Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

+117
patriciofernandes
carlosadriano
PauloBass
fheliojr
igor.botelhoduarte
Mauricio Luiz Bertola
LBorges
michelcastelobranco
GuynhoBass
Boss2K
Fernando Zadá
arthur.farias.96
Christian
Ricardo Brito
tentsubass
gpraxedes
Wesley Freitas
edumoraes
Guto Nascimento
Moises Borges
MarceloCol
Wyk.3
rafael.anjos.75
jba.bass
Leandro Gome'S
srlinux
Adelmo
Ruds
rassan
pesinho
Felipe Andrade
fvieira
Coutinho
Victor matheus wooten
Antonio Souza
Cham Carlos
GeTorres
Vitormaas
Leandro Bragança
jaderbarbosa
murilouem
subgrave
ELDER_LIMA
BR.
Rogério Barbosa
JassBazz
brucce
Eliseumohr
bec2010
Gustavo_AB
lsardeiro
Tarcísio Caetano
Sonfilho
renanx
NeyBass
Oziel Mendes
dekobass1982
rovaco
Lapetina
Pedroswaldo
joabi
Igor R. Costa
Cayo Castro
siodoni
Fabricio Bass boc
bodhan
IkedaTioBa
sandro_vie
gsfteodoro
Baixista
Laysson
malka_aff
*JAPA* PICKER BASS
afonsodecampos
basslave
djmmaster
Chapo
gobatto
ct.colela
Aldo MF
Silouco
Diegobass
LFBruschi
Raissa
Gomba
Daniel Magalhães
hueee
NETOULTRA
M2_Bassplayer
JAZZigo
Anisio Fraga
rafammbass
Nando Medeiros
Alex Guimaraes
Binão
SILVIAO
bruno the manager
CG
Patrick Soares
GusVCD
HOTA
Daniel
Eduardo Chaves
Rdg Bass
benedettiluthier
URSOBHZ
Proença
Moshe Bar Elohim
korg
Cid
Claudio
Cantão
Jackson
Renato
dibass
Thales_Sr
allexcosta
121 participantes

Página 9 de 22 Anterior  1 ... 6 ... 8, 9, 10 ... 15 ... 22  Seguinte

Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Diegobass Ter Fev 15, 2011 3:45 pm

hum...
vlw thales... vou tentar aqui...
Diegobass
Diegobass
Membro

Mensagens : 458
Localização : Três Rios - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por SILVIAO Ter Fev 15, 2011 11:51 pm

Thales_Sr escreveu:Depende, qual a finalidade disso?
É pra você tocar, e sair o som nos dois amplis?
Sim esta é a intenção!
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Qua Fev 16, 2011 9:38 am

Não precisa usar a saída balanceada, usar o line out simples facilita nesse caso.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Leo R gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Diegobass Qua Fev 16, 2011 11:22 pm

Thales... fui refazer o circuito aqui e axei uma coisa super eskisita.... soldei exatamente como o esquema da aguilar... a única difereça é que meus captadores tbm são ativos, então os liguei no posito da bateria e o terra no jack pra o liga desliga da bateria... bom o caso é que o meu baixo é todo blindado, e quando colocava o pot de volume no lugar, econstando na placa e cobre, parece que alguma coisa fechava curto e ele não funcionava, tanto no de volume quanto no de blend... a solução foi isolar o cobre de blindagem com uma fita isolante e colocar os pots em cima... sem haver contato sequer com a folha de cobre... fiz isso em todos os pots, porque até nos de equalização, quando colocava a mão o baixo transmitia um ruído horrivel na caixa.... o caso é que depois de ter botado a fita isolante num tem barulho nenhum e nenhuma interferencia ou curto... isso é normal acontecer?? tenho um strinberg onde fiz o mesmo processo de blindagem e todos os pots têm contato com a fita de cobre... inclusive esse aguilar que ta dando problema era assim tbm (só mexi pq quando tirei a bateria um fio se soltou.. e tbm tava uma porqueira... ) e não dava esse problema...

grande abraço
Diegobass
Diegobass
Membro

Mensagens : 458
Localização : Três Rios - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por LFBruschi Qui Fev 17, 2011 6:13 pm

Fala Thales, como vai?
Tenho um preamp bartolini ntmb 5.2AP; e to com dúvidas como instalar os captadores, eles tem 2 fios e duas malhas, desculpa o incomodo não tenho luthier para levar aqui.
Grande abraço!!
e obrigado!
LFBruschi
LFBruschi
Membro

Mensagens : 1797
Localização : Maceió/AL

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por GusVCD Qui Fev 24, 2011 9:21 pm

Thales, mano, vc tem q ver isso! Tu não vai acreditar! facepalm

http://bass.forumeiros.com/t13285p200-barbaridades-que-ouvimos-quando-estamos-iniciando#281994

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Sex Fev 25, 2011 1:35 am

GusVCD escreveu:Thales, mano, vc tem q ver isso! Tu não vai acreditar! facepalm

http://bass.forumeiros.com/t13285p200-barbaridades-que-ouvimos-quando-estamos-iniciando#281994
NOSSA SENHORA!

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Laysson Sex Fev 25, 2011 2:03 am

Acabou que ta chegando outro fim de semana, e ainda não fiz a parte elétrica. Comecei a sofrer a sindrome da GAS e já to começando a pensar em botar o baixo pra vender. hauhauahuahauhau
E me falta o principal, o cobre. hehe
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Baixista Qua Mar 02, 2011 10:15 am

Olá Thales.
Possuo uma pedaleira Boss ME-6B, ela usa uma fonte AC 12V.
As fontes AC são um pouco difíceis de serem encontradas, então ouvi falar que ao retirar a ponte retificadora de uma fonte DC ela torna-se AC.
Foi aí que surgiram as dúvidas, tenho uma fonte DC 9V 500mA como essa.
Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 7704_1
Porém no multímetro ela marca DC 17.2V, como é uma fonte relativamente barata resolvi experimentar e retirei a ponte retificadora, mas ao retirá-la ela tornou-se AC 12.1V, foi bom porque foi justo o que eu queria.
O que eu quero saber é se há um padrão nas pontes retificadoras de acrescentarem 5V a saída total ou se isso é por conta da fonte ser meia boca, pois ela consta 9V mas marca 17V no multímetro, o que pode me dizer sobre isso... scratch


Última edição por Baixista em Seg Mar 21, 2011 8:57 pm, editado 1 vez(es)
Baixista
Baixista
Membro

Mensagens : 212
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Qua Mar 02, 2011 11:48 am

As fontes AC são um pouco difíceis de serem encontradas, então ouvi falar que ao retirar a ponte retificadora de uma fonte DC ela torna-se AC.
Fonte AC é difícil de ser encontrada porque pouca gente se interessa em fazer capinha de plástico pra transformador... Razz

Sim, ao se retirar a ponte retificadora de uma fonte DC ela vira AC, porque só sobra o transformador...

A lição básica é:
FONTE AC DE PEDAL É SÓ UM TRANSFORMADOR

O que eu quero saber é se há um padrão nas pontes retificadoras de acrescentarem 5V a saída total ou se isso é por conta da fonte ser meia boca, pois ela consta 9V mas marca 17V no multímetro, o que pode me dizer sobre isso... scratch
Tem alguns pontos aí...
A ponte retificadora não acrescenta tensão nenhuma, na verdade, nenhum componente aí acrescenta tensão, o conceito é um pouco diferente.

Mas já adiantando, sim, o transformador dessa fonte é de 12 V, pode usar ele na sua pedaleira.
Daqui pra baixo, só precisa ler se você estiver curioso em saber porque isso acontece.

Veja essa imagem:
Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Imageviewphpn

(1) e (2) são a "cara" da tensão alternada. Após passar pela ponte retificadora, acontece (3), a parte negativa da tensão é rebatida como positiva. Agora, não temos mais tensão alternada, só uma tensão "pulsada", mas sempre positiva. Após passar pelo capacitor, ela vira (4), como o capacitor é um elemento que ARMAZENA energia, depois que você carrega ele, ele mantém aquela tensão.

