Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida Mlaghus Patentes

+62
CaQuinhO
Mauricio Luiz Bertola
CristianoOliveira
Wellington Alves
ferabreu
PossuidoBass
Fernando Zadá
RodrigoBR
NeyBass
J.Adalberto
Achiles
lester
GusVCD
heverton souza
Sidnei D Ferreira
ifernandes
GilliamGatto
CG
subgrave
GeTorres
Thales_Sr
jiroumaru
silvanoandrade
JORGERA
cicero moura
andremega
Fabio Linhares
Ricardo
SMR
BTNS
Claudio
bodhan
rogerbass
gsfteodoro
joabi
enderbass
fheliojr
André Souza
Paulo Penna
Dpaulo
Gama
Tarcísio Caetano
Rafael_Araujo
DenisLM
PauloBassPVH
hamilton du baixo
eltonpereira22
zanforlin
brucce
GUBASS
allexcosta
Cayo Castro
Cantão
Laysson
LuCaSbass
Zubrycky
dudamir
Raissa
YellowBoy
thgbass
DUDUBASS
Stefano T.
66 participantes

Página 4 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por silvanoandrade Dom Fev 05, 2012 3:59 pm

vish vou ler o tópico todo.. nem sabia que caiu nesse pé.

bom, agora que ja li quase tudo .. exceto o post do zubrick Sleep
gente que triste essa discussão hein ..

também acabei interpretando da mesma maneira a levianidade de alguns posts, mas sinceramente pelos videos que acompanhei
do Claudio e do Allex na Mlaghus eu interpretei como conteúdo do fórum, no qual achei fascinante e algo que deve ser considerado em uma possivel aquisição de um baixo custom algum dia.

agora falar de moda é uma coisa bem idiota afinal que faz a moda são otários que abraçam a causa sem saber.
logo os culpados por virarem moda não são aqueles que gostaram do que provaram e sim aqueles que vão la atras e até indicam coisas sem sequer ter testado, como no Caso das GK .. o allex disse que usa 1001RB e pronto .. todo mundo vai la e compra o 1001RB

vejo muito isso por aqui, tem nego que sai postando aqui em tópico de meteoro "COORRA FUJA" sem sequer ter usado, inclusive eu ja debati bastante aqui sobre isso na questão do que serve e pra quem serve determinado equipo/instrumento.

logo meu caro amigo DenisLM, o culpado pela "moda" em questão não é o Allex ou Nando ou Jorgera.. e se ganhar bom pra eles que fizeram um ótimo trabalho de divulgação da marca mediante a experiência que tiveram ao longo da vida/carreira musical a ponto de serem formadores de opnião e também acho que não seria da minha conta ou de ninguem aqui, afinal quem ganha, ganha por um porque .... infelizmente ainda não vi dinheiro caindo do céu.

e agora na boa mesmo.

não é de meu interesse saber se rola $$$ ou não mas se eu fosse o Jacimário pagaria mesmo ao Allex ou a qualquer um que fosse formador de opnião.
grandes marcas fazem isso o tempo todo endorsando artistas famosos e nunca vi ninguem aqui reclamar do assunto, mas pelo o que notei o Allex nem Mlaghus tem então não vejo o porque de toda essa discussão.

quem ganhou foi o fórum com todo o material sobre a construção de baixos personalizados e isso que importa.





Última edição por silvanoandrade em Dom Fev 05, 2012 4:32 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por allexcosta Dom Fev 05, 2012 4:25 pm

EL:

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 24096_1371642045792_1073996841_31112459_7292649_n

Fodera Emperor:

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 DSCN1007

E aí?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por silvanoandrade Dom Fev 05, 2012 4:34 pm

^

não entendi.

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por allexcosta Dom Fev 05, 2012 4:42 pm

^ Tentando voltar ao tema do tópico.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por silvanoandrade Dom Fev 05, 2012 4:43 pm

não achei parecido.

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por allexcosta Dom Fev 05, 2012 4:53 pm

RBass

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Rbass2

Fodera Beez


Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 ImperialIIWholebass

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por silvanoandrade Dom Fev 05, 2012 4:55 pm

também não achei parecido...

chega a lembrar, mas parecido não.

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por YellowBoy Dom Fev 05, 2012 5:50 pm

^ Ele tá querendo dizer que tem vários outros luthiers que se inspiram em foderas, mas não necessariamente iguais, mas ainda assim são baseados em algo, o que não desmerece o trabalho do luthier.

Mas ei tio, esse do Felipe Andreoli tá mais pra corpo de JB, pelo menos do meu ponto de vista.

Beleza, reparando direitinho o corte de cima é mais pra frente, ou o de baixo é mais pra trás como no fodera, mas o formato lembra mais um JB.
YellowBoy
YellowBoy
Membro

Mensagens : 857
Localização : Recife - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por silvanoandrade Dom Fev 05, 2012 6:16 pm

agora entendi.

porém o Mlaghus é o mais proximo do fodera na minha opnião.
mas acredito que não seja nada em serie e sim um projeto encomendado.

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por allexcosta Dom Fev 05, 2012 6:20 pm

EL

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 02-2

Fodera

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Mg5


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por jiroumaru Dom Fev 05, 2012 6:26 pm

Se esse lance de cópia fosse tão rigoroso assim ninguém fabricava shape de JBass ou guitarra Stratocaster...

____________________________
YAMAHA CLUB #002 | Clube Hartke #006 | Clube do Heavy Metal #007
1,97m - "Maior" baixista do fórum
jiroumaru
jiroumaru
Membro

Mensagens : 1155
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por YellowBoy Dom Fev 05, 2012 6:31 pm

^ São domínio publico se não me engano.
YellowBoy
YellowBoy
Membro

Mensagens : 857
Localização : Recife - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por jiroumaru Dom Fev 05, 2012 6:36 pm

Slap

____________________________
YAMAHA CLUB #002 | Clube Hartke #006 | Clube do Heavy Metal #007
1,97m - "Maior" baixista do fórum
jiroumaru
jiroumaru
Membro

Mensagens : 1155
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por Thales_Sr Dom Fev 05, 2012 6:40 pm

O RBass tem o shape igual ao do Fodera nas fotos... Muda disposição de captadores e pots, mas o shape do corpo é igual.

Esse último EL e o fodera também, bem iguais...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por GeTorres Dom Fev 05, 2012 8:02 pm

Creio que eu posso ajudar neste tópico, o ZUBRYCKY abriu um tópico e dei a mesma resposta lá, se bem que aqui ela tem muito mais utilidade.

Segue abaixo:


Buenas pessoal!!

Havia acompanhado o tópico sobre a MLaghus, e em meu ponto de vista, foi feito um questionamento e o tópico descambou para outras águas...

A Primeira postagem foi:

"Não querendo desmerecer o trabalho do Jacimário, é fato que a Mlaghus fabrica os instrumentos com a mais alta qualidade dentro do território brasileiro, mas quanto aos modelos e as patentes, alguem que conheça a Fodera de perto sabe me dizer se isso é permitido: "

(https://www.contrabaixobr.com/t20885-duvida-mlaghus-patentes?highlight=mlaghus)

Com duas fotos, uma de um Fodera e a outra era um 'clone' feito pelo Jocimário, com sutis diferenças. Oque eu entendi da pergunta é se podia copiar o baixo de outra marca.

Dentro deste contexto e observando apenas pelo lado jurídico da cópia, a resposta será um sonoro DEPENDE...

Partindo da situação hipotética de que a Fodera registrou o modelo do baixo como propriedade industrial, incluindo shape, headstock, logotipo e eletrônica onboard.

Sendo assim, EM TESE a Mlaghus não poderia copiar o modelo, pois a fodera poderá processá-lo a qualquer momento, mas para que isso ocorra, a Fodera deverá querer entrar com a ação na justiça para fazer prevalecer a sua patente, do mesmo modo que a Fender faz em elação ao headstock deles.

ENTRETANTO: Se não ha registro de patente, do modelo, eletrônica onbord, headstock... A Cópia é perfeitamente legal e possível, e digo mais, dependendo do modeloe de quanto tempo a patente existe, ela cai em "domínio público" e qualquer um pode fazer.

Para que um processo de marcas e patentes venha a acontecer, o proprietário deve entrar com a devida ação, pois neste caso a 'vontade do autor, detentor do direito ou seu representante legal' é quem movimenta a máquina estatal. Neste caso, ele é o "dono da ação"

Diferente de um crime comum, como um roubo, por exemplo, onde o promotor de justiça é o "dono da ação"

Quem lembra do Puma? Aquele carrinho de fibra que "lembra uma Ferrari"? Estou me referindo ao fechado e não ao modelo conversível. Ele é copia de Ferrari! Deu rolo? Não... Patente em domínio público e não havia referencias a Ferrari nos carrinhos da Puma (do qual sou fã sim!)

4 Páginas discutindo se pode ou não pode, se é certo, se é da moda, se ganha, se perde, somente para isso:

Pode copiar?

Depende.... Pelos motivos expostos acima.


Última edição por GeTorres em Seg Fev 06, 2012 12:29 am, editado 1 vez(es)

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por dudamir Dom Fev 05, 2012 11:08 pm

Posso estar pisando em ovos, mas, vou editar o post.

Isto do ponto de vista jurídico, mas e do ponto de vista moral e ético?

Estou perguntando porque dois colegas já deram opniões embasadas da situação jurídica. Super simplificando, se o proprietíario da invenção não pode provar sua propriedade ou não entrar na justiça, então não existe um evento jurídico. Todavia a cópia aconteceu, por isto propus um outro ponto de vista.

Eu realmente não quero colocar este caso específico em questão, mas de uma forma genérica. O Allex mesmo mostrou outros exemplos de modelo bem parecidos com os Fodera.


Última edição por dudamir em Dom Fev 05, 2012 11:38 pm, editado 1 vez(es)
dudamir
dudamir
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Mais um carioca ganhando a vida em São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por subgrave Dom Fev 05, 2012 11:36 pm

GeTorres escreveu:
Diferente de um crime comum, como um roubo, por exemplo, onde o promotor de justiça é o "dono da ação"

eeeeeeeeeeepa, nos exemplos citados o sr. promotor de justiça é dono de coisa nenhuma, tratam-se de crimes de ação penal pública incondicionada, a justiça pública é que é a dona da ação, o sr. promotor pode ser qualquer coisa menos dono da ação...


subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por andremega Dom Fev 05, 2012 11:48 pm

^acho que confundiste ação com jurisdição. Ação incondicionada significa que o Estado e não a pretensa vítima devem mover a máquina judiciária para a punição do suposto autor independente até mesmo da vontade dessa vítima, e quem está legalmente definido para tal função é o MP e não o juiz. Por isso é chamado de "o dono da ação", porque ele é quem deve AGIR.


____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por andremega Dom Fev 05, 2012 11:57 pm

dudamir escreveu:Posso estar pisando em ovos, mas, vou editar o post.

Isto do ponto de vista jurídico, mas e do ponto de vista moral e ético?

Estou perguntando porque dois colegas já deram opniões embasadas da situação jurídica. Super simplificando, se o proprietíario da invenção não pode provar sua propriedade ou não entrar na justiça, então não existe um evento jurídico. Todavia a cópia aconteceu, por isto propus um outro ponto de vista.

Eu realmente não quero colocar este caso específico em questão, mas de uma forma genérica. O Allex mesmo mostrou outros exemplos de modelo bem parecidos com os Fodera.


Cara, a questão é: o que é etico e moral? Vamos filosofar aqui até não poder mais. Nós todo dia fazemos algo ilegal (como baixar músicas, por exemplo) e muitas vezes isso não é tido como imoral mesmo sendo ilegal. Mas como o dono dos direitos das músicas não bate na nossa porta pra reclamar, a vida continua.

A questão toda roda em torno do financeiro: quem faz a cópia tem como intuito obter lucro com isso; se o dono de direito não se importa em exercê-lo, quem somos nós para dizer se está certo ou não? Por isso o ponto de vista jurídico é balizador: se a Fodera tem o registro dos projetos, SABE QUE ALGUÉM COPIA e não reclama, ela aceita tacitamente. Mas quem de nós sabe se não há um acordo entre eles, mesmo que informal?

É o tipo de coisa difícil de julgar. Seria diferente se uma fábrica fizesse em larga escala, certamente incomodaria a Fodera, e com ela reclamando, aí sim seria ilegal e imoral. Salvo engano foi o que aconteceu com a Behringer e suas cópias da Mackie.

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por allexcosta Seg Fev 06, 2012 12:01 am

dudamir escreveu:Isto do ponto de vista jurídico, mas e do ponto de vista moral e ético?

Isso não existe na indústria.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por dudamir Seg Fev 06, 2012 12:13 am

Mas existe em nossa as vida, não é? Todo mundo enche a boca para falar mal do povo Brasileiro, mas quando chega a hora de dar a sua pequena participação, pensando sua ações do ponto de vista ético, pouca gente faz.
dudamir
dudamir
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Mais um carioca ganhando a vida em São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por CG Seg Fev 06, 2012 12:16 am

allexcosta escreveu:

Isso não existe na indústria.

(2)

Pelo menos na área onde eu trabalho, os meus concorrentes estão doidos para fazer o mesmo produto que eu faço para o meu cliente sem pensar duas vezes... Meus processos são guardados a sete chaves. Detalhe, eles estão aqui no Brasil, na Turquia e na China.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por andremega Seg Fev 06, 2012 12:20 am

^Dudamir, acho que pedir nota fiscal ao comprar alguma coisa, não chorar pro guarda não multar ou não usar programa pirata seriam maiores exemplos do que tomarmos as dores de quem não está nem aí, na boa.

Acho que isso é assunto para o dono do desenho e do "copiador". Eles que se entendam.

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por GilliamGatto Seg Fev 06, 2012 12:52 am

Não sei quanto tempo tem a Fodera, mas pelo que li se um trabalho foi publicado entre 1923 à 1977 seja nos EUA ou fora dele sem estar protegido com direito autorais, já é considerado de dominio público.

Acredito que o nome FODERA e seu logo tipo tenham sidos registrados, mas os shapes não, até porque ao longo dos anos vários modelos foram surgindo.
Já pensou a cada modelo novo a marca teria que entrar com um pedido de concessão de direito sobre o shapes, acho que isso seria inviável já que demandaria tempo e dinheiro para a Fodera.

Acho que o Fodera nem liga para isso, como o próprio Allex falou, são baixos que tem seu "público", quem quer um fodera é pode compra-lo vai e compra.


GilliamGatto
GilliamGatto
Membro

Mensagens : 1560
Localização : PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por GeTorres Seg Fev 06, 2012 1:00 am

subgrave escreveu:
GeTorres escreveu:
Diferente de um crime comum, como um roubo, por exemplo, onde o promotor de justiça é o "dono da ação"

eeeeeeeeeeepa, nos exemplos citados o sr. promotor de justiça é dono de coisa nenhuma, tratam-se de crimes de ação penal pública incondicionada, a justiça pública é que é a dona da ação, o sr. promotor pode ser qualquer coisa menos dono da ação...


Eu nunca fui bom em penal, mas vamos lá...

É, de fato a justiça pública é a dona da ação, mas é representada nos feitos pelo promotor de justiça uma vez que 'justiça pública' não pessoa natural para poder estar presente nos feitos, rebater teses e acusar o 'santinho'. Foi neste sentido que fiz a afirmação de que o promotor é o dono da ação, pois nos casos de ação penal pública condicionada, o promotor somente movimentará a maquina estatal se o interessado no direito que foi violado, o dono da ação, manifestar-se neste sentido junto a promotoria, e avisar o delegado na hora da elaboração do B.O. que irá representar, para que o delegado 'suba' o inquérito policial ao fórum e o encaminhe para apreciação do MP um exemplo é o que acontece nos casos de crimes contra a honra.

A cópia, em uma analise mais criteriosa, é um crime de ação penal pública incondicionada sim, eu errei e assumo, pois, em tese, a cópia não autorizada entraria no mesmo rol da pirataria.

Mas se o 'fabricante do original' não se incomoda, tem problema?
Sinceramente, não saberia dizer, pois creio que para um produto ser considerado 'cópia de algo', o fabricante do original deve efetuar algum tipo de reclamação no órgão competente.


Por que o promotor vai se preocupar, tem muita coisa mais importante parada em nossos tribunais para PJ ficar se preocupando com cópias de baixos, ainda mais que o original é estrangeiro, normalmente as legislações são diferentes sobre o temas, nos EUA, o direito como um todo, é bem diferente do nosso direito, eles vem de escolas clássicas diferentes.

Quanto a questão ética e moral levantada, a consciência é de cada um e cada um faz o que lhe aprouver, desde que esteja dentro dos limites legais impostos, ou seja:

Industrias não tem problemas com crises morais, os executivos menos ainda; nós, simples mortais e o Tio Allex é que temos problemas com a consciência.

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por BTNS Seg Fev 06, 2012 8:23 am

Voltando a origem do tópico: a questão sobre onde cabe ou nao ação judicial depende do dono da marca. Empresas grandes tendem a ser mais intolerantes, embora, como já foi dito aqui, alguns shapes sejam considerados de domínio publico.

Acho que quase todo luthier comeca fazendo replica e replica nao e a mesma coisa que falsificação.

Eu ainda pretendo ter outros instrumentos de luthier, sejam projetos originais, inspirados em alguma marca/modelo ou mesmo replicas.

BTNS
BTNS
Membro

Mensagens : 406
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por ifernandes Seg Fev 06, 2012 11:36 am

cansei de ler o tópico na segunda página... pelo amor, vamos tocar contrabaixo e ser felizes Slap
ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por andremega Ter Fev 07, 2012 1:52 am

Gtorres, só para esclarecer, as ações ligadas a uso não autorizado de projetos, fórmulas e afins são de ação condicionada exceto no uso de simbolos oficiais.

Traduzindo em bom português aos que não sacam de juridiquês, só há crime se o dono do desenho reclamar e pronto.

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por SMR Ter Fev 07, 2012 1:54 am

ifernandes escreveu:cansei de ler o tópico na segunda página... pelo amor, vamos tocar contrabaixo e ser felizes Slap
+1 up
SMR
SMR
Membro

Mensagens : 834
Localização : Fortaleza CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por GeTorres Ter Fev 07, 2012 7:02 am

andremega escreveu:Gtorres, só para esclarecer, as ações ligadas a uso não autorizado de projetos, fórmulas e afins são de ação condicionada exceto no uso de simbolos oficiais.

Traduzindo em bom português aos que não sacam de juridiquês, só há crime se o dono do desenho reclamar e pronto.

Obrigado pelo esclarecimento André!

Na graduação o que vemos de marcas e patentes é muito superficial e com a quantidade de matéria de "socam" nos alunos do matutino, alguma coisa sempre passa batido.

up

Dona EDIT: Correção

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por Sidnei D Ferreira Ter Fev 07, 2012 7:58 am

SMR escreveu:
ifernandes escreveu:cansei de ler o tópico na segunda página... pelo amor, vamos tocar contrabaixo e ser felizes Slap
+1 up

+2 up

____________________________
editando assinatura ...
Sidnei D Ferreira
Sidnei D Ferreira
Membro

Mensagens : 274
Localização : Osasco

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por heverton souza Ter Fev 07, 2012 12:11 pm

Quem deveria se preocupar com patentes era a Fender
heverton souza
heverton souza
Membro

Mensagens : 390
Localização : Margem esquerda do Rio Negro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por Fabio Linhares Ter Fev 07, 2012 1:51 pm

O baixo do Dpaulo ficou lindo demais.
Despertando a inveja de muitos.
Nao vi ninguem questionando patente no topico onde transformam o head dos SX em Fender.
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1192

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por GusVCD Ter Fev 07, 2012 1:56 pm

Fabio Linhares escreveu:O baixo do Dpaulo ficou lindo demais.
Despertando a inveja de muitos.
Nao vi ninguem questionando patente no topico onde transformam o head dos SX em Fender.

[2]

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por cicero moura Ter Fev 07, 2012 2:06 pm

andremega escreveu:^cicero, opinião temos direito de ter, mas legalmente só estará errado se o dono se opuser. Por ser detentor do direito, cabe exclusivamente a ele reclamar, tanto civil como penalmente.

Se a Fodera efetivamente sabe dos instrumentos feitos e não toma nenhuma atitude, tacitamente aceita a situação.

E mais: se fosse uma fábrica vendendo muitas unidades e tirando-lhe mercado, certamente reclamariam. Mas como trata-se de uma lutheria e que não põe em risco as vendas do dono do projeto, certamente não vão mexer com isso.
quando agente quer é certo
quando agente quer não certo.
porem a coisa já é errado antes que o dono reclame
se não fosse assim de que ele reclamaria se não ah nem um problema.
eu não tenho nem um problema com isso,acho muito bonito os mlaghus e muito bom de som tbm.
em fim .é isso

____________________________
abraço cicinho
clube do jazz bass 38 gospel clube 84 clubre dos baixistas da bahia # 014
cicero moura
cicero moura
Membro

Mensagens : 614
Localização : irece ba

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por andremega Ter Fev 07, 2012 6:32 pm

Não. A gente não pode é tomar dores dos outros. O que adianta você achar errado e o dono ter uma boa relação com que usa seu material?

Isso pressupondo haver patente e ainda não estar vencida pois do contrário tem nem o que questionarmos.

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por lester Sáb Fev 11, 2012 1:37 am

2012 NAMM: Peter-Paul Solves a Mystery for Jens Ritter


Join investigative journalist Peter-Paul Miller from G&B Magazine Germany as he pursues the bold bass burglar at large inside the 2012 NAMM show. Will our hero provide closure for world renown custom bass guitar luthier Jens Ritter or will the trail run cold in Anaheim? Find out in today's episode!


obs: A pior parte é... Cheng irá vender um milhão de baixos!
lester
lester
Membro

Mensagens : 221
Localização : Vitória - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por Achiles Seg Fev 13, 2012 2:22 pm

Eu acho uma grande falta de respeito o cara chegar e dizer:"Põ Achiles eu acho seus instrumentos axcelentes e queria encomendar um,pode ser igualzinho a um Fodera?
Uma cópia é sempre uma cópia (independente da qualidade).
Trabalhei um tempo com o Vinnie e nunca fiz questão em divulgar, exatamente para evitar os pedidos de cópias.

Achiles
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 50
Localização : Brasilia -Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por DUDUBASS Seg Fev 13, 2012 2:44 pm

Achiles escreveu:Eu acho uma grande falta de respeito o cara chegar e dizer:"Põ Achiles eu acho seus instrumentos axcelentes e queria encomendar um,pode ser igualzinho a um Fodera?
Uma cópia é sempre uma cópia (independente da qualidade).
Trabalhei um tempo com o Vinnie e nunca fiz questão em divulgar, exatamente para evitar os pedidos de cópias.


Eu já acho que se o cara confiou no luthier para um projeto, o contratou no meio de tantos outros profissionais qualificados, então ele teve foi muito respeito pelo profissional em si. A não ser que já soubesse que o cara não trabalhava com réplicas de forma alguma ou se fosse contratá-lo pra fazer a réplica de um tonante.

____________________________
G D A E       C G D A E       C G D A E B
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por fheliojr Seg Fev 13, 2012 8:00 pm

^ [2]

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por Achiles Seg Fev 13, 2012 9:36 pm

Os boms luthiers que conheço fazem uma força muito grande pra ter um trabalho autoral,um instrumento que seja sua assinatura,reconhecido de longe ,nos palcos ou no Faustão.Aí vem o cara e pede uma cópia!
Convida o Victor Wooten pra fazer uma gravação e pede pra ele tocar igual ao Jaco,isso é respeito pelo profissional?

Achiles
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 50
Localização : Brasilia -Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por Cantão Seg Fev 13, 2012 9:52 pm

O DPaulo curte muito o Victor Wooten , quis ter um baixo parecido e (nas palavras dele) não tinha condições de adquirir um Fodera no momento , pagou para um dos melhores luthiers do Brasil fazer um , o Jacimario que é um luthier estabelecido no mercado a anos , dono de uma marca conhecida não só no Brasil como fora , com um trabalho que é sua identidade própria (que a gente bate o olho e sabe que foi ele quem fez ) , pois então...o Jacimario topou fazer o bass para o DPaulo , e como vimos no resultado final , ficou excelente...agora me diz , onde entra a falta de respeito ai Achiles ?

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21854
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por silvanoandrade Seg Fev 13, 2012 10:41 pm

^

Esportes 3

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por Zubrycky Seg Fev 13, 2012 11:03 pm

DUDUBASS escreveu:
Achiles escreveu:Eu acho uma grande falta de respeito o cara chegar e dizer:"Põ Achiles eu acho seus instrumentos axcelentes e queria encomendar um,pode ser igualzinho a um Fodera?
Uma cópia é sempre uma cópia (independente da qualidade).
Trabalhei um tempo com o Vinnie e nunca fiz questão em divulgar, exatamente para evitar os pedidos de cópias.


Eu já acho que se o cara confiou no luthier para um projeto, o contratou no meio de tantos outros profissionais qualificados, então ele teve foi muito respeito pelo profissional em si. A não ser que já soubesse que o cara não trabalhava com réplicas de forma alguma ou se fosse contratá-lo pra fazer a réplica de um tonante.

Sem querer desvirtuar o tópico, devo confessar que algum dia ainda vou mandar um luthier fazer um baixo para mim com o formato do Tonante Finder... notme

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por André Souza Seg Fev 13, 2012 11:05 pm

Complicado... No caso específico da replica do VW não fui consultado por Jacimário ou pelo DPaulo. Porquê? Ah, por não ser parte interessada. Alguém foi? Não. Hummm... Claro, isso é fato.

Se me pergunto qual a razão de um cliente chegar em uma luthieria de 1ª qualidade de pedir uma replica? Sim. Pode ser pelo apelo estético do instrumento, por não poder pagar pelo original, por não querer pagar pelo original, por todas elas ou por outra qualquer.

Se me pergunto qual a razão de um luthier de 1ª linha fazer uma replica? Sim. Pode ser pela grana, pelo desafio, pelos dois ou por nenhum deles.

No fim acho que o cliente fez um pedido customizado a um prestador de serviços que aceitou. Não vejo demérito. As partes acordaram e estão felizes.

P.S.: Conheço o trabalho da N Zaganin, do Elifas, de Jorge Marinho e de Jacimário. Vejo os trabalhos de Eliezer, Samuel e do Achiles. São trabalhos de qualidade que não tem a minha opinião mudada caso deles optem por fazer replicas.

DPaulo... Seu bass ficou muito bom. parabéns.


____________________________
"Que minhas palavras sejam breves e minhas ações eternas."
André Souza
André Souza
Membro

Mensagens : 2168
Localização : Salvador; Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por ifernandes Seg Fev 13, 2012 11:38 pm

Na minha opinião, isso é algo que não deveria se gastar tempo discutindo... o rapaz tá feliz com o baixo dele, não importa se é réplica, desréplica, tréplica, se fulano fez, copiou..
ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por DUDUBASS Ter Fev 14, 2012 7:56 am

Achiles escreveu:Os boms luthiers que conheço fazem uma força muito grande pra ter um trabalho autoral,um instrumento que seja sua assinatura,reconhecido de longe ,nos palcos ou no Faustão.Aí vem o cara e pede uma cópia!
Convida o Victor Wooten pra fazer uma gravação e pede pra ele tocar igual ao Jaco,isso é respeito pelo profissional?



Pra mim se o cara te contrata pra um trabalho ele já demonstrou que te respeita, senão ele nem te contrataria.

____________________________
G D A E       C G D A E       C G D A E B
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por J.Adalberto Ter Fev 14, 2012 8:14 am

Pra mim a questão êh simples:

Um cliente fez a encomenda, o artesão fez e foi remunerado por isso, o cliente ficou satisfeito, o dono do projeto original não ta nem aí pra nenhum dos dois e nem pra nos que estamos nessa discussão sem fim.


____________________________
Abrçs, J.Adalberto
"…All men play on ten, never gonna turn down again..."
www.joaoadalberto.com.br
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por NeyBass Ter Fev 14, 2012 8:34 am

LuCaSbass escreveu:Nunca toquei num SJ, mas D'Mark ta longe viu... Não que sejam baixos ruins, mas tão longe...
E tem outra marca que começa com D que tem um tanto de endorser que vendem a marca como sendo boa, mas tem um historico de problemas terriveis de acabamento trastes mal colocados...

se você está se referindo aos DeOliveira, posso te garantir que o problema não é tanto assim como você diz não, eu tenho e não vejo nenhum desses problemas, inclusive estou pegando outro com eles, inclusive os endorsers são alguns dos melhores baixistas do Brasil.

Agora quanto a réplica do fodera aí, eu acho que alguns luthiers ja citados tem condições de fazer instrumento desse nivel e até melhor, SJ, D'MARK, E.L, e principalmente a M.Laghus.
Eu penso também que, tanto o Jacimario, Eliezer Lara, SJ entre outros, são fabricantes de instrumentos e sabem fazer muito bem, se o cliente está pagando e o cara tem capacidade para fazer, não vejo nada demais, desde que não seja produção em série, tanta gente manda fazer jazz bass idêntico ao fender, porque não imitar a fodera também, o que manda é o bolso do cliente e a capacidade do luthier em desenvolver o projeto.



Última edição por NeyBass em Qui Fev 16, 2012 9:04 am, editado 1 vez(es)
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por andremega Ter Fev 14, 2012 8:43 am

Procure ver a quantidade de luthiers que fazem ate cópias de Woods e repare que ninguém foi massacrado aqui por isso.


Só que me pergunto o contrário: porque pegaram de judas o Jacimário? Porque ele é colaborador do fórum?

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 4 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos