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Mensagem por RodrigoBR Ter Fev 14, 2012 9:17 am

Todo mundo só faz réplicas e cópias do que é bom!

Adorei os baixos da mlaghus! conheço aquela minhoquinha flower de longe!

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Mensagem por DUDUBASS Ter Fev 14, 2012 9:27 am

RodrigoBR escreveu:Todo mundo só faz réplicas e cópias do que é bom!

Adorei os baixos da mlaghus! conheço aquela minhoquinha flower de longe!



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Mensagem por allexcosta Ter Fev 14, 2012 9:48 am

Não vou citar Fender porque o desenho dos corpos são domínio público hoje em dia. Mas o MusicMan e Rickenbacker continuam donos dos seus designs.

A D'Alegria faz um baixo copiado do Stingray. O usuário "renatogaragerock" mandou fazer uma cópia de um Rick e ninguém criou celeuma por isso...

Sobre o tópico: Já conversei com Jacimário sobre o assunto. Ele, como todos sabemos, é grande fã dos instrumentos Fodera e aceitou fazer o baixo do Dpaulo como uma homenagem à marca Americana e até pra testar sua própria capacidade de réplica, principalmente nos pequenos detalhes. A Mlaghus vai continuar com seus modelos próprios e provavelmente recusará futuros pedidos similares.

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Mensagem por Dpaulo Ter Fev 14, 2012 9:56 am

Alguns exemplos de baixos vendidos no mercado livre com o título, Fodera.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-216047630-baixo-estilo-fodera-luthier-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-215728011-baixo-d-mark-luthier-mod-fodera-ken-smith-lakland-zaganin-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-220371920-fodera-imperial-richard-bona-pre-u-retro-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-223437977-baixo-artwood-fodera-5-cordas-c-case-n-zaganin-warwick-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-222134978-baixo-fodera-richard-bona-6-cordas-by-lancer-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-222514987-baixo-luthier-modelo-fodera--_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-223477597-baixo-fodera-ying-yang-luthier-morghan-n-fender-musicman-_JM

Acho que a discussão a respeito do baixo feito pela MLaghus surgiu porque ficou impecável, apenas isso.....
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Mensagem por NeyBass Ter Fev 14, 2012 10:11 am

a qualidade do produto é inquestionável
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Mensagem por LuCaSbass Ter Fev 14, 2012 10:33 am

NeyBass escreveu:
se você está se referindo aos DeOliveira, posso te garantir que o problema não é tanto assim como você diz não, eu tenho e não vejo nenhum desses problemas, inclusive estou pegando outro com eles, inclusive os endorsers são alguns dos melhores baixistas do Brasil.
Bem, eu digo por conta dos que eu testei... Tinha até baixo de endorser com madeira verde, trastes saindo (se fosse fazer um slide rasgava a mão), além de outros pequenos detalhes de acabamento que ao meu ver são bastante toscos em se tratando de luthieria.
Pode ter sido somente uma "safra" ruim, mas por aqui eles se queimaram legal.
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Mensagem por NeyBass Ter Fev 14, 2012 10:46 am

beleza Lucas, espero que o meu próximo baixo, siga o padrão de qualidade do meu atual, nada a reclamar, não digo que seja um M.Laghus, E.L, mas para mim ta ótimo.
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Mensagem por LuCaSbass Ter Fev 14, 2012 10:59 am

NeyBass escreveu:beleza Lucas, espero que o meu próximo baixo, siga o padrão de qualidade do meu atual, nada a reclamar, não digo que seja um M.Laghus, E.L, mas para mim ta ótimo.
É isso ai. Eu não estou generalizando, até porque vejo que muitos que tem DeOliveira gostam bastante... Falo só pela experiência que tive com eles. Queria ter outra oportunidade de tocar em algum para apagar essa má impressão.
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Mensagem por Fernando Zadá Ter Fev 14, 2012 11:03 am

O DeOliveira que peguei do Sá e fiquei um tempo era bacana. Não tive do que reclamar.
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Mensagem por Dpaulo Ter Fev 14, 2012 11:08 am

LuCaSbass escreveu:
NeyBass escreveu:
se você está se referindo aos DeOliveira, posso te garantir que o problema não é tanto assim como você diz não, eu tenho e não vejo nenhum desses problemas, inclusive estou pegando outro com eles, inclusive os endorsers são alguns dos melhores baixistas do Brasil.
Tinha até baixo de endorser com madeira verde, trastes saindo (se fosse fazer um slide rasgava a mão.....

Eu toquei nesse....
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Mensagem por Dpaulo Ter Fev 14, 2012 11:10 am

NeyBass escreveu:.....mas para mim ta ótimo.

Ney,
no fim é só isso que importa, se está satisfeito, tá ótimo e ponto final.
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Mensagem por Gama Ter Fev 14, 2012 11:31 am

allexcosta escreveu:Não vou citar Fender porque o desenho dos corpos são domínio público hoje em dia. Mas o MusicMan e Rickenbacker continuam donos dos seus designs.

A D'Alegria faz um baixo copiado do Stingray. O usuário "renatogaragerock" mandou fazer uma cópia de um Rick e ninguém criou celeuma por isso...

Sobre o tópico: Já conversei com Jacimário sobre o assunto. Ele, como todos sabemos, é grande fã dos instrumentos Fodera e aceitou fazer o baixo do Dpaulo como uma homenagem à marca Americana e até pra testar sua própria capacidade de réplica, principalmente nos pequenos detalhes. A Mlaghus vai continuar com seus modelos próprios e provavelmente recusará futuros pedidos similares.

Caro Allex, sugiro que feche, tranque este tópico, uma vez que de nada está ajudando aos baixistas ao conhecimento e crescimento, ao contrário, está havendo uma discussão na qual não levará a nada. Fica aqui a minha opinião....termina isso!!!! Very Happy

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Mensagem por Dpaulo Ter Fev 14, 2012 11:34 am

Gama escreveu:
allexcosta escreveu:Não vou citar Fender porque o desenho dos corpos são domínio público hoje em dia. Mas o MusicMan e Rickenbacker continuam donos dos seus designs.

A D'Alegria faz um baixo copiado do Stingray. O usuário "renatogaragerock" mandou fazer uma cópia de um Rick e ninguém criou celeuma por isso...

Sobre o tópico: Já conversei com Jacimário sobre o assunto. Ele, como todos sabemos, é grande fã dos instrumentos Fodera e aceitou fazer o baixo do Dpaulo como uma homenagem à marca Americana e até pra testar sua própria capacidade de réplica, principalmente nos pequenos detalhes. A Mlaghus vai continuar com seus modelos próprios e provavelmente recusará futuros pedidos similares.

Caro Allex, sugiro que feche, tranque este tópico, uma vez que de nada está ajudando aos baixistas ao conhecimento e crescimento, ao contrário, está havendo uma discussão na qual não levará a nada. Fica aqui a minha opinião....termina isso!!!! Very Happy

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Mensagem por andremega Ter Fev 14, 2012 11:36 am

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Mensagem por NeyBass Ter Fev 14, 2012 11:38 am

é deve ter sido uma safra ruim, eu ja ouvi falar nesses defeitos citados também, inclusive acho que esse endorser que o Lucas se refere é o Jorge Helder (me desculpe se estiver enganado) e até onde eu sei foram feitos os reparos devidos no baixo, ou trocaram para ele, foi uma coisa assim, também não digo que seja a verdade, apenas ouvi essa história.
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Mensagem por LuCaSbass Ter Fev 14, 2012 11:44 am

^Não era do Jorge não... alias, nem sabia que ele já foi Endorser da DeOliveira...

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Mensagem por NeyBass Ter Fev 14, 2012 11:47 am

hum....tranquilo
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Mensagem por Zubrycky Ter Fev 14, 2012 12:51 pm

Antes que esse tópico seja trancado ( Se é que ele será mesmo ) eis algumas observações sobre o assunto patentes.

No caso de instrumentos musicais, uma marca registrada vai além do nome ou do logotipo. Qualquer elemento que diferencie o seu produto daqueles feitos pela concorrência pode ser uma marca registrada. Mesmo o formato do corpo como um todo ou formatos de partes do corpo podem ser considerados marcas registradas.

Atualmente a Gibson protege o formato de livro aberto ( ou bigode ) dos seus headstocks e o formato dos cutaways ( recortes presentes próximo ao braço do instrumento para permitir o acesso á região mais aguda do braço ) dos modelos Les Paul e Sg.

Já a Fender protege os formatos de seus headstocks. Quando a companhia tentou reverter o curso da história ao tentar registrar também os formatos de seus corpos ela perdeu este processo porque as demais companhias alegaram que a Fender, ao permitir que outras companhias usassem os seus designs por décadas, acabou fazendo com que os elementos que originalmente distinguiam a Fender dos demais fabricantes deixassem de existir.

Enfim, quando um fabricante de instrumentos musicais cria um design cabe a ele decidir se ele será registrado ou não e cabe a ele qual política adotar em relação às cópias.

Um exemplo contrário ao da Fender em relação à proteção de patentes é a política da Rickenbacker. Ao longo das décadas, a Rickenbacker tem agressivamente protegido os designs dos headstocks e dos corpos.

Isso tanto é verdade que praticamente não se vê cópias de instrumentos Rickenbacker no mercado. E isso se dá por ação do departamento legal da Rickenbacker.

A ação deles é tão agressiva nesse ponto que proprietários de cópias de Rickenbacker não conseguem vender os seus instrumentos no Ebay. Tais anúncios têm sido retirados do ar por ação do departamento legal deles.

É exagero, eu sei, mas esse exemplo mostra o quanto a Rickenbacker está determina a proteger as suas patentes.

Mais sobre o assunto patentes aqui.

http://davidsontm.wordpress.com/2009/12/17/three-chords-and-a-lawsuit-a-brief-history-of-guitars-and-trademarks/

P.S.: Muitos fabricantes começaram fazendo cópias. O exemplo clássico disso é a Ibanez, que nos seus primeiros dias fazia cópias de instrumentos já existentes. Eu mesmo tenho uma cópia do modelo EB-3L ( um baixo sg com escala longa e headstock vazado ) da Gibson feita em 1973 pela Ibanez ( Um ótimo instrumento, por sinal )

P.S.2: Sobre o baixo mostrado lá no início do tópico... Lindo instrumento! claps


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Mensagem por allexcosta Ter Fev 14, 2012 12:58 pm

^ É isso aí...

A MusicMan também protege seus designs, por isso a SX foi obrigada a parar de fabricar cópias do StingRay...

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Mensagem por Zubrycky Ter Fev 14, 2012 1:02 pm

^
E por isso também a OLP teve que fazer um contrato para ter a licença para fabricar as cópias dos instrumentos MusicMan.


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Mensagem por Achiles Ter Fev 14, 2012 1:47 pm

Desculpa Cantão mas no post #1 se voce passar o olho rapidamente ou ver os baixos de longe pode ser que voce veja 2 Fodera.Nada contra o conceito do cara ter um baixo com o mesmo som do baixista A,B,C ouD.A questão é que sendo uma cópia,réplica,clone ou o que puder ser chamado ele sempre fica à sombra do original.Prova disso é que sempre sonhamos com o original e nunca com a cópia.

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Mensagem por Achiles Ter Fev 14, 2012 2:01 pm

Vendo a lista do ML,tem coisa bem feita que pode ate ser um tipo de elogio ao Fodera mas tem uns que eu considero uma ofensa.

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Mensagem por lester Ter Fev 14, 2012 3:18 pm

Fui massacrado sim! comprei um woodbasses do mesmo ano em que Pedro Wood foi sócio da "novacase"
No meio do caminho a sociedade acabou e Pedro Wood saiu da empresa."Todos" os baixo feitos durante esse tempo ficaramn sem pai (Pedro Wood é o dono da marca ) e a Novacase dona do ferramental e quem pagava a mão de obra do luthier.
Enfim, "Filho feio não tém pai", meu baixo ficou pronto como um mostro"Paguei caro para ter um baixo nacional e fiquei no prejuízo.
Fui massacrado ao tentar vender o baixo.
Hoje, Pedro Wood trabalhou ou trabalha com Celso Freire em Campinas e a Novacase continua fabricando os meesmo projetos modificados na época.
"Modificados" mesmo assim existe uma guerra entre todos: Fake, Clone, Wood ????
www.woodbasses.com.br/
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OBs.:
https://www.contrabaixobr.com/t1779-baixos-wood-falsificados?highlight=wood+falsificados


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Mensagem por andremega Ter Fev 14, 2012 4:11 pm

Cara, essa situacao da wood é bem diferente. O teu baixo é fruto de uma briga, não é uma réplica. Eu tenho um scorpion do tempo de vila velha e de parecido acho que só o nome.
Agora, andou um tempo com MUITO fake da wood, copias até grosseiras com o W no headstock. ML tava cheio deles. E nada tinham a ver com a Novacase.

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Mensagem por lester Ter Fev 14, 2012 4:26 pm

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Mensagem por DUDUBASS Ter Fev 14, 2012 4:39 pm

Wood = Zé Eduardo Nascimento

Wood tentando crescer e quebrando = Zé Eduardo + Pedro

Wood quebrada tentando se reerguer= Pedro + sócio do Márcio Roldão

Wood quebrada e sem o Pedro = Márcio Roldão e este sócio que esqueci o nome

Wood se reestruturando e o Pedro achando que o negócio tem algum futuro e reinvidicando o direito sobre a marca que ele julga ser o pai(coitado)= Márcio Roldão + este sócio

Problema jurídico

Wood Basses= Márcio Roldão + não sei se é o mesmo sócio ainda

Wood = Proprietário Pedro Wood, responde juridicamente pela empresa e que eu saiba nunca fez um baixo sequer sem as mão do Zé Eduardo (o real dono da marca) ou dos outros sócios que ele arranjou pra tocar o empreendimento.

Tenho um desses, dessa mesma fase, sendo 5 cordas e não perde em nada pra baixos de outras marcas, muito bem construído, excelente acabamento, hardware top e uma pancada de som, mas e aí? Não é um Wood pois não foi o Pedro quem deu a nota fiscal? Dormindo , se me dissesse que não era pois não foi o Zé Eduardo que fez ficava até calado, pois ele é o pai da criança, mas o Pedro .... Slap

Mas reconheço que queimou um pouco estes excelentes instrumentos, pra quem nunca tocou em um desses fica a dica, se tiver uma oportunidade toque-o e veja a qualidade dos baixos e depois se manifeste.

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Mensagem por PossuidoBass Ter Fev 14, 2012 4:44 pm

a fender tinha que prosesa voceis tudo porque a fender que tem os melhor bacho do mundo o resto e copia
baxo e fender o resto imita deixa o mlagos imita quem eles quise

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Mensagem por brucce Ter Fev 14, 2012 4:49 pm

La vem o troll de novo, eee santo guilé

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Mensagem por NeyBass Ter Fev 14, 2012 4:51 pm

Ele está de volta 2

hehehe....cara é comédia demais...rsrs
eu acho que se esse PossuidoBass parar de soltar as pérolas vai perder a graça...continue com suas pérolas, só assim dou um pouco de risada.
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Mensagem por fheliojr Ter Fev 14, 2012 4:52 pm

^por favor, nao alimentem este troll, pessoal.

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Mensagem por brucce Ter Fev 14, 2012 4:56 pm

poke

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Mensagem por Zubrycky Ter Fev 14, 2012 4:58 pm

Achiles escreveu:Desculpa Cantão mas no post #1 se voce passar o olho rapidamente ou ver os baixos de longe pode ser que voce veja 2 Fodera.Nada contra o conceito do cara ter um baixo com o mesmo som do baixista A,B,C ouD.A questão é que sendo uma cópia,réplica,clone ou o que puder ser chamado ele sempre fica à sombra do original.Prova disso é que sempre sonhamos com o original e nunca com a cópia.

Aí entra a mística da marca. É graças à esta mística que Fender e Gibson sobreviveram, mesmo com tantos outros fabricantes copiando os seus designs.

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Mensagem por ferabreu Ter Fev 14, 2012 5:33 pm

PossuidoBass escreveu:a fender tinha que prosesa voceis tudo porque a fender que tem os melhor bacho do mundo o resto e copia
baxo e fender o resto imita deixa o mlagos imita quem eles quise

É o Chico Bento! Ele toca um U-Bass de 6 cordas.

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Mensagem por Cantão Ter Fev 14, 2012 5:50 pm

Achiles escreveu:Desculpa Cantão mas no post #1 se voce passar o olho rapidamente ou ver os baixos de longe pode ser que voce veja 2 Fodera.Nada contra o conceito do cara ter um baixo com o mesmo som do baixista A,B,C ouD.A questão é que sendo uma cópia,réplica,clone ou o que puder ser chamado ele sempre fica à sombra do original.Prova disso é que sempre sonhamos com o original e nunca com a cópia.
Que isso mestre Aquiles , sem essa de desculpa...você só expôs seu ponto de vista e eu o meu , no caso do post #1 eu só vejo um Fodera...o outro é o bass que eu citei que o Jacimario fez...mas minha pergunta continua sem resposta Mestre...onde entra a falta de respeito nessa estória ? abraço.

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Mensagem por BTNS Ter Fev 14, 2012 6:18 pm

Moderadores, tentei postar antes e deu algum pau. Se mais tarde esse post aparecer duplicado, pf deletem uma das ocorrências.

Sobre Wood, tive um Scorpion Plus que comprei com o Pedro. Excelente construção, acabamento, madeiras, som etc. O Ladessa quando viu elogiou bastante, assim como outras pessoas. Me arrependo por te-lo vendido.

Comigo o Pedro sempre foi gente boa e correto. O Zé, nao tive o prazer de conhecer, mas sempre ouvi falar bem, inclusive pelo Pedro. O Rodrigo vi algumas vezes e nao simpatizei.

Espero que o Pedro traga a Wood de volta. Ainda sonho com um Master, coisa de quem sofre de G.A.S. Pq hj já tenho baixos excelentes.
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Mensagem por Achiles Ter Fev 14, 2012 10:20 pm

A falta de respeito é admirar um artista (até muito reconhecido pela qualidade do seu trabalho) e pedir pra ele fazer uma cópia de outro artista.


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Mensagem por lester Ter Fev 14, 2012 10:35 pm

Jacimário está fazendo um ótimo trabalho de desenvolvimento na construção de baixos nacionais de qualidade.
Eu gostaria muito de ter um modelo VW dele...hoje é GAS total.
Com a wood+Novacase minha esperiência foi diferente...comprei um baixo que foi fabricado com o aval de Pedro Wood que nem exame de dna faz o cara reconhecer o "filho"...
Jacimário=transparente, honesto e muito competente.
Pedro Wood=simplemente faz de conta que não aconteceu nada, que não assinou nada com a novacase.Mostra uma total falta de respeito com quem comprou um wood desses anos de sociedade com Márcio Roudão.
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Jacimário terá meu pedido assim que for possível.

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Mensagem por Zubrycky Ter Fev 14, 2012 11:06 pm

Questão interessante.... Não sei se um luthier que se dedica a um trabalho autoral vê como desrespeito alguém pedir uma cópia de algum design já existente.

Acredito que o maior elogio a um luthier é alguém procurá-lo para fazer um instrumento, seja ele qual for, pois o fato de alguém contratá-lo é uma confirmação de sua competência profissional... Sem contar que qualquer trabalho, mesmo sendo a confecção de uma cópia, sempre tem os seus desafios... Mas esta é apenas a minha opinião. Obviamente, não posso afirmar isso como sendo uma verdade absoluta.

De qualquer forma, fica aqui a questão.

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Mensagem por andremega Ter Fev 14, 2012 11:08 pm

Lester, hoje eu vejo esse lance da Wood com outros olhos. O Pedro não só foi alertado como cobrado de vários proprietários a processar a WB, o que aparentemente sempre se negou a fazer. Isso pra mim causa estranheza e como você bem reclamou coloca o comprador de instrumentos da WB no papel de otário sem sê-lo, visto que o Pedro afirma que todos foram induzidos a erro, como se o fato de alguém usar sua marca "inapropriadamente" fosse culpa do comprador. Se eles tem problemas que resolvam, não deveriam colocar aqueles que compraram a marca como desinformados que levaram gato por lebre. Achei isso um tremendo erro e acabou por enterrar de vez a marca, que já sofria de cópias feitas por pessoas sequer envolvidas na confusão.

De qualquer forma, os baixos Wood Basses não são meras cópias ou réplicas, visto que o Pedro até onde sei não reclamou na justiça - o lugar apropriado para tal - mas tão somente em fóruns de internet.

Novamente entramos na discussão: tá é igual, é parecido. Quem tem o direito sobre o desenho e sobre a marca reclamou? Não? Não porque não quis ou porque não tinha o direito? Então pode fazer, não é uma falsificação. O problema, como vimos dentro desse tópico, é o "mercado" aceitar tal ideia.





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Mensagem por André Souza Ter Fev 14, 2012 11:43 pm

O que é engraçado é que a maior parte da luthieria nacional é informal, muiiiitos não tem CNPJ... Quanto mais uma firma estabelecida e estruturada. Com sede, site, domínio próprio, parceria com cartões de crédito, NF e outras coisas que se espera de uma empresa. São prestadores de serviço mesmo, alguns artistas e poucos excelentes artistas. Não entendo preocupação em filosofia e falta de cuidado em outros aspectos tão essenciais a prestação do serviço quanto a parte conceitual. A empresa é um todo, tem sinergia. Não adianta ter crenças e não entender o seu mercado por exemplo... Não quero dar consultoria empresarial, só não acho bacana essa situação. Se é pra ser profissional no sentido completo vamos nos preocupar com o que deve ser atentado. Não só FILOSOFLY, a filosofia voadora.

Digo isso principalmente por conhecer Jacimário e o trabalho dele. É ele que deve avaliar se está sendo respeitado ou valorizado. Isso mesmo... Será que a escolha dele não é um "sinal" de que ele é bom e pode reproduzir a obra de outro artista. É a velha história do copo "meio cheio" ou "meio vazio"... Depende da ótica de quem vê.

Será que são muitos os profissionais/artistas capazes de reproduzir a obra de outro artista. Será que é fácil trabalhar com conceitos e resultados que podem ser diferentes do que o profissional conhece/acredita? Será que esta imersão no mundo do outro artista não pode fazê-lo voltar melhor desta experiência? Ele deixa de ser quem é? Gente isso é "conversa mole", me perdõem pelo termo. O cantor não é contratado para "replicar" a arte de outro? Quantas bandas exigem que a interpretação seja igual? E isso não fere os puristas? Músicos, pintores e até alguns compositores sofrem com isso. Rs... Rs... Vamos aproveitar a proatividade e defendê-los também.

Um luthier honesto e que vive de sua arte precisa pagar contas também... Ou não? Isso pode ser pouco para alguns de nós. Mas os boletos deles não são nossos. Será que hoje, no "mundo além fórum", tem muita gente podendo e querendo instrumentos de luthier? Imagine os melhores, que geralmente são mais caros. Músico profissa geralmente tem parcerias e ganha ou paga menos. Quem garante o pão são clientes como a maioria de nós. E estes clientes em sua maioria entendem esta iniciativa como parte do trabalho, maculando em nada o respeito que temos por eles. Reafirmando sim a crença de que são capazes de replicar arte.

Jacimário... Parabéns por ser um profissional admirável e completo. Humilde, simples e parceiro de seus clientes que aprendem a gostar de você e te respeitar pelo que você é e pelo que você faz. Quem aqui vos é seu cliente e amigo André Souza. Obrigado também por fazer parte deste espaço participando ativamente de forma direta e indireta. Assim como Guerra, Samuel e Bertola. Me desculpem os que esqueci.

Esta é minha visão, só isso. Espero ser compreendido sem distorções. Tenho muito respéito pelos colegas, amigos e profissionais deste espaço.

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Mensagem por Cantão Qua Fev 15, 2012 7:46 am

^... claps

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Mensagem por allexcosta Qua Fev 15, 2012 8:48 am

André Souza escreveu:Digo isso principalmente por conhecer Jacimário e o trabalho dele. É ele que deve avaliar se está sendo respeitado ou valorizado.(...)

É isso.

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Mensagem por zanforlin Qua Fev 15, 2012 9:07 am

Bom, eu admiro todos os luthiers sérios do país, pois deve ser difícil pacas sobreviver com essa arte no brasil...


Aliás, é difícil sobreviver com qualquer tipo de arte nesse país...
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Mensagem por BTNS Qua Fev 15, 2012 9:17 am

Sobre a Wood, nao sei porque nao houve (ou se nao houve) processo. Nunca perguntei isso ao Pedro. Sei que todos esses rolos causaram desgosto a muitos e afetaram uma marca nacional que trouxe instrumentos muito interessantes. Uma pena. Quanto a marca usada pela Nova Case, ate onde sei era uma parceria com o Rodrigo. Inclusive essa marca começou a ser usada depois do rompimento da sociedade e antes da entrada da Nova Case. Conheci um luthier que trabalhou um tempo com eles durante a sociedade, depois soube que ele continuou com o Rodrigo e depois lancou uma marca (nao lembro o nome) que fazia umas copias toscas de Wood - ate pintaram instrumentos no ML. Quando o conheci, no inicio vi pessoalmente um Master que ele fez. Esse luthier trabalhou na Wood, teria trabalhado na WB e depois tentou fazer sua marca copiando bastante o design da Wood.

A WB nao e a marca Wood, que pertence ao Pedro. O Pedro e polemico nos fóruns. Nem sempre concordo com ele, mas comigo ele sempre foi correto e espero que ele consiga trazer a Wood de volta.
Sobre os WB parece que alguns donos pegaram bons baixos e estão felizes com eles. E o que importa.

Achiles, entendo e respeito sua colocação quanto a "pedir a um artista que copie outro", mas nao concordo porque 1) boa parte dos luthiers começou fazendo ou tentado replicar outros trabalhos. Durante um bom tempo essa foi a forma de músicos conseguirem ter um instrumento de qualidade e com o visual "daquele" sonho dentro do que ele poderia, mesmo a prazo, pagar. Isso que iniciou a educação do musico brasileiro sobre as qualidades e possibilidades de um trabalho "artesanal". Hj parece haver mais abertura para o original. O amadurecimento leva tempo. 2) todo luthier pode se recusar a fazer replicas. Se, por necessidade financeira (temos todos que sobreviver) ou pressão do mercado aceitar fazer, "don't blame the messenger" ;-)
Anos atras o Doni, da Lancer, me disse que nao iria mais fazer replicas pois iria se dedicar a um projeto original. Ate onde sei foi o que fez.

Agora, Achiles, há muitos anos atras, na loja que era do Takara, na Teodoro, vi e e testei dois instrumentos seus e digo que foram os primeiros instrumentos de luthieria nacional, com projetos originais, que estavam de igual para instrumentos gringos de alto nível que chegavam aqui na época. Me impressionaram a elegância, o nivel de acabamento e construção e o som. Pelo menos um deles estava com Bartolinis humbuckers e pre SD. E foi a primeira vez que vi top em imbuía. Nao comprei porque na época mal poderia pagar um Washburn dos baratinhos - nao havia SX e a variedade de instrumentos acessíveis com o nível dos de hoje. Mas nunca esqueci aqueles dois Achiles... Quem sabe eu venha a ter um ;-)

Bom, quanto ao Jacimario, ainda nao pude tocar em um de seus instrumento. Quando puder, se gostar serão duas G.A.S: um original e uma replica. Pena que, aparentemente, a segunda tenha que ser cortada da lista.
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Mensagem por Wellington Alves Qua Fev 15, 2012 9:52 am

André Souza escreveu: O que é engraçado é ... Etc etc (


Parabéns essa também é minha visão André Souza ...
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Mensagem por BTNS Qua Fev 15, 2012 11:07 am

Ótimas colocações André Souza.
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Mensagem por CristianoOliveira Qua Fev 15, 2012 3:53 pm

Achiles escreveu: Trabalhei um tempo com o Vinnie e nunca fiz questão em divulgar, exatamente para evitar os pedidos de cópias.

Poxa, que legal, mestre Achiles! Com certeza a experiência deve ter contribuído bastante no seu trabalho. Obviamente você deve ter fotos da sua estadia por lá. Tem como compartilhar com o pessoal? Smile
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Mensagem por Achiles Qua Fev 15, 2012 4:39 pm

Vejam bem,eu não estou criticando quem faz cópias,geralmente no começo ás vezes como forma de exercicio,às vezes por necessidade ou admiração o artista acaba fazendo copias, se tiver habilidade é melhor ainda.Todo mundo no meio artistico quer ter reconhecimento pelo seu trabalho,ser independente de influencias mas reconhece-las .
Tambem não entendo por que o nome de Jacimario tem sido a tonica neste topico.
Cristiano ,infelizmente fiz poucas fotos e estas poucas perdi em um taxi de NY,tentei por varias semanas no "achados e perdidos" da empresa de taxi mas naõ tive sorte.

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Mensagem por fheliojr Qua Fev 15, 2012 5:31 pm

Achiles escreveu:...Tambem não entendo por que o nome de Jacimario tem sido a tonica neste topico...

vai ver q eh pq este topico eh sobre a m.laghus...

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Mensagem por Achiles Qua Fev 15, 2012 6:00 pm

É mesmo,sobre patentes e copias.Dando como exemplo um baixo do
Jacimário mas achei que podia ser extentido à outras marcas .

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