Com isso, o que é armazenado no capacitor é o PICO da tensão AC. A razão entre o pico e o valor nominal é de 1,414.
Portanto, 12 * 1,414 = 16,97 v
Quando você mede somente a saída do transformador (AC), o valor DC é dividido por 1,414, e assim você tem seus 12V.

OU SEJA: FONTE DC NÃO REGULADA, SE MARCAR 17V, TEM UM TRANSFORMADOR DE 12. SE MARCAR 12 - 13V, TEM TRANSFORMADOR DE 9V.

Essa regra não vale pra fontes reguladas.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por malka_aff Qua Mar 02, 2011 11:55 am

e o que faz a tensão de um transformador de 12V ficar 9V após ele ter sido retificado?

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por gsfteodoro Qua Mar 02, 2011 12:05 pm

De acordo com o que o Thales falou, o transformador de 9V fornece 12V devido a tensão não ser continua e sim, em pulsos.
O capacitor é um grande culpado de não se manter a tensão. Cria um efeito de ripple que é o momento que o capacitor não recebe a energia do transformador e um circuito criar uma carga, ou seja, ser energizado pela "fonte".

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5418
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por malka_aff Qua Mar 02, 2011 12:11 pm

Desculpe, eu me expressei mal.

Assim, pelo o que o Thales falou

Tu pega um Transformador de 12V, retifica, deixando com 17V e depois como faz pra ir pra 9v que é o utilizado nos pedais??

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por gsfteodoro Qua Mar 02, 2011 12:29 pm

A partir do momento que você energiza o pedal, tende a cair a tensão. Ou seja, quando é colocado que o pedal utiliza 800mA (corrente) e 12V, no momento do consumo dos aproximados 800mA, os 17V caem para aproximadamente 12V.

Em relação a diminuir a tensão, existem várias maneiras.
Uma delas e bem simples é utilizando um regulador de tensão.

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Esquema-7809
Entra,se não me engano, até 30V (chutometro mesmo, sem consultar o datasheet do componente) e sai sempre 9V.

Edit: Este seria o exemplo da utilização de um 7812.


Última edição por gsfteodoro em Qua Mar 02, 2011 12:30 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Inserindo mais informações sobre o componente.)

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5418
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Gomba Qua Mar 02, 2011 12:37 pm

Cara, a tensão diminui justamente porque o pedal efetua resistência nessa tensão quando é ligado, não?
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por gsfteodoro Qua Mar 02, 2011 12:43 pm

Sim.
Mas, pelo que entendi, ele perguntou como fazer para uma fonte de 12V envie 9V.
Se não foi isso, peço desculpas.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5418
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Qua Mar 02, 2011 1:24 pm

malka_aff escreveu:e o que faz a tensão de um transformador de 12V ficar 9V após ele ter sido retificado?
Quem faz esse serviço é o regulador de tensão. Teoricamente, ele pega qualquer tensão acima de 9v e "ceifa" em 9v.

De acordo com o que o Thales falou, o transformador de 9V fornece 12V devido a tensão não ser continua e sim, em pulsos.
O capacitor é um grande culpado de não se manter a tensão. Cria um efeito de ripple que é o momento que o capacitor não recebe a energia do transformador e um circuito criar uma carga, ou seja, ser energizado pela "fonte".
Não, é simplesmente por causa da forma de calcular... Tem vários motivos envolvidos aí, mas o fato é que uma tensão AC tem um valor de pico 1,414 vezes o valor eficaz. A tensão de 127V da sua casa oscila entre +170V e -170V, numa frequência de 60 Hz.

Eu não chamaria o capacitor de "culpado", ele na verdade é quem mais tem méritos: Sem ele não daria pra ter uma conversão AC -> CC tão suave.

Cara, a tensão diminui justamente porque o pedal efetua resistência nessa tensão quando é ligado, não?
Isso é verdade se a fonte não for regulada.
Mas pra fonte regulada, a explicação do gfsteodoro é a correta.

O que acontece na fonte não-regulada é que quando você "pendura" mais carga na fonte, a descarga do capacitor é mais rápida, e isso abaixa o valor médio da tensão de saída. Mas por causa dessa descarga mais rápida, você tem mais variação na tensão de saída da fonte. E isso que causa o HUM nos pedais, quando se usa fonte não regulada.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por gsfteodoro Qua Mar 02, 2011 1:45 pm

^^
Citei culpado pois se houvesse um capacitor com um valor de F elevadíssimo, não haveria ripple e teria os 170V que é a tensão de pico do ciclo, ao invés dos 127V nominais.
Afinal, quanto maior o valor capacitivo, menor o ripple.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5418
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por SILVIAO Qua Mar 02, 2011 6:04 pm

De 9V pode usar uma de 12V ,acho que não queima nada não, eu mesmo já fiz isso, principalmente quando se liga varios pedais!Alguém ai ja fez isso também?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Qua Mar 02, 2011 6:08 pm

Citei culpado pois se houvesse um capacitor com um valor de F elevadíssimo, não haveria ripple e teria os 170V que é a tensão de pico do ciclo, ao invés dos 127V nominais.
Sim, verdade. O que limita o tamanho do capacitor é o tamanho da fonte (pois o capacitor cresce com o seu valor), custo do capacitor, e corrente de partida...

De 9V pode usar uma de 12V ,acho que não queima nada não, eu mesmo já fiz isso, principalmente quando se liga varios pedais!Alguém ai ja fez isso também?
Muitos pedais aceitam 12V numa boa, já que a especificação de tensão da maioria dos componentes é de 25v...
E no caso de fontes NÃO REGULADAS, ao plugar ela em muitos pedais essa tensão cai pra próximo de 9v, com consequente HUM a mais....
Mas o melhor é usar a fonte de 9V REGULADA pra não ter problema.

Se uma fonte regulada recebe um pico de energia na alimentação dela, o regulador queima, e fim de papo. Se uma não-regulada recebe o pico, ela repassa esse pico pra os pedais, e pode acontecer algo desagradável.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Gomba Qua Mar 02, 2011 6:10 pm

fonte regulada = fonte estabilizada?
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por gsfteodoro Qua Mar 02, 2011 6:25 pm

Sou técnico em eletrônica mas de termo, sou péssimo.

O que posso dizer é: fonte regulada = mínima variação de saída, independente da entrada (claro que não pode ignorar os extremos, tipo 127V para 220V)...

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5418
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Baixista Qua Mar 02, 2011 6:48 pm

Gomba escreveu:fonte regulada = fonte estabilizada?

+1
Baixista
Baixista
Membro

Mensagens : 212
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Baixista Qua Mar 02, 2011 6:58 pm

Thales_Sr escreveu:Se uma fonte regulada recebe um pico de energia na alimentação dela, o regulador queima, e fim de papo. Se uma não-regulada recebe o pico, ela repassa esse pico pra os pedais, e pode acontecer algo desagradável.

Sendo assim o risco de acontecer algo desagradável com a pedaleira é alto? Visto que a fonte AC e só um tranformador, ou existem "ACs" reguladas?
Como saber até onde uma tensão ou corrente muito acima da especificação do pedal/pedaleira é nociva para os mesmos? Existe algum parâmetro de tolerância?
Baixista
Baixista
Membro

Mensagens : 212
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Qua Mar 02, 2011 7:14 pm

fonte regulada = fonte estabilizada?
Sim.

Sendo assim o risco de acontecer algo desagradável com a pedaleira é alto? Visto que a fonte AC e só um tranformador, ou existem "ACs" reguladas?
AC é só transformador, não tem "regulação" nenhuma não...

Como saber até onde uma tensão ou corrente muito acima da especificação do pedal/pedaleira é nociva para os mesmos? Existe algum parâmetro de tolerância?
Sem o projeto não dá pra saber não...
O risco é de tensão elevada, aquele valor de corrente indicado na fonte só indica o máximo de corrente que ela pode fornecer. Mas isso não causa problema não. Você pode botar uma fonte 9V - 1000000000A pra alimentar seus pedais que não vai queimar nada. Mas uma fonte 18V - 0,3A pode torrar eles. O risco é na tensão.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Baixista Qua Mar 02, 2011 7:30 pm

Thales_Sr escreveu:
Sem o projeto não dá pra saber não...
O risco é de tensão elevada, aquele valor de corrente indicado na fonte só indica o máximo de corrente que ela pode fornecer. Mas isso não causa problema não. Você pode botar uma fonte 9V - 1000000000A pra alimentar seus pedais que não vai queimar nada. Mas uma fonte 18V - 0,3A pode torrar eles. O risco é na tensão.
Isso significa que os pedais só retiram o que é necessário da corrente, por exemplo: Um pedal consome 30mA e a fonte tem 1A, porém somente 30mA estarão sendo requeridos da fonte? E se for ao contrário, outro exemplo: Um pedal consome 2A, porém a fonte só possui 500mA, o que ocorre?
A tensão então é totalmente fornecida, ligou uma fonte 18V num pedal que pede 9V, ela fornecerá os 18V na íntegra?
Baixista
Baixista
Membro

Mensagens : 212
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Qua Mar 02, 2011 8:03 pm

Isso significa que os pedais só retiram o que é necessário da corrente, por exemplo: Um pedal consome 30mA e a fonte tem 1A, porém somente 30mA estarão sendo requeridos da fonte?
Isso aí.

E se for ao contrário, outro exemplo: Um pedal consome 2A, porém a fonte só possui 500mA, o que ocorre?
Ela não vai dar conta de fornecer, e a tensão de saída dela vai cair. Possivelmente vai ter zumbidos também, pois a tensão caiu demais e assim ela deixa de ser regulada.

A tensão então é totalmente fornecida, ligou uma fonte 18V num pedal que pede 9V, ela fornecerá os 18V na íntegra?
Sim. O que varia é só a corrente.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Baixista Qua Mar 02, 2011 10:33 pm

^ Muito obrigado Thales...up
Baixista
Baixista
Membro

Mensagens : 212
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Gomba Qua Mar 02, 2011 11:10 pm

Thales_Sr escreveu:
fonte regulada = fonte estabilizada?
Sim.

Precisei comprar uma fonte recentemente. As únicas estabilizadas que eu encontrei eram daquelas parecidas com carregador de celular. Penso que aquilo nao guenta um pedal ou vai me dar muitos ruidos...
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por gsfteodoro Qua Mar 02, 2011 11:13 pm

^^^^^^
Hoje em dia, o pesado não é o melhor...
E estes tipos de fonte são muito boas.
Fica tranquilo, man... O celular nunca deixou de carregar, certo!?

abraços.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5418
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Qui Mar 03, 2011 8:31 am

Precisei comprar uma fonte recentemente. As únicas estabilizadas que eu encontrei eram daquelas parecidas com carregador de celular. Penso que aquilo nao guenta um pedal ou vai me dar muitos ruidos...
Antigamente, amplificador potente era amplificador grande...
Hoje em dia a gente tem GK-MB2 500, Ibanez Promethean, etc...

A mesma coisa se aplica às fontes de pedais, por sinal, a tecnologia usada é a mesma.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por gsfteodoro Qui Mar 03, 2011 8:54 am

Thales,
Qual tecnologia estão usando nesses novos amplificadores? FET mesmo?
Porque para aguentar a corrente que esse GK de 500W precisa, imagino que não seja uma fonte com um simples fet e sim um "banco de FET", como a ligação dos antigos 2N3055 (nossa... Agora fui longe...).

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5418
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Qui Mar 03, 2011 9:01 am

FET é tipo de transistor, a tecnologia é a das SMPS (Switch Mode Power Supply), ou seja, fonte chaveada, do mesmo tipo que usa em computadores.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por gsfteodoro Qui Mar 03, 2011 9:08 am

Se conseguem para um PC, porque não para um amplificador?? Taí... é isso mesmo...
Quando citei o FET, quis dizer aquele tipo de fonte sem transformador...
Como disse lá em cima: Os termos e nomes se foram... Era fonte chaveada mesmo que queria falar...

Thales, me ajuda nessa dúvida:
Para passar um baixo ativo para passivo, perderei o controle de grave, médio e agudo pois são ligados diretamente no circuito ativo... Só terei volume (ganho) e balanço (blend) entre os caps (no meu caso)... Eu teria que colocar um push pull (para desligar o circuito e desviar o sinal dos pacs) e trocar um ou dois pots para duplos para fazer a função de tone. Estou certo na minha teoria?

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5418
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Qui Mar 03, 2011 10:33 am

Se conseguem para um PC, porque não para um amplificador?? Taí... é isso mesmo...
PC lida bem com ruídos, as placas-mãe tem seus próprios reguladores de tensão, e o consumo é mais constante. Em amplificadores, que a corrente dá muitos picos, o trabalho é maior pra manter a tensão no mesmo nível.

Quando citei o FET, quis dizer aquele tipo de fonte sem transformador...
Pois é, é uma confusão comum. Acho que vem do fato dos amplificadores automotivos usarem o termo MOSFET para se referirem aos modelos que usam fonte chaveada (ao invés de transformador de saída, usado nos módulos booster)

Para passar um baixo ativo para passivo, perderei o controle de grave, médio e agudo pois são ligados diretamente no circuito ativo... Só terei volume (ganho) e balanço (blend) entre os caps (no meu caso)... Eu teria que colocar um push pull (para desligar o circuito e desviar o sinal dos pacs) e trocar um ou dois pots para duplos para fazer a função de tone. Estou certo na minha teoria?
Você vai sumir com o circuito ativo ou quer botar uma chave ativo/passivo?

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por gsfteodoro Qui Mar 03, 2011 10:34 am

Você vai sumir com o circuito ativo ou quer botar uma chave ativo/passivo?
segunda opção: chave para Ativo e passivo.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5418
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Laysson Sex Mar 04, 2011 8:09 pm

Aos poucos to comprando as coisas, e vi que vai sobrar uma cavidade no corpo do baixo. To pensando em botar uma chave série/paralelo. Seria uma chave de quantos terminais? 2 posições (on/on) com 4 terminais? Ou pode ser uma on/off/on de 6 terminais atrás?
Tava olhando pelo diagrama da Seymour, mas aqueles seis pontos parecem de um pot push/pull e não chave seletora.
http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?schematic=jass_bass_sp
A captação vai ser PJ com vol/vol/tone.
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Sex Mar 04, 2011 10:18 pm

gsfteodoro escreveu:
Você vai sumir com o circuito ativo ou quer botar uma chave ativo/passivo?
segunda opção: chave para Ativo e passivo.
Aí teria que analisar o circuito. Se o volume estiver "embutido" no circuito, é difícil de fazer o bypass do circuito...

Aos poucos to comprando as coisas, e vi que vai sobrar uma cavidade no corpo do baixo. To pensando em botar uma chave série/paralelo. Seria uma chave de quantos terminais? 2 posições (on/on) com 4 terminais? Ou pode ser uma on/off/on de 6 terminais atrás?
Tava olhando pelo diagrama da Seymour, mas aqueles seis pontos parecem de um pot push/pull e não chave seletora.
No esquema da SD, é um pot push/pull. Você pode usar uma chave DPDT pra substituir o push/pull.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por gsfteodoro Qui Mar 10, 2011 1:22 pm

Thales_Sr escreveu:
gsfteodoro escreveu:
Você vai sumir com o circuito ativo ou quer botar uma chave ativo/passivo?
segunda opção: chave para Ativo e passivo.
Aí teria que analisar o circuito. Se o volume estiver "embutido" no circuito, é difícil de fazer o bypass do circuito...
Thales...
Carnaval... Todo mundo se divertindo... E eu comecei a mexer no circuito do meu baixo... Comprei um pot com push pull duplo e dois pot duplo: um virou tone e o outro o balanço...
Resultado: Baixo ativo e passivo.

Abraço.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5418
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Qui Mar 10, 2011 1:23 pm

Thales...
Carnaval... Todo mundo se divertindo... E eu comecei a mexer no circuito do meu baixo... Comprei um pot com push pull duplo e dois pot duplo: um virou tone e o outro o balanço...
Resultado: Baixo ativo e passivo.

Abraço.
Que bom, e o som ficou satisfatório no modo passivo?

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por gsfteodoro Qui Mar 10, 2011 1:27 pm

Thales_Sr escreveu:
Thales...
Carnaval... Todo mundo se divertindo... E eu comecei a mexer no circuito do meu baixo... Comprei um pot com push pull duplo e dois pot duplo: um virou tone e o outro o balanço...
Resultado: Baixo ativo e passivo.

Abraço.
Que bom, e o som ficou satisfatório no modo passivo?

Digo que ficou interessante... o grave ficou um pouco fraco.
Estou dando uma estudada pra ver o que fazer...
Mas estou vendo que um upgrade será o lance nesse baixo.
Eu achei interessante o quanto o volume geral aumentou...

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5418
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por gsfteodoro Sáb Mar 12, 2011 4:23 pm

Thales,

Tenho 700W para serem desenvolvidos em 4Ohms.
Se eu tenho uma caixa de 600W em 8 Ohms e outra caixa de 100W, a distribuição da potência desenvolvida será proporcional a potência da caixa ou o amplificador tentará enviar 350W para cada caixa?

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5418
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Diegobass Seg Mar 14, 2011 5:00 pm

Fala thales? blz?
to aqui com um baixo que queimou o circuito, que era grave/agudo/médio/volume/blend/chae ativo-passivo; ou seja... 6 furos...
e também estou com um circuito artec de 2 bandas cust/boost (agudo/grave/volume/blend). e tava pensando em colocar esse circuito nese baixo... mas só que pelas minhas contas, vai sobrar um furo, poi pretendo a seguinte configuração (usando o artec): grave/agudo/volume/blend/chave ativo - passivo para desligar o circuito, o negocio é que sobra um furo, e fica meio feio deixar ele aberto...
a minha dúvida seria se eu pudesse, nesse furo, usar um potenciometro de tone, que seria usado somente quando a chave estiver ligada em modo passivo... teria como fazer isso? como serião as ligações? eu dei uma pesquisada aqui no fórum e em outros lugares, mas nada achei... poderia me dar uma luz?

grande abraço
Diegobass
Diegobass
Membro

Mensagens : 458
Localização : Três Rios - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Baixista Ter Mar 15, 2011 8:31 am

Thales, comprei uns potenciômetros da fender, porém eles não dizem se é linear(B) ou logarítmico(A), tem como descobrir? O que pode resultar se eu colocar 3 pots iguais sejam A ou B num Jazz Bass, e outra, como influi o valor do capacitor no tone?
Baixista
Baixista
Membro

Mensagens : 212
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Ter Mar 15, 2011 1:49 pm

Tenho 700W para serem desenvolvidos em 4Ohms.
Se eu tenho uma caixa de 600W em 8 Ohms e outra caixa de 100W, a distribuição da potência desenvolvida será proporcional a potência da caixa ou o amplificador tentará enviar 350W para cada caixa?
Você tem 700W MÁXIMOS, correto? Tenho sempre que lembrar isso, pois tem gente que acha que ao ligar um ampli de 200W, ele vai mandar 200W SEMPRE...

Sobre a sua ligação, se você ligar duas caixas de mesma impedância, ele vai mandar a mesma potência para cada caixa. Pro amplificador, não importa a especificação de potência do falante. Pra ele, só importa a impedância.

a minha dúvida seria se eu pudesse, nesse furo, usar um potenciometro de tone, que seria usado somente quando a chave estiver ligada em modo passivo... teria como fazer isso? como serião as ligações? eu dei uma pesquisada aqui no fórum e em outros lugares, mas nada achei... poderia me dar uma luz?
Deve dar, os fodera usam algo parecido. Mas não acho que seja tão trivial. A princípio, precisaria de uma chave 3PDT.

Thales, comprei uns potenciômetros da fender, porém eles não dizem se é linear(B) ou logarítmico(A), tem como descobrir? O que pode resultar se eu colocar 3 pots iguais sejam A ou B num Jazz Bass, e outra, como influi o valor do capacitor no tone?
Tem como descobrir sim. Bota o multímetro, na função de medir resistências, em duas pernas do pot (uma delas, a central). Daí, coloque o pot no meio, e veja o valor da resistência. Se der próximo ao valor do pot, ele é linear. Se der diferente, ele é logarítmico.

Normalmente os baixos passivos usam sempre pots de igual valor, e esse é o parâmetro que mais importa. O tipo (A ou B) influi só na sensibilidade dele.

O valor do capacitor influi na atuação do pot de tone. Se você baixar o valor, o tone vai ser menos atuante. Se aumentar o valor, vai ser mais atuante. A depender do quanto você aumente, o som do seu instrumento vai ficar meio abafado mesmo com o tone todo aberto.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por malka_aff Qua Mar 16, 2011 1:27 pm

Mestre Thales, Guru da Elétrica, Mr. Eletron Laughing

Eu comprei um MIC 200 da Behringer, e ele veio com uma fonte que é

IN 230VAC 50Hz
OUT 9VAC

Te pergunto, isso não pode dar problema já que nossa rede é 60Hz??

e outra coisa, na mionha casa é 220V, mas se eu for tocar num lugar onde só tenha 110V preciso de um transformador né?


____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Qua Mar 16, 2011 6:34 pm

Eu comprei um MIC 200 da Behringer, e ele veio com uma fonte que é

IN 230VAC 50Hz
OUT 9VAC

Te pergunto, isso não pode dar problema já que nossa rede é 60Hz??

e outra coisa, na mionha casa é 220V, mas se eu for tocar num lugar onde só tenha 110V preciso de um transformador né?
Sobre os 50 e 60 hz, acaba não fazendo diferença não...

Sobre o outro transformador, sim, vai precisar...
O que você pode fazer também é comprar um transformador 220/110 -> 9V, e fazer uma caixinha bonitinha pra ele. Daí, você abandona a fonte que vem no seu MIC200.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por malka_aff Qua Mar 16, 2011 10:41 pm

e é muito caro um transformador desses??

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Baixista Qua Mar 16, 2011 11:44 pm

Qual a diferença de um transformador 12v para um 12+12v?
Baixista
Baixista
Membro

Mensagens : 212
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Qui Mar 17, 2011 10:24 am

malka_aff escreveu:e é muito caro um transformador desses??
Não... Menos de 20 reais.
Baixista escreveu:Qual a diferença de um transformador 12v para um 12+12v?
O de 12v tem 2 fios, e entre eles vai ter 12v... O de 12+12 tem 3 fios, e se você tomar o fio de baixo como referência, o fio do meio vai ter 12v, e o de cima vai ter 24. Como esses transformadores são usados pra fazer alimentação simétrica, normalmente se toma o fio do meio como referência, assim você vai ter +12v num dos fios e -12v no outro.

A título de curiosidade, é esse princípio que é usado em direct boxes passivas. Você entra com um sinal desbalanceado (referência + sinal), e sai com um sinal balanceado (referência + sinal + sinal invertido), nesse caso esses transformadores são chamados de BALUN (BALanced UNbalanced)

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 9 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 9 de 22 Anterior  1 ... 6 ... 8, 9, 10 ... 15 ... 22  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos