Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida Mlaghus Patentes

+62
CaQuinhO
Mauricio Luiz Bertola
CristianoOliveira
Wellington Alves
ferabreu
PossuidoBass
Fernando Zadá
RodrigoBR
NeyBass
J.Adalberto
Achiles
lester
GusVCD
heverton souza
Sidnei D Ferreira
ifernandes
GilliamGatto
CG
subgrave
GeTorres
Thales_Sr
jiroumaru
silvanoandrade
JORGERA
cicero moura
andremega
Fabio Linhares
Ricardo
SMR
BTNS
Claudio
bodhan
rogerbass
gsfteodoro
joabi
enderbass
fheliojr
André Souza
Paulo Penna
Dpaulo
Gama
Tarcísio Caetano
Rafael_Araujo
DenisLM
PauloBassPVH
hamilton du baixo
eltonpereira22
zanforlin
brucce
GUBASS
allexcosta
Cayo Castro
Cantão
Laysson
LuCaSbass
Zubrycky
dudamir
Raissa
YellowBoy
thgbass
DUDUBASS
Stefano T.
66 participantes

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por allexcosta Qua Fev 15, 2012 6:29 pm

Achiles escreveu:É mesmo,sobre patentes e copias.Dando como exemplo um baixo do
Jacimário mas achei que podia ser extentido à outras marcas .

Poder pode, mas o nome do Jacimário aparecer nesse tópico é tão esperado quanto o nome do Jens Ritter aparecer em um tópico sobre os baixos Ritter.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por Claudio Qua Fev 15, 2012 6:45 pm

Eu estive em Salvador, e na companhai dos amigos Allex e André Souza passei muitas horas na M.Laghus.

Aqui neste tópico sem sentido, li os mais completos absurdos proferidos contra o profissional Jacimário e sua competente Luthieria. Simplesmente copiar o shape de um instrumento não tenho receio em dizer que *TODOS* os Luthiers brasileiros que conheço (e são muitos) já fizeram isso... *TODOS* basta ter produzido apenas 1 só Jazz Bass que já é o suficiente pra ser considerado uma cópia do padrão imposto pela Fender. Simples assim!

Porém o que eu vi na M.Laghus (vi e registrei em 50 minutos de vídeo), foram obras de aperfeiçoamento dos padrões de mercado. Quem pedir ao Jacimário pra produzir uma cópia de um Fodera, com certeza receberá um instrumento tecnicamente construído de forma superior. O que rola ali na M.Laghus está longe de ser brincadeira ou de um mero celeiro que reproduz cópias. Vejo a M.Laghus como uma Luthieria de excelência, um local onde são produzidos estudos e resultados, e nenhum detalhe é negligenciado, inclusive o tratamento que o Jacimário tem com os clientes.

Até chegar aqui, li 5 páginas com mais de 200 posts, e não consegui ver um propósito útil nesse tópico. O único propósito que vi nesse tópico eu prefiro me reservar ao direito de não comentar!

Prefiro apenas lamentar!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por Fernando Zadá Qua Fev 15, 2012 6:58 pm

^
Achei que era só eu que tava boiando no porque desse tópico...
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Fev 15, 2012 7:07 pm

Esse foi o tópico mais estranho de toda a história do nosso fórum; considero-o surpreendente mesmo, pois algumas coisas que foram ditas aqui (aberta ou veladamente) e que envolveram os nomes (nomes, e não apelidos de internet!) de algumas pessoas que considero e admiro, foram simplesmente absurdas.
Lamentável!
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por Dpaulo Qua Fev 15, 2012 7:13 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Esse foi o tópico mais estranho de toda a história do nosso fórum; considero-o surpreendente mesmo, pois algumas coisas que foram ditas aqui (aberta ou veladamente) e que envolveram os nomes (nomes, e não apelidos de internet!) de algumas pessoas que considero e admiro, foram simplesmente absurdas.
Lamentável!

+1

E digo mais, percebe-se nitidamente que os moderadores preferiram deixar quieto para não se criar mais polêmicas, pois alguns posts caberiam uma interferência imediata da moderação.
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1870
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por BTNS Qua Fev 15, 2012 7:59 pm

Achiles, o Jacimario se tornou a tônica porque o a discussão começou a foto do VW feito por ele, só por isso.

Claro que o assunto permeia praticamente quase todas as luthierias. Meu Spanich, por exemplo, era para ser uma replica dos SDGR. Digo era porque quando o encomendei eu era muito cru no assunto ( mais que hj ) e nao soube especificar o que queria. Achei que bastava dizer "quero uma copia do SR800". Acreditem, isso nao basta.
Resultado: braço mais largo, nao pintado, corpo sem o chanfro do meu sonhado SR800, mais próximo de um SR600.

Tive um momento de decepção quando o peguei ate porque as replicas de Jackson que a Spanich fazia eram bem fieis.

Só que com o tempo descobri que dei sorte: e o braço 4 cordas mais confortável para minhas mãos, o tempo deu uma coloração linda ao marfim fosco. Depois que troquei as pecas todas por importadas de qualidade, ficou completo. O Ladessa uma vez brincou "ele só tem um defeito: nao fui eu quem fez". Rs

BTNS
BTNS
Membro

Mensagens : 406
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por Claudio Qua Fev 15, 2012 9:21 pm

Dpaulo escreveu:
E digo mais, percebe-se nitidamente que os moderadores preferiram deixar quieto para não se criar mais polêmicas, pois alguns posts caberiam uma interferência imediata da moderação.

De forma alguma Dilson, a intervenção imediata da Moderação seria no sentido de fechar esse tópico... a postura da moderação foi bem diferente de deixar quieto, pelo contrário, fiz questão de ler os mais de 200 posts desse tópico antes de tecer uma opinião. Apesar de ser Administrador, antes de mais nada eu também sou moderador!

Esse tópico não foi fechado e nem vai ser, fazer isso seria continuar insistindo em erros recentes, além de ser um prêmio á leviandade, é muito bom que determinados posts desse tópico fiquem registrados aqui. E, de qualquer forma, também acho que este tópico deve permanecer aberto para respostas até que o Jacimário resolva (ou não) aparecer por aqui, e isso vai ficar a critério dele!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por Dpaulo Qua Fev 15, 2012 10:31 pm

Claudio, estou me referindo a posts com acusações sem provas que acho que uma linha que já poderia ser seguida seria da suspensão do usuário, mas entendo perfeitamente a linha de se deixar aberto para defesa
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1870
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por Claudio Qua Fev 15, 2012 10:48 pm

^ Tem razão... acusações sem provas e injustiças são duas coisas que não consigo tolerar!

Acusações sem provas é algo que, na minha opinião, está numa esfera muito além de uma simples suspensão no Fórum. Já deixei clara a minha opinião sobre isso em alguns posts lá no início dessa "discussão" descabida!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por ifernandes Qua Fev 15, 2012 11:13 pm

se voce chegar pro Jacimário e pedir uma cópia de um Fodera VW, tenho certeza que ele vai tentar fazer uma réplica, melhor ainda que o original hide
ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por CaQuinhO Qua Fev 15, 2012 11:19 pm

Se um luthier está sendo execrado por construir um baixo réplica, o que dizer desse mero baixista que vos escreve, que toca em 02 bandas de covers, em 2 estilos diferentes? heheehehe...

Prometo que quando os artistas, donos do copyright das músicas que tento replicar, reclamarem comigo, eu paro de tocá-las de imediato.

Abraços.
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por CaQuinhO Qua Fev 15, 2012 11:20 pm


Espero que eu não seja considerado "anti-ético" pelos colegas foristas.

Aliás, eu vi muita falta de ética nesse tópico, mas não foi bem do lado que está sendo criticado.
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por andremega Qua Fev 15, 2012 11:48 pm

Dpaulo escreveu:Claudio, estou me referindo a posts com acusações sem provas que acho que uma linha que já poderia ser seguida seria da suspensão do usuário, mas entendo perfeitamente a linha de se deixar aberto para defesa

ClaudioBass escreveu:^ Tem razão... acusações sem provas e injustiças são duas coisas que não consigo tolerar!

Acusações sem provas é algo que, na minha opinião, está numa esfera muito além de uma simples suspensão no Fórum. Já deixei clara a minha opinião sobre isso em alguns posts lá no início dessa "discussão" descabida!


