Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

+8
allexcosta
WHead
B3ck1m2n
Jãozeiro
Breno_Barnabe
vinibassplayer
Zubrycky
Artur Vini
12 participantes

Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por Artur Vini Ter Jan 02, 2024 3:29 pm

Bom dia. Coloquei um jogo de dunlop marcus miller ha mais de 1 ano. Tenho bastante suor nas maos, mas sempre estou secando.

Gostaria de saber se a afinacao das oitavas nao batendo de umas 2 semanas pra cá tem a ver com o tempo das cordas?

Obrigado.
Artur Vini
Artur Vini
Membro

Mensagens : 92
Localização : Sao Caetano do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por Zubrycky Ter Jan 02, 2024 4:42 pm

Pode ser regulagem.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18988
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por vinibassplayer Ter Jan 02, 2024 4:52 pm

se vc sabe regular, regule. se funcionar, é pq idade da corda não influencia.

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Jan 02, 2024 5:08 pm

vinibassplayer escreveu:se vc sabe regular, regule. se funcionar, é pq idade da corda não influencia.
Seria minha dica também, é bem simples.

https://www.contrabaixobr.com/t2593-regulagem-basica
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por Jãozeiro Qua Jan 03, 2024 3:07 pm

Artur Vini escreveu:

Gostaria de saber se a afinacao das oitavas nao batendo de umas 2 semanas pra cá tem a ver com o tempo das cordas?

Obrigado.

Pode ser. Regula de novo as oitavas e vê se rola.

Mas de qualquer forma eu trocaria de encordoamento, oitava batendo ou não. Um ano é bastante coisa.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por B3ck1m2n Qui Mar 14, 2024 12:42 pm

Tudo bem que corda de baixo não é igual corda de guitarra que quando fica muito velha já vai quebrando tudo ou pegando ferrugem, mas de qualquer forma cordas de baixo velha vai ficando meio-morta e o som fica difícil de timbrar e de afinar. Corda fazendo aniverário, pra mim, já é um sinal vermelho que já passou da hora de trocar. Nomalmente o legal é trocar de uns 4 em 4 meses, acho, pra manter o som legal. Mas hoje em dia eu tenho tentado trocar de 6 em 6 meses fazendo secagem do suor após o uso com franela e limpeza com Dunlop 65 sempre que vou limpar o corpo do baixo também.


Última edição por B3ck1m2n em Qui Mar 14, 2024 3:28 pm, editado 2 vez(es)
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por WHead Qui Mar 14, 2024 1:14 pm

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Captur15


____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2741
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Zubrycky, LeoSP, Bananoise e CSergio gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por allexcosta Qui Mar 14, 2024 3:06 pm

Pode...

Até corda NOS (new old stock) às vezes não entona bem.

Só que instrumento de corda não entona perfeito. Você meio que escolhe a região que vai priorizar. Isso é normal.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por DiegoBueno Ter Abr 23, 2024 1:10 pm

Sinceramente, acho pouco provavel.

Meu Giannini foi adquirido em 28/06/22, e ele AINDA está com as cordas originais, sem sequer apresentar sinais de desgate/ferrugem, malemá perdeu o timbre "metálico" de corda nova, mas a regulagem do braço e das oitavas permanecem íntegras.
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 229
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

LeoSP gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por B3ck1m2n Ter Abr 23, 2024 1:18 pm

DiegoBueno escreveu:Sinceramente, acho pouco provavel.

Meu Giannini foi adquirido em 28/06/22, e ele AINDA está com as cordas originais, sem sequer apresentar sinais de desgate/ferrugem, malemá perdeu o timbre "metálico" de corda nova, mas a regulagem do braço e das oitavas permanecem íntegras.

Mais um da tribo dos zubryckyanos? Pergunta
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por DiegoBueno Ter Abr 23, 2024 1:34 pm

B3ck1m2n escreveu:

Mais um da tribo dos zubryckyanos? Pergunta

Minha tribo é dos que não inventam teorias e folclores pra justificar uma mania/costume pessoal como forma de validar algo baseado no empirismo.
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 229
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por B3ck1m2n Ter Abr 23, 2024 1:37 pm

DiegoBueno escreveu:
B3ck1m2n escreveu:

Mais um da tribo dos zubryckyanos? Pergunta

Minha tribo é dos que não inventam teorias e folclores pra justificar uma mania/costume pessoal como forma de validar algo baseado no empirismo.

Tá bom, então... Medo
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por DiegoBueno Ter Abr 23, 2024 2:08 pm

B3ck1m2n escreveu:

Tá bom, então... Medo

Mas é lógico que tá bom. Afinal é VC quem precisa trocar as cordas obrigatoriamente a cada 12 meses, não é um fato comprovado cientificamente e sequer é algo inerente a TODOS os musicos. Alguns tem problemas com sudorese e as cordas oxidam em menos de 1 mês, por exemplo. Então não há absolutamente logica alguma estabelecer uma mania pessoal como uma verdade absoluta, e sendo um costume pessoal nem relevo como argumento.
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 229
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por B3ck1m2n Ter Abr 23, 2024 2:23 pm

DiegoBueno escreveu:
B3ck1m2n escreveu:

Tá bom, então... Medo

Mas é lógico que tá bom. Afinal é VC quem precisa trocar as cordas obrigatoriamente a cada 12 meses, não é um fato comprovado cientificamente  e sequer é algo inerente a TODOS os musicos. Alguns tem problemas com sudorese e as cordas oxidam em menos de 1 mês, por exemplo. Então não há absolutamente logica alguma  estabelecer uma mania pessoal como uma verdade absoluta, e sendo um costume pessoal nem relevo como argumento.

Cara eu nunca disse que quem nunca troca as cordas está errado! Muito pelo contrário! Cada um sabe da sua necessidade e das suas preferência! Mas quem troca as cordas com mais frequência como eu, não é por "mania" e sim porque gosta da corda com o som mais metálico como quando estão recém trocadas, simples assim! Já tem gente que curte o som da corda mais opaco, então tudo bem também!

Não foi uma ofensa quando perguntei se vc era da tribo dos "zubryckyanos"! Apenas quis dizer "ah, então vc é do time dos que não gostam de trocar as cordas com frequência? Bom saber!". Eu só acho curioso pessoas com esse gosto pessoal, mas nada contra! Se parar pra pensar, vc acaba até levando vantagem, pois tem menos gasto com essas coisas! winkfinger
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

LeoSP gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por DiegoBueno Ter Abr 23, 2024 2:34 pm

B3ck1m2n escreveu:

Cada um sabe da sua necessidade e das suas preferência! Mas quem troca as cordas com mais frequência como eu, não é por "mania" e sim porque gosta da corda com o som mais metálico como quando estão recém trocadas

Esse é o ponto, esclarecer que trata-se de um gosto pessoal, até pelo fato de a pergunta original ter sido se "corda velha afeta ou não a regulagem de oitavas".


B3ck1m2n escreveu:
Não foi uma ofensa quando perguntei se vc era da tribo dos "zubryckyanos"! Apenas quis dizer "ah, então vc é do time dos que não gostam de trocar as cordas com frequência?

Pois é, uma pergunta aleatória dependendo do contexto pode ser mal interpretada quando não fica clara a intenção...

E, sim, mesmo quase 2 anos após a aquisição do Giannini não vejo motivo algum em trocar as cordas, creio ser possivel perceber na foto abaixo feita há pouco.

(Link direto em maior qualidade de imagem: https://i.imgur.com/vE5CTxc.jpg )

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? VE5CTxch
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 229
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

LeoSP e B3ck1m2n gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por B3ck1m2n Ter Abr 23, 2024 2:51 pm

DiegoBueno escreveu:
B3ck1m2n escreveu:

Cada um sabe da sua necessidade e das suas preferência! Mas quem troca as cordas com mais frequência como eu, não é por "mania" e sim porque gosta da corda com o som mais metálico como quando estão recém trocadas

Esse é o ponto, esclarecer que trata-se de um gosto pessoal, até pelo fato de a pergunta original ter sido se "corda velha afeta ou não a regulagem de oitavas".


Cara, sobre essa questão, na minha percepção eu acho um pouco mais difícil afinar as cordas quando estão com mais idade, talvez porque a sonoridade mude (fato observado) e as cordas fiquem com menos volume (fato observado) e um pouca menos definição (fato observado). Também noto que desafinam com mais frequência (não durante o uso, mas entre um dia e outro que se use), mas nada que seja tão absurdo a ponto de inviabilizar o uso de cordas mais idosas. O que faz eu realmente querer trocar é a mudança no timbre. Quanto a isso eu consigo atrasar um pouco essas trocas com manutenção com produtos e limpeza, mas não indefinidamente.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

LeoSP gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por Zubrycky Ter Abr 23, 2024 3:12 pm

DiegoBueno escreveu:
B3ck1m2n escreveu:

Tá bom, então... Medo

Mas é lógico que tá bom. Afinal é VC quem precisa trocar as cordas obrigatoriamente a cada 12 meses, não é um fato comprovado cientificamente  e sequer é algo inerente a TODOS os musicos. Alguns tem problemas com sudorese e as cordas oxidam em menos de 1 mês, por exemplo. Então não há absolutamente logica alguma  estabelecer uma mania pessoal como uma verdade absoluta, e sendo um costume pessoal nem relevo como argumento.

Para vocês verem como a biologia atua, um amigo meu guitarrista tinha o suor tão corrosivo que o suor dele danificou a pintura da parte de trás do braço... Shocked

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18988
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por allexcosta Ter Abr 23, 2024 3:29 pm

DiegoBueno escreveu:Minha tribo é dos que não inventam teorias e folclores pra justificar uma mania/costume pessoal como forma de validar algo baseado no empirismo.

Qual seria o folclore? Que as propriedades de um metal tensionado variam com o tempo? scratch

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por CSergio Ter Abr 23, 2024 10:50 pm

Situação de não afinando/entonando, eu procuro refazer tudo, até desenrolar das tarraxas.

Então aproveito, limpo as cordas e dou uma limpeza no baixo.
Geralmente acontece quando acumula poeira, ou em períodos de chuvas aqui na cidade, como agora, que junta poeira dos meses anteriores, mais umidade, e cria aquela aparência "gostosa" de mofo.

Continuou não afinando/entonando direito, mesmo depois da regulagem?
Corda está com pontos pretos?
Quase certeza que meu próximo passo é decidir trocar essas cordas.

Zubrycky escreveu:
Para vocês verem como a biologia atua, um amigo meu guitarrista tinha o suor tão corrosivo que o suor dele danificou a pintura da parte de trás do braço... Shocked

Sim.. tem gente que tem suor mais forte e detona metais (e até pintura) mais rápido que outras pessoas ditas "normais".
Já conheci umas 2 pessoas que tocam instrumentos e cordas com eles não duram muito, oxidam mais rápido.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4111
Localização : 2°55"S, 44°30"W

LeoSP gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por CSergio Ter Abr 23, 2024 11:33 pm

Pouco tempo atrás, limpei um BB425; botei as mesmas cordas de volta, corda "E" ficou trastejando na primeira casa (junto à pestana).
Mexi no carrinho, tirei a bendita corda talvez umas 5 vezes; continuou trastejando.
scratch
Tirei só essa corda do arranjo string throughbody, fiz a montagem tradicional pela ponte: parou o trastejo.

Dai lembrei uma situação parecida de alguém do fórum, que a corda ficou muda, então o usuário tirou a corda, meio que virou ela na ponte e resolveu.
Fiz isso e voilá, resolveu na montagem string throughbody, ficou sem trastejo na casa primeira casa.

Adendo sem relação com o tópico: depois percebi que o braço estava meio que curvado para trás, somente no lado das cordas mais grossas; coisa que não era, antes de botar esse jogo Giannini .050/.135 alguns meses antes.
Afrouxei todas as cordas, esqueci o baixo por talvez uma semana, voltei a olhar ele de novo... e o braço estava retinho como era antes.

Foi a senha para mandar vir um jogo de Daddario .045/.130 (pouco tempo antes, achei o manual desse baixo e descobri que sai de fábrica exatamente com Daddario EXL170-5 nessas medidas).
Instalei e zero trastejo, zero problemas, braço reto de novo.
king
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4111
Localização : 2°55"S, 44°30"W

LeoSP gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por LeoSP Qua Abr 24, 2024 8:52 am

Acho interessante essa discussão e como cada um vai formando sua visão.

Para mim, tudo tem a ver com o som (se você gosta do timbre produzido por suas cordas no estado atual) e com a qualidade que você consegue obter no momento (está afinando bem? desafina muito rápido? regulagem resolve?). Há quem goste do som metálico de cordas novas, há quem não goste. Eu gosto do som de cordas meia vida, com agudos ainda aparecendo com alguma qualidade, mas sem ter o som metálico em todas as regiões do braço

Alguém sempre lembra do James Jamerson nesse tipo de conversa, mas aquele lá talvez tiraria som definido até de um pedaço de corda de amarrar sacaria de caminhão presa numa tábua. Na minha experiência, cordas duram bastante. Não tenho problema com suor, não moro nem me apresento no litoral e sinto que o timbre e a afinação das cordas que uso geralmente se mantém bons por um bom tempo, já que meu baixo é usado em apresentações talvez uma vez ou duas por mês. Para quem toca direto, eu não sirvo de base, mas talvez sirva de exemplo que é tudo muito de caso para caso, até o desgaste do metal

No meu caso, regulagem frequente. Trocar cordas, baixa frequência

____________________________
"Parece-me que a maioria das pessoas só se impressiona com três coisas: a rapidez com que se pode tocar, a altura que se pode atingir e o volume do som produzido. Agora, mais experiente, vejo que provavelmente menos de 2% do público sabe realmente ouvir." Chet Baker
LeoSP
LeoSP
Membro

Mensagens : 172
Localização : Descalvado/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por LeoSP Qua Abr 24, 2024 8:57 am

DiegoBueno escreveu:Sinceramente, acho pouco provavel.

Meu Giannini foi adquirido em 28/06/22, e ele AINDA está com as cordas originais, sem sequer apresentar sinais de desgate/ferrugem, malemá perdeu o timbre "metálico" de corda nova, mas a regulagem do braço e das oitavas permanecem íntegras.

Já me vi na sua situação algumas vezes ao longo dos anos, com cordas durando bem mais do que o esperado. E como não faço gravações profissionais, tenho um motivo a menos pra querer trocar cordas. Inclusive teve uma época que eu estava sem grana e acabei comprando cordas 0.40 de uma marca chinesa e elas ficaram anos com qualidade razoável (lógico que sem uso intenso naquele instrumento específico), mas sei que se tratou de uma exceção que não entendi bem até agora. mas aconteceu

____________________________
"Parece-me que a maioria das pessoas só se impressiona com três coisas: a rapidez com que se pode tocar, a altura que se pode atingir e o volume do som produzido. Agora, mais experiente, vejo que provavelmente menos de 2% do público sabe realmente ouvir." Chet Baker
LeoSP
LeoSP
Membro

Mensagens : 172
Localização : Descalvado/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por B3ck1m2n Qua Abr 24, 2024 9:06 am

Allex, esse tópico não deveria estar na parte de "Cordas & Acessórios"? scratch
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por B3ck1m2n Qua Abr 24, 2024 9:07 am

Zubrycky escreveu:
DiegoBueno escreveu:
B3ck1m2n escreveu:

Tá bom, então... Medo

Mas é lógico que tá bom. Afinal é VC quem precisa trocar as cordas obrigatoriamente a cada 12 meses, não é um fato comprovado cientificamente  e sequer é algo inerente a TODOS os musicos. Alguns tem problemas com sudorese e as cordas oxidam em menos de 1 mês, por exemplo. Então não há absolutamente logica alguma  estabelecer uma mania pessoal como uma verdade absoluta, e sendo um costume pessoal nem relevo como argumento.

Para vocês verem como a biologia atua, um amigo meu guitarrista tinha o suor tão corrosivo que o suor dele danificou a pintura da parte de trás do braço... Shocked

Então o Dragão de Komodo é que deve ter medo de levar uma patada dele! Ri Muito
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por Jãozeiro Qua Abr 24, 2024 10:09 am

Corda flatwound velha é bem legal se você quer aquele som específico. Inclusive o Jamerson usava flats velhas, não rounds velhas...

Agora, roundwound mofando anos no baixo...gente, não tem condições. Foi feita pra trocar. Tudo melhora com corda nova, tudo o que você imaginar. Pra agudo incomodando você gira o tone do seu baixo. Simples assim.

E de volta ao Jamerson, não dá pra se basear em histórias de exceção e colocá-las como situação comum. Jamerson não é referência em troca de cordas. O normal são trocas regulares de encordoamento, alguns com mais ou menos intervalo, a depender de outros fatores, mas o normal é que se troque de quando em quando.

"Ah, mas não vou trocar nunca e pra mim fica ótimo se não trocar nunca, igual James Jamerson". Ok, mas nem você, nem Jamerson são referência, são casos de exceção.

Assim como sempre tem algum guitarrista machão da .013 zoando guitarrista que usa encordoamento .009 "porque SRV usava .013".
Ah, entendi, num universo de centenas de guitarristas, somente um deles usava .013, então ele é a regra a ser seguida, genial...
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por Jãozeiro Qua Abr 24, 2024 10:13 am

Claro, cada um usa o que quiser e durante o tempo que quiser. Só acho que se encordoamento bom fosse baratinho essa religião das cordas jurássicas teria bem menos fiéis...
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por allexcosta Qua Abr 24, 2024 10:13 am

B3ck1m2n escreveu:Allex, esse tópico não deveria estar na parte de "Cordas & Acessórios"? scratch

winkfinger

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por Jãozeiro Qua Abr 24, 2024 10:14 am

E de novo: um aqui e outro ali não são referência.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por allexcosta Qua Abr 24, 2024 10:28 am

Algumas coisas que a gente precisa observar:

Nenhum baixo está de fato entonado. A gente tenta chegar próximo. Entonar oitavas garante que o instrumento está relativamente entonado na região da décima segunda casa, o que implica, invariavelmente que o baixo estará com entonação pobre no resto do braço, especialmente na região até a sétima casa, onde normalmente se toca bem mais...

Há milhares e milhares de gravações tocando nas rádios com baixos gravados com entonação pobre. Beatles, Motown, etc... Muitos e muitos exemplos...

Os fenômenos físicos ocorrem, independente da nossa vontade, mas cada um ouve diferente, curte coisas diferentes, isso é ok.

Dentro do universo da psico acústica, entonação ruim até leva muitos a considerar o som de um baixo mais vintage, enquanto entonação melhor e cordas com propriedades mais preservadas contribuem para o chamado "som moderno".

Não há nada errado de fato em se usar cordas com 15 anos de idade e entonação pobre. Sim, fica mais longe do que chamaríamos de perfeito, mas perfeito em música não tem nada a ver com bom. Pelo contrário, um som todo quantizado e perfeitamente afinado soará plástico e robótico.

Uma parte do charme de um baixo em pé tocado por um bom baixista são as pequenas imperfeições e afinação longe da perfeição que são inerentes a esse instrumento.

Não sei se James Jamerson trocou cordas ou regulou oitavas daquele baixo alguma vez. Não ficaria surpreso se soubesse que nunca o fez. Ao mesmo tempo, Anthony Jackson, um dos baixistas mais prolíficos de todos os tempos e grande admirador de Jamerson, sempre foi obcecado por detalhes técnicos, como afinação, entonação, ação, etc... E sempre usou cordas novas, a ponto de trocar a cada música que gravava em estúdio.

E os dois são considerados deuses do instrumento.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por B3ck1m2n Qua Abr 24, 2024 10:37 am

Jãozeiro escreveu:Corda flatwound velha é bem legal se você quer aquele som específico. Inclusive o Jamerson usava flats velhas, não rounds velhas...

Agora, roundwound mofando anos no baixo...gente, não tem condições. Foi feita pra trocar. Tudo melhora com corda nova, tudo o que você imaginar. Pra agudo incomodando você gira o tone do seu baixo. Simples assim.

E de volta ao Jamerson, não dá pra se basear em histórias de exceção e colocá-las como situação comum. Jamerson não é referência em troca de cordas. O normal são trocas regulares de encordoamento, alguns com mais ou menos intervalo, a depender de outros fatores, mas o normal é que se troque de quando em quando.

"Ah, mas não vou trocar nunca e pra mim fica ótimo se não trocar nunca, igual James Jamerson". Ok, mas nem você, nem Jamerson são referência, são casos de exceção.

Assim como sempre tem algum guitarrista machão da .013 zoando guitarrista que usa encordoamento .009 "porque SRV usava .013".
Ah, entendi, num universo de centenas de guitarristas, somente um deles usava .013, então ele é a regra a ser seguida, genial...

O que eu acho estranho é a pessoa comprar um produto novo e esperar ficar velho pra ficar bom pra ele! (ou seja, vai tocar uns bons meses com um som que não o agrada...). Uai, se a pessoa quer um som daquele jeito abafado não seria melhor já procurar uma corda com essa sonoridade mais especifica de cara, tipo uma flatwound ou outro tipo. Ou então combina com algum amigo que, quando for jogar seus encordoamentos velhos fora, doe pra ele usar nos seus baixos!


Última edição por B3ck1m2n em Qua Abr 24, 2024 10:43 am, editado 1 vez(es)
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por allexcosta Qua Abr 24, 2024 10:42 am

B3ck1m2n escreveu:O que eu acho estranho é a pessoa comprar um produto novo e esperar ficar velho pra ficar bom pra ele! Uai, se a pessoa quer um som daquele jeito abafado não seria melhor já procurar uma corda com essa sonoridade mais especifica de cara, tipo uma flatwound ou outro tipo. Ou então combina com algum amigo que, quando for jogar seus encordoamentos velhos fora, doe pra ele usar nos seus baixos!

Som de round velha não tem nada a ver com som de flat, seja nova ou velha.

Arrumar corda que a pessoa gosta já usada é uma opção sim. Nada errado com isso.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por B3ck1m2n Qua Abr 24, 2024 10:51 am

allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:O que eu acho estranho é a pessoa comprar um produto novo e esperar ficar velho pra ficar bom pra ele! Uai, se a pessoa quer um som daquele jeito abafado não seria melhor já procurar uma corda com essa sonoridade mais especifica de cara, tipo uma flatwound ou outro tipo. Ou então combina com algum amigo que, quando for jogar seus encordoamentos velhos fora, doe pra ele usar nos seus baixos!

Som de round velha não tem nada a ver com som de flat, seja nova ou velha.

Arrumar corda que a pessoa gosta já usada é uma opção sim. Nada errado com isso.

Olha que beleza! E ainda vai sair de graça pra pessoa! Podíamos fazer a "caixinha zubrycky" dos encordoamentos doados, daí os baixistas "zubryckyanos" ia lá e retiravam os encordoamentos que queriam, o que acham? (brincadeira, viu, Zubrycky! não vai ficar bravo!  Razz )
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

LeoSP gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por allexcosta Qua Abr 24, 2024 10:53 am

B3ck1m2n escreveu:Olha que beleza! E ainda vai sair de graça pra pessoa! Podíamos fazer a "caixinha zubrycky" dos encordoamentos doados, daí os baixistas "zubryckyanos" ia lá e retiravam os encordoamentos que queriam, o que acham? (brincadria, viu, Zubrycky! não vai ficar bravo!  Razz )

One man's trash is another man's treasure. Wink

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Zubrycky e B3ck1m2n gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por Edão Qua Abr 24, 2024 11:05 am

Legal o tópico.
Respondendo a pergunta, não posso dizer que cordas velhas podem afetar a afinação das oitavas. Isso parece mais uma questão de ajuste do braço.
Agora o que é óbvio e foi bem citado aqui é que cordas velhas afetam a entonação, principalmente na pobreza de agudos e médios.
Mas se isso for desejável pro som que o cara faz, voilà!

____________________________
Edão - Clube Cort #62 Clube Roland Boss #18 Clube do Blues #22 Fretless Club #92 Custom Basses Club #041
Clube Fender #161 Jazz Bass Clube #0111 Clube do Precision Bass #123 Clube Giannini #093
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1961
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por allexcosta Qua Abr 24, 2024 11:07 am

Edão escreveu:Legal o tópico.
Respondendo a pergunta, não posso dizer que cordas velhas podem afetar a afinação das oitavas. Isso parece mais uma questão de ajuste do braço.
Agora o que é óbvio e foi bem citado aqui é que cordas velhas afetam a entonação, principalmente na pobreza de agudos e médios.
Mas se isso for desejável pro som que o cara faz, voilà!

Entonação e afinação de oitavas são a mesma coisa.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por B3ck1m2n Qua Abr 24, 2024 11:18 am

Edão escreveu:Legal o tópico.
Respondendo a pergunta, não posso dizer que cordas velhas podem afetar a afinação das oitavas. Isso parece mais uma questão de ajuste do braço.
Agora o que é óbvio e foi bem citado aqui é que cordas velhas afetam a entonação, principalmente na pobreza de agudos e médios.
Mas se isso for desejável pro som que o cara faz, voilà!

Acho que isso está mais relacionado à perda de frequencias do que à entonação propriamente dita! Eu sinto uma perda geral, inclusive nos graves! Por isso, mesmo aqueles "baixistas do tone fechado" acabam tendo perdas com cordas velhas, só que, como a perda é mais evidente nos agudos, por compensação, isso cria a ilusão de que os grave estão preservados, mas não estão! Pode fazer um comparativo sonoro com a corda velha e após colocar as cordas novas que vc vai ouvir bastante diferença!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Edão gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por Edão Qua Abr 24, 2024 11:25 am

allexcosta escreveu:
Edão escreveu:Legal o tópico.
Respondendo a pergunta, não posso dizer que cordas velhas podem afetar a afinação das oitavas. Isso parece mais uma questão de ajuste do braço.
Agora o que é óbvio e foi bem citado aqui é que cordas velhas afetam a entonação, principalmente na pobreza de agudos e médios.
Mas se isso for desejável pro som que o cara faz, voilà!

Entonação e afinação de oitavas são a mesma coisa.

Certo. Então é isso.
Corrigindo: Vejo que cordas velhas não prejudicam a entonação, mas na perca de frequências de médio e agudo.

____________________________
Edão - Clube Cort #62 Clube Roland Boss #18 Clube do Blues #22 Fretless Club #92 Custom Basses Club #041
Clube Fender #161 Jazz Bass Clube #0111 Clube do Precision Bass #123 Clube Giannini #093
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1961
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por Zubrycky Qua Abr 24, 2024 12:10 pm

allexcosta escreveu:
Som de round velha não tem nada a ver com som de flat, seja nova ou velha.

Concordo, embora, curiosamente, quase todo tutorial que vejo no youtube sobre como tirar o timbre de Geezer Butler repete a ideia sem fundamento dele usar flatwounds ( facepalm ) , algo que nunca aconteceu e crendice que mostra a falta completa da mais básica pesquisa sobre o tema (Para esclarecer, as cordas eram roundwounds velhas no Fender PB 1969 com a pintura retirada usado no primeiro disco e roundwounds um pouco menos velhos no PB 1967 sunburst usado no Paranoid e no Master of Reality).

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18988
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por Zubrycky Qua Abr 24, 2024 12:11 pm

B3ck1m2n escreveu:
allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:O que eu acho estranho é a pessoa comprar um produto novo e esperar ficar velho pra ficar bom pra ele! Uai, se a pessoa quer um som daquele jeito abafado não seria melhor já procurar uma corda com essa sonoridade mais especifica de cara, tipo uma flatwound ou outro tipo. Ou então combina com algum amigo que, quando for jogar seus encordoamentos velhos fora, doe pra ele usar nos seus baixos!

Som de round velha não tem nada a ver com som de flat, seja nova ou velha.

Arrumar corda que a pessoa gosta já usada é uma opção sim. Nada errado com isso.

Olha que beleza! E ainda vai sair de graça pra pessoa! Podíamos fazer a "caixinha zubrycky" dos encordoamentos doados, daí os baixistas "zubryckyanos" ia lá e retiravam os encordoamentos que queriam, o que acham? (brincadeira, viu, Zubrycky! não vai ficar bravo!  Razz )

Não ficarei bravo, pode deixar. Wink

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18988
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por allexcosta Qua Abr 24, 2024 12:44 pm

Zubrycky escreveu:Concordo, embora, curiosamente, quase todo tutorial que vejo no youtube sobre como tirar o timbre de Geezer Butler repete a ideia sem fundamento dele usar flatwounds ( facepalm ) , algo que nunca aconteceu e crendice que mostra a falta completa da mais básica pesquisa sobre o tema (Para esclarecer, as cordas eram roundwounds velhas no Fender PB 1969 com a pintura retirada usado no primeiro disco e roundwounds um pouco menos velhos no PB 1967 sunburst usado no Paranoid e no Master of Reality).

Não bastaria tocar malzasso tudo erradão? scratch hide

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por B3ck1m2n Qua Abr 24, 2024 12:49 pm

Zubrycky escreveu:
allexcosta escreveu:
Som de round velha não tem nada a ver com som de flat, seja nova ou velha.

Concordo, embora, curiosamente, quase todo tutorial que vejo no youtube sobre como tirar o timbre de Geezer Butler repete a ideia sem fundamento dele usar flatwounds ( facepalm ) , algo que nunca aconteceu e crendice que mostra a falta completa da mais básica pesquisa sobre o tema (Para esclarecer, as cordas eram roundwounds velhas no Fender PB 1969 com a pintura retirada usado no primeiro disco e roundwounds um pouco menos velhos no PB 1967 sunburst usado no Paranoid e no Master of Reality).

Então, pra vc ver como não estou errado em sugerir o uso das flats! kkkk! Se o povo confunde é porque o som deve ter uma certa similaridade, então pode ser que sirvam como substitutas pra buscar o som que se deseja.

P. S.: estou falando isso, mas eu mesmo ainda não tenho um "arquivo mental sonoro" sobre o som exato das flats, isso aí foi mais um chute meu mesmo! kkk
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por WHead Qua Abr 24, 2024 2:25 pm

Gosto de cordas mais usadas porque não gosto do brilho "metalizado" dos encordamentos novos. Já usei cordas flat e gostei, mas são muito caras para mim (e pelo que eu sinto, têm outra proposta).

É "zubryckyanismo" que chama, é?

Sempre tive a impressão de que as cordas vão ficando mais difíceis de manter a afinação e afinar as oitavas conforme vão ficando mais velhas.. Pode ser só as cordas baratas que eu uso, pode ser meu ouvido ruim também, sei lá..

Abraço.

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2741
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por DiegoBueno Sex Abr 26, 2024 6:51 am

allexcosta escreveu:
DiegoBueno escreveu:Minha tribo é dos que não inventam teorias e folclores pra justificar uma mania/costume pessoal como forma de validar algo baseado no empirismo.

Qual seria o folclore? Que as propriedades de um metal tensionado variam com o tempo? scratch

Não, digo do folclores de modo geral, que o pessoal tira do (lago) Toba
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 229
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por CSergio Sex Abr 26, 2024 7:41 am

WHead escreveu:Gosto de cordas mais usadas porque não gosto do brilho "metalizado" dos encordamentos novos. Já usei cordas flat e gostei, mas são muito caras para mim (e pelo que eu sinto, têm outra proposta).

...

Sempre tive a impressão de que as cordas vão ficando mais difíceis de manter a afinação e afinar as oitavas conforme vão ficando mais velhas.. Pode ser só as cordas baratas que eu uso, pode ser meu ouvido ruim também, sei lá..

Abraço.

Cordas genéricas, quando peguei baixos usados, a impressão que tive a maioria das vezes:
- não oxidam rápido
- não entonam bem quando velhas

_________________

Eu gosto de cordas flat, pelo timbre e pela sensação de toque aos dedos.
A corda é lisa, dedo sobe e desce na escala como uma manteiga, melhor ainda num baixo reguladinho.
Também demoram anos para enferrujar, a não ser que o baixista tenha suor misturado com urânio e apodreça metais em questão de semanas.

O único porém é que as flats custam mais caro que as rounds.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4111
Localização : 2°55"S, 44°30"W

WHead gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ? Empty Re: Cordas com mais de 1 ano pode afetar a afinacao das oitavas ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos