente na concha acústica e o trompetista não pode vir ao Brasil. O Joatan tocou o show todo de maneira perfeita, lendo, com arranjos dificílimos... Isso que é um músico f*** pra mim.

Dentro da minha mente, eu cá com meus botões, o Nathan East é 5000x mais baixista que o Lemmy, tipo, não há comparação. E ver alguém dizer que o Lemmy é bom baixista me faz questionar toda a minha história com a música. Tipo, por um breve momento eu me pergunto se sou eu ou a pessoa que acha o Lemmy o máximo que não sabe do que está dizendo... E entendo que a vida não é assim, mas não posso controlar meus pensamentos mais instintivos.

Enfim, no fim das contas devemos celebrar as diferenças e as discussões civilizadas. Lembro de uma época em que opiniões mais incisivas produziam até ameaças de morte por MP.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por Zubrycky Ter Out 29, 2019 10:49 pm

allexcosta escreveu:
Zubrycky escreveu:Definitivamente vivemos em um universos paralelos, se ter ouvido alguma dessas frases alguma vez na vida serve como prova disso. Rolling Eyes

Nesse universo que eu vivo vive uma galera, perceba que outros tantos colegas de fórum, inclusive de SP mesmo e até de Portugal, afirmaram que essas frases são super comuns dentro do meio do rock.

Percebi isso, não disse que tais coisas nunca foram ditas e não duvido da existência de tais opiniões. Só disse que eu nunca ouvi nenhuma dessas frases alguma vez na minha vida. E olha que eu convivi e convivo no meio do rock.

No fim das contas, isso mostra o quanto o meio do rock não é uma massa homogênea que se comporta da mesma forma em todos os lugares.

allexcosta escreveu:
Jãozeiro escreveu:Eu penso o contrário. Se ele era tão limitado, logo, ele não era um excelente baixista. É algo simples de concluir.

Apesar de concordar com você, consigo entender o argumento do Mitzuplicky... O Lemmy, apesar de técnica e sonoridade terríveis, criou algo que não existia. Isso é louvável e difícil de fazer...

Poucos conseguem fazer isso.

allexcosta escreveu:
Mas assim, quando eu posto minhas opiniões aqui, elas são baseadas na minha história de vida e como músico.

Assim como as minhas. Nossos caminhos são diferentes e, consequentemente, as nossas percepções também divergem.

allexcosta escreveu:
Na minha caminhada dentro desse universo, cara bom era aquele que chegava no estúdio sem conhecer a música e gravava de primeira. Era aquele que viajava com qualquer banda sem nenhum ensaio e tocava o show inteiro sem errar uma nota. Essas são habilidades que o Lemmy nunca teve...

Indubitavelmente, um músico com essas habilidades é alguém digno de toda admiração.

Entretanto, sendo justo, devo ressaltar que existe uma grande diferença entre ser um músico capaz de tocar em qualquer banda e ser um músico que toca a vida inteira dentro de uma única banda.  Essas são situações diferentes que exigem habilidades diferentes e geram resultados diferentes.

Apples and oranges.

allexcosta escreveu:
Lembro que tinha um trompetista em Salvador, chamado Joatan Nascimento... Teve show to Tito Puente na concha acústica e o trompetista não pode vir ao Brasil. O Joatan tocou o show todo de maneira perfeita, lendo, com arranjos dificílimos... Isso que é um músico f*** pra mim.

Toquei com um trompetista assim. Sei como é.

allexcosta escreveu:
Dentro da minha mente, eu cá com meus botões, o Nathan East é 5000x mais baixista que o Lemmy, tipo, não há comparação. E ver alguém dizer que o Lemmy é bom baixista me faz questionar toda a minha história com a música. Tipo, por um breve momento eu me pergunto se sou eu ou a pessoa que acha o Lemmy o máximo que não sabe do que está dizendo... E entendo que a vida não é assim, mas não posso controlar meus pensamentos mais instintivos.

Entendo e respeito o seu ponto de vista. Entretanto, ressalto novamente: Uma coisa é ser um sideman e sempre tocar/gravar vários estilos musicais com várias pessoas diferentes. Outra coisa é ser um membro de uma banda e sempre tocar/gravar o mesmo estilo musical com as mesmas pessoas.

Apples and oranges, mais uma vez.

É claro que em termos técnicos, o Nathan East é (e sempre será) muito mais baixista do que muita gente. Mas ainda assim, voltando ao Lemmy, relembro que ele e o Nathan são músicos diferentes, com histórias de vida diferentes, visões musicais diferentes e que tocaram gêneros musicais completamente diferentes. Sendo assim, não dá para esperar que eles sejam musicalmente iguais e nem dá para esperar que o Lemmy fosse capaz de tocar como o Nathan East (Ainda mais considerando, para sermos justos, que Lemmy nunca passou pelas experiências musicais pelas quais o Nathan passou). Julgar um peixe pela sua capacidade de subir em árvores, reitero, sempre será um julgamento impreciso.

Lemmy não é o Nathan East, obviamente. Agora, por outro lado, Nathan East não é o Lemmy.

Cada um é cada um.

Quanto à minha afirmação sobre o Lemmy ser um bom baixista, eu a mantenho. E, depois de ter ouvido vários discos desta banda e de ter visto eles ao vivo algumas vezes, posso dizer que sei o que estou dizendo. Em termos de estrutura musical, o estilo de tocar e o timbre do baixo do Lemmy são essenciais para a sonoridade do Motörhead.

Como eu disse anteriormente, o Lemmy não é o melhor baixista do mundo mas ele foi o melhor baixista para o Motörhead. E no final das contas, isso é o que importa.

allexcosta escreveu:
Enfim, no fim das contas devemos celebrar as diferenças e as discussões civilizadas. Lembro de uma época em que opiniões mais incisivas produziam até ameaças de morte por MP.

Ainda bem que essa época passou.


Última edição por Zubrycky em Ter Out 29, 2019 10:57 pm, editado 1 vez(es)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por allexcosta Ter Out 29, 2019 10:56 pm

^ É isso aí...

Só que se o Lemmy chegasse em qualquer bandinha de garagem do mundo pra ensaiar, a galera mandava ele de volta pra casa na hora. Por mais amadora que fosse a banda. Ele é o anti-tudo.

Quanto ao Enstiweistle, você não percebe que é tudo fora ou percebe e acha bom assim mesmo?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por Zubrycky Ter Out 29, 2019 11:00 pm

allexcosta escreveu:^ É isso aí...

Só que se o Lemmy chegasse em qualquer bandinha de garagem do mundo pra ensaiar, a galera mandava ele de volta pra casa na hora. Por mais amadora que fosse a banda. Ele é o anti-tudo.

Faz sentido. Talvez por isso mesmo ele tenha resolvido esse problema montando a própria banda...
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por Zubrycky Ter Out 29, 2019 11:27 pm

allexcosta escreveu:
Quanto ao Enstiweistle, você não percebe que é tudo fora ou percebe e acha bom assim mesmo?

O The Who é um caso peculiar, anticonvencional e sui generis que deve ser analisado à parte.

Nessa banda em particular, estruturalmente, o papel de centro rítmico desempenhado pela guitarra. O papel aqui é invertido em relação às demais bandas. Aqui, a guitarra marca o ritmo e a guitarra e o baixo flutuam em torno dela. Nesse sentido, podemos pensar na instrumentação do The Who como sendo guitarra base, baixo solo e bateria solo.

Mais uma vez, entramos em questões estilísticas referentes à sonoridade do grupo. Dentro dele, baixo e bateria atuam como elementos solistas. É claro que, ao fazer isso, nenhum deles assume mais o papel tradicional de manter o tempo... Mas essa é justamente a ideia e isso é o que faz o The Who ser o que é e, indo mais além, isso é o que torna essa sonoridade tão difícil de ser replicada porque tocar The Who como eles tocavam exige, por parte dos bateristas e baixistas, o estudo de um modo de pensar a cozinha que é completamente diferente do modo usual.

Dito isso, respondendo à sua pergunta, sim percebo que a cozinha está fora e, no caso do The Who, sim, acho isso ótimo.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

ras gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por JAZZigo Qua Out 30, 2019 1:22 am

allexcosta escreveu:Quanto ao Enstiweistle, você não percebe que é tudo fora ou percebe e acha bom assim mesmo?
Debater com fã é complicado. Argumenta-se com a razão, replica-se com o sentimento.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16501
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por JAZZigo Qua Out 30, 2019 1:43 am

Zubrycky escreveu:Lemmy não é o Nathan East, obviamente. Agora, por outro lado, Nathan East não é o Lemmy.

Cada um é cada um.
up Muito bem dito. Um é contrabaixista e outro, contra baixista! Razz
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16501
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Out 30, 2019 8:27 am

CONCLUSÃO DO TÓPICO: Essa conversa não vai legar nada a lugar nenhum.
Obrigado pelas contribuições!

Passar bem!

Qual vai ser a outra treta?
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12096
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por allexcosta Qua Out 30, 2019 8:49 am

Zubrycky escreveu:
allexcosta escreveu:
Quanto ao Enstiweistle, você não percebe que é tudo fora ou percebe e acha bom assim mesmo?

O The Who é um caso peculiar, anticonvencional e sui generis que deve ser analisado à parte.

Nessa banda em particular, estruturalmente, o papel de centro rítmico desempenhado pela guitarra. O papel aqui é invertido em relação às demais bandas. Aqui, a guitarra marca o ritmo e a guitarra e o baixo flutuam em torno dela. Nesse sentido, podemos pensar na instrumentação do The Who como sendo guitarra base, baixo solo e bateria solo.

Mais uma vez, entramos em questões estilísticas referentes à sonoridade do grupo. Dentro dele, baixo e bateria atuam como elementos solistas. É claro que, ao fazer isso, nenhum deles assume mais o papel tradicional de manter o tempo... Mas essa é justamente a ideia e isso é o que faz o The Who ser o que é e, indo mais além, isso é o que torna essa sonoridade tão difícil de ser replicada porque tocar The Who como eles tocavam exige, por parte dos bateristas e baixistas, o estudo de um modo de pensar a cozinha que é completamente diferente do modo usual.

Dito isso, respondendo à sua pergunta, sim percebo que a cozinha está fora e, no caso do The Who, sim, acho isso ótimo.

Ok, ok... Cara, eu preciso chegar ao fundo dessa história, pois já são décadas tentanto entender sem sucesso algum.

Tá bom, você sabe que é tudo fora, certo? E como posta o vídeo todo fora como argumento em um tópico (ou vários)?

Você realmente entende que se você chegar tocando igualzinho ao Enstrwieittle em qualquer escola de música do mundo, o professor vai dizer "para, para. Olha isso aqui é um metrônomo..."?

E a turma genérica do rock entende isso? Se entende, por que posta ou mostra esses vídeos do cara como se fossem a oitava maravilha do mundo?

Assim, eu gosto de umas paradas mal tocadas ou mal cantadas. Tem um rapper que esqueci o nome agora que canta tudo fora. Acho engraçado pra caramba e vejo os vídeos dele às vezes...

Mas nenhum de vocês mostra vídeos do Enstiwbewbrle com essa atitude de "é horrível mas eu gosto", nenhum... E esses vídeos vêm no meio da discussão e eu termino até ficando sem graça de continuar o argumento porque é como se fosse um fórum de pilotos em que uma pessoa mostra um vídeo do Senna, outra do Lauda e uma terceira vem e posta um vídeo de um adolescente aprendendo a dirigir que não acerta passar a segunda marcha.

Aí todo mundo fica "caraca, que que ele quer dizer com isso?"

Vou escrever com todas as letras: nesses vídeos, o Enstlbrertilwe toca tudo fora, tudo errado, tudo impreciso, as notas tudo parecendo um samba do crioulo doido. Mais uma vez, ele não tocaria na bandinha da esquina dos guris de 15 anos que começaram a tocar rockzinho amarelo semana passada. Ele, literalmente, não tocaria com ninguém...

Mas aí vem a cartilha "o The Who tinha uma sonoridade específica, os caras fizeram sucesso flutuando num sei onde e tal..." Beleza, eu entendo isso. Só não entendo porque postam esses vídeos como algo bem tocado. Poste como algo que você gosta, não há problema algum.

E, me corrijam se eu estiver errado, mas o Ensibmrttle é considerado um deus do contrabaixo no meio do rock, correto? Aí eu começo a achar que vocês estão de sacanagem ou zoando com a cara da gente.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por Rui Lima Qua Out 30, 2019 10:46 am

allexcosta escreveu:
E, me corrijam se eu estiver errado, mas o Ensibmrttle é considerado um deus do contrabaixo no meio do rock, correto? Aí eu começo a achar que vocês estão de sacanagem ou zoando com a cara da gente.

Eu pessoalmente detesto The Who!

Naqueles top´s que as revistas gostam de fazer (fazer top de qualidade de músico é ridículo, mas eu consulto às vezes no sentido de ver algum nome que não conheça para ir pesquisar) confirmo que já vi diversas vezes o nome dele em 1º lugar e seguramente em todas as listas, está nos 10 primeiros.

Eu não consigo ouvir mais de 30 segundos!
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por allexcosta Qua Out 30, 2019 10:58 am

Rui Lima escreveu:Eu pessoalmente detesto The Who!

Naqueles top´s que as revistas gostam de fazer (fazer top de qualidade de músico é ridículo, mas eu consulto às vezes no sentido de ver algum nome que não conheça para ir pesquisar) confirmo que já vi diversas vezes o nome dele em 1º lugar e seguramente em todas as listas, está nos 10 primeiros.

Eu não consigo ouvir mais de 30 segundos!

Tô dizendo, cara?

É tipo uma religião ou uma seita. Alguém começou a dizer que esse cara tocava bem e outras pessoas passaram a repetir isso.

E aí vem o argumento do gosto, só que não é gosto... Ele simplesmente toca muito mal e ponto final. Tem coisa em música que não é gosto. Você pode sim, dizer que gosta dele apesar dele tocar mal. Problema seu...

Mas nessas mesas de bar de rock com gente com roupa de motoqueiro e cerveja artesanal forte que no fundo ninguém gosta ninguém tem coragem de dizer que ele toca mal.

E os caras passam a noite toda dizendo "o Ensittbwelwle isso" ou "o Ensbtegrwlie aquilo" porque falar isso parece "cool" e o cara quer ser "cool" com os amigos dele de barba lenhador e roupa preta.

Por que é tão mal visto nesse meio ter uma opinião própria? Será que o cara acha que se disser o que pensa será expulso do grupo e perderá o sentido de pertencer a algo? Talvez seja isso.

Isso tudo é um IMENSO mistério pra mim e só fui ver coisas parecidas quando conheci as primeiras pessoas de rock. Passei boa parte da minha vida, inclusive como músico, completamente alheio a isso tudo.

Não lembro bem a primeira experiência, mas fiquei assustado primeira vez que presenciei esse tipo de comportamento, onde as pessoas parecem zumbis repetindo as mesmas frases milhões de vezes. E, melhor ainda... Se você for em SP hoje, escutará as mesmas frases que eu escutei primeira vez que coloquei o pé lá, em 1996. Quer saber porque o rock praticamente acabou? Porque parou no tempo. Tudo que para, morre...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por Convidado Qua Out 30, 2019 11:02 am

allexcosta escreveu:

E, me corrijam se eu estiver errado, mas o Ensibmrttle é considerado um deus do contrabaixo no meio do rock, correto? Aí eu começo a achar que vocês estão de sacanagem ou zoando com a cara da gente.

Sei nem como lidar com isso (uma vez que aprecio bandas de rock). Filtro de rockeiro é insano. Canisso por diversas vezes é citado como referência do nosso instrumento. Nada contra o cara... afinal ele tem seu legado por ter participado de uma banda que já foi bem relevante. Mas como baixista é o trivial... toca no tempo e faz uns "quadradinhos" entre tocas de acorde.

Para efeito de comparação; É o mesmo sentimento que tenho quando os caras dizem que Edgar Scandurra é um virtuoso na guitarra cup

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por allexcosta Qua Out 30, 2019 11:17 am

Henri-Q escreveu:Para efeito de comparação; É o mesmo sentimento que tenho quando os caras dizem que Edgar Scandurra é um virtuoso na guitarra

Excelente observação.

Eu lembro nos anos 80 quando comecei a tocar e sabia bulhufas de rock nacional. Assim, conhecia Lulu Santos, Paralamas, mas nada além disso... E já ouvia Malmsteen (que gosto até hoje) e muitas pessoas não musicistas, mas envolvidas com música de alguma forma repetiam esse nome (Scandurra) sem parar... Eu fui saber o que era anos depois quando vi o cara tocando em algum lugar. E, assim, é um guitarrista básico. Mas na época eu já ouvia Vai, Satriani, Benson, Gambale e me perguntava se o pessoal tava de brincadeira...

É a mesma sensação quando falam que o guitarrista do U2 ou do Rolling Stones são alguns dos melhores do mundo. Como assim, cara?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por Jãozeiro Qua Out 30, 2019 11:30 am

allexcosta escreveu:
Zubrycky escreveu:
allexcosta escreveu:
Quanto ao Enstiweistle, você não percebe que é tudo fora ou percebe e acha bom assim mesmo?

O The Who é um caso peculiar, anticonvencional e sui generis que deve ser analisado à parte.

Nessa banda em particular, estruturalmente, o papel de centro rítmico desempenhado pela guitarra. O papel aqui é invertido em relação às demais bandas. Aqui, a guitarra marca o ritmo e a guitarra e o baixo flutuam em torno dela. Nesse sentido, podemos pensar na instrumentação do The Who como sendo guitarra base, baixo solo e bateria solo.

Mais uma vez, entramos em questões estilísticas referentes à sonoridade do grupo. Dentro dele, baixo e bateria atuam como elementos solistas. É claro que, ao fazer isso, nenhum deles assume mais o papel tradicional de manter o tempo... Mas essa é justamente a ideia e isso é o que faz o The Who ser o que é e, indo mais além, isso é o que torna essa sonoridade tão difícil de ser replicada porque tocar The Who como eles tocavam exige, por parte dos bateristas e baixistas, o estudo de um modo de pensar a cozinha que é completamente diferente do modo usual.

Dito isso, respondendo à sua pergunta, sim percebo que a cozinha está fora e, no caso do The Who, sim, acho isso ótimo.

Você realmente entende que se você chegar tocando igualzinho ao Enstrwieittle em qualquer escola de música do mundo, o professor vai dizer "para, para. Olha isso aqui é um metrônomo..."??

...nenhum de vocês mostra vídeos do Enstiwbewbrle com essa atitude de "é horrível mas eu gosto", nenhum...

Vou escrever com todas as letras: nesses vídeos, o Enstlbrertilwe toca tudo fora, tudo errado, tudo impreciso, as notas tudo parecendo um samba do crioulo doido. Mais uma vez, ele não tocaria na bandinha da esquina dos guris de 15 anos que começaram a tocar rockzinho amarelo semana passada. Ele, literalmente, não tocaria com ninguém...

Mas aí vem a cartilha "o The Who tinha uma sonoridade específica, os caras fizeram sucesso flutuando num sei onde e tal..." Beleza, eu entendo isso. Só não entendo porque postam esses vídeos como algo bem tocado. Poste como algo que você gosta, não há problema algum.

E, me corrijam se eu estiver errado, mas o Ensibmrttle é considerado um deus do contrabaixo no meio do rock, correto? Aí eu começo a achar que vocês estão de sacanagem ou zoando com a cara da gente.

Foi exatamente o que eu disse sobre o Lemmy.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3177
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por Jãozeiro Qua Out 30, 2019 11:39 am

allexcosta escreveu:E, me corrijam se eu estiver errado, mas o Ensibmrttle é considerado um deus do contrabaixo no meio do rock, correto? Aí eu começo a achar que vocês estão de sacanagem ou zoando com a cara da gente.

Deus mesmo é Esse aqui. Não ouse falar mal Dessa divindade do metal. Steve Harris é o Sagrado, o Intocável com suas harmonias Em - C - D e a "cavalgada" com três dedos na mão direita. Adore-o agora mesmo.

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Steve-harris-rmf-2017-12
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3177
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por allexcosta Qua Out 30, 2019 11:56 am

Jãozeiro escreveu:Foi exatamente o que eu disse sobre o Lemmy.

Aquele vídeo do Lemmy é muito bizarro.

Se você reparar bem, ele sugere que todo baixista é uma bosta, quando diz assim: "os outros baixistas tocam assim", aí faz um pé-de-boi bizarro, mal tocado, etc... Aí vem, "mas eu, o bonzão das galáxias, toco assim", aí você pensa que vem um negócio massa. E vem uma coisa 10x mais bizarra que o pé-de-boi que ele tocou antes. Aí a gente fica meio assim, se perguntando se a gente tá com problema auditivo ou se o asteróide já bateu e isso é um universo paralelo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por Bruno da Rosa Qua Out 30, 2019 1:08 pm

A questão é que vocês insistem em recair exatamente no que eu abordei no tópico do Groovador.
Não adianta absolutamente nada saber tocar muito e ter um total de 0 autenticidade.

E é por isso que existem vários músicos com muita habilidade que nunca arrumaram nada na vida.

É bem claro pra todo mundo aqui que os grandes sucessos do rock são pobres musicalmente em aspectos técnicos. Levadas que qualquer um reproduz sem dificuldade.
O fato é, alguém fez aquilo ser novo ou original na época, e por isso alcançou o "sucesso". Se é culpa do capitalismo, da indústria musical, cultural, de quem está ouvindo, ou do que for, aí já são outros 500.
Bruno da Rosa
Bruno da Rosa
Membro

Mensagens : 439
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por Convidado Qua Out 30, 2019 1:15 pm

^acho que não é isso não...

Existem baixistas de rock muito bons (negar isso é até estranho). A questão é colocar alguém como exemplo de virtuose no instrumento somente em função de gostar do trabalho do cara (ou da banda). Isso é somente paixão sem uma reflexão honesta.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por Jãozeiro Qua Out 30, 2019 1:19 pm

Bruno da Rosa escreveu:
É bem claro pra todo mundo aqui que os grandes sucessos do rock são pobres musicalmente em aspectos técnicos. Levadas que qualquer um reproduz sem dificuldade.

Pra você isso é claro, Bruno, pois você é uma pessoa esclarecida. Mas acredite, pra MUITA gente esses caras são "os melhores baixistas do mundo", de verdade. Serião mesmo.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3177
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por HenriqueBessa Qua Out 30, 2019 1:52 pm

Um pouco de "sabedoria"... ou não... notme

http://desciclopedia.org/wiki/Steve_Harris

http://desciclopedia.org/wiki/Jazz

http://desciclopedia.org/wiki/Contrabaixo

http://desciclopedia.org/wiki/The_Who

http://desciclopedia.org/wiki/Heavy_metal
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2269
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por Convidado Qua Out 30, 2019 2:06 pm

HenriqueBessa escreveu:Um pouco de "sabedoria"... ou não... notme

http://desciclopedia.org/wiki/Steve_Harris

http://desciclopedia.org/wiki/Jazz

http://desciclopedia.org/wiki/Contrabaixo

http://desciclopedia.org/wiki/The_Who

http://desciclopedia.org/wiki/Heavy_metal

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Captur21

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por allexcosta Qua Out 30, 2019 2:11 pm

Bruno da Rosa escreveu:A questão é que vocês insistem em recair exatamente no que eu abordei no tópico do Groovador.
Não adianta absolutamente nada saber tocar muito e ter um total de 0 autenticidade.

Como assim? scratch

Você consegue distinguir o Nathan East tocando? Nem eu... Não obstante, ele faria 4 ou 5 gigs por dia se não precisasse dormir ou pudesse estar em mais de um lugar ao mesmo tempo.

A Ronda Smith toca com todo mundo, mesma coisa a Tal... E tantos outros que são muito bons mas com pouca autenticidade.

Outros tantos:

- Andrew Gouche
- Debra Killings
- Arthur Maia
- Sizão
- Fabrício de Souza

E mais uma centena de baixistas que tocam com todo mundo, com carreira de grande sucesso e estilo pouco inovador.

Inovação é legal, concordo. Mas não é só pendurar uma melancia da cabeça e sair tocando de qualquer jeito.

Bruno da Rosa escreveu:É bem claro pra todo mundo aqui que os grandes sucessos do rock são pobres musicalmente em aspectos técnicos. Levadas que qualquer um reproduz sem dificuldade.

Sheehan, Commerford, Stu Hamm, Malmsteen (sim, ele que grava os baixos), Flea, Dunga (tocou com o Lulu muitos anos), Champion, Myung, Sting, Geddy Lee...

Todos bons ou excelentes baixistas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por Convidado Qua Out 30, 2019 2:20 pm

^

Faltou os "bem pobres" Dafras, Andreoli, Mariuti e o Quesada rock

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por HenriqueBessa Qua Out 30, 2019 3:49 pm

Henri-Q escreveu:
HenriqueBessa escreveu:Um pouco de "sabedoria"... ou não... notme

http://desciclopedia.org/wiki/Steve_Harris

http://desciclopedia.org/wiki/Jazz

http://desciclopedia.org/wiki/Contrabaixo

http://desciclopedia.org/wiki/The_Who

http://desciclopedia.org/wiki/Heavy_metal

img][/img

lol! lol! lol! lol!

Pelo menos os verbetes são bem interessantes... notme
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2269
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por Mulambo Qua Out 30, 2019 3:59 pm

Jãozeiro escreveu:
allexcosta escreveu:E, me corrijam se eu estiver errado, mas o Ensibmrttle é considerado um deus do contrabaixo no meio do rock, correto? Aí eu começo a achar que vocês estão de sacanagem ou zoando com a cara da gente.

Deus mesmo é Esse aqui. Não ouse falar mal Dessa divindade do metal. Steve Harris é o Sagrado, o Intocável com suas harmonias Em - C - D e a "cavalgada" com três dedos na mão direita. Adore-o agora mesmo.

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Steve-harris-rmf-2017-12
Então, o Steve Harris não toca com três dedos, toca só com dois mesmo,
Mulambo
Mulambo
Membro

Mensagens : 111
Localização : Volta Redonda

https://www.palcomp3.com.br/mulambo/

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por Bruno da Rosa Qua Out 30, 2019 7:39 pm

allexcosta escreveu:Como assim? scratch
E mais uma centena de baixistas que tocam com todo mundo, com carreira de grande sucesso e estilo pouco inovador.

Inovação é legal, concordo. Mas não é só pendurar uma melancia da cabeça e sair tocando de qualquer jeito.

Pra mim são como dois pesos e duas medidas. Nenhum sobrepõe o outro e tão somente virtuosidade ou estilo não garantem nada sozinhos.
Nisso concordamos.
Eu adoro o Nathan East, inegável o fato dele ser um músico incrível, e que sim, toca muito mais que o Lemmy.

Mas é até engraçado porque você entra no site do Nathan e tem lá "Chances are, you've spent your hole life listening to Nathan East. You just never new it. Until now",

Enquanto isso o Motorhead chegou onde chegou exclusivamente por conta do Lemmy. Agora sequer me vem a cabeça o nome do guitarrista ou do baterista da banda.



Sheehan, Commerford, Stu Hamm, Malmsteen (sim, ele que grava os baixos), Flea, Dunga (tocou com o Lulu muitos anos), Champion, Myung, Sting, Geddy Lee...

Todos bons ou excelentes baixistas.

Concordo. Mas pra esclarecer o que quis dizer, pega sei lá, a linha de Californication que é uma das, senão a mais famosa do Red Hot e perceba que não tem nada de super rebuscado ali.
-----------------------
Enfim... acho que tanto o seu quanto o meu ponto ficaram bem claros
Bruno da Rosa
Bruno da Rosa
Membro

Mensagens : 439
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por allexcosta Qua Out 30, 2019 7:47 pm

Bruno da Rosa escreveu:Concordo. Mas pra esclarecer o que quis dizer, pega sei lá, a linha de Californication que é uma das, senão a mais famosa do Red Hot e perceba que não tem nada de super rebuscado ali.

A gente não está falando em super rebuscado. É uma linha normal executada por um baixista normal. O Flea tocaria com qualquer bandinha básica de rock.

Lemmy e Enskbtbrweqile estão muito abaixo do normal. E não tocariam com nenhuma banda a não ser a deles.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por Zubrycky Qua Out 30, 2019 7:53 pm

JAZZigo escreveu:
allexcosta escreveu:Quanto ao Enstiweistle, você não percebe que é tudo fora ou percebe e acha bom assim mesmo?
Debater com fã é complicado. Argumenta-se com a razão, replica-se com o sentimento.

Curiosamente, a mesmíssima coisa também pode ser dita sobre debater com haters...
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por Zubrycky Qua Out 30, 2019 7:55 pm

Jãozeiro escreveu:
allexcosta escreveu:E, me corrijam se eu estiver errado, mas o Ensibmrttle é considerado um deus do contrabaixo no meio do rock, correto? Aí eu começo a achar que vocês estão de sacanagem ou zoando com a cara da gente.

Deus mesmo é Esse aqui. Não ouse falar mal Dessa divindade do metal. Steve Harris é o Sagrado, o Intocável com suas harmonias Em - C - D e a "cavalgada" com três dedos na mão direita. Adore-o agora mesmo.

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Steve-harris-rmf-2017-12

Ué, não foi você quem disse antes que qualquer um poderia ser criticado? scratch :troll:

Gosto de Maiden, mas, pessoalmente, gosto muito mais do Saxon. notme
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por Zubrycky Qua Out 30, 2019 8:00 pm

JAZZigo escreveu:
Zubrycky escreveu:Lemmy não é o Nathan East, obviamente. Agora, por outro lado, Nathan East não é o Lemmy.

Cada um é cada um.
up Muito bem dito. Um é contrabaixista e outro, contra baixista! Razz


PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 9k=
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por allexcosta Qua Out 30, 2019 8:01 pm

Zubrycky escreveu:
JAZZigo escreveu:
allexcosta escreveu:Quanto ao Enstiweistle, você não percebe que é tudo fora ou percebe e acha bom assim mesmo?
Debater com fã é complicado. Argumenta-se com a razão, replica-se com o sentimento.

Curiosamente, a mesmíssima coisa também pode ser dita sobre debater com haters...

Nesse caso eu não acho que posso ser chamado de "hater".

Por que eu odiaria o Lemmy ou o Ensbewbtiwile? Não tenho motivo nenhum para fazê-lo.

Sim, tenho uma birra conhecida e antiga com o rock e algumas de suas peculiaridades, mas citei inúmeros baixistas do estilo que considero bons ou excelentes, portanto esse argumento não cabe.

Meus comentários sobre Lemmy e Enaqletiwle são exclusivamente sobre os vídeos postados, que demonstram completa falta de musicalidade ou noção básica de harmonia e ritmo. Tudo isso com uma postura de superioridade que é tangível.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por HenriqueBessa Qua Out 30, 2019 8:28 pm

Faltou um verbete... notme

http://desciclopedia.org/wiki/Lemmy_Kilmister
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2269
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 6 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 11 Anterior  1, 2, 3 ... 5, 6, 7 ... 9, 10, 11  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos