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Mensagem por Stefano T. Qui Fev 02, 2012 10:09 pm

Não querendo desmerecer o trabalho do Jacimário, é fato que a Mlaghus fabrica os instrumentos com a mais alta qualidade dentro do território brasileiro, mas quanto aos modelos e as patentes, alguem que conheça a Fodera de perto sabe me dizer se isso é permitido:



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Mensagem por DUDUBASS Qui Fev 02, 2012 10:12 pm

Rapaz..... Se é permitido eu não sei, mas que tá lindasso eu sei que tá... Maluco

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Mensagem por thgbass Qui Fev 02, 2012 10:29 pm

E deve ser muito melhor inclusive! hehe Palhaçada
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Mensagem por YellowBoy Qui Fev 02, 2012 10:37 pm

Manda pra galera lá e pergunta, aproveita e passa o contato do jacimario pro wooten encomendar um também.

Acredito que sendo um custom não tem problema, acredito que o problema seria construir em série.

Deve aparecer alguém entendido ai pra nos esclarecer.
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Mensagem por Raissa Qui Fev 02, 2012 10:44 pm

Acho que isso só está em pauta porque a M. Laghus cresceu muito e está dando de pau em muitos por aí. É uma réplica feita por encomenda para um baixista, cujo luthier que o fabricou utiliza a marca dele. Se fosse um luthier de esquina ninguém estaria comentando sobre isso...

Masss... deixo o assunto para os mais entendidos.

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Mensagem por dudamir Qui Fev 02, 2012 10:53 pm

Os modelos são idênticos. Mas foi sob encomenda, não?


Última edição por dudamir em Qui Fev 02, 2012 11:01 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Stefano T. Qui Fev 02, 2012 10:58 pm

Bio Bass escreveu:Acho que isso só está em pauta porque a M. Laghus cresceu muito e está dando de pau em muitos por aí. É uma réplica feita por encomenda para um baixista, cujo luthier que o fabricou utiliza a marca dele. Se fosse um luthier de esquina ninguém estaria comentando sobre isso...

Masss... deixo o assunto para os mais entendidos.
Um luthier de esquina não possui capacidade pra fazer uma réplica tão perfeita. Ele pode até copiar o design, e criar um bom instrumento, com excelentes acessórios como captação EMG e ferragens Schaller, cujo valor fique na faixa dos 3mil reais, mas estaria longe de ser um Fodera, tanto na aparência, quanto na qualidade e acabamento.

Ouso dizer que no Brasil, hoje em dia, pra fazer uma réplica tão apurada e que bata de frente com a qualidade Fodera, somente o Jacimário e o Eliezer Lara têm a capacidade.

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Mensagem por Zubrycky Qui Fev 02, 2012 11:18 pm

Stefano T. escreveu:
Um luthier de esquina não possui capacidade pra fazer uma réplica tão perfeita. Ele pode até copiar o design, e criar um bom instrumento, com excelentes acessórios como captação EMG e ferragens Schaller, cujo valor fique na faixa dos 3mil reais, mas estaria longe de ser um Fodera, tanto na aparência, quanto na qualidade e acabamento.

Ouso dizer que no Brasil, hoje em dia, pra fazer uma réplica tão apurada e que bata de frente com a qualidade Fodera, somente o Jacimário e o Eliezer Lara têm a capacidade.

Essa é uma questão assaz interessante.

Eis o que penso a respeito: Não sou especialista em Foderas, mas ouso dizer que a qualidade deles não é tão inatingível assim. Acredito que um bom luthier que saiba o que está fazendo, que tenha experiência, que saiba escolher bem as madeiras, que saiba instalar os trastes, que saiba fazer a pintura e o acabamento e que tenha acesso à ferragens e captação de qualidade pode fazer um baixo tão bom quanto o Fodera.

Com os materiais corretos, a experiência para levar o projeto adiante e tendo em mãos os planos de um instrumento, tanto de medidas do corpo como da parte elétrica, pode-se fazer uma réplica de praticamente qualquer instrumento elétrico.

Isso se o cliente souber ( Afinal não cabe ao Luthier ser um telepata ) o que quer e tiver dinheiro para pagar.

Posso estar errado, mas acredito que hajam no Brasil mais pessoas* capazes de fazer instrumentos iguais ou melhores aos Fodera.

*Para exemplificar o meu ponto de vista, a subseção de luthieria deste fórum mostra vários baixos de grande qualidade feito por luthiers brasileiros.

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Mensagem por LuCaSbass Qui Fev 02, 2012 11:27 pm

Zubrycky escreveu:
Posso estar errado, mas acredito que hajam no Brasil mais pessoas* capazes de fazer instrumentos iguais ou melhores aos Fodera.

*Para exemplificar o meu ponto de vista, a subseção de luthieria deste fórum mostra vários baixos de grande qualidade feito por luthiers brasileiros.
Exemplifique dois, tirando os já citados Jacimário e Eliezer...

Eu acho que o grande lance dos Fodera é tocabilidade, e isso não é só saber instalar trastes, escolher madeira e saber fazer pintura não... É um processo um tanto quanto complicado e sim, são poucos os luthiers que atingem esse nível...
Quem busca um baixo custom nesse nível não busca "somente: o som dos sonhos, e sim por um conjunto de fatores onde a tocabilidade e ergonomia com certeza estão entre os mais importantes.
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Mensagem por Laysson Qui Fev 02, 2012 11:52 pm

Os do Pablo da SJ Guitars são muito bonitos (bom acabamento) e soam muito bem, mas nunca toquei em um pra saber se a tocabilidade também chega nesse ponto. Aliás também nunca toquei num Fodera ou num M.Laghus. Então com essas duas referências eu colocaria os baixos da SJ nesse nível um pouco mais elevado de baixos feitos a mão. Se supera, não sei, é difícil imaginar sem conhecer.
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Mensagem por Cantão Qui Fev 02, 2012 11:55 pm

A JS de Goiania está no páreo com certeza...o Ney Neto endorsa eles se não me engano , tem a D'Marck também... Wink

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Mensagem por LuCaSbass Sex Fev 03, 2012 12:15 am

Nunca toquei num SJ, mas D'Mark ta longe viu... Não que sejam baixos ruins, mas tão longe...
E tem outra marca que começa com D que tem um tanto de endorser que vendem a marca como sendo boa, mas tem um historico de problemas terriveis de acabamento trastes mal colocados...

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Mensagem por Cayo Castro Sex Fev 03, 2012 12:17 am

Eu acho que esse não é o tema central do tópico... pelo que entendi o Stefano T. não quer saber quais luthiers conseguem a proeza de fazer uma cópia do Fodera. E sim.. se isso é permitido ( legal )...

É isso mesmo ou entendi errado, Stefano T.???

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Mensagem por Laysson Sex Fev 03, 2012 12:26 am

Entram no desenrolar do assunto onde se fala sobre a dificuldade em se fazer uma réplica por parte dos luthieres brasileiros. A SJ mesmo, fazia cópias da Fodera, e seus baixos de linha, são bastante inspirados nos desenhos do Vinny. Esse até foi um assunto discutido aqui no fórum.
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Mensagem por Zubrycky Sex Fev 03, 2012 12:37 am

LuCaSbass escreveu:
Exemplifique dois, tirando os já citados Jacimário e Eliezer...

Eu acho que o grande lance dos Fodera é tocabilidade, e isso não é só saber instalar trastes, escolher madeira e saber fazer pintura não... É um processo um tanto quanto complicado e sim, são poucos os luthiers que atingem esse nível...
Quem busca um baixo custom nesse nível não busca "somente: o som dos sonhos, e sim por um conjunto de fatores onde a tocabilidade e ergonomia com certeza estão entre os mais importantes.

Como nenhum dos meus baixos foi feito por luthier e como o meu contato com baixos de luthier foi esparso ao longo dos anos, não tenho, honestamente, os meios para dar-lhe os nomes que você pede.

Estou longe de ser um especialista na luthieria brasileira. E sou o primeiro a admitir isso.

Entretanto, ainda que este meu desconhecimento sobre o assunto me impeça de dizer tais nomes, não vejo em quê esta ausência de nomes invalide o meu ponto de vista.

Digo tal coisa com convicção pois a minha argumentação está baseada no pensamento lógico contido nesta pequena pergunta: Será que, em todo o Brasil, com todos os luthiers capacitados que temos, apenas dois sejam bons o bastante para fazer um instrumento deste nível?

Pessoalmente, custa-me acreditar nisso.

Supor que apenas dois profissionais da luthieria brasileira sejam capazes de fazer um instrumento desses chega a ser um absurdo probabilístico porque isso indica, no final das contas, que os demais profissionais não entendem do seu trabalho e são incapazes de trabalhar em alto nível.

Ainda que o número de luthiers brasileiros com a experiência e o nível técnico necessário possa ser um número pequeno, é pouco lógico presumir que apenas dois sejam capazes de fazer isso.

Para usar uma expressão de Carl Sagan, "A ausência de evidências não é evidência de ausência". Ou seja, desconhecer outros profissionais capazes de fazer uma tarefa não quer dizer que tais profissionais não existam.

Um contrabaixo custom, mesmo sendo um de alto nível, obedece à princípios de construção que qualquer luthier que se preze conhece. Obviamente, há um maior nível técnico na execução e melhores materiais envolvidos, mas os princípios gerais não são magicamente esquecidos ou deixam de existir só porque o instrumento é feito por este ou aquele luthier.

Obter tocabilidade e ergonomia em um instrumento é algo que qualquer luthier digno do nome tem que ser capaz de fazer . Basta ter os planos corretos em mãos e saber o que fazer a partir deles. Não é nada de outro planeta. Dá trabalho, sim, mas não é algo impossível.

Como disse anteriormente, basta fazer as coisas do jeito certo e com os materiais certos. Luthieria é arte, sim, mas, assim como qualquer forma de arte, em muita coisa ela funciona como uma receita de bolo, pois toda forma de expressão artística está alicerçada em princípios básicos.

Lançando mão de uma analogia, luthiers são como médicos. Há aqueles que não conseguem fazer mais do que o básico, há aqueles que possuem um conhecimento mais amplo e há uma minoria que cobra mais porque sabe mais, porque tem a experiência e a capacidade necessária para o exercício em alto nível da medicina.

Entretanto, os princípios gerais da medicina valem para todos. Para exemplificar, o coração sempre comportar-se-á de acordo com as mesmas regras fisiológicas, independentemente de um paciente ir ao cardiologista ou a um clínico geral.

Voltando aos contrabaixos elétricos, Foderas podem ser instrumentos difícilimos de se replicar, mas a construção de uma réplica não é uma tarefa impossível, desde que o cliente possa pagar pelos materiais empregados na construção de um instrumento de alto nível e pelos serviços de um luthier experiente que conheça o instrumento a ser replicado. Afinal de contas, se isso fosse tão impossível assim, nem mesmo o Jacimário e o Eliezer teriam conseguido, teriam?

Sobre o que busca alguém que encomenda um instrumento desses, bom, eu só posso falar o que eu buscaria: Um instrumento feito com o material de minha preferência e de acordo com as minhas especificações e necessidades técnicas. E isso não é algo que apenas duas pessoas neste país sejam capazes de fazer.

Importante: Não falo isso para desmerecer o trabalho do Jacimário e do Eliezer. Respeito-os profundamente e espero poder encomendar um instrumento com eles algum dia. O que disse aqui não foi com o intuito de diminuir o trabalho deles, mas sim para rebater e desmontar a noção ( Inexata, ao meu ver ) de que os demais luthiers brasileiros com experiência e competência sejam incapazes de replicar um Fodera à altura da qualidade do instrumento original.

Importante 2: Essa discussão não abrange o tema do tópico, que é saber sobre a validade das patentes da Fodera para baixos de luthier. Entretanto, vi-me na necessidade de me desviar do tópico para debater pontos cuja discussão julguei serem importantes, uma vez que este fórum é um espaço dedicado à discussões construtivas baseada na troca de experiências, pontos de vista diferentes e conhecimentos. Peço desculpas ao autor do tópico pelo desvio de rota.

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Mensagem por Stefano T. Sex Fev 03, 2012 2:34 am

O que eu vejo é o seguinte, a MLaghus tem competência pra tirar a Fodera do mercado aqui no Brasil, devido ao altíssimo valor dos instrumentos americanos.

Já tem gente aqui no fórum inclusive (um exemplo é o Alex Costa) que foram usuários da Fodera e estão trocando-os pelos MLaghus.
Existem luthiers muito bons Brasil afora, mas em questão de tecnologia, investimento em pesquisa na fabricação de peças, de acabamento e tal, os únicos que batem de frente com os instrumentos do Vinny Fodera mesmo são os instrumentos top de linha do Eliezer e do Jacimário.

Há luthiers excelentes como a D"Mark, a Zaganin, a DiCastelli aqui em Curitiba, mas ainda acho que falta um "que" pra atingir o nível de tocabilidade e durabilidade de instrumentos como os handmade da Alembic, os Lakland Custom USA e os Fodera, baixos os quais custam de 6 a 12mil dólares lá na gringa e possuem fila de espera de 2-3 anos.

O tópico foi criado relembrando um recente episódio, no qual a Condor estava fabricando sob licença alguns baixos Fodera, e pelo jeito a parceria acabou pois os dirigentes afirmaram que não gostariam de ter o nome da marca associado com uma ave de rapina.

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Mensagem por allexcosta Sex Fev 03, 2012 8:09 am

Tópico interessante...

1 - Não precisa se conhecer a Fodera de perto pra saber se isso é permitido. Na verdade, o problema que pode acontecer é a própria Fodera se dar o trabalho de brigar pelo direito do shape como a MusicMan e a Rickenbacker fazem com tanto afinco. Mas, ao longo dos anos, a Fodera nunca demonstrou muita preocupação com isso, até porque provavelmente não tem um departamento jurídico forte. Como existem várias lutherias mundo afora que usam designs da Fodera e a lutheria Americana nunca "correu atrás", caso procurasse alguma confusão com a Mlaghus o juiz entenderia que os shapes são de domínio público da mesma forma que fez com a Fender quando ela decidiu entrar na justiça para requerer o direito de propriedade dos shapes da strato, da tele, do Jazz Bass e do Precision. Existe até um luthier da Ucrânia que faz cópias idênticas dos Fodera e ele é amigo do Vadim e o pessoal da Fodera nunca disse nada.

2 - Dizer se essa ou aquela marca consegue ou não copiar um Fodera exige conhecimento profundo das características de um Fodera. Na minha opinião (não sou luthier, mas conheço Fodera há muitos anos), Jacimário é o único luthier Brasileiro que EU conheço que pode fazê-lo. Tenham em mente que nunca vi um D'Mark ou DiCastelli.

3 - Apesar de um Mlaghus estar em meus futuros planos, não estou trocando Foderas por Mlaghus.

4 - Quem falou da ave de rapina foi o Jason, que entrou na Fodera bem depois dos Condor Fodera terem sido fabricados. A Fodera tem uma boa relação com a Condor e fez 5 (e somente 5 baixos) para a empresa Brasileira. Desde o início já se sabia que seriam 5. Nunca houve a idéia de que existiriam Condors by Fodera à torto e à direita. Anos depois o Jason comentou no Talkbass que, de um ponto de vista comercial, a idéia não foi muito boa e fez o comentário sobre a ave de rapina e ainda disse que isso não aconteceria de novo com nenhuma outra marca.

5 - Obter a tocabilidade e ergonomia de um Fodera não é algo que qualquer um consegue com os planos e as plantas dos instrumentos. Requer um talento especial e atenção para os detalhes.

6 - Lembremo-nos que ainda há muito luthier no Brasil que decepciona. Vejo umas coisas meio bizarras por aí, de acabamento a erros crassos. E o atendimento ao cliente também deixa a desejar ainda. Mas estamos, sim, evoluindo.

7 - Baixos Lakland USA não custam entre 6 e 12 mil dólares e tampouco demoram 3 anos para serem entregues.

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Mensagem por GUBASS Sex Fev 03, 2012 8:24 am

Acredito que o maior problema seria se um Luthier fizesse um baixo e vendesse esse como um Fodera, com o logotipo Fodera, ou com o nome quase parecido com Fodera. Mas ele está colocando o nome da empresa dele, dando a garantia dele, o cliente sabe que não é um Fodera, ele quer mesmo assim e foi o próprio cliente que pediu. Então acredito que não tenha problema, entrar na justiça para isso é perca de tempo. Do jeito que esses processos são talvez acabaria no Fantástico em o Conciliador, só para dizer que não deu em nada.
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Mensagem por Cantão Sex Fev 03, 2012 8:32 am

Eu acho que se o Vinny pegasse um MLaghus na mão ele diria :Uauuuuuh !!! Is perfect !!! rsrsrs.


Última edição por Cantão em Sex Fev 03, 2012 5:54 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por brucce Sex Fev 03, 2012 8:35 am

Realmente, acho que não pega nada, visto que EU pedi uma cópia e a empresa fez com o logo dela e não a empresa está fazendo linha de produção.

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Mensagem por allexcosta Sex Fev 03, 2012 8:41 am

Muito conceito estranho nesse post do Zubrycky, portanto algumas considerações...

Zubrycky escreveu:Como nenhum dos meus baixos foi feito por luthier

Todo baixo é feito por luthier.

Um contrabaixo custom, mesmo sendo um de alto nível, obedece à princípios de construção que qualquer luthier que se preze conhece. Obviamente, há um maior nível técnico na execução e melhores materiais envolvidos, mas os princípios gerais não são magicamente esquecidos ou deixam de existir só porque o instrumento é feito por este ou aquele luthier.

Não é bem assim. A Ford sabe fazer carros, mas não consegue fazer um carro com a qualidade de um Toyota, Honda ou Lexus. Os princípios são os mesmos, mas existem técnicas de fabricação e desenvolvimento do produto que são difíceis de copiar, mesmo com uma boa equipe de engenharia inversa.

Obter tocabilidade e ergonomia em um instrumento é algo que qualquer luthier digno do nome tem que ser capaz de fazer . Basta ter os planos corretos em mãos e saber o que fazer a partir deles. Não é nada de outro planeta. Dá trabalho, sim, mas não é algo impossível.

A observação nos diz que isso não é verdade. Não basta ter os planos. A técnica de construção e as tolerâncias fazem toda diferença. Se há uma imprecisão de 0.1mm em cada etapa da construção o músico sente algo errado no produto final.


Como disse anteriormente, basta fazer as coisas do jeito certo e com os materiais certos. Luthieria é arte, sim, mas, assim como qualquer forma de arte, em muita coisa ela funciona como uma receita de bolo, pois toda forma de expressão artística está alicerçada em princípios básicos.

E o bolo da titia sai completamente diferente do bolo da vovó. No entanto, a receita é idêntica.


Lançando mão de uma analogia, luthiers são como médicos.

E em cada médico que você vai escuta um diagnóstico e uma proposta de tratamento.


Voltando aos contrabaixos elétricos, Foderas podem ser instrumentos difícilimos de se replicar, mas a construção de uma réplica não é uma tarefa impossível, desde que o cliente possa pagar pelos materiais empregados na construção de um instrumento de alto nível e pelos serviços de um luthier experiente que conheça o instrumento a ser replicado. Afinal de contas, se isso fosse tão impossível assim, nem mesmo o Jacimário e o Eliezer teriam conseguido, teriam?

A questão é muito mais profunda que isso. Fazer uma réplica não é fácil. Jacimário estuda os baixos Fodera durante suas madrugadas desde 1993. É muito diferente de você chegar hoje pra um bom luthier que nunca viu um Fodera e pedir uma réplica.


Sobre o que busca alguém que encomenda um instrumento desses, bom, eu só posso falar o que eu buscaria: Um instrumento feito com o material de minha preferência e de acordo com as minhas especificações e necessidades técnicas. E isso não é algo que apenas duas pessoas neste país sejam capazes de fazer.

A oração acima não faz sentido em relação ao instrumento em questão. As specs não são pessoais, e sim, cópias das specs de um Fodera.


Não falo isso para desmerecer o trabalho do Jacimário e do Eliezer. Respeito-os profundamente e espero poder encomendar um instrumento com eles algum dia. O que disse aqui não foi com o intuito de diminuir o trabalho deles, mas sim para rebater e desmontar a noção ( Inexata, ao meu ver ) de que os demais luthiers brasileiros com experiência e competência sejam incapazes de replicar um Fodera à altura da qualidade do instrumento original.

Na grande maioria das réplicas que a gente vê no Brasil os luthiers não conseguem sequer copiar o shape, que é o mais fácil. Quem dirá detalhes de ergonomia e tocabilidade. O ML está cheio de Fodera de luthier que parece uma portão de fazenda.
.

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Mensagem por allexcosta Sex Fev 03, 2012 8:47 am

Cantão escreveu:Eu acho que se o Vinny pegasse um MLaghus na mão ele diria :Uauuuuuh !!! Is perfect !!! rsrsrs.

Se o pessoal da Fodera conhecesse o trabalho da Mlaghus tentaria contratar o Jacimário e o Juca...

Eles precisam de pessoal, mas nem todo mundo consegue trabalhar lá...

Pare pra pensar. A Fodera está atrasada uns 2 anos nos pedidos, será que eles não poderiam quadruplicar a produção? Claro que sim. O caso é que eles não aceitam nenhuma queda na qualidade e arrumar luthier nesse nível é difícil até nos EUA.

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Mensagem por zanforlin Sex Fev 03, 2012 8:49 am

innnnnnnnnnssscrusive...


quanto custa um mlaghus desses? Razz Alguém saberia dizer?
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Mensagem por brucce Sex Fev 03, 2012 8:55 am

Não é o mesmo, mas pra você ter uma idéia. $ 5.750,00

http://www.fodera.com/Shop/ProductDetails.aspx?ItemID=402

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Mensagem por zanforlin Sex Fev 03, 2012 9:00 am

brucce escreveu:Não é o mesmo, mas pra você ter uma idéia. $ 5.750,00

http://www.fodera.com/Shop/ProductDetails.aspx?ItemID=402

Cara, estou perguntando do Mlaghus Razz
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Mensagem por brucce Sex Fev 03, 2012 9:06 am

Ah porque você não disse antes kkk Essa tabela é de outubro do ano passado, ou seja pode ter mudado algo:


M.Laghus Custom Basses
Tabela de preços 2011


Configuração padrão: Corpo em Pérsia Índica ou Cedro Imperial, escala em jacarandá, captação single, ferragens em acabamento preto ou chromo Black, acabamento fosco do verniz, top básico (verificar no site quais são os básicos), cor sólida (apenas para Jazz Bass).

M.Laghus Custom

Ultimate e Beyond

• 4 cordas : R$6600
• 5 cordas : R$7000
• 6 cordas : R$7500
• 7 cordas : R$8100

Genesis

• 4 cordas : R$6400
• 5 cordas : R$6800
• 6 cordas : R$7300
• 7 cordas : R$7900

Jazz Bass M.Laghus

JB

• 4 cordas : R$4400
• 5 cordas : R$4700
• 6 cordas : R$5200

Opcionais :

• Marcação em bloco escala escura: R$500
• Marcação em bloco escala clara: R$700
• Escala com friso: R$250
• Escala em maple: R$300
• Escala em bird’s eye maple ou ébano: R$500
• Acabamento brilhante (apenas para os M.Laghus Custom): R$300
• Sunburst e cores translúcidas: R$200
• Top M.Laghus Custom: R$0,00 a R$1000 (verificar disponibilidade dos tops
• Corpo em mogno: R$600
• Corpo em ash: R$500
• Hard case: R$400
• Incrustação (inlay): A consultar
• Captação humbucker: R$300
• Tiras de fibra de carbono no braço: R$350
• Top no Jazz Bass : R$300 a R$1000 (verificar disponibilidade dos tops)
• Ferragens douradas: R$200

Valores sujeitos a alterações

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Mensagem por zanforlin Sex Fev 03, 2012 9:19 am

Está acima dos meus pertences, se é que vocês me entendem, mas fiquei curioso de ouvir esse baixo que foi citado no topico! Razz De quem é? tem algum video? Poderia gravar pra nós Razz
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Mensagem por brucce Sex Fev 03, 2012 9:23 am

É, pra fazer algo do jeito que você quer, acredito eu, que deva morrer uns 10k

No tópico da visita a MLaghus tem uns vídeos https://www.contrabaixobr.com/t14580-mlaghus-luthieria-salvador

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Mensagem por zanforlin Sex Fev 03, 2012 9:24 am

Pois é... sem querer ser troll, mas já trollando, com 10k você compra passagens de ida e volta pros EUA e trás um PUUUTA baixo de lá Razz


Mas é brilhante a idéia de ter um baixo custom feito no Brasil, com essa qualidade...
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Mensagem por brucce Sex Fev 03, 2012 9:28 am

IMHO eu acho que não hein? De fora vc vai trazer algo pronto, feito em linha de produção.

Já na M.Laghus, a atenção vai estar 300% em cima da fabricação do seu baixo. Tanto é que eu NUNCA ouvi uma reclamação deles. Além do mais, um instrumento desse não se compra pra vender rs O dia que eu tiver money sobrando, vou dar uma ligadinha para o Jacimário Razz

Edit: E outra eu disse que "Acho" e não que ia ser nesse preço, depende do que você quer e da negociação com o Jacimário.


Última edição por brucce em Sex Fev 03, 2012 9:30 am, editado 1 vez(es)

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Mensagem por zanforlin Sex Fev 03, 2012 9:30 am

É verdade... um baixo dessa é de acordo com suas specs, e é pra vida toda... Por isso, quem paga 10k num baixo desses tem que estar muito seguro do que quer...

Já vi caso de nego comprando instrumento em luthier (uma copia de PRS) e depois perdendo maior grana, porque agora o cara queria uma strato hehehe

É mole?
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Mensagem por brucce Sex Fev 03, 2012 9:31 am

Pois é, eu queria fazer um no final do ano passado, mas dei uma segurada pra procurar melhor. Mas a MLaghus e o E.L. com certeza são as escolhas mais top's que se pode fazer.

Alias Allex, você já estou um EL? O que você achou?

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Mensagem por zanforlin Sex Fev 03, 2012 9:34 am

E o zaga? saiu dessa disputa? Já vi muitos bons baixos deles
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Mensagem por zanforlin Sex Fev 03, 2012 9:36 am

olha, eu não sou muito fã de baixos modernosos (apesar de ter um cort artisan A5). Mas eu curto mesmo um jazz bass e um rickenbacker...

Mas confesso que o fodera e o Warwick são 2 baixos que me viram a cabeça... É como se fosse o anjinho mal falando: compra esse daqui haha
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Mensagem por allexcosta Sex Fev 03, 2012 9:36 am

zanforlin escreveu:Pois é... sem querer ser troll, mas já trollando, com 10k você compra passagens de ida e volta pros EUA e trás um PUUUTA baixo de lá Razz

Também sem querer trollar, o aeroporto tá aí, o Consulado tá aí e a Guitar Center tá lá aberta diariamente.

Em tempo, nunca vi alguém dizer que tinha pago algo perto de 10K em um Mlaghus... A maioria dos que a gente vê por aí custaram algo próximo da tabela básica, que oferece várias personalizações sem custo adicional. Esses tops todos de spalted maple que a gente vê são standard e extra mesmo é top de Jacarandá, marcação em bloco e hardware dourado.

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Mensagem por zanforlin Sex Fev 03, 2012 9:38 am

Isso aí! É bom ter opções! Se for próximo à tabela, fica melhor ainda... Fica mais plausível... O 10k foi citado aí em cima!
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Mensagem por brucce Sex Fev 03, 2012 9:41 am

^
Por isso que disse ACHO. Eu chego nesse valor se pegar a tabela SEM FALAR com o Jacimario e sair colocando várias coisas. Claro que a negociação é totalmente diferente

Alias Allex, você já estou um EL? O que você achou?

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Mensagem por allexcosta Sex Fev 03, 2012 9:42 am

brucce escreveu:Alias Allex, você já estou um EL? O que você achou?

Toquei nos dois do Prateado quando fui levar o Fodera que vendi pra ele.

Fiquei com os 3 baixos à disposição tocando durante uma hora e meia mais ou menos. Na minha concepção os EL que testei não tinham nada a ver com o Fodera.

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Mensagem por brucce Sex Fev 03, 2012 9:44 am

Entendi!

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Mensagem por zanforlin Sex Fev 03, 2012 9:44 am

Mas que esse mlaghus tá de matar, tá mesmo Razz
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Mensagem por eltonpereira22 Sex Fev 03, 2012 11:02 am

Olha, deixa eu fazer um desabafo:

Pontos a considerar:

1 - Nunca toquei em MLaghus e Fodera. Conheço apenas o som. Ambos maravilhosos.
2 - Tive um rápido contato com o pessoal da Mlaghus quando estava começando a juntar grana pra um novo baixo (antes de me aventurar no acustico). Um ótimo atendimento, por sinal.

Parece que simplesmente pelo fato da MLaghus ser uma luthieria brasileira e o Fodera ser muito mais caro, os MLaghus são Deus e os Fodera, o inferno. Parecido com a discussao que teve aqui no forum sobre os cabos Monster Cable. Os cabos são ótimos, nao mudam o timbre, mas nao deixam de ser excelentes cabos. Pode ser que se consiga a mesma qualidade pagando muito mais barato, mas isso nao desmerece os MC.

Nao concordo com o thgbass quando disse que os MLaghus devem ser "muito melhores inclusive". Eu nao seria tao radical assim. Os Foderas me parecem ser instrumentos de ponta (a nata da nata), e até que eu nao tivesse contato profundo com os dois instrumentos, nao seria tao incisivo.

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Mensagem por allexcosta Sex Fev 03, 2012 11:34 am

Oh boy...

Acho que tem muito mito nessa história toda.

Ninguém que conhece um pouco vai negar a qualidade da lutheria Fodera e o pioneirismo do Vinny e Cia. em desenvolver conceitos novos em tocabilidade e estética, além de aplicar conceitos antigos à fabricação de baixos elétricos.

O trabalho da Fodera influenciou e influencia o trabalho de centenas de luthiers mundo afora, incluindo Jacimário e sua equipe. Pode perguntar a ele o quanto ele admira a marca Americana.

Dito isso, esses conceitos significam pouco ou nada pra muito músico por aí. Se sua ação é média-alta você provavelmente sentirá muito pouca diferença entre um raio cônico e um raio cilíndrico, ou entre um braço reto e um angulado. Tem gente que não sente diferença entre baixos normais e fanned.

Pessoal, um Fodera ou um Mlaghus custam relativamente caro porque dão um p*** trabalho pra serem feitos, além de empregarem madeiras MUITO caras, eletrônica top, etc... Tudo tem um preço...

Mas não vamos confundir o emprego dessas técnicas e materiais com o conceito de "melhor". Melhor é relativo ao que cada um busca. Se você pega um Fodera, fecha os olhos, toca e não ouve ou sente diferença alguma em relação ao seu Yamaha de 1000 dólares, tenha consciência de que você está comprando a estética e a borboleta. Se isso vale a pena só você pode dizer.

Pra quem dirige no Brasil é melhor ter um Jeep que uma Ferrari.

O "plus" que existe a mais na tocabilidade ou estética de um Fodera, Mlaghus ou Smith, demanda MUITO tempo e esmero daqueles que fabricam esses instrumentos, isso custa dinheiro.

Você pode ir ao centro de SP em um Ford KA ou um Mercedes McLaren. Eu prefiro ir de KA, chama menos atenção e não vai me custar 50.000 dólares se um motociclista quebrar o retrovisor. Tem gente que prefere ir de Mercedes e pode pagar por isso. Nada errado...

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Mensagem por allexcosta Sex Fev 03, 2012 12:42 pm

Vê se isso ajuda a responder a pergunta original do tópico:

Na foto, Vadim, Joey, Stas e Vinny:

Dúvida Mlaghus Patentes Att-4758f2f430bbccent

Baixos fabricados pelo Stas na Ucrânia:

Dúvida Mlaghus Patentes Y_5d37bbd6

Dúvida Mlaghus Patentes Y_ba42d8d9

Dúvida Mlaghus Patentes Y_6449d79f


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Mensagem por hamilton du baixo Sex Fev 03, 2012 1:37 pm


Mermão que sentido tem em vc fazer um baixo copia de um signature do Wooten?!?!?Sei não viu...

Pior que os caras tem fazer neh... Eles vivem disso...

Mas pra mim pra uma "marca" ser dita uma das melhores do mundo teria que ser pelo menos original, varias luthierias do mundo consideradas tops tem seu próprio design... Não digo isso por causa das replicas fabricadas não...


Enfim...

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Mensagem por thgbass Sex Fev 03, 2012 2:04 pm

eltonpereira22 escreveu:Olha, deixa eu fazer um desabafo:

Pontos a considerar:

1 - Nunca toquei em MLaghus e Fodera. Conheço apenas o som. Ambos maravilhosos.
2 - Tive um rápido contato com o pessoal da Mlaghus quando estava começando a juntar grana pra um novo baixo (antes de me aventurar no acustico). Um ótimo atendimento, por sinal.

Parece que simplesmente pelo fato da MLaghus ser uma luthieria brasileira e o Fodera ser muito mais caro, os MLaghus são Deus e os Fodera, o inferno. Parecido com a discussao que teve aqui no forum sobre os cabos Monster Cable. Os cabos são ótimos, nao mudam o timbre, mas nao deixam de ser excelentes cabos. Pode ser que se consiga a mesma qualidade pagando muito mais barato, mas isso nao desmerece os MC.

Nao concordo com o thgbass quando disse que os MLaghus devem ser "muito melhores inclusive". Eu nao seria tao radical assim. Os Foderas me parecem ser instrumentos de ponta (a nata da nata), e até que eu nao tivesse contato profundo com os dois instrumentos, nao seria tao incisivo.
Sem querer polemizar mas tu começa dizendo que nunca tocou em Fodera e M.Laghus. . fica realmente muito complicado dar crédito para o restante da tua resposta!
O que eu falei foi pelo fato de ter acompanhado um pouco a construção desse baixo numa visita que fiz à M.Laghus, e inclusive conversei com Jacimário sobre as características do baixo. .
Quem diz que é caro não conhece o trabalho que é pra fazer um exemplar!
Fodera é excelente e todo mundo sabe! Mas pra mim, a vibe dos M.Laghus são melhores! E pouco importa pra mim o que está no head, seja uma borboleta ou um "M" . . os dois são a nata da nata! Mas a nata do M.laghus é melhor pra mim! up

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Mensagem por hamilton du baixo Sex Fev 03, 2012 2:11 pm

Mermão... Agora a M.Laghus faz os melhores baixos do mundo... facepalm

Pelamordideus... Os cara fazem um baixo totalmente inspirado nos Foderas mas são melhores!!!Essa foi a do dia...

Tenho certeza que os baixos devem ser bons... Mas vamo com calma...

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Mensagem por eltonpereira22 Sex Fev 03, 2012 2:13 pm

thgbass escreveu:
eltonpereira22 escreveu:Olha, deixa eu fazer um desabafo:

Pontos a considerar:

1 - Nunca toquei em MLaghus e Fodera. Conheço apenas o som. Ambos maravilhosos.
2 - Tive um rápido contato com o pessoal da Mlaghus quando estava começando a juntar grana pra um novo baixo (antes de me aventurar no acustico). Um ótimo atendimento, por sinal.

Parece que simplesmente pelo fato da MLaghus ser uma luthieria brasileira e o Fodera ser muito mais caro, os MLaghus são Deus e os Fodera, o inferno. Parecido com a discussao que teve aqui no forum sobre os cabos Monster Cable. Os cabos são ótimos, nao mudam o timbre, mas nao deixam de ser excelentes cabos. Pode ser que se consiga a mesma qualidade pagando muito mais barato, mas isso nao desmerece os MC.

Nao concordo com o thgbass quando disse que os MLaghus devem ser "muito melhores inclusive". Eu nao seria tao radical assim. Os Foderas me parecem ser instrumentos de ponta (a nata da nata), e até que eu nao tivesse contato profundo com os dois instrumentos, nao seria tao incisivo.
Sem querer polemizar mas tu começa dizendo que nunca tocou em Fodera e M.Laghus. . fica realmente muito complicado dar crédito para o restante da tua resposta!
O que eu falei foi pelo fato de ter acompanhado um pouco a construção desse baixo numa visita que fiz à M.Laghus, e inclusive conversei com Jacimário sobre as características do baixo. .
Quem diz que é caro não conhece o trabalho que é pra fazer um exemplar!
Fodera é excelente e todo mundo sabe! Mas pra mim, a vibe dos M.Laghus são melhores! E pouco importa pra mim o que está no head, seja uma borboleta ou um "M" . . os dois são a nata da nata! Mas a nata do M.laghus é melhor pra mim! up

Relaxa cara, nao leva pro lado pessoal.

Usei o seu nome como exemplo e o fórum é democrático por isso mesmo (ate se nao quiser dar crédito pra minha resposta). Nem sabia se voce ja tinha tocado nos dois, mas whatever... Bola pra frente

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Mensagem por allexcosta Sex Fev 03, 2012 2:21 pm

hamilton du baixo escreveu:Mermão... Agora a M.Laghus faz os melhores baixos do mundo... facepalm

Pelamordideus... Os cara fazem um baixo totalmente inspirado nos Foderas mas são melhores!!!Essa foi a do dia...

Tenho certeza que os baixos devem ser bons... Mas vamo com calma...

É difícil pra mim entender o argumento.

Lakland e Sadowsky fazem baixos totalmente inspirados nos Fender e muita gente os considera bem superiores. Ocorre o mesmo entre PRS e Gibson.

Não estou entrando no mérito "Mlaghus melhor que Fodera", mas essa justificativa não procede.

hamilton du baixo escreveu:Mas pra mim pra uma "marca" ser dita uma das melhores do mundo teria que ser pelo menos original

O que você consideraria original no trabalho da Celinder, Lakland, Sadowsky, Lull?


Última edição por allexcosta em Sex Fev 03, 2012 2:29 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por eltonpereira22 Sex Fev 03, 2012 2:28 pm

^So pra encerrar a questao "Mlaghus melhor que Fodera", aproveitando a analogia com carros que o Allex fez: Comparar MLaghus e Fodera é a mesma coisa que comparar Porsche e Lamborghini. Ambas sao top. E sacramentar que uma é melhor que a outra é ser radical. Voce pode preferir uma, mas é uma preferencia pessoal nao um fato. Por isso, eu me incomodei com o "Muito melhores, inclusive"

PS: Também nunca dirigi Porsche e Lamborghini.

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Mensagem por allexcosta Sex Fev 03, 2012 2:30 pm

^ Eu já... Lambo é melhor que Porsche e Ferrari. dancetroll

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