Eu peguei o post de vocês porque acho complementares, mas, apesar de concordar com o Cláudio que certas atitudes podem descambar para mais que punição administrativa, não acho que este tópico tenha chegado a tanto. Ao menos não lembro de ter visto nada que denegrisse efetivamente a imagem dos profissionais citados. Criticados foram, algumas dessas críticas aparentam ser infundadas, houve o questionamento legal e foi respondido, houve o moral - que é bem relativo - e foi questionado, mas apesar de ter se tornado uma discussão inútil, penso não ter passado dos limites. De qualquer forma, todos também foram elogiados aqui.

Eu acho que as coisas surgiram como um certo questionamento à onda M.Laghus do fórum (que acho extremamente positiva, melhor que onda Fender ou qualquer marca estrangeira), e, por tratar-se de ser alguém que vários aqui conhecem pessoalmente e admiram, fica em tom quase pessoal. Natural isso. Eu que não era amigo e tive curtíssimo contato com o pessoal da Wood, me senti chateado com toda a confusão que cerca a marca, com as desconfianças de tudo ser falso, ficava irritando com as supostas cópias surgidas no ML pois sou fã dos instrumentos que fabricaram. Lamento não terem seguido em frente da forma que certamente planejaram lá no início, mas a vida é assim mesmo.

Felizmente isso acontece e mostra que várias marcas e profissionais são reconhecidos e conseguem puxar os consumidores para seu lado, ao contrário da regra que vigorou por décadas nesse pais: o que é nacional não presta.




CaQuinhO escreveu:Se um luthier está sendo execrado por construir um baixo réplica, o que dizer desse mero baixista que vos escreve, que toca em 02 bandas de covers, em 2 estilos diferentes? heheehehe...

Prometo que quando os artistas, donos do copyright das músicas que tento replicar, reclamarem comigo, eu paro de tocá-las de imediato.

Abraços.


Já deu briga isso aqui, não faltou trolagem quando se tratou desse assunto!! Não chama de novo que ele aparece!! Very Happy
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por CaQuinhO Qui Fev 16, 2012 12:15 am

Como eu disse, espero que nao me vejam como fraudário (nem fraldário rs)
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por edumoraes Qui Fev 16, 2012 1:31 am

snax
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por allexcosta Qui Fev 16, 2012 8:57 am

ifernandes escreveu:se voce chegar pro Jacimário e pedir uma cópia de um Fodera VW, tenho certeza que ele vai tentar fazer uma réplica, melhor ainda que o original

Não sei...

Liguei pra ele dia desses pra falar de outros assuntos e conversa vai conversa vem ele disse que o VW foi um caso isolado e provavelmente não fará outros.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por GusVCD Qui Fev 16, 2012 9:45 am

Bom, pelo q conheço da pessoa do Jacimário, da participação dele aqui q já fez aniversário, creio q ele deve ter unido a questão trabalho com a questão desafio pessoal, pois da forma como ele estuda construção de instrumentos tops, como Fodera, deve ter sempre tido vontade de fazer uma réplica dessas pra avaliar seu padrão e qualidade, e como essa empreitada seria de um alto custo pra ele, entre material e tempo de serviço., aproveitou essa oportunidade com o DPaulo pra ver no ia dar.

O resultado está ai, pra todo mundo ver... pra quem pensava q não dava pra comparar um M.Laghus com um Fodera, só pegar esse baixo e comprar com um Monarch VW, lado a lado.

Tbm não creio q ele irá se enveredar nesse caminho de réplicas...

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por BTNS Qui Fev 16, 2012 9:51 am

Nao acho que alguém aqui esteja sendo execrado. Acho, sim, que há exageros, desvio de foco, equívocos e, também, algumas boas colocações para refletir. Para mim, deu.
BTNS
BTNS
Membro

Mensagens : 406
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por Fernando Zadá Qui Fev 16, 2012 10:06 am

Desse jeito vocês vão desestimular o Samuel a me fazer um fanned.....
vamos mudar de assunto vai!!! Rsssss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Fev 16, 2012 10:10 am

^Acho que o Jacimário (e o Samuel), não precisam se preocupar com esse tópico.....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por allexcosta Qui Fev 16, 2012 10:18 am

Pode ser impressão minha e me perdoem a possível leviandade, mas algumas mensagens desse tópico parecem motivadas por uma gotinha de inveja.

No fim do dia quem pagou pelo baixo ficou feliz e quem o construiu também.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por NeyBass Qui Fev 16, 2012 10:49 am

Fernando Zadá escreveu:Desse jeito vocês vão desestimular o Samuel a me fazer um fanned.....
vamos mudar de assunto vai!!! Rsssss

eu vi umas réplicas de musicman, que o Samuel fez, que até hoje não consigo tirar essas imagens da cabeça...aaaahhhh se eu pudesse e meu dinheiro desse.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por ifernandes Qui Fev 16, 2012 2:18 pm

allexcosta escreveu:Pode ser impressão minha e me perdoem a possível leviandade, mas algumas mensagens desse tópico parecem motivadas por uma gotinha de inveja.

pensei a mesma coisa, mas resolvi não falar pra não causar mais burburinho por aqui Rolling Eyes
ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por Gama Qui Fev 16, 2012 2:32 pm

PELA SEGUNDA VEZ....venho por meio deste solicitar aos MODERADORES!!!! que tranquem/fechem esse TÓPICO o qual somente trouxe discórdias!!!!!! Gente......vamos conversar sobre algo construtivo!!!! E outra......acho q tem muita gente que queria um baixo igual ao do DPaulo e fica falando coisa indevidas! Exclamation

____________________________
DEUS é Fiel!
"Quando penso que sei, é que sei que que nada sei"
Gama
Gama
Membro

Mensagens : 466
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por Rafael_Araujo Qui Fev 16, 2012 2:36 pm

ClaudioBass escreveu:
Dpaulo escreveu:
E digo mais, percebe-se nitidamente que os moderadores preferiram deixar quieto para não se criar mais polêmicas, pois alguns posts caberiam uma interferência imediata da moderação.

De forma alguma Dilson, a intervenção imediata da Moderação seria no sentido de fechar esse tópico... a postura da moderação foi bem diferente de deixar quieto, pelo contrário, fiz questão de ler os mais de 200 posts desse tópico antes de tecer uma opinião. Apesar de ser Administrador, antes de mais nada eu também sou moderador!

Esse tópico não foi fechado e nem vai ser, fazer isso seria continuar insistindo em erros recentes, além de ser um prêmio á leviandade, é muito bom que determinados posts desse tópico fiquem registrados aqui. E, de qualquer forma, também acho que este tópico deve permanecer aberto para respostas até que o Jacimário resolva (ou não) aparecer por aqui, e isso vai ficar a critério dele!

Wink
Rafael_Araujo
Rafael_Araujo
Membro

Mensagens : 172
Localização : Parana

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por ifernandes Qui Fev 16, 2012 2:49 pm

Gama escreveu:PELA SEGUNDA VEZ....venho por meio deste solicitar aos MODERADORES!!!! que tranquem/fechem esse TÓPICO o qual somente trouxe discórdias!!!!!! Gente......vamos conversar sobre algo construtivo!!!! E outra......acho q tem muita gente que queria um baixo igual ao do DPaulo e fica falando coisa indevidas! Exclamation
igual não, mas do mesmo luthier sim Razz falando sério agora, o Claudião tá certo, acho que não dá pra fechar o topico sem o Jacimario poder se pronunciar ou coisa parecida.. até agora criticaram ele, mas ele não pôde responder ou se esclarecer...
ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por Thales_Sr Qui Fev 16, 2012 2:51 pm

No fim do dia quem pagou pelo baixo ficou feliz e quem o construiu também.
Pra mim também, é isso.

Nunca toquei num baixo da M. Laghus, mas pelos depoimentos de quem tocou, dos donos, e pelas fotos, percebo um trabalho de altíssima qualidade, irrepreensível em qualquer sentido.
Portanto, qualquer dúvida que seja levantada quanto ao profissional, deveria ser solidamente provada. No caso atual, não vejo nem como isso acontecer, uma vez que o luthier trabalha por encomenda: O cliente pede um produto, ele faz. O pedido foi pra fazer um baixo no modelo dos Fodera? Ok, feito. Por que o cliente não comprou direto na Fodera? Não quis esperar? Não achou que o Fodera valha o preço tão alto? Achou que o Jacimário é competente o suficiente pra fazer um produto à altura das suas expectativas? (Já pensaram nisso?)
O fato é que o Jacimário fez um baixo, nas especificações que o cliente pediu, e COLOCOU A MARCA DELE, E NÃO A DE OUTRO. Não percebi nenhum ato de má-fé tanto de quem encomendou o baixo quanto de quem fez.
Eu encomendei um modelo JB com o Samuel, o Gus tem um modelo desses também, e há vários tópicos com JBs e PBs feitos por ele, será que devemos por o Samuel no "paredão de fuzilamento" também?
Quando toquei no baixo do Samuel, o comparei diretamente com Zaganins, Fenders, Musicmans, e o achei superior a todos eles. Por que eu teria de comprar um Fender, então? Só porque ele é "original"? Mas achei "a cópia" muito melhor.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por BTNS Qui Fev 16, 2012 4:42 pm

Nao pude resistir... Concordo com o Andrémega que o tópico nao extrapolou a ponto de se pensar em punições.

Nao vejo nada errado em replicas, nunca vi. Da mesma forma, aprecio projetos originais ou mais ou menos originais (quantas versões do Jazz Bass vemos, sejam de fabricas ou luthiers) quando vejo algo que me encanta.

Aqui há uma mistura de opiniões, confusões, motivos. Vale filtrar.

Achiles, Jacimario, Eliezer, Doni Salgado, Ivan, Celso Freire, Sérgio Buccini, sao luthiers cujos trabalhos espero poder conhecer a fundo. Zaganin. Wood e Spanich tive a chance de usar e conhecer mais. O que me interessa sao instrumentos bons, com bom som e, quando possível, boas amizades com seus criadores.



BTNS
BTNS
Membro

Mensagens : 406
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por Zubrycky Qui Fev 16, 2012 10:59 pm

allexcosta escreveu:No fim do dia quem pelo baixo ficou feliz e quem o construiu também.

Isso é o mais importante.

Relendo o tópico, me veio um questionamento... Não vejo a questão de cópias e réplicas como uma questão ética ( Uma vez que cabe à marca proteger os seus designs, como fazem muito bem a Rickenbacker e a MusicMan ), mas como uma imposição natural do mercado, uma vez que nenhuma fábrica consegue, por si só, fazer toda a quantidade de instrumentos necessários ( E dentro de todas as faixas de preço ) para suprir toda a demanda.

Digo isso porque um luthier trabalha por encomenda. E quem faz a encomenda? Nós.

Afinal de contas, não adianta o luthier, seja ele quem for, ter apenas um trabalho autoral se os compradores quiserem apenas, por exemplos, cópias da Fender. Nessas circunstâncias, fica muito difícil sobreviver apenas com o trabalho autoral ( Pelo menos enquanto o luthier não se tornar ele mesmo uma grife )

Dessa forma, somos nós, os músicos, os consumidores de instrumento, que moldamos os rumos do mercado de instrumentos feitos por encomenda. Os instrumentos de luthier apenas atendem à demanda.

Sem querer demonizar quem quer uma cópia ( E tampouco os luthiers que atendem a estes pedidos, pois cada um tem o direito de ter e fazer o baixo que bem entender ), o fato é que se houver demanda por instrumentos diferentes, veremos cada vez mais luthiers usando a sua arte para criar instrumentos cada vez mais autorais.

Continuando a reflexão, não é interessante notar que quase nenhum contrabaixista brasileiro usa instrumentos com design original?


Eu acho isso uma pena porque instrumentos diferentes são um ótimo meio de criar uma identidade visual de modo a ser diferente dos demais músicos da banda e dos demais baixistas também.

O único exemplo de baixista brasileiro com instrumento diferenciado que me vem à cabeça agora é o Oswaldo Vecchione do Made in Brazil e seu baixo em forma de estrela.

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Madeinbrazilpontagrossa03

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Madeinbrazil04

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 5bhph

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 02_Made_-_Jack%5B1%5D

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Madeinbrazil08



Em tempo: Se a mera presença de instrumentos com designs similares fosse o suficiente para sepultar um fabricante, Gibson e Fender já teriam encerrado as atividades há muito tempo. A sobrevivência dessas marcas prova o valor da mística.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por Luthier Dom Jun 24, 2012 10:04 pm

Na verdade esse baixo estrela não é original. Não ouviram falar do Bootsy Collins?

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Bootsy-Cover

Cool

____________________________
Celso Freire, Luthier - Tel: +55(19)3287.0020 - Cel: +55(19)9150.4444 - Meu Site - Meus Serviços - Dreamer Guitarworks
Luthier
Luthier
Membro

Mensagens : 36
Localização : Campinas - SP - Brasil

http://www.luthier.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por Cantão Dom Jun 24, 2012 10:38 pm

Luthier escreveu:Na verdade esse baixo estrela não é original. Não ouviram falar do Bootsy Collins?

No álbum "Jack o estripador" de 1976 , do Made in Brazil , o baixista Osvaldo Vecchione já aparecia com o Baixo estrela...o Bootsy Collins apareceu pela primeira vez com o baixo dele em 1978 , após o lançamento do álbum "Bootsy? Player of the Year' , e depois desse álbum que ele adotou o visual do baixo estrela , portanto se alguém roubou a idéia foi o Bootsy... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21706
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por Luthier Dom Jun 24, 2012 10:51 pm

Cantão escreveu:
Luthier escreveu:Na verdade esse baixo estrela não é original. Não ouviram falar do Bootsy Collins?

No álbum "Jack o estripador" de 1976 , do Made in Brazil , o baixista Osvaldo Vecchione já aparecia com o Baixo estrela...o Bootsy Collins apareceu pela primeira vez com o baixo dele em 1978 , após o lançamento do álbum "Bootsy? Player of the Year' , e depois desse álbum que ele adotou o visual do baixo estrela , portanto se alguém roubou a idéia foi o Bootsy... up
Cantão,

O Space Bass do Bootsy Collins também foi criado em 1976, como você pode ver no link http://www.luthier.com.br/zp4a e já estava na capa do disco "Stretchin' Out in Bootsy's Rubber Band" lançado em 1976.
Existem mais algumas informaçãos na Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Bootsy_Collins

Eu não creio que o Oswaldo ou o Bootsy tenham copiado, afinal, o formato estrela é comum (não pra um baixo).

Abraço!

____________________________
Celso Freire, Luthier - Tel: +55(19)3287.0020 - Cel: +55(19)9150.4444 - Meu Site - Meus Serviços - Dreamer Guitarworks
Luthier
Luthier
Membro

Mensagens : 36
Localização : Campinas - SP - Brasil

http://www.luthier.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por Cantão Dom Jun 24, 2012 11:18 pm

É véio , o assunto ficou bom... Very Happy
Cara eu disse em meu post que no álbum Jack o Estripador de 1976 , o Osvaldo aparecia com o baixo , mas esse baixo é mais velho que isso , nesta foto de 1975 ele também aparece com o bass.
Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Madeh

Vou mandar um email pro Oswaldo , mas eu acho que esse bass dele é de 1972...abraço.
Edit : não sabia que o space bass do Bootsy tinha sido feito em 1974 , valeu pela informação... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21706
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por Luthier Dom Jun 24, 2012 11:22 pm

Como disse eu não acredito em cópia nesse caso. Ambos tiveram a idéia e fizeram, fora que era uma época sem Internet e sem a comunicação e informações rápidas que temos hoje...

____________________________
Celso Freire, Luthier - Tel: +55(19)3287.0020 - Cel: +55(19)9150.4444 - Meu Site - Meus Serviços - Dreamer Guitarworks
Luthier
Luthier
Membro

Mensagens : 36
Localização : Campinas - SP - Brasil

http://www.luthier.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por Luthier Dom Jun 24, 2012 11:26 pm

Nesse link, o próprio Oswaldo fala que projetou e desenhou o baixo em 1976:
http://studiorockcafe.blogspot.com.br/2011/03/com-palavrao-mestre-oswaldo-vecchione.html

____________________________
Celso Freire, Luthier - Tel: +55(19)3287.0020 - Cel: +55(19)9150.4444 - Meu Site - Meus Serviços - Dreamer Guitarworks
Luthier
Luthier
Membro

Mensagens : 36
Localização : Campinas - SP - Brasil

http://www.luthier.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por Cantão Dom Jun 24, 2012 11:39 pm

No site do Made in Brasil consta a foto que postei como do ano de 1975...
http://www.bandamadeinbrazil.com.br/catalogo70/anos70.html
Mas se o homem falou , tá falado... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21706
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por allexcosta Qui Nov 03, 2022 2:20 pm

Ma oeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Nov 03, 2022 8:18 pm

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Y8BK7Od
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por CSergio Dom Nov 13, 2022 9:27 am


Apareceu no meu celular como upado hoje.

Estudando
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Mlaghus Patentes - Página 6 Empty Re: Dúvida Mlaghus Patentes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos